segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Há sempre um MAS nas vitórias do Sporting

Foto MaisFutebol
Viveu-se ontem em Guimarães uma jornada fantástica na senda da recolocação do Sporting no patamar que merece. Ninguém duvida que nada está ganho mas ninguém duvida também que o Sporting do passado recente teria soçobrado perante as dificuldades dos últimos jogos. Basta ter presente, por exemplo, o sucedido o ano passado frente ao Glasgow Rangers, e a forma como a equipa foi desacreditando em si própria até ao golo fatal para perceber que este é um Sporting diferente.

Mas um Sporting assim parece deixar muita gente incomodada. Não se sabe muito bem quem, porque no futebol português nada nem ninguém é o que parece. Não se sabe quem são os mandantes mas sabe-se quem são os executores. E para se chegar aos primeiros há que começar por estes. Falo obviamente do árbitros que, desde a primeira jornada e passando por um BOIcote absurdo, tudo tem feito para nos subjugar a uma "sorte" que rejeitamos. É impossível pensar de outra forma quando se acumulam erros atrás de erros, em todos os jogos, sempre contra nós, e que nos retiraram pontos suficientes para podermos estar na liderança do campeonato.

O Sporting não pode ficar impassível, quedo e mudo. Essa é a estratégia conveniente a quem tem algo a temer, o que não é nosso caso. E isso é fácil de perceber quando vemos quem se levanta para defender os árbitros, chamando-lhes heróis, ou que se calam convenientemente porque a água corre abundante para o seu moinho.

Se o Sporting oferece o seu silêncio em troca de uma qualquer estratégia subjacente à disputa de cadeiras que o processo eleitoral federativo representa parece-me que faz mal. E digo parece-me porque obviamente há muita coisa que me escapa para poder ser conclusivo. Pessoalmente pouco espero de Fernando Gomes e muito menos de Vitor Pereira e sus muchachos.  Todos têm um passado comprometido com os anos da fruta e das meias de leite, foram coniventes ou participantes activos processo que transformou o futebol português num local muito mal frequentado e onde a suspeição corroí. Não serão estes, com toda a certeza, que regenerarão o futebol português da mesma forma que nenhum tumor se extingue por si só.

Ontem correu bem em Guimarães porque os nossos atletas foram, mais uma vez, inexcedíveis e porque o adversário vive um processo de transição na orientação técnica que ainda não lhes permite usar de todo o seu potencial, e porque não houve nenhum lance fortuito, daqueles em que o futebol muitas vezes é fértil. Mas quantas vezes conseguiremos ganhar assim? E se fosse num jogo entre os nossos rivais? E, já agora, se o lance de Rinaudo fosse com um jogador desses dois clubes alguém acha que seria sancionado da mesma forma? 

Mas o que não nos mata torna-nos mais fortes. Se os "arranjinhos" dos jogos com o Olhanense, Marítimo (os mais óbvios) nos mataram os 3 pontos, ontem o melhor que foi conseguido com a expulsão de Rinaudo foi uma enorme manifestação de Paixão Leonina. Há muitos anos que não se via tanto leão (e leoas) em Guimarães e há muito tempo que não se via disto que o vídeo relata, sem precisar de comentários (peço desculpa pela qualidade da peça mas o momento não dava para muito mais). Não duvido que é por isto que têm medo deste Sporting:

11 comentários:

  1. Não duvides, Leão de Alvalade. É mesmo disto que eles têm medo.

    Olho para este (arrepiante) apoio e relembro a força que domou o país na época 1999/2000, logo após a vitória sobre o Porto (2-0). Só que aí faltavam 7 jogos até ao final. Agora ainda só fizemos 7 jogos no campeonato.
    O ambiente é fantástico, a crença e a garra são ilimitadas.

    Mas, tal como tu dizes, isso nem sempre vai chegar. Os últimos 30 anos demonstram que não basta haver garra, qualidade, trabalho e dedicação para ser Campeão. Infelizmente é preciso ter algo mais. Mas não queremos esse extra, só queremos que não nos tramem com isso.

    Veremos quantos jogadores Paixão irá expulsar tal como expulsou Rinaudo (bem, ontem deixou o Teles e o Assis em situações idênticas).
    Veremos quantos jogos apanhará Rinaudo (James só foi 1 porque era demasiado óbvio se tivesse sido só uma multa ou 45 minutos de castigo; consequências? ontem foi o melhor em Coimbra!)
    Veremos que imagem passará para os outros árbitros de Rinaudo e quantas fitas vamos assistir por parte dos adversários para o "expulsarem".

    Não nos podemos calar só porque ganhamos.

