terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Taça da Liga: Ver os reforços de inverno no berço

Nota prévia: 
Foi um espectáculo desagradável para qualquer Sportinguista o filme mudo que nos foi dado assistir e protagonizado por um treinador isolado na sua área de trabalho e um presidente a esforçar-se para dar uma imagem de normalidade, mas cujos sorrisos eram desmentidos pelas imagens. Como sócio e adepto a preocupação é maior que a vergonha de ver este espectáculo deprimente.

Qualquer pessoa com o mínimo de senso comum percebe a insustentabilidade da actual situação. Não tenho dúvidas, tal como ontem afirmei, que a melhor solução seria a da estabilidade no comando técnico, com a manutenção do treinador. Mas também não tenho dúvidas que a imagem de total ruptura entre técnico e presidente é uma não solução, é um problema. E os dirigentes, em particular o presidente, têm como principal missão criar soluções, tomando decisões e viver com as consequências. 

Ilusões de óptica
A derrota expressiva com que fomos brindados para a I Liga, e que provavelmente serviu de ignição aos actuais problemas, criou a ilusão de Vitória mais forte do que a realidade acabará por confirmar. De igual modo, deu a imagem de uma equipa, a nossa, menos empenhada na procura da vitória. Quanto a mim quer uma quer outra extrapolação foram indevidas. O Sporting teve um dia mau, em que tudo o que podia correr mal correu e, se tivesse que jogar mais dez vezes com o Vitória, provavelmente não voltaria a coleccionar resultado idêntico. Ontem, com uma equipa de segunda escolha, o Sporting vence e vence com justiça. Inferir-se que esta segunda equipa é melhor do que a primeira é absurdo. Já não o é tentar perceber se existem nestas segundas escolhas jogadores capazes de reforçar a equipa principal. É o que farei nos parágrafos seguintes.

Reforços ou opções?
Há uma diferença quando se fala em reforços ou em meras opções e creio que a compreensão dessa diferença é pacifica. Sucintamente, um reforço acrescenta valor, uma opção é uma alternativa ao que já existe, podendo oferecer características diferentes, mas sem significar uma melhoria evidente. Além destes dois géneros de jogadores, existem aqueles que representam o que geralmente se chama "custo afundado", jogadores sem valor para jogar no Sporting, cujo preço pago é maior do que se apurará à sua saída, feitas as contas das perdas e ganhos.

Reforços
Dos jogadores que jogaram ontem apenas um reúne as características de potencial reforço da equipa principal. Hoje já se pode dizer, sem receio de ser insultado, que, em condições normais, já seria titular. É melhor do que todos os outros que já o foram esta época e seria melhor dupla com Oliveira do que qualquer uma das outras opções. Falo de Tobias Figueiredo. Não o digo desde ontem, digo-o desde que o vi jogar a ele e a Mauricio e Sarr. Aliás, neste capítulo, é minha convicção que até Nuno Reis seria melhor do que os dois falados anteriormente. E já cá estava.

Opções
Boeck - Provavelmente já se imaginava, por esta altura, dono da nossa baliza. Só não o é porque Patrício ainda mora cá.

Esgaio - Jogador a precisar e a merecer outras oportunidades (o empréstimo, por exemplo) e novas exigências, numa liga superior à que joga agora. Um valor seguro, apesar da discrição.

Geraldes - Um bom jogo ontem, muito melhor do que fizera até agora. Contudo, não escamoteia a constatação de que é o quarto lateral direito e o terceiro defesa esquerdo, tornando muito questionável a sua contratação.

Gauld - Jogador com talento e que tem tudo a ganhar se continuar a aproveitar as oportunidades concedidas. Deve encarar este ano como tempo de transição. Mas ainda está atrás de João Mário e André Martins.

Rossel - Faz o lugar de forma quase sempre discreta e competente mas não é o William Carvalho.

Podence - Tal como Guald, tem o futuro do lado dele. No presente precisa de apurar o processo de decisão, isto é, decidir tão bem como consegue fazer, só que de forma mais constante. 

Wallyson - Valor seguro, tal como o futebol que já apresenta.

Nem opções nem reforços
Héldon - Um jogo interessante e um golo em que pareceu reclamar justiça. Percebo a emoção, até pelo facto de marcar um golo pelo seu clube, mas que não dissimula o essencial: deu nas vistas no Marítimo, podia ser importante no Vitória de ontem, mas está aquém das nossas necessidades. Mas pode ser útil em jogos que favoreciam as suas características, mas não mais do que isso.

