O Sporting prosseguiu a sua preparação na Holanda, elegendo para adversário uma equipa que significava um importante acréscimo de dificuldade. Por isso a equipa que Marco Silva escolheu para subir ao relvado foi praticamente a mesma que havia jogado a final da Taça de Honra.
Apesar da equipa ser a mesma a sua colocação em campo foi diferente, dando indicações prováveis do que será o Sporting na maioria dos jogos do campeonato nacional. Uma defesa mais subida, proporcionando uma pressão mais forte sobre a construção de jogo dos adversários e uma maior proximidade dos médios de Montero, em particular de Martins (com funções mais alargadas no campo, não se limitando ao descaimento sobre a direita) e e Adrien, permitindo-lhes não só um maior apoio mas também chegadas com maior perigo à baliza adversária. Foi possível ver também a intenção de Marco Silva em envolver mais os laterais no jogo ofensivo. Defensivamente, e enquanto o jogo não decaiu de interesse com as substituições, não foram permitidas grandes veleidades, excepção aos momentos iniciais da partida em que o Utrech podia ter chegado ao golo.
Face ao que têm sido as escolhas de Marco Silva é já notória uma consolidação de alguns processos bem como de alguns lugares na equipa e algumas disputas de titularidade interessantes. Rosell é muito mais intenso que William quando a equipa não tem bola mas não oferece tanta segurança e soluções quando em posse e talvez por isso Adrien tenha sido chamado mais vezes a descer até aos centrais para lançar o jogo. André Martins tem aparecido em grande neste inicio de época, conseguindo até ser decisivo, mas a ameaça de João Mário permanece. A defesa parece consolidada nos actuais quatro elementos, Cédric, Mauricio, Dier e Jefferson. Carrillo tem arriscado menos mas tem sido mais consistente e mais envolvido nas tarefas defensivas. Montero precisa de marcar urgentemente para ter a confiança minima que se exige a um jogador naquela posição.
Saliência para os adeptos leoninos, cuja presença se fez sentir e ouvir antes, durante e após o jogo.
E, enquanto isto, o Sporting adquire mais um defesa central, um gigante francês, de seu nome Naby Sarr. Não parece que seja o jogador "que vai substituir o Rojo", tendo em conta a sua fraca participação na sua anterior equipa, contabilizando menos de 300 minutos de utilização. Não conhecendo o jogador mas apenas o facto de ter feito parte das selecções sub-19 e sub-20 francesas resta aguardar para perceber quanto vale e o que lhe vai ser pedido - se intergra a equipa A ou B - para perceber a utilidade de um negócio que, para a posição em causa, está longe de ser considerado prioritário.
Excelente prestação, tendo em conta que foi mais um jogo treino, ainda mais contra um adversário mais forte do que o anterior.
ResponderEliminarUtrecht foi melhor nos primeiros 15 minutos mas não é o típico adversário do futebol luso. Raramente se fechou lá atrás, tentou sempre subir com algumas unidades, dando lugar a transições ofensivas rápidas da nossa parte e tentou sempre construir jogo de trás, de forma pausada e nunca optando para procurar (e lucrar) com algum desposicionamento nosso.
No geral, gostei (muito).
Grande prestação de Adrien (que bom não ter ido ao Mundial), Martins, Montero (falta o golo, mas a sua envolvência atacante é enorme), Carrillo, Boeck (menos em algumas reposições com a bola), João Mário e, para mim o melhor, Cédric. Claro que para muitos será mais uma prestação "fraquinha" de Cédric, mas eu penso o contrário. Segurança defensiva, níveis de concentração elevadíssimos, intensidade e compromisso com o jogo e grande envolvência atacante com Carrillo (estão a combinar muito bem) e, também, com Shikabala (que, nem sempre, esteve bem - ainda não percebi o que Marco pretende com este jogador).
Rossel, Maurício, Jefferson, Tanaka e Dier tiveram boas prestações, ficando para nova avaliação Slavchev, Esgaio (a def esquerdo - bye, bye Geraldes?) e Oliveira.
Capel e Mané: um tem de dar o lugar ao outro. E ficamos todos a ganhar.
William: pareceu-me algo (muito) pesado; pareceu-me bem? Mas está lá tudo. Esperemos que fique.
Segunda há mais. Pede-se o mesmo que até hoje: Evolução.
