Do primeiro jogo de preparação, realizado nos Açores, há poucas conclusões directas a retirar. O contrário é que seria de estranhar, atendendo às características do próprio jogo e adversário. Marco Silva priveligiou uma equipa inicial de jogadores da época passada para depois fazer entrar paulatinamente alguns dos novos jogadores. Fica a nota positiva para a generalidade - Rosell até teve honras de titularidade - o que, sem poder ser excessivamente valorizado, é sempre melhor do que o inverso.
Mas há ilações a tirar da primeira lista de convocados. Rinaudo, Viola, Salomão e Miguel Lopes dificilmente integrarão o plantel principal. O caso de Salomão só é assinalável pelo facto de o ano passado ter visto prolongado o seu contrato por cinco anos (até 2019) para agora, pelo menos aparentemente não contar. Miguel Lopes tem uma relação de custo/qualidade relativamente elevado e um contrato a meias com o FCP que está longe de beneficiá-lo e à relação com o clube.
Já o caso de Rinaudo é diferente. De Rinaudo e mais 10 até à situação de dispensado foi um sopro. A ascensão improvável e meteórica de William retirou-lhe espaço, mas é precisamente a possibilidade deste sair que a sua permanência fazia sentido. Não estamos a falar de um jogador qualquer, pese a necessidade de ajustar alguma postura no seu jogo. O caso do compatriota Viola é algo semelhante. Não serão seguramente critérios estritamente técnicos a presidir à decisão de os afastar.
Um outro dado definitivo sobre o jogo dos Açores: o equipamento. Tinha reservado uma opinião definitiva para um melhor visionamento, que a apresentação na Gala não proporcionou. As imagens televisivas e as que os jornais difundiram ontem confirmaram o pior receio. O verde mudou para um tom mais claro o que, associado aos calções no mesmo tom torna difícil a identificação imediata de que "o Sporting está a jogar". Que o diga um pai aflito, que ontem, numa esplanada onde aterrei por acaso, tentava esgrimir argumentos que convencessem o seu petiz de que aquele jogador (provavelmente dos recém-chegados) com aquele equipamento eram do Sporting.
Por decoro e por comedimento não me voltarei a referir ao tema. A escolha foi infeliz e os calções pretos significariam um remediar da situação. Nem que para isso se tenha de constituir uma "Missão Calções" para a qual contribuirei de bom grado.
Sem dúvida o pior equipamento que o Sporting alguma vez teve.
ResponderEliminarJá estou farto da novela dos calções verdes do novo equipamento do Sporting e acho ridículo que se perca tempo a discutir este "não assunto". Até já li na blogosfera muitos adeptos a dizerem que vão contra os estatutos do clube! Para esses apenas um conselho: leiam primeiro os estatutos antes de fazerem afirmações disparatadas.
ResponderEliminarOra, eu fui ler os estatutos e como só podia ser, esta opção de equipamento não viola nenhum estatuto, senão vejamos:
Artigo 7º (Símbolos do clube): os símbolos tradicionais do Clube são as cores verde e branca e o leão, significando este a força, destreza e lealdade, que devem constituir apanágio de toda a actuação do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
....
Artigo 10º (Equipamentos): o equipamento a adoptar pelos atletas deve adoptar, em princípio, as cores tradicionais do clube.
Depois disto ainda existem dúvidas na cabeça de alguém ?!
Gostar ou não gostar da estética dos equipamentos ou das suas cores e padrões está no direito de todos e são meramente gostos pessoais (há quem goste de um artigo e há quem deteste esse mesmo artigo) e por isso se costuma dizer, que gostos não se discutem! Agora, virem com estórias da carochinha sobre a violação dos estatutos já é mais grave, mentiroso e com segundas intenções!
Força Sporting Clube de Portugal !!!
Concordo
ResponderEliminarNão será porventura possivel alterar o verde das camisolas, mas penso que faz sentido haver (pelo menos) também uns calções pretos
Aliás sempre utilizamos calções de 2 cores e penso que agora isso não será diferente - o branco que podemos ver por exemplo em 2 fotos nos "artigos relacionados", tem sido utilizado varias vezes e esperemos que este ano também o seja, se não for o preto
Realmente há logros muito piores que os calções, como a grande aposta na formação. Só se for nos que que alguém teve a preocupação de formar e pensar na desfaçatez de ainda tentar o aproveitamento do nome de Aurélio Pereira...
