quarta-feira, 17 de abril de 2013

A comunicação do novo Sporting


É declaradamente intencional a vontade da nova direcção marcar a agenda mediática. Só assim se entende que todas as semanas haja alguém dos corpos sociais a prestar declarações aos diversos meios de comunicação social. O tema já aqui havia sido referenciado anteriormente, as criticas que então me foram dirigidas foram muitas, hoje parece ser quase consensual que a matéria carece de reflexão e de ajustamento.

A intenção pode-se justificar, atendendo à importância da comunicação na projecção da imagem da instituição. No caso concreto do momento do Sporting é ainda mais premente: há uma imagem que os novos corpos sociais querem construir e projectar a nível interno - junto dos sócios e adeptos – e a nível externo – e a nível externo – junto dos adversários, parceiros, instituições etc, etc.

Já o modelo escolhido está longe de me parecer o mais adequado. Falar todas as semanas é correr o sério risco de, não sendo particularmente criterioso e selectivo nos temas a abordar, o Sporting banalizar a mensagem, levando a que o público alvo lhe dê cada vez menos atenção e importância.

Grosso modo, é isso  que vem acontecendo, com o repisar dos mesmos temas, sem que a estes corresponda uma evolução pratica. É o caso da auditoria interna, constantemente referida, sem que até ao momento seja conhecida qualquer evolução. Como, quando e por quem será conduzida é matéria ainda desconhecida dos associados.

Mesmo falando bastas vezes continua a escassear a informação sobre o acordo recentemente alcançado com a banca. Matéria de tamanha relevância deveria chegar aos sócios de forma privilegiada e não a conta gotas, através dos meios de comunicação social. À luz desse direito, dificilmente se compreende a realização da pretérita conferência de imprensa, para não se dizer praticamente nada, e até agora estejam por saber os moldes em que a reestruração será levada a cabo.

A relação entre os temas abordados e o mensageiro também não me parece a mais adequada. Ontem o vice-presidente para as modalidades veio-se pronunciar sobre futebol, anteontem já o presidente do conselho fiscal já o havia feito. Lamentavelmente o vice para as modalidades já falou diversas vezes desde que foi eleito mas nunca versando as matérias sob sua alçada. E até não faltariam razões e assuntos para abordar. Não só merecem referência diversas modalidades a acumular bons resultados – natação, andebol, fustsal, por exemplo – como seria muito mais útil perceber as ideias base que quer contratualizar para o seu mandato.

Os temas do futebol deveriam ser preferencialmente abordados pelo presidente, ou elementos ligados á SAD. O tema da arbitragem, pela importância e susceptibilidade, deveria ser exclusivo do presidente e treinador. Ao invés, já ouvimos quase toda a gente a referir-se sem grande oportunidade e conteúdo.

Se há um pelouro que ao longo das últimas direcções tem sido unanimemente objecto de reparo e criticas, quase sempre justificadas, tem sido o da comunicação. Quer a interna quer a externa. Ao contrário da formação do plantel ou do equilíbrio económico-financeiro, por exemplo, o dinheiro não é aqui tão importante como a ponderação e o indispensável conhecimento e profissionalismo. E nesta área, como em muitas outras áreas de actividade, não faltam profissionais de referência que também são Sportinguistas.

34 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Enquanto houver blogs de guerrilha como este, o Fonte Segura e o Bancanda Nascente, esta direcção não terá paz - quem perde é o Sporting - incrivel como não entendem isso

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o Jorge Alemão.

    Acho lamentável que apregoem que o vosso presidente, é o presidente eleito e o que o apoiarão.... No fundo todas as semanas é o bota abaixismo que se vê.

    Quando teremos paz?

    ResponderEliminar
  4. José e Alemão,

    de repente no Sporting tudo passou a ser bem-feito e qualquer critica, mesmo que devidamente fundamentada e justificada, é guerrilha?

