sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Walk the way you talk, Bruno - Uma visão externa

Este blogue constrói-se de opiniões pessoais por isso é muito raro aqui a colocação de opiniões externas. Hoje, excepcionalmente deixarei um artigo do jornalista do MaisFutebol Sérgio Pereira porque, como visão externa, me parece interessante e equilibrado, merecendo por isso atenção. No fundo, e de forma resumida, para se assumir como uma força de mudança tem que adequar o discurso à prática. A sua publicação não significa porém total concordância, porque a minha opinião é diferente. 

O artigo:

Ponto prévio: já tive oportunidade de conversar informalmente duas ou três vezes com Bruno de Carvalho e em todas elas saí do encontro bem impressionado com o presidente.

Pensa o futebol da maneira que eu penso, e que, acredito, é a correta. 

Bruno de Carvalho defendeu, por exemplo, a centralização da venda dos direitos televisivos, não como se faz em Inglaterra mas num modelo próximo do italiano. Na Série A, recorde-se, as receitas televisivas são distribuídas pelos clubes tendo em atenção vários factores: adeptos do clube, habitantes da cidade, resultados do ano anterior e média de resultados das últimas cinco épocas. Como se sabe esse não foi o caminho seguido, muito por culpa do Benfica, é verdade. 

Bruno de Carvalho sempre se insurgiu contra o paradigma que assiste à existência da Liga de Clubes. Diz ele que as reuniões na Liga só servem para discutir arbitragem: um presidente queixa-se do último penálti, um diretor duvida de determinado fora de jogo. Ninguém discute os temas de facto importantes para o futebol. Por isso defendia que a Liga de Clubes devia mudar, para se aproximar do que acontece em Inglaterra: tornar-se uma unidade de negócio. Basicamente seria uma entidade privada detida pelos clubes da I Liga, sendo que cada clube tem um certo número de ações da Liga. Quando desce o clube cede a participação ao clube que sobe, mas durante dois anos recebe parte das receitas televisivas para não se gerar um fosso grande.

Tudo isto permitiria à Liga de Clubes tornar-se um espaço  apenas para tratar do negócio futebol: negociação dos direitos televisivos, de patrocínios, de contratos de publicidade. Tudo o que é arbitragem, tudo o que é disciplina, tudo o que não faz parte do negócio futebol passaria para comissões independentes. Mais uma vez muito bem: totalmente de acordo. Mas ainda há mais.

Bruno de Carvalho defendia também que os presidentes dos clubes não têm de ser amigos, mas têm de ser capazes de trabalhar em conjunto pela valorização do negócio futebol, sob pena de um dia destes os clubes não terem audiências.

Criticava ele que os dirigentes são os primeiros a desvalorizar o jogo, enchendo-o de suspeição e negatividade, e acrescentava que era preciso tornar o negócio um produto mais charmoso, atraente e sedutor. O que traria mais público, mais dinheiro e um melhor futebol.

Admirável, não é?

Infelizmente o que se vê do presidente do Sporting não tem muito a ver com o que ele defende que devia ser o futebol português. O que se vê é Bruno de Carvalho em tricas constantes com dirigentes, árbitros e até treinadores.

Um presidente constantemente na crista da onda, e nem sempre pelos melhores motivos. O que é mais doloroso é que Bruno de Carvalho é um dirigente jovem, que acabou de chegar ao futebol.

Não é um homem sem formação, não traz vícios de antigamente, sabe o que o negócio precisa, mas mesmo assim comporta-se como todos os outros: achando que quem grita mais, está mais perto de ganhar jogos. Há dias, o treinador Marc do Santos, que está a trabalhar nos Estados Unidos, dizia  ao Maisfutebol que gosta de seguir um velho ditado americano.

Walk the way you talk.

O futebol português precisa desse Bruno de Carvalho: que reflita sobre os temas importantes, que tenha ideias frescas e que caminhe do jeito que fala.