Gostei da crónica sobre o jogo mas tenho uma pergunta a fazer: Se você não conhece o Naby Sarr, como pode afirmar com tanta certeza que o próprio não vem para o lugar do Rojo? Não haja dúvidas que escreve excertos com qualidade, mas também é de realçar a sua tendência para julgar algo sem que tenha conhecimento de causa. É melhor esperar para vê-lo jogar porque talvez tenha uma boa surpresa.
ResponderEliminarSL
José Galvão,
ResponderEliminar"não parece que seja"
"resta aguardar para perceber quanto vale e o que lhe vai ser pedido"
se tivesse lido de facto o que escrevi não teria escrito essas observações sem qualquer nexo.
"tendo em conta a sua fraca participação na sua anterior equipa"
ResponderEliminar"..para a posição em causa, está longe de ser considerado prioritário."
Se são observações sem nexo, está automaticamente a desvalorizar a sua análise ao jogador dado que limitei-me a interpretar aquilo que por si foi escrito. Como se pode ver nestas duas transcrições, você afirma que o jogador teve uma fraca prestação na sua anterior equipa com base apenas na equipa principal. Você viu os jogos das reservas? Viu a sua prestação no mundial sub-20? Nem tudo se resume a uma contabilização óbvia de minutos de jogo. De seguida, afirma que pela posição em causa, está longe de ser prioritária; talvez para si que é apenas um sócio, de outra forma o Sporting não avançava para a sua contratação.
Resumindo, já frequento este blog há cerca de 4 anos. Curiosamente desde que o actual presidente tomou posse, a abordagem sofreu algumas mudanças. Discurso bem articulado e subtil mas com alguma dose de rancor. É apenas a minha opinião, de um seguidor de longa data.
SL
José Galvão,
ResponderEliminarpois, bem me parecia qual era o seu problema
Caro LdA,
ResponderEliminarO seu problema é não saber fazer uma autocrítica...
Venha de lá a sua resposta, ou a não publicação deste comentário.
siga...
Eu acho que existe um certo mau estar entre a blogesfera sportinguista com a contratação do francês. E nem acho tanto que será pelo valor do jogador (quem poderá dizer neste momento que tem qualidade ou não?) ou por aquilo que custou ( valor quase residual nas transferências hoje em dia.
ResponderEliminarEu acho que ess mau estar vem sobretudo por pensar que a formação leonina com Dier, Tobias, Semedo e até Domingos Duarte está preparada para esta posição.
No entanto, já vieram P.Oliveira e agora Sarr o que pode ser considerado como um desperdicio de recursos sem trazer um acréscimo inequivoco de qualidade.
Agora, não era novidade que a SAD do Sporting andava á procura de mais um central. Falou-se em Milosevic, Rabia e finalmente veio Sarr.
Lendo um pouco mais sobre esta contratação, há um dado importante que se calhar tem passado despercebido a quem não está tão dentro de isto como nós.
Dier, Oliveira, Mauricio e Tobias são destros. Apenas Rojo e Sarr são esquerdinos.
A sair Rojo, acho que isto deverá ter sido em conta.
Digo eu!
Sobre Sarr
ResponderEliminarParece-me uma contratação interessante dado o potencial de um jovem titular da seleção campeã do mundo de sub 20
Penso que o LDA, quando refere fraca participação - se está a referir aos poucos minutos jogados e não à qualidade das exibições.
Sobre as constituição final da defesa, temos de esperar mais uns dias para tirar todas estas nossas duvidas
Quanto ao jogo - gostei muito também, já apresentamos processo de jogo muito interessantes e podemos estar pelo menos moderadamente optimistas para o que aí vem
Sim - Montero precisa urgentemente de golos
Sobre o jogo...
ResponderEliminarGostei. Ainda assim houve fases menos boas (os momentos iniciais da 1ª e 2ª parte). Mas dominámos durante a maior parte dos 90 minutos e, nalguns períodos, praticando futebol de grande qualidade.
A maioria refere que a primeira parte foi melhor. Talvez sim, se avaliarmos na sua globalidade. Contudo, se pudermos fraccionar o jogo em diferentes momentos, para mim, a melhor fase foram dez a quinze minutos da 2ª parte, proximo dos 70'. Foi num altura em que William assentou o seu jogo e, junto de Adrien e Joao Mario, os três mostraram como se pode construir um meio campo de grande qualidade no que respeita a posse de bola e controlo de jogo. Foi o melhor momento, digno de ser revisto (como fiz). com passes curtos, de primeira, obrigando os holandeses a correr atrás da bola. Gostei muito. Foi num desses momentos de trocas constantes e sucessivas de bola entre os 3 que culminou o terceiro golo, o de Tanaka. Rosell está a ser uma boa surpresa... mas William é William! Logo a seguir gostei de ver as jogadas de Shika, a combinar muito bem com os colegas e ele próprio a tentar finalizar.
