quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pavilhão: do pesadelo à realidade

Burocraticamente (autorizações, licenças, planos, etc., só faltam as gorjetas para os fiscais) parece tudo resolvido. Finalmente! Chegou com 8 anos atraso. Então, comparado com outros a quem tudo deram, e pagaram, em tempo recorde, a nós só foram criadas dificuldades. Desejo muito que não sejamos nós, agora, que levantemos mais dificuldades.

Penso que, há já algum tempo, foi negociado e assinado com a CGD um patrocínio que financiaria a construção do nosso Pavilhão. O pequeno-almoço agendado entre Godinho Lopes e a CGD tem de se efectuar rapidamente, fazendo valer os “direitos adquiridos” pelo Sporting.

Possivelmente a participação da CGD não cobrirá a totalidade da obra. Aí têm de entrar os donos do Sporting: nós. Em tempo de dificuldades globais não fica mal a ninguém, antes pelo contrário, juntar os seus membros para fazer obra.

Há muitas maneiras simples de ajudar. Voluntariado, é uma delas, e parece que noutras zonas já estamos a saber aproveitá-lo. Pequenas contribuições, que podem parecer não ter nada a ver com a construção do Pavilhão, também podem ajudar um pouco.

Vou dar um exemplo: como velho, que sou, em 1956 o meu nome já aparecia no jornal do Sporting. Estava-se na campanha para a angariação de fundos para ajudar à construção do Estádio. Tudo era bom para ajudar. Na altura andavam os ferros-velhos de porta em porta a comprar jornais velhos e garrafas usadas. Em minha casa compravam-se dois jornais diários, e entre os vizinhos também se compravam bastantes. Os meus pais guardavam os nossos, e com mais alguns dos vizinhos, ainda se fizeram uns tostões que embora pouco serviram para ajudar o Clube a construir aquele que seria o nosso orgulho.

Entre 3 milhões de Sportinguistas basta querermos ajudar, sairmos um pouco do nosso comodismo e de certeza conseguirmos “facilitar” a construção do Pavilhão, tão necessário que ele é.

Somos nós Sportinguistas, de todo o mundo, que teremos de demonstrar que queremos o NOSSO PAVILHÃO.

Assinado: 8

13 comentários:

  1. A CGD tem que ajudar a construção do Pavilhão assim como tem ajudado os nossos rivais na construção das suas infra-estruturas. A crise não serve de desculpa, pois já estamos em crise à muitos anos e não foi por isso que não ajudaram Benfica e Porto. Todos os sportinguistas devem EXIGIR à CGD justiça e equidade em relação aos nossos rivais! Mais a mais tratando-se de um banco do sector público! Outra coisa é o dever de todo o sportinguista de ajudar, no que for necessário, para a feitura do mesmo. Saudações Leoninas. (Já comentado noutro blogue)

    ResponderEliminar
  2. O Presidente informou, na última AG, que a CGD terá recuado na intenção do patrocínio e que agora exige ao Sporting garantias reais em troco do financiamento.

    O Presidente também informou que espera ultrapassar (mais) esta dificuldade e cumprir uma promessa que para ele é importante.

    Temos de perceber o momento delicado que o país em geral e a banca em particular atravessam e que as coisas nem sempre correm como esperamos, por mais diligentes e empenhados que somos.

    Pessoalmente, partilho do optimismo e tenho plena confiança no Presidente e no Conselho Directivo para ultrapassar esta questão e tornar o nosso pavilhão uma realidade. Com trabalho e competência, acredito que tudo se resolverá.

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa o comentário publicado como "movimento ultra" deveria ser como anónimo,Foi engano. Aproveito para dar os parabéns pelo post, concordo em absoluto com ele e acrescento que depois de conversa ou algo mais com a CGD, podíamos estar aqui perante o defraudar de "Legitimas expectativas".S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  4. 8:

    Pronto a contribuir. Na medida das minhas possibilidades, claro.

    O SCP pode aproveitar a onda de boa disposição entre a nação leonina e avançar com sugestões de ajuda à concretização de um velho sonho: erigir o NOSSO pavilhão!

    ResponderEliminar
  5. O problema é mesmo esse... É que a CGD se comprometeu a financiar na totalidade a obra (os 13 milhões de euros) que seriam "pagos" com o nome do pavilhão e patrocínios nas modalidades e agora diz que a troika nao permite! E agora temos que nós resolver o problema.

    ResponderEliminar
  6. Eu sinceramente perdia um sábado ou um domingo (ou vários) nem que fosse para montar tijolos. Sou advogado, e não tinha qualquer problema com isso.

