sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Da melhor geração de sempre a uma das piores duplas de centrais. Que defesas centrais para o Sporting?

Ainda há poucos anos se falava da facilidade com que a formação do Sporting "produzia" grandes extremos, bons médios, mas não atingia a mesma perfeição nos pontas-de-lança e defesas, em particular os defesas centrais. Esta conversa ganhou particular acuidade no tempo em que Carriço começava a fazer as suas primeiras aparições na equipa principal e os desastres ante o Bayern acabaram por o fazer cair do pedestal de capitão em todas as categorias de formação e rico curriculum nas selecções nacionais, a proscrito por uma parte substancial das bancadas de Alvalade.

Enquanto isso sucedia, em Alcochete continuavam a evoluir as gerações seguintes e, sem grandes alaridos mas enorme eficácia, o departamento de formação procurou responder aos anseios e criticas, produzindo em anos consecutivos dos melhores jogadores nacionais naquela função: Pedro Mendes, Nuno Reis, Eric Dier, Tiago Ilori, Tobias Figueiredo, Ruben Semedo.


Indiferente ao fenómeno o Sporting ia fechando todos os lugares disponíveis com Torsiglieris, Nuno André Coelhos, Onyewu's, Xandões, Boulharouz's e, mais recentemente com Mauricios, Sarr's.  

A equiparação de valor de uns e outros nunca será consensual entre os adeptos, mas há um barómetro que  permite avaliar a impressão que causam entre os profissionais (treinadores, scouters, dirigentes) a quem cabe a tomada de decisão de comprar. Pedro Mendes tem contrato com o Parma, Eric Dier com o Tottenham, Illori com o Liverpool. Torsiglieri é jogador do Metalist, Nuno André Coelho está no Balieksispor, da Turquia, Xandão no Krasnodar, Boularouz no Feyenord, onde não joga e Onyewu perdi-lhe o rasto. Dos 6 jogadores citados acima apenas Tobias e Rúben Semedo mantêm ainda ligação contratual ao clube. 

(Não me esqueci de Nuno Reis, mas usar a palavra ligação a um jogador que o clube voluntariamente transformou num pária, sem qualquer aproveitamento seria excessivo. O que, no caso do jogador em questão, é um verdadeiro mistério. Valor para pedir meças aos defesas recém recrutados não lhe faltará, Maurício incluído, isto avaliando pelo que é do conhecimento de todos: o curriculum.

Dos jogadores aqui formados e que entretanto abandonaram o clube, todos têm um percurso semelhante: a sua saída decorreu de forma mais ou menos litigiosa e sobre quase todos eles recaem acusações de mercenarismo e falta de respeito pelo clube que os fez jogadores. Uma tentação em que é fácil cair se a análise se detiver em casos individuais e não perceber que pode haver uma tendência que se regista, um padrão.

Aí chegados seria necessário perceber que, para lá das falhas que possam ser imputadas aos jogadores, pode ser o próprio clube, como organização, que está a falhar. Um exercício pouco apetecível pela generalidade dos adeptos e, neste momento particular de exaltação permanente das qualidades do líder e da sua equipa, muito menos.

A hipótese que resta é acreditar no azar, numa cabala dos deuses que nos atiram para os braços maus-caracteres. Uma conclusão para pobres de espírito e vontade, parece-me. Se há algo de positivo a retirar dos episódios Rojo, Slimani e outros semelhantes noutros clubes, é que não estamos a lidar com um problema especifico do nosso clube ou exclusivo da nossa formação, antes sim um fenómeno comum e não apenas circunscrito ao futebol.

Porque não criou/cria o Sporting condições para retirar o devido proveito dos centrais que forma? O Sporting não lhes reconhece as qualidades que outros não hesitaram em procurar e adquirir?

Porque procura o Sporting centrais com características diferentes dos que forma, denotando uma preocupação excessiva num perfil fisico (Xandão, Onyewu, Mauricio, NAC, Sarr) e negligenciando o perfil técnico que se reconhecem em Illori, Dier, Reis, Tobias, etc? 

(Esta procura não se tem esgotado nos centrais, a chegada de jogadores como Fokobo, Sambinha, Matias Perez, Cissé e Enoh são indicativas da preferência pelos quilogramas e centímetros ao valor do talento e da técnica. A dispensa de Betinho para a Premiership em desfavor da aposta em Enoh parece-me uma aberração que confirma esta tendência, quando as características de ambos recomendariam precisamente o oposto. Oxalá esteja enganado.)

Qual é o peso que terá no curto/médio prazo para a qualidade do futebol praticado ter jogadores que se assemelham entre si, acumulando entre eles enormes limitações para assegurar não apenas qualidade no desempenho defensivo, bem como no inicio da construção do jogo, determinante para uma equipa com as pretensões e exigências do Sporting?

A menção aos jogadores formados em Alcochete é aqui instrumental para marcar a diferença de perfis, uma vez que não se pretende aqui fazer a apologia de que os jogadores da formação são os melhores e únicos e têm de ser titulares. Aqui, como em tudo na vida, deve ser a justiça e o mérito  a determinar as escolhas. É muito comum ouvir os adeptos dizer que "lá por ser da formação isso não lhe dá salvo conduto para a titularidade". Infelizmente tem-se registado o inverso e muitas vezes com o beneplácito dos mesmos adeptos.

Falar da formação do Sporting acaba muitas vezes por ter um efeito pernicioso sobre uma discussão, os argumentos tendem a centrar-se em questões que resvalam para questões que nada têm a ver com a sua essência.

Mais importante que apostar ou não na formação é a aposta no talento, na inteligência, na compreensão do jogo, na competência dos jogadores que o Sporting escolhe para formar os seus plantéis. Algumas destas características/qualidades são inatas e o scouting da formação do Sporting é reconhecidamente competente na sua detecção, a que associa uma capacidade igualmente notável de ensinar o que é o jogo aos seus atletas. Daí que não seja fácil nem barato ir buscar jogadores que acrescentem valor ao que já está disponível.

Na impressão que me tem ficado neste inicio de época os centrais que o Sporting contratou não trazem nada de novo nem melhor ao que o Sporting já tinha dentro de portas, agravando-se essa percepção de pouco valor sobre a actual dupla de centrais. Esta deve ser das piores que temos nos últimos anos, o que pode vir a constituir uma forte limitação para as ambições para a época em curso.

Tem aqui a palavra Marco Silva, que não deixará de estar atento ao que têm feito Mauricio-Sarr, como aos restantes jogadores que tem à sua disposição para a função. Obviamente espero que este meu juízo negativo e apreensivo venha a ser desmentido até finais de Maio, inicio de Junho.

63 comentários:

  1. Quando ao final de 3 jogos oficiais consegue por no título que esta é a pior dupla de centrais, quando ainda para mais há 2 dos 4 que ainda nem jogaram na sua posição, está tudo dito para o que se lê a seguir.

    O Ilori era um querido porque ficava 2 anos sem jogar só para sair, o Semedo atira a nossa camisola ao chão, o Tobias teve que ir a Espanha para ganhar cabeça, o Dier está agora a demonstrar que afinal ainda está na fase de aprendizagem e o Nuno Reis e o Pedro Mendes não têm 1.96 como Sarr ou entretanto cresceram?

    ResponderEliminar
  2. Alguém acredita que há 50 anos e sem os envelopes de 15M pelo meio o Benfica andava a vender o André Gomes para comprar o Cristante?

    ResponderEliminar
  3. O Carriço nem sequer jogou com o Bayern... Mas para se chegar às conclusões pré-concebidas vale tudo, até a de avaliar a actual dupla como das piores de sempre... ao fim de 3 jogos (3 jogos em que o Sarr poucos erros cometeu...).

    ResponderEliminar
  4. 1º anónimo
    "Tem aqui a palavra Marco Silva, que não deixará de estar atento ao que têm feito Mauricio-Sarr, como aos restantes jogadores que tem à sua disposição para a função"

    Tiago,
    essa é a melhor táctica para desvalorizar o raciocínio central do post, prender-se a uma imprecisão para o descredibilizar. De facto o Carriço não jogou com o Bayern mas jogou nos 2-5 com o Barcelona esse ano. Nem seque vou corrigir, não é assim tão importante no contexto geral do post.

    ResponderEliminar
  5. Um defeso que permitiu ao Sporting realizar a 2ª maior venda em 108 anos, recuperar sem custos o jogador que vendeu pelo mais alto preço de sempre, angariar 9 milhões de euros para a construção do pavilhão, integrar (mais) dois jogadores da formação no plantel principal, aumentar o número de alternativas válidas, um defeso que permitiu tudo isto, repito, só merece críticas!?

