quarta-feira, 2 de julho de 2014

A Gala Honoris Sporting, a transmissão e ainda os equipamentos

Uma breve resenha sobre a Gala Honoris, a transmissão e os equipamentos, uma vez que a hora tardia a que terminou não dá tempo para muito mais.
I Gala Honoris Sporting
Antes da apreciação à Gala a minha opinião sobre o conceito. 

O facto de não ser apreciador de galas ou de forma mais genérica de cerimónias de carácter vincadamente formal não obsta a que as entenda necessárias. O Sporting passar a instituir uma organização do género para celebração do seu aniversário, fazendo da ocasião um momento de exaltação do nome e legado do clube, aproveitar o ensejo para premiar os que, pelo seu trajecto, se destacaram dos demais, chamando a si também parceiros e instituições não me provoca qualquer rejeição. Já cerimónias de vão de escada para celebrar a passagem do aniversário ou homenagear sócios com meio século de ligação ao clube é que me parecem desajustadas.

Mas reservar para este tipo de eventos fechados - apresentação da NOSSA camisola - acontecimentos que devem estar abertos a generalidade de quem queira e não apenas de quem possa aceder é, quanto a mim, um erro. Ao contrário do que tanto se pretende difundir, em particular os nossos rivais, o Sporting é um clube com raízes e implantação popular, o fervor clubistico alimenta-se destes momentos de presença maciça e não tanto em ambientes restritivos - o preço, as férias, a conjuntura, tempo de renovação de GB's limitam o acesso à maioria - onde a etiqueta e o protocolo imperam.

Quanto à Gala propriamente dita pareceu-me, dentro do que o género impõe, bem organizada, quiçá um pouco longa. Mas quem vai a este tipo de eventos tem de estar preparado para isso. Tem tudo para ser um sucesso, ainda por cima se atendermos ao gosto nacional, de que os Sportinguistas não parecem divergir, pelas praxes, cerimónias e oportunidades para dar uso aos dispendiosos trajes e demais adereços de ocasião. O momento alto da noite terá sido, quanto a mim, a surpreendente apresentação do novo autocarro, momento muito bem preparado.


A transmissão "televisiva"
Gorada que foi a possibilidade de juntar o aniversário do clube à emissão inaugural do canal de televisão a opção pela emissão online constituía a possibilidade de avaliar a capacidade instalada para emissões ao vivo. Era uma prova de fogo, tendo em conta as dificuldades que os inúmeros momentos mortos impunham, que me parece ter sido bem superada. 

Ainda os equipamentos
Altamente decepcionante pensar sequer na possibilidade de o equipamento principal do Sporting não contemplar os calções pretos. Espero que se tenha tratado de um problema momentâneo de fornecimento e não uma ideia para vingar. Dessa forma transformava-se o equipamento principal num semi-alternativo, uma ideia de todo infeliz. Se é razoável admitir a ideia de inovações de gosto duvidoso para a nossa tradição nos equipamentos alternativos, a ideia de invenções no equipamento principal desgosta-me. As comparações com clubes menores, por mais respeitáveis que sejam e alguns até não o são, são óbvias e inevitáveis.

21 comentários:

  1. Excelente post. Concordo plenamente, especialmente no que se refere à cor dos calções.Olho para a foto no inicio do post e só me parece tratar-se da apresentação...do paços de feŕreira, da naval ou do leça! (sem pretendendo menospresar estes clubes)

    SL

    ResponderEliminar
  2. Não esperava muito mais da Macron... Horrivel. O alternativo então...CALÇÃO PRETO JÁ, pelo menos ! Pode ser que para o ano vingue a proposta do Congresso, dos sócios votarem no alternativo.

    ResponderEliminar
  3. Acho que não era difícil fazer melhor, mantendo a mesma linha... pic.twitter.com/szswTNlEEm

    ResponderEliminar
  4. parecem equipamentos da naval e do paços de ferreira (sem desprestígio a qualquer um deles)...

