terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O segundo lugar é possível e o titulo deixou de ser uma miragem?

Há um ano atrás em Arouca, foi assim
No dia 15 de Janeiro escrevia isto:

"O campeonato é uma miragem que ficou dos melhores sonhos de verão. O segundo lugar, não sendo impossível, está já no limite da linha do horizonte. O que me parece ao alcance é obviamente o terceiro lugar, (é o que se pode chamar de serviços mínimos), e sobretudo a Taça de Portugal. A Taça UEFA deve ser encarada como uma etapa de formação, ao jeito de uma pós-graduação. Importante sim, mas determinante, nesta fase da vida do clube, é a afirmação nas competições nacionais."

Entretanto, após os acontecimentos um tanto ou quanto inesperados e invulgares - SLB e FCP perderem na mesma jornada - a linha do horizonte ficou mais próxima, mas o sonho de verão continua a ser isso mesmo, pelo menos até ao próximo oito de Fevereiro. Aí, quando o Sporting receber em casa o actual campeão e comandante, poderá fazer alguma por si mesmo, reduzindo para quatro os actuais sete pontos de distância. Isto partindo do principio que cumpre a obrogação de ganhar em Arouca.

O segundo lugar é possível e o titulo deixou de ser uma miragem?

Além da pergunta expressa no titulo do post ocorrem-me mais duas:

Com esta recente aproximação aos lugares da frente o Sporting deve ser mais ambicioso no discurso, voltando ao que assumiu no ínicio de época, ou manter o low-profile e esperar por novas escorregadelas dos seus adversários?

A mesma pergunta relativamente ao mercado. O Sporting deve ser mais ambicioso no reforço do seu plantel - e se sim, em que posições - ou deve manter plantel exactamente como está?

17 comentários:

  1. O segundo lugar é mais que possível, mas o titulo continua muito complicado... Tendo em conta as arbitragens que nao irao abrandar, pelo contrario, prevejo um avolumar de erros com o aproximar do fim do campeonato, principalmente se entrarmos na corrida!

    O discurso é me indiferente, desde que se foquem a 100% em cada jogo... O discurso so serve para os jornalistas/terroristas se entreterem.

    Acho que devemos manter o plantel como esta, o tempo de contencao ainda nao passou, alias, esta para durar. Dito isto, no maximo ia se buscar um central, mas sinceramente por mim fazia se all in no Tobias, se corresse muito mal, passava se a apostar no Ewerton/Rabia.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Cheira-me que ao despachar o Heldon e o Capel, chegará um extremo.

    ResponderEliminar
  3. O erro existiu no inicio do campeonato quando assumimos uma candidatura clara ao titulo que ainda não tem correspondência nos recursos que o Sporting tem disponíveis para disputar o titulo com os seus adversários. Se eles forem competentes nós naturalmente ficamos em terceiro, para conquistarmos lugares (2º ou 1º) nós temos de ser excelentes no rendimento que tiramos dos nossos recursos e os outros incompetentes.

    Eu apontava nesta época na conquista de 82 pontos para considerar o nosso desempenho excelente, qual a classificação a que isso iria corresponder? Não me interessa, com 82 pontos se não formos campeões estamos muito próximo de quem for e nada mais posso exigir ao Sporting do que isso, manter os rivais sob pressão, a glória se vier é um bónus.

    Detesto este mercado de inverno e só concebo investimento por saída de algum jogador nuclear (foi o caso do Maurício) ou oportunidade de ocasião tendo em vista já o próximo campeonato.

    Para conquistar os meus 82 pontos teríamos de ganhar na 2ª volta mais 10 pontos do que na primeira... 46 pontos, equivalente à melhor volta do actual líder do campeonato em largos anos, sabendo das curvas do nosso campeonato 79 (mais 7 pontos) já não é nada mau.

    O próximo derby e o jogo em Arouca valem os mesmos 3 pontos, é para mim irrelevante onde é que o Sporting amealha pontos desde que chegue no final aos 80 ou muito próximo disso.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o comentário do Bernardo Carvalho em relação as arbitragens.

    Mesmo quando os vermelhos perdem são altamente beneficiados. É incrível isto.

    Já contra o Braga aconteceu o mesmo. É um colinho descarado, mas como estão mal habituados revoltam-se claro. É necessário jogar o triplo para vencer.

    LdA,

    Posto isto, o campeonato será sempre uma miragem. Temos uma taça de Portugal que não podemos deixar fugir e na UEFA talvez nos tenha saído a equipa mais complicada.

    Este Ewerton jogando no nosso Sporting aquilo que mostrou em Braga julgo que o plantel fica fechado.

