quinta-feira, 3 de julho de 2014

Um conselho sobre Ryan Gauld, "o pequeno Messi"? Esqueçam-no!

Gauld Rush
A contratação de Ryan Gauld  provocou enorme agitação quer entre os Sportinguistas, quer no seio da comunicação social de ambos os países, chegando mesmo a ter honras de noticia fora do espaço circunscrito aos dois países. Uma surpresa, cujas repercussões da sua chegada aqui se tentará analisar.

A pergunta que todos fazem: o que viu o Sporting neste miúdo praticamente sem provas dadas, ao ponto de, a actual administração, fazer o seu mais vultuoso investimento até ao momento? 

Talento, seguramente. Embora o futebol se faça maioritariamente sem ele, o talento representa a capacidade diferenciadora e é a sua busca que motiva os movimentos mais ousados e o dispêndio mais oneroso no futebol actual. É por isso também, por causa do talento (e da falta dele), que se coleccionam as maiores alegrias e os maiores desgostos.

O caso de Ryan Gauld é sério: não fizeram por menos, podiam ter começado pela comparação com um conterrâneo, por sinal também pequeno e talentoso: Gordon Strachan. Não, apontaram logo para uma das estrelas mais brilhantes do céu futebolístico, Leonel Messi.

O cemitério do futebol está cheio de novos "qualquer coisa"
A pior coisa que se pode fazer a um jovem jogador é colar-lhe o epíteto de "novo Messi", "novo Ronaldo", novo "qualquer coisa". As comparações inevitáveis são injustas e afunilam as possibilidades de fazer o seu caminho. Os grandes jogadores escrevem o seu próprio nome nos passeios da fama das avenidas do futebol, os outros tentam ser como eles. Seria hoje Messi quem é se, quando apareceu, lhe chamassem o "novo Maradona"? Ou a Ronaldo "o novo Eusébio"? E perceber a injustiça da comparações é lembrar que estamos a comparar um jogador que apenas dá os primeiros passos com um dos melhores de sempre da história do futebol. Mal comparado, é o mesmo que dizer que um miúdo que aprendeu a escrever é o "novo Pessoa"! Quantos não conhecemos já assim e de que hoje não ouvimos sequer falar?

O risco é minha profissão
Uma percentagem muito elevada dos comentários sobre o acerto ou equívoco da contratação de Ryan Gauld não merecem qualquer crédito. É impossível fundar um juízo positivo ou negativo sobre um jogador que nunca se viu jogar, aqui se incluindo os que dão a sua opinião baseada na observação de vídeos. 

A única garantia na aquisição de um qualquer jogador é um certo grau de risco, que no caso de Gauld é elevado. À sua idade, com poucas provas dadas, junta-se o seu físico, a chegada a uma nova realidade (país, cidade, futebol, clube, métodos de treino) e sobretudo o preço pago e a fama já carimbada em alcunha que o precede. 

Garantias 
Todo o investimento de risco deveria ter garantias. No futebol, dada a sua imprevisibilidade e aleatoriedade, elas não existem. Há no entanto o conforto vago nas palavras de quem o conhece os jogadores e na aposta de quem os contrata. 

Começando pelo fim, o risco assumido pela administração da SAD certamente que foi ponderado. À possibilidade de falhar e os danos consequentes para a sua credibilidade sobrepôs-se a apreciação do valor do jogador, que deve ter resultado de observações aturadas. É seguramente um acto de fé, mas terá que ser mais do que apenas isso.

Do lado de quem o conhece destaco duas opiniões: a do seu treinador e a de Helena Costa, a treinadora portuguesa que ficou famosa pela sua passagem meteórica pelo futebol francês. Às suas aptidões (treinadora e scouter do Celtic) junta maior distanciamento relativamente ao jogador e o conhecimento especifico do futebol português, que certamente falta a Jack McNamara, o antigo treinador de Gauld.

Jack McNamara: "O Ryan irá com toda a certeza ser uma das maiores estrelas da nossa selecção, não tenho dúvidas nenhumas. Tive sorte de, na minha carreira, treinar bons jovens jogadores, mas nenhum como ele. Tu olhas para ele e parece que estás a olhar para um "copinho de leite" mas ele voa sobre os mais impetuosos "tackles", aventura-se na molhada para cabecear, e parece ficar todos dias mais rápido e forte."

