segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A candidatura de Fernando Gomes e o Sporting

Soube-se este fim-de-semana que o Sporting decidiu dar o seu apoio à candidatura de Fernando Gomes à presidência da FPF. Sobre esse assunto partilho aqui algumas considerações.

Fica evidentemente que caiu por terra o entendimento entre SLB e o Sporting para apresentação de uma candidatura conjunta. Essa acaba por ser uma inevitabilidade face às movimentações na Liga e nas associações. Os clubes de Lisboa não tiveram força suficiente para criar um movimento com garantias mínimas de vencer. E não deixa de ser sintomático que a A.F. Lisboa, que devia seguir a tendência de voto dos clubes seus associados e ainda ande entretida em jogos florais.

É bom ter presente que a unanimidade do apoio dos clubes da Liga a Fernando Gomes pode ser apenas relativo à direcção da federação, faltando saber os que o suportarão nos outros órgãos como a AG, os órgãos disciplinares e a tão apetecida arbitragem. Será muito interessante verificar a aritmética dos resultados eleitorais para perceber quem andou a jogar em vários tabuleiros.

Filipe Soares retirou-se amargurado do processo eleitoral não escondendo o seu desagrado pela falta de apoio do Sporting ao demitir-se do cargo que ocupava na comissão de vencimentos da SAD. Quanto a mim recolheu os frutos da árvore que semeou ao tomar a decisão de se candidatar sem cuidar de saber qual era a estratégia do clube de que reivindicou apoio.

No meio de todo este labirinto de interesses o que pode ganhar o Sporting com este processo eleitoral? Mais do que ganhar o Sporting nada tem a perder porque isso já perdeu há muito tempo por se alhear ou ser incapaz de articular qualquer estratégia que aproximasse dos centros de decisão do futebol português. Por isso tudo o que vier agora será considerado ganho. 

Para já aparentemente não ganha nada porque dos nomes já anunciados pela candidatura de Fernando Gomes nenhum deles está ligado ao Sporting. O que em si não é mau nem bom, basta lembrar o que foi a presidência de Silva Resende na FPF, sportinguista reconhecido que não se opôs ao crescimento tentacular do submundo que hoje manobra o futebol português. Ou o que tem sido a gestão da arbitragem por parte de Vítor Pereira, ao que sabe sócio cinquentenário do Sporting mas cuja permanência no cargo deixa mais tranquilo Filipe Vieira do que Godinho Lopes

Poderia o Sporting manter-se à margem dos restantes clubes da Liga, ao género do “orgulhosamente só”? Evidentemente que sim, que essa poderia ser uma estratégia a seguir não vejo contudo o que poderia ganhar com isso que não possa ganhar apoiando Fernando Gomes. Isto porque, e fazendo fé nas palavras de Godinho Lopes, o que o Sporting quer "é que haja verdade desportiva, isenção no futebol, qualidade no espectáculo e tudo isso está espelhado naquilo que Fernando Gomes apresentou". Se Fernando Gomes e a sua equipa não conseguirem impor os objectivos a que se propuseram o Sporting não tem nem os pés nem braços atados e muito menos fica sem a língua…

Para o fim mas não menos importante, o Sporting deve temer Fernando Gomes, pelas suas origens? Daquilo que sei, por testemunhos indirectos, as motivações de Fernando Gomes são as melhores e a sua mudança para a FPF é uma consequência óbvia do esvaziamento de poderes da Liga, face à nova lei de bases. Sem poder não se fazem mudanças e o que Fernando Gomes se propôs fazer na Liga ficaria pelo caminho se permanecesse no cargo. Pior do que Fernando Gomes seria, para o futebol português a continuidade de Gilberto Madaíl e da sua gestão digna de Pôncio Pilatos, que perante os problemas se limitava a lavar as mãos. Mas a eleição de Fernando Gomes, que parece cada vez mais certa, não será a elixir para os vícios do futebol português  e que têm sido uma pesada âncora para um clube como o nosso, afogado em problemas internos, e por isso normalmente exangue para se opor aos males que saltam do lado de fora dos muros. Mais do que temer a eleição de Fernando Gomes o Sporting deve desconfiar sempre. Porque, como é óbvio, o trajecto por ele efectuado para chegar onde chegou nunca teria sido iniciado sem a prévia bênção papal. Falta saber quais as verdadeiras motivações, se por genuína vontade para reformar o futebol português, compreendendo que o actual estado é prejudicial a todos os seus agentes e interessados, se apenas para manter o status quo.

18 comentários:

  1. Caro LdA:

    Sabemos que o Sporting nada perdeu, mas não sabemos o que ganhou. E pode ter ganho algo de relevante.