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Pelos vistos são somente 3 blogues que estão contra esta direcção eleita.
    Dantes eram quase todos contras as anteriores direcções.
    Está muito melhor!
    É obvio que ninguem está contra esta direcção e é ainda mais obvio que alguns sportinguistas, com blogues, se continuam a preocupar com o que acontece com o Sporting.
    Vão verificar os enumeros posts de ataque pessoal a GL que se escreveram nestes 2 ultimos anos e depois tenham a ousadia de vir comparar com os que são escritos actualmente.
    Ainda bem que existem sportinguistas independentes!

    ResponderEliminar
  7. Agora assistimos a uma inversão completa do discurso dos que durante 2 anos criticavam tudo.

    ResponderEliminar
  8. Já adicionei o teu blog... passa pelo meu que acabo de criar... sportingnovorumo.blogspot.pt
    S.L.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    A critica construtiva é sempre bem vinda.

    Mike,

    Da mesma forma que diz existir uma inversão de quem sempre criticou a anterior direcção será também justo referir que também houve uma inversão de quem a sempre defendeu.

    SL,

    ResponderEliminar
  11. Comunicação exemplar era a da direcção do Godinho, onde todos falavam a uma voz, a do silêncio!

    ResponderEliminar
  12. É escusado...

    Alô, Bruno Martins! Tu é que tens razão... Siga.

    Post pertinente, LdA. Bom trabalho.



    Sérgio:

    Cada blogue falará por si(e dentro deles, cada co-redactor), mas neste, lembro bem de mts criticas feitas a GL!... De modo que, desculpa lá, mas essa carapuça q querias enfiar ao Mike, aqui NÃO CABE!

    SL!

    ResponderEliminar
  13. Virgílio,

    das criticas aqui deixadas ao post nenhuma contesta um único ponto nele abordado. Isso diz muito do que aqui procuram quem as faz.

    E a generalidade delas ou são desonestas porque não resultam da leitura do post - as criticas aos modelos anteriores são bem claras no post - ou derivam da incapacidade de ler e interpretar.

    Tenho alguma paciência para quem está no segundo lote, porque infelizmente nem todos temos as mesmas possibilidades. Nenhuma para os primeiros.

    O mais curioso é que estas criticas foram-me feitas em ocasiões anteriores. Recordo-me em particular quando aqui critiquei a escolha de Carlos Barbosa para directora de comunicação, a Irene Palma.

    ResponderEliminar
  14. Virgílio mas onde eu falei do Blog ???

    Respondi à generalização feita pelo Mike que se aplica também aos que antes defendiam e agora criticam, não tenho a pretensão de andar a enfiar carapuças a ninguém.


    ResponderEliminar
  15. Leão de Alvalade,

    relativamente ao acordo com a banca, o Sporting deverá realizar uma Assembleia para informar os sócios acerca dos pormenores... E nesse caso se quiseres saber mais pormenores, deslocas-te a Lisboa e vais à Assembleia. Ou então esperas pelas informações de algum "desbocado".

    E até acho bem que esses assuntos internos comecem a ser anunciados em primeira mão aos sócios em Assembleias... e não na CS.

    Em certas matérias, informação a menos, é bom sinal.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Sérgio,

    Então convém ser claro e colocar os pontos nos Is... É que escrever frases na cx de comentários de um blogue como esta:

    "...será também justo referir que também houve uma inversão de quem a sempre defendeu."

    pode dar azo, no mínimo, a más interpretações... e nem sequer quero falar em insinuações. Dai que agradeço o teu esclarecimento. Afinal não passa de generalizações que, como sp, apanham com justos e pecadores dentro do msm saco...

    SL

    ResponderEliminar
  17. Abrindo rapidamente o Record ou a Bola não consigo encontrar onde vão buscar essa ideia de que toda a gente, directores, vices e afins, procura o holofote e faz declarações sobre temas com os quais não estão relacionados. No fundo, não encontro esse comunicação dispersa e banal que fazem supor existir neste post.

