quinta-feira, 5 de junho de 2014

Bruno de Carvalho tem alguma razão mas não a sabe ter

Vergonha
Não tenho como dizer de outra maneira: senti vergonha pelas declarações de ontem do presidente do meu clube. Fossem apenas do Bruno de Carvalho e seria apenas vergonha alheia por um momento menos feliz. Mas são as declarações do Presidente do Sporting Clube de Portugal - o meu presidente e do meu clube - e por isso a vergonha também é minha.

A parte da razão de Bruno que cabe a Bruno de Carvalho
Reconheço parte da razão a Bruno de Carvalho. As dores que sente pela luta desigual contra um sistema bicéfalo que se auto-alimenta para constranger os adversários, sistema que estrebucha e se revolve sempre que o Sporting dá sinais de se fortalecer, são também as nossas. Dores perfeitamente compreensíveis para quem dá a face, o corpo ao manifesto, para ver concretizadas as expectativas de uma mole imensa de adeptos que anseia ver o Sporting no lugar que é seu, mas que esbarra numa infinidade de contrariedades, as naturais e as que lhe são plantadas no caminho.

Mas estou longe de concordar com a generalização das suas declarações sobre o futebol português. É tão verdade que o futebol português nos seus bastidores está cheio de "trampa" como ele tem sido muito melhor que a generalidade das outras actividades e proporcionado momentos de orgulho nacional cada vez mais raros.

Foi o futebol que nos deu os Cinco Violinos, o Zé da Europa, o inalcançável  Peyroteo, os títulos internacionais sobre os colossos europeus, os Magriços da gesta de 66, dos Patrícios de 84, do agridoce segundo lugar de 2004 ou do Eusébio, Figo e Ronaldo figuras mundiais. Sim, esse mesmo futebol dos xitos, da corrupção consabida e por muitos tolerada mas ainda por punir, dos apitos dourados.

Para o Sporting é sempre mais difícil, e ainda bem!
Nenhum Sportinguista ignora o quão difícil é a tarefa de recolocar o Sporting no seu devido lugar e quão desgastante é o vigor a energia que ela requer. Tarefa que exige contundência no discurso e intransigência na acção, mas estas não podem descambar na vulgaridade. O discurso do Presidente do Sporting não pode, por comparação, fazer parecer intelectuais o Barbas ou o Taxista, ou ganhar aos pontos no campeonato dos dislates a um tal presidente com queda para alternadeiras e que nas horas vagas é conselheiro matrimonial. 

O que seria normal para uns é demasiado vulgar para o Sporting. É mais difícil, por vezes parece até ser injusto, mas é por isso que somos o Sporting Clube de Portugal, cuja diferença mais do que apregoada aos quatro ventos, deve ser exercida a cada dia, a cada minuto. 

Bruno de Carvalho tem razão no que diz de uma parte muito importante do futebol português, mas tem que o saber dizer de outra forma. Sob pena de não só não ser levado a sério como de ser ridicularizado. Exactamente o contrário do que o Sporting precisa e do que a sua grandiosa história reclama.

45 comentários:

  1. Se Bruno Carvalho quiser avaliar o alcance e impacto que as suas (tristes) palavras de ontem tiveram, basta ver o que hoje se discute: a forma (como as disse) em vez do conteúdo.

    Se já não havia respeito muito pelo Sporting, a partir de ontem perdeu-se quase tudo.

    Porra, e era tão fácil ter razão e ser devidamente ouvido quando o tema é o futebol português, sistema bicéfalo e Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Percebo e a vergonha e tb eu não me revejo nesta linguagem,
    Mas verdade seja dita, não tivesse sido dito desta forma, ninguém, repito, ninguém teria ligado nenhuma ao assunto.
    às vezes é preciso agitar as águas... e pareceu-me ter sido esse o objectivo.

    Saint

    ResponderEliminar
  3. Saint,
    julgo que no post fica claro que concordo que esta luta não se faz com paninhos quentes ou com frases bonitas. É necessário contundência e até dureza mas que não impedem a inteligência e a classe da argumentação. Os parelismos feitos por BdC estão longe de o ser. Eu posso dizer mesmo entre amigos mas não me atreveria a dizer o mesmo numa reunião familiar, por exemplo.

