quarta-feira, 23 de maio de 2012

O que faria Manolo Vidal hoje?

Manolo Vidal estava lá no último titulo
Manolo Vidal é uma das figuras do universo leonino que reunirá maior consenso, podendo por isso ser considerado uma referência. Na história recente do nosso clube o seu nome está ligado a praticamente todos os grandes êxitos alcançados, como sejam os campeonatos de de 1979/80, 1999/2000 e 2001/2002, um ano em cheio, em que acumulamos o titulo, a Taça e a Supertaça. Como ex-dirigente da formação , onde começou a sua carreira de dirigente, certamente terá exultado com a inauguração da Academia.

Apesar do seu curriculum, que é bom lembrar grande parte dele foi realizado "pró-bono", no seu trajecto de dirigente e depois de ter regressado à condição de adepto, pautou a sua postura e declarações, poucas, por um profundo amor ao Sporting e pela humildade de quem sabe que ninguém é campeão sozinho.

Apesar do tom conciliatório e cordato com que tratava os adversários, Manolo Vidal não temia o confronto com os que se atravessavam no caminho do Sporting, batendo-se pelos interesses do clube, sabendo por os nomes aos bois, como soe dizer-se. Reportando-me aos dias de hoje, tenho sérias dúvidas que Manolo Vidal se mantivesse calado com a prenda dada por Vitor Pereira a Paulo Baptista pela greve selvagem registada no inicio de época, uma provocação nítida ao Sporting.

Num momento de profunda desilusão e de perturbação causada por mais uma época sem títulos importa perceber o que aqueles que temos referência fizeram para serem hoje os termos como exemplos. E o que o trajecto de Manolo Vidal denuncia é um profundo amor ao Sporting, a quem deu muitos anos de trabalho sem remuneração. Não tendo ganho sempre foi em momentos como os que hoje vivemos que nunca o vimos desistir ou deixar de acreditar num Sporting vencedor. Tão pouco o vimos alijar culpas a terceiros ou a não assumir as suas responsabilidades. Muito menos ouvimos dizer que o Sporting não tem uma "cultura de vitória" que é um "clube moribundo" e outras pérolas que os Sportinguistas brindam o clube se brindam entre si.

É na adversidade que se revelam os espíritos vencedores, é seguramente desses,como o foi Manolo Vidal, que o Sporting precisa hoje e é com eles que o Sporting voltará a vencer.

Frases que ficam de Manolo Vidal:

Sobre Simão Sabrosa:
“Apenas conseguimos que se tornasse num bom jogador (Simão Sabr, porque pelos vistos falhámos na sua educação. Temos pois de nos penitenciar por isso” 

Sobre Pinto da Costa que se havia referido a ele em castelhano:
"Apreciei as suas frases em espanhol com um ligeiro sotaque siciliano."

11 comentários:

  1. Não resisto a copiar para aqui o comentário que originalmente fiz ontem no Face do A Norte de Alvalade.

    Inesquecível, o homem que saltava sobre o símbolo pintado no relvado quando ia fazer uma substituição por se recusar a pisar o emblema do Sporting. Obrigado Campeão!!!!

    Todas as recordações que tenho dele ao serviço do Sporting, para lá de um profundo Sportinguismo evidente, transbordam de uma caracteristica rara - Classe - Manolo Vidal tinha imensa classe no exercicio do seu Sportinguismo seja em funções directivas seja como mero sócio. Um verdadeiro notável que gostava mais de dar exemplos do que apontar erros ou discutir personalidades.

    Foi dele o último balneario blindado, com classe como não podia deixar de ser, e desse trabalho colheu os frutos que a foto representa.

    Mais do que essa "cultura de vitória" faltam figuras exemplares como foi Manolo Vidal.

    Obrigado Campeão!!!!

    ResponderEliminar
  2. Este senhor fez mais pelo meu Sporting do que eu alguma vez poderei almejar, e por isso o meu eterno e sincero obrigado.

