segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Braga-Sporting: apontamento de arte Namban num final feliz

Provavelmente o momento decisivo do jogo, quando Tanaka e Nani decidem quem marca o livre
Tudo o que se possa dizer sobre o jogo de Braga fica relativizado pelo espectacular golo de Tanaka e pelo facto de este ter sido conseguido em circunstâncias muito especiais: desde o timing - já com o tempo expirado, e quando todos estariam já a conformar-se com um empate - até ao exotismo que o nome e origem do autor empresta ao momento. Ingredientes de um lance que assim se juntará a muitos outros pedaços épicos da nossa história que fará com que o "lembras-te do golo do Tanaka?" venha a fazer parte de futuras conversas.

Como é óbvio a importância deste golo será maior ou menor consonante venha a ser a história que a equipa escreva neste campeonato. Todos obviamente que desejaríamos que, na sua importância, figurasse ao lado de outros, como por exemplo o inesquecível livre de André Cruz a Vítor Baía. Enquanto aguardamos para saber em que prateleira da memória futura figurará, fica a certeza no presente da sua enorme importância. Este é o momento em que atingimos o pódio no presente campeonato e que entendo assim repor alguma justiça, tendo em conta o futebol praticado pela equipa na competição.  Justiça na apreciação interna e  externa às prestações da equipa.

Aproveitando o título do post, ficam uma série de apontamentos que decorrem do jogo:

- Entrada difícil no jogo, devido à falta de profundidade do nosso futebol. Quase todas as jogadas morriam algures no meio-campo, João Mário com muitas dificuldades em ligar, como lhe competia, o jogo. Recuperou na segunda parte, especialmente nos primeiros vinte minutos infernais de bom futebol e desperdício. Mérito do adversário e inadaptação nossa às circunstâncias, o que seria rectificado no segundo tempo.

- Uma nota importante: o Sporting a não conseguir explorar a defesa muito subida do Braga, nem nunca o tentou fazer, explorando a profundidade. No fundo não  conseguiu impor o sofrimento que muitos outros já nos fizeram sentir no passado. O jogo decorreria na sua totalidade sem conseguirmos usar essa arma, o perigo e oportunidades criadas tiveram nascimento registado a partir das alas.

- Muito erros individuais (as de Patrício e Maurício causaram calafrios) e perdas de bolas acentuaram o nosso sofrimento na primeira parte, uma vez que favoreciam as transições do Braga, onde este se sente confortável. 

- Nota para a estabilização do processo defensivo com a dupla Oliveira-Mauricio, com um jogo muito competente do primeiro no geral e o jogo imperial de cabeça do segundo, que não terá perdido nenhum lance. Jogo igualmente muito competente a defender de Cedric, o mesmo não se podendo dizer de Jefferson, a quem Pardo impôs respeito, expondo as principais dificuldades do seu jogo.

- Progressiva melhoria e acerto com o decorrer do jogo, com o Sporting a terminar a primeira parte a anunciar que vinha aí um vendaval.

- A segunda parte começa de forma enganadora, com Patrício (exceptuando o lance aludido acima, esteve sempre em grande nível, alardeando segurança) a defender um golo certo de Pardo. Os minutos seguintes seriam um desperdício de golos e um vendaval de futebol que encostou o Braga às cordas. Saliência para Mateus, guarda-redes do Braga, por fazer o que devia (até a simular lesões para arrefecer o nosso ímpeto)  embora me pareça que houve maior demérito nosso.

- A importância da eficácia no desfecho dos jogos. Arriscamo-nos a trazer apenas um ponto quando construímos oportunidades para ganhar com tranquilidade. O Braga podia tê-lo conseguido por Pardo, duas vezes, e por Éder quase já no final.

- O momento estranho de William. Um bom jogo, manchado por alguns passes precipitados, num registo completamente oposto à sua marca registada. Mas um jogo a anunciar que o melhor William está de regresso.

- Sem jogar mal Nani acusou falta de ritmo, o que se compreende com a paragem prolongada a que esteve obrigado. O Nani neste jogo foi Carrillo, em grande forma e sobretudo a exibir grande confiança. Confiança essa que é partilhada pelos companheiros, que o procuram constantemente, ao jeito de "toma lá e resolve".

- Nem tudo é bom nos happy endings. Não é fácil ser Marco Silva, ou outro qualquer Jonh Doe que fosse o nosso treinador. Quando o jogo se encaminhava para o seu final com um resultado negativo, o técnico tinha à sua disposição no banco, além de Boeck, Jonatham, Rosel, Tobias, Mané, Tanaka e Lopes. Se o japonês acabou por resolver, tal não deve mistificar o que sucedeu após as substituições: ficamos ainda mais mortos para o jogo do que já estávamos antes delas, perdendo a posse da bola e o controlo do jogo. 