    O que dirá um pai a um filho a quem ensinou que podemos não ganhar tanto como os outros mas somos distintos?

    isto para dizer que concordo com o Cantinho, hoje ninguém discute o essencial mas apenas o nível das declarações.

    ResponderEliminar
  4. Meus amigos. O futebol português está uma vergonha. Não existe regras e muito menos. Respeito. Para ganhar o Sporting vai ter que ser Duro nas acções e nas palavras. Não quero mais ser anjinho

    ResponderEliminar
  5. Posso estar enganado, mas tenho para mim que o nosso Presidente é uma pessoa inteligente, no entanto por vezes, a sua costela de adepto fala mais alto e o seu discurso cai nalgum exagero. No entanto, até pela consideração que me merece, penso que estas palavras foram pensadas antes de as dizer, vejamos com que intenção.

    ResponderEliminar
  6. Não gostei particularmente, mas não me escandaliza. E fala-se, o que será sempre melhor que o silencio ou serem declarações ignoradas de forma generalizada.

    ResponderEliminar
  7. É curioso que se dê mais importância à maneira como o Bruno de Carvalho se exprimiu, do que ao que o Manuel Serrão admitiu, como se comprova pelo que está a acontecer nas eleições para a Liga de Clubes. O BdC fez coisas bem feitas e coisas mal feitas. Já disse coisas acertadas e já se expressou mal. O cerne da questão é que ele tenta combater um contexto que é adverso ao Sporting e por isso é mais útil ao clube do que aqueles que aproveitam os seus deslizes para o achincalhar.

    Por isso eu não me sinto envergonhado. Porque me haveria de sentir envergonhado? Os portistas sentiram-se envergonhados aquando do escândalo do Apito Dourado? Parece-me que a maioria defendeu o seu clube. Os benfiquistas sentem-se envergonhados por terem um traficante de droga a liderar o seu clube? Muito poucos. Se você é muito sensível, pois paciência. Pessoalmente acho este episódio mais um "fait-divers", que vai desaparecer das primeiras páginas dos jornais tão rápido como apareceu. O que é verdadeiramente importante é que a direcção do Sporting não desista de lutar pelos interesses do Sporting e que os Sportinguistas ajudem o clube. A nossa força social é a nossa maior força contra quem nos quer mal, e se hoje estes são forçados a admitir que nos temem e que tiveram de se aliar contra nós, quem sabe amanhã não serão derrotados.

    ResponderEliminar
  8. Ainda relativamente à historieta dos 300M€ de reserva doa auditores, após ler a explicação que vem no jornal Sporting e as dicas que lá vêm fui verificar com os meus olhos:

    -O SCP é o único Clube que tem relatório e contas do Clube auditado e disponível para consulta.

    -O relatórios de contas “consolidados” de slb e fcp não incluem todo o grupo.

    -O benfica tem relatórios consolidados do Grupo sport lisboa e benfica SAD dos quais fazem parte:Benfica Estádio;Benfica TV; Clínica Benfica; Benfica StarsFund; Benfica Seguros.
    Não fazem parte destes relatórios a benfica SGPS e o Clube!!!
    O relatório do clube não está disponível para consulta pública (talvez apenas para sócios no site, não consegui encontrar divulgação pública!).

    -O porto nos relatórios consolidados da SAD não inclui o Clube (também não são públicos!) e a sociedade EuroAntas (onde está a dívida do estádio!).

    Vão verificar! Está explicada a campanha de mentira e manipulação da corja siamesa! Há muito buraco e TRAMPA por descobrir. Se houvesse jornalistas em Portugal… Pedro Santos Guerreiro, allllôooooo!!!

    As contas consolidadas de TODO o grupo Sporting Clube de Portugal vão ser divulgadas brevemente em assembleia geral.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Tiro no pé... Mais do que se perder o essencial e dar foco ao assessório acho que o Presidente só tomará a noção da verdadeira dimensão do seu erro quando sentir a repulsa por esta forma de declaração junto dos daqueles que ele representa. Se bem conheço as comunidades emigrantes nos Estados Unidos vai perceber depressa.

