segunda-feira, 12 de maio de 2014

As condições que Jardim acha que não tem, Marco Silva e porque não Vitor Pereira?

Não me surpreendeu a conferência de imprensa de Leonardo Jardim que antecedeu o jogo com o Estoril, nem me surpreenderá de todo o interesse do Mónaco e próprio interesse do treinador em ir para o clube do principado.

Sobre as condições que Leonardo Jardim acha que não tem ao ponto de falar em "alteração ao projecto inicial" elas parecem-me evidentes. Nesse sentido o jogo de ontem é um bom exemplo e veio reforçar uma ideia que há muito aqui insisto: as nossas dificuldades aumentam exponencialmente com as melhores equipas. 

O Sporting não tem os mesmos meios que os seus principais adversários e, ao declarar-se candidato ao título, abre mão de uma das suas mais importantes armas no decorrer do campeonato que ontem acabou: a menor pressão face aos seus concorrentes directos. 

Não surpreende por isso que Jardim possa querer o Mónaco, onde pelo menos o dinheiro para assumir candidaturas ao título não faltará. E é bom lembrar que, se a saída de Jardim se confirmar, a quarta vez consecutiva em que não cumpre o contrato, depois de Beira-Mar, Braga e Olympiacos.

O que pode representar a hipotética saída de Jardim?

Pelo menos a interrupção de um projecto desenhado por ele ou com a sua anuência. O ter que começar de novo. 

Recuso-me no entanto a encarar a saída com fatalismo. Sem deixar de lhe estar grato pelo trabalho realizado, não deixo de assinalar, como já aqui disse algumas vezes, que o crescimento da equipa era ainda possível e não estava esgotado. Isto é, esse crescimento parou do lado dele, dependia sobretudo do treinador. Ele próprio a precisar de crescer, porque o que fez ontem a Carrillo é inqualificável. O que ganhou em não esperar cinco minutos pelo fim da primeira parte que não apenas arranjar um bode expiatório?

Fala-se agora em Marco Silva. É um tiro no escuro, se levarmos em conta que o seu trabalho se limita ao Estoril. E o que é necessário para se ter sucesso no Estoril é muito menos complexo do que em Alvalade. E o modelo que lhes trouxe felicidade dificilmente produzirá resultados semelhantes entre nós.

E já agora porque não Vítor Pereira? Seria um treinador à medida das nossas necessidades? E o que temos para lhe oferecer  seria suficientemente atractivo? 

Assisti com muito interesse à entrevista que deu na passada sexta-feira à TVI24 e não deixo de assinalar que ela não seria possível há 2 anos e talvez nem há um. A saída para o extremo oriente deu-lhe uma segurança na pose e no discurso que não lhe via antes. Ou seria apenas a leveza e liberdade de não estar pressionado pelos resultados? O técnico, esse será exactamente o mesmo que já demonstrou qualidade anteriormente.

Bom, para já ainda temos treinador e certamente que ainda voltaremos a falar disto e muito nos próximos dias.

33 comentários:

  1. A única desvantagem que Vitor Pereira teria em relação a Marco Silva é a má imprensa que ganhou. Mas em termos de capacidades tem muitas. Não seria nada mau nós conseguirmos ir busca-lo.

    ResponderEliminar
  2. Creio que Vítor Pereira oferece mais garantias que Marco Silva, não há dúvidas que este último tem feito um bom trabalho no Estoril, mas há que reparar que nas últimas duas épocas teve sempre à sua disposição jogadores acima da média da nossa Liga. No palco europeu o seu trabalho não foi assim tão brilhante...

    ResponderEliminar
  3. Vitor Pereira colou-se demasiado ao seu portismo. Por isso, a sua margem de manobra seria demasiado reduzida.

    ResponderEliminar
  4. Não concordo, marco seria preferível. Fez mais com menos, e sempre em crescendo. Penso que seria melhor o jardim sair, está incompatibilizado com o presidente.

    ResponderEliminar
  5. Não percebo a indignação com o que ele fez com Carrilho, o Carrilho pelo que mostrou nestes 3 anos não tem qualidade para representar o SCP, se o treinador tem estado mal é em dar-lhe hipóteses de jogar.

    ResponderEliminar
  6. "mas há que reparar que nas últimas duas épocas teve sempre à sua disposição jogadores acima da média da nossa Liga."