- É certo que André Martins e Capel poderiam oferecer um pouco mais, mas não muito. Há jogadores que são titulares na nossa equipa, ou constam dos habituais dezoito, que dificilmente o seriam no Braga, ou não o seriam de todo. E o contrário também se pode afirmar: há jogadores no Braga que entrariam com facilidade nos nosso dezoito e até disputariam a titularidade. 

- Quando se fala em reforços de inverno este é um ponto que deve estar em cima da mesa, porque é precisamente com o Braga que deveremos disputar o terceiro lugar e o lugar acima, não sendo fácil, não nos está vedado. A saída temporária de Slimani é um por isso também um problema acrescido enquanto durar, ficando por saber quando e em que condições  regressará.

Nota: Já depois da publicação do post recebemos da AAS o seguinte comunicado, que abaixo se publica:
(clique para ampliar)

14 comentários:

  1. Quando falas na necessidade de reforços, não estarás a ignorar a qualidade de jovens como tobias, gauld, wallyson, iuri, esgaio, podence, gelson e alguns outros que temos à disposição?

    Ou achas mesmo que temos capacidade financeira para ir ao mercado buscar melhor?

    Que titulares nossos são assim tão piores que os do braga?

    Discordo frontalmente dessa parte do teu post, e parece-me evidente que ainda não percebeste o projecto desta liderança. Ou talvez tenha sido eu.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Boa crónica ao jogo. O pior que pode acontecer ao Sporting é pensar que a salvação do Sporting vem do Tanaka.

    ResponderEliminar
  3. O pior que pode acontecer ao Sporting é pensar que a sua salvação está no mercado de Janeiro (mercado de refugo inflacionado) enquanto continuamos a amesquinhar e desprezar os NOSSOS Tanakas e a fingir que desconhecemos a situação do Clube/SAD...

    Com Wallyson, Gauld, Tobias, Rosell, Jonathan, Tanaka, André Martins, Carlos Mané, Héldon temos um excelente banco e varias opções para substituir os titulares. O Slimani volta daqui a menos de um mês... Mas que se lixe, fuck logic e vamos gastar uns M€ para "salvar" o Sporting...
    Quanto seria necessário gastar em Janeiro para termos um titular de caras a avançado ou a central? Um que sentasse Montero e Tanaka de caras e que fosse claramente superior a Tobias e Maurício?

    ResponderEliminar
  4. Comentário com vistas muito pobres na apreciação da qualidade dos jogadores das 2 equipas (penúltimo parágrafo).

    ResponderEliminar
  5. Nota: quando no post digo "Quando se fala em reforços de inverno este é um ponto que deve estar em cima da mesa" não estou a advogar a compra de jogadores neste mercado, mas simplesmente a necessidade de ser bem pensadas as compras que seriam necessário efectuar para para reequilibrar o plantel e que comummente se apontam como o defesa central e o ponta-de-lança.

    ResponderEliminar
  6. Não acho de todo que se deva gastar dinheiro que não temos para contratar um avançado só por causa da ausencia de Slimani - até porque necessitaria de alguma adptação e ao fim de um mês já teremos novamente o argelino

    Quanto ao central concordo - Paulo Oliveira é um bom central que pode evoluir ainda e precisa de um colega não seja tão inexperiente como Tobias ou tão doido com Mauricio

    De resto também não concordo com a avaliação ao plantel - podemos não ter ( e não temos) o melhor plantel do campeonato, mas se este jogo mostrou algo é que temos banco - aliás tirando Sarr - todas as novas caras têm dados boas respostas quando chamadas e até acho que temos capacidade para rodar um pouco mais o plantel do que temos feito

    depois claro temos a formação com mais 2 ou 3 nomes que podem ser opçõesvalias a curto prazo

    PS: O tiro de André Cruz e a assistencia de Secretário para Acosta :)

    ResponderEliminar
  7. "Se o japonês acabou por resolver, tal não deve mistificar o que sucedeu após as substituições: ficamos ainda mais mortos para o jogo do que já estávamos antes delas, perdendo a posse da bola e o controlo do jogo."

    Lamento, mas o "mal" está feito. Não é em Janeiro que se vai emendar o que se fez em Junho/Julho/Agosto passado. Não há mercado nem dinheiro para isso. Se em 1999/2000 os reforços cirúrgicos em Dezembro fizeram a diferença - em especial André Cruz - tal é a excepção e não a regra, até porque o onze base nessa altura já era forte. Desta feita seriam precisos bem do mais que reforços cirúrgicos. Ainda por cima quem menciona a equipa B, que está a fazer uma época lamentável, como reforço da equipa principal só pode estar a brincar. E sim, o Mané e o Tanaka entraram mal no jogo, salvando-se o lance no último minuto.

    O Tanaka valeu pelos três pontos (que já deviam ter sido assegurados antes) e por finalmente o Sporting ter marcado um golo de livre, mas não devemos ver muito mais do que isto. Queria ainda agradecer a estupidez do central e do guarda-redes do Braga, que nos ajudaram a criar uma oportunidade para golo no último minuto. Ainda bem que não é só o Maurício e o Sarr...

