segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Sporting- Rio Ave: tudo está bem quando acaba bem? Ou quase...

Começo pelo fim, indo directamente para o que disse Marco Silva na conferência de imprensa. O número de golos e a incerteza no resultado é muito agradável para quem se desloca ao estádio, especialmente para nós, que acabamos por ganhar. Mas a vitória não pode esconder uma realidade em que os 3 pontos, mesmo merecidos, estiveram longe de estar garantidos durante muito tempo. De facto, só o golo de Tanaka acabou por serenar o espírito da equipa e dos adeptos, o Rio Ave chegava muitas vezes com perigo real à nossa baliza.

As palavras de Marco Silva acabam por ser uma boa noticia, são sinal de que o treinador percebe que a forma como a equipa, quando partia para o ataque, deixava a sua retaguarda exposta, não é de todo "saudável" para quem quer ganhar os jogos.Há muito trabalho para fazer para melhorar a transição e organização defensivas, sem as quais o Sporting está quase permanente à mercê do que ao adversário quiser e souber fazer. É muito por aí que tem que ser o crescimento colectivo que ainda é necessário para a equipa estar à altura do que precisa ser. Sofrer um golo, o primeiro, na sequência de um canto a nosso favor é coisa de equipa de meio da tabela para baixo.

O Rio Ave, que sabia muito bem como e o que fazer para nos fazer sofrer, não deixa de ser uma equipa do meio da tabela para cima mas, porque nos íamos pondo a jeito, parecia, em alguns momentos, uma equipa do nosso campeonato. Aqui convém realçar o facto de a equipa visitante se ter apresentado muito desfalcada, especialmente atrás, mas ter alguns bons executantes, capazes de ser boas opções para equipas com outras responsabilidades. 

Entrada ao ralenti, com preocupação quase exclusiva na construção de jogo atacante, mas coleccionando erros de posicionamento que, mal perdíamos a bola, tornava o nosso meio-campo numa avenida de liberdade para os jogadores vilacondenses, com a agravante de tal se registar pelo centro do terreno, o caminho mais perto para a nossa baliza. Para agravar o mau posicionamento, o meio-campo demonstrava pouca vontade de sofrer na procura da bola. O intervalo chegaria com um resultado a premiar a astúcia forasteira e a nossa displicência.

Pode-se inferir do que se diz acima que a equipa estava a jogar mal, o que até não era o caso. Mesmo quando o faz de devagarinho, tipo comboio a vapor, o Sporting tem um futebol de boas ideias e agradável à vista. O problema é ser demasiado previsível. Com o aumento da velocidade de execução e mobilidade, o Sporting foi repondo a natural diferença que existe entre as equipas e o resultado acaba por ser justo, mesmo que a diferença mínima talvez fosse mais justificável.. 

Alguns destaques individuais:

O quinteto defensivo (guarda-redes e defesas) teve uma participação homogénea, sem erros comprometedores a salientar, com excepção a um lance de cabeça de Tarantini, após canto, em que o rioavista cabeceia, com todos os nossos jogadores com os pés no chão, sem fazer qualquer oposição. Ficariam muito mal na fotografia se o resultado tivesse sido outro. De resto estiveram globalmente bem, apesar de muito mal coadjuvados pela generalidade dos colegas de outros sectores, que os deixou muitas vezes entregues a si próprios e à sorte. Apesar disso os laterais, especialmente Jefferson, foram sempre generosos na integração nas jogadas de ataque.

Uma palavra especial obviamente para Tobias Figueiredo, que finalmente viu a oportunidade de poder demonstrar em campo que deveria há mais tempo ser levado mais a sério. Não foi uma exibição perfeita, o jogo até foi difícil para quem se estreia, mas é indiscutível que ninguém teve saudades de Sarr e mesmo de Maurício. A minha estranheza vai para algumas claras referências individuais no seu jogo,em particular com Hassan, já muito para lá de zonas recomendadas para a sua acção.A rever.

William ainda consegue ir mais longe no que ao "alternar o bom e mau" diz respeito. É difícil perceber onde andou na primeira parte, quando o Rio Ave desaguava à entrada da nossa área. E depois, sem que nada o  faça prever, faz coisas de predestinado para a posição.

Jogo de muita dificuldade para André Martins. Não foi o único que esteve mal na primeira parte, mas sabe-se que lhe é dedicada atenção muito particular. Acontece que veio de lesão e já antes disso que tinha deixado de fazer parte das opções de Marco Silva. Continuo a pensar que tem qualidade para ser importante, especialmente a jogar mais atrás e não como "10". Mas precisa de ritmo e confiança.