    Quantos jogadores, numa equipa? Quem são? O Rio Ave tem melhor plantel. O Nacional tem melhor plantel, o Braga tem melhor plantel, o Sporting tinha melhor plantel (ano passado), o Marítimo tem um plantel muito semelhante. A mim, que acompanhei todos os jogos deles em casa, e alguns fora, não me parece de todo um plantel acima da média. Parece-me um plantel bem dentro da realidade do campeonato tuga, e que o treinador conseguiu expremer aquilo ao máximo com os poucos recursos que tinha. Sem deixar de dizer que estando na liga Europa, como tem sido normal nos clubes que não estão habituados a disputa-la, lutou sempre por um novo lugar europeu, e não pela permanência.

    "No palco europeu o seu trabalho não foi assim tão brilhante..."

    Então vamos lá ver uma coisa: Qual é a diferença de orçamentos entre o Estoril e as equipas que passaram a fase de grupos?! Sendo que uma delas é inclusivamente finalista. A tese de que o plantel/11 inicial do Estoril é fortíssimo esgota-se exactamente aí. No não ter qualidade para seguir em frente na fase de grupos da liga Europa.

    Marco não é um tiro no escuro. Mas como o Leão disse, e concordo, as variáveis que permitem ter sucesso no Estoril são diferentes das do Sporting. No Sporting, mais difícil, e mais complexo. E isso sim é o verdadeiro problema. De resto, se não tiverem oportunidade, estes jovens treinadores, nunca terão a bagagem, ou nunca se perceberá se têm ou não bagagem para outros voos.

    Cumprimentos, bom texto.

    ResponderEliminar
  7. Uma pequena e rápida nota, estamos a discutir 3 bons treinadores o seu eventual sucesso em Alvalade terá sempre uma relação forte com o trabalho da Direcção e ... uma boa pitada de sorte.

    Carrillo cada vez mais me faz lembrar Izmailov, puder pode mas não quer (ou pior não precisa...).

    ResponderEliminar
  8. Começando pelos comentários,

    LMGM, lá se foram os 70 pontos... (m##da)

    Leão,
    Inevitavelmente, esta discussão vai entrar em cena.
    O divórcio parece-me consumado. Culpa de parte a parte: discurso oco e demasiado desfasado da realidade por parte da direcção (Presidente, entenda-se); atitudes e discurso de Jardim (bem colocadas neste post) que parece querer criar anti-corpos que o "ajudem" sair (sem que ninguém o lamente).

    Uma coisa é certa: uma época que tinha tudo para elevar o Sporting e a motivação de todos, acaba manchada e, pior, no mesmo estado que outras no passado, no ZERO (novamente).

    10 treinadores nas últimas 5 épocas. É demais. Isto não são projectos, é sobrevivência.

    Sempre aqui se disse que se o Sporting deixasse qualquer discussão para as últimas jornadas, seria difícil ter sucesso. Valeu-nos o Porto para nos livrar disto.

    Se Jardim sair, escrevo o mesmo que escrevi, aqui, há uns posts atrás: não podendo ser o Jesus, que seja o Vítor Pereira ou o Marco Silva.
    O DN de sábado diz que VP foi abordado mas já estará certo num clube europeu. Resta M. Silva. No entanto, parece-me que este está em estágio para a Luz. Se entra já ao serviço ou só na próxima época (o Benfica, o Estoril e o Marco só teriam a ganhar com esta última hipótese) é a questão que só Jesus pode responder.

    Duas notas finais:
    - Marco Silva nunca perdeu contra o Sporting;
    - esta época não perdeu com o Porto para a Liga;
    - na época passada tirou a Liga ao Benfica;
    - nunca foi inferior em nenhum jogo da Liga Europa (jogou contra um dos finalistas);
    - e conseguiu motivar uma equipa, com cerca de 50 jogos esta época, a ir jogar bem e ganhar num estádio onde, esta época, nunca ninguém tinha ganho;
    Podem ser alguns bons argumentos a favor da sua qualidade como treinador.

    Sporting acaba a época mal. Não há maneira pior de iniciar uma nova temporada.

    ResponderEliminar
  9. Outra nota que escapou:
    - se sair do Sporting, Jardim, mais uma vez, não o cumpre contrato até ao fim; com excepção da passagem pelo Olympiakos (onde a saída nunca foi devidamente esclarecida), todos as outras rescisões partiram do treinador. Este tipo de episódios (recorrentes) ficam no curriculum. Um dia pode ver muitas portas a fechar.