Helena Costa: "É um jogador bastante criativo, de baixa estatura, com boa visão de passe e muito forte no um para um. Parece-me uma boa contratação para o Sporting. É muito rápido, ágil e imprevisível mas o Messi é de outro planeta, há aqui algum exagero na comparação"

O que esperar da chegada de Gauld?
Pouco, quase nada. Contrariar a expectativa, esquecer a alcunha, o preço pago, é a melhor forma de ajudar ao sucesso de Ryan Gauld. É esse o meu conselho, que é de borla, uma vez que ninguém o solicitou. Mas parece-me o mais ajustado à realidade. Gauld pode até ser excepcional e disso dar provas no imediato, mas o mais natural e expectável é que seja um investimento para o futuro, para aparecer na plenitude dos seus recursos daqui a dois, três anos, correndo bem. Não mais nem menos que a bitola de exigência que devemos ter para com os miúdos da nossa formação com a mesma idade.

Que impacto na Formação?
Não sou um dogmático no que diz respeito à formação. O Sporting, ou qualquer clube que tenha da sua formação uma visão estratégica, não se pode auto-limitar a esperar pelos jogadores que forma ou lhe aparecem em Alcochete. A prospecção, de jogadores de qualquer idade, é um factor decisivo para conseguir os melhores jogadores pelo melhor preço. 

Mas, na chegada de Ryan Gauld, há uma implicação directa que não pode deixar de ser contemplada:

O êxito do jogador torna-se de necessário a imprescindível para justificar o dispêndio e o tratamento de privilégio que lhe está a ser concedido: entrar para o plantel principal de caras com um contrato seguramente melhor do que os demais. De outra forma está-se a dizer aos jogadores da formação que, para lhes ser proporcionado o mesmo prémio, eles não só têm que ser muito melhores, como ainda por cima têm de receber menos.

Não menos importante é a constatação da dificuldade que o Sporting denota em conservar os seus melhores talentos até poder deles retirar o proveito que devia. Uma dificuldade que não é nova, mas que se acentuou nos últimos tempos com as partidas de Bruma e Ilori, as dificuldades na afirmação de Dier, a recente nega com Matheus Pereira. Nomes a juntar a Braima Candé, Moreto Cassamá, Idrisa Sambú, Ricardo Tavares que não são sequer a totalidade de jogadores internacionais ou com valor que o Sporting viu voar num ano para outras paragens.

23 comentários:

  1. O Eric Dier vai ser vendido, porque não quer renovar com o Sporting. Então foram buscar outro miúdo das ilhas britânicas e vendem-no como um "Messi" em potência, para desviar as atenções. Vai ver se não é assim.

    ResponderEliminar
  2. LdA, estou 100% de acordo e também o escrevi, embora de forma superficial ontem. É preciso calma com o miúdo, sabendo-se a exigência é sempre máxima. O rótulo para nós nunca pode sequer ter existido!
    SL

    ResponderEliminar
  3. Até ante-ontem não fazia puto ideia de quem era o novo Gordon Stracham... (até fisicamente é mt mais parecido com o seu conterrâneo do que com o astro argentino...).

    O que espero, dado o avultado investimento na contratação (resta saber os salários),é que lhe deem tempo, oportunidades e a paciência que este CD não quis dar a, p.e., outro jovem como o Labyad...

    No resto é como tds os jogadores que não conheço e que chegam ao SCP. aguradar para os ver em acção um bom par de vezes para me poder pronunciar e desejar toda a sorte do mundo, agora que chegaram ao melhor cube do Planeta Terra e quiçá até d enorme País que é o nosso vasto Portugal! :P

    SL

    ResponderEliminar
  4. Virgilio
    Ui...o Labyad!!!
    Espero mesmo que o Gauld seja uma marca nesta direcção, mas ao contrário do Labyad...que seja uma marca positiva...
    Como é que era mesmo? "...jogue ou não jogue, assobiem ou não, eu recebo na mesma...", ou parecido... Ceeeerto!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Pelos visto o anónimo das 13:35 já sabe tudo. Então e quem mais vai sair e quem mais a direção irá contratar para desviar as atenções?

    Ora, perto de 3 milhões para desviar as atenções daria para pagar um bom ordenado ao Eric. Eleições já!

    É só fazer uma pesquisa na net para ver quem é que o apelidou de mini-messi. Talvez a imprensa escocesa ou os próprios adeptos do dundee?

    Gonçalo

    ResponderEliminar
  6. Gonçalo e acha que o autor deste blog não sabia que essa comparação tinha sido feita há meses pela imprensa escocesa?
    a caravana passa.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo 15:28

    a caravana passa, é pena é ter que levar com os camelos e respectiva bosta. É assim que vejo a insinuação, a ligação a uma opinião de terceiros à minha e quem a faz.

    ResponderEliminar
  8. "Eleições já!"

    Tão inseguros que eles são. Ai quando a bola bater na trave...

    O Dier já topou o teu guru e quer fugir a sete pés. De parvo não tem nada.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo 14:35H

    Bocas no FB tb eu mando mts! Que valor é que têm? Pouco, mt pouco...

