A equipa do Sporting vive um momento feliz e essa felicidade contagia os adeptos. Quando assim é as matérias que não tenham a ver com performance futebolística tendem a cair no desinteresse, o que não é o mesmo que dizer que sejam desprovidas de importância. É o caso das eleições para a FPF, onde se vai jogar muita da "sorte" (deveria reforçar as aspas?...) do futebol português e com ela a do Sporting em particular. O interesse residual que esta matéria possa suscitar nas actuais circunstâncias do clube é ainda por cima esmagado pelo jogo de estratégia subterrâneo e cujos reais contornos nos escapam, como adeptos que somos do futebol que se joga apenas nos relvados e que se treina durante a semana.
O futebol é uma caixinha de surpresas como soe dizer-se, mas no caso das eleições da FPF e para o Sporting em particular tudo se tem conjugado para que o cliché seja ultrapassado e quase sempre em tom nefasto para os interesses do clube. Sem peso suficiente para fazer vingar um candidatura verdadeiramente regeneradora para o futebol nacional, o Sporting viu-se encostado à parede pelo súbito apetite de um ex-presidente seu pela cadeira de Gilberto Madaíl. A fractura que já se julgava exposta acabou por não acontecer por Filipe Soares Franco cedo ter percebido que não iria longe, o que talvez possa ter sido um julgamento algo precipitado em função do apoio dos clubes da Liga a Fernando Gomes. Apoio esse que é mais fátuo do que propriamente um facto, como adiante se verá.
O que quase ninguém esperaria era que nascesse no interior dos corpos sociais do Sporting e ainda por cima no braço direito do presidente do clube um enxerto apócrifo e ainda por cima colado à APAF de Luís Guilherme e
ao discurso padreca do abjecto presidente da AFPorto. É assim que eu vejo o "apoio pessoal" de Luís Duque a Carlos Marta, que é a confirmação de uma conduta reiteradamente dissonante do homem forte do futebol leonino. Começou por ser assim quando se ameaçou demitir, continuou ao demarcar-se das criticas mais do que justas do presidente Godinho Lopes à arbitragem e assim permanece agora ao aparecer de mão dada com inimigos declarados e como tal identificados há muito pela generalidade dos adeptos sportinguistas, que se revêem mais nas posições de Godinho Lopes e agora
assumidas por Dias da Cunha.
São difíceis de entender as posições de Luís Duque e elas constituem um óbvio incómodo para a nação leonina. E tanto pior quando elas vêm de alguém identificado como o "ponto de Arquimedes" do nosso futebol. Luís Duque é, sem margem para dúvidas, a ponte que nos coloca no continente do futebol nacional, em particular das suas catacumbas, sem o qual o Sporting volta a ser uma ilha frequentemente ignorada nos respectivos mapas de interesses.
O Sporting precisa de estabilidade para o que resta da época e para os anos vindouros para que o seu PREC (processo de reconstrução em curso) possa ter continuidade e apresente os resultados que todos almejamos e merecemos. Melhor do que ninguém Luís Duque saberá o que está a fazer, mas sem que a as suas acções sejam entendidas pelo grosso dos adeptos, estas investem contra o próprio clube e são o adubo para a desestabilização interna e externa, como em breve se verá nas crónicas dos "opinion makers" que nem dele precisam para nos torpedear.
E porque não "Dar uma no cravo e outra na ferradura?"...Gl apoia de um lado, LD do outro...só temos a ganhar com isso...vá pra lá quem fôr :)
ResponderEliminarO problema da estratégia de jogar em vários tabuleiros ou, melhor dito, de jogar dos dois lados do tabuleiro é que não é uma estratégia com a qual os Sportinguistas se identifiquem. Bem ou mal (quanto a mim, bem), não estamos habituados a politiquices de interesses e jogos de poder, e a divisão aparente das estratégias do segundo homem na estrutura e da própria estrutura pode contribuir para que se desenvolvam algumas clivagens entre nós contra este tipo de abordagem.
ResponderEliminarIndependentemente de esta abordagem à situação ser ou não a que melhor defende os interesses do Sporting, temo que em si própria crie condições para mais uma discussão interna.
LdA: Respondendo à pergunta do título... Com esta atitude Duque só pode ser... parvo.
