segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DEUS EX-MÁQUINA OU OS HERÓIS TAMBÉM CHORAM


 
"Eterno Capitão"
Ontem vi um dos maiores responsáveis por hoje me afirmar sportinguista a chorar, em directo, na TV. A emissão foi, caridosamente, para intervalo forçado e durante o tempo que durou esse intervalo, mil e um sentimentos me passaram pela mente e corpo. E nenhum foi agradável. Raiva, revolta, nojo, levaram-me a um estado de nervos que perdura e me agita.

Tudo isto porquê? Porque alguém que se diz presidente do clube que eu amo, não aceita uma critica. E que critica tão absurda foi essa? Passou pela emissão de uma opinião negativa ao desempenho da principal equipa do SCP na Eslovénia, contra um clube limitadíssimo e que se revelou de qualidade muito abaixo do que os nossos jogadores podem e devem fazer. Uma opinião que, curiosamente, foi quase unânime… Mas, como foi proferida por um símbolo vivo do SCP, uma figura histórica que não come na mão do 'Querido Líder' e que ousou dar uma opinião não coincidente com a do regime, logo o senhor que se “dignou” a publicar um livro de auto-elogio bacoco ao fim de conquistar ZERO títulos (quantos livros publicou Manuel Fernandes com os seu êxitos desportivos?), surgiu com a pena capital: linchamento publico de um símbolo vivo do Sporting em directo e em plena televisão do clube. Será para isto que serve a nossa televisão?

O grave é que Bruno de Carvalho não só “tentou” denegrir a imagem de um dos nossos grandes heróis, como mentiu para todos nós, mais uma vez, ao fazer considerações sobre responsabilidades que Manuel Fernandes não tinha, na sua última passagem pelo clube. E fê-lo, com conhecimento de causa. O Senhor Bruno de Carvalho permite-se, com uma frequência inusitada, aldrabar, manipular, porque sente-se impune, julga-se o supra-sumo da inteligência, alguém que consegue enganar todos, a toda a hora. Autentico Deus Ex-Maquina em pessoa, surgido miraculosamente em Alvalade. Mas na verdade e perante as reações de hoje, o que ele realmente conseguiu foi, pela enésima vez desde que se tornou conhecido pelos sportinguistas, dividir a nação leonina… Se tal comportamento já não seria positivo antes de ser presidente, segundo o seu próprio actual critério, agora muito menos, digo eu. Como é bem sabido, não é bem assim que os verdadeiros lideres agem e se impõem: dividindo ao invés de unir. Enfim, consegue estar ao nível de um qualquer JEB a alcunhar quem dele discorda de “terroristas”. Só que desta feita, o terrorismo hoje realizado, é de estado e ai de quem se atreva a discordar do todo-poderoso: o 'exílio' das boas graças dos sportinguistas, deverá ser o castigo mais leve…

Com as afirmações miseráveis sobre Manuel Fernandes, Bruno de Carvalho consegue também provar, se dúvidas persistissem, que não presta como pessoa e cada vez mais coloco em dúvida, se alguma vez servirá como presidente de um clube que se pretenda unido. O Bruno de Carvalho julga os outros pelo que ele é. Não causa por isso espanto que transforme o eterno Manuel Fernandes numa pessoa que age em função de interesses pessoais e com objectivos de vingança. No fundo apenas demonstra, mais uma vez, o que ele é no seu intimo: uma pessoa vingativa, rancorosa, arrogante e profundamente ingrata e mal educada.

Ele sim, Bruno de Carvalho, estava à espera da primeira oportunidade para tentar, repito “tentar” enterrar o carismático Manuel Fernandes… Alguém que ele vê como opositor e que na sua lógica retorcida pretende desmascarar e diminuir, só porque, publicamente, não o elogia nem passa graxa.

Felizmente não conseguiu.

Duas notas pós publicação:

1. Será que o homem ouve alguém? O que lhe dirá Virgílio Lopes, antigo colega de Manuel Fernandes, com quem partilhou anos de balneário, sobre esta situação?

2. O erro de Manuel Fernandes, tal como o de Carlos Lopes, por exemplo: Eu sei que o sportinguismo deles impele-os a "tomar partido", mas, na minha opinião, os grandes Símbolos do SCP deveriam evitar imiscuírem-se em assuntos políticos. Deveriam pairar acima das disputas eleitorais, não se envolvendo como um qualquer comum mortal sportinguista, e assim manterem o seu estatuto intocável...


Força Manel, Tu És Eterno.

58 comentários:

  1. Este post, é um vómito de quem não perde uma oportunidade de demonstrar a sua agenda anti-direcção do Sporting.

    Um vómiito, porque desonesto, a pôr na boca de Bruno de Carvalho aquilo que ele não disse. Ou o escriba do post é burro, revelando sérias dificuldades para entender um silogismo ("dizer que o Maribor é a pior equipa da Champions tem o mesmo valor que eu dizer que o Manuel Fernandes foi o pior funcionário de sempre do Sporting - Bruno de Carvalho dixit).

    Não deixa de ser sintomático que escreva este post um dia depois da vitória categórica do Sporting em Barcelos.

    Esses nós no estômago que sente, é pena que não se manifestem quando o Manuel Fernandes (meu grande ídolo enquanto jogador) se entretém todas as semanas a lançar farpas sobre a equipa de futebol.

    Tenha tomates e publique este comentário.

    ResponderEliminar
  2. E por falar em linchamento público.... Este post é o quê?

    Infelizmente para o autor, o homem não é "alguém que se diz presidente", é o presidente. Eleito pela maioria dos sócios do Sporting.

    Exagerado, polémico, arrogante, tudo certo, mas presidente.

    Aqui, foi pena dirigir as críticas ao grande Manel, que não as merecia, até porque nem sabe bem o que anda a fazer naquele programa, onde é completamente manipulado. Com é bem educado e pouco perspicaz, ouve o que não deve e não responde, deixa-se ficar. Há tanto comentador a linchar o Sporting em directo há tanto tempo e foi logo escolher o que não merecia levar porrada.

    ResponderEliminar
  3. João Costa,

    houve 1 ou 2 coisas que lhe escaparam quando escreveu esse comentário.

    Uma delas foi a questão dos tomates. Foi esse aviso/pedido a principal razão que me levaram a hesitar a publicar o comentário porque normalmente a minha reacção é inversa à pretendida com esse tipo de actuação.

