segunda-feira, 21 de julho de 2014

A falácia da "equipa do ano passado", as promessas, as dúvidas e os problemas de uma vitória Honrosa

Uma boa vitória a que o Sporting conseguiu ontem, trazendo para casa o 29º troféu, honrando assim os seus pergaminhos nesta competição. Uma vitória justa porque o Sporting esteve quase sempre melhor do que o seu adversário, tendo sido a única equipa a criar verdadeiros lances de golo no decorrer da partida. Com mais espaço para jogar do que no jogo anterior, o Sporting foi uma equipa sólida, esclarecida e solidária.

A falácia da "equipa do ano passado"
A indiscutível superioridade do Sporting sobre o o seu adversário será hoje sucintamente explicada por, na composição da sua equipa principal, se ter apresentado apenas um reforço, tendo, por isso mantido a sua estrutura e ter sido esta que lhe permitiu chegar à vitória. Ora há alguma verdade nesta avaliação, mas não é menos verdade que o aproveitar dessa identidade, da base do que de bom foi feito o ano passado é um sinal de que trabalhou bem nestas duas semanas que passaram. Esse mérito de Marco Silva terá que ser reconhecido, não só porque se conhecem tantos casos em que novos treinadores foram incapazes de realizar o mesmo trabalho, como também é claro, sobretudo no jogo de ontem que, se os jogadores são os mesmos, a forma como jogam já não o é inteiramente.

As promessas
Foi o melhor do que o jogo de ontem permitiu ver: a promessa de uma equipa interessada em dispor de bola mais tempo, sem se lançar imediatamente no ataque, procurando as melhores soluções. Marco Silva mantém mais ou menos o mesmo critério de Jardim no que diz respeito à forma como a equipa sairá a jogar, encaminhando o jogo pelas laterais, expondo-se pouco ao risco de perder a bola em zonas centrais. (Para se perceber melhor o que isto representa reveja-se o jogo Brasil-Alemanha.). Provavelmente os centrais serão mais vezes chamados a desempenhar funções nos momentos de iniciar o ataque, que só ocorrerá havendo linhas seguras de passe. Ontem, à falta de alternativa a bola ia para Boeck, que lançava longo, o que não é particularmente eficaz e requererá outra solução.


Do ponto de vista individual confirmou-se a boa presença de Rosell, embora ontem mais condicionado na acção que no jogo anterior, a subida de produção de Adrien, a segurança de Dier, a simplicidade de processos de Mauricio e a qualidade técnica de Montero, pese a eficácia ainda arredia. Para o fim a boa forma física e anímica de André Martins a pedir mais jogo, o que, descaído apenas sobre a direita e tão adiantado no terreno, não terá. João Mário é um sério concorrente, embora não disponha da mesma velocidade, sendo contraproducente pedir-lhe que faça as mesmas correrias que faz Martins. Uma luta interessante.

As dúvidas e os problemas
Se se tratou de uma vitória importante e interessante não se pode deixar de considerar o seu carácter relativo. O adversário não é exactamente o que será daqui a um mês, quando se iniciar a competição, faltando saber se, da nossa parte, é ainda possível crescer mais. Às diferenças notórias de um jogo para outro não são alheias os adversários. Se mesmo este Benfica é equipa para nos causar mais, muitos mais problemas, que o Belenenses, não é menos verdade que procura muito mais do jogo e isso oferece-nos muito mais oportunidades e espaço que 3 linhas de jogadores atrás da linha da bola à espera que joguemos e sobretudo que erremos. 


Porém, a maior parte dos nossos jogos, em casa e fora, serão deste teor e no sucesso ou insucesso do plano de jogo para o contrariar jogar-se-á a nossa sorte no campeonato. Para tal, e tendo em conta o que acima foi dito sobre o que parece ser a vontade de Marco Silva, ficam muitas dúvidas sobre a qualidade individual de que dispõe no plantel para o último terço. 