    Era tão simples dizer que o espetáculo do processo eleitoral para a Liga, que nos está a ser oferecido, é simplesmente nojento e caracteriza fielmente o estado deplorável do futebol nacional a nível organizativo. E se queria ser figurativo com gíria terminava com "Uma merda!".

    Resta-me a esperança de que este deslise tenha sido provocado pelo bruxo do Gana, ou então ser sintoma de falta de férias.

    P.S.- Este é um brilhante exemplo das dificuldades crescentes que vamos ter no futuro. Cansaço acumulado da estrutura, maior conhecimento e preparação dos adversários, degradação do estado de graça junto da massa adepta. É urgente uma boa injeção de cabeça fria...

    ResponderEliminar
  10. Amigo LDA

    Concordo no essencial, mas não consigo ficar indiferente ao que se vai dizendo por aí.

    O engraçado é que os corruptos já não fazem muita farinha connosco. Estavam mal habituados. A música agora é outra. Ali ao lado os-melhores-do-mundo-e-arredores-paladinos-da-verdade-desportiva idem, idem, aspas, aspas.

    É muito fácil agora desviar as atenções do conteúdo. Dá jeito lógico, mas é a linguagem que eles entendem. Claro que os sportinguistas não gostam, mas as outras ofendidas é que acho uma piada do caramba mesmo.

    O que nos levou ser "diferente" no futebol português?

    Continuamos sozinhos contra tudo e contra todos, por isso é que quando se chafurda na pocilga as virgens sentem-se logo ofendidas. E nessa matéria o seu passado é realmente muito triste.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  11. A conversa Bruno de Carvalho, já icónica pela acção das redes sociais, coloca questões prementes abordadas muito bem no post e nos comentários do Cantinho e LMGM. Acrescento as seguintes:
    1. Se esta abordagem escatológica não revelar eficácia, qual será a reação de BdC. Sobe a parada conceptual?
    2. A um jogador que vai rodar noutro clube diz-se-lhe que vai chafurdar na trampa durante uma época mas, depois, volta um verdadeiro craque. E ele aguenta chafurdar na trampa durante um ano?
    3. Ao contratar um jogador em Portugal, depois das assinaturas, é habitual haver um aperto de mão. E o cheiro a trampa?
    4. Depois desta abordagem trampática pode-se concluir que BdC está isolado no contexto do futebol português. Depois de tanta viagem, do Presidente da República à Comissão Europeia, o que sobra é esta conversa de maus cheiros?
    5. Quem se prepara para gastar uns bons cobres na próxima época (quotas, cadeira no Estádio…) vai fazê-lo por amor ao Clube, que de desporto estamos conversados. No final do jogo fala-se da táctica ou de nádegas?
    6. O presidente do Sporting terá a noção real do cargo que ocupa? Ou será que ele tem os neurónios entupidos?

    ResponderEliminar
  12. Caros,

    Eu assim que ouvi "aquilo" em prime-time, nem tive tempo de passar pela fase da vergonha... Experimentei automaticamente a fase do Nojo...

    E para não adiantar-me mais nada, faço minhas as palavras do Daniel Oliveira no FB (sportinguista insuspeito pelo apoio constante que tem dado a BdC:

    "Não comento a prelecção escatológica feita pelo presidente do meu clube. Os homens do futebol incomodam-se com a falta de rigor técnico dos treinadores de bancada. Eu incomodo-me com o mau uso da metáfora. Para mim, o que falha tão redondamente no estilo falha em tudo. E por isso nem merece comentário."

    SL!

    ResponderEliminar
  13. Uma pequena adenda:

    O que quero mesmo é ver os novos leões: Paulo Oliveira, Slavchev, Rosell e os nossos da academia a darem o salto com o manto sagrado. No futsal, sempre com muito esforço e dedicação - que vençam esta excelente equipa do Fundão na despedida do grande Divanei.

    ResponderEliminar
  14. O que acho é que nem sequer ficou particularmente clara a mensagem, independentemente da forma (que foi muito infeliz)

    O que ganhámos com as declarações de ontem? O que ganharíamos ainda que tudo tivesse sido dito com a maior elevação?