    ResponderEliminar
  8. "Há jogadores que são titulares na nossa equipa, ou constam dos habituais dezoito, que dificilmente o seriam no Braga, ou não o seriam de todo. E o contrário também se pode afirmar: há jogadores no Braga que entrariam com facilidade nos nosso dezoito e até disputariam a titularidade."

    Que existem jogadores no Braga que seriam bons suplentes no Sporting, não duvido.
    Agora no onze titular? A sério? Diga-me LdA:
    Trocava, Matheus por Patrício?, Baiano por Cédric?, Aderlan/A. Pinto por Oliveira/Maurício?, Djavan por Jeffreson?, Danilo por William?, Tiba por Adrien?, Micael por J. Mário?, Pardo por Carrillo?, Rafa por Nani? Éder por Slimani ou Montero?

    Eu cá não trocava!

    SL

    ResponderEliminar
  9. Leão da Covilhã foi isto o que eu disse:

    "há jogadores no Braga que entrariam com facilidade nos nosso dezoito e até disputariam a titularidade."

    Dos jogadores deles que nomeou quase todos, repito, quase todos, se enquadram neste contexto, excepção feita a Patricio, Nani e ao actual Carrillo.

    Jorge Alemão:
    Do que vi, cheguei à conclusão oposta: o banco não permite grandes aventuras. E se MS procurava voltar a virar o jogo a nosso favor, quando ele caía aos poucos no colo do Braga, as substituições nada conseguiram fazer pela equipa. A partir daí nunca mais chegamos à frente com perigo e a saída de Adrien tirou-nos reacção à perda da bola. Eu não ligo o excelente golo de Tanaka a um resultado directo das substituições, apesar de ser inegável a relação. O golo não acontece na sequência de uma jogada mas de uma bola parada que resulta de uma falha de entendimento do central e guarda-redes do Braga.

    ResponderEliminar
  10. Não sou grande fã destes exercícios, mas, uma vez que a discussão derivou para aí, aproveito para dar a minha opinião sobre a potencial mais-valia que os jogadores do Braga poderiam aportar ao nosso plantel:
    - Rafa e Aderlan seriam titulares no Sporting (o Aderlan, então, era de caras).
    - Matheus e Pardo dariam dois suplentes de luxo para Patrício e Nani/Carrillo.
    - Tiba e Eder seriam suplentes pouco mais que razoáveis.
    - Alan, apesar da idade, talvez ainda pudesse ser útil, mas não tenho acompanhado os seus últimos jogos e ontem pouco deu para ver...

    ResponderEliminar
  11. William fez um grande jogo, assim como o sporting, mas como é normal desvaloriza-se.

    ResponderEliminar
  12. O Carrillo, pah...

    O Carrillo está soberbo.

    Vou contar uma estória: antes do livre, voltei-me para quem estava ao meu lado na mesa do café e disse: O Tanaka está com cara de Samurai... Deixem-me puxar a cadeira para trás que é para poder saltar à vontade e não partir nada a festejar o golo! É tão bom, qd se acerta nestes totobolas! :D

    ResponderEliminar
  13. Ontem os saldos valeram 3 pontos. Parece que foi preciso ir à "china", para arranjar um jogador que saiba marcar livres directos. Mas infelizmente têm sido mais as vezes que temos perdido pontos à conta deles, é verdade. Mas este japonês parece melhor jogador, do que os minutos que tem nas pernas até agora mostram.

    De qualquer forma passou-se aquilo que estava a espera. O nomes Bruno de Carvalho ou Inácio,só aparecem quando o Maurício ou o Sarr fazem merda. Acho isso injusto, mas pronto. É a minha opinião.

    E por falar em Mauricio....ou têm todos medo dele no balneário, ou então andam distraídos com a quantidade de cotoveladas que o homem distribui por jogo. Qualquer dia já não há avançados em Portugal. Estão todos no osteopata.

    ResponderEliminar
  14. A verdade é que mais uma vez exagera um bocado no seu ponto de vista.
    O nosso plantel não é tão fraco como você diz nem tão forte como o presidente acredita.
    E o terceiro melhor plantel de Portugal. Muito superior ao de toda a concorrência, excepto ao dos eternos rivais.
    Com uma vantagem : juventude e margem de progressão! O propio sarr pode evoluir e tornar-se num bom jogador! Neste momento é realmente fraco para o Sporting. Penso que um empréstimo poderia ser bom para ele.
    Tanaka. ..marco Silva disse tudo! Precisa de tempo e de jogos! Calma com o rapaz.
    Reforços. ..com slimani de fora sobra montero. E pouco.
    Uma lesão do homem significa jogar com Tanaka.
    Temos o Benfica e o Wolf bourg para atacar em fevereiro. Penso que seja necessário um ponta de lança. Bom e se possível barato

    MLV

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)