quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Signed, sealed & delivered - Sporting apurado!

Um Sporting terrivelmente eficaz - 3 jogos, 3 vitórias, 6 golos marcados e apenas 1 sofrido - apurou-se hoje para a fase eliminatória da Liga Europa prolongando assim o estado de graça e distribuindo a felicidade pelos adeptos, que bem precisavam e mereciam.

Mais do que as apreciações técnico-tácticas que se possam (e devam) fazer sobre o jogo gostava de destacar o paulatino exorcismo de alguns fantasmas que nos assolavam:

- É possível ter consistência defensiva com a defesa de "outros tempos". Pode-se dizer que o adversário não era suficientemente exigente para um teste a sério. Contraponho lembrando que este mesmo adversário empatou em Roma, ante a Lázio que segue nos lugares da frente em Itália e que anteriormente não era preciso adversários de grande gabarito para apanhar grandes sustos e por vezes desgostos em Alvalade. Como hoje se pode ver o Sporting procura defender muito antes da bola chegar aos seus sectores recuados e essa é uma tarefa de todos, tornando a vida mais fácil aos 5 jogadores mais recuados.

- Paulatinamente a equipa sente-se em casa em Alvalade, como sempre devia ter sido. A ligação dos adeptos com a equipa é evidente e os jogadores são os principais beneficiados. Ao que percebi até Pereirinha foi aplaudido quando deu o lugar a Carrillo. Este é o ambiente propicio para o aparecimento de novos jogadores como André Martins, que entram sem a pressão de ter que resolver os jogos.

- Matias foi um dos melhores, talvez o homem do jogo ao dar e marcar os golos, todos de nota artística elevada. Sem deslumbrar a tempo inteiro, deixou espalhado no relvado muito do perfume do seu futebol e pareceu estar à altura de poder cumprir aquilo que promete há muito.

- Wolfswinkel não marcou e o Sporting ganhou. Obviamente que gostaria que tivesse marcado para poder continuar  a sua senda goleadora. Por outro lado é sempre bom quando uma equipa não depende de um homem só.

- Capel é um caso série de popularidade e empatia com os adeptose que está muito para lá da relação estrita do que produz em campo.. Já o havia referido aqui que isso é algo que o espanhol sabe cultivar e que lhe rende dividendos. O que também deve acontecer com o Sporting, assim o perceba quem cuida do marketing.

- Se pudesse transformava esta série de vitórias numa "never ending story". Com os horizontes dos sportinguistas carregados agruras e incertezas, tal como de uma grande parte dos portugueses, as alegrias a verde e branco ganham ainda maior relevância. Hoje tive pena que o jogo acabasse tão cedo...

Ficha do jogo:

19 comentários:

  1. Não esquecer Carrillo que entrou e o jogo ganhou uma velocidade diferente. Muito bom o tunel ao Romeno no 2º golo. André Martins finalmente a jogar, pouco tempo é certo, mas já o vimos a fazer os seus passes e visão de jogo, pois não perdeu uma bola.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso o André Martins perdeu uma bola que gerou um contra-ataque, mas foi puramente falta de maturidade. De resto mostra bons pormenores, mas o cerne da questão é mesmo esse, entrou sem pressão. Assim sim, tem todas as condições para evoluir na equipa senior. Carrilo é outro que precisa de ganhar maturidade, mas parece-me que Domingos tem bom controlo nisso.

    De resto, vale a pena lembrar que este jogo não contou com Insua, Elias, Onyewu, Jeffren, Rodriguez, André Santos ou Rubio. E o Sporting jogou à bola, e bem. Assim dá gosto.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Um jogo mt bom do SCP. Consistente, sóbrio, tranquilo, constante... Não me recordo de um único calafrio junto à baliza de Rui Patrício que foi mais um espectador privilegiado (o Vaslui rematou alguma vez?). Nessas circunstâncias, MAT14S foi, claramente, o homem que sobressaiu, não só porque foi dele a (excelente) jogada que permitiu estrear o marcador ou porque foi ele o autor do golo da confirmação, foi o MVP tb porque teve bons e frequentes pormenores técnicos (já se sabia) que duraram o jogo todo (a gde novidade)... Ontem jogou mt e fez jogar mt os colegas.

    Capel corre muito com a bola, mts vezes transporta a bola qd a opção mais prática e útil seria passá-la. O efeito prático seria mais ou menos o mesmo, mas menos 'vistoso'... Aliás, passando a bola, qd tal se justifica, desgastava-o menos fisicamente, aumentava a velocidade do jogo e incrementa o perigo para a equipa adversária, tornando o jogo ofensivo do SCP exponencialmente mais perigoso. Assim sendo o efeito de correr e agarra-se em demasia à bola até pode ser contraproducente em termos colectivos. Mas, como o futebol é um jogo cheio de contradições, foi precisamente numa 'excursão' da esquerda para a direita do espanhol que deu origem ao segundo golo.