    Tudo isto porque não é do domínio público eventuais condições colocadas por Godinho Lopes em troco deste apoio. Sabemos que a colocação de Hermínio Loureiro e o veto a Vítor Pereira (e porventura Paulo Costa) poderiam ser factores importantes para o Sporting mas não sabemos mais.

    Só quem não compreende o mecanismo de eleição dos órgãos da FPF é que pode romanticamente pensar que o Sporting podia ter uma estratégia alternativa.

    Não podia, e Soares Franco descobriu-o amargamente e com estrondo.

    Assim, é preciso perceber como este "xadrez" se joga e não entrar em considerações absurdas de achar que o Sporting capitulou com este apoio, como já li por aí.

    O Sporting capitulará sim se pensar que uma estratégia de confronto frontal com este sistema lhe trará alguma vantagem. Como aliás ficou bem claro com o episódio da batalha com a arbitragem.

    ResponderEliminar
  2. JPS,

    Não vejo outra alternativa ao Sporting que não seja um confronto frontal, assumido e público contra este sistema!
    Não é uma questão de vantagem mas sim de valores!
    Calculismos? O nojento Apito Dourado está no youtube, no qual o Fernando "3 bilhetes para as Deusas" Gomes anda por lá, razão mais que suficiente para não ter o apoio do Sporting.

    Discordo. O Sporting ganhou muito com a questão dos árbitros: uniu os Sportinguistas.

    O Sporting só tem uma alternativa: ser contra todos estes actores e procurar novos intervenientes que possam garantir aquilo que o Presidente disse: transparência, verdade desportiva, etc.

    Ficamos mais longe disso com este apoio.

    SL
    Carlos

    ResponderEliminar
  3. LdA

    Esqueci me de dizer que aguardava ansiosamente pelo teu post sobre este assunto.

    Carlos

    ResponderEliminar
  4. LdA

    Não acredites nos testemunhos indirectos sobre o Fernando Gomes. Também já me vieram portistas dizer que o homem é muito competente, muito elogiado na UEFA, blá blá blá. Até gostava de saber então porque razão o pinto o deixou sair! Tudo conversa (portista) para encher ouvido. A realidade está espelhada no Youtube. Aliás da forma como dizes que o Fernando Gomes quer sair da Liga para ir para a Federação até parece que ele assumiu um desígnio maior de ser o reformador do futebol português. Ele quer é o poder!
    O Sporting ou melhor, quem o dirige, ao fim de tantos anos não se percebe como ainda não tem a seguinte regra de ouro nestas questões: vem do Porto? não obrigado!Sempre e em qualquer circunstância!

    Carlos

    ResponderEliminar
  5. Estamo a assistir a mais uma jogada de mestre do Pinto da Costa!O resto é conversa.
    SL

    ResponderEliminar
  6. Leão de Leiria

    Pior! Com isto criámos nós próprios um foco de divisão entre os Sportinguistas que tão difícil tinha sido voltar a unir. Espero estar enganado..

    Carlos

    ResponderEliminar
  7. Caro Carlos:

    É possível ter uma estratégia e simultâneamente unir os Sportinguistas, como aliás está a ser feito e bem.

    O problema é que a malta nunca está satisfeita. Se não é o futebol que ganha é porque a estratégia não é a que gostaria, ou os resultados da SAD que são maus, ou porque a equipa é boazinha mas ainda tem de provar e depois ainda há o Pereirinha, ou então é o Izmailov que não joga mas cheira mal dos pés.

    Convenhamos, a malta quer mesmo é assunto para se aborrecer.

    É dura a vida de Sportinguista.

    P.S: Se quiser entender melhor porque é que eu acho que esta estratégia é boa e um confronto frontal uma idiotice de primeira, recomendo que estude a forma de eleição do Presidente da FPF e depois transponha para o terreno, para perceber onde está o poder. Aliás o próprio LdA o referiu no seu post: não foi agora que o Sporting perdeu. Foi há muito. Se não consegue perceber o xadrez, também não sou eu que vou explicar.

    E mais não digo!

    ResponderEliminar
  8. Meus amigos. O 'Tentáculo' existe e consolida-se há TRÊS DÉCADAS!! Quem julgava que numa eleição o derrubaria, não vive neste País... Nem percebe minimamente como se movem os interesses nos bas-fonds do futebol tuga...