    Ao contrário de muitos que por aí andam em bicos de pés, este Homem será recordado pelo seu profissionalismo, mas sobretudo pelo seu desprendimento e Sportinguismo.

    Bem haja
    RSNT

    ResponderEliminar
  3. Por cada Leão que cair, outro se levantará.

    Obrigado por tudo!

    ResponderEliminar
  4. Manolo Vidal foi alguém que não tive o prazer de conhecer pessoalmente, mas foi alguém de quem sempre tive um Enorme Orgulho que fosse dirigente do meu clube.

    Um enorme desportivismo e elegância próprias de um cavalheiro, sendo dele a melhor resposta alguma vez dada ao pdc:
    Em Março de 2000 Manolo Vidal havia realçado que o FC Porto, nos últimos quatro jogos da I Liga, havia ganho oito pontos à custa de golos irregulares. Pinto da Costa não gostou da afirmação e não perdeu tempo a responder: "Lo que señor Manolo Vidal diz, no me apoquenta nada, porque es muy bom chico". Assim que teve conhecimento do que afirmou o presidente dos dragões, Manolo Vidal replicou: "Apreciei as suas frases em espanhol com um ligeiro sotaque siciliano. Todavia, foi mesmo uma delícia ouvir esse senhor falar espanhol." (aqui: http://www.record.xl.pt/arquivointerior.aspx?content_id=29197 )

    Foi alguém que fez jus ao nosso lema e cumpriu o desejo do fundador, por tudo isso o meu agradecimento sincero e profundo. Que o seu modo de ser e agir sirva de exemplo a outros.

    As minhas condolências à família e que descanse em Paz.

    ResponderEliminar
  5. Uma coisa, de certeza, ele não faria: uma entrevista igual à de Ângelo Correia à RR. Um perfeito nojo. Diz que não se mete no trabalho que não sabe, mas afirma que não sabe se Sá Pinto é treinador para o Sporting e que quer o regresso de Adrien.
    Este senhor é dirigente do Sporting. Não vale a pena, nós gostamos mesmo é auto-flagelo.

    ResponderEliminar
  6. serleonino_sérgio_23 de maio de 2012 às 17:39

    O seu nome deveria batizar o novo recinto desportivo do Sporting.

    Bem-Haja Manolo Vidal, por nos fazeres sair à rua festejar o último titulo do Sporting.

    ResponderEliminar
  7. serleonino_sérgio_23 de maio de 2012 às 17:43

    Cantinho do Morais....
    Concordo em absoluto com o teu comentário, esta malta é só tiros nos pés e discursos completamente despropositados para o exterior, é inacreditável.
    Ajudam a alimentar aquilo que deve ser resolvido dentro de portas, poêm-se a jeito depois culpam a comunicação social.

    ResponderEliminar
  8. Cantinho do Morais, essa do não sabe se Sá Pinto será o treinador já me deixou a tremer, é que Scolari vai ficar livre...

    Bem, Luis Duque tem olho para treinadores, vamos confiar no seu bom senso.

    ResponderEliminar
  9. Manolo Vidal não esteve só no ultimo titulo de campeão.

    Esteve nos ultimos 3!

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  10. LMGM,

    A questão nem é o Scolari é mesmo o Sá Pinto. Mas está tudo louco? O homem tem 3 meses de trabalho e questiona-se tudo (NA PRAÇA PÚBLICA E POR DIRIGENTES DO SPORTING - incrível), por uma derrota?

    É mais um para queimar...

    E adoro as capas que dizem que jogador X é para vender. Isto para quem quer comprar é ouro. É baixar o preço porque o vendedor está desesperado.