    Qt à "never ending story", siga para o nona episódio... Os recordes existem para serem batidos...

    FORÇA SCP!

    ResponderEliminar
  4. Pedro S,

    Tens razão, ele perdeu uma, nem me lembrava.
    E outra coisa que já suspeitava e que confirmei hoje: Carrillo embora ainda seja inconsistente, mostra uma qualidade de decisão interessante que o podem retirar das alas e passa-lo para o centro a jogar a 10. Faz-me lembrar muito o Deco.

    ResponderEliminar
  5. Esqueceram-se de falar dos dois "penalties" roubados aos romenos?

    ResponderEliminar
  6. Os romenos que chegaram uma vez à àrea têm 2 penalties? espectacular...

    E já agora no lance do JP, que até poderia ser um lance duvidoso, vê bem oh Tim (apesar das dificuldades que tens), quem faz falta 1º e porque o Wesley ganha a posição... vê lá bem, mas muito bem, que conseguirás perceber.

    Quanto ao resto, grande jogo... não gostei do matias até aos 40', esconde-se demasiado... Carrillo tem bons pormenores como no 2º golo, mas tem falhas de imaturidade, mas tem 18 anos, é normal, mas para mim nunca poderá ser 10, tem pouca agressividade defensiva para isso.

    Virgilio, cada vez mais o Capel enche-me as medidas (e admito que não gostei dele ao principio), secalhar agarra-se à bola um bocadinho demais, mas acho que tem vindo a crescer nisso... saca amarelos (2/3 por jogo),faz jogadas de golo quase todos os jogos... e o defesa nunca sabe o que há de esperar dele, porque tanto vai à linha como vem para dentro, como joga com o lateral. (tem um toque de calcanhar esplendido na 1ª parte que da o corredor todo ao evaldo..).

    Temos equipa, temos Sporting, temos adeptos!
    Vamos SPORTING!

    ResponderEliminar
  7. SPORTING é sinonimo de show de bola...Actualmente vale a pena ir a ALVALADE ver grandes jogadores como o Capel, matias, Elias, e todos os outros..

    ResponderEliminar
  8. Pedro S.

    Quanto o Rinaudo falhou 2 passes que deram contra-ataques perigosíssimos, também foi falta de maturidade?

    Abraço,

    PLF

    ResponderEliminar
  9. Houve contra-ataques perigosíssimos, ontem? ;)

    Gosto muito da pinta do pequeno André Martins, espero vê-lo ter mais minutos já este ano.

    ResponderEliminar
  10. 8ª seguida. cronica sobre matias:

    http://cuatidiano.wordpress.com/2011/10/21/o-genio-de-el-cra/

    ResponderEliminar
  11. Anónimo,
    Estava a falar do André Martins, e não do Rinaudo. Mas se quiser:

    Não me parece que seja falta de maturidade, o Rinaudo é um jogador já com muita estaleca. Parece-me é que o Rinaudo tem algumas paragens cerebrais. Em todos os jogos faz um passe desses, mas aí diria mais falta de concentração do que de maturidade.
    Desculpe, mas desta vez não pode dizer que a minha análise advém de ideias pré concebidas acerca de jogadores da formação ou o que quer que seja. Pode guardar o argumento que tinha no bolso. Não entro nesses jogos.

    ResponderEliminar
  12. Bom jogo, seguro, alternativas a rodar e a render, boa e importante vitória. Alvalade em paz. Sem deslumbramentos, que também não era preciso. Algumas notas:

    - Matias não me pareceu assim tão bem, principalmente enquanto houve menos espaço. Esteve demasiado preso ao flanco e bastante lento, o que também não ajudou à prestação do Pereirinha. Ainda terá de aprender a ocupar melhor zonas mais centrais, onde a sua capacidade poderá ser decisiva.

    - Evaldo mostrou que motivado, é uma solução para as ausências de Ínsua. Carriço não precisava de o mostrar, mas mostrou também.

    - Capel é invulgar. Tem uma finta curta e mudança de velocidade com a bola colada ao pé que são raras. A forma como galgou terreno no lance do 2o golo é um bom exemplo de quão útil pode ser a sua atitude. Soubesse ele fazer isto tudo e levantar a cabeça ao mesmo tempo e dificilmente estaria por cá. Mas estando, pode ser que entretanto aprenda.

    - André Martins tem um talento incrível. Com mais rotinas e um pouco mais de físico tem tudo para ser o que o outro 28 não quis ser.

