quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Bailado peruano descongela as meias

Um instante de magia, ou bailado peruano se quiserem, foi o momento determinante do jogo com Famalicão, e que abriria as portas de acesso à meia-final da Taça de Portugal. Momento bem merecido para aquecer as onze mil almas que, sob um inusitado frio lisboeta, estiveram em Alvalade.

Coisa frias mas boas
O frio marcou a noite, a exibição não foi brilhante, mas deixou algumas boas indicações do ponto de vista colectivo e individual.

Do ponto de vista colectivo saliento a frieza da equipa perante o avançar do relógio sem conseguir o golo, e superando a contrariedade de ter falhado um penalty. A impassividade com que a equipa continuou a jogar sem se sobressaltar foi notória, e um dos principais factores para a obtenção do primeiro e decisivo golo. Obviamente que a equipa do Famalicão, ainda por cima algo desfalcada, não era um adversário temível, mas a história da competição tem tantos registos de gigantes que tombaram inesperadamente que todo o cuidado é pouco. 

Do ponto de vista individual saliência para o regresso de João Mário às boas exibições, mas ainda com aquela macieza nas tarefas defensivas que lhe obsta a afirmação plena. Carrilo deu notas de ter encarrillado definitivamente. Mané está medonho, parecendo ter desaprendido. Oxalá seja aquela fase das borboletas, que são feias antes de nos deliciaram de espanto. Miguel Lopes é um jogador a ter em conta, até para qualquer eventualidade de mercado de inverno que possa tentar Cédric. Tanaka não é o "sol nascente" mas esteve bem. Montero continua-me e encher de dúvidas e não por falta de talento, antes sim de uma muito maior e mais desejável consistência.

Um capitulo especial para Tobias Figueiredo. Chega tarde e nunca irei perceber a preferência dada a Sarr em seu desfavor. Até posso compreender Maurício mas Sarr não. Vai falhar porque todos falham, até o mais pintado, e ele, com a idade que tem, "tem" de falhar. Seria melhor para ele que não tivesse que assumir já tamanhas responsabilidades na equipa principal, podendo evoluir numa equipa de primeira divisão. Melhor para ele e para nós. Mas é melhor em tudo que os outros que têm feito companhia a Paulo Oliveira: mais inteligente, mais rápido, melhor no jogo aéreo e sobretudo melhor num aspecto essencial: compreende melhor o jogo, uma característica/qualidade que marca quase todos os formados em Alcochete. A sua aparição tardia parece quase masoquismo.

8 comentários:

  1. Típico jogo em que o mais difícil é marcar o primeiro…

    Depois deste surgir, adivinhava-se goleada, mais golo, menos golo… Com mais ou menos eficácia.

    O carrillo está a fazer uma época superlativa. Ontem protagonizou m,ais um bom jogo.

    Sobre o Tobias, pareceu-me melhor em Guimarães, em que actuou do lado direito, do que ontem do lado esquerdo… Recuperando o jogo de Guimarães, onde jogou ao lado do Sarr, foi notória logo aí, a diferença de qualidade entre os dois e disso mesmo dei conta no comentário que aqui fiz a esse jogo. O adjectivo utilizado acho que foi: absurdo… E, realmente, é um absurdo Tobias ter sido relegado para a B, para dar espaço ao francês…

    Venha o próximo adversário da prova: Marítimo ou Nacional? Não interessa... Há que dar tudo para estar no Jamor novamente e tentar apagar a pálida imagem deixada da ultima vez que lá estívemos!...

    ResponderEliminar

  2. A preferencia em Sarr é quanto a mim simples - tanto ele, como o Tobias são jovens, com pouco experiencia e com trajecto similar nas selecções jovens

    No entanto Sarr tem para além da idade a vantagem de jogar do lado esquerdo e creio que tenha sido esse o factor determinante para MS apostar nele no inicio

    ResponderEliminar
  3. Vergonhosos assobios a Mané! Somos mesmo 1 clube bipolar tanto achamos que a nossa academia é a melhor como desatamos a assobiar os miúdos que criamos.

    ResponderEliminar
  4. O 11 apresentado mostrou o compromisso e a responsabilidade com que Marco Silva encarou o jogo, e isso é algo importante de salientar. Evitar ao máximo correr riscos desnecessários.
    E, verdade seja dita, a não vitória em Braga arruma com qualquer ponta de dúvida (que ainda possa haver) relativamente à nossa luta pelo título ou acesso directo à Champions. Por isso, a Taça e o 3º lugar são as nossas metas (e só agora se virou o ano).