    ResponderEliminar
  4. Foi lamentável haverem críticas de parte a parte, tal como é lamentável este post. Considero que os Sportinguistas que escrevem blogs, têm uma grande responsabilidade. Espalhar Sportinguismo e ajudar a aumentar a onda verde! Não digo que não se possa criticar, o que acham que deve ser criticado. Mas este post é do mais deplorável que já vi. Aproveitas uma coisa que todos nós não gostámos para poder espalhar veneno e ajudar a dividir a nação Sportinguista.

    Quanto à troca de galhardeste entre o Manuel Fernandes e Bruno de Carvalho, tenho mesmo muita pena. O Manuel Fernandes tinha de levar um puxão de orelhas valente. Porque ele tb tem uma grande responsabilidade, pela glória que foi e por tudo o que representa. As palavras dele caem de uma forma diferente no balnerário. Penso no entanto que não deveria ter sido o BdC a dizê-lo.

    Quanto a este post, adjectivando de outra forma: NOJENTO!

    ResponderEliminar
  5. Reagiu como eu pensava que iria reagir, publicando-o. Você é demasiado previsível.

    ResponderEliminar
  6. Excelente post. É vergonhoso como este presidente maltrata quem tanto deu ao clube. É impossível um verdadeiro sportinguista estar ao lado deste presidente depois de humilhar um ex-capitão do SCP. É insuportável trabalhar com alguém assim. O Jardim não esteve para o aturar mais e foi-se embora. E o Marco vai a seguir. Este presidente com a sua sede de protagonismo e com as suas atitudes "dom quixotescas" de lutar contra "moinhos de vento" só sufoca a estrutura do Clube. Péssimo demais para ser verdade...

    ResponderEliminar
  7. Tens aqui um bom exemplo do que falei no comentário anterior. Um "puxão de orelhas" à atitude dos dois: http://bancadadeleao.blogspot.pt/2014/09/manuel-fernandes-bruno-de-carvalho.html. Lamentável "picardia", sem dúvida. No entanto escusas de aproveitar a ocasião para colocares i que te vai na alma desde que o Bruno foi eleito (pela maioria dos sócios, lembra-te disso). Fica-te mal.

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  8. De todos os presidente que conheci, o Bruno de Carvalho é aquele que mais fez pelo clube (e sim, estou a medir todas as minhas palavras). Num ano e meio tirou o clube do fundo da sarjeta a que parecia destinado e voltou a fazer do Sporting um clube respeitado. Por isso, ficar-lhe-ei agradecido para sempre.

    Mas isto não quer dizer que concorde com tudo o que o homem diz ou faz. Esta do Manel foi claramente um tiro ao lado. Ficava-lhe bem ter sido magnânime com quem tanto deu ao clube. O M. Fernandes é o maior símbolo vivo do Sporting e representa o nosso último período de (alguma) glória. Deixou marcas que vão ficar para sempre na nossa memória colectiva. Merecia mais respeito.

    Do mesmo modo que ao Manel ficava bem alguma moderação, em linha, aliás, com o que sempre foi a sua forma de ser. É evidente que este espírito crítico (que não se lhe conhecia e que se manifesta todas as semanas) é uma retaliação pela forma como saiu do Sporting e isso também não lhe fica nada bem.

    A bem do Sporting espero que este assunto morra o mais rapidamente possível.

    Ninguém sai beneficiado com isto.

    ResponderEliminar
  9. LdA,

    Peço-te que publiques todos os comentários com ou sem ofensas que me sejam dirigidas. Quem me ofende e não conheço de lado nenhum não me faz a mínima mossa. Se ainda fosse na rua (nunca aconteceu...) ou na estrada dentro do meu carro (já aconteceu) acredito que me incomodasse durante o tempo de duração do episódio mas pensaria que quem o fez é maluco, viro costas, vou-me embora e logo esqueço. Aqui nem isso.

    Este João Costa chamar-me de burro, para mim é um elogio. Em lado nenhum eu afirmo o que ele me acusa. O BdC fez mts mais afirmações que a indicada... Essa, aliás, nem me causa grande transtorno até porque comparar o Maribor com o Manuel Fernades, isso sim é de uma grande burrice.

    Já afirmar que o MF é co-responsável pela contratação de Boularous e Pranics, por exemplo, ou que ele age por vingança é, REPITO, a primeira uma aldrabice pegada, a segunda indecente.

    Mas o objectivo das declarações presidenciais era denegrir uma Figura Histórica do SCP e deu-se ao luxo de o fazer em directo na NOSSA TV! Queria ver o que diriam os 'joões costas' desta vida se um burro qualquer, só pq não gosta do Carlos Lopes, fosse para a nossa tv acusá-lo de forma infame... Só porque ele achava que a equipa de atletismo teve um mau desempenho num determinado meeting...

    Um abç e mais uma vez desculpa ter-me atravessado à frente da tua crónica ao jogo que (julgo) foste ver a Barcelos. Daí o atraso.

    ResponderEliminar
  10. Meu caro,

    Começo logo por aqui, não sou um seguidista e não estou a fazer uma defesa de BdC.

    Creio que este post saiu a quente. Mais do que tudo, Manuel Fernandes foi completamente instrumentalizado por pessoas nada recomendáveis com base numas declarações que não eram, de maneira nenhuma, aquilo que foi compreendido por MF. Concorde-se ou não com as verdadeiras declarações de BdC, sinceramente não gosto de ver o Manuel Fernandes a ser delibradamente levado ao engano. Sinceramente, não gostei das declarações pós-jogo do Maribor porque foram injustas para a equipa que esteve em campo, e, eventualmente, não deveria BdC ter entrado em 'diálogo'. Mas as razões que aqui apontam a BdC não existiram. Não houve um ataque declarado à competência de Manuel Fernandes.

    Mas há outro ponto que gostava de apontar, também não acredito em vacas sagradas. Manuel Fernandes é uma lenda do clube por direito próprio (para mim um dos maiores símbolos do sportinguismo). Tem o direito de dizer o que lhe vai na alma. Mas também é um comentador. E como comentador está sujeito que gostem ou não do que diz.

    Faz-me confusão como nós, sportinguistas, caimos sempre na mesma esparrela. Onde já vimos isto antes?