Tanaka - Um jogador vulgar, que não jogaria em nenhum dos clubes que disputarão connosco os primeiros lugares do campeonato. Há vários melhores em equipas que ficarão abaixo de nós. Como será na ausência de Slimani?

Dramé e Sacko - Tenho que ver mais do que tenho tido oportunidade. O segundo parece ser provido de algum talento mas, tal como o primeiro, tem dificuldades em perceber o carácter colectivo do jogo. Normal quando se tem a idade deles. A rever.

Custo afundado
Sarr - Ter sido internacional pelo seu país de origem é um chamariz que no passado já nos saiu caro. Assim de repente lembro-me de Gladstone, Marian Had e tantos outros. Fica a ideia que era pretensão de quem o contratou tirar da cartola um Mangala barato que, entretanto, nos vai saindo bem caro. O que mais me impressiona no francês, além da total ausência de noção do que deve ser o posicionamento e leitura de jogo é o péssimo jogo de cabeça. Esta foi provavelmente a característica que levou à sua escolha, dado o seu porte físico, mas quem permite cabeceamentos a André André, que lhe dá pelas axilas, ou que nunca se sabe se a bola vai sair da sua cabeça para a frente, lado ou para a baliza, tem a folha feita.

Slavchev - Jogador Youtube e já é ser amigo.

19 comentários:

  1. Tobias quando fizer mais jogos pela equipa principal (espero que faça muitos), vai também errar, como erra qualquer central da idade dele, foi assim com Rojo, Dier, P Oliveira e Sarr e ele não fugirá à regra

    No entanto e face ás opções disponiveis, creio que Tobias tem qualidade para ser o parceiro de Oliveira no 11, desde claro que mantenha a mesma qualidade a jogar do lado esquerdo

    Para além disso Wallyson mostrou que pode perfeitamente ser opção a fazer descansar Adrien e Podence podia perfeitamente ocupar uma eventual vaga deixada por Capel

    Por isso tem alguma autoridade BC, a apontar a equipa B como principal fornecedora de reforços para a equipa principal e teve também muito merito MS a montar uma equipa com 2 treinos em conjunto.

    De resto está mais que visto que MS nao fica por muito mais tempo - BC que resolva esse dossier o mais rapidamente possivel, porque até lá estamos expostos aos ataques diarios da CS social da treta que temos - que não quer saber do Marco nem do Bruno - quer é o Sporting por terra, os outros dois a disputar os campeonatos a meias e de preferencia o braguinha a assumir-se como 3º grande

    ResponderEliminar
  2. LdA,

    O titulo do post é digno de uma capa qq de jornal desportivo sério, ou seja teria de ser publicado em qq outros pais que não o nosso :)!

    Gostei do Tobias, Gauld e do Wallyson (já tenho vistos outros bons jogos deles).

    Boas entradas para todos que 2015 nos traga o sossego que o final de 2014 nos levou!

    ResponderEliminar
  3. Sérgio,
    grande abraço e votos retribuídos em dobro. SL

    ResponderEliminar
  4. Lda

    Um excelente ano de 2015 para tí também e para os restantes membros do "A Norte"



    ResponderEliminar
  5. Tobias: apenas ele me impressionou, para ser franco. Sem surpresa. Excelente jogo.

    Tb gostei do jogo do Geraldes que teve de enfrentar o jogador mais perigoso do Vitória (e logo numa posição em que é adaptado) e o saldo acabou equilibrado, com ganhos e perdas, mas sp mt genica e vontade.

    Gauld, tem ainda mt para crescer... Literalmente. Não em estatura física (já se viu que jamais será um jogador imponente fisicamente), mas em velocidade de execução e intensidade de jogo, resistência física, nomeadamente ao choque. A inteligência, a qualidade técnica (e msm táctica) é manifesta. Ontem foi discreto, precisamente pq lhe faltam os primeiros predicados que indiquei.

    No geral notou-se ainda muita ingenuidade e falta de ritmos para a primeira liga na gde maioria dos miúdos…

    A falta de jeito do Sarr qs q chega a ser cómica... Só não é uma risota pegada, pq jogo no SCP... Não há jogo onde não dê abébias clamorosas e ridículas... Ou ele se transforma (mt negativamente) dos treinos para os jogos ou não percebo o que faz ele na equipa A e o Tobias na B... Ontem, a jogarem lado a lado a diferença de desempenho foi...absurda.