    Arouca será mais uma final para vencer.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Depois de um 2ª lugar não achei descabido assumir-se uma candidatura a algo que somos eternos candidatos

    No entanto não percebo a importancia dada ás projecções iniciais - sinceramente se o discurso fosse outro, não me parece que teriamos mais pontos do que os que temos agora

    O problema não foi o assumir do objectivo campeonato, mas outros, como limitação do plantel (pelo menos no centro da defesa e alguma resistencia de MS em apostar em jogadores fora do "11" de LJ, pelo menos Paulo Oliveira e João Mario deveriam ter entrado mais cedo na equipa

    Quanto a contratações,só mesmo com saidas - não é qualquer um que entra assim na equipa a meio e se nos lembramos ainda de Andre Cruz, Mpensa e Cesar prates - é também porque depois deles muito dificilmente se encontra outros reforços de Inverno ao mesmo nivel e ja passaram 15 anos

    ResponderEliminar
  6. O factor psicológico conta muito. Estes alentos que Marítimo e Paços nos deram (campos que ainda temos de visitar) servem para nos manter vivos.
    Na mente de todos tem de estar "é possível, sim, mas depende de nós".

    O nosso plantel e distância para o 2º e 1º não nos permitem que se desperdice muitas mais oportunidades. Arouca é fundamental, para nós e para os adversários. Se falharmos estes 2 jogos (já contando com o do Benfica), na cabeça de todos (jogadores e adeptos) fica a sensação de "não somos capazes". E isso pode ser catastrófico para o que ainda se tem de conquistar (Taça de Portugal e 3º lugar).

    O discurso tem de ser aquele que deveria ser desde do início: "preparar e ganhar 1 jogo de cada vez, de preferência o próximo".

    Não acredito no título, mas acredito que este pode não ficar resolvido em Janeiro ou Fevereiro. E isso pode fazer tremer e enfraquecer quem vai à frente.

    Alterações no plantel? Mais que entradas (leia-se, contratações) gostava de ver resolvidas algumas saídas:
    - Miguel Lopes (o facto de ser opção é angustiante), Capel, Sarr e Heldon;

    Em contrapartida, acho que Esgaio, Wallyson, Podence e Gauld deveriam integrar o plantel em full time, como opções mesmo válidas (o nosso banco com a Académica foi um insulto).


    ps: LMGM, já me dava satisfeito com 77 pontos; na 2ª volta o Sporting vai a Arouca, Belém, Marítimo, Dragão, Paços, Moreirense, Setúbal, Estoril e Rio Ave; muito complicado...

    ResponderEliminar
  7. Os 3 pontos do jogo com o Arouca valem tanto como os 3 pontos do jogo com os vermelhos. Por isso não posso concordar com a opção dos amarelos a pedido de Nani e Jefferson. O jogo com o Arouca não vai ser nada fácil, basta ver o que aconteceu o ano passado e o árbitro nomeado é da associação de Braga. Aliás as escolhas dos árbitros tem sido todas feitas à medida!

    ResponderEliminar
  8. Isso do discurso, e simples : low profile. Que é como quem diz, passar o mais despercebido possível, por entre as contas de jornais e da apaf.
    Aliás, era assim que se devia ter atacado a época. Um jogo de cada vez e no fim fazemos contas. Afinal, não é com candidaturas que se fazem campeões.
    Estou absolutamente convencido, e esperançado ,que daqui por 2 semanas estaremos somente a 4 pontos do benfica, e a partir daí tudo é possível. 4 pontos não é nada! Depois é só ver como se porta o homem do apito.
    MLV

    ResponderEliminar
  9. Anónimo 27 de janeiro de 2015 às 22:18

    Tenho a mesma opinião. Arouca não está ganho daí não ter compreendido os cartões a pedido de Nani e Jefferson. Veremos como será.

    abraço

    ResponderEliminar
  10. O jogo de Arouca é uma óptima oportunidade para pôr os "reforços do presidente" a jogar no campeonato, ou não é? Afinal há reforços, ou não há reforços?

    E pelos vistos a "moda" de comprar jogadores lesionados continua. Precisávamos de um central experiente, mas afinal vai-se buscar um que praticamente não jogou nos últimos seis meses, ainda por cima chega lesionado, e por isso vai estar um mês parado no Sporting. Ah, já sei: é merda, mas é merda mais barata do que a do Godinho. Que avanço!

    ResponderEliminar
  11. Péssimo o empréstimo de Esgaio à Académica.
    Emprestar jogadores destes ao Paulo Sérgio é um atentado. É para melhorar ou é para fazer esquecer?
    Isto quer dizer que Miguel Lopes e Geraldes é que são as verdadeiras opções a Cédric (que ainda pode sair)?
    Cédric vai jogar todos os jogos até ao fim da época (Liga, Taça, Europa)?
    Lamento pelo Esgaio e lamento pelo Sporting.
    Que motivação terá hoje Esgaio, sabendo que amanhã já não está cá? Vai jogar com a mesma intensidade, motivação e dedicação? Vai jogar pela qualificação para as meias-finais de uma Taça, sendo que outro é que poderá disputá-la?

    A confiança que tinha, acreditem, desceu muito com esta opção de mercado.

    ResponderEliminar
  12. As minhas respostas:

    1. Acho que o segundo lugar é mais do que possível. Eu diria até que é provável, pois antecipo uma segunda volta em queda para o porto. Quanto ao título, acho que não é impossível, mas está muito, muito difícil. Não porque o benfica seja mais forte que nós, mas porque, como se tem visto, goza de um naipe enorme de ajudas extra e isso poderá continuar a fazer (como tem feito até agora) muita diferença. Acho que as próximas jornadas serão decisivas. Seja como for, eu acredito.

