segunda-feira, 27 de junho de 2011

E se o nosso patrocinador for a McDonald?

Então e se o gigante da fast-food McDonalds, com todo o seu poder económico, decidisse aceitar uma proposta de patrocínio e, através de pagamento chorudo, num excelente negócio para o clube, “colasse” o seu símbolo nas nossas camisolas? 

O cenário é apenas fictício de forma a vincar a mensagem à volta do post que hoje deixo à consideração.

Vem isto a propósito da celeuma criada artificialmente à volta das cores do nosso principal patrocinador na nossa camisola que, como bem se sabe, é azul e o relacionamento directo que se faz com o FCP. Julgo que o assunto já é objecto de petição pública.

Logo à cabeça o tema desgosta-me por se tratar da importação de uma ideia que nasceu benfiquista e que tem subjacente o ódio ao FCP, um sentimento totalmente descabido na actividade desportiva e revelador de despeito e inveja, comum em gente com complexos de inferioridade, sentimentos que julgo não caberem no Sporting. Pessoalmente não me revejo neles.

A temática já tinha sido abordada no período de campanha eleitoral quando, no debate realizado no Porto, em organização exemplar do Solar do Norte, um adepto se insurgiu contra o facto de os jogadores usarem botas de outra cor que não fossem as tradicionais pretas ou, no máximo, verdes. Como qualquer ideia de cariz fundamentalista, esta é uma discussão que não faz sentido e é desprovido do realismo necessário para perceber que, nos tempos que correm, o patrocínio das camisolas de futebol no nosso País se aproxima do favor.

Vou levar a sério este pedido quando os seus subscritores abolirem as cores dos nossos principais rivais no seu quotidiano. Isto é, deixarem de usar calças de ganga azuis ou não comerem morangos porque são vermelhos. 

O exemplo é ridículo, bem sei. Mas é afinal tão ridículo como o que agora se exige relativamente à publicidade nas camisolas e mais não é do que afugentar uma caça cada vez mais escassa como são os patrocinadores. 

Sei bem da impopularidade deste post mas há coisas muito mais importantes a pensar e que fazem muito mais sentido discutir do que isto.

Nota: São já várias as queixas relativamente à impossibilidade de comentar no blogue, facto a que, somos alheios mas pelo qual pedimos desculpa. A todos que se deparem com este problema e mesmo assim queiram comentar, pedimos que enviem o comentáro, devidamente identificado com o nick pretendido para o correio do blogue para publicação:  anortedealvalade@googlegroups.com

29 comentários:

  1. Eh Pá, não estou nada de acordo com este post, amigo LdA...

    Talvez por eu ser um fundamentalista: é que recuso-me a usar uma peça de roupa encarnada (é mesmo VERDADE). Não gosto da cor, pronto. É básica, primária, berrante, irritante, 'espalha-brasas'. Burmelho... só se for mesmo nos ferraris... E mesmo assim, apoiando sempre, a 1000% e a 300 à hora, o LOTUS preto do Ayrton (LINDO!) ou o RENAULT SPORT amarelo do René... (adorava vê-los a encavar o Alain e o Gilles, respectivamente...) :)

    Já comer, não me importo nada de papar uns moranguitos co natas, p. e., assim como quem 'devora' uns lampiões em discussões futebolisticas: rapidamente e em gde estilo... Tau, já estás. hehehe... (aliás, a realidade é que ambas as situações são muito fáceis e agradáveis de se fazerem...)

    Ora, perante estes factos, pergunto se já tenho ligitimidade para pedir que as letras e/ou logos da publicidade nas camisolas do SCP sejam apenas verdes, pretas ou brancas? :P

    (bonito, bonito, era ver as listas verde e brancas sem nada, a não ser o emblema do leão rampante e escudo luso nas mangas... que saudades dos cromos com o velhinho Manel, o vaidoso Jordão e o talentoso Oliveira...)