    Aquilo serve mesmo é para avacalhar... Resta dizer que essa boca do Labyad foi feita qd já nem sequer era atleta do SCP, de modo que se já tinha pc valor, passou a ser nenhum... Mas se tem algum episódio concreto que belisque o profissionalismo do Labyad enquanto futebolista no SCP, está à vontade para o denunciar… Olhe que ao BdC não faltaram oportunidades…

    Gauld marca deste CD? O que eu espero é que o puto escocês seja uma marca do SPORTING! BdC houve, há e há-de haver para aí às pazadas, SCP só há um: é um clube ÚNICO e ADMIRÁVEL! Eu gosto é do SCP, já do BdC, tem dias. Claro que para os anónimos anódinos desta vida, importante mesmo é o Sporting Clube do...Carvalho... Que lhe faça bom proveito.

    Passe bem e entretenha-se lá pelo FB. Pelo exemplo que aqui deixou, percebe-se que menino para perder mt tempo nas redes sociais. Faz bem, é aí que se aprende... a mandar bocas sem importância e sem valor. De qlq forma, fico feliz pela sua participação neste espaço. Nem que seja pq contribui para o afastar uns minutinhos do FB. Dou-me por satisfeito.

    SL...

    ResponderEliminar
  10. Ó Virgilio...lembrei-me agora de outro...o Sunil Chettri!
    Venha de lá esse fel então!!!!
    (o meu FB foi-se abaixo)

    ResponderEliminar
  11. Boas!

    É a primeira vez que comento por cá, mas temos discussões (saudáveis) quase-diárias pelo Twitter :)

    Acerca da alcunha... é trabalho de marketing. Tal como o Strandberg é o "novo Balotelli". São formas de colar um jogador já conhecido a um outro mais conhecido - não passa disso. Agora que o puto tem tiques de Messi... lá isso tem :) Veremos o que o futuro traz..

    É um risco? Claro, como qualquer outra contratação. Há confiança da parte da Direcção que será bem sucedida. Assim esperemos!

    Acerca do salário, os escoceses dizem isto: http://www.dailyrecord.co.uk/sport/football/football-news/ryan-gauld-earn-3m-sporting-3802168 - parece-me que é aquilo que foi oferecido a Mané (30mil/mês + bonus). Bem, parece-me.

    Acerca da formação, discordo que se tenha acentuado nos últimos tempos. Referes Braima Candé, Moreto Cassamá, Idrisa Sambú, Ricardo Tavares, Bruma, Ilori. Antes houve Edgar Ié, Agostinho Cá, João Carlos, Eusébio Bancessi, Batis Candé, Rafael Veloso, Rodolfo Simões. E também entraram Stojanovic, Carrillo, Rubio, Arias. (estes são os que me lembro)

    E embora tenham dado pouco desportivamente à equipa principal, Bruma e Ilori representaram, até agora, um encaixe de cerca de 20M€ ao contrário dos anteriores.

    Isto para dizer: não me parece que tenha acentuado coisa alguma. Processo natural de transição de idade de junior para senior que, ao menos, tem dado retorno financeiro significativo.

    ResponderEliminar
  12. *acentuado a saída de jogadores

    ResponderEliminar
  13. o blog diz que é a norte mas cá para mim está bem no centro da azia pela perda de tachos e poleiros.

    sobre o que foi escrito acerca da comparação entre Gauld e Messi é que nem um comentário...
    o que só confirma que o autor deste blog sabia mesmo que essa comparação já tinha sido feita há meses, pela imprensa escocesa, e por isso o comentário dele é para... "esquecer".

    nem quero imaginar o que terão dito há um ano sobre as contratações de Slimani, Montero ou Mauricio.
    para a gentinha fedorenta com cheirinho a fritos, tudo o que se passa agora no Sporting é pior do que no "antigamente".
    chuchar no dedo é fod...ido, não é?
    "que la sigan... " e tomem a vacina contra a raiva que vos faz bem!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo,

    permito desta vez o teu comentário para que fique como prova do que diariamente é capaz gentinha como tu, a única razão para que os comentários sejam hoje moderados. Até mesmo num post como este?

    Sobre a comparação com o Messi, a sua autoria, etc, qualquer miúdo que esteja a aprender a ler percebe que não há qualquer acusação a quem quer seja, muito menos a quem contratou, da sua autoria.

    Ver aqui qualquer segunda intenção é de alguém muito doente ou então tão demasiado desatenta. Parece que a tua especialidade é mais do género oral mas podias ao menos, de vez em quando, dar descansa aos maxilares e usares o neurónio, desde que este ainda não tenha sido perfurado...

    Quanto aos conselhos sanitários fica uma constatação: para o teu caso não há bem vai haver vacina. Acidentes da natureza ninguém está livre e por isso tens toda a minha simpatia e compreensão.

