quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Casos & Casos

 
Parece que desta vez Jefferson "largou-se" mesmo
Problemas de índole contratual terão provocado acesa discussão entre Jefferson e Bruno de Carvalho. Não tomarei partido nesta questão enquanto não se souberem pormenores, mas não deixo de dizer o que me parece o óbvio nestes casos:


- Este caso, envolvendo um dos jogadores que, pelo que produz, é dos mais importantes do plantel, seria sempre mau, nesta altura em particular é péssimo.  


- Não sei quais foram as razões invocadas por Jefferson, mas enveredar por actos de indisciplina é a forma mais rápida de perder a razão que lhe possa assistir. Por mais fortes que estas sejam e por mais profundas que sejam os antagonismos com os dirigentes, os jogadores não podem e não devem esquecer que o clube é muito mais do que eles todos, jogadores e dirigentes.


- Grande parte deste género de conflitos laborais previnem-se antes de se extremarem posições. Um boa gestão de expectativas, particularmente no caso dos jogadores com mais mercado, como é o caso de Jefferson, é crucial.


- São já demasiadas ocorrências como estas, o que leva à imediata necessidade de se apurar as suas causas. Em primeiro lugar apurar se existe um padrão. Ou o Sporting tem um azar desgraçado e contrata quase sempre jogadores indisciplinados, ou algo está a falhar na relação entre entidade patronal e funcionários. Como comentário adicional acresce dizer que a ideia que muitas vezes circula entre os adeptos que os jogadores devem ser geridos com mão de ferro é uma ideia que fica bem no... século passado.

O sistema está vivo e não dorme
O castigo a Bruno de Carvalho, e particularmente a forma célere com que foi aplicado, é a última prova de vida do famoso sistema. Que, ao contrário do que se pretende ultimamente, não é uma santa aliança, antes se assemelhando a uma hidra com várias cabeças. Olhe-se para as várias estatísticas - castigos, expulsões, celeridade e sentido das decisões, etc - para o confirmar, constatando-se, quase sempre, que o Sporting  vem na cauda dos favorecidos. Ou o inverso.

Esta prova de vida é também:


- Uma declarada e vergonhosa afronta e uma falta de respeito para com uma das importantes instituições desportivas nacionais. Deve ser o primeiro caso de castigo sumário a um presidente, sem instauração de um inquérito.


- É um forte contributo para a discussão interna sobre a virtude da estratégia que vem sendo seguida. Os resultados são os mesmos de sempre e são esses que são necessários mudar, sob pena de o clube ser permanentemente prejudicado.


- É uma prova de vida e de força. É pura especulação da minha parte mas não estranharia que o famoso sistema apanhou Bruno de Carvalho desprevenido à saída de uma curva. O incidente com o roupeiro do Gil Vicente, a ter existido, é no mínimo esquisito. Desde logo porque um presidente não discute com roupeiros sem alienar autoridade e prestigio. Quem sabe o FCP não tem agora a oportunidade de retribuir a "hospitalidade" que lhe tem sido dispensada em Alvalade. É que nestas matérias eles não são aprendizes, mas sim profissionais encartados.

Gastar farelo e poupar na farinha
Este deveria ser o tema de hoje, o post estava já quase terminado. A ocorrência do caso Jefferson acabou por o deixar em repouso. Mas não posso deixar de manifestar a minha discordância e até perplexidade pelas recente decisão sobre as viagens da equipa B. 

Fundamentar esta decisão absurda de fazer viajar no próprio dia de jogo uma equipa de profissionais de futebol com base em argumentos financeiros é de todo incompreensível quando se constata o elevado número de jogadores totalmente desnecessários que têm entrado e saído para aquele escalão. 

O Sporting não precisa nem pode gastar dinheiro em Rabias (750.000), Sacko's (1 milhão), Slavchev's (2.5 milhões), etc, que dariam para pagar mais do que um  orçamento anual, para depois por a equipa B a conhecer o país de autocarro em dias de jogos. Chama-se a isto gastar no farelo e poupar na farinha.