    Falando a sério: com tanto com o que nos preocupar e anda-se a perder tempo com merdas destas... Enfim. O que eu queria era ver o plantel para a época 2011/12 definido. É que dia 4 é já ali, ao virar da esquina!...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Respondendo à pergunta:

    Prometo que passo a visitar os restaurante dessa cadeia 2 a 3 vezes por ano (o que não fazemos por amor ao SCP... até trash food engolimos...) Já nem me recordo da ultima vez que entrei num Mcdonald's...

    E já sabem... Cerveja? Só Super Bock! ;)

    ResponderEliminar
  3. Discutir isso em 2011 é tão pertinente como perguntar se beijar engravida!!!

    Enquanto os patrocinadores não exigirem a adequação dos suportes publicitários às dinâmicas comunicacionais da marca é uma sorte...
    E não falo na alteração da cor dos equipamentos, mas em múltiplos [outros] aspectos, que certamente nenhum adepto gostaria que fossem re-enquadrados!!

    ResponderEliminar
  4. Não sei se toda a gente fala nisso por causa da ligação ao porto ou ao benfica. Na minha opinião é uma questão de estética. A publicidade branca ou preta fica bem melhor na camisola.
    Só ponho a hipótese de comprar a camisola deste ano se assim for. E como eu, existem alguns quantos.

    Não sei se a PT e o Sporting ponderaram bem a questão do maior ou menor sucesso na publicidade e na venda das camisolas respectivamente.

    ResponderEliminar
  5. a forma como a questão está colocada no post, não me parece ser aquela que efectivamente preocupa os adeptos:

    - A questão de ser um fundo de cor azul, é rigorosamente igual a esse fundo ser laranja, amarelo, rosa, vermelho ou outra cor qualquer que não faça parte do equipamento do Sporting

    - Para além da questão estetica, convido o autor do post a dar uma olhada pelos equipamentos de equipas dessa europa fora e verificar se vê algum fundo de patrocinador que adultere o equipamento original. (a esmagadora maioria dos clubes não possui fundo nos patrocinios)

    - Se o rival Benfica conseguiu tirar o fundo do patrocinador, parabéns para eles, porque acho que fizeram algo em prol dum simbolo representativo da sua instituição

    - não tem a ver com fundamentalismos nem questões menores tem a ver objectivamente com o respeito pelo equipamento definido inclusive nos próprios estatutos

    Pessoalmente sou totalmente a favor da retirada do fundo azul e não me revejo em nenhum tipo de guerra fomentada por qualquer rivalidade clubistica perfeitamente inusitada. Apenas tenho em mente a defesa dos simbolos do clube e já agora uma questão estetica.

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinião também é uma questão estética. Há que saber encontrar soluções esteticamente agradáveis para colar a publicidade nas camisolas. As que temos da TMN, MEO e Sapo são horríveis, pela colagem feia azul (na TMN) e preta (na MEO) que estão à volta do lettering. Já viste os novos equipamentos do benfica sem a colagem? Não achas que fica mais bonito? Vê também os equipamentos das grandes equipas lá fora e verifica que são muito poucos os que têm publicidades tão intrusivas quanto a nossa da TMN. Também acho a questão da discussão das cores pela cor ridícula, tanto me dá ser azul, vermelho ou amarelo, desde que o símbolo seja o leão e o clube seja o Sporting.

    ResponderEliminar
  7. Se a questão é meramente estética, então faça-se igualmente a porra de uma petição pública para resolver o contrato com a PUMA... E que tal? É que pessoalmente não gosto das camisolas que a PUMA tem idealizado para o SCP. Das mts épocas que já levámos a equipar PUMA, nenhuma (até agora) me satisfez... E é msm só por isso (e não por causa da publicidade), que não comprei nenhuma camisola. Prefiro a velhinha Reebok...

    E se deixarmos de dar tanta importância à porra da estética e concentrarmo-nos naquilo que realmente interessa? Hum, hum? (como diria o outro...)

    Os lamps conseguiram impor a cor à TMN? Parabéns... para mim todo aquele encornado à volta dessas 3 letras continua a ser horrivel. Papoilas saltitantes...Arghhh.