Para assumir o jogo e ter bola Marco Silva precisa de criatividade, capacidade de execução rápida e qualidade técnica que, neste momento, estão apenas asseguradas por Carillo, que não é propriamente fiável, Mané de forma parcial, porque é um jogador em crescimento e Montero. Capel parece querer ficar-se pelas paralelas às linhas, desconsiderando a importância de sair em direcção ao centro. Shikabala e Gauld ainda não mereceram a confiança do treinador, constituindo-se as grandes incógnitas. Se a sua qualidade de trato da bola parece não oferecer dúvidas, estas parecem centrar-se na forma como a reverter em favor do colectivo e em desfavor do futebol de circo, em particular no caso do egípcio. 


O maior problema que pode ocorrer neste momento para Marco Silva, e ele verbalizou-o ontem, é perder jogadores fundamentais. Ora esses são os titulares do ano passado. Se esses jogadores fossem os que ainda estão de fora - Rojo, Patricio Silimani - parte dos problemas estariam resolvidos uma vez que , não tendo ainda participado nos trabalhos, a sua ausência tenderia a provocar menos abalos. William não entraria na equação, mantendo-se mais um ano.

Ficaria outro problema em aberto, que seria a sua substituição. Paradoxalmente para muitos, seriam para mim os problemas de mais fácil resolução, desde que houvesse critério e a felicidade indispensável. A defesa tal como está já parece capaz dos serviços mínimos. Boeck dá segurança e as características de Slimani levantam muitas dúvidas de aplicabilidade no que parece ser o modelo de Marco Silva. 


Para fim as dúvidas do costume, sempre que se iniciam as novas temporadas que, confirmadas, se tornam em problemas: a qualidade dos reforços. É ainda cedo para fazer essa avaliação mas, do que se viu até agora dos que foram chamados Rosell é reforço. Slavchev, Tanaka e Paulo Oliveira e Geraldes tiveram participações apagadas, pelo que teremos que aguardar por novas observações.

13 comentários:

  1. Sou benfiquista e não tenho qualquer dificuldade em concordar
    com esta análise. É uma análise lúcida.

    Mas atenção que até 31 de Agosto muita água vai correr debaixo das pontes

    E é sempre preciso ter em conta qual a dimensão da ajuda do J.Mendes ao FCP e Braga

    Atenção a isso

    ResponderEliminar
  2. Com tanta confusão para saber quantos títulos de uma competição tem cada clube acho que vou passar a dizer simplesmente +1 quando ganharmos uma competição...
    Resumindo, temos +1 taça de honra da AFL, quem quiser mais pormenores vá ao museu e conte pelos dedos (é melhor levar uns amigos ...).
    Ainda não há intensidade, e seria estranho se já existisse, mas há princípios de jogo e ficou uma melhor imagem neste segundo jogo do que do primeiro. Siga o trabalho.
    Ao anónimo anterior, não será ao contrário? O que é que braga e porto podem fazer pelos Jorge Mendes FC, Lda.? É que me parece que de porto e braga já resta pouco naqueles clubes...

    ResponderEliminar
  3. E os negócios do Oblak, A.Gomes, Rodrigo e possivelmente do Enzo não foram através do Mendes? Parece-me a mim que se há clube que não está dependente desse empresário, esse clube é o Sporting. Com as vantagens e desvantagens que isso trás.

    ResponderEliminar
  4. LdA, uma nota de discordância: pareceu-me que a defesa teve sempre a preocupação de sair a jogar, o passe para o Marcelo era o último recurso. Rosell inclusivamente baixou várias vezes para perto dos centrais para a construção. Aliás comentei com quem viu o jogo comigo que me parecia uma evolução relativamente à época passada.

    100% de acordo no Capel, chegou a ser aflitivo... como é que um jogador com tanto espaço (que conquistou muitas vezes com mérito próprio!) galga metros e metros em direção à bandeirola de canto! É um dos jogadores que mais jogadas "estraga" naquela equipa...

    Nos reforços (exceção feita a Rosell), esperemos então por outras apreciações. Slavchev em particular pareceu "perro". Dizia o mesmo o ano passado do Magrão e dei-lhe o benefício da dúvida. Esperemos que desta feita esse benefício da dúvida resulte mais positivo...

    ResponderEliminar
  5. Com o devido pedido de perdão ao André Martins, mas enquanto o Arsenal ou um primo dele não depositar cash na conta do Sporting eu posso imaginar um meio campo composto por, William, Adrien e João Mário, certo?

