quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ver a selecção a pensar no Sporting

A selecção teve ontem uma prestação abaixo do esperado e do que lhe é exigido, julgo que esse é um ponto onde todas as análises feitas confluirão. Como em nenhum momento consigo despir a minha pele de leão não deixei de ver ontem, mais uma vez, a selecção enquanto pensava no meu Sporting. Deixo algumas dessas considerações avulsas para reflexão.

1- Com um colectivo fraco e mal orientado não há individualidades que se destaquem. O jogo de ontem fez-me lembrar um Sporting recente em que todos os jogadores produziam muito menos do que estava ao seu alcance, desvalorizando-se. O talento individual pode minimizar os estragos, como aconteceu com o golão de Ronaldo, mas pode pouco quando o adversário está melhor organizado. Ao invés, quando o colectivo falha ressaltam de forma mais óbvia as fragilidades dos menos habilitados. Rolando ontem quase me dava saudades do Gladstone…

2- É no mínimo estranho que para adversários tão díspares como a Islândia e a Dinamarca Paulo Bento usasse a mesma equipa e a mesma estratégia. E também foi estranho que, com o jogo a correr tão mal tivesse esperado 65 minutos para tentar mudar alguma coisa, e nada tivesse conseguido com isso. A fazer lembrar os seus piores dias em Alvalade…

3- Não deixo de me interrogar que relação poderá haver entre a menor produção da selecção e o “caso Carvalho”. Este tipo de acontecimentos dificilmente não deixam feridas abertas ou pelo menos cicatrizes. Casos com jogadores acontecem em todos os plantéis. O que este tem de excepcional é por ter acontecido com um jogador até aí considerado modelo. Mas acontece sobretudo porque os dirigentes da FPF pura e simplesmente não existiram. A turbulência dificilmente produz bons resultados, como bem sabemos no Sporting.

4- Olhando para as prestações dos nossos jogadores Patrício foi o único que esteve ao seu nível e João Pereira afundou-se com os restantes, revelando no primeiro golo as mesmas deficiências defensivas que aqui e acolá vai exibindo no Sporting.

5- Enquanto a selecção se perdia no reino da Dinamarca na capital madrilena Coentrão e Pepe já treinavam desde o fim-de-semana, reabilitando-se de forma convenientemente rápida para os interesses do Real Madrid. Em sentido contrário Rodriguez fazia 2 jogos em 4 dias, depois de ter estado um par de semanas sem treinar e sem poder contribuir para a equipa do clube que lhe paga o ordenado. Ambas as situações deveriam merecer análise detalhada quer por parte de Paulo Bento quer de Domingos.

17 comentários:

  1. Paulo Bento foi contra a Islândia e a Dinamarca a cópia do Paulo Bento dos últimos momentos em Alvalade.Será que já se deixou enfeitiçar pelos corredores da FPF?
    E que convocatória é esta? Não há mais ninguém melhor que Rolando ou Eliseu? Mas o que é isto? Até o Sereno já é convocado.

    ResponderEliminar
  2. Concordo.O P.Bento mais uma vez demonstrou que apenas tem boa imprensa pois como treinador é mais do que limitado.Não sabe lidar com jogadores de topo e tal como demonstrou no Sporting,nada percebe de táctica nem de estratégia.E as convocatória é estranha e leva-me a concluir que o P.Bento já se deixou entranhar pelo sistema.Ao tentar mostrar que tem coluna vertebral,acaba por demonstrar exactamente o oposto.

    ResponderEliminar
  3. Mas estavam a espera de que?

    Alguma vez viram o Paulo Bento ficar em primeiro? Ele é o homem dos 2ºs.

    Até lhe estragava o currículo.