    ResponderEliminar
  11. joão costa eu público tudo o que possa ajudar a perceber o carácter de quem aqui comenta

    ResponderEliminar
  12. O BDC estava á espera de uma oportunidade para criticar o MF como tu tás sempre à espera de uma oportunidade para criticar a esta direcção.
    O 7o lugar e a chupeta deve deixar saudades ...

    ResponderEliminar
  13. Bom tarde,

    Ponto prévio:
    Tenho muito respeito por Manuel Fernandes, por tudo o que ele deu ao Sporting enquanto jogador.
    Quando eu tinha cerca de 10 anos de idade, ele deu-me a primeira grande alegria com aqueles 4 golos ao benfica, nos famosos 7-1. Na infância era o meu ídolo, era ele que eu "tentava imitar" quando jogava futebol com os outros miúdos. Também acho que, por respeito ao passado de Manuel Fernandes, BdC podia ter sido um pouco mais comedido nas suas afirmações.
    Mas, não gostei de ouvir o "Manel", e não lhe ficou bem, dizer que o Sporting não conseguiu ganhar à pior equipa da Champions, até pq penso que o Maribor não é nem de perto, nem de longe a pior equipa da CL, eles eliminaram o Celtic no play-off, têm bons jogadores e em alguns períodos do jogo conseguiram pressionar o Sporting. Sinceramente nessas afirmações de Manuel Fernandes senti alguma dose de ressabiamento.
    Se o Maribor é o pior, o que dizer então do Bate Borisov, por exemplo, que levou seis num estádio onde o Boavista empatou!
    Na época 2012/2013, Manuel Fernandes era diretor da equipa B, mas eu (e como eu, talvez muitos sportinguistas) não fazia a mínima ideia de quais eram as suas funções em 2011/12 (1º ano do mandato de GL). Fiquei ontem a saber, no programa da SIC notícias, que era observador dos jogadores jovens e dos jogadores emprestados.
    Como observador dos jogadores emprestados estranhei duas coisas:
    A primeira é que não sabia o nome do Renato Neto ("observei aquele miúdo que jogava na Bélgica... O Neto... Ricardo? Não... qualquer coisa Neto..."). Podia ter perfeitamente dado uma vista de olhos no relatório que levava e que mostrou para as câmaras, e talvez lá estivesse o nome correto do rapaz.
    A segunda coisa que estranhei é que nessa época não deve ter observado o William Carvalho, que tb estava emprestado, porque se o tivesse observado, e como é um homem que percebe de futebol, o William estaria no plantel em 2012/2013. Mas curiosamente continuou emprestado ao Cercle e só em 2013/2014 com a estrutura para o futebol de BdC é que fez a pré época e depois foi o que se viu.

    SL
    Emanuel Silveira

    ResponderEliminar
  14. Manuel Fernandes está no coração dos sportinguistas num plano inatingível para qualquer Bruno de Carvalho deste mundo. Manuel Fernandes ficará para sempre ligado à história do Sporting pelas melhores razões. Isso não está ao alcance de qualquer um.

    ResponderEliminar
  15. Só mais uma coisa:
    Eu ouvi as declarações de BdC e ele nunca afirmou que MF foi corresponsável pelas contratações de contratações de Boulahrouz, Prajnic, entre outros. O que BdC disse foi que nunca ouviu MF criticar a equipa quando tinha jogadores como Boulahrouz ou Prajnic. De facto também nunca ouvi MF criticar a equipa (diretiva e técnica) nem os jogadores do Sporting, quando ficaram em 7º lugar e fora das competições europeias, naquela que foi a pior época de sempre da história do Sporting. Talvez valha a pena pensar nisto...

    SL
    Emanuel Silveira

    ResponderEliminar
  16. Emanuel:

    Sabes porque é que o teu ídolo de infância não atinava com o nome do Renato? Porque estava nervoso. E sabes porque é nunca ouviste o teu ídolo de infância criticar a pior época de sempre da história do Sporting? Porque és surdo.

    ResponderEliminar
  17. E também te podia explicar porque é que na altura qq treinador do mundo, aqui não sei se o Manel já o fez ou não, chamava primeiro o Renato Neto mas não vale a pena.

    ResponderEliminar
  18. Caro Ruben Ribeiro,

    Mt lhe agradeço comparar-me ao Sr. BdC no que ao aproveitamento de oportunidades diz respeito. Nc pensei que alguém me comparasse com o mui digno presidente. Certamente o Rubem acha as minhas ações tão importantes qt as de sua Excelência, o Sr. Presidente de CD do SCP.

    Dou-lhe total razão qd afirma que não perco tais oportunidades. Pode estar bem certo de que não vou deixar de criticar sempre e quando me parecer que o devo fazer. É um direito que tenho e que pretendo usufruir, mas mais que um direito, é um DEVER.

    Sobre as saudades daqueles famigerados tempos, não tenho nenhumas e o Rubén, tem? Por não ter é que me mantenho bem alerta!!! O facto de GL ter sido um péssimo presidente, já se permite aos seus sucessores que possam apenas ser maus?


    ResponderEliminar
  19. É tempo de acabar com os paninhos quentes: Temos um presidente rasca!
    Estamos a falar de um indivíduo que utiliza a idade do antagonista como argumento para o desconsiderar (e não hesita, nessa sua velhacaria, em trazer à liça o exemplo do próprio pai); que faz da boçalidade modo de comunicar (veja-se a metáfora das nádegas) e que alardeia ignorância com a pose de quem acabou de descobrir a fusão a frio (chamar ao ânus fenómeno fisiológico é de morrer a rir).
    Mas enxovalhar desta forma o Manuel Fernandes que, a par do Jordão, foi quem me forjou- a mim e a muitos da minha geração- o sportinguismo, é de uma ignomínia sem nome. Chega a enojar. E o que fez o Manel? Disse o óbvio: o Sporting não conseguiu dominar a pior equipa da Champions (concedo que a definição do Maribor como o pior da Champions é especulativa, mas foi a opinião do Manel e vale tanto como outra qualquer).
    Já agora, e como mero exemplo, gostava de ter visto o mesmo arreganho justicialista quando o Augusto Inácio disse, na semana que antecedeu uma deslocação ao Dragão, que corríamos o risco de ser goleados e que se o Hugo Vieira ainda jogasse no Gil Vicente, o Sporting não teria ganho (na jornada anterior) - http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=781428.
    E isto foi dito em Outubro de 2012. Ou seja, já depois do Bruno de Carvalho ter concorrido às primeiras eleições e ter apresentado o Inácio como homem forte do futebol. Mas o Manel é que desestabiliza... O cavalheiro que se senta ao seu lado no banco provavelmente só emitiu uma opinião.
    São perigosos os tempos que vivemos...
    Quem ousa criticar o Presidente apanha logo com uma saraivada de adjectivos e é apodado- se o antagonista tiver bons modos, já se vê-, de anti-sportinguista, de lambuças, de croquete ou de Godinho. E isto porque, como nunca antes se viu na história do Sporting, o culto da personalidade atingiu um ponto tal, que a figura do Presidente se confunde com o próprio Clube.
    E agora com direito a Conversas em Família no canal do Clube e tudo...