    ResponderEliminar
  15. Como é que alguem só para falar mal da direcção é capaz de insinuar que é o Sporting ou alguem por ele a dar a alcunha de Mini-Messi ou Baby Messi ao rapaz ?? e o que o Eric tem a ver com este negocio - já agora o que é um bom ordenado para o Eric Dier ? 700 mil ? 1M ?

    Depois quanto é que custou o Ryan? Porque valores é um clube obrigado a comunicar à CVMV ? Não são 2M ?

    Mas concordo com o titulo do post - esqueçam-no ou arranjem-lhe outra alcunha - tipo mini-labyad, pelos menos as expectativas partem do zero.

    ResponderEliminar
  16. Só tenho uma coisa a dizer, és uma seca! Sempre a falar mal. Vais ser um belo velho vais lol no entanto não duvido do teu Sportinguismo. É o maior elogio q te posso fazer.

    ResponderEliminar
  17. Bom, meus caros a norte de Alvalade, negócio de risco com garantias deixa de ser de risco...
    Agora, o miúdo não engana. Alia inteligência e leitura de jogo a uma vivacidade e a uma intensidade, incríveis. E tudo isto na sua idade é de facto muito raro.
    O futuro? A Deus pertence.
    Ele vem habituado a um futebol muito atlético e impetuoso mas nobre no sentido do respeito pelo adversário. Em Portugal há muita ratice e muita sarrafada daquela a que ele não vem habituado.
    É normal que haja um período de adaptação ou...nem por isso porque o talento não se mede em anos, peso ou idade. Ou há ou não há.
    Bora Gold!

    ResponderEliminar
  18. Morreu uma das grandes vozes do nosso futebol, e um sportinguista.

    Que o Rui Tovar descanse em Paz.

    ResponderEliminar
  19. Como é possível dizerem que são Sportinguistas e já a criticarem um miúdo de 18 anos que nem sequer jogou pelo nosso clube , por amor de Deus .

    ResponderEliminar
  20. Manuel Silva, tenha um bocadinho de memória e vergonha na cara. Nem me vou referir o que já se fez ainda não há muito tempo, e que foi bem pior. Também decerto que os autores deste blogue não se movem por retaliação, ao contrário de outros. Só que muitos sportinguistas, - sim, sportinguistas - não se comovem com a propaganda vigente. E o argumento do "cheiro a fritos", não colhe. Pessoalmente, não gosto de "cheiro a fritos" nem de "cheiro a copos", por isso vá dar lições de sportinguismo a outros.

    ResponderEliminar
  21. Virgílio,

    Acrescento só que concordo que faz mais sentido compará-lo a um Labyad do que a Messi ou mesmo a Strachan mas até nesse caso é preciso ir com cuidado. Labyad chega ao Sporting depois de uma época a titular numa equipa candidata ao título na Holanda, titular da selecçao de sub-23 do seu país e atleta olímpico. Chega a custo zero ainda que em circunstâncias que pessoalmente acho no mínimo evitáveis do ponto de vista ético.

    Sem questionar o talento e deixar de desejar toda a sorte do Mundo a Gauld, a nova contrataçao chega ligeiramente mais novo do que Labyad, nao chega a custo zero (representa, como diz o post, talvez o maior investimento deste ano, quem sabe do mandato desta direcçao), do onze titular do Dundee, que é o 4º classificado da liga escocesa (onde ninguém compete realmente com o Celtic pelo título). Nao é indiscutível nos sub-21 de uma selecçao escocesa que, com dificuldades, tem a Georgia e a Eslováquia como adversários directos no apuramento e longe do líder do grupo, a Holanda (no último jogo, a Holanda goleou 6-1 a Escócia, na Escócia).

    É um acontecimento estranho (a maioria dos motivos já foram enumerados no post) e difícil de imaginar noutro momento, noutro contexto do clube.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  22. Ninguém quer comentar o caso Abel, despedido depois de orientar o primeiro treino da época? Quase que insólito...

    Ainda bem que ele se vai embora, pois nunca devia de ter sido treinador da equipa B. Só é de estranhar porque a sua saída só ocorre agora. É mais um sinal...

    ResponderEliminar
  23. Oh Jorge Alemão mini-Labyad é muito bem lembrado, as expectativas são a zero, que é que o se pretende. Podia ser também mini-Bojinov, mini-Jeffren. Ou mini-Welder ou mini-Magrão que aí as expectativas recuam para valores negativos.

    Manuel Silva arranje uma fotografia que o favoreça e inscreva-se numa escola para adultos e leve o anónimo da azia pela mão.

    Lda deixa-te de mesuras este negócio é mesmo muito bom, para o de Carvalho, o Inácio e para o Virgílio, que deve estar com uma infecção respiratória e está com dificuldades em respirar futebol, como dizia o querido líder. Despedir o treinador no fim da primeira sessão da época????

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)