    ResponderEliminar
  4. Ver estes dois jogos da selecção causou-me sentimentos mistos.
    Os maus estão inteiramente relacionados com o teu post, e ainda por me ter lembrado de Bosingwa.
    Os bons estão relacionados com o Postiga, e a satisfação de saber que aquele jogador já não é titular no Sporting, nem suplente, nem nada. Já não é Sporting e isso deixa-me absolutamente satisfeito.
    Ainda de bom, o Rui Patrício.
    Numa altura em que se prepara claramente uma campanha de destabilização por parte de lampiões, tripeiros e mesmo de alguns leões (A fazer lembrar o que Ricardo passou há uns anos), o Rui vai respondendo com exibições seguras. Já se sabe que à mínima falha vão-lhe pedir a cabeça e apontá-lo como culpado dos fracassos. Do lado do Rui está o facto de não haver outro GR para ser endeusado pelos destabilizadores, como havia no tempo de Ricardo, o Vítor Baía. Já leio várias vezes pessoas a pedirem o Beto a titular ou o Eduardo. Dá-me vontade de rir, mas quando o Rui falhar uma, o barulho vai ser maior, e espero que ele se aguente. Já tem dado provas de que é psicologicamente capaz, mais do que o Ricardo. Assim o espero.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Até ao inicío deste século a norma em Portugal era a de não nos classificarmos para os campeonatos do Mundo e da Europa.

    Nesses tempos a selecção era totalmente dominada por interesses de clubes que condicionavam as convocatórias impondo jogadores de menor valia, apenas porque eram de um determinado clube - na altural estaríamos a falar principalmente do Benfica.

    O jogo de ontem recordou-me esses tempos! A diferença é que agora não são apenas os interesses de alguns clubes, mas muito os interesses dos empresários de jogadores.

    O Rolando apenas por interesse do FCP é que pode ser titular da selecção.

    O Nuno Gomes é incompreensível (recordemo-nos de uma jogada em que se podia ter isolado, e que não teve pique) e apenas por favor a lagum empresário.

    O Postiga confirmando aquilo que todos pensamos sobre esse jogador, também confirma esta ideia.

    A selecção está a voltar aos tempos antigos. O Paulo Bento, por muito bom ou por muito mau que seja como treinador, está revelar-se um treinador ao serviço de alguns interesses. Este comportamento permite entender algumas das situações vividas num passado recente no Sporting.

    Ab
    António

    PS: Por muito que me custe o João Pereira ontem revelou que é apenas um mediano lateral.

    ResponderEliminar
  6. Estes dois jogos deixaram-me preocupado,acho mesmo que PB sucumbiu aos podres corredores da FPF.Esta convocatória não lembra ao diabo,viram aquela defesa? Mas o que é aquilo?Parecia uma defesa da Liga Orangina. J.Pereira péssimo jogo,embora o ache seleccionável.Rolando e Eliseu não têm qualidade para jogar num clube decente qt mais na Selecção. E Carlos Martins? O homem tá acabado para ao futebol desde o Séc XX e anda-me ali a titular.Postiga jogou bem,e digo-o na perspectiva dinamarquesa claro,actuou como 3º central.Fraquíssimo.João Tomás coxo e embriagado fazia melhor.Nuno Gomes tb não percebo o que foi ali fazer.No banco tinha-mos o Sereno...enough said...

    ResponderEliminar
  7. Pedro S
    Logo após o jogo, na RTP 1, o Ribeiro Cristovão (que penso diz ser Sportinguista) afirmou que o Rui Patricio é apenas mediano e que há vários anos a selecção está 'coxa' de um GR. Isto entre outras pérolas... Ora, foi este mesmo mediano que evitou que a vergonha fosse maior... Quem querem no seu lugar? Um suplente de um qualquer clube?
    Pobres sportinguistas, que nem o que é seu sabem valorizar...
    Estou contigo, força Rui Patricio, e cala-os com mais boas exibições...

    ResponderEliminar
  8. Numa palavra resumo a exibição:

    Miserável!