    Por que não escrever sobre uma direcção que no espaço de um ano já tem 3 vendas entre as 10 maiores de sempre e ainda por cima conseguiu melhorar substancialmente os resultados desportivos e materializar um dos maiores sonhos dos sportinguistas desde que foi destruída a nave de alvalade?

    Se nós não valorizamos os nossos, quem é que vai valorizar?

    Dou-vos outro exemplo: em 2011, o porto comprou um defesa central francês com apenas 20 anos (internacional sub-21 pela França). O jogador era inexperiente e ao princípio cometeu os vários erros. No entanto, 3 anos depois, saiu para o City por €40M.

    Por que razão é que o Sarr há-de ser diferente? Por que razão é que um blog dito sportinguista o castiga desta maneira, conotando-o como fazendo parte de uma das piores duplas de centrais? Tudo isto ao fim de meia dúzia de jogos e sem que o jogador em questão tivesse cometido qualquer erro flagrante.

    Eu sei que o blog é vosso e que vocês são livres de escreverem sobre o que quiserem, mas, sinceramente, não haverá nada de positivo para dizer? É tudo mau?

    Juro que não percebo este fenómeno tão sportinguista de nos "apoucarmos" desta maneira.

    ResponderEliminar
  6. Preocupa-me bastante a política desportiva que o Sporting está a seguir. Se é verdade que existem alguns pontos a elogiar (equilíbrio das contas, negociação com o BES, criação da Sporting TV, clima de entusiasmo entre os adeptos, entre outros), temo que o sucesso desportivo esteja em causa (apesar do sucesso da época anterior, muito devido à bom trabalho de Jardim, e ao ano menos bom de Porto). Eu acredito nas capacidades de Marco Silva, mas, infelizmente, temo que quem o contratou não acredite nele, ou pelo menos apenas espere que este seja quase que um "gestor de rendimentos desportivos" dos jogadores e da equipa, e não alguém com uma capacidade de decisão mínima nas decisões de quem contratar, de estilo de jogo, e, até, de quais os jogadores a jogar. Seria bom recordar as palavras de Jesualdo Ferreira quando este saiu, dizendo que saia não por não haver vontade entre ele e a direcção, mas porque sentia não ter a liberdade e espaço para desempenhar as suas funções. Sinceramente, não tenho grandes esperanças para este ano, e acho que muito dificilmente o sporting será campeão esta época.
    Como referido, a política de contratações é péssima. E não o foi só este ano. Há uma clara aposta na quantidade, mas, infelizmente, são poucos os que se revelam mais-valias. E o perfil parece ser, claramente, o de jogadores que correspondem a "jogadores musculados", com "atitude", e outros chavões do género, mas que, em particular ao nível táctico, muitos têm-se revelado uma nulidade.
    Sendo que em relação à formação, a direcção tem sido decepcionante. Os melhores jogadores estão a sair constantemente, e, em vez de se procurar analisar criticamente o porquê, prefere-se ir para juízos de moral ou para teorias da conspiração.

    Sendo que cada vez mais é difícil discutir este assuntos no actual clima. Há um culto e uma lógica maniqueísta tão grande em relação ao atual presidente, que impede qualquer reflexão e debate sério.


    Nuno

    ResponderEliminar
  7. Curioso como se "ocultam" certos factos só para provar um certo ponto de vista.
    Carriço joga a trinco no Sevilha, Dier a defesa direito, mas é de centrais que estamos a falar.
    Pedro Mendes tem contracto com o Parma, Ilori com o Liverpool é um facto, mas curiosamente pouco ou nada têm jogado nesses clubes, andando por aí de empréstimo em empréstimo talvez tentando lutar contra o esquecimento.
    Nuno Reis só foi mesmo titular no Cercle, pois nem no Olhanense nem na equipa B do Sporting conseguiu deixar saudades.
    Mas foi vice-campeão do mundo em sub-20, numa selecção onde por acaso Cédric apenas despontou ao nivel de futebol senior entre os grandes.
    Curioso, também é que um dos "piores" centrais do Sporting foi mesmo campeão do mundo no ano passado. Mas será também um facto irrelevante, pq bom será mesmo o Ruben Semedo.

    ResponderEliminar
  8. Independentemente da qualidade individual dos centrais, a organização defensiva do Sporting tem de melhorar, principalmente a sua linha defensiva, mas tal só se consegue com tempo e com um treinador competente ( e Marco Silva é).

    Comparando com o Benfica:

    Luisão e Jardel, são banais tecnicamente e lentos. E porque é que a linha defensiva do Benfica é tão boa? Porque o trabalho táctico foi enorme. No Sporting ainda não se vê a linha defensiva a funcionar como um conjunto. A saberem em conjunto quando devem subir ou descer, onde devem estar posicionados e etc. Claro que se os centrais fossem melhores individualmente o treinador tinha menos para lhes ensinar, mas não sendo, há que trabalhar muito na vertente táctica.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Também começa a emergir um padrão neste blogue: as conclusões precedem os factos.

    É notável: o Sarr, com apenas 3 jogos oficiais pelo Sporting, já tem rótulo de uma das piores duplas de centrais de sempre.

    O Pedro Mendes fez 9 jogos no Sassuolo no ano passado e o Nuno Reis foi devolvido pelo Cercle Brugge, apesar da cláusula: 500 mil euros.

    Quanto à questão da altura: excepto o Barcelona, que clubes de topo jogam com centrais baixos?

    ResponderEliminar
  10. Jô,
    Trazes questões pertinentes mas que nada têm a ver com o post em si e algumas delas foram já várias vezes discutidas aqui.

    O valor individual dos dois jogadores que compõem a actual dupla de centrais é o que é, eu acho que não é grande coisa e que jogarem os dois juntos em nada os ajuda a serem melhores. Só isso. O resto são considerações suas que respeito mas que me parecem deslocadas em relação ao que é essencial nesta questão.

    Nuno,
    Há dias dizia-me um amigo que uma das razões para Marco Silva escolher esta dupla se prende também com uma questão de sobrevivência. Se em vez do Sarr pusesse o Tobias, ou este em vez do Mauricio, por exemplo, ele arriscava-se a por mais um sentado no banco que são apostas da direcção. Como todos os jogadores falham e Tobias também vai falhar, como falhou Dier, era ele que arcaria com o ónus. Não sei se é assim mas se atendermos ao número de jogadores que são apostas da direcção e que ele mantém sentado no banco ou na bancada o raciocionio não é improvável.

    No mais concordo com a apreciação à generalidade das contratações, em particular ao perfil, e em relação ao ambiente geral no clube. Basta ver o comentário do J. para ele não há questões tecnicas a discutir, tudo se resume a uma agenda escondida, a cabalas contra a direcção e a falta de honestidade intelectual do post.

    Honoris,
    De acordo. O que me espanta nas escolhas de Marco Silva é olhar para o que fez no Estoril e as opções que fez, dentro dos vários perfis disponíveis, para o centro da defesa agora. Dizer isto não invalida reconhecer que foi vitima das circunstâncias, começou a trabalhar com Mauricio/Dier para ficar sem o segundo e ter que lançar mão de Sarr. A escolha surpreende-me, admito que Sarr possa melhorar, não me parece já o mesmo em relação a Mauricio. Os dois juntos é que me parece má ideia.

    ResponderEliminar
  11. Porto e Benfica têm 8 centrais. Destes, 2 medem 187m e todos os outros são mais altos.

    Na Liga dos Campeões o Sporting vai enfrentar duplas com 195/187 (Schalke) e 193/187 (Chelsea).

    Bayern: 188/190
    Dortmund: 192/192
    Man City: 184/191
    Liverpool: 188/191
    Arsenal: 186/196
    At Madrid: 186/186
    Barcelona: 190/192
    Real: 183/187
    Juventus: 186/190

    ResponderEliminar
  12. Porque é que o Dier é melhor que o Sarr, o R. Semedo que o P. Oliveira, o Tobias melhor que o Rabia e assim sucessivamente?

    A fabula do MS nao colocar o Tobias a jogar para nao meter uma contratacao da direccao no banco é das melhores que ja li.

    ResponderEliminar
  13. Ficou a meio o meu ultimo post.
    Estava eu a dizer:
    "mas bom será mesmo o Ruben Semedo, que curiosamente nos jogos que fez a sub-20 jogava a trinco".

    Com isto tudo, não se pense que estou a criticar quem quer que seja neste blog.
    Antes pelo contrário, estou tranquilo e sossegado quanto ao futuro do nosso clube, principalmente na posição de director desportivo/presidente da SAD.
    Poucos serão os clubes que se poderão orgulhar de tanta auto-critca dos nossos adeptos e de tanta gente preparada com novas e melhores ideias.