    Não te deixes abater, Manel! À minha filha, que tem 5 anos e vai dando os primeiros passos no sportinguismo, é de ti que vou falar. E do Jordão. E do Agostinho, do Mamede e do Lopes, do Balakov e do Oceano, do Acosta, do Benedito, do Obikwelu, da Naide e do Rui Silva. Porque é de ídolos e não de Presidentes que se faz a paixão. E isto digo-to eu, que me descobri do Sporting quando era Presidente o João Rocha, o melhor que já tivemos. O mesmo que, de ti, disse um dia: "É um grande sportinguista. Percebi isso quando ele ainda estava na CUF e o presidente me ligou a dizer "Leva-me este gajo daqui! Ao intervalo dos jogos, a primeira coisa que ele quer saber é qual é o resultado do Sporting. O gajo só pensa no Sporting!".
    Podemos gostar ou não do actual Presidente, podemos dividir-nos na aprovação da sua gestão ou na apreciação do seu estilo. Mas se já nem o Manel faz o pleno entre nós, então não deve ser o passivo a nossa maior preocupação.

    António Pedro, Porto.

    ResponderEliminar
  20. Vigílio,

    Muito bem. É tudo isso e mais alguma coisa.
    Bruno de Carvalho não presta: pequenino, gordinho, vaidoso e mesquinho. O problema é que os portugueses, tal qual sopeiras, costumam achar piada a estas personagens, para mais se carregarem no paternalismo e na graçola fácil.

    Faço fé que o Sporting lhe sobreviva.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Para abreviar: o Manuel Fernandes foi, é e sempre será para mim "o grande capitão", um dos meus ídolos enquanto jogador de futebol.
    "Reencontrei-o" como comentador desportivo na Tv: um homem lúcido a falar de questões tácticas e técnicas e com uma visível dificuldade em coordenar ideias e exprimi-las tratando-se de outros assuntos.
    Por questões mal resolvidas, achei-o sempre "permissivo" nas críticas ao Sporting.
    Hoje, depois de ouvir BdC na Tv do Clube e de ouvir ontem a resposta de MF, não duvido de que MF está ali, como comentador, porque tem dificuldades de expressão, de compreensão e é facilmente instrumentalizado, porque não percebe que o Reis fruteiro e o Simões galináceo o manipulam.
    Não confundamos o MF ex-jogador de futebol, glória do Sporting, um ídolo, com o MF comentadeiro.
    Confesso que não gostei de ouvir o que ouvi de BdC sobre MF mas, muito sinceramente, o MF-comentador-de Tv estava a precisar de umas boas reguadas -e levou-as.
    E depois de o ouvir ontem -quem se aproveitou dele para o ensaiar daquela forma?- só posso dizer-lhe: cala-te Manel, estão a usar-te !
    Sobre o post: tentativa de "manipulação para quem só lê as gordas".

    ResponderEliminar
  22. “Tem o direito de dizer o que lhe vai na alma. Mas também é um comentador. E como comentador está sujeito que gostem ou não do que diz.”

    Mordomo do Império,

    Está sujeito com td a certeza. Mas não da forma, nem nas circunstâncias com que BdC fez... BdC deveria preocupar-se um unir e não em desunir a nação sportinguista. O que acha que ele fez ao surgir com esta conversa indigna sobre o MF? Enfim, tem que estar em guerra permanente com o passado e o presente. Fora e dentro do SCP…


    Vejamos as declarações presidências que tantos defendem…


    “Ajuda a branquear dois anos terríveis no Sporting, e neste momento está muito preocupado? Não o preocupou ter tido jogadores como Boulahrouz, Pranjic...".

    Como sabe se MF esteve ou deixou de estar preocupado naqueles tempos?


    "Ele sabe que a sua credibilidade ajudou a branquear durante dois anos os problemas. O Manuel Fernandes é uma vingança clara de uma situação que eu já ultrapassei há muito tempo e ele não... Vir atacar o património do Sporting, o trabalho que estamos a fazer de forma como não fizeram quando cá esteve..."

    Ajudou a branquear? Mas como?

    Vingança?

    Atacar o património do SCP? Então e qd ele próprio atacou jogadores do plantel pq não fizeram o que ele pretendia? Quem é que atacou o “património” do clube? E as críticas que ele faz quando esteve na oposição, já são legítimas? Já não desestabilizavam planteis?

    Quem é afinal o presidente e quem é comentador? O MF ou o BdC?...

    Estas coisas dizem-se? Um presidente, seja lá de que clube for, destrata assim um dos maiores símbolos desse clube, publicamente, na sua própria TV? Não brinquemos com coisas sérias…

    ResponderEliminar
  23. O pior de tudo isto nem é a inenarrável conduta do Bruno de Carvalho. É mesmo haver quem o defenda. Porque as ideias de um louco só causam mossa quando são sustentadas por uma mole de fanáticos que encontra a sua redenção na luta, em vez de a encontrar encontrar no progresso.

    Por detrás de mais um bate-boca com a ligeireza característica do Bruno de Carvalho, está algo de bem mais importante: a rejeição dos símbolos do passado, a criação de uma nova era e de novos símbolos, a personificação do sportinguismo e a fulanização das instituições. Tudo apoiado numa máquina propagandista de fazer inveja: os tentáculos da Young Networks nas redes sociais, o chavismo presidencial na Sporting TV.

    "O Sporting é nosso outra vez", bem entendido, daqueles que se converteram ou daqueles que nunca participaram na vida do clube (como o Bruno, claro está). "O Sporting é nosso outra vez", com a abertura ao pluralismo, o inimigo externo e interno, a estrutura executiva e uma máquina de propaganda que em nada difere de qualquer ditadura popular.