Nani está intermitente, resultado da sua paragem, que lhe retirou ritmo. Mas passes como o que dão o golo de João Mário falam pela sua qualidade e utilidade.

João Mário alternou entre o muito bom e muito mau, o pior sobretudo na primeira parte, sempre muito longe de Montero, como lhe competia. Acabou por marcar mas precisa de ser mais consistente para ser o que dele se espera e parece ser capaz.

Montero voltou aos golos e a demonstrações de qualidade inequívoca. Aquele golo é de enorme dificuldade e recorte técnico e o seu remate foi o que nos pôs mais perto do golo mais vezes.

Tanaka voltou a cumprir, marcando um golo importante,procurando o seu espaço.

Ryan Gauld deu três toques a anunciar que há talento por aqueles lados. Fica a expectativa por mais tempo para confirmar a promessa.

13 comentários:

  1. "Ryan Gauld deu três toques a anunciar que há talento por aqueles lados."

    Não me diga que embarcou no brunismo. Por acaso o período em que esse jogador esteve em campo foi quando o Rio Ave criou mais perigo. O Carrillo levou nas orelhas durante anos porque não defendia, apesar de ser o jogador que mais desequilíbrios gerava na equipa adversária. Agora começamos a "idolatrar" jogadores por causa de "pormenores" e "toques"? Já não bastou a palhaçada com o Shikabala? Estamos a ficar uma massa associativa de "crentes". Onde é que ficou a exigência? Agora qualquer coisa serve para o Sporting?

    Espero bem que o Marco Silva não ceda ao brunismo, ou será a cabeça dele que fica a prémio se as coisas correrem mal. O Tobias e o escocês servem para a Taça da Liga, para o campeonato ontem as coisas podiam bem ter corrido mal, e hoje estávamos todos a dizer o contrário.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo das 13:29,

    Toda a gente tem direito à sua opinião pessoal. Não vamos transformar a opinião sobre a prestação de um jogador numa guerra brunismo/anti-brunismo.

    O Ryan Gauld deu outra dinamica completamente diferente ao nosso ataque, sem duvida nenhuma. O problema foi que a equipa ficou completamente intranquilizada pelo 2º golo do Rio Ave e a ligação entre a defesa e o meio-campo perdeu-se pois os jogadores estavam demasiado afastados entre linhas. Isto não é responsabilidade do puto, que entrou e mexeu com o jogo.

    A ligação que tentas mostrar entre a entrada do Ryan e o facto do Rio Ave ter tido oportunidades não tem ligação direta, por estes fatores que disse. As equipas ficaram todas partidas e tanto o SCP como o Rio Ave poderiam ter marcado 2 ou 3 golos nessa altura.

    ResponderEliminar
  3. anónimo,

    desde o inicio deste blogue que já me acusaram de tudo e do seu contrário. Brunista é nova entrada e só dá para rir. Julgo que com isso o que consegue é ofender os mais acérrimos brunistas, que não imaginam verem-se comparados comigo.

    Mas compreendo em parte o que quer dizer. O clube, ou pelo menos uma parte importante, está subjugado sob o seu presidente. Vê-se isso nos comentários de grande parte dos adeptos, dos comentadores ligados a BdC e até na Sporting TV. Como se o Sporting só existisse por causa do BdC, antes e depois.

    Isso claro que se nota também na apreciação aos jogadores. TODOS os que foram contratados pela actual administração TÊM que ser bons, porque o líder não tem dúvidas e nunca se engana. Este endeusamento está longe de se justificar, basta olhar para quantidade de jogadores de valor muito duvidoso nos nossos planteis.

    No entanto a sua observação não se justifica de todo no meu caso. 3 toques é muito pouco para avaliar um jogador cuja promessa está ainda por confirmar.

    ResponderEliminar
  4. O jovem Gauld tem revelado qualidade na B e tem dado boa resposta nestes jogos da A. Não vejo razões nenhumas para não se elogiar um jovem valor que tem demonstrado um espirito competitivo de assinalar.

    Como não vejo razões para não se elogiar um conjunto de jogadores, entre os que já compunham o plantel de há 2 anos, entre os que vieram no ano passado e os que vieram este ano ( e vários dos que vieram este ano estão a começar a aparecer ), que têm feito as melhores 2 épocas da última meia década, com fortes restrições orçamentais e num cenário de equilibrio orçamental e recuperação patrimonial.