    ResponderEliminar
  10. Concordo na generalidade... Dois pontos nos quais discordo:
    A saída de LJ, a confirmar-se, apenas acontece porque ele se valorizou no SCP e valorizou a nossa equipa... Portanto é por mérito... bem diferente das saídas do Beira-Mar e do Olympiacos.
    Em relação a Marco Silva, para mim seria uma óptima escolha... Até digo mais, se for Jesus para o Mónaco em vez de Jardim, aposto que será este o novo treinador dos lampiões.
    Vitor Pereira não!

    SL

    ResponderEliminar
  11. Cantinho, estou a preparar o post....

    ResponderEliminar
  12. Parece-me que se criou um certo distanciamento entre a Direcção e Jardim, de há umas semanas para cá.

    Marco Silva, pelo que conheço, é bastante competente e rigoroso. O trabalho feito no Estoril só merece elogios. É benfiquista. Se as coisas não começam a correr bem, a pressão, por esse facto, aumentará (é cultural, pouco haverá a fazer). Se correr bem, ninguém quer saber disso (ver o caso de JJ).

    Vitor Pereira, concordo com quem diz que tem uma imagem algo desgastada e colada ao FCP. Duvido seriamente que BdC o contratasse. Qualidade o homem tem, também.

    Jardim, acho-o um pequeno oásis no futebol tuga. Equilibrado, sensato. O trabalho dele não tem grande continuidade, é verdade, mas parece-me que, com condições, poderia fazer um trabalho meritório.

    A solução, mais do que escolher um treinador, passa pela Direcção. A esrutura do clube, o plantel, as condições, a exigência. O treinador trabalha sempre com isso por trás. É fundamental que o Sporting tenha capacidade de investimento.

    Já agora, Leão, porque acabas por não escrevê-lo, qual dos três preferirias (provavelmente o Jardim pela continuidade, mas entre os outros dois...)?

    ResponderEliminar
  13. Sem surpresa, aprestamo-nos a ver Leo Jardim partir.


    Digo não ser surpreendente por duas ordens de razão: a primeira prende-se com o próprio treinador e a sua tendência para não se entreter no mesmo clube durante mt tempo…

    A segunda com e enorme dificuldade que o SCP tem em lhe proporcionar matéria-prima para poder fazer melhor que a época de estreia… Se é verdade que Leonardo Jardim, a partir de certa altura, estagnou e não desenvolveu antídoto para apresentar contra os adversários do SCP que começaram a anular o nosso futebol, tb é vde que o plantel era mt limitado… E poderia não ter sido assim tanto… E aqui a “culpa” terá que ter outros destinatários.

    Jardim não quer arriscar uma segunda época sem que lhe sejam dadas garantias de, pelo menos, repetir o sucesso relativo que teve na que ontem terminou (num ultimo jogo penoso…). È fundamental mudar o chip a esta equipa, mas para isso são necessárias mais condições. Ele tem uma carreira para gerir e não vai querer borrar a pintura e ficar… Só para que outros não percam a face.

    A confirmar-se a sua saída, ficam, desde já, os meus agradecimentos pelo bom trabalho realizado.

    E o futuro? Antes de avançar, tenho primeiro que recuar… É incontornável tocar neste assunto, mas onde raios estão os famigerados 20M€ que BdC garantiu disponibilizar na segunda-feira imediata após a sua eleição? È que já passou mais de uma ano e anda td mt esquecido… Principalmente ele que fala sobre o que interessa e não interssa, mas que não voltou a tocar nesse (essencial) assunto. Nem que fosse, para justificar o falhanço numa promessa tão importante no futuro do SCP. Se é para ser levado realmente a sério, deve, no meu entender, dar-nos explicações sobre o paradeiro desse montante. Eu aceito qlq explicação, não aceito é ficar sem explicação. Mais vale BdC chegar-se à frente e enterrar de vez esse assunto, nem que seja para dizer algo de estilo: “caros amigos, realmente tinha previsto arranjar 20M€ mas os meus planos saíram furados devido a isto, aquilo e aqueloutro”… Enfim, já que não quer admitir, pelo menos disfarce a trapaça. Diga que não tem dinheiro e retome a estratégia do “não somos candidatos assumidos” e do “jogo a jogo”, porque se não o fizer e os resultados não aparecerem como neste ano, a coisa vai complicar-se…