19 comentários:

  1. Para quem não conhece o mundo da bola, deixem-me só acrescentar uma coisa a todos. Se me for permitido claro. Sobre a primeira parte do texto não é só o que o Bruno defende. Eu, por exemplo, não conheço ninguém no futebol que não defenda o mesmo para a LPFP. E ainda podia aqui descrever mais dois ou três itens que o SCP já defendeu, de sobremaneira muito mais importantes. O problema é sempre o mesmo. Da teoria à prática. Os adeptos do futebol têm que se convencer de algo que é válido em todas as áreas. Ninguém nasce com 40 anos. Claro que o curriculum de cada actor é sempre muito importante.

    ResponderEliminar
  2. Bruno de Carvalho colou-se a ideias interessantes que já existiam de outras pessoas antes dele. Nada mais.

    Isto, num propósito de criar a ideia de que ele é "diferente", que ele é um "estadista", e que os sportinguistas têm que estar unidos em torno da "mudança" - ele.

    Na verdade, estamos perante um charlatão que tanto é capaz de cuspir noutra pessoa, como passados alguns dias vai dar uma entrevista sobre este género de temáticas que envolvem o futebol.

    Estamos perante um deslumbrado que não tinha onde cair morto, e que tudo faz para dar nas vistas e manter o seu ordenado.

    A verdadeira face do artista está mais que vista. Ele só já engana quem quer ser enganado.

    O Vale e Azevedo também dizia que queria mudar o futebol, de tal forma que rasgou o contracto com a Oliverdesportos, porque tinha que combater o "monstro", quando na verdade apenas queria ter um inimigo-externo.

    Tudo tácticas à la Vale e Azevedo.

    ResponderEliminar
  3. Então arranjem uma alternativa ao deslumbrado que não tinha onde cair morto, que produza o que o deslumbrado produz, e que tenha melhor feitio. Para já contabilizo, e de que maneira, a parte do copo cheia. Força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clama... Não te enerves... A alternativa há-de aparecer em seu devido tempo, a bem do SCP!

      O Bruninho bem quer começar a atirar calhaus contra quem se lhe opouser e colocar em risco o seu sustento. Mas, para já, tem que refrear tais ânsias.

      #elesatétremem
      #nãomedeixemcair

      Eliminar
    2. Aguardemos então serenamente por esse candidato.

      Espero que não seja o Barreiro pois deve com certeza haver melhor para fazer frente ao "Bruninho", certo?

      Eliminar
  4. A visão teorica que muita gente tem, é sem duvida muito bonita e inocente. O homem pensa, a obra nasce, e é tão simples e facil.

    Aparece do nada um individuo cheio de ideias novas, brilhantes, que quer mudar este mundo futebolistico e torná-lo melhor e mais bonito. Toda a gente aplaude e acha bem. Eu tambem.

    Esquecem-se é que esse mundo futebolistico é podre. Cheira mal. Esta cheio de esterco desde baixo ate cima. Esta cheio de vicios, de gente mal formada, de gente que so quer é encher o seu cú, mesmo que tenha de vender a alma ao diabo. Gente que diz que quer a mudança, mas que depois faz sempre o contrario, como por exemplo a historia dos tais direitos televisivos, que é a principal forma de continuar a controlar e a domindar o mundo do futebol. Toda a gente quer essa mudanca, mas depois toda a gente a começa a negociar sozinha para encher o seu umbigo. Mas atençao que toda a gente quer a mudanca calma...cinicos que nem se dao ao trabalho de esconderem o que fazem, porque têm a cobertura dos jornais, que no maximo dizem "Como se sabe esse não foi o caminho seguido, muito por culpa do Benfica, é verdade.", e pronto ja esta. (Que excente trabalho de investigaçao sobre o assunto diga-se ja).

    E depois esquecem-se que esse individuo apareceu para presidir, nada mais nada menos, o Sporting Clube de Portugal! O grande clube, o historico clube, que em 2013 estava pertissimo de se tornar na nova prostituta do futebol portugues. Mais uma...