    ResponderEliminar
  8. Cada qual com a sua voz, e a minha diz isto: falo sobre este tema há anos em conversas com o meu irmão, muito antes de qualquer lampião se lembrar de pressionar a direcção deles para tirarem o azul da camisola das galinhas.

    E o mesmo com as cadeiras azuis, laranja, violeta, castanhas, pretas, e por aí fora - algo que viola os estatutos do clube à laia de um arquitecto lampião a quem abrimos as pernas ao primeiro telefonema para fazer do nosso estádio uma taça de malteasers gigante.

    Não é por isto que ganhamos campeonatos? Não sei: eu cá acho que tudo conta em prol da nossa identidade e, no caso da nossa camisola, tenho a certeza de que haveria uma correria louca à loja verde caso aquele quadrado azul desaparecesse em prol do branco. Se perdermos a nossa identidade, que raio nos resta?

    Com o devido respeito, creio que defenderes o oposto e dizeres que quem não o faz “tem complexos de inferioridade que não cabem no Sporting” é, no mínimo, infeliz.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Rui Coelho, restantes leões:

    Quer-se dizer... Alterou-se o emblema do SCP sem termos (sócios) sido tidos ou achados e ng (ou mt poucos) se manifestou (ou manifesta). Será que os estatutos, neste caso, já não interessam?

    E Agora por causa da publicidade nas camisolas, um assunto bem menor que o SIMBOLO, O EMBLEMA DO CLUBE, é que andamos às turras?... Ora porra.

    Fui...

    ResponderEliminar
  10. Tentando responder a todos:

    A questão estética é mais difícil de contornar porque, ao contrário da camisola do SLB, a nossa camisola é listada e não lisa, o que torna a conciliação das cores mais difícil.

    A retirada do azul das camisolas do SLB é uma concessão do patrocinador aos pedidos da direcção pressionados pelo ódio fundamentalista dos adeptos. Podem por a coisa da forma que quiserem mas esses são os factos.

    Obviamente que temos que nos preocupar com a preservação dos nossos valores e símbolos mas uma vez expostas as camisolas às marcas dos patrocinadores também temos que nos lembrar que as grandes empresas também têm accionistas a quem prestar contas.

    E se um accionista de referência da PT se opuser à adulteração do símbolo da empresa? É a isso que me refiro com o espantar da caça relativamente aos patrocinadores, ainda mais tendo em conta que é muito provável que a generalidade dos clubes encontrem dificuldades para renovar os seus contratos pelos montantes dos anteriores, nos tempos que correm.

    ResponderEliminar
  11. A questão não é ser azul, preto, vermelho ou verde. Nem sequer o facto de o nosso rival ter sido o primeiro a ter a "ideia" de retirar uma cor qualquer do patrocinador da sua camisola.

    O que se trata aqui é de respeito e igualdade de circunstâncias, pois o patrocinador é o mesmo para ambos os clubes. Repito, o mesmo patrocinador.

    Se o patrocinador mantiver o mesmo logotipo azul nas nossas camisolas, impõe-se inquirir o patrocinador e perguntar se houve alterações de contrato com o nosso rival (vão pagar menos? se sim, não deverão pagar-nos mais por mantermos o dito logotipo azul?).

    Relembro que situação semelhante aconteceu com o antigo patrocinador de uma marca de cervejas que patrocinava ambos os clubes e devido a alterações de contratos/pagamentos, o Sporting, e bem, resolveu rescindir contrato com esse patrocinador.

    Espero que o autor do post entenda, de uma vez por todas, que não se trata de a cor ser azul ou laranja, isso é irrelevante para o caso.

    ResponderEliminar
  12. Captomente:

    O terceiro parágrafo do seu comentário configura um objectivo interessante: conseguir 'arrebanhar' mais uns trocos à conta do fundamentalismo lampião seria uma coisa LINDA!... Entre aquela malta toda do CD é capaz de se arranjar alguém (olha o gajo do acp, p.e.) para lançar o barro à parede... Nc se sabe...