    - Carrilho é outro diamante. Ainda muito macio, mas só não vê quem não quer. Que Domingos saiba moldá-lo é o que se deseja.

    Última coisa: oiço toda a gente dizer, imprensa, rádios e televisões (e desta vez LdA incluído), que está alcançado o apuramento, mas isto é falso. É verdade que é quase impossível que aconteça tal descalabro, mesmo estatisticamente, mas se não fizermos mais nenhum ponto e 2 dos outros adversários fizerem 7 pontos (o que é possível empatando entre si) ainda poderemos ser terceiros (ainda que com os mesmo pontos do primeiro e segundo, se a diferença de golos for anulada).

    SL,
    MTP

    ResponderEliminar
  13. MTP,

    A diferença de golos não é importante.

    Ficam todos com 9 pontos e o que conta é os resultados entre si, imagina um mini campeonato entre os 3 e assim o Sporting faz 6 pontos e os outros 2 fazem 5 pontos, logo o Sporting já passou.

    A própria UEFA ja o confirmou no seu site.

    ResponderEliminar
  14. Marcelo,
    Ok, obrigado pelo esclarecimento. E desculpas ao LdA. Não vi de facto o regulamento.

    SL,
    MTP

    ResponderEliminar
  15. MTP,

    Essa dúvida também me ocorreu e por isso baseie-me no que dizia a UEFA.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Caro Pedro S.

    Estava apenas a tentar perceber qual era o racional da sua crítica para o mesmo erro cometido por dois jogadores diferentes. Para o André Martins é imaturidade, para o Rinaudo são as paragens cerebrais, portanto estou esclarecido, o que lhe agradeço.

    Sinceramente, até acho que a imaturidade ganha às paragens cerebrais por isso o seu comentário até valoriza o André Martins.

    Abraço,

    PLF

    ResponderEliminar
  17. Pipos:

    O que digo relativamente a Capel (para que não restem dúvidas que aprecio o rapaz) é que por mais veloz que ele seja a correr com a bola dominada, que o é, nunca será mais veloz do que a própria bola... se fizer um passe para um colega mais adiantado e desmarcado. E estas situações, em que pode passar a um colega desmarcado ao invés de a transportar na sua direcção e ocupar o seu espaço..., (ainda) ocorrem com uma frequência que me desagrada nele.

    Já o facto de olhar para baixo quando tem a posse da bola, não me faz tanta confusão... Essa sua peculiar posição não o impede de ver o que se passa à sua volta. Impedirá, talvez, de observar o que se passa noutros locais do rectângulo de jogo mais longínquos, mas não me parece que colocar a bola em profundidade e fazer passes longos seja uma característica fundamental num extremo... Se fosse um médio seria bem mais preocupante. Capel é mais de receber e dominar 'bolas longas' do que propriamente fazê-las. Tabelar, ganhar no 1 x 1 seja através da velocidade ou da finta, cruzar tenso, ganhar espaço, esticar o jogo, essas sim, são tarefas importantes num extremo. Claro que a cruzar deve saber onde se encontram os colegas que têm por objectivo finalizar, mas isso treina-se e/ou intui-se. Aliás, quem já jogou futebol, sabe perfeitamente que há momentos do jogo, em que mais do que realmente ver, percebemos que determinado colega está naquele determinado local onde metemos a bola... Isto é mais fácil de intuir do que explicar, são decisões que se tomam em décimas de segundo... Actualmente a velocidade do jogo, principalmente junto às áreas, não permite (na maioria das vezes) que se pense demasiado ou se olhe durante muito tempo para adversários, colegas e espaços livres entre uns e outros. Há outra coisa no Capel que lhe permite aquela velocidade de ponta… A sua baixa estatura e o facto de não perder durante mt tempo contacto ocular com a bola… É que correr àquela velocidade sem olhar com maior frequência para a bola não deve ser tarefa mt fácil. Até o Maradona, qd se via acossado, mantinha o contacto ocular na bola e nos adversários que lhe estavam próximos… Só assim poderia manter a sua posse.

    Relativamente a André Martins, não é de agora que o afirmo, é desde a pré-temporada: o rapaz não engana. Tenho-o seguido na selecção sub-21 e está mt furos acima de tds os outros colegas seleccionados...

    E… Força SCP… Rumo à nona… ;)

    ResponderEliminar
  18. vim dizer...Presente...


    segunda dia 24 ás 17horas estou em Alvalade Loja verde para sessão autógrafos do meu livro Sporting em poesia.gostava de te ver lá. Vou tentar ver os amigos que vivem longe de Aveiro...e tenho um livro que quero assinado pelos Amigos

    Depois vamos ao jogo..

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)