    Faz sentido nenhum falar-se em endeusamento desta direcção e de todas as medidas, quando não se consegue elogiar, como um todo ( o que é diferente da critica pontual a algumas medidas, que merecem essa critica ), aquilo que é factual e objectivo.

    ResponderEliminar
  5. Lion73,

    o que quis dizer é que há muito "wishful thinking" em muitas análises a alguns jogadores contratados por BdC/Inácio justamente por terem sido eles a contratarem. Só que os jogadores valem o que valem e podem até não conseguir demonstrar o seu valor real, mas nenhum consegue mostrar mais do que é.

    Para mim avalio os jogadores como sendo do Sporting, independentemente de quem os contratou e também tenho os meus preferidos e "ódios" de estimação. " ódios" com "" porque não perco tempo nem energia com esse tipo de sentimentos.

    ResponderEliminar
  6. O gauld jogou porque nao havia mais ninguem para entrar para o lugar do AM que já nao se mexia. Mexeu bem o MS, o miudo nao complicou e jogou simples, tendo mais pulmao para pressionar alto com o Montero.

    Grande jogo do jefferson, impressionante a quantidade de assistencias que leva.

    Jogo muito dificil mas nada de novo. O scp teve sempre dificuldades em casa com equipas com bons principios defensivos (Moreirense, Rio Ave, Belenenses...) sendo que, este rio ave, ainda tem bons jogadores na frente.

    ResponderEliminar
  7. Concordo, para mim pouco importa de foram contratados por A ou por B, são jogadores do meu clube, e desejo que tenham o maior sucesso que possam ter, e apoiados é mais fácil de conseguirem.
    Na gerenalidade concordo com o post.
    Algumas mentes tem de ultrapassar o ódio que tem do presidente, porque em nada beneficica o clube.

    ResponderEliminar
  8. Jogo estranho.
    Quero dizer que jogamos bem mas também acho que não estou a ser totalmente sincero, mas também sei que aqueles 25 minutos da 2ª parte foram fantásticos, enfim, complicado.
    Foi daqueles jogos em que durante o 3-2, se tivesse em casa, teria ficado com uma úlcera nervosa. No estádio foi mais fácil (e mesmo assim foi complicado).

    Muito satisfeito pela vitória, pela subida de forma de muitos jogadores (Jefferson, William, Mané e J. Mário) e pelo regresso de outros (Martins).
    E com a ausência de Slimani, é importante que Montero e Tanaka estejam a marcar, muito importante.

    Acho que este 11 é melhor que o Sporting tem face ao plantel colocado à disposição de Marco Silva na pré-época. É pena que só em Janeiro é que se foi obrigado a utilizar estes jogadores em simultâneo.

    Mas faltam opções.

    Também teria visto com bons olhos se Nani tivesse forçado o 5º amarelo. Já sabemos como é que isto vai acabar...

    Boas estreias de Tobias e Gauld (o escocês pareceu-me muito evoluído e muito prático nas suas acções).

    ResponderEliminar
  9. Então mas o Nani não limpou a série por causa do jogo com o Estoril? Levou dois amarelos, foi expulso e assim limpou no jogo da Taça de Portugal, porque senão tinha de cumprir castigo no com o Braga.

    ResponderEliminar
  10. O Nani tem 4 amarelos, devia ter apanhado amarelo para não jogar com a Académica. Não podemos correr o risco de ir jogar com o Arouca nesta situação, senão a probabilidade de não jogar na Luz é muito alta.

    A expulsão no outro dia fez com que não jogasse o jogo seguinte para a Taça e estivesse disponível para Braga, não limpou a série de 4 cartões.

    Talvez não tenha forçado neste último jogo, para se reavaliar a situação do Carrillo e não se correr o risco de não ter nenhum dos 2 (Nani e Carrillo) contra a Académica mas eu diria que no próximo jogo tem de apanhar amarelo.

    ResponderEliminar
  11. Há gente que precisa de meter na cabeça, de uma vez por todas, que os reforços não são nem do Bruno nem do Marco. São do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    sl

    ResponderEliminar
  12. PM,

    "Não podemos correr o risco de ir jogar com o Arouca nesta situação, senão a probabilidade de não jogar na Luz é muito alta."

    Se me permite, só uma correcção (que nada vai em contra ao objectivo do seu discurso):
    - o jogo, com o Benfica, é em Alvalade e não na Luz.

    ResponderEliminar
  13. Sim, Cantinho toda a razão! É contra o Benfica mas é em Alvalade! ;)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (71) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)