    Gramavas não era Ronaldo?...

    ResponderEliminar
  6. Bom texto Leão, deixando pouco a acrescentar.

    Gostei o compromisso colectivo de todos que participaram neste jogo. Isso foi um ponto muito grande a nosso favor. Destaco Carrilo (bem a desequilibrar, a recuperar bolas em zonas adiantadas e a cobrir as subidas do Cédric), Cédric (grande jogador, embora pareça que tenha deixado de saber centrar - tenho de dar razão ao Koba, neste aspecto), Adrien (para mim o melhor - tem de ficar toda a carreira no Sporting), Dier (havia dúvidas?) e João Mário/Martins (deviam ser um só).

    Capel tirou-me do sério. Aquelas corridas em frente com a área toda a descoberto é doença crónica.
    Maurício - ainda não foi desta que ganhou um lance ao Derley (de resto esteve bem, mas não é de confiar).

    Foi um jogo de preparação, nada mais. Mas a equipa quis vencer e jogar bem, de forma estruturada, coerente e pensada. Só se pode ficar satisfeito.

    (tenho tantas dores de estômago ao ver o nosso equipamento: e já o vi ao vivo!! ainda é pior...)

    Talisca: tem tudo para ser o novo Petit ou Ávalos.

    ResponderEliminar
  7. Cantinho, quem eu acho que pode fazer toda a carreira em Alvalade é o André Martins , o "mercado" considera um handicap a sua altura, eu prefiro a qualidade dos seus pés, neste sentido é quase impossível um jogador como o Adrien não ter uma proposta que interesse a todas as partes e saia. Será muito difícil que se mantenha durante toda uma carreira em Alvalade.

    ResponderEliminar
  8. LMGM,

    Concordo! Para mim todos aqueles que são bons (especialmente os muito bons) devem ficar para sempre no Sporting.
    Acho que um treinador inteligente vê o pontecial enorme do André. Mas olha que já o vi melhor, e isso preocupa-me. Na (boa) fase de Sá Pinto teve excelente e na 1ª volta da última época também foi muito bom. Que volte a esse tempo. Mas todo ele é Sporting, sem dúvida.

    Mas olha que um jogador com a qualidade do Adrien, técnica, entrega e concentração ao jogo (e as suas intervenções aos jornalistas tb não são nada "parvas") não se encontra facilmente. E sair para uma equipa de meia expressão em França, Espanha ou Inglaterra não é futuro que ele mereça. Nem o Sporting deve abdicar dele por pouco.

    Ainda acredito nisto:

    Patrício
    Esgaio; Carriço (Tobias); Dier; Cédric (porque não a def esquerdo? se o André Almeida também o é...)
    William
    João Mário; Adrien
    Martins;
    Mané + 1 (Betinho? quem mais? O Postiga mais novo?)

    sup: Iuri, Semedo, Pereirinha, Chaby, Luis Ribeiro, Ponde, Gelson Martins, Matheus Pereira, Wallyson

    (e o Bruma... que falta faz, tristeza)

    ResponderEliminar
  9. Colectivamente:

    Gostei da coesão defensiva. Boeck teve um jogo descansado.

    Gostei da fluidez apresentada em vários momentos do jogo, com várias combinações interessantes.

    Tb me parece existir alguma evolução face ao que a equipa apresentava o ano passado, com os extremos a tentar jogar mais interior. Com o Carrillo isso foi evidente. Mais tarde Mané tb procurou esses terrenos.

    Individualmente:

    Gostei do Carrillo. A excepção foi qd, já na 2.ª parte, se agarrou à bola e desatou a fintar td e tds com colegas mais bem colocados. Finalizou ao lado...

    Gostei do Adrien, aquele passe para Montero falhar (após tentativa de chapéu) foi excelente. Já antes tina tentado outro passe de rotura, que não resultou por mt pc. Se “calha a entrar”, isolava Carrillo.

    Gostei de Rosell, sp mt activo e consistente, com um rendimento constante ao longo do jogo.