    Sobre a eventual sucessão a Leo Jardim: concordo com o Baggio… O Marco Silva deu provas de ser um bom treinador no Estoril. Não tinha plantel superior a mts outros clubes do nosso campeonato e superou-os… Consecutivaente. Não se trata aqui de um epifenómeno tipo Paços de Ferreira 2002/13 com o saudoso Fonseca… Já deu provas de conseguir colocar uma equipa a jogar bom futebol. O Estoril não é apenas uma equipa organizada defensivamente, apresenta mais do que isso… E fê-lo de forma sustentável, em crescendo e em épocas seguidas… Não pode ser apenas obra do acaso. Para além do trabalho, gosto tb da postura e do discurso. Claro que os desafio SCP é outro patamar, mas sinceramente não vejo quem apresente melhor perfil: nem mesmo Vítor Pereira, que não foi particularmente feliz nas Arábias. Marco Silva é jovem e poderá ser o treinador que venha trazer estabilidade ao SCP (vários anos com uma direcção e com um treinador). Para isso é tb fundamental que haja mt paciência dos sócios e adeptos leoninos e que BdC começar a largar um discurso desculpabilizante. Não chega culpar o passado, tem que encontrar soluções para as dificuldades do presente. Só assim o futuro poderá ser mais risonho, que é o que ele nos vem prometendo constantemente. A hora é de guardar as palavras e começar a agir. O defeso está aí. Vamos ao trabalho!

    ResponderEliminar
  14. Ás vezes com isto da bola e de gostarmos muito do nosso clube, faz-nos perder uma pouco a clarividência. Não sei quanto é que ganha o LJ no Sporting, nem sei qto é que lhe oferece o Mónaco. Mas dever ser para ai a multiplicar por 10, não?
    Obviamente que podemos especular, que há uma certa discordância com a direcção, que não oferece possibilidads de crescimento ao clube, etc.
    Ou então dizer, que realmente ele é mesmo sportinguista, gosta do clube e do projecto actual, e por dinheiro algum sairá de Alvalade.
    Agora, ponho só uma questão.
    Estamos a ganhar 1000 euros e a gostar muito daquilo que fazermos no sitio onde queremos. Oferecem-nos 10.000 para ir fazer aquilo que gostamos só o sitio (e tamos a falar do Mónaco) é que é diferente.
    Qtos de nós rejeitariam esta possibilidade?

    ResponderEliminar
  15. Se me permitem um muito breve comentário, recordo muito os discursos de Vítor Pereira na véspera de jogos com o Sporting. Sempre respeitou imenso o nosso emblema, mesmo quando a equipa estava perto do lamaçal. Lembro-me que ao contrário de Jesus, chegou a defender a instituição Sporting como muita dignidade. Cheguei a desconfiar se não seria nosso adepto. Seria sem duvida um treinador interessante para o clube. Marco Silva também. Sem dúvida que estamos bem fornecidos de candidatos. Gostava de saber como seria visto um regresso de Fernando Santos ao clube?

    Saudações Leoninas

    Jonhy Green

    ResponderEliminar
  16. Muito bom post Lda. Tanto Marco Silva como Vitor Perreira são boas apostas para o Sporting.

    Vírgilio,

    O Sporting precisa de consolidar a sua posição a nivel nacional, estar sempre perto do topo. Não é por ir disputar 6 jogos na Champions que deve gastar milhões. O clube tem de ser sustentável.
    Os reforços para além de ser o Dier (a titular!), o João Mário, o Ricardo Esgaio ou o Iuri (talento puro) - só para dar alguns exemplos - terão de ser baratos e cirurgicos.

    ResponderEliminar
  17. Exacto PM....seguir a fórmula desta época!
    Resta saber se o mérito das contratações deste ano foi de Jardim ou da estrutura de futebol montada por BdC

    ResponderEliminar
  18. Roberto Baggio,

    "Quantos jogadores, numa equipa? Quem são? O Rio Ave tem melhor plantel"

    Encontro pelo menos um jogador bem acima da média nacional em cada zona do campo, sobretudo se olharmos para o conjunto das duas épocas. (Vagner, Steven Vitória, Yohan Tavares, Jefferson, Evandro, Seba, Luís Leal, etc...)

    "Qual é a diferença de orçamentos entre o Estoril e as equipas que passaram a fase de grupos?! Sendo que uma delas é inclusivamente finalista. "

    Claro que é um factor importante mas não faltam exemplos em que a diferença orçamento não chegaram para ter melhores resultados. Relativamente ao jogo com o finalista, se bem lembro, o Emery aproveitou o jogo no estoril para rodar a equipa e ainda assim, apesar de um bom jogo, infelizmente não foi suficiente para o Estorial ficar com os 3 pts.



    Para uma equipa como o Sporting, contra quem 80% das equipas nacionais vão jogar fechadas, não sei se o ideal é um treinador cuja a sua equipa era mais feliz a jogar fora, com mais espaço.