    O mundo do futebol português, como esta, so dá para dois dominarem, e mamarem a carne, enquanto os outros ficam com os ossos. E esse trabalho estava a correr maravilhosamente bem, ate exactamente Bruno de Carvalho ter aparecido. Porque o Sporting em 2013, ja estava a ir pelo caminho de desvalorizaçao e miseria, que tanto interessava aos poderes do futebol português, apesar de tao cinicamente o negarem. E mal ou bem, agora ja esta mais longe desse ponto. Ainda nada ganhou é verdade, mas ao menos ja luta para ganhar novamente.

    Entao mas alguem esperava no seu pleno juizo, alguem achava honestamente, que o Bruno de Carvalho ou outro qualquer, por mais ideias bonitas que tivesse, e que tenha, podia lutar a serio para que o Sporting voltasse ao de cima neste futebol português de merda, sem se sujar como os outros? Isto so existe na alice no país das maravilhas, e na cabeça dos teoricos de fim de tarde. Querer andar na lama, mas sair dela com a roupa limpa, é um bocado complicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem a lixívia branqueava melhor um aldrabão.

      Eliminar
    2. A Dona Lixívia talvez não mas a Tasca sim. Até porque o Bruninho quando chegou a presidente era só "fatiotas" limpinhas limpinhas. E também foi a lama do futebol português que boicotou as famosas contratações cirúrgicas? Porque o Sporting nunca contratou tanta merda!E para quê? Ou para quem?

      Eliminar
  5. "Bruno de Carvalho defendia também que os presidentes dos clubes não têm de ser amigos, mas têm de ser capazes de trabalhar em conjunto pela valorização do negócio futebol, sob pena de um dia destes os clubes não terem audiências." - esta parte faz cair a máscara de BdC, que diz uma coisa e faz outra. Quem quer valorizar o negócio futebol não pode andar diariamente (de forma pessoal ou de forma ensaraivada) pelas redes sociais a atacar outros clubes, não pode dizer que perseguiu um árbitro até ao estacionamento e que só não lhe deu um chuto no rabo porque teve medo que ele gostasse, não pode usar termos como "nádegas" e "ânus" quando se refere ao futebol que ele quer valorizar, não pode andar pelo túnel a cuspir nos presidentes adversários, etc.
    A verdade é que BdC só quer uma e apenas uma coisa: manter o seu emprego e o chorudo ordenado. O resto só come quem quer.
    Quanto à última frase talvez o futebol português precise desse Bruno der Carvalho, que na realidade não existe. O Bruno de Carvalho que existe, o verdadeiro, só é preciso para quem ganhou os campeonatos todos nos seus 3 anos de mandato como presidente do SCP.

    ResponderEliminar
  6. Consciente ou inconscientemente o que o jornalista faz é definir demagogia. Uma série de lugares comuns e depois olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço. À primeira derrota o mesmo comportamento ou pior a que assistimos há décadas no futebol português. E foi mesmo nisso que o Sporting se transformou. Mais um clube rasca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é o comentário tipico, como vários outros acima, que provavelmente foi emitido sem ler ou perceber o que está escrito e visa apenas defender BdC sem qualquer sentido critico. Ninguém é obrigado a concordar mas para manifestar desacordo tem que se contestar os argumentos e não despejar uma série de lugares comuns que nada têm a ver com o que está escrito e tanto serviam aqui como noutro artigo qualquer.

      Eliminar
    2. Da mesma forma que falas que escreves para defender BdC, devias tb falar de aqueles que escrevem apenas para atacar. Não?

      Isso é que era ter sentido crítico sobre o que já foi escrito.

      Eliminar
  7. Apenas uma nota. O "jornalista" Sérgio Pereira, além de adepto do Sporting é um pau mandado e demasiado próximo do Sporting.

    Mas até por isso surpreende que tenha tido a coragem de chamar hipocrita a BdC de forma quase directa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. . Em maio de 2014 lançou o livro «As melhores histórias do futebol mundial» e em junho de 2015 lançou o livro «Ninguém pára o Benfica» sobre a história da conquista do bicampeonato.