    ResponderEliminar
  14. Mais um post a descascar, na liberdade de cada sportinguistas escrever o que quiser. De acordo com o JÔ e o 1.º anonimo. Lógico que gostava de ver o Reis e o Tobias, estes principalmente na equipa, agora afirmar que esses seriam melhores que aqueles e continuar a bater no Maurício elogiando o Dier ou o LLori, repetidamente, só porque sim, porque esses não se afirmaram e ninguém, a não ser aqueles a quem a liberdade permite continuarem a afirmar essa opinião. TEnho esperanças no Sarr, e o Mauricio, quisesse o Sporting já poderia ter vendido, quem sabe por mais que o Dier, por isso no função que ambos têm por principal, são bons, não são exímios na construção, pois não, mas se assim fossem não tinham vindo para o Sporting ganhar menos que o tecto bem imposto. Termino a referir mais uma boa presença no nosso presidente na tvi, bem haja presidente, e continue a errar e acertar, como qualquer mortal, que nunca vai errar tanto como outros que antecederam.

    ResponderEliminar
  15. Kovacevic,
    quando olho para um central a altura é apenas um dos parâmetros que considero. A Itália foi campeã do mundo com um central de 1,73, dois dos melhores centrais que vi jogar pelo Sporting, Luisinho e André Cruz não eram altos. O problema do Sporting na Liga dos Campeões está longe de ser a altura.

    ResponderEliminar
  16. Pode parecer um assunto complexo, mas eu vejo-o de uma forma muito simples

    O problema é que somos um clube excelente a formar, estamos no topo nesse aspecto, formamos jogadores de topo, mas se formos a ver, somos um clube de uma segunda ou terceira divisão na Europa e a jogar numa liga também pouco apetecivel.

    Jogadores de qualidade como Dier, Ilori e Bruma, só para falar no passado recente, não querem o Sporting nem Portugal e muito menos os vencimentos que podemos pagar.

    Por mais que esta ou outra direcção se esforce para os manter, no fim o resultado será sempre o mesmo - a saida para clubes mais endinheirados e/ou campenatos mais fortes que o nosso

    Essa é uma realidade de que não podemos fugir e cabe ás direcções tentar retirar o maior proveito financeiro possivel desses jogadores e aproveitar desportivamente outros não tão brilhantes mas que também possam ser importantes, complementando o resto com a prospecção.

    ResponderEliminar
  17. Pode parecer um assunto complexo, mas eu vejo-o de uma forma muito simples

    O problema é que somos um clube excelente a formar, estamos no topo nesse aspecto, formamos jogadores de topo, mas se formos a ver, somos um clube de uma segunda ou terceira divisão na Europa e a jogar numa liga também pouco apetecivel.

    Jogadores de qualidade como Dier, Ilori e Bruma, só para falar no passado recente, não querem o Sporting nem Portugal e muito menos os vencimentos que podemos pagar.

    Por mais que esta ou outra direcção se esforce para os manter, no fim o resultado será sempre o mesmo - a saida para clubes mais endinheirados e/ou campenatos mais fortes que o nosso

    Essa é uma realidade de que não podemos fugir e cabe ás direcções tentar retirar o maior proveito financeiro possivel desses jogadores e aproveitar desportivamente outros não tão brilhantes mas que também possam ser importantes, complementando o resto com a prospecção.

    ResponderEliminar
  18. LdA, quem coloca a questão da altura és tu, no teu texto. Sugeres que o Sporting dá demasiada importância a este parâmetro. O que me parece é que todos os grandes clubes da Europa o fazem.

    Também gostava de ver publicado o meu primeiro comentário (este é o terceiro).

    ResponderEliminar
  19. Vim agora do site da Uefa onde já se encontram as listas A e B. Com um pouco de paciência, aqui vão uns dados curiosos dos 3 grandes, gostava de ter acrescentado o Barça e Ajax mas a falta de conhecimento de alguns jogadores, não me permite.Assim sendo:

    Sporting: 54 jogadores

    36 Portugueses e 18 não PT
    *PT na equipa principal 6 a 7
    34 Formação
    Média de idades 20,44

    FcP: 49 jogadores

    27 Portugueses e 22 não PT
    * PT na equipa principal 1 ou 2
    25 Formação c/ 2 do Sporting
    Média de idades 21,44

    Slb: 36 jogadores

    18 Portugueses e 18 não PT
    *PT na equipa principal 2 a 4
    12 Formação

    Média de idades 23,50


    SL

    ResponderEliminar
  20. J: O Liverpool, o Parma só escolhem coxos... Investem dinheiro em contratações pq lhe apetece esbanjar, pronto. Bons a escolher e a contratar sãos os Krasnadar desta vida.

    Para quem acusa outros de hipocrisia, chegar-se á frente com argumentos do tipo Dier está a jogar a defesa direito qd fez apenas o ultimo jogo do Totenham nessa posição, é obra! Já para não falar que ser titular nas circunstâncias de Dier num dos principais e mais tradicionais clubes da mais importante Liga do mundo, independentemente da posição, é, como diria o outro, 'peaners'... O que é que isso revela de qualidade? Segundo o teu argumento: pouco os mesmo nada! Só faltou dizer que o Sarr é melhor que o Dier...


    O Sarr é novo e pode aprender, mas na Luz esteve, volto a repetir, mal. Demostrou, por várias vezes, erros posicionais de palmatória e fez movimentações em que deixa a linha defensiva do SCP completamente desequilibrada. Nesse aspecto conseguiu ser pior que Maurício. Este esteve pior no passe e no espaço aéreo. Enfim pode ter sido apenas um jogo mau, veremos. Sarr é forte fisicamente e muito alto, mas tecnicamente deixa a desejar. Resta que o Marco Silva lhe ensine em pouco tempo, aquilo que Dier, por exemplo, já sabia de olhos fechados: conhecimentos tácticos e coordenação com os restantes colegas de sector e da restante equipa...

    Para já, o Sarr tem a desculpa de 1) ser jovem e inexperiente; 2) conhecer mal os seus actuais companheiros 3) desconhecer as características de futebol praticado no nosso campeonato. Para além das características físicas não mostrou nada que seja muito entusiasmante. Mas, lá está, isto é uma avaliação das usas capacidades actuais. Não significa que ele não possa evoluir e adpatar-se rapidamente. Dependerá muito dele e calro, de MS que tem aqui um desafio pela frente. Se acredita no Sarr que invista tempo e paciência com ele e o melhore nos seus aspectos mais negativos (ou menos positivos se se preferir).

    SL.

    ResponderEliminar
  21. Sobre o post: o desperdício de defesas centrais promissores feitos na nossa Academia, não deixa de ser verdadeiramente assustador... Haja Fé no Tobias... Vamos ver se pelo menos este tem um "carácter decente"...

    ResponderEliminar
  22. Pode ser o Tottenham, mas não acho que tenham uma defesa superior á nossa. Aliás, até tenho duvidas que nos ganhassem.
    Rose, Kaboul, Chiriches e Naughton só pode ser brincadeira. Só Verthogen se aproveitas. Vá lá que despacharam aquele Dawson. Estava-se a ver que Dier iria entrar. Mas não é so ali que é defesa direito.Nos sub-21 tb jogava ali. Mas isso não interessa nada.
    E olha que com a entrada de Fazio para o Tottenham, estou curioso em ver em que posição vai jogar.

    Agora a implicação é Sarr. Prontos!!! no ano passado era o Mauricio e o Rojo, que por essa época se discutia que não sabiam sair a jogar. Tinha que ser o Dier e pronto, que era a classe em pessoa.
    Como Dier se preparava para ser titular este ano, e resolveu por-se a andar, agora pega-se em Tobias como sendo a solução de quase tudo e a prova da incompetência desta SAD.
    Curiosamente é a pior dupla de centrais dos ultimos tempos, que teve no melhor resultado na Luz nos ultimos 7 anos.
    É que há coisas....

    Entretanto volto a repetir, 6 titulares do onze inicial da formação (Patricio, Cedric, William, Adrien, A.Martins, Nani), 3 já prestes a entrar (Esgaio, Mané e João Mário) e mais 25 milhões recaudados em ano e meio ( Ilori, Bruma e Dier).
    Desafio aqui quem seja, a encontrar tanto aproveitamento da nossa formação.

    ResponderEliminar
  23. Só uma ultima correcção aqui ao Leão de Alvalade (começa já a ser normal).
    O Parma não investiu milhões no Pedro Mendes. Foi a custo zero, não quis renovar.
    O Ilori também não queria renovar, mas como tinha ainda contrato, o Sporting la fez o negocio possivel. Ti
    Penso então que o facto que estes meninos não queiram renovar, será apenas um pequeno pormenor. Porque eles gostavam muito do clube...