    Não sou tão optimista como o Leão relativamente ao Miguel Lopes. Acho que ele representou, na equipa, o Sarr e Maurício (que não jogaram).
    Quanto à questão Tobias não é preciso dizer mais nada, basta ver os seus jogos e ver aquilo que Sarr (e Maurício) não é, jogador de futebol.

    O Sporting é uma mercearia que compete contra 2 hipermercados. Aquilo que nos tem feito bater, muitas vezes, por melhores resultados contra essas duas potências, é o uso do produtos regionais, principalmente aqueles que vão saindo da nossa horta (que mais ninguém tem). O pior é quando começamos a comprar "marca branca" nos Minipreços do estrangeiro e colocamos nas nossas prateleiras, em vez dos produtos caseiros, que tantas alegrias e sucesso (face à nossa dimensão) nos tem dado.
    O cliente não é burro e opta mais vezes pelos produtos de qualidade (mais caros) que existem nos hipermercados. A concorrência cresce (vencem) e nós não.
    O pior será quando se perceber que eles não são, sequer, concorrência.

    ResponderEliminar
  5. Bela analogia Cantinho do Morais. O Slimani, o Montero, entre outros produtos com alguma qualidade comprados no "minipreço", também entram nas contas, ou só entram aqueles que interessam para se criticar a vontade?

    E já que falamos assim em compras....quem não tem dinheiro só pode comprar no Minipreço. Claro que 1 ano depois podemos dizer que já tínhamos melhores produtos em casa. Isso é certo, e é facil de dizer. Mas também não podemos correr o risco de "queimar" os nossos produtos no lume de Alvalade estando eles ainda verdes, principalmente quando lidamos com ignorantes da categoria daqueles que passaram o ultimo jogo a assobiar o Mané no nosso estádio. Para esse espetaculo, prefiro o Sarr ou o Maurício.

    Isto de lidar com jogadores de futebol, comprá-los, mantê-los ou vendê-los, tem demasiado que se lhe diga para ser comparado com as compras normais do dia a dia para casa. Por isso é que não é qualquer um que se safa no futebol com sucesso. Ou se tem muito dinheiro como o chelsea e afins, e se gastam 1000milhoes para ganhar uma liga dos campeões, ou se faz como o Dortmund que quase que a ganha só com meia duzia de tostões.

    Será que os adeptos do Dortmund criticaram o Presidente quando ele foi buscar o Hummels ao refugo do Bayern? Não sei...Mas sei que o que os nossos rivais da segunda circular diziam do Matic quando ele chegou do Chelsea.

    Uma coisa é certa...é preferível agora gastar pouco a comprar merda, do que fazer como fazíamos até a bem pouco tempo em que só comprávamos merda gastando muito. Ao menos assim não corremos tantos riscos de ir a falência.

    E desta forma, há mais tempo para que os inteligentes de serviço arranjem alguém mais competente do que este senhor Bruno de Carvalho que lá está agora. Se aparecer terá o meu voto.

    ResponderEliminar
  6. PedroC,

    chamas 1/2 dúzia de tostões a quase 50 milhões de euros (48.500.000 €) do orçamento de 2012/13 ou a quase 70 milhões (+/- 67 milhões) de 13/14? Eu não chamaria, mesmo enquadrados nos demais orçamentos alemães: Bayern Munique (125 milhões), Wolfsburgo (90 milhões), Schalke (65 milhões) números de 2012/13.

    ResponderEliminar
  7. É muito interessante a abordagem ao Tobias Figueiredo, Leão de Alvalade. Estou na expectativa que o Tobias confirme que possui aquela que é uma das qualidades distintivas dos melhores atletas da Academia, que consiste na capacidade de passarem do facto à teoria e da teoria ao prática, da experiência à ideia e da ideia à acção. Isto é, jogadores que dominam os princípios essenciais do futebol, na sua componente prática e, igualmente, na componente teórica e que as utilizam com naturalidade, harmonia e eficácia.

    ResponderEliminar
  8. Gastamos em 2013/2014, 70 milhões de euros directamente a contratar jogadores LDA? Porque é disso especificamente que eu estou a falar. Preços de jogadores.

    Sobre orçamentos gerais de SAD's não ouso opinar porque sei que não tenho conhecimentos suficientes para tal. Sou básico nesse aspecto.

    Como tal até gostava que me explica-se assim resumidamente onde se gastou tanto dinheiro em 2013/2014. Como não tinha ideia de ter sido tanto, pode ser que altere algumas opiniões que tenho.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (7) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)