    ResponderEliminar
  5. Já agora, se não for pedir muito, pode saber-se quanto é que o Sporting recebe anualmente da Macron, para ver se vale a pena o sacrifício de levar com esta marca mediocre? Ou será que, tal como os equipamentos, o valor envergonha, a ponto de a direcção ter medo de o tornar público, ao contrário do que os rivais fizeram com os seus contratos com marcas desportivas?

    ResponderEliminar
  6. "Ainda os equipamentos"

    Horrível! Detesto... Ainda não falei com uma pessoa que tivesse gostado...

    E não é "só" por causa da cor dos calções... As meias então, são foleiras até dizer chega. É td mt decepcionante. Como alguém escreveu no post em baixo, estes são bem capaz de ser os "os piores equipamentos da história do Sporting.".

    De que eu me recorde, são mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Virgílio, pelo menos DOS mais feios de sempre são, de certeza. Ao nível do mais mauzinho que já se fez, pelo menos para o meu gosto. E mesmo marcas prestigiadas já falharam com o Sporting. Estou-me a lembrar da Adidas, com aquele equipamento em que tivemos de gramar com as meias verdes e a camisola com mangas brancas só com as três riscas da Adidas. Uma porcaria. Este é do mesmo género. Uma coisa feita às três pancadas pela marca e o Sporting que compre se quiser.

    As melhores marcas que tivemos na aplicação do nosso equipamento foram a Le Coq Sportif, a Umbro, e a Reebok (embora tenha tido alguns equipamentos menos bem conseguidos). Mesmo a Puma não era de todo má... quando queria. O equipamento da época passada era bonito, só que era inspirado no equipamento da época 1963/64, em homenagem à equipa vencedora da Taça das Taças, por isso não dava para inventar muito.

    Agora isto que vamos ter este ano? Que mau gosto. Se as coisas da bola estiverem a ser tão "bem" tratadas quanto as da imagem do Sporting, o nosso lugar vai ser do terceiro posto para baixo.

    ResponderEliminar
  8. Equipamento simplesmente horrivel , esperava um verde mais alface , e claro calções pretos , os 2 equipamentos são simplesmente horrorosos. Tendo em conta que a Nike se meteu ao barulho , e esta já pagava ao FCP algo perto dos 3M ano... Acredito mais que Nike tenha resolvido dar um valor proximo ao Sporting , logo a Macron deve dar de 3M para cima.

    O Autocarro é oferecido pela Holdimo , e é do mesmo estilo que o do Man United , e também teremos relvado novo , e a finalização do Estádio Aurelio Pereira na Academia , tudo patrocinado pela Holdimo.

    Quanto a cerimonia , foi uma grande prova de organização... tanto do evento como da da Sporting TV , fiquei muito agradado com as apresentações , a minha sugestão era fundir os prémios Stromp com a gala Honoris , e ficava o juízo a cargo da organização stromp.

    Quanto as surpresas , esperava por uma renovação das cadeiras do estádio e fecho do fosso , mas pronto , já foi bom.

    ResponderEliminar
  9. Das camisolas não tenho nada a dizer. Verde e branco às riscas (largas) horizontais com o emblema do grande Sporting, são sempre lindas!

    No equipamento oficial do Clube os calções são (têm de ser) PRETOS!

    Quanto a uma AG à segunda-feira à noite, e a Gala à terça à noite, possivelmente está a pensar-se alterar o nome do Clube para Sporting Clube de Lisboa!

    Quanto aos prêmios atribuídos pelo CD, sem desprimor para quem os recebeu, podiam ter sido melhor distribuídos.
    No universo leonino, com tanta gente a merecer prêmios, alguns receberem mais do que um e outros não receberem nenhum, não é congregador.
    Mas louve-se a iniciativa que tem de ser para manter.