    ResponderEliminar
  13. Podem me chamar fundamentalista, mas se fosse possível gostaria de não ter nenhuma publicidade na nossa camisola. E se é para ter, se possível que não tenha outras cores, sejam de que cor for, não fica bonito nem estética nem clubisticamente falando.

    Não gosto de azuis nem de vermelhos na camisola, como não gosto das cores no estádio, se com isso ando atras de petições? Não ando...se acho que tem o direito de fazer petições? Todo o direito!

    Sempre que possível respeitem as nossas cores e os nossos símbolos, se conseguirem isso e se possível entrar dinheirinho, melhor um pouco.

    ResponderEliminar
  14. Não acho que tenha a ver com ódios ao fcp. É feio, ponto final. Aquele selo ali à frente "dói". Choca. O nosso equipamento é complicado para inserir letring sem qualquer fundo, ao contrário do do esselbê, que é liso. Acho que não há volta a dar-lhe. Talvez o selo ser mais pequeno. Não ter tanta superfície colorida, mas sempre azul, uma vez que é a cor da tmn. É que mesmo que se mudasse a cor do fundo para o verde-Sporting, a leitura do patrocínio seria muito fraca. Faça-se barulho para o alternativo. Para o listrado não vejo solução mesmo...

    ResponderEliminar
  15. A questão da nece$$idade da publicidade é uma coisa.

    Mas que fica feio e que custa ver aquilo ali colado parece-me que qualquer adepto tem a mesma opinião.

    E não são só os porcos a terem preocupações estéticas e clubistas com as suas camisola!!

    Ana,

    se em vez da TMN se publicitasse a MEO a preto o assunto estava resolvido

    SL

    ResponderEliminar
  16. este é um caso em que vejo argumentos válidos em ambos os pontos de vista

    mas já agora acrescento: se por acaso o fundo fosse verde em vez de azul (tmn) ou vermelho (mcdonald's) era por isso que a mensagem do patrocinador deixava de passar?

    alguém deixaria de saber que o patrocinador do sporting é a tmn?

    num tempo em que tudo se personaliza, não seria esse logo personalizado uma presença interessante para a marca?

    ResponderEliminar
  17. Vamos tentar trocar de patrocinador. Não ficava, esteticamente, muito melhor na nossa querida camisola o patrocínio da Vodafone?

    A sério:

    O logo do TMN desfeia a camisola, com ou sem fundo azul, mas o dinheiro é importante.

    Quanto às chuteiras, sabendo que é difícil devido aos patrocínios (e às vaidades) individuais, gostava que todos usassem um modelo/cor o mais semelhante possível.

    ResponderEliminar
  18. É verdade que há coisas muito mais urgentes a merecer a atenção dos dirigentes e adeptos do Sporting. É alguma coisa muito grave ou muito importante o fundo não-verde ou não-branco ou não-preto no logo do patrocinador? Não.
    Contudo, a questão não é essa. A questão é: não tem que existir. Não é obrigatório que esse fundo exista. E como tal, deve ser removido.
    Um pouco como se num dia de muita chuva ou frio morremos por sair à rua em mangas de camisa? Não. Mas não temos que fazê-lo, porque existem alternativas. Desse modo, a questão não tem sequer de existir.
    Verde, branco, preto ou dourado. São - hoje - as côres do clube. E são estas que devem colorir o equipamento do Sporting. Não têm que existir outras. Se não têm que existir, precisam de ser removidas. A TMN é azul e se entende que não deve deixar de ser azul nas camisolas que patrocina, o Sporting entenderá que a TMN não deve patrociná-lo uma vez que da mesma forma que a TMN não deve deixar de ser sempre azul, o Clube não deixará de ser sempre verde.
    Situação extrema claro. Não é preciso ir a tanto, uma vez que existem alternativas: tirar o azul. Só isso. Fazer um fundo branco-cinza que faça contraste com o preto das letras. Pronto, não sou especialista em aquarelas e já achei uma solução. Decerto que eles encontrarão 100 melhores do que esta.