    Não havia que temer que o Sporting reconstruísse a sua identidade e rejeitasse o seu passado, se o modelo preconizado para o futuro não fosse decalcado do pior que o mundo conheceu.

    Não é defeito, é feitio, e esta ditadura acabará como todas as que a precederam: com armas apontadas para dentro, uma comunidade empobrecida à procura de referências. Será fácil encontrar na nobreza do desporto novas referências para o futuro do Sporting. O que será do "nosso" quando isso acontecer é que é uma questão em aberto.

    ResponderEliminar
  24. Isso mesmo, abaixo esta direção! Quero a volta imediata do injustiçado Godinho Lopes!

    Nessa altura é que era!

    ResponderEliminar
  25. Nas afirmações de Bruno de Carvalho sobre Manuel Fernandes há uma revelação subliminar: BdC pretende substituir-se aos símbolos desportivos do Sporting na função de representação da identidade leonina!
    É ele próprio que se considera salvador do Sporting, constituindo a sua pessoa a genialidade, o saber, a competência, em suma, a iluminação que irá resgatar o nosso clube de todos os seus males.
    Por essa razão, não resistiu a cortar com o passado recente, mesmo nos seus aspectos positivos, para recomeçar tudo de acordo com o seu plano pessoal e convicção magnânima.

    Consta que Luís XIV um dia terá afirmado “O Estado sou eu”. BdC demonstra estar convicto que ele próprio é o Sporting!

    ResponderEliminar
  26. Virgilio,

    Percebo e entendo a paixão que suscita MF, que lhe faça transtorno ser maltratado publicamente por quem representa o clube. No entanto há um contexto, infelizmente pouco feliz:

    BdC tem na a sua relação com o passado recente do Sporting um conflito que não consegue gerir adequadamente. MF é um símbolo do clube que se deixa levar na conversa de gente pouco recomendável ao Sporting que lhe levam a assumir um papel que não deveria ser seu.
    O resultado não poderia ser muito diferente disto.

    Em relação aos seus comentários:

    'Como sabe se MF esteve ou deixou de estar preocupado naqueles tempos?'

    Não sabemos, mas as declarações de MF mostram preocupação com a actualidade. Deveria MF acautelar o facto de que é inegável que esteve de alguma forma ligado à anterior direcção.

    'Ajudou a branquear? Mas como? Vingança?'

    Aqui estamos de acordo, não foi feliz BdC.

    'Quem é afinal o presidente e quem é comentador? O MF ou o BdC?...'

    Não concordo com o meio nem com o modo, mas de alguma forma é preciso alertar MF para a instrumentalização que está a ser alvo.



    ResponderEliminar
  27. Consta que Luís XIV um dia terá afirmado “O Estado sou eu”. BdC demonstra estar convicto que ele próprio é o Sporting!"

    Já o disse: " No Sporting sou um Deus!"

    Preparemo-nos, porque temos no Sporting um psicopata a dirigir.

    ResponderEliminar
  28. O comentário do almamater é todo um programa. E sintetiza, de forma algo simplista, a ideia que a actual Direcção, a cavalo da Young Networks e sob a orientação desse verdadeiro Ministro da Propaganda que é o José Quintela, pretende passar: Quem critica o Presidente só pode querer o Godinho de volta.
    Pois a mim este tipo de chantagem não me atemoriza. Eu, que não votei num nem noutro, hei-de criticar o BdC sempre que me apetecer, sem medo do que os almamaters desta vida pensem.
    E no dia em que as pessoas se libertarem deste tipo de terror, talvez o sentido crítico volte a Alvalade.

    António Pedro, Porto.

    ResponderEliminar
  29. Tenho 30 anos e não me recordo de ver o Manuel Fernandes a jogar. Só vi em vídeos. Enquanto jogador de futebol sei que foi muito bom e proporcionou algumas vitórias ao Sporting. Aquilo que eu vejo semanalmente é que como comentador não é mau, é horrível. A capacidade de raciocínio já não é grande coisa, e a capacidade de verbalizar então é medonha. E é este o nível que normalmente se quer nos comentadores? Não. Ele não está naquele programa por ser um bom comentador. Está para bater no Presidente do Sporting Clube de Portugal. E isso não teria mal nenhum, se se limitasse a essa tarefa. O problema é que na sua ânsia de criticar o Presidente, acaba por utilizar o clube e o plantel como armas de arremesso.
    Não nos enganemos: o Manuel Fernandes andou dentro do campo! Sabe perfeitamente que estas críticas mexem com os jogadores. Como se sentiria ele e os colegas se na altura deles alguém com um passado no Sporting idêntico ao do Manuel Fernandes viesse dizer estas coisas? Mas acham que o problema foi ele ter dito que o Maribor era a pior equipa da Champions? Mas somos todos inocentes? Acham que o Manuel Fernandes sequer sabe se o Maribor é a pior equipa da Champions? Nem ele nem ninguém. Quem é que sabe? O ranking da UEFA? Não me lixem. No ranking da UEFA, os lampiões estão em 5º lugar. Algum dia são a 5ª melhor equipa da Europa? O problema foi ele ter mais uma vez atacado o Presidente menorizando o plantel. Alguém que nem à pior equipa consegue ganhar está no mesmo nível desta. Acham que isso é verdade? Que efeitos pode isto ter sobre alguns jogadores? Mas ele falou quando fomos goleados por esse grande colosso chamado Videoton, ou quando perdemos com o Genk e fomos levar mais 3 a Basileia? A que nível estava essa equipa? E ele calado que nem um rato! Os 20 mil que mamava ao final do mês entupiam-lhe a boca? Que moral tem agora para falar?
    Provavelmente nem o fez por mal. Mas como a capacidade intelectual dele é do tamanho de uma ervilha, não conseguiu arranjar outra forma. Tem de aprender a refrear-se quando lhe põem um microfone à frente.

    E por favor, alguém me diga que ele não disse: “Apoiei o Godinho, porque sou amigo do Luís Duque. Não quero saber se é bom director ou não!”

    ResponderEliminar
  30. Estes jovens avençados da YoungNutela, que andaram desaparecidos por uns tempos, bem podiam ser mais inteligentes, assim dão muito nas vistas. Desta vez a homilia diz que o Manel é facilmente manipulável.