    Apesar de tudo, se a ideia é ir buscar um treinador jovem e conhecedor da realidade nacional, realmente não encontro melhor hipótese, isto se considerarmos que Vítor Pereira já não é assim tão jovem.




    ResponderEliminar
  19. Caro PM:

    Eu não disse, em lado nenhum, que os 20M€ prometidos seriam (todos) aplicados no reforço do plantel... (Apesar de ter sido essa a ideia implícita na mensagem de BdC durante a campanha eleitoral…)

    Concordo, obviamente, que o SCP precisa de ser sustentável. Essa ideia da sustentabilidade reforça a importância sobre o que disse anteriormente, isto é, a massa prometida pelo BdC (e que ainda ng colocou a vista em cima), é fundamental em todos os aspectos, pelo que deveríamos estar informados sobre o seu “paradeiro”.

    Sobre os reforços: cirúrgicos, concordo. Quanto ao barato, é tudo muito relativo... Quantas vezes já vimos confirmado o famoso ditado popular de que o barato sai caro? E, não esquecer, que ajuda à sustentabilidade e recuperação do SCP a conquista de títulos… E para tal é necessário investir. BEM, evidentemente, sendo que investir apenas pq é barato é má politica…

    J:

    Deixando realmente de lado todo o romantismo associado à visão do adepto e analisando apenas com clarividência: Leo Jardim pode ser tentado e de certeza que, por ele, desatava a correr para o Mónaco. Tb eu ía, na situação dele, isto é: se oferecessem 10 vezes mais por mês… Mas há cláusulas de rescisão para cumprir, certo? È que, caro amigo, a deixar ir o LJ, esvai-se uma das (raras) vantagens que teríamos perante, pelo menos, um dos nossos adversários directos ou até os dois: a ver vamos se o slb segura JJ… Espero intransigência de BdC. O superior interesse do SCP terá que ser salvaguardado com a questão do treinador. Abç.

    Jonhy Green:

    È vde que esse episódio que refere com o VP aconteceu… Tb é vdd que interessava ao VP e ao fcp “defender” o SCP nesse episódio…


    SL a tds

    ResponderEliminar
  20. Vírgilio,

    Sou contra essas promessas de milhões injectados nos clubes. Como sou contra se andar-se a pedir dinheiro para construir pavilhões (por exemplo, um Pongolle dava para quantos pavilhões?). Os clubes tem de investir na sua actividade consoante as receitas que geram. Este é o (meu) conceito de sustentabilidade. Sobre a próxima época, acho que BC se excedeu (porque a cobrança vai aumentar, como se nota já na blogoesfera leonina). Devia ter dito que a exigência se mantinha e que iriamos lutar pela vitória jogo a jogo. Na minha opinião, o importante é andar lá em cima...se depois ganhamos títulos ou não isso ninguém pode prometer e depende de muitos fatores.

    As contratações do Sporting este ano foram todas baratas. É obvio que nem todas tiveram qualidade (Magrão, Welder, Hugo Sousa, Enoh). Mas também acertámos em algumas e são reforços na linha de Montero, Jefferson ou Slimani que podemos aspirar.

    (Um pequeno parentesis...Ilori e Bruma tinham aumentado tanto a nossa qualidade de jogo!!)

    Sobre o treinador, espero é que se decida rápido. Estou convencido que Leonardo Jardim sai, precisamente como já foi dito por estar a ser aliciado por um vencimento 8 a 10 vezes superior. Se for para ficar que fique cá mesmo de corpo e alma. E se sair e Bruno Carvalho quiser Marco Silva é bom que seja rápido. Tenho ideia que Jesus ganhando a Liga Europa também dará o salto para uma liga mais competitiva.

    A nossa sorte é o Porto já ter dado um tiro no escuro com Lopetegui, senão o Marco Silva ia para o Norte.

    Suso (sub 21 espanhol) é bom jogador? Estará a caminho de um dos grandes - não é dificil de adivinhar qual...

    SL

    ResponderEliminar
  21. Vou aguardar serenamente(mais ou menos) pelo desfecho desta "novela".

    Se bem que há coisas que me preocupam....e uma delas é o facto de Jardim e BC parecerem um pouco distantes a nivel de discurso a ja algumas semanas.

    Se LJ sair...na minha opinião é uma derrota grande para todos nos, e para BC.

    Até pode vir outro e ser logo campeão...certamente gostavamos muito. Mas o que vejo, é tudo a começar quase do zero quando podia começar do 0,5....