As consequências desta decisão são várias e não me ocorre nenhuma positiva. Desde logo as imediatas, como o desprestigio do clube que se diz  e é grande, mas que usa meios que até os amadores já evitam.

Quanto é que isto custa na hora de disputar a aquisição de um jogador com um qualquer clube concorrente? 

Quanto isto pesa na capacidade competitiva da equipa no relvado e as consequências que tem na prestação dos jogadores, em confronto já desigual, porque os adversários jogam em casa?

Que influência tem na evolução dos jogadores, já não falando no que isto representa para eles?

16 comentários:

  1. "Kilgore: Smell that? You smell that?

    Lance: What?

    Kilgore: Napalm, son. Nothing else in the world smells like that.

    Kilgore: I love the smell of napalm in the morning. You know, one time we had a hill bombed, for 12 hours. When it was all over, I walked up. We didn't find one of 'em, not one stinkin' dink body. The smell, you know that gasoline smell, the whole hill. Smelled like

    [sniffing, pondering]

    Kilgore: victory. Someday this war's gonna end...

    [suddenly walks off]"

    (Apocalypse Now - 1979 - Francis Ford Coppola - diálogo entre as personagens interpretadas por Robert Duvall e Sam Bottoms)

    ResponderEliminar
  2. Cantinho:

    É p i c o! (ver a partir de 1'25'')

    https://www.youtube.com/watch?v=Jts9suWIDlU


    "Someday this war's gonna end..." Sim, uma dia a guerra acabará... só não sei se restará alguma coisa por queimar na colina... Resta saber quem, no final da guerra, fará o papel do coronel Kurtz...

    ---

    O sistema nunca adormeceu... Está é a mudar (parcialmente) de coordenadas geográficas...

    Como o "presi" não vai para o banco do Dragão, o que eu quero é vê-lo na tribuna do Dragão! Mas sozinho e de peito feito, ou seja, sem estar rodeado de seguranças, claro... Aí sim, é mostrar tomatada da grande. Alguém acredita?

    ---

    Infelizmente, BdC tresanda a farelo...

    ResponderEliminar
  3. O sistema está vivo, de facto. Agora veremos se o "Bruno" vai levar com os Super Dragões na Tribuna do Dragum. É para o lado que eu durmo melhor.

    Desta vez foi o Jefferson. Acho que não há alguém no plantel que não lhe tenha já topado a pinta. Outros há que nem lhe passam cartão, por isso é que as renovações estão paradas, porque à segunda só cai quem quer.

    Depois dos empréstimos todos, do cancelamento das obras em Alcochete, do miserabilismo com o plantel da equipa B (pedir ao Portimonense que pague o hotel, mas quando é que já se viu isto no Sporting?), o corolário é óbvio que será a extinção da equipa B no final da época. Só é pena é esta direcção não ser extinta também.

    ResponderEliminar
  4. A presidência de Bruno de Carvalho é profundamente centralizadora constituindo-se num regime presidencialista levado ao extremo, visando uma "hiper-liderança". Daí a necessidade de fazer "microgerência"… de modo permanente! Por isso, nos jogos da equipa principal, senta-se no banco dos suplentes. “No banco consigo entender uma série de coisas que as outras pessoas envolvidas não conseguem. Assim o grupo sente que o líder está ali ao pé deles e sei sempre o que se passa”, explicou BdC.

    Muito a propósito o Cantinho refere o fabuloso “Apocalipse Now”. Há um momento num diálogo entre Benjamin L. Willard (Martin Sheen) e o Coronel Kurtz (Marlon Brando) em que o primeiro afirma: “Não aqui vejo qualquer estratégia, ela não existe.” (cito de memória)

    Ocorre-me que isso pode estar a passar-se com o Sporting sob a presidência de BdC. Há uma intervenção casuística sem planeamento, isto é, muita tática e nenhuma estratégia.
    BdC bombardeia com napalm tudo o que mexe, ameaça todos com a sua “voz grossa”, reuniu um exército de acólitos que descobrem bruxas conspiradoras em cada esquina e, agora, imaginam inimigos em cada vão de escada. O efeito é o enfraquecimento de BdC, porque fica mais isolado, porque há excessiva exposição pública, porque as suas relações interpessoais se degradam rapidamente. E o percurso será longo e duro e a estrada tem muitas curvas.