    É por isso, que não o considero fundamentado nem justificado, não apenas este post, mas a generalidade da antipatia com que têm focado Bruno de Carvalho.

    Durante as eleições compreendi a pluralidade de opiniões que um clube tão grande como o Sporting tem. Como em tudo na vida toda a gente tem preferências.

    Agora, caramba. Afinem por outro discurso, apoiem o Presidente que também é o vosso.

    É bem melhor ouvir para compreender, do que ouvir para responder. Reflictam nisto.

    ResponderEliminar
  18. Mike Portugal

    A diferença é que GL foi criticado ao fim de quase 2 anos de trapalhadas, 108 Milhões de prejuizo e deixado o Sporting a lutar pela primeira vez na sua historia pela manutenção.

    BC até pode fazer pior e cá estaremos para o avaliar, mas o que se está a passar é uma autentica marcação cerrada a qualquer passo do novo presidente

    ResponderEliminar
  19. o Jorge Alemão antes das eleições que blogs frequentava?

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. é triste que não se possa discutir o Sporting. eles são os que estão certos e todos os outros estão errados.. e eles nem se preocupam em ler ou perceber.. acéfalos é o que são.. farto desta merda. cada vez mais os nossos adeptos se parecem mais e mais com os de carnide! parabéns liedshow. acenta-te que nem uma luva esse nome. também o original é um merdas!!

    ResponderEliminar
  23. é um direito e um dever questionares, acho que a seu tempo e mais breve do que se possa pensar terás as respostas a essas perguntas.
    SL

    ResponderEliminar
  24. Pena é não ter tido esse espírito crítico no passado. E mais grave foi ter uma postura completamente subserviente ás direções que foram passando e destilar um ódio completamente desmedido á pessoa do BDC, que acabou sendo eleito Presidente do SCP. Enfim, ficaria muito feliz se o nosso maior problema fosse o anunciado aqui neste post.

    ResponderEliminar
  25. Caro LdA

    Permita que lhe diga que apesar do esforço, este post é uma mão cheia de nada. Nem me vou dar ao trabalho de avaliar a sua torpeza, tanto mais que o caro não me passará cartuxo.

    Apesar de tudo, continuo a considerar que o registo generalista no qual usualmente mergulha não será a sua praia. Aplique o seu génio às coisas do futebol e à defesa intransigente da verdade desportiva,

    Cada vez que tenta manietar as consciências com assuntos de lana-caprina faz lembrar o Vitor Gaspar a falar de política.
    Não tem jeitinho nenhum.

    SL

    p.s. - repare nos títulos de jornal desta 5ª feira. Isso sim. A comunicação social a falar a uma só voz antes do derby. Que o combate seja esse.

    ResponderEliminar
  26. Veiga Trigo,

    passo-lhe apenas o cartucho suficiente para o remeter para o comentário que fiz ao Virgílio.

    O meu caro enquadra-se num 3º grupo que acumula as 2 características: além dã desonestidade patente na generalidade dos seus comentários também deve ter problemas de iliteracia que o tom pomposo não consegue disfarçar.

    De facto faz lembrar o próprio Veiga Trigo a apitar os jogos. Às tantas é mesmo o próprio.

    ResponderEliminar
  27. José Duarte
    Os diversos jornais estão cheios de informação sobre o acordo realizado. Só não o constatas porque provavelmente não os lês. Isso não é informar primeiro os sócios e depois a CS, ou é?

    Ou então fazes como é habitual aqui, lês mas vês apenas o que te interessa para vires aqui dares conselhos que ninguém te pediu.

    Bruno,

    relativamente ao espirito critico do passado, remeto-te para o comentário que fiz ao Virgilio. Há pelo menos 2 artigos em que critico a politica de comunicação de GL. Não me sinto na obrigação de me justificar, sobretudo perante quem me faz acusações de falta de sentido critico no passado sem ter feito o mínimo esforço para conhecer o histórico do blogue.