      É só consultar o site do Mais Futebol para se perceber como é sportinguista este Sérgio Pereira...

      Eliminar
  8. Adoro estas "informações" anónimas!

    É cada vez mais fruta da época!

    ResponderEliminar
  9. O rapazola da Jubléu não passa de um arrivista !... É um 'hoolligan' psicopata que, de novo, à beira do desemprego tudo fará para se manter! ...

    O caso dos loucos 'investimentos' para tentar ganhar alguma coisa nas modalidades, é paradigmático.

    Tudo acabará neste próximo mandato (por favor, não o deixem cair! NUNCA !!!) se o S. L. e ...Benfica conseguir o inédito tetra e a máfia bancária e o dinheiro escuro dos escuros, deixar de 'escorrer'.

    Veremos então que tombo levará o Sporting !!!

    ResponderEliminar
  10. Desde o inicio que existem duas visoes distintas para esta situaçao. Acho que todos nos concordamos...o futebol português é uma fossa. E o Sporting o seu principal alvo a abater.

    Por um lado uns defendem que um Presidente do Sporting, deveria de ter outro estilo e outra forma de agir. Por outro, outros como eu, acham que ninguem poderia agir de outra forma sem ser esta, mediante o nivel de esterco que existe neste nosso futebol.

    No meu caso, isto nao quer dizer que eu goste, ou que fique feliz em ver estas polemicas, estas declaraçoes de baixo nivel, os ataques constantes etc. Eu nao fico! Tambem gostava que fosse tudo muito amigo e feliz. Simplesmente entendo que dada a conjuntura, o meio onde se esta inserido, nao ha outra forma de neste momento agir sem ser o confronto. Por mais ideias bonitas que se tenham, se o objectivo é vençer, temos de meter as mãos na merda, por mais que isso cause confusao a gente mais sensivel.

    Eu nao defendo que Bruno de Carvalho é o Presidente ideal, para o Sporting ideal, no futebol ideal. Defendo sim, que no momento em que apareceu, foi o homem certo, com o feitio certo, para abanar o barco o suficiente, para o Sporting desencalhar de onde estava preso. E pareçe-me que se calhar ainda nao abanou o suficiente.

    Todos temos o direito as nossas visoes, e esta é a minha. Antes do Bruno de Carvalho entrar, quando o Sporting era so delicadezas e amizades, estavamos a conformar-mos com o facto de ficar-mos consecutivamente, epoca apos epoca, a mais de 30 pontos do 1°lugar. Nao tinhamos ambicao de lutar por nada. Estavamos a tornar-nos naquilo em que o "futebol portugues" quer que nos torne-mos. Uma equipa que lute com o Braga pelo 3°lugar. Pelas migalhas.

    Bem pelo menos agora, neste momento, com mais ou menos polemica, acho que podemos esperar pelo menos lutar por titulos. Nao quer dizer que os ganhemos, mas ao menos podemos aspirar a lutar por eles, por mais que isso doa a muito boa gente que tinha outros planos.

    Isto é um facto, que esta a vista de todos. E se existir alguem que ache que se consegue neste momento fazer as coisas de outra forma, e ter melhores resultados, entao que reuna uma equipa e que se apresente a eleiçoes, que eu ca estarei para avaliar o que têm a dizer.

    ResponderEliminar
  11. Neste blogue a campanha eleitoral para a presidência do Sporting já está ao rubro há largas semanas.

    Tudo vale para atacar Bruno de Carvalho e a sua gestão, inclusive citar alguém que no Mais Futebol tem no seu CV:
    "Em maio de 2014 lançou o livro «As melhores histórias do futebol mundial» e em junho de 2015 lançou o livro «Ninguém pára o Benfica» sobre a história da conquista do bicampeonato."

    Acho que o próximo post trará a opinião do Orelhas ou do João Gabriel sobre Bruno de Carvalho...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)