ResponderEliminarPara melhor perceber o logro vão antes ver que agência de comunicação é que também andou a apresentar a Solução para o futebol do Sporting e sobretudo a parte que dizia que a formação afinal era em língua portuguesa, mais barata...
P.S. Depois do “gozo” que deu comentar a quebra da aliança com o Benfica e as eleições na Liga, os lampiões acabam de admitir o incansável PMAG do Figueiredo…
Do que eu já estou é de ver os paus mandados a desvalorizar os equipamentos para livrar a caro ao "Bruno". Têm cá uma lata! Fizeram ASNEIRA! E é asneira GRAVE, porque lesa a imagem do Sporting e com certeza terá impacto nas receitas. Em vez de pedir desculpas aos sócios e tentar remediar, ainda tentam calar os outros. Algum dia têm uma surpresa dos sócios.
ResponderEliminar"O caso de Salomão só é assinalável pelo facto de o ano passado ter visto prolongado o seu contrato por cinco anos (até 2019) para agora, pelo menos aparentemente não contar."
ResponderEliminarÉ só transparência... no reinado de BdC. Tenho a certeza que este acto de gestão foi plena e metodicamente explicado... e eu é que não me apercebi.
Uns fartam-se que se fale nos calções, ou mesmo do resto do equipamento... Pudera! Mas, no fundo, interessa alguma coisa a identidade do SCP? Como dizia o outro"isso são pentelhices"... Agora temos outras versões: é um "não assunto" ou "estórias da carochinha". De modo que se na(s) época(s) seguinte(s) aparecer um verde azulado, ou um verde fluorescente nas listas do equipamento principal, não importa nada, desde que seja verde (e tenha um leão ao peito), está td bem... A descaracterização está lançada. A partir daqui é inovar à vontade do freguês.
Plantel... Curiosamente no treino aberto aos sócios, um dos jogadores mais elogiados pelo empenho e prestação foi Valentin Viola. Mas o que é que interessa mostrar empenho e qualidade? Se o seu rendimento destes proscritos não conta para rigorosamente nada? Se assim é, questiono: o que estão a fazer junto com o restante plantel? Talvez para ensinar, integrar e servir de "exemplo" os jogadores novos que chegam, será?…
"Missão calções"? LOL..
ResponderEliminarSe correr tão bem qt a "missão pavilhão"... estamos conversados.
O equipamento é vergonhoso, mas como foi uma opção desta direção os Brunistas acham-no lindo de morrer e insusceptível de críticas.
ResponderEliminarAs contratações "cirurgicas" já vão em 6 e com tendencia para aumentar, mas todos com "qualidade" para serem titulares.
A aposta na formação continua a ver-se, agora até o capitão dos juvenis e único titulr da seleção nacional nesse escalão que representava o SCP, trocou o SCP pelo "grande" Guimarães!
Concordo plenamente com a questão dos calções.
ResponderEliminarJá no que se refere a Rinaudo, Viola ou Salomão, acho que aqui ainda são desconhecidas as razões do seu afastamento e o seu futuro, assim que...
SL
Críticas aos calções e críticas à prorrogação do contrato do Salomão (ao preço de um mindinho do Labiad). Duas vergonhas intoleráveis, sem dúvida.
ResponderEliminarSe é o melhor que a cruzada anti-brunista (que não desarma um minuto) consegue fazer, então o Sporting está mesmo no bom caminho.
Quanto aos casos do Viola do Rinaudo, parece-me relativamente evidente que se trata de um problema de custos: bons jogadores que ganham acima do que o Sporting pode pagar.
Jô
Eu tb não estou de acordo com algumas das decisões de BdC e questiono também outras coisas no clube. Mas ainda assim, tenho q admitir que o Balanço tem sido claramente positivo.
ResponderEliminarAgora o que acho inadmissivel é que se começe só a juntar as coisas más desta direcção, por tudo no mesmo saco e começar a criticar tudo e todos a torto e a direito.
Sinceramente não consigo perceber isso.