    Slavchev é lento, lento, lento… Que molenga…

    Ainda sobre o “diferendo” que paira no universo SCP, ontem foi manifesta a atitude o saber estar o discurso correcto de MS, em contraponto com BdC... A contar anedotas ao Inácio antes da partida se iniciar? Parecia… e a festejar no final uma vitória de um jogo de uma competição que ele próprio desvalorizou ao máximo. De que ri com tanta vontade BdC? Já o velho ditado popular o diz e é bem verdade: muito riso, pouco siso.

    Foi notório que o plantel está de corpo e alma com MS não só pela atitude de todos os jogadores como, inclusivamente, durante os festejos do primeiro golo. Mais uma vez se confirma que um (MS) é líder o outro (BdC) é... Chefe.

    Bom Ano novo a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito curiosa a sua avaliação de comportamentos no banco de suplentes, esquece é de referir que esse modo de estar é usual em BDC ( e ainda bem que ele festeja as vitórias do nosso clube) ja a postura de frete de MS nao me parece nada normal ( embora admito que ele esteja alterado por toda a situação que existe).

      Eliminar
    2. Em relação ao ultimo parágrafo até pode ser verdade mas nao foi isso que aconteceu, quando o jogo acabou viu-se BDC a festejar com os jogadores e o treinador completamente em campo.

      Eliminar
  6. Para que serve um "presidente" que vai festejar com os jogadores para o centro do relvado quando o Sporting ganha, e quando as coisas correm mal fica à margem amuado e nem cumprimenta os jogadores? Que comportamento é este? Que presidente é este que vai para o banco comportar-se como um adepto na bancada, que só serve para enervar toda a gente? Será que não percebe que está a ser inconveniente e mal educado? Será preciso alguém dar um berro ao "morgadinho" para que este se toque e se controle, ou então que vá ver o jogo para outro lado? E porque é que estas merdas só acontecem ao Sporting???

    Ontem festejou efusivamente a vitória como se isso validasse alguma coisa sobre a sua pessoa e a sua conduta. Já no Domingo, após a vitória na Madeira, foi ele que esteve com cara de enterro. Se consigo perceber a feição fechada do treinador devido ao ataque que lhe foi movido por José Eduardo, não se percebe porque é que o presidente não festejou com os jogadores a vitória sobre o Nacional, como o fez com a vitória sobre o Guimarães. Ou agora há vitórias que dão jeito e outras que já não dão? Há jogadores com que se festeja, e jogadores com que não se festeja? E alguma vez se admite a situação por que o Sporting está a passar?

    Pela primeira vez em muito tempo tenho de concordar com o que o Sousa Tavares escreve n'A Bola. A origem deste desastre é a falta de liderança do presidente do Sporting, porque ele pura e simplesmente não é respeitado. E não é respeitado porque, para além de mentiroso, não é nada no mundo do futebol, apenas ganhou as eleições no Sporting, e presidentes o Sporting tem tido muitos ultimamente, sendo este ainda por cima um assalariado do clube. Em vez de conquistar o respeito dos outros através do seu trabalho no clube e da fiabilidade da sua actuação, quer impôr-se ocupando um espaço que não é o dele, apenas porque ganhou as eleições. Só que ganhar as eleições não chega. Pode impressionar adeptos, mas os profissionais de futebol não são adeptos facilmente impressionáveis.

    Quando um presidente tem de fazer queixinhas no facebook depois de uma derrota, pondo-se ao nível dos jogadores, ou fazer uma declaração como aquele patético comunicado a sacudir a água do capote, a parecer dar a época por perdida, é um sinal de que ele já não tem peso junto do plantel. E se nos recordarmos das declarações dos jogadores após o comunicado no facebook, percebemos que aquilo esteve MUITO azedo, pois foram afirmações a roçar a insubordinação, em face das quais o Bruno teve de morder a língua e fingir que não era nada para ele, para não ter de agir disciplinarmente contra jogadores que tinham o apoio de todo o balneário e assim lixar a época. Mas é esse justamente o motivo pelo qual ele agora quer despedir o Marco Silva, dado que este também não comeu e calou. Perantes estes factos, quem não perceber que temos um problema gravíssimo em mãos está em negação.