    ResponderEliminar
  24. Triste Sporting este em que se tem de acreditar que o Maurício e o Sarr são bons ou muito bons ou então estar calado.

    A sede de vingança cega. E quando digo que cega, cega ao ponto de se conseguir descortinar alguma virtude nos trauliteiros actualmente titulares, um dos quais o próprio treinador já veio desqualificar publicamente e por mais do que uma vez.

    Mas o que é isso da liberdade de opinião na república popular do Sporting? O que é isso de constatar as gritantes diferenças entre o Maurício e o Dier não se fazem nos quilos ou centímetros que o Maurício tem a menos, mas na qualidade técnica que nunca passaria no crivo apertado da melhor formação do mundo e arredores.

    É esta plasticidade de conceitos que faz a república popular do Sporting tão igual a si própria. Tudo e o seu contrário, convicção cega e um inimigo comum.

    Só é pena que a bola também tenha de sofrer...

    ResponderEliminar
  25. Para mim sarr agora é melhor que o dier, llori ou rojo, tão só porque um é jogador do meu clube sporting e os outros não são, simples. Sarr este bem na luz, quem diria no inicio que assim se iria exibir. Concordo vamos ver se o tobias tem carácter.

    ResponderEliminar
  26. Portanto, Virgílio, quando o Liverpool e o Parma contratam jogadores para emprestar, estão a investir. Quando o Sporting contrata jogadores para a equipa B, a política desta direcção está errada e só quer pagar comissões aos amigos.

    Adiante.

    Dier: com 20 anos, tinha 23 jogos a titular na equipa principal do Sporting. Vamos ver quantos jogos mais vai fazer a titular pelo Tottenham, esta temporada.

    Adiante.

    Esta é a direcção que não aposta na formação, certo?

    Rui Patrício, Cedric, William, Adrien, André Martins, Nani.

    6 titulares + Esgaio, João Mário e Mané.

    Excepto o Rui Patrício, qual era o estatuto destes jogadores no Sporting antes de Leonardo Jardim e de Marco Silva?

    ResponderEliminar
  27. Kovacevic,

    Talvez tu consigas explicar como é o Sarr é uma das piores duplas de sempre. É que eu não escrevi isso porque tenho bem presente que não há duplas de um jogador apenas.

    Quanto aos comentários foram todos publicados mas podiam não ter sido. A menos que queiras para ti o exclusivo o preconceito, a parcialidade, a precipitação.

    J.
    é ternurenta a atenção que me dedicas. Mas quando me fizeres reparos cuida que eles tenham alguma razão de ser. Em nenhum disse que Pedro Mendes custou milhões a quem quer que seja.

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. Se escreves para a web, LdA, não esperes ficar sem contraditório.

    ResponderEliminar
  30. Era o Virgilio, peço desculpa pela confusão.

    Mas ainda ninguém me respondeu. E até tu me podias responder.
    Como não tens nenhuma agenda escondida, e dás a devida importância ás questões técnico-tácticas que me escapam a mim, até podias ser o primeiro a responder.

    Neste momento temos 6 titulares do onze inicial da formação (Patricio, Cedric, William, "Adrien, A.Martins, Nani), 3 já prestes a entrar (Esgaio, Mané e João Mário) e mais 25 milhões recaudados em ano e meio ( Ilori, Bruma e Dier).
    Desafio aqui quem seja, a encontrar tanto aproveitamento da nossa formação na história recente do nosso clube."

    ResponderEliminar
  31. Portanto, LdA, o título 'Da melhor geração de sempre a uma das piores duplas de centrais' não se refere à dupla Maurício-Sarr, correcto?

    Não estavas a incluir o Sarr na tua análise quando escolheste o título, certo?

    E espero que a tua resposta a este comentário não seja dizer-me que uma dupla são dois centrais.

    ResponderEliminar
  32. Kovacevic

    O post parece-me suficiente claro além disso já deixei comentários deste lado sobre essa matéria.

    ResponderEliminar
  33. Eu não acredito que haja 1 leão que não tenha consciência da merda que tem sido a gestão desportiva no centro da defesa. Tenho dito!

    ResponderEliminar
  34. "…Quando o Sporting contrata jogadores para a equipa B, a política desta direcção está errada e só quer pagar comissões aos amigos"

    Kova,

    Nem li o resto do teu comentário... Desafio-te a provar onde eu afirmei isso, ou é a ultima vez que me (in)digno a responder-te. Não mereces que o faça. Não me dou com gente que, para “ganhar” uma discussão, mente descaradamente, inventa, acusa falsamente, coloca palavras na boca do seu antagonista que nunca foram proferidas por este, denegrindo propositadamente a sua imagem. Gente desse calibre é reles, não tem um pingo de vergonha na cara ou de ética e, como tal, de mim só conseguem distância... Toma atenção que não me refiro apenas aos meus comentários a este post, refiro-me a todos os posts e/ou comentários que tenha escrito aqui ou noutro blogue qualquer. Olha, sinceramente, de ti esperava mais, porque não és nenhum desses parvinhos bajuladores de A, B ou C e que segue a corrente. Já concordamos e discordamos mts vezes no passado e sp pugnei por considerar e respeitar a tua opinião, mas depois desta baixaria, acabou. A gente parva ainda desculpo, a gente inteligente (mas está visto: pulha), jamais.

    ResponderEliminar
  35. E quando já não se pode afirmar uma evidência à vista de todos na web também desatam a ligar para as televisões quando qualquer jornalista desportivo já afirmou o mesmo?

    ResponderEliminar
  36. J, era o Virgílio? Tb não disse que o Parma tinha contratado o Pedro Mendes por milhões!!! LOL…

    E olha, ‘embiquaste’ com o gajo errado… É que eu nuca fui daqueles que acusou o Maurício de ser mau central e fui dos raríssimos adeptos do SCP que SEMPRE defendeu o Marcos Rojo! SEMPRE! Duplo... LOL.

    ResponderEliminar
  37. LdA, sigo o blog com atenção e concordo com a tua visão do Soorting e dos problemas do nosso clube. Mas sou daqueles que vai ao estádio apoiar o Sporting, bato palmas a todos os jogadores e espero que todos dêem o seu melhor, e como tal não posso apoiar o teu título. Para mim os nossos jogadores são sempre os melhores, ainda melhor dos que estavam porque é só com eles que podemos ganhar os jogos.
    Dito isto, não posso apoiar o teu post.
    Dizer que Sarr é pior que todos os outros é injusto e é uma inverdade cruel para um activo recém chegado ao clube.
    Podes pensar, e tentaste defender que é um desperdício as sucessivas direcções não salvaguardaram a integração da formação da melhor maneira, mas ligar isso á qualidade dos jogadores do Sporting apenas para validares a inabilidade de contratação de jogadores ou ao desperdício de dinheiro em jogadores que nada acrescentam, acho que é muito forçado.
    Será a defesa do Sporting e de todos aqueles que nos dão alegrias que me levou a fazer este comentário. Já vi craques estrangeiros a darem alegrias e outros não, já vi a formação a dar alegrias, esperanças e a dar desilusões. Vejo, oiço e leio de tudo sobre o nosso clube, mas fiquei triste em ter usado alguém que mal conhece (Sarr) apenas para suportar um ponto de vista. Ainda por cima, refugiando-se em jogadores que sucessivamente foram rejeitados por vários treinadores e que mal pouco se desenvolvem. William rodou e foi aposta. Outros rodam e tem de rodar até terem oportunidade. Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Bruno Alves e outros rodaram até ter oportunidades...

    Além disso, e usando uma comparação, o Reyes do Porto é muito melhor jogador do que o Maurício... Até vai a Mundiais, é novo, potencial tremendo e no final passa mais tempo na equipa B... Qual o melhor reforço? Não tenho dúvidas a eleger o Maurício, porque contribuiu na melhoria da nossa equipa no ano passado. É crack? Não é nem nunca será, mas até sair do Sporting será sempre com ele e mais dez que espero que ganhem os jogos.
    Talvez o seu post menos conseguido. Força Sporting

    ResponderEliminar
  38. LdA,
    Está interessante esta discussão que foi lançada sobre os nossos centrais. Neste caso, não posso concordar com todos os aspectos do post, nomeadamente quando se refere "à pior dupla de centrais". Não há pior que Xandão (independentemente do parceiro)... não me recordo de central pior.

    Em relação a defesas centrais formados no clube que foram enumerados, confesso que foram 2 os que me fizeram sentir triste e profundamente incomodada por terem saído com reduzido aproveitamento desportivo: o Ilori e o Dier. Foram os melhores centrais (com mais potencial) que tivemos, sem duvida. E resmunguei muitas vezes sobre a incapacidade que sporting tem manifestado para conseguir manter os melhores jovens atletas nos seus quadros.
    Confesso, tem-me passado muitas vezes pela cabeça a frase "Bolas, seria tão bom ter Ilori e Dier conosco, nesta época".