    O Sporting tem que estar dentro destes processos, não se pode colocar à margem porque é tudo muito sujo...

    ResponderEliminar
  15. Koba,

    essa é que é a questão e que há muito qualquer pessoa, particularmente os Sportinguistas, já percebeu: a generalidade dos presidentes do Sporting protestam muito contra o sistema mas até hoje, tirando uns arrufos do Dias da Cunha, (por sinal ou não ao tempo do nosso último título) pouco ou nada fazem de muito concreto.

    ResponderEliminar
  16. The Cure,

    tirando a retórica continuam a fazer o que bem querem e ainda lhes sobra tempo. As palavras de BdC são a comprovação disso mesmo. Revelam impotência e não aponta para nenhuma solução em concreto nem como o Sporting poderá a curto, médio e longo prazo mudar o estado de coisas. A continuar assim quando forem as eleições para a FPF o discurso será mais ou menos o mesmo e sem qualquer resultado prático.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  17. é exatamente isto que diz o LdA no último comentário

    passa um pouco a ideia, aliás contrária aos interesses do Sporting (e eventualmente à intenção do próprio BC), que é uma mensagem de revolta de quem é impotente para mudar o que quer que seja

    se nos lembrarmos que há uns meses estavam os presidentes dos clubes em Alvalade para ouvir propostas do Sporting e, de repente, aparecemos (aparentemente) isolados, só podemos concluir que algo falhou

    o que também não significa que deixemos passar em claro as reações das virgens púdicas que ao colo da pseudo-indignada Ana Lourenço acham que não há lugar no futebol português para o Bruno de Carvalho porque fala de trampa, mas acham que há lugar para o Pinto da Costa, o Reinaldo Teles, o Rui Gomes da Silva, o Rui Alves, o Bruno Paixão, etc.

    ResponderEliminar
  18. Quando alguém pretende comunicar uma determinada mensagem tem de perceber quem é o seu recetor.

    Estudei noutro país, onde os professores diziam asneiras ou utilizavam calão. Estranhei inicialmente. Numa segunda fase apreciei. Pareceu-me que o distanciamento entre aluno e professor era bem menor que nas universidades portuguesas. No final do ano, durante as aulas, já havia uns alunos a utilizar alguns termos aulas que consideraria menos próprios.

    É a minha educação. Quiçá, a educação que nós portugueses recebemos.

    As palavras de Bruno de Carvalho foram demasiado descritivas. E pode opinar-se se a metáfora foi bem ou mal usada. Eu percebi o que ele quis dizer. Ou seja, a substância da mensagem até está bem conseguida.

    Mas utilizaria a metáfora? Entre amigos certamente. Com pessoas da minha confiança, claramente. Mas certamente que no exercício da minha profissão, nem seguer ponderaria pensar fazê-lo.

    Mas longe de mim sentir vergonha, ou julgar o presidente do Sporting por fazê-lo. Não me identifico com a forma utilizada. Ponto final.

    Como sportinguista, num sentido mais estratégico, volto ao tema inicial. Em Portugal julga-se mais a forma do que propriamente a substância. Mais facilmente ainda se julga o que os outros fazem e dizem. Por último, os meios de comunicação, sabendo disto, utilizam os melhores momentos para os sensacionalismos que estas "obscenidades" geram.

    É este o contexto de Bruno de Carvalho. É e será. Não o julgo pela forma descritiva e "subjetivamente nojenta" das palavras, como as que proferiu ontem (fez-me muito mais confusão a referência à senilidade de Pinto da Costa e comparação com o seu pai), julgarei sim a sua inteligência para perceber se em Portugal, no nosso contexto, com palavras destas a sua mensagem chegará a algumm lado.

    E, enquanto sportinguista, quero que a mensagem do meu presidente seja ouvida. É isso que me interessa. O resto deixo para os que se enojam com termos anatómicos do nosso quotidiano.

    ResponderEliminar
  19. 100% de acordo com o texto.

    por muito que esteja satisfeito com o trabalho desta direcção, este tipo de falta de educação e classe envergonha qualquer adepto sportinguista.

    há que esperar que o presidente aprenda com estes tiros nos pés e os vá repetindo cada vez menos.