    ResponderEliminar
  31. Daqui a um pouco e para desculpabilizar o senhor que se propõe a DUCE do SCP, o tal senhor que nada instrumentaliza, lá acabaremos por chegar á instrumentalizada conclusão que a responsabilidade é dos inimigos externos abusivamente instrumentalizadores do Grande MF.

    Eu sei que tu sabes que ele sabe, que ..... bahhh ... sinto-me instrumentalizado e não é de certeza pelo Simões ou pelo Rudolfo.

    Pachorra precisa-se!

    ResponderEliminar
  32. "É claro, aceite e de bom grado que o Sporting tem um líder e que é esse líder que decide tudo dentro do Sporting, que não se submete a absolutamente nada e que é exactamente essa a sua maneira de estar que tem dado sucesso. Por isso, estamos bem".

    Ainda alguém se lembra da entrevista ao Negócios? Uma pista, não foi o presidente do SLB.

    ResponderEliminar
  33. concordo 100 por cento com o post
    abraco amigo
    foi fantasrico
    o nosso presidente e um chico esperto fala barato

    ResponderEliminar
  34. Critiquem a vontade mas nao digam asneiras.E facto que o Presidente nao esteve bem ao atacar da forma que o fez um simbolo da familia sportinguista,mas o comportamento do MF tambem nao pode ser louvado por todos aqueles que querem a uniao dentro do Sporting.Que tal se Estas vozes tao criticas que por aqui aparecem a querer enterrar tudo e todos fizessem qualquer coisa para apaziguar os animos e nao altera-los ainda mais?Embora nao conhecendo o BC nem mais gordo nem mais magro acho que ele e de Longe o melhor Presidente dos ultimos tempops e por isso mertece ser apoiado por todos os Sportinguistas.Sporting ate morrer a ganhar e a perder.

    ResponderEliminar
  35. quem veio dividir os SCPguistas foi o MF...

    o MF está a mamar na TV, às custas de ser uma referencia do universo SCPguista, ser um eterno capitão, um defensor do SCP.....pena, não estar a demonstrar isso mesmo, neste momento...
    pena, em vez do leao que foi em campo, parecer um qqr leao de circo.... montado pelos merdas da CS e pelo escroque do rodolfo

    o Virgílio não é paineleiro.

    ResponderEliminar
  36. Na minha opinião, estes tristes episódios são fruto de guerras pessoais que nada beneficiam o Sporting. Não sei que guerras são, mas tamanha inimizade não pode ser por acaso.

    Segundo li por aí, O MF recusou 2 vezes integrar as listas de BC, sendo que na primeira eleição ainda manda umas bocas ao Inacio.....como paga BC corre com MF do Sporting, lançando a publico o ordenado pornográfico que ele ganhava...deduzo que seja por aqui.

    Como duas pessoas com o peso que tÊm neste momento no Sporting, haviam de ter mais juizinho e deixarem as guerras para mais tarde. Bruno de Carvalho tem certamente mais do que fazer do que andar a responder a todos os criticos um a um, e se é verdade que o MF tem direito a sua opinião...tenho pena que nunca a tenha dado no tempo(e quem sabe agora que esse tempo ja acabou) em que fez parte da pior direcção de que me lembro ter estado em frente dos destinos do Sporting. Infelizmente nessa altura ninguém o ouviu, mas claro...

    Quem não ganha nada com isto é o Sporting, que vê o seu nome mais uma vez associado aos piores motivos....

    Tenho pena que as guerras continuem, e creio que ela nunca vão acabar. As armas estão alinhadas para derrubar BC...como estarão para o seguinte e por aí fora...e assim nunca iremos a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  37. Post simplesmente nojento de quem se diz sportinguista...

    ResponderEliminar
  38. FCS não digas isso.. é que o Sporting ganhou 4-0 e isso não interessa..

    Do Virgilio só me surpreendeu ter demorado uns dias a escrever.

    Gostava mesmo era de ouvir a opinião do blog sobre a qualidade, pertinência e acerto dos comentários do MF naquele programa ao longo do último ano. Ou o estatuto permite tudo?

    SL

    ResponderEliminar
  39. Este blog é pior que o cacifo do cherba! Se uns só vêem BdC, vocês com este post estão a ser ainda mais fundamentalistas. Incrível! Não volto aqui. Era um blog onde vinha para ler opiniões com algum fundamento. Gosto de BdC, mas ja vi aqui muitas verdades escritas que não abonam a seu favor. Era à procura disso que aqui venho. Agora de repente deparo me com algo como esta aberração de texto. Alguma ponta de razão que podia ter na forma como BdC respondeu ao MF, perdeu-a toda com fanatismos e fundamentalismo contra esta direcção. Devia ter tomado um atarax, ia dormir e escrevia qualquer coisa de jeito.

    P.s. Pena que Manuel Fernandes não tenha 1/10 de categoria enquanto pessoa, como tinha enquanto profissional de futebol. Incrível como se deixam enganar e como a memória é curta. Quanto a BdC, devia ser superior a este tipo de provocações, não lhe fica bem. Tem tempo para aprender.

    RF

    ResponderEliminar
  40. http://sporting.blogs.sapo.pt/tiro-ao-bruno-na-sic-noticias-1662221

    isto é assim há pelo menos 1 ano. Programa após programa. LdA e Virgilio digam-me coisa que eu ainda não percebi: o Sporting tem representante que o defenda neste programa?

    P.s- por favor não me façam de parvo a mim a todos os Sportinguistas com o argumento que o Sporting não é o Bdc, porque não perceber que estes ataques são também um ataque ao clube, treinador, jogadores,…..

    ResponderEliminar
  41. Vai depender muito do jogo com o Porto para o treinador chegar ao jogo com o Chelsea. Aliás o treinador novo já mandou o André Martins de titular para a bancada e sem lesões não volta à equipa sem renovar. E depois o Manel é que desvaloriza jogadores.

    ResponderEliminar
  42. Ao autor do post original:

    A frase final deste texto resume tudo o que há de errado nele.
    Não é "Força Manel, tu és eterno". É "Força Sporting, tu és eterno".

    É ao Sporting que deve desejar vida eterna. Ou personifica o seu clube numa pessoa?

    Cuidado se assim for pois cai numa enorme contradição devido às suas críticas constantes aos adeptos que apoiam esta direcção.