    ResponderEliminar
  5. Zargo,


    Mais uma prova de que não existe qlq estratégia e a táctica é completamente casuística:

    BdC prepara evento para homenagear um dos mais diletos membros da apaf, recentemente retirado... Esta nem o Coronel Kurtz se lembraria...

    Siga a dança!

    ResponderEliminar
  6. Verdade, Virgílio. li algures e pasmei! E sobre esse assunto continuo pasmado!

    Siga a dança, tens razão...

    ResponderEliminar
  7. Virgílio e Zargo,

    e como será a preparação da próxima época?
    Com jogadores fundamentais a 1 ano do termo do contrato?
    com o melhor jogador de saída (Nani)? com o 2º melhor que já queria ter saído e lhe terá sido prometido a saída no final desta (William)?
    com a saída (prometida) de Slimani? com o plantel cheio de entulho com longos contratos mas que já se viu que não servem (Shikabala, Sarr, M. Lopes, Sacko, Slavchev, Geraldes, Rabia, etc)?
    e sem os objectivos alcançados (entrada directa na Champions - veremos se na pré-eliminatória - e Taça de Portugal - ou alguém acredita que um clube em erupção tem espaço para Vencer; o Nacional é já daqui a uma semana)?
    e, claro está, sem treinador (porque quer ir embora e porque não vai cumprir os objectivos, segundo a "estrutura")?

    Como é que este clube aguenta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja o cenário esta traçado.

      Vamos ficar em 3 (provavelmente em 4) ser eliminado nas meias da taça, e vamos começar a próxima época sem jogadores e treinador...

      O problema dos que odeiam BDC é reconhecer que desportivamente o futebol do SCP teve um aumento de qualidade assinalável.

      Eu nao tenho qqr problemas em o criticar pela guerras internas que ele nao está a ser capaz de resolver mas nao tenho qqr duvida que a direção consiguira montar uma equipa competitiva para a próxima época.

      Eliminar
  8. O Proenca? Por favor nao! Nao mesmo!! Sou eu ou anda tudo louco?

    ResponderEliminar
  9. Chamem-lhe "azar desgraçado" ou "falta de estratégia".

    Chamem-lhe o que quiserem, mas problema do Sporting é sobretudo um: dinheiro.

    Com os contratos milionários do passado, não havia jogadores das camadas jovens a sair para os rivais, jogadores importantes com um ano de contrato ou tensões sobre transferências abortadas.

    Vejam lá se o Miguel Lopes ou o Adrien ficam ressabiados quando são encostados...





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que nem isso meu caro, em alturas em que se gastavam 80M por época na SAD, perdemos Vários titulares importantes por valores miseráveis.

      Assim de cor temos quaresma, Ronaldo, Moutinho, tello, liedson, Veloso... Mais umas quantas promessas da formação com Edgar Ie ou João Carlos.

      Eliminar
  10. Cantinho,

    Para mim merecem ainda uma menção especial o Carrillo e o Cedric que terão que ser vendidos ou renovar no próximo verão.
    Cheira-me a nova novela com o mesmo enredo de sempre.
    Estou curioso para ver como vão demonizar o Cedric. O Carrillo já se percebeu que vai passar pela historia de o agente ter uma parte do passe,

    SL

    PS: A do Proença só vai servir para os seguidores defenderem que existe aqui uma qualquer estratégia para o futuro. Na pratica, se não marcarem rapidamente o jantar, o Bruno vai-se chatear com o Proença até lá. :-)

    ResponderEliminar
  11. Cantinho e Virgílio

    De facto o “quadro” que o Cantinho traça é deveras preocupante. Os dias passam velozmente… e receia-se que a realidade seja pior do que aquela que se imagina! Sendo assim, agarramo-nos a quê? Que Bruno de Carvalho e Augusto Inácio estão a ver o mesmo que nós vemos. Só pode ser. Mas, perante as controvérsias, os problemas parcialmente abafados e as ambiguidades sobre a equipa profissional de futebol fica-se a olhar para as nuvens e a imaginar como é que o possível deveria acontecer!