    ResponderEliminar
  20. Almocei agora em família, pai, mãe e uma irmã, como sou o único Sportinguista da família já estou a contar com a boca parva a cada coisita, negativa, que seja noticia sobre o Sporting. Já contava desde ontem que hoje ia ter festa... aliás vai ser um dia longo...

    Corria muito bem o almoço quando surgiu o tema, "Então o teu Presidente agora deu-lhe para falar do rabo?", lá fui defendendo a coisa, o tema não esse, o homem esteve mal mas o assunto é grave, tal e coisa e coisa e tal. Safei-me de grandes discussões.

    Estava o almoço a terminar e a minha irmã descreve a última crónica do RAP sobre o ridículo da massiva cobertura de cada espirro que Cristiano Ronaldo dá, mais a quantidade de santinhos que os restantes selecionados dizem após o sagrado espirro. A conversa continuou sobre excessivo tempo e destaque (vulgo, encher chouriços) que a comunicação social dá a tudo o que esteja relacionado com a selecção, da carpete do hotel ao avô do jardineiro.

    Aproveitei o tema para rematar, "Perceberam agora porque é que o Presidente do Sporting tem de utilizar um rabo para ser ouvido? É que de outra forma hoje só se falava da selecção enquanto o caldinho da Liga continua a ser cozinhado.", perante o silêncio seguinte terminei a conversa com, "E já agora, aqui que ninguém nos ouve, a vossa nádega é a direita ou a esquerda?..."

    ResponderEliminar
  21. Por mera curiosidade, se o presidente de um clube inglês, americano, australiano, sul africano, disser "This is bullshit" os respetivos adeptos ficam tão envergonhados quanto os nossos?

    ResponderEliminar
  22. Andamos entretidos com as declarações do Bruno mas o Inácio e o amigo Nelson Almeida continuam a facturar. Na Bola:

    O Sporting contratou por quatro temporadas o extremo direito português Jorge Santos (ex-Padroense), mais conhecido como a gazela.

    Jorge Santos, de 21 anos, já realizou com sucesso os habituais testes médicos pelo Sporting.

    Esta transferência foi intermediada pelo empresário Nélson Almeida.

    ResponderEliminar
  23. O maior erro do Presidente do Sporting, foi não perceber que Portugal é um país de virgens ofendidas, onde tudo se pode passar e dizer desde que não seja publicamente.

    Toda a gente manda vir, toda a gente diz que é uma merda, toda a gente diz que está mal e que ninguém faz nada, mas depois quando aparece alguém que diz o que a maioria sente e pensa...normalmente também se manda a baixo porque sim...Por isso é que quando há greves ou manifestações neste país só os "chulos" é que lá vão, apesar do problema ser de todos...

    Não vou poder criticar alguém por dizer aquilo que eu penso, alias de uma forma até mais branda porque onde se lê trampa eu diria mesmo merda, e independentemente do lugar que essa pessoa ocupe.

    Em Portugal tem-se muito a cultura da posição, do status social, e avaliam-se as pessoas mais pela sua forma de estar e adequação ao lugar que ocupam, do que propriamente pelos resultados que têm.

    Por isso é que em Portugal só os incompetentes é que governam, e é por isso que quando se pedem sacrifícios vêm os deputados dizer..."veja lá se querem que um lider de bancada parlamentar ande de renault clio..."

    A vergonha que eu sinto é viver num País onde tudo se passa, tudo se sabe, e ninguem pode fazer nada ou dizer nada contra isso sem que alguem lhe caia em cima...porque realmente o que interessa é que esteja tudo mal.

    E enquanto sportinguista tenho vergonha sim da incompetência que fomos tendo nestes ultimos anos, geridos por pessoas de altissimo nivel e educação, que permitiram que o clube fosse gozado por adversarios verias vezes, e chegasse aonde chegou. Também tenho mais vergonha de ter tido um dirigente que, esse sim, manchou o orgulho e seriedade do Sporting ao ser apanhado a por dinheiro na conta de um arbitro.