Pois é. Equipa muito consistente na primeira parte, reconheço. Mas foram estes minutinhos a meados da 2ª que me fazem sonhar e acreditar que esta equipa pode jogar futebol bonito e entusiasmante!
Mais uma vez gostei de Carrillo. Bora miúdo!
Manezito tem de voltar ao seu futebol alegre que nos conquistou. Pareceu-me novamente um pouco perdido em campo. Por vezes até mal posicionado, ajudando pouco a defender o corredor.
Acho que só há um motivo pelo qual Marco Silva insiste em Capel a titular. A defender, na ajuda a Jefferson parece ser o extremo mais disponível e eficaz! Se os outros (digo, Mané ou Shika) cumprirem neste aspecto, ganhariam o lugar facilmente.
Em suma, estou optimista!
Será que Marco Silva se prepara para jogar com um sistema de 3 centrais ?
ResponderEliminarSerá que Marco Silva se prepara para jogar com um sistema de 3 centrais ?
ResponderEliminarJorge Alemão,
ResponderEliminarObviamente que me referia ao número de jogos, até porque o raciocinio é finalizado com "contabilizando menos de 300 minutos de utilização". Não podia ser de outra forma tendo eu dito antes que não conhecia o jogador, pelo que não fazia sentido tecer considerações sobre a sua qualidade.
António Gomes,
ResponderEliminarpublicarei sempre os teus comentários que permitam demonstrar a diferença que nos separa. Neste caso a iliteracia (ou estupidez) que não te permite perceber que o que escrevi em nenhum momento merecia a critica feita pelo José Galvão. A realidade confirma que "não é o central para substituir o Rojo" porque ele ainda faz parte do plantel e Rábia parece que está contratado pelo que não será possível para já perceber quem é que o substituirá.
E, não menos importante, a tua mesquinhez de vir fazer acusações infundadas de carácter pessoal sem te pronunciares uma linha sobre o post. O que, diga-se, é uma imagem de marca. Grande parte dos teus comentários aqui são sempre para concordar com alguém contra alguém ou links de opiniões alheias, sem produzir uma única ideia própria. Talvez por isso te faça tanta impressão que alguém possa ter uma opinião própria.
É bom que haja quem esteja atento e não queira seguir a carneirada , tendo em conta que actualmente não existe oposição no Sporting , tem de haver atenção por parte dos sócios , essa atenção vai levar a que direcção se mantenha sempre na direita.
ResponderEliminarEu penso que este blog é útil , por isso leio com bastante atenção , apenas acho que algumas criticas aqui feitas são mesquinhas e há outras coisas que podem ser criticadas e com maior relevância no plano do universo leonino.
Por exemplo quando foi anunciada a missão pavilhão , BdC anunciou : " Os Sportinguistas teem agora a oprotunidade de ajudar na construção do pavilhão que tanto sonhamos...vamos construir o pavilhão mais cedo do que alguns imaginam". Na entrevista para a Sporting TV , BdC referindo-se ao projeto afirmar: " Temos já 6 mil participantes e pronto fazendo as contas é fácil perceber quanto falta para o pavilhão".
Não tinha entendido na primeira frase , que os Sportinguistas teriam de pagar a totalidade do pavilhão via peditório, pois li a palavra "ajudar" , e aqui sinto-me enganado enquanto sócio , até porque na reestruturação financeira , o Sporting clube pediu uns 70M se bem lembro para liquidar as dividas à SAD , não me digam que o Sporting Clube não pode pedir um empréstimo de 10M e pagar com o naming comprometido como J.Rocha.
O FCP tem um pavilhão chamado dragão caixa... não percebo a razão pela qual o BdC quer que os Sportinguistas paguem a totalidade do pavilhão , fez a promessa que até ao fim do mandado teriamos pavilhao... então se falhar ?? A culpa é dos Sportinguistas ??
Depois diz que há 3M de Sportinguistas que logo vai haver contribuição. Para a vida financeira do Sporting não importam muito os simpatizantes do Sporting , mas sim a massa critica , aquela que consome o Sporting , o seu merchandising e todos os produtos da sua marca , para piorar o pavilhão é para as modalidades que ainda tem uma massa critica ínfima .