    Gostei de Montero, a dar sequência aos lances ofensivos. Quase sp a decidir bem, em prol do colectivo. Ganhou alguns duelos na raça.
    Por fim, gostei de João Mário que apresentou (sem surpresa) uma gama de recursos técnicos mt além do normal. A (boa) surpresa, foi que me parece bem mais resistente fisicamente e solto que nos jogos que lhe vi o ano passado. É a minha aposta pessoal enquanto jogador que se vai afirmar nesta época que se inicia. O ano passado apostei em Wiliam Carvalho... Era tão bom, se voltasse a acertar!

    A 31.ª Taça de Honra já cá canta.

    Nota final - achei delicioso a btv nem sequer disfarçar o qt cabeçudos se sentiam no final do jogo. A azia era tanta, que mais uma vez mostraram a educação e o desportivismo que (não) têm, ao não transmitir a cerimónia de entrega do troféu! O comentador “amigo” do melão, calado é um poeta…

    ResponderEliminar
  10. Cantinho, talvez pelo facto de os centros lhe terem saído mal, deixou de tentar - e isso é tudo o que peço dele :)

    Porque com o Montero na área, apoiado pelo Martins e o Capel, um centro do lado direito para a molhada é igual a tentar ganhar o euromilhões com aquelas apostas random de 2€. Pode sair, mas...

    Ele ontem combinou com quem por lá andava e gostei disso.

    Muito bem lembradas as compensações do Carrillo ao Cedric, excelente

    ResponderEliminar
  11. O calendário da Taça da Honra é simplesmente ridículo! Lamento mas não há outra forma de dizer isto.

    ResponderEliminar
  12. Pior só mesmo o mercado continuar aberto já depois do início do campeonato! Há mesmo muita gente interessada em fazer mal ao futebol.

    ResponderEliminar
  13. LdA, boa análise.
    Muito melhor o sporting neste jogo em relação ao anterior. Realço, sobretudo, a organização defensiva.
    Excelente a dupla de centrais com o apoio constante do Rosell. Os cantos contra nós foram uma tranquilidade. Muito forte a dupla Maurício, Dier neste jogo. Muito bem Rosell e o restante meio campo no apoio. Ontem Rosell "arriscou" menos na organização ofensiva em relação ao jogo com Belenenses. Resguardou-se mais, participando menos nessa fase, pareceu-me.
    Adrien, Martins, J. Mario... A qualidade que todos reconhecemos está lá. Óptimo.
    Mané ainda desaparecido e pouco dado ao jogo... Mas já nos mostrou a sua qualidade. É uma questão de tempo.
    Carrillo. Enfim.. Já o disse aqui. Acho que nunca vou dizer mal do Carrillo. Gosto do miúdo. Reconheço a sua qualidade. Sei do que é capaz de fazer. Tenho uma eterna paciência com este miúdo. Vejo-o diferente com Março Silva... Para melhor. Muito dado ao jogo. Disponível quer no ataque, quer na defesa. Gostei muito.
    Montero é jogador de bola e pode oferecer muito mais à equipa do que "apenas" golos. Estes irão aparecer com naturalidade e não me incomoda que ele não os marque se souber dar à equipa qualidade de jogo.
    Jefferson, "preguiçoso". Menos disponível! Terá a ver com índices físicos ainda insuficientes?
    Outros reforços:
    Slavchev esteve um pouquinho melhor em relação ao ultimo jogo (onde esteve mal), pareceu-me bem na ocupação de espaços, recuperação de bolas, uma ou outra boas incursões no ataque, mas com uma qualidade de passe muito abaixo do que esperava dele. Pode ser que sejam só "nervos" da estreia e com confiança e habituação à equipa melhore bastante nesse aspecto.
    Não vimos ontem Paulo Oliveira. Acredito que o miúdo possa desfazer as minhas incertezas quanto ao seu valor rapidamente. Espero que sim! Mas uma coisa é certa. Ninguém vai conseguir tirar a titularidade ao Dier. Boas dores de cabeça para o treinador.

    Resumindo, excelente jogo treino! Espero ver restantes reforços nós próximos. E acho que preferia que tivéssemos emprestado Heldon em vez de Wilson Eduardo. A capacidade de finalização de Wilson é largamente superior.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)