    Esperemos pelos proximos episodios...

    Ps- Como sou de teorias da conspiração...no sabado Jesus esta garantido no Monaco, e dizem que vai ser apresentado na quinta e tudo...de repente no domingo é o Jardim...É so a mim que isto parece quase uma manobra para tirar o foco do Benfica numa semana em que tem 2 provas para ganhar?

    ResponderEliminar
  22. Luke,

    Encontro pelo menos um jogador bem acima da média nacional em cada zona do campo, sobretudo se olharmos para o conjunto das duas épocas. (Vagner, Steven Vitória, Yohan Tavares, Jefferson, Evandro, Seba, Luís Leal, etc...)

    Se te disser que nesses dois anos, entrariam 6 jogadores do Rio Ave, e neste ano 7, no onze do Estoril, significa que tem mais ou menos qualidade? E o mesmo para o Nacional, Braga, Etc... Acieto o teu argumento de 1 em cada posição. Mas isso dá 4/5. Há quem tenha mais, e melhor, e ainda para o banco. Como a qualidade do Paços no ano passado. Tem mais mérito a carreira do Marco no campeonato do que a do Jesus, por exemplo.

    "Claro que é um factor importante mas não faltam exemplos em que a diferença orçamento não chegaram para ter melhores resultados."

    O que acontece é que quem tem o maior orçamento (quando a diferença é fundamental, como é o caso) tem obrigação de ganhar (classificar-se). Assim como quem tem menor orçamento não tem qualquer obrigação de nada. Se fizer mais, fixe. Se não, cumpriu o trabalho por lá ter chegado duas vezes consecutivas.

    "Relativamente ao jogo com o finalista, se bem lembro, o Emery aproveitou o jogo no estoril para rodar a equipa e ainda assim, apesar de um bom jogo, infelizmente não foi suficiente para o Estorial ficar com os 3 pts."

    Não foi um. Foram dois. Perdeu em casa um 1-2, e empatou fora 2-2. E como dizes, "apesar do bom jogo".
    Emery roda a equipa, e consegue ser competitivo contra o melhor Estoril. Isso diz muito das diferenças entre as equipas.

    "Para uma equipa como o Sporting, contra quem 80% das equipas nacionais vão jogar fechadas, não sei se o ideal é um treinador cuja a sua equipa era mais feliz a jogar fora, com mais espaço."

    Isso é falso. Contra o Estoril, em casa, todas as equipas, exceptuando os grandes, e alguns jogos da Liga Europa, jogaram com o bloco baixo, baixíssimo. Inclusivamente o Braga, Marítimo, Nacional, etc. Os únicos que tiveram a coragem de não jogar sempre assim foi o Rio Ave. Pelo que esse problema já Marco Silva está farto de enfrentar.

    "Apesar de tudo, se a ideia é ir buscar um treinador jovem e conhecedor da realidade nacional, realmente não encontro melhor hipótese, isto se considerarmos que Vítor Pereira já não é assim tão jovem."

    Isso já depende do Sporting. E não quero com isto dizer que Marco Silva é a aposta certa. Estou só a dizer que teve muito mérito no que conseguiu, nas duas últimas épocas.

    ResponderEliminar
  23. Caro PM,

    Eu não lhe tiro a razão no que escreve, até subscrevo gd parte do que defende. Mas o que aqui está em causa não é o que o PM ou o Virgílio defendem. O que está em causa é uma promessa que, inclusivamente, poderá ter sido decisiva na conquista de votos e cujo (in)cumprimento ng contesta. Até pode ser mais uma fuga para a frente o investimento de 20M€ à custa de investidores "externos" ao SCP... mas foram dados como garantidos e... onde estão eles? Essa foi, aliás, a estratégia maioritariamente sufragada pela massa associativa do SCP nas eleições do ano passado. Não é coia de somenos e ajudava esclarecer esse ponto. Ajudava, principalmente BdC, ajudava na estabilização do SCP. Na minha opinião. Se neste defeso as dificuldades do SCP no mercado forem manifestas, este assunto será, quase de certeza, abordado.