De facto estive no treino , e vi já gente com o equipamento na bancada , tanto o principal como o alternativo amarelo são muito pouco atrativos para a compra , e certamente esse adereço vai perder muita visibilidade no mercado , ganharemos a receita do patrocínio mas é liquido que perderemos merchandising. Não sei que contas fez a direção , mas acho que isto poderia ter sido disfarçado com calções pretos , ou mesmo os brancos. Este verde mais claro , não é o verde alface do Sporting , mas afasta-se do verde escuro e azulado da marca anterior. Em todo o caso , devo dizer que estranhamente não me causou muito desgosto , embora entenda que a outros tenha causado.
ResponderEliminarOs melhores elementos do treino , foram Viola , João Mário , Tanaka e Shikabala , este pelo menos a nivel de espetaculo e interação com o público.
Não compreendo a razão pela qual Viola foi afastado , não acredito que seja um decisão de foro especificamente desportivo tendo em conta que é um jogador - se contarmos com ele como ala - superior a pelo menos 3 dos imensos extremos que o Sporting tem.
Já no caso de Rinaudo , é um jogador sem qualquer qualidade , e não fazia sentido nenhum ficar no plantel a encher espaço , de facto Rinaudo é um jogador banal , que a sua raça iludiu os Sportinguistas , tal como acontece com Diego Capel , são 2 jogadores que não teem o menor nível para representar quem tem ambições de ganhar títulos.
Quanto ao plantel do Sporting , tem de reestruturar o setor dos extremos. Capel , Wilson , Heldon não jogadores para quem quer ganhar o campeonato , o Carrillo , é aquilo que se sabe , é impossível querer ser campeão a contar com jogadores que jogam bem de vez em quando , para mim este é o problema do Sporting e estou a ver procurarem um extremo emprestado pelo Twente ao 9º classificado na eredivise e nem aí foi titular , não marca 1 golo há 2 anos , e acho que a direção do Sporting ainda não entendeu que isto é o setor fulcral para a equipa subir de nível.
No ano passado , Jardim na luz , deu a titularidade ao Heldon com 1 treino apenas , vindo do Maritimo , e sentou os outros 4 extremos , mas pelos vistos não entenderam este sinal , onde ele diz simplesmente que não confia nos extremos que tem , e não é por acaso que nenhum se conseguiu afirmar como titular durante toda a epoca. Se isto passar ao lado podem ter a certeza que a luta pelo titulo , é uma ilusão.
Caros,
ResponderEliminarAté me pareceu interessante a ideia do equipamento, quando este apareceu nos manequins.
Mas ao ver o resumo do jogo aquilo parecia que era o Moreirense a jogar. De facto, quebra por completo a identificação imediata.
A mim, que até sou benfiquista, fez-me uma certa confusão. O descaracterizar das tradições dos nossos emblemas a troco de merchandising é lamentável. E eu que sou um apaixonado do equipamento Stromp, que tão pouco tem sido visto.
Mas quando a bola rolar, com maior ou menor esforço, todos esquecemos isso.
Saudações desportivas
Pelo que li no Jogo, Viola, Rinaudo e M.Lopes têm salários que não encaixam neste Sporting....
ResponderEliminarDevíamos contratar outro tradutor, pode ser que apareça outro Mourinho.
ResponderEliminarah! estou esclarecido... Portanto o SCP encosta os jogadores "caros" (ou desvia-os para a B) e deixar de pagar...
ResponderEliminar"Portanto o SCP encosta os jogadores "caros" (ou desvia-os para a B) e deixar de pagar..."
ResponderEliminarNem uma coisa, nem outra. Despacha-os para fora do clube como fez o ano passado e não suporta os custos.
Simples (menos para os adeptos da crítica fácil)
Jô
Bons tempos estes, em que a histeria dos Sportinguistas se centra nos calçoes do equipamento e na exclusão de jogadores banais da equipa principal e não na solvencia do clube e nos recordes negativos da sua performance desportiva.
ResponderEliminarO virgilio está equivocado quem não pagava salários era a anterior direção...
ResponderEliminarSe os jogadores não contam para a equipa principal faz todo o sentido que trabalhem junto da B até se arranjar colocação, são 4 jogadores que acabaram a época emprestados ou seja o mais provável é continuarem na mesma situação.