    ResponderEliminar
  7. Virgilio

    Guald aos 18 anos já não cresce mais :)

    Só mesmo em "caparro"

    ResponderEliminar
  8. Ace-XXI, se a sua única preocupação é a postura no banco - que inclui festejos mas também amuos, que são uma falta de respeito para com os jogadores -, que você nem desmente, é natural que não veja que existe um problema. Depois a culpa será dos fundos, dos empresários, do Benfica, do Porto, da RTP, da SIC, do Ricciardi, ou do padre do Milharado.

    ResponderEliminar
  9. A primeira baixa. Vítor Espadinha, apoiante de Bruno de Carvalho e eleito pela sua lista em 2013, demitiu-se do Conselho Leonino. Em carta enviada para as redacções justificou a sua decisão pelo que se está passar com a equipa de futebol, dizendo que Bruno de Carvalho tem "tendência para fürher".

    Outro que só agora abriu os olhos.

    ResponderEliminar
  10. Mas ainda mais cómico é o "endorsement" do Ricciardi ao Bruno, como que a dizer: aguentem os cavalos, deixem-no lá estar mais uns tempos, para vacinar.

    O Zé Maria de repente passou a ser "persona grata" para os brunistas.

    ResponderEliminar
  11. Boa reflexão.

    "Opções":
    - Geraldes não entra aqui; fez um jogo esforçado mas de jogador de equipa pequena (a forma como o Sporting jogou); defendeu e pouco mais; não se entende a sua contratação, se pensarmos somente numa vertente desportiva; ainda assim, o que não é difícil, é melhor que Miguel Lopes, pois este último acha-se muito melhor do que realmente é; Geraldes tem noção das limitações que tem e defendeu-se e conviveu bem com isso;

    - Rossel - também não gostei nada, nada mesmo.

    "Nem opções nem reforços":
    - limitados é pouco; são pesos salariais e travam a progressão de jovens como Iuri e Gelson, por exemplo; uma boa gestão de Betinho (algo que não tem sido feito) pouparia esta contratação de Tanaka e permitiria ter um 3º avançado a jogar na B, com regularidade, pronto para ajudar os A.
    - ao menos fomos, por agora, poupados ao ridículo de ver Cissé e Enoh a jogarem. Talvez na próxima jornada a Taça da Liga...

    "Custo afundado":
    - Slavchev - espero que não se volte a invocar Farnerud, como exemplo de contratação ridícula. O compromisso que tem para com o jogo é igual ao de Shikabala e Rabia para com o clube. A única diferença é que o búlgaro está cá, e os outros estão retidos no Egipto.

    - Sarr - daria para rir se a situação não fosse tão grave e não fosse no Sporting; como diz um amigo meu "na altura em que o observaram, bastava olhar para a cara dele a jogar para perceber que não serve"; é o pânico em pessoa; vive assustado e assusta os colegas e adeptos do seu clube; tudo nele é mau; não tem os mínimos e nem na nossa II Liga jogava; no 1º treino de Nani, ao vê-lo em campo, deve ter pensado que seria uma partida de boas-vindas; não custou 1 milhão; custou e custará bem mais que isso; agora entendo quando se diz "tem uma enorme margem de progressão"; se um dia conseguir andar, correr e saltar a sua evolução já será brutal; claro que depois faltará tudo o resto que se exige num jogador de futebol; pormenores... Um Manute Bol que rivaliza com Purovic e Had na incapacidade motora e com um Ronny, Vinicius ou Paíto na lobotomia a que foram alvo na zona que lhes daria capacidade para interpretar um jogo de futebol;

    Por fim, quero destacar o longo capítulo miserável da história do nosso clube. Aquele que tem sido humilhado, insultado e que trabalha sem qualquer protecção, foi aquele que teve de dizer/apelar o que nunca tinha sido dito: "Sporting acima de tudo" e "Respeitem os Sportinguistas";
    Tudo o resto tem sido um espectáculo deprimente, por aquele que se diz ser Presidente.

    Um Bom Ano de 2015 a todos!

    ResponderEliminar
  12. O Ronny a que se refere é o excelente número 10 do Hertha de Berlin (que há atrasado foi nosso defesa esquerdo)? É que se é esse, se calhar não era ele que precisava duma lobotomia. Tanto génio desaproveitado que há neste mundo... Bom ano e melhoras.

    ResponderEliminar
  13. O pobre do Tobias Figueiredo passa a ser o "central de créditos firmados" que o Sporting precisa, de acordo com o parasita José Eduardo. Coitado do miúdo, levado para o meio desta guerra criada por este presidente aldrabão, que ainda diz ter um "projecto". O projecto dele é ficar no poleiro!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)