Decisão
Twente
O Twente enfrentará o Sporting com uma jornada já disputada no campeonato holandês. Na deslocação a Roterdão, onde jogou com o Sparta local, a equipa de Steve Mclaren ganhou por um categórico 2-0, golos de Nkufo e Ruiz. Precisamente 2 dos jogadores que mais deram nas vistas em Alvalade e que acabariam por fazer história. O ponta-de-lança alcançou a melhor marca de sempre no que diz respeito aos golos marcados no clube de Enschede - 103 golos, desde a sua chegada em 2003 - num golo precedido de falta sobre o guarda-redes adversário. Ruiz marcou um golo do fantástico, confirmando a impressão que havia deixado em Alvalade. Contratado ao Gent da Bélgica, pela maior soma que o clube holandês pagou até hoje por um jogador, o costa-riquenho parece querer cumprir com rigor a missão de fazer esquecer Elia, que saiu para o Hamburgo.
Registaram-se mudanças no 11 inicial dignas de nota: o central Douglas, que pareceu ser o elo mais fraco da defesa, foi substituído por Rajkovic, lateral-esquerdo em Alvalade . Nessa posição alinhou o ex-Vitesse Kuiper . Será provavelmente esse o 11 inicial holandês, sem o guarda-redes Boschker, uma vez que viu o cartão vermelho na 1ª mão. Uma equipa moralizada por 2 resultados positivos consecutivos.
Sporting
Uma vez conhecida a convocatória, não se pode considerar surpreendente a inclusão de Filipe Caicedo. O mesmo talvez não sediga do afastamento de Pedro Silva, que sai da titularidade directamente para a bancada. Tendo em conta o que produziu em campo, estranho apenas ter-lhe sido permitido tanto tempo de jogo.
Tendo em conta a lista de convocados, apostaria na titularidade de Patrício, com Caneira à direita, Carriço e Polga ao centro, e Veloso à esquerda. É uma solução de recurso, que utilizaria a contragosto, uma vez que é o nosso melhor 6 e ainda por cima em boa forma. Acontece que é neste momento a única opção que daria garantias na lateral-esquerda, face ao impedimento de Grimmi e à recente lesão de Marques, que tem apenas 45m nas pernas.
Na linha média, a minha opção recairia nos duplos pivot´s Rochemback e Moutinho, conferindo maior presença ao centro sempre que obrigados a defender e prescindindo de um 10 puro que, como vimos ao longo dos últimos tempos no losango de PB, quer com Romagnoli quer agora com Matias, acaba por ser uma unidade nula, quer na hora de atacar ou defender. Pereirinha e Vukcevik nas alas. Confesso que Vuk na esquerda não é entusiasmante, mas é verdade que pior seria lá sacrificar Moutinho, como já vimos por diversas vezes PB fazer. Na frente Postiga e Liedson.
Este 4-4-2 clássico, não sendo uma opção rotinada, constituiria um risco, mas, em teoria, parece-me a melhor para contrariar o 4-3-3 dos holandeses, e sobretudo para contrariar os nossos próprios problemas.
Penso que esta seria a atitude correcta para encarar o jogo: concentrarmo-nos no que somos capazes de fazer e fazê-lo bem feito, procurando sempre criar problemas ao adversário, desde o 1º minuto. Jogar na expectativa, com receios e de forma subserviente, é dar força ao adversário. Este deve ser respeitado, uma vez que, enquanto jogou com 11 em Alvalade, foi-nos sempre superior. Este Twente não será mais poderoso que nós, se nós conseguirmos, antes de os vencermos, vencermos as nossas já costumeiras hesitações e debilidades.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.