    ResponderEliminar
  28. É notório que terá de haver um cuidado maior na forma como comunicamos no nosso clube.

    Teremos de ter sempre em conta a forma "manhosa" como a CS expõe coloca e adultera as noticias.

    O "caso" mais recente é do treinador brasileiro Celso Roth:

    Ontem ele dizia:

    "Dei um tempo à minha carreira e nós ainda não decidimos o futuro. E vir para a Europa e o futebol português seria uma oportunidade? Sim, não só pela qualidade do futebol português, mas também pela sua história. E o Sporting principalmente, porque é uma equipa fantástica e tem uma condição e uma possibilidade de desenvolver um trabalho muito bom. Quem sabe não encaminhamos uma negociação"

    Lendo as suas declarações serão válidas diferentes tipos de interpretação (está se a oferecer? é um desejo dele? houve contatos?).

    Hoje no entanto já diz segundo o Record:

    "não tive contacto com o Sporting"

    Será que uma nota no site a negar perentoriamente esta "não noticia" não resolveria a questão !?? bastava 2/3 linhas muito simples.

    SL,



    ResponderEliminar
  29. Até poderíamos criar uma nova area no site ... "Os desmentidos às não noticias da CS".

    SL,

    ResponderEliminar
  30. o problema é que esta postura sempre foi patente neste site. sempre se questionou os procedimentos de TODAS as direcções. mas nunca se foi radical. e por nunca se ter sido radical ficava alguma subjectividade. hoje dizem que o "A Norte" critica o BdC e que antes defendia o GL. subjectividade. as pessoas são livres de pensar que nem tudo foi feito mal nem agora tudo é feito bem. não percebo como é que vocês usam dois pesos e duas medidas! estimado Sérgio, dos comentários acima, antes também não havia uma ala que defendia desmentidos a todas as não notícias? e se não fossem desmentidas também não assumiam que era verdade?? alguns dos adeptos é que criaram no Sporting os "dois pesos e duas medidas". mas não foi o "A Norte" de certeza!

    ResponderEliminar
  31. LdA,

    Já toda a gente viu que é um taxonomista.
    Preocupa-se de tal maneira com a divisão e catalogação dos participantes no SEU blog que até faria Lineu corar.
    Nada de mais para quem se arvora em manipulador.

    O problema é quando, tal qual um Quixote, faz disso a base da sua argumentação.
    É que não consegue ter outra quando alguém simplesmente o critica.

    É um menino mimado que se defende com investidas pessoais, glosando nicknames para usar na transição defesa/ataque. O problema é que a sua postura inviezada, torpe e mal intencionada em cada post que produz para cumprir um qualquer desígnio que lhe revolve as vísceras, faz lembrar o futebol do Sporting da era GL.
    De pezinhos de lã e a não assustar ninguém.

    Já lhe disse várias vezes que lhe reconheço muita qualidade quando se dedica a elaborar textos que atestam a defesa do nosso Clube. Da mesma forma que reafirmo que este post, por exemplo, é uma mão cheia de nada e insere-se na página da sua agenda que prevê minutos de oposição.

    SL

    p.s. - de uma coisa tenho a certeza. Você não é o PPC...mas denota algumas semelhanças com o exercício ditatorial e persecutório do figurão. Quando quer, é evidente.

    ResponderEliminar
  32. mas completo, o que mais se criticou neste blog, foi a radicalização dos discursos. e se querem que vos diga, a vitória do BdC não foi maior porque esse discurso de alguns afastou outros de votarem nele. isso e essa ideia concebida não sei bem onde de que há um Sporting de uns e um Sporting de outros! e que agora, parece que quem não votou BdC não tem direito nem à crítica nem a ser Sportinguista!

    deviam pensar mais nisso..mas provavelmente nunca o vão entender!

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)