    Se calhar é a minha veia bairrista a falar, mas não avalio as qualidades de alguem só porque essa pessoa diz "asneiras", ou diz que uma coisa é trampa quando toda a gente acha que é uma merda.

    BC continua a ser burro, e um dia vai-se lixar, porque em Portugal pessoas com o estilo dele não se safam. Os sonsos e bem falantes é que se vão safando, mesmo que façam pior depois...

    ResponderEliminar
  24. Isto é o que se chama de conversa do cu para a cueca... na qual o BdC é perito!

    ResponderEliminar
  25. Não há dúvida que o futebol português precisa duma limpeza a fundo, diria mesmo que só um aspirador industrial terá capacidade para tanta sujidade!
    Contudo, há formas elegantes e muito incisivas de denunciar as situações. Não são essas as formas utilizadas por Bruno de Carvalho que mais não faz que tentar imitar (mas muito mal) um dos visados destas palavras.
    Aprecio-lhe a coragem que tem demonstrado em afrontar alguns dos que se julgam tubarões do futebol. Mas não posso deixar de criticar os excessos e as formas que nada de bom trazem ao futebol antes poderão trazer revezes para o seu clube!

    ResponderEliminar
  26. Se o clube corrupto que ficou em 3º é uma nádega, o Benfica que ficou em 1º a outra nádega... Para vocês que ficaram em 2º resta o quê?! Afinal o vosso presidente sabe do que fala... E bem...

    ResponderEliminar
  27. Há quem tenha escrito mais acima, que os nossos adversários já olham para nós de outra maneira.

    Mas porque?

    Porque lhes começámos a ganhar no futebol?

    Deixem-se de tretas.

    ResponderEliminar
  28. Nojo tenho eu por alguns comentários de sportinguistas. Esteve muito bem o Bruno, nunca criticarei um presidente do Sporting que defenda o clube com todas as suas forças, como ele faz. Existem uns quantos que estão de garras afiadas para cair em cima do Bruno, logo que aconteça o primeiro desaire, mas vão ficar à espera. Os verdadeiros sportinguistas, estão incondicionalmente ao lado do presidente do meu enorme Sporting.

    ResponderEliminar
  29. Acho que nos próximos anos, vamos ter que saber lidar com o "orgulhosamente" sós.
    Parece-me claro! Para o bom e para o mau.

    Os tais que com metade do orçamento querem e vão dar luta aos que têm ganho ultimamente; aqueles que apesar das poucas receitas e muitas dividas ainda apresentam lucros no final do ano; aqueles que ainda vão completando a selecção nacional como top10 a nivel mundial; mas ao mesmo tempo,aqueles que vão levar com as mesmas arbitragens de sempre nas alturas decisivas da época, por não termos sabido combater o sistema desde dentro; aqueles que de vez em quando vão abanar a cabeça quando apanham o presidente a falar para a imprensa depois de ter dormido mal a noite.

    Daqui a uns anos poderemos analisar melhor o sucesso ou não desta estratégia.

    ResponderEliminar
  30. Eu não ouvi as declarações. Só li. Fazem sentido, mas não gosto da terminologia. Se fosse eu, escolhia outros termos. Mas lá está: "vergonha" não senti. Também não era um termo que eu escolheria. É que "vergonha" senti quando um presidente do Sporting vendeu o nosso capitão ao Porto; "vergonha" senti quanto um nosso presidente da assembleia-geral afinou umas eleições; "vergonha" senti quanto um nosso vice-presidente foi apanhado a depositar dinheiro na conta de um árbitro; "vergonha" senti quando para mostrarmos ao Braga que eramos grandes tivemos de ir ao museu; "vergonha" senti quando um presidente quis impedir a realização de uma assembleia-geral convocada pelos sócios nos termos previstos nos estatutos. Aí, de facto, senti "vergonha". Aqui foi, quanto muito, foi embaraço. Algum embaraço, sim, mas temperado pelo facto de, pelas reacções do inimigos do Sporting - os de fora e os de dentro - as palavras não terem andado longe de acertar na mouche. JPT. SL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ser preocupe... Esta na fase da negação. Quando esses casos que diz sentir vergonha aconteceram também foram defendidos... Passado uns tempos afinal são vergonhas... Daqui a uns tempos também este será outra vergonha.