    Também julgo que no Verão não haverá Marco Silva e alguns dos jogadores mais influentes (os que referes e mais um ou outro).
    No caso do treinador porque, como dizes, não vais alcançar os objectivos. E porque o racionalismo pragmático e a pulsão metódica de Marco Silva entraram em conflito com o temperamento primário e a pulsão instintiva de Bruno de Carvalho. Se calhar, é melhor assim… não se suportariam mais doze meses!

    No Verão, quando começar a preparação da nova época, teremos um plantel repleto de futebolistas “jovens, baratos e de elevado potencial”. Oxalá me engane…

    ResponderEliminar
  12. Comentando o caso Jefferson, do ponto de vista estritamente legal, o procedimento disciplinar decorre do incumprimento de deveres acessórios ao contrato de trabalho independentemente da qualidade com que está a ser cumprido o dever principal. Agora se a montante o empregador, na pessoa do Presidente, desrespeitou também alguns dos deveres acessórios a que estava vinculado, isso já é outra "estória" e com os dados contraditórios que vieram a público torna-se difícil emitir uma opinião.
    Já do ponto de vista da gestão, tendo em conta as especificidades das SAD que têm nos jogadores os seus principais activos, não me parece que esta estratégia de confrontação constante seja inteligente, pois o relevo público que foi dado ao caso de Jefferson e já tinha sido dado ao caso de Slimani, apenas depreciou os referidos activos. Se calhar é por estas e outras que na hora de encontrar investidores para a SAD, apenas aparecem uns familiares do Zédu que precisam de pôr uns milhões a salvo.
    Respondendo antecipadamente às conversas de café:
    Ah e tal mas com as restrições salariais é impossível segurar os putos! Aceito este argumento em relação aos que saem para Inter, Parma, porto ou benfica, agora quando um dos melhores juniores sai para o Guimarães (e tem marcado uns golitos na equipa B este ano) e outros vão para belenenses e afins já não consigo compreender. Ainda quanto a este ponto um melhor acompanhamento dos nossos jogadores quando participam em torneios ditos amigáveis de sub-14 e sub-16, em que chegam a ser assediados directamente por dirigentes lampiões e tripeiros, poderia melhorar alguma coisa. Não junto a este argumento o dinheiro gasto em contratações e retribuições pagas a jogadores já referidos noutros comentários porque acredito que uma direcção que processa as anteriores com base em contratações ruinosas (havia tantos outros argumentos que poderiam ser utilizados mas se calhar não eram tão populistas) quando procedeu a estas aquisições baseou-se com certeza em sólidos e abrangente relatórios que previam com elevada probabilidade a valorização acentuada desses activos.

    ResponderEliminar
  13. O Sporting tem uns jogos importantes nos próximos dias . Alguém se apercebeu ? Muito obrigado pelo apoio !

    ResponderEliminar
  14. Tanto odio ao Presidente do SportingOs casos de indisciplina com jogadores nao acontecem.nos outros clubes com tanta frequencia por uma razao muito simples:Qualquer jogador dos rivais do Sporting ganha no minimo2,3,4 ou cinco vezes mais que no Sporting.Percebem isto ou e preciso fazer o famoso desenho?Como diz o ultimo comentario a cegueira contra o Bruno nem os deixa perceber a importancia dos proximos jogos ou entao estao desejosos que o Sporting perca para poderem desancar a vontade.Tristes

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)