    2.Sinceramente, não acredito que a história do discurso (candidatura ao título ou ganhar o próximo jogo) tenha algum peso na mente dos jogadores no momento em que eles têm que fazer um passe, cortar um lance ou rematar à baliza adversária.
    Não foi seguramente por isso que levamos 3 em Guimarães da forma como os levámos e empatámos jogos em casa contra equipas que lutam para não descer.
    Basta pensar que - com exceçáo do Guimarães - a equipa respondeu sempre da melhor forma nos jogos de maior exigência e falhou nos que à partida seriam mais simples. Nos momentos mais decisivos, em que os factores psicológicos mais poderiam pesar, a equipa correspondeu.
    Acho que se trata de uma falsa questão.
    Aliás, acho que só mesmo num clube esquizofrénico como o nosso é que o tema é debatido até à exaustão. Não vejo mais clube nenhum no Mundo onde o tema seja tão debatido.
    Claro que, se queremos ser campeões, temos sempre que ganhar o próximo jogo. Mas isso não impede a ambição (legítima, a meu ver) de dizer que, além do próximo, queremos ganhar o outro, e depois o outro, e depois o outro... todos os outros que vêm a seguir.

    3. Acho que deveria vir um central. Alguém com experiência e muito habituado a ganhar títulos. Para mim, alguém na linha do Ricardo Carvalho (e não do coxo do Costa) seria o ideal. Vejam só a injecção de moral ("efeito Schmeichel") que daí resultaria...
    A contratação do Ewerthon só faz sentido se tiver sido feita a pensar na próxima época.
    Por mim, não viria mais ninguém...

    ResponderEliminar
  13. Só mais uma coisa:
    Quando digo que "por mim, não viria mais ninguém" é no pressuposto de que não haverá vendas. A saírem Capel e Heldon (este último, quanto a mim, seria um erro), tem que vir alguém para as alas. Alguém que pudesse render já, mas com grande margem de progressão (a antecipar a provável saída de Nani no final da época).
    Hernâni, seria excelente.

    ResponderEliminar
  14. Cantinho,
    Concordo completamente, o Esgaio só vai desaprender.

    Jo,
    o Héldon vai para o Maritimo de onde nunca devia ter saído, pelo menos para nós e ainda por cima ao preço que foi.

    ResponderEliminar
  15. Leão,

    é que não consigo mesmo perceber (e aceitar) este empréstimo. Mas, pelo que tenho lido, devemos ser dos poucos, pois o que não falta aí é gente a considerar o empréstimo à Académica benéfico, bem como a permanência de Miguel Lopes (que até consideram melhor que Cédric).

    É um pouco como ter emprestado o Pereirinha ao Manuel Machado e ao Kavala da Grécia (ou lá o que aquilo era).

    ResponderEliminar
  16. Deve continuar calado e com blackout , nao tem de dizer que é mais ou menos , ja chegou o pole position.

    Penso que devemos andar grau a grau , se estamos em 3º , devemos pensar no 2º , o objetivo tem de ser ultrapassar o FCP , e se conseguirmos depois logo se ve , se o Sporting e a sua estrutura metem na cabeça o 1º antes de passar o 2º , isto vai dar asneira.

    Jogo preocupante , o de Arouca , que não sei como vamos ganhar com tão pouco futebol , sem qualidade e verticalidade no jogo interior contra um enorme autocarro , e sem Nani. Isto tendo em conta a forma do provavel titular no seu lugar, o Mané.

    Jogo a jogo , passo a passo , deve ser esse o discurso do SCP.

    Esgaio pode crescer , tendo em conta que a Académica defende mais do que ataca , e Esgaio deve crescer defensivamente. O Cantinho do Morais continua a fazer de um jogador banal como Cédric um grande jogador , outro banal que ali anda é o Adrien.

    Em relação ao que pergunta , penso que se tem ambições de titulo , falta um ponta de lança de equipa grande , um lateral direito , e mais um extremo para o banco , pois Mané não é extremo , e Podence tem de crescer a nível fisico , principalmente a intensidade.

    Iuri sim , foi um empréstimo sem sentido.

    ResponderEliminar
  17. m1950,

    Respeito a sua opinião mas não concordo.
    Não sou eu que faço de Cédric um grande jogador. Creio que ele faz isso por mim. E melhor fica quando as opções ao seu lugar são Miguel Lopes e Geraldes.
    Mas o m1950 até deve estar contente, pois é fã do Miguel Lopes. Ainda me relembro das loas que, aqui, lhe prestou, relembrando que tinha sido alvo de interesse do Tottenham. Bem, mas se acredita mesmo nisso...

    E olhe que o Miguel Lopes deve estar contente por o ter agradado, algo que não é fácil (Cédric, Adrien, Marco Silva, por exemplo, que o digam).

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)