    O Nandinho Guomes não vai ganhar... Vai esmagar. Vamos ficar mais uma vez do lado dos esmagados? O apoio do SCP a FG nesta altura visa a defesa dos seus interesses... O SCP para controlar os seus inimigos tem que se ir aproximando deles... Aos poucochinhos... Qd o leão se tiver aproximado o suficiente, então sim, ataca de ímpeto, com td a sua potencia repentina, pula, apanha a presa desprevenida e concretiza a sua captura!... Mas será que a malta não vê o National Geographic? ;)

    O que quero dizer com isto é que o SCP tem, de uma vez por todas ter uma estratégia, e implementá-la no terreno. Com inteligência, com cautela, devagar. Devagarinho se chega ao longe, lá diz a ancestral sabedoria popular... Claro que os efeitos dessa estratégia não são imediatos. Isso é impossível. Não se alteram costumes, hábitos, mentalidades, procedimentos, que levam décadas de repetição assim numa eleição da FPF. Os efeitos, notar-se-ão a médio, longo prazo.

    Há outro facto que poderá contribuir para limpar o ar e torná-lo mais respirável... O factor inexorável do tempo! Pintos da Bosta não se arranjam por baixo de um qlq calhau. Gajos sem vergonha de ganhar a qlq custo, sem medir os meios para atingir os fins que pretendem alcançar e que reúnem inteligência e perspicácia suficiente para se escapulirem, são poucos (para não dizer raros) e o velho putanheiro vai começar a dar os últimos peidos... O resto é história: dps de lideranças fortes, carismáticas e longas, que secam tudo à volta, segue-se o descalabro... Tanto império que sucumbiu assim. O dos dragões corruptos será apenas o próximo exemplo. Há é que preparar novo ciclo e garantir que nesse ciclo, a justiça e a verdade impere. E, nessas circunstâncias, o SCP naturalmente triunfará.

    PELO SCP, SEMPRE!

    SL!

    ResponderEliminar
  9. JPS

    Desculpe, mas qual xadrez? Qual poder?
    As coisas são muito simples! O que se trata aqui é de princípios e dignidade. Ou se tem ou não se tem! Não preciso de ir perceber como é eleito o presidente da FPF. Para isso existe o Presidente do Sporting. O que eu posso fazer é concordar ou não com as decisões que são tomadas e neste caso, como disse em cima, para mim é muito simples: não se pode apoiar pessoas que, por muito boas intenções que transmitam, no passado fizeram parte ou acompanhavam de perto os esquemas do Apito Dourado.

    Mais vale sentarem-se aqueles que esperam que a partir de agora vai tudo ser transparente com estas pessoas.
    Quem mandava na arbitragem quando estava na Liga e quem vai mandar agora na FPF se o FG for eleito é o mesmo de sempre: fcp.
    Quem não vê isto...que se há de fazer?!
    A estratégia "orgulhosamente sós" era a única alternativa que nos restava perante as circunstâncias. Não estivemos "orgulhosamente sós" no Apito Dourado? Que assim continue! Se andarmos sempre a mudar de estratégia nunca conseguiremos captar apoios e mudar realmente nada!

    Carlos

    ResponderEliminar
  10. Virgílio:

    Houve um passarinho que me contou que nem tudo vai bem no reino do dragão. O declínio do império já começou. Seguir-se-á a queda. Brutus perfila-se mas César é resiliente. As guerras internas levarão à divisão e com ela virá a derrota, como nós próprios bem sabemos. Os próximos a imperar serão os que mais bem se prepararem agora e mais unidos conseguirem ser. É um trabalho de fundo, mas já está a ser feito. É agora ou nunca.

    ResponderEliminar
  11. Carlos:

    Para alcançar um bem superior há que fazer algumas concepções pelo caminho, amigo. É triste, mas é mesmo assim, a puta da vida... Na vida não existe apenas o bem e o mal absolutos...

    O "Orgulhosamente sós" só traria um resultado: o isolamento progressivo e cada vez maior do SCP. E o SCP não joga sozinho, e por mais forte que seja, não mudará uma virgula se agir sozinho.

    Em ultima instância, ou se se quiser, numa visão mais radical, o "orgulhosamente sós" apenas nos levaria a definhar cd vez mais...

    Um exemplo: já alguma vês viste o filme "The Departed" (Entre inimigos é o título em português)? Pois é... Para derrotar a máfia, temos que meter gente entre os mafiosos... conquistar a sua confiança e, assim que a oportunidade surgir, derrotá-los. Não sei se é essa a estratégia de GL e do SCP, mas poderia ser, nesta conjuntura, uma boa opção: aparentemente mostrar-se aliado qd na realidade a posição até é antagónica...

    ResponderEliminar
  12. JPS:

    Bendito passarinho esse... que trás tão boas novas...