    No resto, se é para apostar em novos Welders e Magrões, por pc que custem, então que se aposte nos valores emergentes da nossa equipa B / Academia... Não sai barato, sai de borla e, provavelmente com mt melhor resultado… Estou convicto de que tb o PM preferirá assim. Enfim, como BdC já defendeu que as contratações serão cirúrgicas, isto é, serão em número reduzido (ou mesmo mt reduzido), eu preferia que as apostas fossem em jogadores mais caros mas que, à partida, dessem maiores garantias de sucesso / adaptação. Pq se em 8 ou 9 de bx custo, acertamos em 4, então nas 3 ou 4 cirurgias que temos para fazer, a margem de erro não pode ser os mesmos 50% sob pena de o reforço do plantel não ser verdadeiramente alcançado… E como o preço / custo de um jogador, normalmente, tem correspondência com o seu valor / qualidade futebolistica…

    Completamente de acordo com o que afirma de Bruma e Ilori… Não perder de vista a situação de Erci Dier… A renovação, não há meio de se concretizar e o inglês está qs a entrar na ultima época de contrato.

    Sobre a definição do treinador: ontem já era tarde. Qt mais tempo durar a indefinição, pior.

    SL

    ResponderEliminar
  24. Leonardo Jardim sai porque o seu empresário é Jorge Mendes, pessoa que não é do agrado da direcção.
    O próximo, seja ele qual for, vai ser um representado por um amigo do Inácio, tal como as futuras contratações de jogadores.

    ResponderEliminar
  25. Parece-me que o distanciamento com a direcção já vem desde as declarações do Presidente no 5 para a meia-noite (os adversários têm de dar mais luta), acentuou-se com as contratações de Inverno, degradou-se ainda mais quando não conseguiram proibir a utilização de João Mário em Setúbal e terá sofrido o golpe final com o assumir da candidatura ao título na próxima época.
    Também é preciso não esquecer a volatilidade da reputação dos treinadores no SCP, bastando lembrar que meia dúzia de jogos fizeram Sá Pinto passar do mestre da motivação que eliminou o City e conseguiu um fantástico final de campeonato para o incompetente que perdeu a final da Taça com a académica e contribuiu para a pior época de sempre, ou que um mau jogo na Áustria serviu para mandar embora um treinador que liderava o campeonato.
    Quanto ao trabalho de LJ, considero-o altamente meritório tendo em conta os recursos que tinha à sua disposição e vendo a excelente época do carnide seria praticamente impossível pedir melhor. Se sair também não será o fim do mundo, tanto Marco Silva como Vitor Pereira parecem-me suficientemente competentes e acenar com as simpatias clubísticas de VP tem tanta razão de ser quanta a da lampionagem em se queixar de JJ por ser do SCP. Mas permitam-me sonhar com um holandês que já disse planear vir para Portugal gozar a reforma depois do mundial...

    ResponderEliminar
  26. Posso estar aqui a ser um pouco chato ou a tentar ser do contra, mas achas que BdC poderia segurar alguém que lhe é oferecido 8 a 10 vezes mais daquilo que recebe no Sporting?
    É claro que há claúsulas de rescisao e é claro que podemos sempre dizer: "meu amigo, assinaste por 2 anos, agora só tens que cumprir".
    Mas acho que todos sabemos que entrar neste tipo de conversa é o principio do fim.

    Para mim, BdC tem aqui 2 possibilidades: ou tenta segurar Jardim com uma proposta de renovaçao em alta do seu contracto (o que nao seria facil tendo em conta as dificuldades financeiras do clube), ou negoceia com este a sua saida e a respectiva indemnizaçao a pagar ao clube.
    E sendo o Mónaco o clube interessado, eu nao seria mto generoso neste aspecto...

    ResponderEliminar
  27. Caros,
    Gostava de agradecer a todos os que contribuíram para esta interessante discussão. Infelizmente ontem foi um dia muito intenso e não pude fazer mais do que validar os comentários.

    Sobre este assunto, e de forma muito sintética, gostava de dizer o seguinte:

    Caso haja real vontade de Jardim em abandonar o Sporting não há qualquer surpresa. Esta época que agora acaba era uma época relativamente fácil, tendo em conta o que se tinha passado na anterior. Era dificil não fazer melhor e a fasquia foi posta muito baixa pela generalidade dos adeptos, comunicação social e mesmo da SAD.

    Quando o cenário se inverte e Jardim percebe que há muita gente com a cabeça no ar a pensar em facilidades e que o campeonato é já ali ao virar da esquina - muita gente acha que estamos mais perto do SLB e à frente do FCP, o que me parece um erro de análise - e Jardim não partilha dessa visão e também não vê condições para uma candidatura real, ombro a ombro com os 2 rivais, e ainda por cima pode fazer o contrato da vida. Jardim sempre foi mestre em gerir a sua carreira e ele percebe que o próximo ano tem tudo para ser um ano muito complicado. Aliás essa é a minha impressão desde o momento em que a carreira da equipa superou as expectativas e quase ninguém percebeu que, para lá do bom trabalho realizado, havia também um carácter muito excepcional, dadas a conjunção de factores muito favoráveis.

