O segundo lugar é possível e o titulo deixou de ser uma miragem?
Há um ano atrás em Arouca, foi assim |
Há um ano atrás em Arouca, foi assim |
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
O segundo lugar é mais que possível, mas o titulo continua muito complicado... Tendo em conta as arbitragens que nao irao abrandar, pelo contrario, prevejo um avolumar de erros com o aproximar do fim do campeonato, principalmente se entrarmos na corrida!
ResponderEliminarO discurso é me indiferente, desde que se foquem a 100% em cada jogo... O discurso so serve para os jornalistas/terroristas se entreterem.
Acho que devemos manter o plantel como esta, o tempo de contencao ainda nao passou, alias, esta para durar. Dito isto, no maximo ia se buscar um central, mas sinceramente por mim fazia se all in no Tobias, se corresse muito mal, passava se a apostar no Ewerton/Rabia.
SL
Cheira-me que ao despachar o Heldon e o Capel, chegará um extremo.
ResponderEliminarO erro existiu no inicio do campeonato quando assumimos uma candidatura clara ao titulo que ainda não tem correspondência nos recursos que o Sporting tem disponíveis para disputar o titulo com os seus adversários. Se eles forem competentes nós naturalmente ficamos em terceiro, para conquistarmos lugares (2º ou 1º) nós temos de ser excelentes no rendimento que tiramos dos nossos recursos e os outros incompetentes.
ResponderEliminarEu apontava nesta época na conquista de 82 pontos para considerar o nosso desempenho excelente, qual a classificação a que isso iria corresponder? Não me interessa, com 82 pontos se não formos campeões estamos muito próximo de quem for e nada mais posso exigir ao Sporting do que isso, manter os rivais sob pressão, a glória se vier é um bónus.
Detesto este mercado de inverno e só concebo investimento por saída de algum jogador nuclear (foi o caso do Maurício) ou oportunidade de ocasião tendo em vista já o próximo campeonato.
Para conquistar os meus 82 pontos teríamos de ganhar na 2ª volta mais 10 pontos do que na primeira... 46 pontos, equivalente à melhor volta do actual líder do campeonato em largos anos, sabendo das curvas do nosso campeonato 79 (mais 7 pontos) já não é nada mau.
O próximo derby e o jogo em Arouca valem os mesmos 3 pontos, é para mim irrelevante onde é que o Sporting amealha pontos desde que chegue no final aos 80 ou muito próximo disso.
Concordo com o comentário do Bernardo Carvalho em relação as arbitragens.
ResponderEliminarMesmo quando os vermelhos perdem são altamente beneficiados. É incrível isto.
Já contra o Braga aconteceu o mesmo. É um colinho descarado, mas como estão mal habituados revoltam-se claro. É necessário jogar o triplo para vencer.
LdA,
Posto isto, o campeonato será sempre uma miragem. Temos uma taça de Portugal que não podemos deixar fugir e na UEFA talvez nos tenha saído a equipa mais complicada.
Este Ewerton jogando no nosso Sporting aquilo que mostrou em Braga julgo que o plantel fica fechado.
Arouca será mais uma final para vencer.
Abraço
Depois de um 2ª lugar não achei descabido assumir-se uma candidatura a algo que somos eternos candidatos
ResponderEliminarNo entanto não percebo a importancia dada ás projecções iniciais - sinceramente se o discurso fosse outro, não me parece que teriamos mais pontos do que os que temos agora
O problema não foi o assumir do objectivo campeonato, mas outros, como limitação do plantel (pelo menos no centro da defesa e alguma resistencia de MS em apostar em jogadores fora do "11" de LJ, pelo menos Paulo Oliveira e João Mario deveriam ter entrado mais cedo na equipa
Quanto a contratações,só mesmo com saidas - não é qualquer um que entra assim na equipa a meio e se nos lembramos ainda de Andre Cruz, Mpensa e Cesar prates - é também porque depois deles muito dificilmente se encontra outros reforços de Inverno ao mesmo nivel e ja passaram 15 anos
O factor psicológico conta muito. Estes alentos que Marítimo e Paços nos deram (campos que ainda temos de visitar) servem para nos manter vivos.
ResponderEliminarNa mente de todos tem de estar "é possível, sim, mas depende de nós".
O nosso plantel e distância para o 2º e 1º não nos permitem que se desperdice muitas mais oportunidades. Arouca é fundamental, para nós e para os adversários. Se falharmos estes 2 jogos (já contando com o do Benfica), na cabeça de todos (jogadores e adeptos) fica a sensação de "não somos capazes". E isso pode ser catastrófico para o que ainda se tem de conquistar (Taça de Portugal e 3º lugar).