    Em relação ao porquê de não ter sido possível "segurar" Ilori e Dier, incluindo também Bruma já agora, enumero 2 pontos essenciais na minha opinião:
    1- Financeiro: Sporting não é reconhecido como clube grande pelos jovens jogadores. E tem sido difícil manter os melhores. O clube é reconhecido por ser uma boa escola, talvez aquela que lhes permita "saltar" mais facilmente para outros voos. Do ponto de vista de capacidade financeira, teremos de ser realistas: perante a europa, o sporting é um clube médio, sem capacidade financeira para competir com os melhores. E quando os jogadores têm propostas muito, muito mais vantajosas financeiramente, depois de meia dúzia de joguitos pela equipa principal, a sua vontade (de sair para outros projectos) acaba por ser determinante. Relembro que estes 3 entraram no plantel principal sem terem sido alterados os respectivos contratos.
    2- Intransigencia (na minha opinião exagerada) por parte da direcção, insistindo em contratos "fotocópia" semelhantes a jogadores da mesma faixa etária. Não conheço exactamente os moldes destes contratos, mas a opinião geral (podemos ser injustos nesta crítica) é que não respeitam diferenças de qualidade e potencial dos vários jovens da nossa academia. Assim, acho que se a direcção se mantiver intransigente e quiser manter as super clausulas com baixo salário de forma equitativa e independente da qualidade individual, é natural que alguns jovens atletas não o aceitem/ compreendam.

    Voltando aos centrais. Sabemos o que vale Mauricio... e não será mais do que o que tem mostrado até agora. Sabemos das suas limitações e não será jogador para grandes voos.
    Mas então... porque insistiu nele Jardim? E agora Marco Silva?
    Passando para Sarr. Reconhço margem de progressão. Vejo nele uma mais valia. Não no momento actual... mas no futuro (próximo, quero acreditar). Tenho gostado do que tenho visto, considerando a idade e tempo de clube. Adaptou-se mais rápido que Oliveira, por exemplo. Mas é cedo para conclusões definitivas, acho! São para mim precipitados os comentários referentes a Sarr, quer aqueles que realçam o centrarão que ali está, quer os que já criticam a ausência de qualidade.

    Relembro o que se disse de Rojo há 2 temporadas (na famosa época do 7º lugar). Era péssimo. Sem qualquer noção tatica. sempre mal posicionado. Enterrava a torto e a direito a equipa. Ele e o Cedric (lembro-me bem dessas críticas).
    Mas na época seguinte o Rojo manteve-se titular... e melhorou... muito. É o que dá ter bons treinadores! Hoje, Rojo custa 20 milhões. Pelos vistos não era assim tão mau. Ou se é, enganou diferentes treinadores e enganou um clube como o Manchester United!

    Isto para dizer que Marco Silva tem "uma palavra a dizer" sobre o que vale esta dupla, ou outra, dependendo da evolução dos nossos atletas defesas centrais. O treinador tem capacidade para melhorar esta "pior dupla" e torná-la numa dupla aceitável. Tem capacidade para escolher aqueles que melhor se enquadrem nas suas ideias de jogo, ou para escolher aqueles que melhor cumprem e aprendem, do ponto de vista tático.

    SL.

    ResponderEliminar
  39. Quando uma pessoa faz um juízo negativo/opinião pessoal a uma equipa que é suposto apoiar com todas as forças, e não se identifica, há logo uma coisa que fica no ar, covardismo de dar a cara, por ter medo de ser rejeitado pela comunidade sportinguista após se ter apercebido que os argumentos apresentados foram/são uma autêntica aldrabice pegada, mas que apenas por não ter gostado, que X ou Y tenham ido embora do clube vai buscar argumentos para tentar disfaçar esse pensamento, quando diz que o Maurício-Naby Sarr foi a pior dupla que tivémos nos últimos anos esquece-se das duplas feitas com Polga-(Qualquer outro central que tenha emparelhado com Polga), não estou a desvalorizar o Polga que foi um jogador que sempre respeitou o clube, mas em termos de qualidade, não era o que o Sporting precisava. Faça um favor e identifique-se pois nota-se logo que o seu conhecimento está mesmo a "Norte de Alvalade"...

    ResponderEliminar
  40. Já estamos a 4 pontos e Marco Silva tem que preservar o emprego. Onze para o próximo jogo:

    Patricio
    Geraldes - Oliveira - Sarr - Jonathan
    Rossell - Slavchev - Shikabala
    Heldon - Tanaka - Sakho

    As substituições, penalties e lançamentos laterais serão determinados pelo presidente.

    PS - Mais 2 posts e BdC atingirá o dobro dos tags do saudoso presidente Godinho. Azar do Sporting não ter tido tantos escrutinadores atentos antes de 2013, mas devia ser a internet que era cara.

    ResponderEliminar
  41. A explicação sobrenatural! Rir para não chorar quando nos sentimos verdadeiramente atingidos na nossa dignidade. E pela falta de resistência que assumo desde já em continuar o visionamento a esta altura ainda estou sem saber como correu a tentativa de contratar a assistente do Gouxa e lamentar desde já a sua ausência até por uma comunidade que sem dúvida nenhuma daria sempre outra côr às bancadas em Alvalade.

    “O SCP a navegar por águas nunca antes navegadas por qualquer outro clube. Depois do Coelho foi a vez do SCP se atirar aos pensionistas do Gouxa e não sem que antes a própria assessoria de imprensa de Alvalade tenha informado a produção do programa do que nem os sócios do SCP podiam sonhar, afinal o destino do clube ficou logo traçado quando do nascimento do actual presidente e não só por volta dos seus 6 anos, o facto que era conhecido de todos até ontem. O motivo, uma história da familia, como o presidente achou por bem divulgar pela primeira vez junto de uma das maiores audiências televisivas em Portugal. Bruno de Carvalho espantou ontem o país em geral ao confirmar que nasceu com o véu intacto! Ficando desde essa hora e através dessa fatalidade desconhecida de todos até ontem ligado pelo destino aos mais altos desígnios da nação leonina.”

    In Jornal

    O próprio ainda teve oportunidade de confessar em directo que sabia inclusive desde sempre e que lhe foi logo transmitido pelo médico que assistiu o nascimento, que assumiria a liderança do SCP por volta dos 45 anos, o que como ainda é evidente torna perfeitamente supérfluo e desnecessário conhecer verdadeiramente qualquer actividade sua até essa data. Pura perda de tempo, uma vez que sempre conheceu a hora em que o seu destino se cruzaria inevitavelmente com o destino do SCP. Sabe-se assim hoje que o seu afastamento das comemorações do Centenário do SCP, a sua primeira grande tentativa junto das massas leoninas, nunca esquecendo a actividade no seio de uma das claques, inclusive a derrota no 1º acto eleitoral, fizeram sempre parte dos desígnios do SCP.

    A partir daqui chega a ser ridículo duvidar de qualquer opção sempre devidamente escrita nas nuvens. Juro que nunca mais contesto qualquer decisão do actual presidente e até proponho a construção do altar antes do pavilhão. Assim Bruno nos ajude!

    PS. Se mais algum sócio tiver alguma história da família para partilhar por favor contactar a produção do programa, que ainda garante o auxílio e a presença do afamado bruxo de Fafe. E nunca esquecer como é óbvio de negar sempre que alguma vez se tenha chamado senil ao pai.

    ResponderEliminar
  42. "5 de Setembro de 2014 às 16:23


    Jô disse...
    Um defeso que permitiu ao Sporting realizar a 2ª maior venda em 108 anos, recuperar sem custos o jogador que vendeu pelo mais alto preço de sempre, angariar 9 milhões de euros para a construção do pavilhão...)"


    Ó pá! Está-se mesmo a ver que costumas contar com o OVO NO CU DA GALINHA!

    Essa dos 9M€ , há suspeitas que ainda vai dar muito que falar. E se a coisa se complicar mesmo, então podes esperar bem mais tempo pelo pavilhão...mas fá-lo sentado.

    ResponderEliminar
  43. Alma Leonina,

    Concordo que o tema era interessante mas a discussão só o foi vagamente por aqueles que se quiseram cingir ao tema e ao que eu escrevi. Tenho aqui muitos clientes, uns assíduos outros são meras aves de arribação, que se reservam o direito de usar de toda a parcialidade e preconceito e não têm vergonha de me acusar do mesmo. Ou de apenas dizerem mal do post mas acusarem-me precisamente do mesmo. Geralmente só aparecem nestas ocasiões quando o tema pode de alguma forma beliscar a aura infalível do presidente. Não os vejo a comentar outras matérias. Enfim, isto é também uma forma de constatar o estado geral do Sportinguismo.