    Um autentico anjo Gabriel a anunciar a nova era!

    :D

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. JPS,

    Não misturaria a estratégia para as eleições com a forma como o Sporting escolheu para lidar com os árbitros. Estes são uma das questões,mas não a única. Quanto a mim o Sporting deveria manifestar-se sempre que seja prejudicado pelas arbitragens,o que neste campeonato ocorreu praticamente em todos os jogos. Pensar que isto aconteceu por acaso é ser menos que ingénuo.

    Carlos,
    O Sporting não precisa de renunciar aos seus princípios para apoiar Fernando Gomes, até porque já o havia apoiado para presidente da Liga por se rever em muitos do enunciado da candidatura dele. Este é que terá que faltar aos seus compromissos.

    Obviamente que muito disto é um jogo, pessoalmente não acredito que Fernando Gomes afronte PdC mas também creio que o futebol dará um passo em frente relativamente a Madaíl, que será um grande passo e que todos beneficiarão disso,incluindo o nosso clube.

    Não acredito em estratégias quixotescas,entendo que o Sporting se deve fazer ouvir quando forem tomadas decisões, devendo estar presentes nos sitios e momentos certos, marcando uma posição clara que pode ser aferida no futuro.

    ResponderEliminar
  14. Virgílio

    Sobre o filme "Departed" - mas isso significaria que corremos o risco de perder a nossa identidade pelo caminho. Eu não quero, para derrotar uma máfia, ter de me juntar a eles. Isso é trabalho para a judiciária. Eu quero é que o clube faça o caminho mais difícil: unir os sócios, sensibilizar os governos e a comunicação social, captar apoios (a começar pela AFL) e convencer outros clubes de que existe mais para além do óbvio. Para isso é preciso estudar os assuntos e é sem dúvida um trabalho longo e que deve ser o compromisso de qualquer direcção nos próximos 10 anos. Só assim, se estivermos dispostos a estudar e conseguirmos convencer os outros a implementar mecanismos que aumentem a transparência é que vale a pena vestir esta camisola. Se não fizermos isso agora, talvez o passarinho vá ao outro lado da segunda circular dar as boas novas daqui a uns anos.
    Por todos estes anos de roubalheira, é isto que os Sportinguistas merecem que se faça. E se faça bem!

    Carlos

    ResponderEliminar
  15. LdA

    Eu também concordo que o Sporting se deve fazer ouvir, mas isso não significa que tenha de apoiar alguém, basta lhe a sua grandeza. Basta também que em Alvalade se estudem as coisas e nos dias das reuniões levar as coisas preparadas. Eu percebo, como é referido no post, que temos pouco a perder porque deixámos claro que nos identificámos com as ideias (e não tanto com a pessoa). A minha questão é: mas isto faz sentido?
    Precisaríamos de apoiar alguém para futuramente o encostar à parede se o que propôs não estiver a ser cumprido? Eu acho que não. São muito piores os danos colaterais que já referi. Esta é decididamente, na minha opinião, uma decisão fraturante que não precisávamos neste momento de retoma.

    Carlos

    ResponderEliminar
  16. Concordo com a perspectiva de ter sido um passo dado com demasiada vontade. Não tínhamos que anunciar um apoio, pelo menos já.
    Principalmente antes das condições publicamente anunciadas como tal serem cumpridas, por mais arbitrárias que tenham sido. Mal ou bem, queríamos Hermínio Loureiro e não queríamos Vítor Pereira, não havendo justificação aparente para aceitarmos apoiar uma candidatura que não nos assegurou estas duas condições de uma forma pública.
    Isto não quer dizer que as coisas não estejam a ser tratadas ou que haja razões para desconfiar do seu cumprimento. Simplesmente passamos uma imagem de relativa fraqueza, de pouca capacidade de negociação, ao aceitar algo cujas condições não estavam aparentemente tratadas.

    ResponderEliminar
  17. anda o Fernando Gomes a envolver se nas escutas e a preparar prostitutas e fruta para os arbitros e estará alguem a dizer q tem as melhores intençoes em mudançlasas no futebol portugues atraves da fpf?!fdx, os do norte querem é mamar a fpf com a arbitragem..,se ela ficasse na liga, eles nem se canditariam!! E lá vamos apoiar mais um corrupto do crl!!

    ResponderEliminar
  18. Tenho as minhas reservas.
    Desconfio que ganhemos com este apoio. O tempo o dirá!

    Demorei em passar por aqui, pois não encontrava o link. Facilitou-mo a Lili. Conhecemo-nos em Aveiro... antes daquele Beira Mar... para esquecer.

    Abraços

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)