      Eliminar
  31. Pois a mim não me causou vergonha nenhuma as declarações de BdC. Achei até a metáfora extremamente feliz, por mais deselegante e embaraçosa que tenha sido.

    O que me causou muita preocupação foi a enorme sensação de impotência que ele transmite com ela. Isso sim é que nos deve deixar a todos preocupados.

    ResponderEliminar
  32. É curioso ver tantas virgens "falsas" tão escandalizadas com as verdades ditas de forma tão dura e crua pelo corajoso presidente do Sporting Clube de portugal. Tivessem os seus antecessores metade da coragem e do amor ao clube que este homem tem e não teríamos chegado ao que chegamos. Vergonha tenho eu dos dirigentes, sócios e adeptos que viram o clube a afundar-se e, cobardemente, se calaram. Vergonha daqueles confessos sportinguistas que se aproveitaram do clube em proveito próprio. Vergonha de todos aqueles que assobiam os nossos jogadores e aplaudem os jogadores rivais. Vergonha daqueles que ficam felizes com o insucesso do clube, pois prova que tinha razão em algo. Isso sim é vergonhoso. Isso sim merece reprovação. Isso sim não pode voltar a acontecer.

    ResponderEliminar
  33. Mas afinal que mal fez o Bruno, o enorme Presidente do incomensurável Sporting??!!
    Ele só usou, e bem, palavras portuguesas genuínas: ânus, nádegas, trampa!!! E mesmo que as tivesse substituído por cu, bordas do cu e merda estava a falar português vernáculo!!!!!!! Deixem de ser falsos púdicos como a Ana Lourenço!!!!!!!!
    Vamos Bruno afinfa-lhes!!

    Agora por isso, já leram o comunicado do Sporting a respeito dos passivos (do Sporting e do benfica)??????????????????

    ResponderEliminar
  34. Esses casos foram certamente defendidos, mas não foram certamente defendidos por mim. Tal como não estou a defender a escolha das palavras: nem as palavras do Presidente do SCP, nem o uso da palavra "vergonha" para as descrever (repito: porque o nosso passado recente foi feito de "vergonhas" bem reais). JPT. SL!

    ResponderEliminar
  35. Tenho lido e ouvido comentários de muitos pseudo sportinguistas, que sentiram vergonha, repulsa ou nojo com as palavras do Presidente BdC.
    Como sportinguista havia de sentir vergonha de quê?
    De um Presidente que defende os interesses do Sporting;
    De um Presidente que luta contra a podridão do futebol português (Liga, FPF, conselho de arbitragem, conselho de justiça, conselho de disciplina...);
    De um Presidente que luta contra a bipolarização do futebol português e que tanto tem prejudicado o Sporting;
    De um Presidente que tem feito uma bela gestão desportiva e financeira;
    De um Presidente que tem tido uma tarefa herculeana a limpar a porcaria que os seus antecessores fizeram no Sporting.
    BdC usou palavras fortes, usou. Utilizou um discurso que pode ferir suscetibilidades, sem dúvida. Mas se o seu discurso fosse politicamente correto, será que tinha tido o impacto que teve? Será que tinha tido a atenção da comunicação social da forma que teve?
    Penso que esse era o objetivo de BdC, usar uma linguagem forte, polémica mas que chamasse a atenção de todos.
    Nos dias que correm no futebol como na vida temos de ser fortes, temos de ser duros, pois dos fracos não reza a história.
    BdC não é o nosso adversário. Os nossos adversários são o benfica, o fc porto e o poder instituído no futebol português.
    E como disse o Cherba, (A Tasca do Cherba), "Querem enrabar-nos e nós não podemos falar em cus?!?".
    http://comandoc.com/querem-enrabar-nos-e-nos-nao-podemos-falar-em-cus/
    Ser do Sporting é apoiar incondicionalmente o Sporting, apoiar incondicionalmente o nosso Presidente, os nossos dirigentes, os nossos treinadores e os nossos atletas.
    Pseudo sportinguistas que vão a Alvalade assobiar os nossos, que constantemente criticam destrutivamente os nossos, também precisam de ir por esse grande autoclismo abaixo.
    Posso ser acusado de ser um adepto fanático que toma os seus dirigentes ou representantes sempre por bons e os dos adversários sempre por maus, mas com isso posso eu bem. A sabedoria popular diz que o amor é cego.