    ResponderEliminar
  11. "Um Leão cai, outro se levantará". Tenho é dúvidas se teremos outro, pelo menos igual, dentro da estrutura, com tanto Sportinguismo como este SENHOR. Espero que venham a aparecer porque, neste momento, não me parece.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias. Nesse sentido, é para nós mais importante a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 8 (3) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (90) Adrien (13) AdT (1) adversários (62) AFLisboa (2) AG (16) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (32) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (2) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) aquisições (84) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (17) arbitragem (69) Associação de Basquetebol (5) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) atletismo (5) Atlético Madrid (1) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Bastidores (61) Batota (14) Beira-Mar (2) Belenenses (4) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boeck (1) Bojinov (7) Bolsa (2) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (69) Bruno de Carvalho (1) Bruno Martins (20) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Caicedo (5) calendário (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (1) Campeões (2) Caneira (2) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Severino (4) Carrillo (2) Carrilo (2) Carriço (6) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (4) CD Liga (3) Cedric (5) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) CHEGA (1) Ciclismo (2) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (7) Coerência (1) colónia (1) comissões (1) competência (2) comunicação (51) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (1) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) cronica (3) crápulas (1) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Câmara Municipal de Lisboa (3) Cândido de Oliveira (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (34) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (20) djaló (10) Domingos (29) Duarte Gomes (2) Ecletismo (56) Eduardo Barroso (5) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (53) EquipaB (17) equipamentos (7) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estado da Nação (1) estatutos (6) estratégia desportiva (100) Estádio José de Alvalade (4) Estórias do futebol português (4) Euro2012 (6) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (3) exigência (2) expectativas (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (11) FCPorto (8) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (18) fiorentina (1) Formação (80) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (8) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre és um palhaço (4) futsal (20) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (22) Gamebox (2) Gauld (4) Gent (1) geração academia (1) gestores de topo (10) Gestão despotiva (2) Gilberto Borges (2) GL (2) glorias (4) glória (5) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (14) Holdimo (1) homenagem (4) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) Hóquei em Patins (7) i (1) Identidade (8) Idolos (2) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (2) Inácio (2) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (1) Jamor (1) Janeiro (1) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB rua (1) JEB és uma vergonha (5) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JL (3) Joana Ramos (1) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Mendes (2) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) João Benedito (1) João Morais (5) João Pereira (5) João Pina (3) João Rocha (2) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leonardo Jardim (11) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (7) liga dos campeões (12) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Mané (2) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (21) Maritimo (2) Marítimo (3) Matheus Pereira (1) Mati (1) Matias Perez (1) matías fernandez (8) Mauricio (3) Memória (8) mentiras (1) mercado (36) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) Modalidades (23) modelo (3) Moniz Pereira (6) Montero (6) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) mística (3) Nacional (1) Naide Gomes (2) naming (2) Nani (3) Natal (3) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (20) Nordsjaelland (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Valente (1) Núcleos (9) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) orçamento (3) paineleiros (13) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (4) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) presidente (3) projecto Roquette (1) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (21) prémio (1) prémios stromp (1) PS (1) pára-quedista (1) Rabiu Ibrahim (2) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (15) reflexãoleonina (21) reforços (14) regras (1) Relatório e Contas (8) relva (8) relvado sintético (3) remunerações (1) Renato Neto (3) respeito (6) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (1) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (2) Rodriguez (2) Rojo (2) Ronaldo (11) rtp (1) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) râguebi (1) Rúbio (4) SAD (24) Salema (1) Sarr (4) scouting (1) SCP (63) Segurança (1) seleccionador nacional (5) Selecção Nacional (33) SerSporting (1) Shikabala (2) Sinama Pongolle (1) Sistema (3) site do SCP (2) SJPF (1) Slavchev (1) slb (19) Slimani (7) Soares Franco (1) Solar do Norte (12) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) sustentabilidade financeira (30) Sá Pinto (31) Símbolos Leoninos (3) sócios (15) Sócrates (1) Tales (2) Tanaka (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (6) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (4) transmissões (1) treinador (80) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (3) TV Sporting (4) Twente (2) Tziu (1) táctica (1) Ténis de Mesa (2) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (13) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (90) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (3) Vitória (1) VMOC (4) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (8) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (11) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (2) Zapater (2) Zezinho (1) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8)