    ResponderEliminar
  2. Lindo! É isto que os paixões e cia. querem parar. Eles sabem bem onde isto leva, se deixarem a bola de neve crescer. O campeonato este ano está cada vez mais parecido com o de Jozic, em que nos queimaram de todas as formas e feitios. Resta-nos ser fortes dentro do campo, nas bancadas e na opinião pública, não deixar passar em claro os Manhas e cia, a quem não interessa, claramente, um Sporting forte. É nestes jogos, em que se é roubado e ainda assim se ganha que se deve protestar, para que não volte a acontecer com tanta frequência.
    Infelizmente, todos sabemos que isto vai ser assim até ao fim deste campeonato, como é desde há muitos campeonatos atrás, mas não é por ser sempre assim que devemos ficar calados como se não houvesse solução. Há, mas envolve uma luta forte, prolongada e sem quartel contra o nojo que é o futebol português.

    ResponderEliminar
  3. Pelos vistos existem jornalistas que não sabem nada de Bola: http://www.abola.pt/jogodirecto/ficha.aspx?id=131681

    ver nos comentários o lance do cartão vermelho

    Socio 7149

    ResponderEliminar
  4. "Bom golo do Sporting. Diego Capel parte em velocidade para cima de Freira, que não teve andamento para acompanhar o jogador dos leões"

    Até a descrição do golo é uma asneira brutal, parecendo que Schaars nem esteve na jogada. Mas enfim, são os "profissionais" da Bola!

    ResponderEliminar
  5. LdA:

    Não confundir eventual silêncio com inacção.

    A berraria já nos trouxe muitos dissabores. Preferível é a acção e essa não se vê. Pratica-se. Mas levará o seu tempo até a verdade desportiva imperar. Até lá, lutaremos como bravos leões que somos.

    Quanto ao vídeo, que mostra acontecimentos que vivi em pleno local embora do lado da bancada central, só tenho uma palavra, que descreve o que senti no momento: arrepiante!

    Chamo a atenção para uma parte final do vídeo em que a bancada central de Guimarães tem o público voltado para trás: esse era o momento em nós nos defendíamos de uma chuva de moedas. Só tenho uma explicação: como gostaram do espectáculo, decidiram pagar-nos o jantar.

    Foi lindo!!!

    ResponderEliminar
  6. A presença valiosa e em elevados números Sportinguista em Guimarães deve encher o adepto leonino de motivação e, muito mais vital, orgulho.

    Grande abraço!

    A euforia não deve ter lugar, por enquanto, mas é-me impossível não assim me sentir. Sinto-me feliz, muito, todas as horas, ao ver um Sporting digno, forte, bem representado.

    SPORTING SEMPRE!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. LdA:

    O video é arrepiante! Lindo, lindo, lindo... Pude aperceber-me que o Gooch, o Polga e... até o Paulinho (sempre o Paulinho) se encontravam entre os mais entusiasmados durante aqueles momentos de pura partilha no fim do jogo. E não há como nós para inventar cânticos tão marcantes...

    "lalalalalalalala lalalalalalalááááá

    Sporting tu és a minha vida...

    Sem ti, eu não sei como viver!"

    É Brutal! Muito... 'ultra'... LOL!


    Qt ao post e respondendo tb ao JPS. É bom que a acção se proceda e espero (esperamos todos) que esteja a ser bem feita. Tb todos sabemos que não se altera o estado actual de podridão do futebol em pouco tempo e que os resultados dessa acção (msm se bem feita) só farão efeito no médio / longo prazo. Mas tb é preciso fazer algo com efeitos imediatos e para isso há que meter a boca no trombone… O SCP ao permanecer calado perante tantos ataques passa uma imagem de fraqueza para os adeptos leoninos e para a restante sociedade. E, com isso, os ataques tendem a incrementar-se. Não defendo que se entra na tal 'berraria', mas é insustentável mantermos o silêncio perante este permanente ataque… Há que saber defender perante a opinião pública a razão (temos carradas dela) do SCP. E ter a inteligência para saber escolher o modo e o tempo certo de o fazer.

    SL!

    ResponderEliminar
  9. Pois eu acho que não nos podemos calar e não nos calarão. Se os dirigentes não podem falar porque optaram por outra estratégia quem vê os jogos como nós pode opinar. Somos livres de o fazer e isso dá força a quem tem de jogar de outra forma. Na minha perspectiva sempre com respeito pela verdade desportiva e pelo adversário em campo, mas nunca escondendo a nossa opinião. Obviamente aquele vermelho foi mandado e propositado não só para esse jogo como para os dois próximos. Mas não nos vão parar ! O video arrepia!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)