ResponderEliminarAliás, LD é um mito. Entrou no decurso da época em que quebramos o jejum e logo se abotoou de louros que não lhe correspondiam. O mito estava a nascer e com a nova travessia pós 2002 adensou-se o sebastianismo em torno desta personagem. Confesso que não simpatizo nem com a figura nem com as ideias que vem transmitindo. E muito menos com as amizades... Apoiar o gajo (estive a ler o cv do carlos mustelídeo e a única possível qualidade que nele vejo é o facto de ser beirão... ;) ) que apoia o 'mestre' da organização criminosa que tem por denominação APAF, é qlq coisa de surreal... O líder da N/ SAD, apoia o gajo que anda, literalmente, a gozar com o futebol do SCP há anos!... Com uma ultima réplica ainda bem fresca na memória de todos (até do 'velhinho' DdC...). Como é possível entender isto? Como é possível entender qlq tipo de apoio de LD ao arrepio do apoio oficial e do presidente do clube que tem q defender?
Quem conseguir que explique...
Nota – como justificação não vale a tanga de querer meter o bedelho em todas as potenciais candidaturas vencedoras... é que se assim é, estamos mal: virar tanta casaca nc deu bons resultados...
SL!
LdA,
ResponderEliminarPodias adicionar o meu blog à barra lateral do teu?
http://sobosignodoleo.blogspot.com/
Obrigado e SL
Bastava que começassem a encarar as eleições para a FPF por listas, que é como elas se processam e devem ser vistas e logo abandonavam a treta dos tabuleiros. Quem querem para a presidência? Na arbitragem? Na disciplina? E como se obtêm o que se pretende em cada candidatura? Para além de que no futebol, o que parece quase nunca é!
ResponderEliminarSL
Para além de que até 10 de Dezembro ainda vai correr muita água por baixo da ponte! Os sócios do Sporting já elegeram quem bem entenderam. Um voto de confiança anula qualquer tentativa de instabilidade. Desta vez são os delegados que vão ser chamados a usar o direito de voto.
ResponderEliminarSL
Mas então se é admitido no post que Luis Duque saberá o que está a fazer, não será também fácil adivinhar que sabendo, não o possa revelar aos sócios e adeptos do Sporting?!... ou querem o homem armado em "gato escondido com o rabo de fora"?!...
ResponderEliminarHá muito que venho defendendo que os sportinguistas devem aguardar "serena e silenciosamente" o desenrolar das "operações". Quando tudo transparecia das paredes de Alvalade, eramos os ingénuos a dar tiros nos pés. Agora que a blindagem é perfeita, desatam os adeptos a dar tiros nos pés dos dirigentes. Deixem as coisas correr o seu curso normal. Ou será que só o Pinto é que pode ser estrategicamente inteligente?!... Será que custa alguma coisa dar o benefício da dúvida a quem se deita e acorda a pensar no mesmo?!... Eu penso que não estaremos a ajudar muito, "escarrapachando" quase diariamente as nossas dúvidas na blogosfera sportinguista!...
Cá por mim, decidi apreciar apenas os resultados finais. Até lá, vou andando por aí, mudo e quedo. A alegria das 8 vitórias seguidinhas, já me deixa satisfeito e ... prognósticos só no fim do jogo.
SL
Duque vai fazer aquilo que já o fez anteriormente: quando houver obstáculos mais difíceis de ultrapassar (derrotas no campo, entenda-se), ele vai demitir-se e abandonar (mais uma vez) o Sporting.
ResponderEliminarHá coisa que eu não entendo e este apoio ao Marta, logo ao Luís Guilherme é uma clara atitude anti-Sporting. Isso já é mau vindo de um adepto, muito pior será vindo de um dirigente.
Cantinho do Morais
e o Barbosa já se demitiu ? está por um fio.
ResponderEliminarJL72
Curiosamente, também o Benfica, que viu o seu presidente em sintonia com GL, expressar o seu apoio na troca de cadeiras do Conselho Directivo da LPF para a FPF, vê agora o Seara encabeçar a lista para a AG na candidatura do Marta.
ResponderEliminarEsta até é mais para o Gobern, já no tempo da critica musical era o mesma leviano, alguém teve mesmo que o elucidar sobre a forma como os Pistols tinham sido fabricados, ao jeito das boys band mais tarde. Que o Vicius nem o seu instrumento sabia tocar.
Contudo, alguns amigos insistem em lhe arranjar tacho, onde se cobre permanentemente de ridiculo, sempre a comentar áreas sobre as quais sabe muito pouco.
Mais ou menos como os numeros dos palhaços no circo.
SL
Nada é mais importante que o Sporting:
ResponderEliminarhttp://cuatidiano.wordpress.com/2011/10/23/nao-posso-amanha-joga-o-sporting/
http://leaodeplastico.blogspot.com/2011/10/quantos-tiros-para-matar-o-coelho.html
ResponderEliminar