O discurso tem de ser aquele que deveria ser desde do início: "preparar e ganhar 1 jogo de cada vez, de preferência o próximo".
Não acredito no título, mas acredito que este pode não ficar resolvido em Janeiro ou Fevereiro. E isso pode fazer tremer e enfraquecer quem vai à frente.
Alterações no plantel? Mais que entradas (leia-se, contratações) gostava de ver resolvidas algumas saídas:
- Miguel Lopes (o facto de ser opção é angustiante), Capel, Sarr e Heldon;
Em contrapartida, acho que Esgaio, Wallyson, Podence e Gauld deveriam integrar o plantel em full time, como opções mesmo válidas (o nosso banco com a Académica foi um insulto).
ps: LMGM, já me dava satisfeito com 77 pontos; na 2ª volta o Sporting vai a Arouca, Belém, Marítimo, Dragão, Paços, Moreirense, Setúbal, Estoril e Rio Ave; muito complicado...
Os 3 pontos do jogo com o Arouca valem tanto como os 3 pontos do jogo com os vermelhos. Por isso não posso concordar com a opção dos amarelos a pedido de Nani e Jefferson. O jogo com o Arouca não vai ser nada fácil, basta ver o que aconteceu o ano passado e o árbitro nomeado é da associação de Braga. Aliás as escolhas dos árbitros tem sido todas feitas à medida!
ResponderEliminarIsso do discurso, e simples : low profile. Que é como quem diz, passar o mais despercebido possível, por entre as contas de jornais e da apaf.
ResponderEliminarAliás, era assim que se devia ter atacado a época. Um jogo de cada vez e no fim fazemos contas. Afinal, não é com candidaturas que se fazem campeões.
Estou absolutamente convencido, e esperançado ,que daqui por 2 semanas estaremos somente a 4 pontos do benfica, e a partir daí tudo é possível. 4 pontos não é nada! Depois é só ver como se porta o homem do apito.
MLV
Anónimo 27 de janeiro de 2015 às 22:18
ResponderEliminarTenho a mesma opinião. Arouca não está ganho daí não ter compreendido os cartões a pedido de Nani e Jefferson. Veremos como será.
abraço
O jogo de Arouca é uma óptima oportunidade para pôr os "reforços do presidente" a jogar no campeonato, ou não é? Afinal há reforços, ou não há reforços?
ResponderEliminarE pelos vistos a "moda" de comprar jogadores lesionados continua. Precisávamos de um central experiente, mas afinal vai-se buscar um que praticamente não jogou nos últimos seis meses, ainda por cima chega lesionado, e por isso vai estar um mês parado no Sporting. Ah, já sei: é merda, mas é merda mais barata do que a do Godinho. Que avanço!
Péssimo o empréstimo de Esgaio à Académica.
ResponderEliminarEmprestar jogadores destes ao Paulo Sérgio é um atentado. É para melhorar ou é para fazer esquecer?
Isto quer dizer que Miguel Lopes e Geraldes é que são as verdadeiras opções a Cédric (que ainda pode sair)?
Cédric vai jogar todos os jogos até ao fim da época (Liga, Taça, Europa)?
Lamento pelo Esgaio e lamento pelo Sporting.
Que motivação terá hoje Esgaio, sabendo que amanhã já não está cá? Vai jogar com a mesma intensidade, motivação e dedicação? Vai jogar pela qualificação para as meias-finais de uma Taça, sendo que outro é que poderá disputá-la?
A confiança que tinha, acreditem, desceu muito com esta opção de mercado.
As minhas respostas:
ResponderEliminar1. Acho que o segundo lugar é mais do que possível. Eu diria até que é provável, pois antecipo uma segunda volta em queda para o porto. Quanto ao título, acho que não é impossível, mas está muito, muito difícil. Não porque o benfica seja mais forte que nós, mas porque, como se tem visto, goza de um naipe enorme de ajudas extra e isso poderá continuar a fazer (como tem feito até agora) muita diferença. Acho que as próximas jornadas serão decisivas. Seja como for, eu acredito.
2.Sinceramente, não acredito que a história do discurso (candidatura ao título ou ganhar o próximo jogo) tenha algum peso na mente dos jogadores no momento em que eles têm que fazer um passe, cortar um lance ou rematar à baliza adversária.