Lion73, a ver vamos, como diz o cego. A ver vamos como vão estar as coisas daqui a uns tempos. Depois veremos se "só" nos preocupamos com os equipamentos. Se até nisto dão barraca, faço ideia como estará o resto...
ResponderEliminarTenho uma franca "desilusão" que ainda não tenha aparecido ninguém com a cassete de que já "entranhou" os novos equipamentos, ou que depois de os ver "ao vivo" afinal são mesmo bons. Então? Estão a falhar.
ResponderEliminarMas o que era de escangalhar a rir era os sócios saberem o valor real do que a Macron paga ao Sporting, a tal que oferecia a melhor proposta, de acordo com a nossa grandeza e tal. O que vale é que agora só há "competência".
O Sporting recebe mais de 1 milhão de € por ano da Macron.
ResponderEliminarCom a Puma recebia menos de 1 milhão de € por ano, pelos equipamentos. E esse valor só aumentava para valores próximos de 1 milhão de € devido ao naming da Academia.
Acho um piadão aos números do sr João Santos...
ResponderEliminarSuponhamos:
+ de 1M€ = 1,1M€
- de 1M€ = 950m€
Diferença = 150m€
Antes tínhamos um equipamento decente. Agora temos um equipamento comprado na feira aos ciganos... E td isto para ganhar 150 mil euros por ano???
"O Sporting recebe mais de 1 milhão de € por ano da Macron.
ResponderEliminarCom a Puma recebia menos de 1 milhão de € por ano, pelos equipamentos."
Ui, que "diferença"! Agora compara a qualidade e o design da Puma nas últimas três épocas com o que Macron fez para o Sporting, além de que antes o Sporting ainda podia ter outros produtos à venda na Loja Verde. Eu não aceitava aquela porcaria por dinheiro nenhum, mas se ainda dizem que foi só por mais de 1 milhão por ano, pior. PÉSSIMO negócio. É a "competência" do "novo" Sporting.
Já foram 6M, depois 3M e agora 1M. Que novidade, uma marca mais pequena pagar ainda menos porque até equipamentos vamos comprar à Macron. Onde é que já se viu isto? Com a TV o mesmo embuste, anunciam menos de 2M de orçamento mas nem com o dobro fazem o que propõem. Sem dinheiro e ninguém percebe a aposta na formação que devia ser mais que óbvia para todos e o mesmo em relação à estratégia nos órgãos de decisão do futebol português, etc. Só tangas, confusão e agências de comunicação a tentar enganar ainda mais os sócios, próprio de quem nunca conseguiu reunir o mínimo de condições ou sequer fez a mínima ideia ao que vinha.
ResponderEliminarAo certo já se pode dizer hoje que nunca ninguém viu o clube assim porque nunca ninguém chegou à direcção da mesma forma e não era muito difícil de prever depois de 2 anos a boicotar o próprio clube em várias - para não dizer todas – plataformas. Quem semeia ventos colhe tempestades e a bola ainda nem começou a rolar.
E como também é mais que óbvio quem perde mais com tanta divisão e tanta confusão é o SCP!
Conta comigo para a Missão calções. Este equipamento é um perfeito pesadelo!
ResponderEliminarQue se lixem os estatutos.... Não gosto deste verde. O verde do Sporting é mais escuro... isto parece a Naval 1º de Maio. E os calções são pretos, como sempre foram em mais de 100 anos de história. Mas pelo menos mudem este verde....
ResponderEliminarA estratégia nos órgãos de decisão do futebol português é andar atrás do Orelhas e está bem à vista de todos. Depois eles agradecem como é hábito. E porquê? Porque bem lá no fundo o que muitos sportinguistas sempre desejaram foi um presidente à Pinto da Costa e saiu-nos a todos um aprendiz de feiticeiro. Quem tanto desdenha quer comprar!
ResponderEliminarÉ óbvio que um clube de futebol não vive só de títulos.
ResponderEliminarVive também dos seus adeptos, da sua história e, naturalmente, dos seus símbolos.
São os símbolos que criam a sensação de pertença a uma instituição.
Nesse aspecto, o equipamento (enquanto um dos principais símbolos do clube, a par, por exemplo, do hino, do escudo ou do lema) tem um papel importante.