Isto era por exemplo algo que vocês deveriam analisar , em vez de falarem de calções e logitpos de TV ( que afinal está muito bom) , falem do que interessa , o BdC calculou simplesmente que o merchandisning do Sporting é residual , e o que ganha com o patrocínio direto é muito superior a previsível quebra no merchandising do Sporting.
A linha de contratações , também não está a ser na minha opinião a melhor , demasiados sub22 acrescentados a um já de si jovem plantel , mas também não é razão para fazerem comparações diretas com jogadores da academia.
Mais... na equipa B , não entendo o porque de Francisco Barão ficar a frente da equipa , quando o Sporting está na segunda liga , e pode ter um treinador profissional , sendo que o Sporting jogando na segunda liga e com TV aberta , a visibilidade é extremamente apetecível para qualquer treinador. O Abel estgnou vários jogadores , o Sporting ali já precisa de uma mão mais forte , pois não pode formar jogadores e treinadores ao mesmo tempo , vamos ver se isto Barão não é mais um erro.
Isto são criticas construtivas , agora voces aqui chegam defender deliquentes que atiram ovos , meninos que não querem renovar com o Sporting , que se sentem acima do clube , etc etc , o Sporting só pode crescer com todos unidos , não à volta de BdC mas a volta do clube que todos amamos.
LdA,
ResponderEliminarA forma como se dirige aos outros que apenas o criticam por não conseguir se autocriticar define-o bem..
Veja lá você chama-me estúpido, mesquinho, etc... E a única coisa que eu refiro é que vc não se sabe autocriticar, nunca lhe chamei nenhum nome, nem nunca o chamarei, mas vc tem a tendência de não aceitar criticas e pior do que isso classificar os outros, Ou de burros, Mesquinhos, estúpidos, apenas por uma razão: Não concordam com o que escreve.
Veja lá e releia qualquer comentário meu e as suas respostas. Faça-me lá esse favor e respeite um bocadinho as pessoas...
Diz que não tenho opinião próprias. Digo-lhe uma opinião que tenho, não vale a pena vir aqui escrever porque para si quem não concorda consigo ou é acéfalo ou é estúpido ou é mesquinho.
ResponderEliminarEu aqui raramente comento os seus posts porque acho que não vale a pena. E não tem nada a ver com as suas opiniões das quais até concordo com muitas, tem mais a ver como você não aceita o que os outros escrevem e assume que quem não lhe faz ámen é porque é contra si. è pelo menos como eu vejo a forma como vc responde muitas vezes agressivamente a quem não tem a sua opinião. Era muito melhor contrapor as sua opiniões sem essa agressividade.
Reafirmo eu apenas disse que você não consegue fazer autocritica, não lhe chamei nem estupido, nem mesquinho, nem...
SL
Eu só gostava de perceber o que é que, quem só critica e detesta o que aqui se escreve, cá anda a fazer. Eu, os blogs com os quais não me identifico ou detesto não visito.
ResponderEliminarMas eu devo ser um gajo estranho.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarAntónio Gomes,
ResponderEliminarAinda não reparou que este é um espaço reservado às mentes brilhantes do sportinguismo iluminado? Os únicos com capacidade de crítica perante a acefalia da seita brunista e a letargia que se apoderou do clube no último ano e meio?
Repare que só mentes deste quilate podem insultar os comentadores mal estes se atrevam a contrariar a sua linha pensante. Basta ver como após qualquer indignação do dono do estaminé se seguem os "anónimos" de insulto em riste prontos a enxovalhar e banir os carneiros da seita demoníaca deste local de reflexão sábia e ponderada.
Mas claro, como diz uma nota perto dos comentários, "Comentários com insultos entre comentadores não serão tolerados". Não é falha. Chamar reles, mesquinho, mal-intencionado, ressabiado, mentiroso e doente são características demarcadas das pessoas bem intencionadas, independentes, críticas e preocupadas com o SCP actual.
Não é qualquer um que após 100M€ de prejuízo, a Direcção esfrangalhada, no terceiro treinador da temporada e no meio da pior época de sempre, se sai com um post a defender e explicar o projecto do Godinho aos acéfalos! É preciso uma coluna vertebral muito direitinha e espírito crítico às paletes!
Claro que nunca vais chegar a ler este comentário, caro António Gomes. No final de contas não chamei estúpido e mesquinho a ninguém!
SL