Não foi seguramente por isso que levamos 3 em Guimarães da forma como os levámos e empatámos jogos em casa contra equipas que lutam para não descer.
Basta pensar que - com exceçáo do Guimarães - a equipa respondeu sempre da melhor forma nos jogos de maior exigência e falhou nos que à partida seriam mais simples. Nos momentos mais decisivos, em que os factores psicológicos mais poderiam pesar, a equipa correspondeu.
Acho que se trata de uma falsa questão.
Aliás, acho que só mesmo num clube esquizofrénico como o nosso é que o tema é debatido até à exaustão. Não vejo mais clube nenhum no Mundo onde o tema seja tão debatido.
Claro que, se queremos ser campeões, temos sempre que ganhar o próximo jogo. Mas isso não impede a ambição (legítima, a meu ver) de dizer que, além do próximo, queremos ganhar o outro, e depois o outro, e depois o outro... todos os outros que vêm a seguir.
3. Acho que deveria vir um central. Alguém com experiência e muito habituado a ganhar títulos. Para mim, alguém na linha do Ricardo Carvalho (e não do coxo do Costa) seria o ideal. Vejam só a injecção de moral ("efeito Schmeichel") que daí resultaria...
A contratação do Ewerthon só faz sentido se tiver sido feita a pensar na próxima época.
Por mim, não viria mais ninguém...
Jô
Só mais uma coisa:
ResponderEliminarQuando digo que "por mim, não viria mais ninguém" é no pressuposto de que não haverá vendas. A saírem Capel e Heldon (este último, quanto a mim, seria um erro), tem que vir alguém para as alas. Alguém que pudesse render já, mas com grande margem de progressão (a antecipar a provável saída de Nani no final da época).
Hernâni, seria excelente.
Jô
Cantinho,
ResponderEliminarConcordo completamente, o Esgaio só vai desaprender.
Jo,
o Héldon vai para o Maritimo de onde nunca devia ter saído, pelo menos para nós e ainda por cima ao preço que foi.
Leão,
ResponderEliminaré que não consigo mesmo perceber (e aceitar) este empréstimo. Mas, pelo que tenho lido, devemos ser dos poucos, pois o que não falta aí é gente a considerar o empréstimo à Académica benéfico, bem como a permanência de Miguel Lopes (que até consideram melhor que Cédric).
É um pouco como ter emprestado o Pereirinha ao Manuel Machado e ao Kavala da Grécia (ou lá o que aquilo era).
Deve continuar calado e com blackout , nao tem de dizer que é mais ou menos , ja chegou o pole position.
ResponderEliminarPenso que devemos andar grau a grau , se estamos em 3º , devemos pensar no 2º , o objetivo tem de ser ultrapassar o FCP , e se conseguirmos depois logo se ve , se o Sporting e a sua estrutura metem na cabeça o 1º antes de passar o 2º , isto vai dar asneira.
Jogo preocupante , o de Arouca , que não sei como vamos ganhar com tão pouco futebol , sem qualidade e verticalidade no jogo interior contra um enorme autocarro , e sem Nani. Isto tendo em conta a forma do provavel titular no seu lugar, o Mané.
Jogo a jogo , passo a passo , deve ser esse o discurso do SCP.
Esgaio pode crescer , tendo em conta que a Académica defende mais do que ataca , e Esgaio deve crescer defensivamente. O Cantinho do Morais continua a fazer de um jogador banal como Cédric um grande jogador , outro banal que ali anda é o Adrien.
Em relação ao que pergunta , penso que se tem ambições de titulo , falta um ponta de lança de equipa grande , um lateral direito , e mais um extremo para o banco , pois Mané não é extremo , e Podence tem de crescer a nível fisico , principalmente a intensidade.
Iuri sim , foi um empréstimo sem sentido.
m1950,
ResponderEliminarRespeito a sua opinião mas não concordo.
Não sou eu que faço de Cédric um grande jogador. Creio que ele faz isso por mim. E melhor fica quando as opções ao seu lugar são Miguel Lopes e Geraldes.
Mas o m1950 até deve estar contente, pois é fã do Miguel Lopes. Ainda me relembro das loas que, aqui, lhe prestou, relembrando que tinha sido alvo de interesse do Tottenham. Bem, mas se acredita mesmo nisso...
E olhe que o Miguel Lopes deve estar contente por o ter agradado, algo que não é fácil (Cédric, Adrien, Marco Silva, por exemplo, que o digam).