    ResponderEliminar
  10. Camisola oficial do Sporting, fabricante Macron, preço... 75€!!!
    Sinceramente, por muito que sofra por este clube, a capacidade de sofrimento tem limites.
    Ainda bem que lançaram aquele inquérito sobre os equipamentos. Dá para perceber agora que a escolha estava mais do que feita e tudo não passou de uma bela treta para com sócios e adeptos.
    O Sporting é nosso. Pois, pois, estou a ver que sim. Até a Gamebox adepto já foi de vela!
    Calções pretos=0; camisolas com preço mais em conta, até pela opção de um fabricante de equipamentos mais fraco e com pior peso no mercado=0; gamebox Adepto=0; equipamento alternativo ao nível do Paços de Ferreira e Estoril=aqui acertaram :(
    Não esperava tanta má notícia num só dia

    ResponderEliminar
  11. Vejam lá se estes não eram bem piores:

    http://www.verdebranco.net/images/SCP_0607_long_hinten.jpg

    http://www.verdebranco.net/images/SCP%200708%20kind%20hinten.jpg

    Quanto aos calções verdes, realmente ficam muito mal... Mas com certeza iremos ter à disposição calções pretos e mesmo brancos. Aliás, se quem não gosta comunicar isso à direcção, como eu vou fazer, não tenho dúvidas que os verdes vão para trás e só usaremos os pretos ou, quando a ocasião justificar, os brancos.

    ««Ou será que, tal como os equipamentos, o valor envergonha, a ponto de a direcção ter medo de o tornar público, ao contrário do que os rivais fizeram com os seus contratos com marcas desportivas?»»

    Por favor, indiquem-me links para comunicados oficiais com o valor do patrocínio de equipamentos dos rivais. Obrigado...
    Os míseros 600.000€ que a puma pagou neste último envergonham ou não?

    No demais, a gala foi excelente, a transmissão correu bem, respirou-se e exaltou-se o Sportinguismo e as meninas da SportingTV são qualquer coisa! Muito bom!

    SL

    ResponderEliminar
  12. Sar,

    isto é um concurso a ver quem faz pior e estes equipamentos ainda só estão em segundo lugar?

    ResponderEliminar
  13. Sar, então os calções verdes vão para trás? Mas o Sporting é algum clube de bairro, que não sabe o que anda a fazer?

    You're all full of shit! Que barraca pegada...

    ResponderEliminar
  14. Geometria Variável2 de julho de 2014 às 18:09

    Este Sar intriga-me.

    Intriga-me sobretudo a sua relativa juventude nestes meios, pelo menos neste blogue, que acompanho há já muitos anos. Um aparecimento que veio em escala, pois vê-se o desdobramento deste personagem virtual por vários blogues. E um aparecimento que coincidiu com o alargar (a formalização?) do escopo de competências da Young Networks.

    O Sar tem sempre uma boa palavra para dizer acerca das medidas adotadas pelo Sporting, o que é salutar. Só é pena quando resvala para o insulto interno ou externo. Sem prejuízo, com ele podemos compreender a razão de algumas opções difíceis de compreender, o que nos traz a todos um maior esclarecimento. No fundo, é como um apóstolo.

    O Sar também nos permite compreender que há muitas conspirações contra o Sporting, dos rivais, da comunicação social e de alguns "sportinguenses" (como ele gosta de apelidar). E isso é importante para ficarmos alerta.

    Ainda bem que o Sar está cá para nos corrigir, não fôssemos cometer a proeza e o pecado de pensar pela nossa própria cabeça. O mundo com o Sar é um lugar melhor. Ainda bem que ele apareceu.

    ResponderEliminar
  15. ««Sar,

    isto é um concurso a ver quem faz pior e estes equipamentos ainda só estão em segundo lugar?»»

    Não sei, pergunte a quem nesta mesma caixa e antes do meu comentário já os elegeu como "os piores equipamentos da história do Sporting".