O facto de os equipamentos da próxima época serem reconhecidamente feios e pouco identificadores da ideia que temos do clube pode e deve ser um tema.
O que não pode é, obviamente, servir de pretexto para trazer ao de cima o descontentamento recalcado de alguns adeptos com rumo recente do clube.
Seja como for, e porque acho que os sócios devem estar sempre em primeiro lugar, sou favorável à tal missão calções, que subscreverei com todo o gosto.
Jô
Anónimo , eu concordo com algumas criticas , não concordo é com a critica geral , porque hoje o clube está muito melhor do que antes. Não ver isso parece-me ... enfim nem preciso de dizer , a Puma pagava 600 mil euros ao Sporting , a macr9n vai pagar de 1,5M de base e podem chegar aos 3M , receita que vai ser acrescida com a publicidade da TV à Macr9n (segundo me chegou aos ouvidos , mas aguardemos para ver). Penso que o clube deve calcular o potencial do merchandising e aí perceber se deve ou não ignorar a receita , porque nós sabemos que os Sportinguistas pouco contribuem para o clube , daí este "ignore" no nosso gosto em relação aos equipamentos , estou desconfiado que é assim que pensaram , Sporting está a desvalorizar o merchandising , pois a receita é residual.
ResponderEliminarQuanto a estrategia para os orgaos de decisão , se Mário figueiredo se mantiver , o Sporting terá posição priveligiada , pois tenho visto Mário figueiredo para cima e para baixo com BdC.Vamos como será para a FPF.
Quanto ao calções , acho que devemos continuar a criticar até serem retirados , como já aconteceu antes com outras marcas.
A TV custa menos de 2M , sendo que certamente deve ter custos adicionais como algumas emissões ao vivo que o Sporting vai fazer , o Sporting só com o dinheiro das 2 maiores plataforma paga isto , o seu lucro será a Vodafone , a cabovisão (quando forem forçadas a aderir) e a publicidade (será em canal aberto e vai dominar o desporto no cabo obviamente , daí a aposta no hoquei patins novamente).
Eu critiquei ali em cima , mas eu não tenho ideia em ser devastador , e dizer que está tudo mal , e eu entendo a sua opinião e não acredito em anjinhos , mas acho que voce tem de se acalmar.
Quanto à formação gostava que o LdL abrisse um tópico sobre isso para discutirmos, para mim deve chegar cá acima , aqueles que teem mentalidade em fazer o Sporting crescer , como li o filho do Geraldes , o Francisco Geraldes que vai agora para a equipa B , diz que o sonho é fazer carreira no Sporting , e isto a mim deixa-me agradado , agora os outros que pensam que o Sporting é um escalão de formação , enfim haja paciência para esses. É preciso fazer algo em relação à formação , porque o Sporting não pode apostar na formação e a formação não apostar no Sporting.
Caro Green Lion, calma, os estatutos de 1929 a 1996 referiam claramente os calções pretos e acho que não há Sportinguista que não identifique essa cor de calções como os seus. A alteração do texto dos estatutos conforme o que reproduz tinha como principal objectivo a criação de modelos de equipamento alternativo diferentes do tradicional camisola branca e calção preto.
ResponderEliminarPessoalmente e por razões tão estupidas como a superstição nem de calções brancos gosto e este "modelo" é para mim esteticamente horrível. O Sporting, não é horrível, o Presidente, não é horrível, a Direcção, não é horrível, os técnicos e jogadores, não são horríveis, a camisola, não é horrível. Ñem os calções são horríveis, apenas a sua cor.
Dito isto, se o futebol praticado pela equipa for magnifico, os calções até podem ser amarelos às pintinhas cor de rosa, mas não inventem a roda já há um equipamento alternativo para brincarem criativamente á vontade.
Eu apenas disse que a Macron vai pagar mais de 1 Milhão ao Sporting, nunca disse que era apenas 1 Milhão.
ResponderEliminarMais que 1 Milhão, significa apenas isso e só isso... Mais que 1... podem ser 1,5 ou 2 ou 2,5 ou 3, etc.
E apenas usei essa base de comparação porque o patrocínio da Puma, para os equipamentos, não chegava sequer a 1 Milhão de euros.
Não entendo porque é que coloquei "tantos" anónimos em modo de ataque e fúria, mas gostava de perceber.