    Qt a PB:

    O maior problema de PB é a pouca flexibilidade mental. Revela dificuldades em relacionar-se com gente com personalidades (ou feitios) diferentes do dele, revela dificuldades em reagir rapidamente ao desvio do que tinha planeado inicialmente para determinado jogo e por ai adiante... Sp que a realidade lhe foge do controlo e sai da previsível rigidez do seu ‘mundo’, revela muitas dificuldades em reagir em tempo útil e de forma eficaz à(s) mudança(s). Resumindo, PB é estreito de ideias, de conceitos e é mt pc tolerante. Em compensação é íntegro, frontal, lutador incansável. E estas características pessoais reflectem-se enquanto treinador, para o bem e para o mal. Se lida com gajos cujo feitio encaixa no dele, tudo mt bem, se não encaixa... tudo mt mal. O problema deste facto é o previsível efeito de contágio... É que em vinte e tal seleccionáveis é difícil que todos correspondam ao perfil que PB deseja ter como seu 'pupilo'. E basta rebentar o primeiro 'caso' para se desestabilizar o grupo. O castigo do 'prevaricador' é, normalmente, demasiado severo e, como tal, injusto. E a injustiça é o principal ingrediente para envenenar as relações entre quem manda e quem deve obedecer. No SCP foi precisamente depois de casos deste tipo, mal resolvidos, que PB começou a perder-se.

    Já na convocatória não me parece que as culpas devam ser assacadas ao seleccionador e sim ao azar de lesões (Almeida, Dani, p.e) ou à estrutura da FPF que é, como tds estamos carecas de saber, uma valente m*rd*. Pepe e Coentrão, poderiam perfeitamente ter jogado ontem... se na FPF houvesse dirigentes que batessem o pé aos poderosos. Não há e não pode ser o PB (à semelhança do que fazia no SCP) a fazer o trabalhinho de Merdail e Compª...

    De qlq forma confio que com sorte no sorteio e play-off, mais a qualidade individual q ainda permanece na selecção, não se perca o comboio da próxima fase final do Europeu. O que vamos lá fazer (à fase final) já é outra conversa…

    VIVA PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  9. Juro-vos que este encontro patético me trouxe duas satisfações:

    a) a constatação de que Paulo Bento é só uma memória;
    b) a certeza de que Postiga já não mora cá.

    Eu sei que não é bonito dizê-lo, mas o alívio que senti com estes dois sentimentos, contraditórios com a frustração do jogo e do resultado, foi imenso!

    ResponderEliminar
  10. Muito Bom,

    Acertaste em tudo!

    Abraço, Jorge D.

    ResponderEliminar
  11. Sinto um prazer enorme sempre que vejo os foras de jogo do Postiga. Só consigo fazer um sorriso e pensar, fdx ainda bem que ele já não anda cá.

    ResponderEliminar
  12. Já tinham saudades, confessem lá... tanto comentário a malhar em quem já não está... get over it!

    ResponderEliminar
  13. Há muito que tenho a minha opinião sobre PB: muito profissionalismo, pouca capacidade como treinador, muita teimosia.

    Comparando SCP e selecção, no Sporting recebeu uma equipa relativamente bem estruturada, por Peseiro, e enquanto essa estrutura não se foi desfazendo conseguiu fazer “algumas coisas boas” até que as coisas passaram a não correr tão bem e aí chegaram os conflitos e as birras até ao desenlace final.

    Na selecção apanhou uma equipa menos estruturada, atendendo à fúria “anti-Queiroz teve o apoio incondicional de todo o mundo, teve os jogadores em boa forma desportiva e aguentou-se até à hora da verdade. Tenho medo que não consiga controlar a equipa no Play-off .

    Em relação à selecção na era Bento não percebo:

    Bosingwa e Liedson deixaram de ser convocados: falta de capacidade técnica não é, mas nunca assumiu as razões. Ambos estiveram algumas vezes lesionados, mas em muitas convocatórias estavam disponíveis, e não foram convocados.

    Diz-se mal de Postiga (a convocação de Nuno Gomes é de anedota), mas Hugo Almeida é melhor? Possivelmente temos de dar razão a João Tomás.