    ResponderEliminar
  19. Eu acho que uma opção semelhante à que o Celtic tem, era o melhor. Acho que o TMN até se veria melhor. Mas uma coisa é certa, hoje em dia quando alguém vê alguma coisa do azul da TMN, nem precisa de ver escrito TMN, só pela cor percebe-se qual é a marca. E isso é importante para a TMN...

    ResponderEliminar
  20. LdA,

    "A retirada do azul das camisolas do SLB é uma concessão do patrocinador aos pedidos da direcção pressionados pelo ódio fundamentalista dos adeptos. Podem por a coisa da forma que quiserem mas esses são os factos."

    não, não são os factos. sou benfiquista, mas sigo este blogue pq gosto das tuas opiniões e é uma forma de me manter actualizado. contudo aqui estás enganado, e reforças o engano falando em factos.

    caso fosse roxo, verde, castanho, etc tb n seria aceite. lê a petição que deu origem a isto, lê fóruns. n cometas os erros de jornais que avançam com certezas sem confirmar nas fontes.

    ResponderEliminar
  21. Post enviado para o correio do Blogue:

    "Um sentimento totalmente descabido" - e ignorante - é achares que os benfiquistas lutaram, com sucesso, por retirar o azul das camisolas por "ódio, despeito e inveja ao FCP".

    Os benfiquistas acham tão-somente horrível e uma afronta à tradição do clube. E lutaram por isso. É assim que se faz num clube que sempre dependeu das pessoas e não dos órgãos ou estruturas.

    "Comum em gente com complexos de inferioridade" é fazer um post a recusar uma boa ideia (retirar o azul da camisola) porque "logo à cabeça" é "uma importação de uma ideia que nasceu benfiquista". Ou seja, até pode ser uma boa ideia mas como é benfiquista não serve. Queres mesmo falar de complexo de inferioridade?

    Quanto às generalizações, se achas que no Sporting só cabem sentimentos dignos e no Benfica, nesta "gente com complexos", cabem apenas "despeito e inveja", tenho de retirar-te dos "Yazaldes", porque, num ápice, tornaste-te não só num ser com complexos de inferioridade como cego à realidade e à capacidade de análise.

    Este post é um erro do princípio ao fim. E muito feio, do ponto de vista desportivo.


    Ricardo
    www.ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. joão bobe,

    "caso fosse roxo, verde, castanho, etc tb n seria aceite. lê a petição que deu origem a isto, lê fóruns. n cometas os erros de jornais que avançam com certezas sem confirmar nas fontes."

    Acompanhei desde o inicio, se bem que não de forma sistemática, o processo que levou à retirado do azul das vossas camisolas e essa foi a impressão que em ficou pelos argumentos utilizados.

    ResponderEliminar
  23. Ricardo,

    Enganas-te.

    Não tenho complexo de qualquer natureza em relação ao SLB ou ao FCP. Não tenho os dois clubes no mesmo plano, porque não o estão, mas na generalidade considero os adeptos de ambos os clubes com quem consigo manter relações cordiais e discussões interessantes.

    O mesmo já não o faço em relação aos seus dirigentes que, tal como muitas vezes sucede no meu clube, não estão à altura das instituições que representam.

    O problema não está na ideia original ser benfiquista mas ser uma ideia com a génese no vosso ódio de estimação a tudo o que é azul, isso sim sem qualquer cabimento do ponto de vista desportivo.

    Reitero o que disse ao João Bobe. Não sabemos o que seria se a cor da TMN fosse roxa mas não creio que fosse igual.

    Lembro que o vosso equipamento alternativo já teve o rosa, amarelo, beje e até azul escuro pelo que me parece legitima a apreciação que fiz.

    Não me pronuncio relativamente à gestão que entendas melhor para o "OntemVi-tenoEstádiodaLuz".

    ResponderEliminar
  24. Concordaria com este post caso a razão pela qual os adeptos do Sporting não querem o azul da TMN na camisola seja por causa do FCP ou por ser azul per se.