    ResponderEliminar
  43. É muito triste ler muito do aqui se escreveu como em tantos outros lados, se é criticável a postura de BdC também será o papel de MF nesta borrada! Se criticamos o BdC por falta de respeito a MF e logo a seguir partimos para a total falta de respeito para com o Presidente do SCP sob a capa de defesa do MF isto tb será criticável ... para ser simpático.

    Basicamente acabamos por cometer todos o mesmo erro de colocar "nomes" à frente do clube, sendo que dessa forma não estamos a salvaguardar o que realmente nos deveria interessar o clube!

    Para os distraídos esta 6ª feira vamos jogar com o já anunciado campeão da época 2014/2015 o nosso rival FCP, esse deveria ser o tema já que será o jogo muito difícil de gerir dentro e fora do campo.

    SL,


    ResponderEliminar
  44. O jogo GV-Sporting acabou por voltas das 20h, o "Play-off" começou às 22h.
    Aguardo com excepcional antecipação o post/resumo do LdA.
    Este inflamado post serve para branquear a vitória do Sporting ou o facto de o Maurício e o Sarr não terem comprometido? Ou ainda anda na box à procura? Se puder rever o Dia Seguinte de ontem, já lá tá a "papa feita"!

    Gosto também de ver que qual "Sancho Pança", Virgilio surge! Previsivel, a temática interessa. Seja bem vindo...

    SL
    Noddy

    ResponderEliminar
  45. Sérgio,

    O MF deu uma opinião igual à de centenas de milhares de sportinguistas. A ver se percebes: partilhou um sentimento coincidente com uma enorme quantidade de sportinguistas. Mesmo que assim não fosse e tivesse uma opinião desviada da sensibilidade maioritária, não merecia ser enxovalhado em plena Tv do clube pelo presidente. Quem não percebe isto... Uma pergunta: houve algum comentador a elogiar o jogo ou os jogadores do SCP na Eslovénia? Porquê a necessidade de aparecer o presidente do SCP a acusar um em particular? E logo um com quem tem problemas pessoais por resolver. Será isto colocar o SCP à frente das suas guerrinhas pessoais?

    O que MF fez no domingo foi defender-se de um ataque nojento, usando, apesar de tudo armas desiguais. E qlq pessoa tem direito à sua defesa da honra. Foi nesse programa que eu me apercebi do que o BdC tinha afirmado e da sua verdadeira dimensão. E sabes pq? Pq eu evito ver, ouvir BdC, porque estou sempre à espera de nova situação como esta…

    Sobre o teu ultimo parágrafo: chama atenção sobre isso ao presidente do clube. Anda distraído com comentadores… Qd era nisso (clássico de 6:º Feira) e noutros assuntos importantes que tem para resolver (unir um clube dividido, por exemplo) que ele deveria focar a sua atenção e não em atacar símbolos do clube na SportingTV e, consequentemente desunir ainda mais a nação leonina. É essa a função dos dirigentes. Não é essa afunção de comentadores, sejam eles quem forem. Mas o que dá nas vistas é aparecer a toda a hora com polémica nos Órgãos de Comunicação Social. Se BdC se preocupasse exclusivamente com o SCP, não desatava a maltratar os seus símbolos por puro ressabiamento. É ele o principal responsável em promover a União e tem feito exactamente o contrário: desde que apareceu no universo Sporting, tem sido dos principais instigadores de divisão. Antes, o que até seria compreensível, e agora que é presidente.

    Por ultimo, lamento, mas apenas respeito quem respeita os outros e principalmente os seus. Seja essa pessoa quem for. Nem que seja o Presidente da Republica Portuguesa. BdC nem isso consegue fazer, respeitar os seus, e como tal, não me merece qlq respeito. Nem uma pinga. Quem nem os símbolos do SCP respeita, só me merece um profundo asco.

    Por mim fica encerrado este assunto. Mais um da chancela BdC.

    SL

    ResponderEliminar
  46. Em primeiro lugar, gostava de perceber em que bases é que o Virgilio assenta para afirmar que o Manuel Fernandes exprimiu o sentimento da maioria dos Sportinguistas. É que uma coisa é a preocupação pelos maus resultados do inicio de época ou por algumas opções a nível desportivo, outra é recusar qualquer qualidade ou capacidade ou sucesso à equipa de futebol quando se fizeram apenas uma mão cheia de jogos.

    Gostaria de saber também onde é que posso ler nos estatutos do clube que qualquer antigo profissional do clube, por mais importante que tenha sido e certamente que para mim o ex-atleta MF é um lenda vida do clube e um símbolo da sua glória, é com base em tal imune e inimputável e pode promover ataques gratuitos a uma direcção do clube, claramente motivados por questões pessoais, prestando-se a contribuir para o trabalho dos adversários, hoje claramente incomodados com a gestão do clube, como há muitos anos não estavam.

    BdC deveria-se reservar mais? Certamente. Tem responsabilidades que o deveriam impedir de dizer aquilo que pensa, principalmente quando se entra num cenário de confronto com uma figura do Sporting? Certamente.

    Do que não tenho dúvidas, é que este caso é usado por Virgilio e outros ( newsflash: não são uma maioria ) para servir de arma de arremesso a uma direcção que objectiva e factualmente está a fazer um bom trabalho ainda que certamente não isenta de erros, com base num puro preconceito de estilo e uma sensibilidade muito própria de como se deve comportar um presidente do Sporting.

    O que Virgilio e outros se esquecem, é que a MAIORIA dos Sportinguistas querem um Sporting forte, sustentável e competitivo e consideram que esse caminho está a ser finalmente trilhado e não é pelo confronto entre o ex funcionário da SAD e actual paineleiro e o presidente do clube, que até fez questão em mais que uma ocasião de distinguir o que foi um enorme atleta e capitão do "actual" Manuel Fernandes, que vão mudar de opinião. Temos pena.

    ResponderEliminar
  47. Virgilio,

    "Por ultimo, lamento, mas apenas respeito quem respeita os outros e principalmente os seus."

    Por muito que te custe BdC é um dos nossos, outra coisa és mais parecido com o BdC do que com o MF :) ... levas tudo à frente!

    Vou dizer te a ti o que já disse em pensamento ao BdC (na entrevista) e ao MF (Domingo) PORQUE NÃO SE CALAM!