    ResponderEliminar
  7. Pedro S.

    Nem eu me importava de o fazer. Mas penso que isso não é exequível. Construir um pavilhão, não é o mesmo que ir ajudar um vizinho nas mudanças, ou ajudar um amigo a construir/destruir uma parede em casa. Acho que deve exigir outro planeamento/organização.

    Sobre o pavilhão deixo aqui o link para descarregar o estudo/projecto do Arquitecto Pedro Miguel Rosado da Silva. Até agora foi o que mais me agradou, pela gestão do espaço, pela grande funcionalidade, e por ser sóbrio. Acrescentava ainda a colocação de um sistema semelhante ao do FCP e do Barcelona, de modo a poder receber os eventos do Hóquei em Patins...

    http://www.megaupload.com/?d=TWSVRZ6O

    ResponderEliminar
  8. um pouco mais de 83.000 sócios, com uma quota extraordinária de 12 euros, arranjavam 1.000.000 de euros para arranque do Pavilhão.
    jc

    ResponderEliminar
  9. JPS e Leão Revisor

    Tenho a convicção (posso estar errado) que o Presidente, numa anterior ocasião, tinha dito que havia documentos escritos com o compromisso da CGD. Se assim é devemos fazer cumprir os nossos direitos. Mesmo debaixo de todas as inspecções de troikas, Bancos de Portugal, etc., há muitas maneiras de dar a volta ao texto. Assim não haja má vontade dos gestores da CGD. Confio na tão apregoada boa capacidade negocial de Godinho Lopes.

    Virgílio

    Se cada um de nós fizer uso das suas capacidades mentais naturalmente surgirão ideias, que ajudarão os dirigentes a diminuírem os custos para o Clube, na construção e apetrechamento do Pavilhão.

    Pedro S e JPDB

    Claro que numa obra destas “não dá” ir ajudar a colocar tijolos, mas poderá ajudar “eu pago a colocação de x azulejos” ou “os Sportinguistas da minha firma assumem o pagamento de x cadeiras”. Assim Paulo Pereira Cristóvão, o Vice-presidente para o património, agarre a ideia e lance uma campanha Pró Pavilhão. Mais exemplos: “os pescadores Sportinguistas de Sesimbra oferecem o valor de 2 cxs de sardinha para ajudar a construção do Pavilhão” ou “o NS de Paços de Ferreira (desculpem o exemplo) oferece o mobiliário para um gabinete do Pavilhão”. Claro que a ideia do anónimo das 23:47 ajudaria bastante. E isto que aqui deixei foi ideias para pobrezinhos. Com tanta “gente importante” que tem o nosso Clube seria fácil aparecerem ofertas bem mais valiosas.

    ASSIM TODOS QUEIRAMOS.

    ResponderEliminar
  10. Chamo à atenção para um "pormaior":

    A aprovação do plano de pormenor que agora ocorreu na CML é apenas o final de um episódio na série pavilhão.

    Trata-se da definição da intervenção urbanística na sua totalidade, que vai desde a cércea do imóvel a construir até aos arruamentos e arranjos exteriores.

    É a partir das condicionantes agora aprovadas que o Sporting poderá encomendar o projecto ou aceitar a base do Estudo Prévio Simplificado II, p.ex.

    ResponderEliminar
  11. Chamo à atenção para um "pormaior":

    A aprovação do plano de pormenor que agora ocorreu na CML é apenas o final de um episódio na série pavilhão.

    Trata-se da definição da intervenção urbanística na sua totalidade, que vai desde a cércea do imóvel a construir até aos arruamentos e arranjos exteriores.

    É a partir das condicionantes agora aprovadas que o Sporting poderá encomendar o projecto ou aceitar a base do Estudo Prévio Simplificado II, p.ex.

    Muito do que será o futuro das modalidades de pavilhão do Sporting será decidido no projecto.

    Por exemplo:

    O hóquei será possível no pavilhão?

    Qual será a lotação adequada?

    ResponderEliminar
  12. 8,

    O que o Presidente disse foi que havia uma carta de intenções, um fax ou algo desse estilo a dizer que o faziam e como o JPS agora disse, eles recuaram na sua posição. Não havia qualquer contrato e/ou acordo assinado.

    Quanto ao que sugeres, penso que faz todo o sentido, tal como foi feito noutras alturas da história. Além do antigo estádio, também a construção do pavilhão de Alvalade (1976) ou então a bancada Nova (1984).

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)