    Quanto ao post propriamente dito não isolaria o Mauricio do Sarr porque a ideia subjacente é precisamente esta: os dois juntos parece-me um erro. O Mauricio é limitadíssimo( como hoje já há mais pessoas a admitir mas esses mesmos o ano passado vinham aqui dar-me as mesmas lições...) mas se jogasse ao lado de um André Cruz poderiam complementar-se. Colocar jogadores cujas características ao invés de se complementarem acentuam as suas deficiências concorre para a impressão que aqui fundamento. Um direito que me assiste e que deveria ser reconhecido e quem assim não concorda poderia rebater com argumentos do mesmo teor. Não vi ninguém fazê-lo.

    Quanto às saídas dos jogadores da formação é um movimento que se acentuou drasticamente com esta direcção e sobretudo atingindo jogadores com talento, na sua maioria. Não tenho a mais pequena dúvida que hoje não seria possível renovar os contratos de Chaby Iuri, Tobias, Semedo ou Podence, por exemplo. Não apenas porque foram renovações com ordenados muito baixos mas ocorridos sobre a promessa de progressão na primeira categoria.

    O que aconteceu entretanto foi a chegada de jogadores da mesmo idade com pelo menos tanto para aprender como eles. Eu, por exemplo, sem retirar o valor que o Sarr venha a ter no futuro (que pode ou não vir a ocorrer, porque ter 1,96 não lhe dá nenhuma garantia, se não tiver a inteligência para aprender) não tenho dúvidas de que tanto Semedo com o Tobias dariam respostas semelhantes e até melhores, sobretudo o último.

    Muitos dos "problemas de indisciplina" e sobretudo a vontade de ir para outros clubes mais cedo nunca ocorreriam se os jogadores sentissem que tinham oportunidades reais de jogar. Não o sentindo quem os pode censurar de ir à procura de quem lhes pague melhor, melhores ligas (jogar em PT não é assim tão aliciante como fazê-lo em Espanha ou Inglaterra)? São mercenários por isso? Não menos que o Slimani ou o Rabia que até saíram de forma litigiosa dos seus clubes. Ou Sarr, Sacko ou outros que vieram para o Sporting à procura de um futuro melhor.

    ResponderEliminar
  44. Isto há com cada cromo!

    “Covardismo”?? Que é lá isso? E quem é o Andrade para chegar aqui e começar logo por fazer exigências? Ainda por cima alguém que chega anónimo a exigir que outra pessoa se identifique…

    Primeiro ponto: porque é que não se identifica primeiro para assim ter um pingo de legitimidade quando demanda esse comportamento a outros?

    Segundo ponto: mesmo se o Andrade não fosse mais um qualquer anónimo, com que autoridade quer impor o que quer que seja a outras pessoas que não conhece de lado nenhum? Mais ainda quando se dá “ao luxo” de impor comportamentos ao próprio dono do local onde acabou de chegar?

    Terceiro ponto: para sua informação, anónimo é você, porque o LdA não escreve de forma anónima. Ele têm identidade, é conhecido pessoalmente por todos os restantes redactores e muitos dos leitores habituais deste espaço, pelo que quando emite a sua opinião, está, automaticamente, a dar a cara pelo que defende.

    Posto isto, volto a perguntar: e o Andrade, quem é? É conhecido por quem? Não se identifica porquê? Será por “covardismo”? E que tal ir ver o Bardabunga a esfumar-se?

    ResponderEliminar
  45. Ah ah ah ah ah ah! Só em relação ao médico posso afiançar que é tanga, em África ou em qq parte do mundo, quanto muito um feiticeiro do calibre do tal bruxo. Mas ainda penso que o pior advirá do próprio acreditar em tal desígnio e ao que parece é o que tudo indica.

    ResponderEliminar
  46. Vocês acalmem-se , poderemos julgar o que foi este defeso no final do ano. Na minha opinião , a equipa precisava de ser reforçada por jogadores que viessem logo para entrar , e não jogadores de 20 anos que ainda vêem aprender.

    Falta um patrão e o número 10.

    Mas eu pelo que observo Sarr é melhor que Rojo e será um jogador sólido até ao fim da prova , apesar de ter lacunas a nível de posicionamento. Pelo menos mostrou num grande jogo alguma qualidade , e nestes grandes jogos é que vê quem são os verdadeiros bons jogadores. Lembro que Rojo tremia sempre em todos os jogos contra Benfica e Porto.

    O LdA diz algo correto , não deveriam jogar os 2 centrais em simultâneo , falta liderança.

    ResponderEliminar
  47. m1950, é isso, em vez de andar a perder tempo a discutir croquetes, melancias e outros acepipes, perdesse a resposta ás perguntas que o LdA deixou neste post e no anterior:

    Após o fecho do mercado estamos mais fortes?
    Que dupla de centrais para o Sporting?

    Após quase 200 comentários, sabemos que o LdA é uma besta, o Virgílio um parvalhão, e vice versa para mais uma série de comentadores... conversa que relativamente ao Sporting pouco ou nada interessa.

    Como disse no post anterior, acho que é prematuro grandes avaliações, principalmente porque alguns reforços foram obrigados a assumir responsabilidades para as quais ainda não estão preparados (Sarr, Jonathan, Geraldes, Gould, etc.) se tiverem oportunidade de crescer em ambiente saudável e estável poderemos ter ali algumas surpresas positivas, se forem forçados a crescer, ou vingam... ou partem.

    Não é só liderança que falta ao centro da defesa, eu até acho que aquilo que falta é o William em forma, falta qualidade daquela que não aparece nas características físicas ou de personalidade, mas a inteligência de jogo também se aprende e pode ser mais rápido ou mais lento conforme o professor e de novo a estabilidade que o professor encontra na sua sala de aula.

    O final do mercado foi um reboliço, metemos um puto francês no centro da defesa num jogo de alto risco, e pedimos ao professor (também ele recém chegado) para ser campeão.

    Depois usamos para comparação isto:

    Bayern: 188/190
    Dortmund: 192/192
    Man City: 184/191
    Liverpool: 188/191
    Arsenal: 186/196
    At Madrid: 186/186
    Barcelona: 190/192
    Real: 183/187
    Juventus: 186/190

    Deve ter acontecido alguma coisa de espectacular nos últimos minutos porque de repente estamos ao nível do topo da Champions porque temos um puto de 1,97 m!!!

    Mas se bem percebo a mensagem do Presidente infectou realmente muita gente, vamos com o reforço feito na equipa, ser campeões e parece que já há quem imagine vencer a Champions.

    Como eu acho isto tudo prematuro e um excesso de pressão desnecessário para Marco Silva, Sarr ou Esgaio... sou um anormal vendido ao passado.

    ResponderEliminar
  48. m1950, ao reler parece que estou a dizer que andou a perder tempo com conversas da treta, não é esse o sentido, estava a falar para um monte de comentadores anteriores, devia ter escrito:

    " ...em vez de andarem a perder tempo a discutir croquetes, melancias e outros acepipes, perdessem tempo a resposter ás perguntas que o LdA deixou neste post e no anterior"

    ResponderEliminar
  49. LMGM,

    O Sporting não vai vencer a Champions, nem ninguém insinuou tal coisa, mas os clubes que vencem a Champions todos os anos preferem centrais altos e fortes.

    Foi isso que se demonstrou. Para responder a isto:

    "Porque procura o Sporting centrais com características diferentes dos que forma, denotando uma preocupação excessiva num perfil fisico (Xandão, Onyewu, Mauricio, NAC, Sarr)?" -- pergunta o Leão de Alvalade.

    Vê lá se te acalmas. Escrever na web é isto mesmo.

    ResponderEliminar
  50. Quem se lembra de Armando Vara na SAD da agremiação ?http://oantilampiao.blogspot.pt/2014/09/quem-se-lembra-de-armando-vara-na-sad.html

    ResponderEliminar
  51. LMGM

    Concordo com o que você diz , eu por exemplo critiquei todo o ataque ao mercado do Sporting , mas agora já fechou , vamos ver no que dá e de que forma é que estes miúdos que chegaram podem acrescentar.

    De momento nota positiva para Sarr e Rosell , que penso que já estão ao nível para serem opções. Jonathan vem muito bem credenciado tal como o Sacko , também me parece que podem ser alternativas válidas , e que o primeiro será inevitavelmente titular do SCP até ao final da época.

    Quanto ao William , tem 22 anos , é normal que a cabeça abane , ainda por cima tendo em conta o que é a juventude portuguesa nos dias de hoje , em que os miúdos passam mais tempo a sonhar do que a estudar ou trabalhar. Acredito e acho que já está a subir de rendimento , e eu desculpo a sua desconcentração pois o deslumbramento é inevitável , mas agora o mercado fechou está na hora de voltar ao trabalho.