    SL,

    ResponderEliminar
  48. De facto, Bruno de Carvalho tem dividido os sportinguistas: divide o trigo do joio, os corajosos dos medrosos, os conservadores dos que querem a mudança, os que gostam da sua gestão dos que não gostam. E é assim mesmo que tem de ser.

    Mas lá vêm as conversas da união e da família. Muito gostam vocês da unanimidade. Cuidado, o unanimismo é perigosos. Ainda bem que há oposição ao Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
  49. Bom dia ao Virgílio e a todos no "A Norte de Alvalade",

    Era mais que óbvio que um país que já nada tem a ver com o país do SCP do Manel e do Virgílio algum efeito teria também no SCP. E que melhor sitio para perceber isso que o esgoto blogosférico? Onde é que já vai o SCP do Manel e do Virgílio e compreendo perfeitamente a indignação do Virgílio mas também temos todos que ter coragem de admitir a mudança.

    O país e o mundo mudaram muito e a uma velocidade impensável antes do aparecimento da NET - o novo Ministério da Educação. Ao certo o que é que partilham no SCP hoje as duas gerações de que o Manel falou? Pelos vistos já nem a cor das camisolas! Juntando os sucessivos fracassos desportivos à crise económica e a tudo o que passou a faltar em muitas casas, mais na mente que no estômago, estávamos mesmo a pedi-las. É o que diz a história.

    A má notícia é que muito dificilmente volta a haver um presidente do SCP com muita posse de bola, a maior paixão. A boa é que muito dificilmente alguém saberá menos do SCP que o actual. Fala-se muito de tiques lampiões mas salta à vista que o verdadeiro herói é PdC. Talvez um mix, há que aguardar pelo desfecho para perceber melhor.

    ResponderEliminar
  50. Sergio,

    Sou parecido ao BdC? Eu? Livra…

    Sem falar em carácter ou de valores, que acho que são mt diferentes, diria que talvez partilhe alguns traços de personalidade comuns, sim, sou impulsivo e digo o que penso sem filtros, ou seja, daria igualmente um péssimo presidente do SCP! LOL.

    Com uma gde diferença, apesar de tudo, como sou mt menos vaidoso, não tinha a necessidade permanente de alimentar o ego…

    Abç

    ResponderEliminar
  51. Melhor do que isto, só ontem na SIC Notícias a discuritir-se a cara do Marco Silva qdo o BdC lhe deu um abraço, julgo que depois do 4 - 0.
    Ganhámos o jogo, com momentos de brilhante futebol, mas discute-se o abraço, a suposta cara feia do nosso treinador..
    Lindo.
    Que possamos ganhar já na 6ª feira e que no fim do jogo o BdC volte a abraço o nosso treinador e que este volte a fazer má cara.
    É só isto!
    SL

    ResponderEliminar

  52. "Sporting arrisca-se a ser goleado no Dragão, diz Inácio

    Antigo jogador de ambos os clubes antecipa clássico

    Por Redacção 5 de Outubro de 2012 às 11:53

    http://www.maisfutebol.iol.pt/fc-porto-sporting-liga-inacio-goleado-sa-pinto-domingos/520b6bc23004bc615fd217b8.html"

    E isto dito pelo Inácio no Porto-Sporting em 2012, foi o quê?

    Ajudou o Sporting na altura? Não foi destabilização? Alguém ouviu ou leu o BdC a condenar?

    ResponderEliminar
  53. O Sporting no sec xxi parece um pouco Portugal no sec xx. A uma monarquia podre seguiu-se uma republica desorganizada, uma ditadura prolongada e uma democracia corrupta. BdC queria estar no terceiro estádio, mas tem de perceber que ainda estamos em plena guerra civil e qualquer tiro causa sangue. BdC está a fazer um grande trabalho, mas está muito longe de ser o ditador benevolente que anseia ser. Um ditador não levanta a arma, manda baixá-la.
    SL

    ResponderEliminar
  54. É mentira que o Manuel Fernandes ajudou a credibilizar uma lista que não tinha credibilidade nenhuma e por pouco não levou o clube a fechar portas? De tal forma que o próprio nem sabia que cargo iria ter após as eleições, como o próprio admitiu no programa?

    É mentira que defendeu acerrimamente o Godinho Lopes quando já era mais que evidente perante todos o embuste que ali estava?

    É mentira que nunca se coibiu de lavar roupa suja em directo, desde que está no programa Play Off?

    Pode ter cometido erros por ser ingénuo, por precisar do dinheiro, etc... mas os erros assumem-se e tempo e palco para isso não lhe tem faltado. Será que o Manel ainda não ganhou noção de tudo aquilo que aconteceu enquanto ele lá esteve?

    Este texto é pura demagogia e mais não faz do que apelar à emoção do mais comum adepto para tentar denegrir o actual presidente. Raiva, revolta e nojo senti eu quanto vi o Sporting no fundo da tabela, completamente à deriva e completamente decadente. Curiosamente, nessa altura não vi a mesma revolta nem a si nem ao herói, que até lá tinha um cargo e tudo.

    E para que conste. sem, sempre admirei o Manuel Fernandes e considero-o uma das maiores figuras de referência da história do clube. Agora, isso não lhe dá imunidade e se, de facto, é livre de emitir as opiniões que entender, também deve estar preparado para ouvir respostas que não gosta. Há que saber separar as coisas, algo que você, pelos vistos, não consegue.

    ResponderEliminar
  55. Se ainda houvessem duvidas sobre este blog acabaram neste post. Esta indignação toda andou sempre arredada deste blog nos tempos das anteriores direcções. Querem ver que o Sporting está mal agora, e que estava bem antes??? Mas expliquem me lá o que é que o Presidente disse de mal? O ódio guardado a espera de uma oportunidade qualquer. E dizem se eles Sportinguistas.

    DoM

    ResponderEliminar
  56. Sou sócio há 30 anos, concordo que BC tem sido um bom presidente que tem revitalizado o clube tem tido rigor na gestão e tem defendido o Sporting como há muito não se via. Todos concordamos que a gestão de GL foi desastrosa. Apesar das declarações de MF terem sido menos felizes, a recção do BC foi despropositada e revelou uma falta de principios e uma mesquinhez que me entristece. Fico muito preocupado se não vier pedir desculpa, porque todos erramos. Fico chocado com o seguidismo e como pode haver Sportinguistas que defendam esta atitude do presidente, ou estão bloqueados ou não sabem o que é o Sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)