    Sílvio não estava em condições para o 1º jogo mas foi convocado e manteve-se em estágio até ao 2º jogo. Coentrão e Pepe foram dados como incapacitados e no dia seguinte ao jogo com a Islândia (antes não se sabe) já treinavam normalmente no Real Madrid. Ontem não teriam feito um jeitinho?

    Pelo que se viu de Rolando nestes 2 jogos, Tonel estará assim tão mal que não justifique vir à selecção?

    PS: Queiroz, mais uma vez, não soube estar calado. Compreendo a raiva que possa ter contra o gordo de Fafe e Amândio de Carvalho, mas muitas vezes ganha-se mais estar calado.

    ResponderEliminar
  14. O problema é mais fundo e quase ninguém fala. Qualquer dia não há jogadores portugueses, de nível, para jogar nas selecções. Com tantos estrangeiros a jogar. É só olhar para as principais equipas portuguesas. Neste momento já há poucos portugueses para escolher, e se não estiverem em forma têm de jogar na mesma porque não há muito por onde escolher. Se houver lesionados pior ainda. Isto, para além de já algum tempo se estarem a convocar jogadores que não são titulares nas suas equipas e que até nem jogam.

    ResponderEliminar
  15. Paulo Bento entrou nesta qualificação praticamente sem ter direito ao erro.
    Levantou a Selecção e abriu de novo o caminho da qualificação, mas como no último jogo as coisas não correram bem já ninguém se lembra como estava esta selecção à um ano atrás.
    O Paulo Bento terá as suas responsabilidades nesta derrota, mas os grandes responsáveis foram sem duvida os jogadores que não entraram em campo com a atitude correcta.
    O Ronaldo sozinho não faz uma equipa , basta lembrar o caso da Argentina (Messi) e esta tem jogadores de um nível muito superior a nosso na maior parte das posições.
    Depois dá vontade de rir quando se vão buscar determinadas questões para justificar a derrota, quando o mais lógico seria reconhecer que a Dinamarca como equipa neste jogo foi melhor.

    ResponderEliminar
  16. Podemos discutir o acessório como sempre.
    Mas o essencial custa a sair, parece que adoramos a catarse constante.
    O futebol português está praticamente morto.
    Os planteis têm quase 90% de estrangeirada,a maioria sem qualidade,se juntarmos isto ao lobbys nos corredores da FPF temos estas convocatórias.
    Rolando,Postiga,Eliseu,C.Martins,Sereno etc.

    ResponderEliminar
  17. 1 - Perder na Dinamarca não é inaceitável. Mais estranho é sofrer três golos da Islândia em casa.

    2 - Sofrer três golos da Islândia e quatro de Chipre em casa pode ser culpa de todos, menos dos treinadores

    3 - Em termos de resultados, é difícil apontar alguma coisa a Paulo Bento. Mas o mesmo se podia dizer de Queiroz no Mundial e depois foi o que se sabe.

    4 - Sobre as características de Paulo Bento, faço minhas as palavras do Virgílio. Quando quer disciplinar, torna-se um elefante numa loja de porcelana. Liderar é muito mais do que isso.

    5 - Lamento que se tenham perdido quatro anos no Sporting (2 com paulo bento e 2 com carvalhal e paulo sérgio) porque nesse tempo era de mau tom apontar defeitos ao Paulo Bento

    6 - O Rui Patrício é de longe o melhor guarda-redes português, mas vai precisar de muita força mental para resistir na titularidade da selecção

    7 - É verdade que as maiores equipas portuguesas estão dominadas por estrangeiros, mas é preciso não esquecer que Portugal tem 4 jogadores no Real Madrid, 4 no Chelsea, 1 no Man Utd e vários em equipas de topo nos seus países como são o Atlético de Madrid, o Valência, o Zenit ou Besiktas.

    8 - Há dois anos, Portugal não tinha defesa-esquerdo e Coentrão não existia para a selecção. Agora temos Coentrão e temos Sílvio. Resolvemos o caso para meia dúzia de anos. Outros valores vão aparecer para outras posições.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)