    Slimani com outra rotação teriamos ganho o jogo da luz , pois apesar de golo , falhou outros pouco normais.

    Acho que Nani , Slimani , William , Mauricio , só podem subir de rendimento e vamos esperar para ver a equipa estabilizar.

    No final do ano poderemos julgar a actuação do SCP no mercado , mas uma coisa é certa , não foi um ataque para quem " vai assumidamente lutar pelo título".

    Quanto à discussão acima , penso que se deve ignorar algumas coisas e tentar ser compreensivo. Eu a primeira vez que vim a este blogue também entrei bastante critico com os redatores, porque na altura a força do Sporting era a sua união , e mesmo nós tendo dúvidas em certos assuntos , eu via uma CS e uma parte dos adversários , com uma "tesão" para que esse laço quebrasse , e aproveitavam as vozes criticas deste estilo de blogue.

    O que é facto é que este ano é a prova de fogo de BdC , e há coisas por justificar como este mercado de transferencias , algumas coisas obscuras como o despedimento dos jornalistas para lá meter o amigo que lhe fez o livro , com uma desculpa de "não eram Sportinguistas".

    Eu na emissão da Sporting Lazio , a jornalista loira já com alguma idade não a menina , não conhecia a Porta 10 A , o jovem jornalista tratou o Azevedo (2º melhor redes de Portugal de todos os tempos , na altura apenas atrás do Aranha) por aquele guarda redes que defendeu lesionado contra o Benfica.

    O despedimento dos jornalistas caiu-me mal , tal como o livro escrito após 1 ano de SCP.
    Era bom que o BdC doasse 75% da receitas para a missão pavilhão , penso que não lhe ficava nada mal.

    Tenho algumas diferenças com BdC , mas tal como todos os que estão aqui , eu amo o Sporting , não o BdC. Eu compreendo os que não querem a critica , penso que tem a ver com o medo do passado recente do Sporting , mas teem de abrir os olhos e talvez perceber que este tipo de blogs ajuda a impedir abusos e a mostrar que os Sportinguistas estão atentos. E isto talvez ajude a direção a fazer ainda um trabalho melhor (melhor ainda do que o reconhecido bom trabalho que estão a fazer).

    ResponderEliminar
  52. O futuro dirá se Ilory e Dier foram bons ou maus negócios. Até ver, 7,5 milhões + 5 milhões são um valor muito interessante, para quem ainda não provou nada. Convém lembrar que Sarr é campeão do mundo sub 20 e custou 1 milhão. O melhor central formado em alcochete ainda lá está e chama-se Tobias. Esse sim, pode, repito, pode vir a ser um central de top.
    Nuno Reis, Carriço, Mendes, entre muitos outros não passaram de projetos de centrais.
    O Maurício a jogar mal é 5 vezes melhor do qualquer um deles.

    ResponderEliminar
  53. Não foi o "projecto de central" Carriço que venceu a Liga Europa a época passada?

    ResponderEliminar
  54. Normalmente nem concordo muito com o que se escreve neste blog, mas aprecio e entendo os pontos de vista do blogger.
    Este post é, no entanto, muito infeliz. Primeiro porque manda abaixo jogadores do Sporting à 2a jornada quando ainda não fizeram nada de mal (nem tempo tiveram é verdade). Segundo porque argumenta de forma estupida que o Ilori tem contrato com o liverpool, que o P. Mendes com o Parma e o caracas, mas não apetece dizer que o Ilori é tão bom tão bom que nunca sequer jogou pelo Liverpool. Eu nem digo que ele seja bom, mas porque é que é endeusado se não serve para os outros.
    Isso da altura dos jogadores é outra estupidez. Claro que é bom ter jogadores altos... e rápidos, e fortes, e bons, e inteligentes. Todas essas são caracteristicas que se procura nos jogadores. Pelo que vi dos dois jogadores Sarr e Ilori (e falo destes como podia falar de outros) ainda não consigo dizer qual é melhor ou pior. Talvez o blogger seja melhor scout que eu, mas criticar só por criticar parece-me mal.
    E sinceramente, quem escreve neste blog tem que pensar muito no que é o Sporting e ser sportinguista. Por vezes leio aqui coisas que são apenas para mandar abaixo. Eu acho que se o Sporting ganhasse o campeonato, aqui dir-se-ia que a direccão fez mal porque deixou o Dier ir embora e era tão bonito ter um loirinho no plantel. Sporting... isso é o mais importante aqui, não se tenho eu ou o blogger do lado razão. Puxar para o mesmo lado caracas! SL

    ResponderEliminar
  55. Desculpe lá amigo nortenho, mas deixe de opinar sobre coisas inúteis que não trazem saúde nenhuma ao debate verde e branco. Seria bem mais inteligente. Ou será que quer atenção no blogue?...

    ResponderEliminar
  56. Após ler o post e as muitas opiniões que se lhe seguiram só posso concluir que o SCP é GRANDE, a paixão que em nós desperta é ainda maior!

    Nós gostamos de esmiuçar até ao tutano tudo o que tenha haver com o nosso grande amor, mas como em quase tudo na vida a "verdade" não floresce apenas e só nas nossas opiniões mas antes complementada e alicerçada nas diferentes opiniões. É por isso que gosto muito de ler os posts do Lda a visão dele deve ser entendida pela perspectiva de alguém que nutre uma paixão imensa pelo nosso SCP mas sempre com a sua visão do que se vai passando no clube, no fundo a maioria das vezes ele prefere enganar-se do que estar correcto ... eu também :) !

    SL e viva o SCP!

    ResponderEliminar
  57. Começa a ver-se um pouco por todo o lado - só nesta caixa há 2 pelo menos 2 comentários - que o Bruno aposta na formação porque o Nani joga na equipa principal. E se reunisse o Ronaldo, o Moutinho, o Viana, o Quaresma, o Tiago Pinto ou o André Marques, o Daniel Carriço e o Fonte, só para citar jogadores que já tinha saído antes da chegada do querido líder, também "apostava na formação"?

    Segundo esta lógica, sim. Mas pela lógica de qualquer pessoa racional, há altura das eleições, isso não constituiria qualquer "aposta na formação" porque naturalmente esses jogadores, apesar de formados no Sporting e de qualidade, já não precisariam de ser formados.

    Quando se discutia uma putativa aposta na formação, ninguém diria que isso passaria pelo regresso de jogadores formados pelo Sporting com 27 anos. Nem os próprios que hoje o referem, seguramente. E se perguntassem a esse mesmo conjunto de pessoas se votariam na pessoa que prometesse trazer mais de 3 dezenas de jogadores num espaço de um ano, seguramente também diriam que não.

    O que se pode concluir é que se há algo em que se está a apostar com o Bruno é no desenvolvimento da ausência de escrúpulos. Ou são pessoas que gostam de se enganar a si próprias, ou são pessoas que gostam de enganar os outros (duas características também muito próximas do perfilado líder). Em qualquer caso são pessoas a que é preciso ter atenção, porque é preciso não as confundir com pessoas sérias.

    Outro ponto notável nesta caixa de comentários é que, salvo honrosas excepções, se passou completamente ao lado do ponto central: o tipo de qualidades que tem sido recrutadas nos defesas centrais de há muitos anos a esta parte (e esse período excede o do querido líder, razão pela qual é ainda mais ridícula a reacção pavloviana da seita do costume) têm-se privilegiado um conjunto de características que não são aquelas que se podem reconhecer nós bons jogadores formados pelo Sporting (centrais ou não).

    Ilori, Eric e Carriço têm essas características, ainda que não tenham exactamente o mesmo valor desportivo. Tobias partilha essas características e tem uma forma de jogar próxima da do Nuno Reis ou do Pedro Mendes (e espete último não me deixa saudades).
    Uma forma de jogar que é distinta da do Maurício. A constatação de que o Sarr e o Maurício não têm essa forma de jogar não é um "melhor ou pior", é simplesmente um "muito diferente". E só quem não queira ou não consiga constatar já não perceberá que esta dupla é um desastre à espera de acontecer.

    Por ultimo, é totalmente ridícula a noção de que todos os jogadores têm as mesmas oportunidades para atingir o mais alto nível e que é apenas o mérito de cada um que faz a distinção entre uns e outros. A história do futebol é um hino à rejeição desta ideia, havendo sempre uns exemplos mais impressivos que outros. O Sporting tem alguns... o que teria sido a carreira do André Martins se, depois de dispensado do Belenenses e suplente no Pinhalnovense, não lhe tivessem deitado a mão à entrada para o seu 3o ano de sénior (1 ano mais velho do que são o Eric, o Tobias, o Chaby ou o Iuri)? Mesmo entre os apaniguados anticroquettistas militantes, quem teria achado errada a sua dispensa? E onde estaria um jogador com as suas características no dia de hoje se não lhe tivessem dado essa oportunidade.