    Se assim fosse, ok, concordaria.

    Como não me parece, de todo, que seja esse o caso nos 100% dos adeptos, só tenho a dizer é que discordo deste texto.

    Vejamos a nova camisola sem o azul da tmn: https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/268455_175444112517371_174154915979624_453865_5522996_n.jpg

    Se calhar fica um bocadinho mais elegante, não? :)

    Tal como alguém disse, também tenho achado as camisolas da puma uma miséria. Mas a deste ano até que está mais bonito. Primeiro, as listas caem de forma melhor para as mangas e segundo por cima do nosso símbolo já aparecem as letras SCP.

    Agora, podia ser tmn (azul) McDonald's (vermelho) ou laranja ou cor-de-rosa que fosse, esteticamente a camisola sairia sempre a perder.

    E da mesma forma que por vezes discutimos a estéstica do nosso estádio penso ser também legítimo discutir a (fraca) estética da nossa camisola.

    Agora, se só o fazem por causa do azul e da guerra SLB/FCP, também me parece parvo.

    Mas honestamente, não creio que seja por aí.

    Abraços

    ResponderEliminar
  25. Eh pá, esta discussão ainda dura?... Dirijo-me apenas aos sprotinguistas que opinaram, pq sinceramente preocupa-me o q diz respeito ao SCP e estou-me pc cagando para as camisolas de fcp e slb: a questão não está no facto de ser bonito, feio ou assim-assim. É feio, ponto final. Bonito era não ter lá autocolante nenhum, de nenhuma marca ou produto, de nenhuma cor... Mas a crise é muita e o pilim não abunda, como tds bem sabemos. Mesmo se assim não fosse, ñ me parece lógico dispensar uma significativa fonte de receitas...

    A questão é que não se percebe o tempo perdido em discussões em torno deste assunto e o ridículo de andar a fazer petições publicas por causa da publicidade ser 'feia'. Menos ainda andar a reboque do que outros fazem ou deixam de fazer. Tb é um bocado incompreensível andar a 'malhar' em patrocinadores do SCP, mas pronto, não me chateio mt por causa disso... Estranho é que com tanto assunto para debater, andamos aqui a falar do autocolante da tmn...

    Já agora, volto a repetir: eu acho o anterior emblema do SCP muito mais bonito que o actual. Alteraram-no (os dirigentes da altura) sem passar cavaco a ng. Que me recorde não existiu um décimo da polémica que agora surge. Porquê?

    Pedro:

    Não percebo que questão ou 'preocupação' clubista é que é posta em causa com a publicidade nas camisolas. Pode assentar melhor ou pior, mas tds os clubes sucumbiram à publicidade. A não ser aqueles raros casos dos que não CONSEGUEM quem lhes patrocine o equipamento. Mts clubes mundiais até o cu dos calções já venderam. É bonito? Não. Dá dinheiro e ajuda a pagar salários brutais? Ajuda... Enfim, sinais dos tempos. Às tantas o defeito é meu: a verdade é q desde que apareceu nos anos 80, nc gostei de pub nas camisolas do SCP. Talvez venha daí o facto de, à paginas tantas, na minha mente ter começado a ignorar esse aspecto, deve ser uma espécie de 'defesa mental' que adquiri com o tempo... Concluindo, com tmn de cor de fundo foleira ou não, o q quero é ver o SCP a jogar bom futebol e a ganhar... O resto é conversa.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  26. Os outros conseguem levar a deles avante, recuperando as cores dos estatutos do clube na camisola oficial, e por isso são "fundamentalistas"; nós, porque somos "diferentes", calamos a boca e temos de aceitar o azul e aliás deveríamos era dar graças por em última análise termos patrocínio?

    Estranha forma de pensar, Leão.

    Verde e branco, por favor.

    ResponderEliminar
  27. LdA,

    criei a petição. tendo o mail associado a criação da petição recebi mts mails e acredita q em nenhum falavam sobre o FCP. já alguns testemunhos de assinantes sim, falavam. mas de longe eram a maioria.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)