    SPORTING SEMPRE

    SL

    Emanuel Silveira

    ResponderEliminar
  36. Andamos vidas inteiras a gozarmos e a rirmo-nos dos destentados dos lampiões e das sua figuras boçais para apanharmos com este cromo e ainda temos que ouvir a canalhada a bater palminhas. Isto parece mais a lampionagem, só que sem vitórias.

    ResponderEliminar
  37. grande presidente o s.c .p . consigo naõ baixa as calças aos homens dos apitos dourados mesmo que alguns alarves do sistema naõ estejaõ de acordo GRANDE BRUNO.

    ResponderEliminar
  38. Carlos Pinto, muda de clube. Faz esse favor, que agradecemos.

    ResponderEliminar
  39. Trampa e vento com mau cheiro na recente bronca nas eleições da liga: http://www.youtube.com/watch?v=YcM6_93oH_E

    É caso para dizer que o nosso presidente deve ser bruxo...
    Mas na verdade, estas coisas já não são novidade nenhuma para quem anda atento.

    ResponderEliminar
  40. O Bruno de Carvalho cada vez me faz aumentar os remorsos a minha votação no último acto eleitoral. Hoje tenho dúvidas sobre o que quer para o Sporting e quem na realidade ele representa; se ele próprio ou interposto grupo que já passou pelo clube com todas as consequências negativas e que em devido tempo o GRANDE PRESIDENTE JOÃO ROCHA denunciara.
    Alguém me disse para ver como deixou BC a Fundação Aragão Pinto da qual ele era/é presidente. Não fui investigar esta instituição de solidariedade sem fins lucrativos, mas pela composição dos órgãos sociais, aquilo mais parece uma instituição de solidariedade familiar.
    Começo deveras a ficar preocupado com a baixeza de linguagem do BC, nada digna de um presidente do Sporting Clube de Portugal. Uns quantos argumentam em defesa do dito, que se está a considerar o texto e não o conteúdo. Tudo tem limites. Até a própria linguagem. A língua portuguesa é de tal maneira rica para se poder transmitir o que se pretende dignificando o Clube. A não ser, que na realidade se pretenda outra coisa muito diferente, ou então, agradar a um determinado grupo de adeptos.
    Hoje, repito, começo a colocar em dúvida a utilidade do meu voto.

    ResponderEliminar
  41. O José Coelho deve ser uma flor de estufa. E ainda se leva muito em conta, como se alguém se interessasse com a "utilidade" do seu voto. Se se arrependeu de ter votado como votou, problema seu.

    De qualquer modo, dada a sua sensibilidade, aconselho-o a não seguir as notícias, senão ainda se arrepende de gostar de futebol.


    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/06/06/rangel_acusa_seara_de_trai_o_.html

    ResponderEliminar
  42. É engraçado ver pessoas que não votaram no BdC, ou que nem sócias são, a inventarem histórias para tentar dar a ideia que os próprios votantes de BdC já não estão com ele...

    Todos os votantes de BdC estão com ele, porque queriam um presidente "guerreiro" e por isso votaram nele. E muitos que não votaram, entretanto ficaram rendidos ao seu trabalho.

    E o resto é treta...

    ResponderEliminar
  43. Bastaram 48 horas para Seara&Rangel darem razão a BCarvalho. Para algumas virgens o formalismo da exposição de BC é mais importante do que o "core" do que disse. O processo eleitoral para a LPFP está aí para vos fazer corar de vergonha.
    ManuelAnónimo

    ResponderEliminar
  44. Embora o que disse o presidente BdC seja num português das docas, não existem dúvidas do cheiro nauseabundo que prolifera pelo futebol, veja-se no caso mais recente da vergonha que se está a passar na candidatura para a Liga, Seara vs Juiz, dois cromos

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)