    O futebol faz-se de qualidade, contexto e escolhas. No caso concreto, o Bruno escolheu contratar 3 jogadores para a posição em que tinha 3 jogadores com anos de casa e identificação ao clube (Tobias, Semedo e Reis), tendo ainda preferido gastar mundos e fundos em jogadores estrangeiros a fazer uma proposta decente de renovação ao Eric Dier. O impacto destas escolhas ver-se-á na qualidade do percurso de cada um. Que alguns não queiram antecipar aquilo que é evidente, ainda é desculpável. Que se queiram deixar enganar ou queiram enganar outros não é.

    ResponderEliminar
  58. Post bastante pertinente não fosse a certa altura deviar do assunto (centrais da formação), para começar a disparar sem grande critério para várias direcções. O assunto Betinho não é em nada diferente do caso William, Tobias ou Semedo de quem se achou que para completarem a formação deveriam ter um desafio diferente numa liga diferente com o natural acréscimo de maturidade (e não apenas competitiva).

    ps: continuo sem perceber esse ódio de estimação pelo Sarr (que apenas começou e teve testes complicados com acerto qb) e as constantes comparações entre o Gauld e o Chaby/ Medeiros quando todos percebemos o orgulho na formação mas bastam 30 segundos para perceber que não são jogadores comparaveis e não me refiro a videos doYoutube)

    ResponderEliminar
  59. Este ultimo comentário é um mimo.

    Segundo o evangelho brunista, o William 'andava perdido por aí' . Afinal estava a ganhar maturidade numa liga diferente com acréscimo de maturidade. Desde que chegou o Bruno, emprestar jogadores a clubes noruegueses, gregos, cipriotas, da 2a ou 3a divisão e romenos tornou-se algo de positivo para a evolução de um jogador.

    Experiência e maturidade, coisas importantes aparentemente, excepto para o Sarr - que tinha 4 jogos de experiência na 1a divisão - ou o Rabia, vindo de um futebol de 5a divisão mundial. Critérios...

    Não se percebe o 'ódio de estimação ao Sarr' porque ainda só teve alguns jogos para mostrar as suas limitações.

    Mas a pièce de résistance é mesmo os 30 segundos do Gauld, a vertente 'aposta na formação dos outros clubes'. Eu vi mais do que 30 segundos e não vejo que o miúdo escocês seja melhor, pelo contrário. Mas se pensarmos que aqui o anônimo acha que o Sarr é um jogador de futebol, a coisa ganha contexto. Coitado...

    ResponderEliminar
  60. Kovacevic, as equipas que tu escolheste para ilustrar o teu pensamento podem, se lhes der na real gana, comprar todos os putos com 18 anos que jogam na europa que sejam altos e fortes (talvez com exceção do Dortmund que aproveita a sua academia...), depois com aqueles gajos todos altos e fortes nos treinos, escolhem os que sejam bons.

    Parece um desperdício de dinheiro, mas os gajos ricos são assim, não os afecta muito comprar centrais por 10 milhões para emprestar. A nós que contamos os tostões é capaz de pesar nas contas cada Xandão...

    Para terminar, já passei o teu contacto à minha sogra porque acho que vais ter bastante sucesso a transmitir-lhe a tua calma e ponderação, boa sorte. A web é isto mesmo!

    ResponderEliminar
  61. Boa tarde,

    Continuo a achar prematuro estarem a fazer-se análises deste tipo à 3ª jornada.
    Continuo a pensar que Naby Sarr é um bom central. É jovem, tem muito que evoluir, mas reconheço-lhe potencial.
    Agora façamos um exercício de comparação com a performance desta época e a da época passada, com três jornadas decorridas:

    Época 2014/2015:
    Académica fora, Arouca em casa e benfica fora. 5 pontos, 3 golos marcados e 2 golos sofridos.

    Época 2013/2014:
    Arouca em casa, Académica fora e benfica em casa. 7 pontos, 10 golos marcados e 2 golos sofridos.

    Conclusão:
    Mesmos adversários com a direrença de esta época termos ido à luz, menos 2 pontos, mesmo número de golos sofridos e menos 7 golos marcados.

    Agora pergunto eu:
    Porquê tanta preocupação com a defesa, quando o ataque é que tem rendido menos?
    Mas ressalvo: ainda só estão decorridas três jornadas. Deixemos estas análises de piores ou melhores duplas de centrais, melhor ou pior futebol praticado, melhor ou pior ataque, melhor ou pior treinador, se os reforços são melhores ou piores do que os que já cá estavam (equipa B incluída), lá mais para a frente. A procissão ainda só vai no adro...

    SL
    Emanuel Silveira

    ResponderEliminar
  62. Emanuel, se considerar que o LdA está a analisar o Sarr é prematuro, mas se considerar que o que está a ser analisado é a incapacidade do Sporting de manter e potenciar os seus melhores jogadores da formação já não é prematuro.

    E não é prematuro porque é algo que se verifica há anos demais e atravessa diferentes direcções, das melhores às piores.

    Se realmente o Sporting for incapaz de fazer um aproveitamento capaz (desportivo e financeiro) da sua academia, poderemos chegar à triste conclusão de que talvez seja melhor fechar a formação, pelo menos ao nível a que ela actualmente funciona e com a ligação emocional que cria em alguns adeptos com os seus meninos (e aqui confesso que ainda não recuperei de Moutinho).

    Claro que também podemos pensar que o LdA, é croquete e apenas está interessado em insultar o Sarr, o Bruno e o Inácio...

    Sobre a sua pergunta, "Porquê tanta preocupação com a defesa, quando o ataque é que tem rendido menos?", os problemas do ataque já vinham do ano anterior, se for verificar nas estatísticas da liga, o Sporting criava poucas oportunidades de golo mas teve um nível de eficácia muito grande no seu aproveitamento. Talvez percebendo este facto se perceba porque falhamos quando defrontámos equipas um pouco mais organizadas defensivamente (Nacional, Rio Ave, etc...).

    Este ano apesar de Marco Silva me parecer trazer melhorias no sentido de criar maior numero de oportunidades de golo a eficácia caiu a pique...

    Agora é fazer o mesmo exercício no sentido do processo defensivo, ver quantas oportunidades de golo permitimos aos adversários, para perceber se melhorámos defensivamente ou não.

    Felizmente, no desporto, nada é estanque e a competência do treino e a evolução dos jogadores irá ter possibilidade de inverter estes valores.

    ResponderEliminar
  63. Caro LMGM,
    Considero prematuro nesta fase da época, fazer qualquer análise ao desempenho de qualquer jogador. Quanto à incapacidade do Sporting segurar os elementos da formação, esse ponto já foi aqui discutido diversas vezes e eu já dei a minha opinião sobre o assunto em comentários a outros post's.
    Sucintamente, posso dizer que em relação aos casos de Dier, Illori e Bruma, houve por parte dos jogadores e dos seus representantes uma pressão (que variou de caso para caso) para saírem ou então para verem as suas condições salariais substancialmente melhoradas. A direção entendeu não ceder a pressões (e bem, do meu ponto de vista), mas respeito quem pense de outra forma. Se a direção abrisse exceções nestes casos e melhorasse as condições contratuais e salariais dos jogadores em causa, iria abrir um precedente, do qual outros se poderiam aproveitar.
    Em relação aos croquetes e aos brunetes, sinceramente não entro por aí. Somos todos Sportinguistas e devemos discutir os assuntos do Sporting, concordando ou não, uns com os outros, mas acima de tudo discuti-los com elevação e respeito.
    Votei BdC em ambas as eleições, não por ver em BdC uma figura endeusada, que vinha, como por magia, resolver todos os problemas do Sporting, mas por considerar em consciência, ser a pessoa certa para estar à frente dos destinos do nosso clube. E até agora faço um balanço muito positivo da sua gestão.
    Em relação ao ataque, concordo consigo, os problemas arrastam-se da época passada, talvez porque a veia goleadora de Montero passou a estar escondida.
    Considero também que André Martins é um jogador voluntarioso, intenso, mas para jogar naquela posição teria de ter uma maior capacidade de drible, um maior poder de decisão e de remate. Talvez Carlos Mané ou até mesmo Montero pudessem acrescentar mais qualquer coisa naquela posição. Pelo menos enquanto Gauld, que é um 10 puro (fez dois golos pelos sub 21 da Escócia) continua a "amadurecer" na equipa B.

    SL
    Emanuel Silveira

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)