    Geometria, andas-me a controlar? LOL Está descansado que sou um simples sócio do SCP que vive no interior Alentejano (pede ao LdA para confirmar...) e que gosta de comentar em dois ou três blogs Leoninos SEMPRE COM O MESMO NICK! Não "VAZ" por aí.

    E agora, para não ter de te chamar MENTIROSO e DIFAMADOR RELES, dá-me um link que seja onde eu tenha chamado "sportinguense" a alguém. Agradecido.

    É que eu facilmente descubro comentários onde mesquinhamente te referes à Missão Pavilhão (já contribuíste?) como "missão parvilhão" além dos mimos com que presenteias Sportinguistas que não conheces! Isto permiti-me desconfiar da tua boa-fé e do teu Sportinguismo!

    Passem bem.

    ResponderEliminar
  16. Nao percebo a indignação de alguns com os equipamentos, em nada desrespeitam o SCP e em questão de gostos (eu gostei de ambas as camisolas mas nao gostei dos calções ) é impossível agradar a todos, nao gostam nao comprem no final da época o SCP é a macron irão analisar o que correu mal.

    Sobre a gamebox adeptos ter terminado na minha opinião nunca deveria ter começado, a gamebox continua a ser 1 produto atrativo mas para o comprarmos temos de fazer parte da família o que na minha opinião faz todo o sentido.

    ResponderEliminar
  17. Pessoalmente gostei imenso de ver a 1ª gala honoris sporting. Uma festa leonina, uma noite de grande convivio da família sportinguista, o reconhecimento dos melhores atletas do ano, uma oportunidade para os mais distraídos (ou para aqueles que só ligam ao futebol) reconhecerem a grandeza e o ecletismo do sporting. Já fazia falta e espero que seja uma experiencia para repetir (e melhorar) por muitos e bons anos.

    Quanto à estreia da sporting tv (ainda que através da internet), gostei e superou as minhas expectativas. E as minhas expectativas eram baixas, confesso, considerando os últimos acontecimentos em relação ao logotipo. Para primeira emissão, repito, não foi nada mau!

    A única coisa que não gostei foi, de facto, os calções verdes do equipamento principal. A nossa identidade inclui calções pretos. Ponto. Sem discussão. Era escusado inventar. Foi uma ideia infeliz esta dos calções verdes. Tenho esperança que ainda seja alterado mas não gostei nada de ver. Quanto à camisola, nada a dizer. Sóbria, com as nossas riscas horizontais verdes e brancas. Não desgosto da alternativa.

    SL.

    ResponderEliminar
  18. Leão de Alvalade, fico elucidado com a sua "tolerância variável" para admitir comentários. Estimo que continue a dar abrigo a quem só comenta para amesquinhar e gozar o SCP e os Sportinguistas e levantar falsos testemunhos.
    Não voltarei a comentar neste blog.

    SL

    ResponderEliminar
  19. Sar,

    Não sei a que te referes, a tolerância variável a que te referes é igual para todos. Por razões que são alheias à minha responsabilidade alguns comentários aprovados não ficam imediatamente disponíveis. Por exemplo, no post anterior, um comentário do "J" aprovado à noite só ficou disponível de manhã. Quem me recorde todos os teus últimos comentários foram aprovados.

    ResponderEliminar
  20. "Não voltarei a comentar neste blog."

    Ainda bem!

    ResponderEliminar
  21. A questão dos novos equipamentos parece que está a ser bastante fracturante. Não é de admirar, dado a desfaçatez de se ter imposto uma coisa destas ao clube. Como há muitos pedidos no facebook a pedir para voltarem os calções pretos, os aldrabões a mando do dono contrapõem que se a direcção voltar atrás, serão eles a fazer pressão para que os verdes continuem no equipamento.

    Desconhecia que havia tal "clamor" para que os calções verdes substituíssem os pretos, como se a anormalidade fosse a cor preta nos calções desde 1915 (com excepção de 2003/2004), sendo os calções pretos ainda mais antigos do que a camisola listada. Que cambada de aldrabões. Só no Sporting...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (7) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)