    Sobre uma hipotética substituição não tenho opinião formada. Vítor Pereira ou o Marco Silva do ponto de vista técnico parecem-me interessantes. Ao nível da experiência não valorizo sobremaneira uma vez que nem um nem outro têm a que seria mais importante: a do conhecimento do Sporting. Noto contudo que Vítor Pereira tem um possível problema, o facto de estar muito colado, em termos de imagem, ao FCP. Nos momentos em que corra mal isso tem uma importância muito grande. Marco Silva tem menos esse lastro.

    ResponderEliminar
  28. Não tenho a certeza que Leonardo jardim saia, mas vamos ver...

    Em relação ao Carrilho, discordo. Por várias vezes (e se calhar na TV essas coisas não se vêm) o jardim fez gestos ostensivos ao jogador para ajudar a defender e foi sistematicamente ignorado. encaro a ubstituição como um castigo para ele perceber que tem de fazer o que o treinador manda...

    ResponderEliminar
  29. J,

    Eu não só acho, como afirmo que é obrigação do BdC fazer tudo o que é possível para manter o SEU treinador. É isso que lhe é exigido. Só assim está a defender os interesses do clube a que preside. Isso passa por provar a sua afamada dureza de negociação. Ora, se, como consta e foi publicitado, a cláusula de rescisão de LJ é de 15M€, não me parece que os valores ontem publicados (entre 3 e 5M€) indiciem um gde negócio que permita perder o treinador sem gde polémica...

    Espero ter sido claro sobre o pretendia afirmar anterioremente.


    Mas, como diz o JG, até ao lavar dos cestos é vindimae talvez LJ fique. Olha, oxalá, repito: OXALÁ td isto não passe de mais uma "conspiração" para desviar a atenção de JJ e da final do benfica, como escreveu o Pedro C... Infelizmente, não me parece que assim seja…

    Mantenho que o melhor seria que LJ permanecesse e que BdC lhe oferecesse as condições para que o SCP se constituísse, efectivamente, como candidato assumido ao título e não apenas um sound bite presidencial popularucho... Mais um... É como digo: não basta falar e dizer o que os ouvidos de adeptos e sócios gostam de ouvir, é preciso colocar a candidatura em prática e para isso, meu amigo, terá que:
    1) manter o treinador, assegurando a estabilidade técnica e o comando da equipa;
    2) reforçar a equipa com elementos de inegável qualidade... baratos, caros, assim-assim, de borla, da formação… Whatever. Disse que o SCP era candidato, agora CUMPRA.

    E para cumprir a bujarda da "candidatura", dava um jeitão que cumprisse igualmente a tal promessa "imediata" dos 20M€...



    SL

    ResponderEliminar
  30. Lda concordo que o único handicap de Vitor Pereira seja o de estar muito colado à imagem de portista.

    Vírgilio já percebi o teu ponto de vista. Continuo a pensar que BC se excedeu nas expectativas para a próxima época (não é numa época que se "apanha" o actual Benfica).

    Sobre a clausula do Jardim julgo que esses 15M são para Benfica ou Porto, não para clubes de outros campeonatos.

    ResponderEliminar
  31. Relativamente ao Carrillo o erro de Jardim foi dar-lhe demasiadas oportunidades, que ele, na minha óptica, sempre desperdiçou.

    ResponderEliminar
  32. O Peseiro foi o melhor treinador que passou pelo Sporting nos últimos anos. Teve o azar que o Jesus teve o ano passado. E este ano já ganhou duas competições e puderá ganhar mais duas.
    E ninguém, a não ser eu, que preferia o Peseiro.

    ResponderEliminar
  33. Só para dizer que concordo em absoluto em relação à questão Carrillo, o que Jardim fez foi pura e simplesmente vergonhoso. O homem errou um passe e perdeu de forma infantil uma bola adiantando-a em demasia, logo vieram os primeiros assobios, concerteza de gente que em casa "nem arrebita cachimbo". Se a substituição era para alterar algo teria mudado o sistema tático, mas não foi um mera substituição homem por homem ainda por mais por um jogador que vai ser mais um Djaló, perto de Carrillo é zero. Aos 35 minutos dois jogadores se destacavam pela negativa Jefferson e Rojo, mas a pedido dos assobiadores Jardim fez-lhes a vontade.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)