quinta-feira, 17 de maio de 2012

A "estranha" reunião e o caso Cardinal

A tão anunciada reunião dos órgãos sociais (ou apenas do Conselho Directivo?) do Sporting tem hoje lugar. Em cima da mesa poderão estar assuntos tão diversos como os resultados da viagem de Godinho Lopes à China na procura de investidores e das condições em que se daria a entrada de capital da SAD, até ao tal cenário de eleições após o jogo da Taça. Este, apesar de negado de forma oficial, continua a estar na ordem do dia na comunicação social.

Antes de ir propriamente dito à agenda da reunião não posso deixar de estranhar que o (i) o Sporting continue a ser demasiado transparente para a comunicação social, sem o ser a quem o deveria ser em primeiro lugar, que são os associados. Isto é, o clube não comunica de forma oficial a agenda mas a generalidade da comunicação social chega até ela de forma oficiosa. É também no mínimo estranho que o (ii) Sporting continue a ser o único dos 3 grandes cujas reuniões despertam um voraz apetite. Por outro lado é no mínimo discutível, e por isso também (iii) estranho que, não conseguindo o Sporting estancar a informação (ou contra-informação...) em torno de assuntos tão melindrosos marque uma reunião para vésperas do encontro que lhe pode dar o único troféu da época, não se parecendo importar ou saber defender das consequências que a mesma possa vir a ter.

Quanto à agenda certamente não faltarão temas que justifiquem a reunião. Muito se tem insistido na "questão Paulo Cristóvão" como sendo o factor de cisão no actual CD, apontando-se como uma facção os vice-presidentes Nobre Guedes, Rui Paulo Figueiredo e Aureliano Neves dispostos a apresentar a demissão. Sem dados que comprovem tal teoria, bem como a vontade de Godinho Lopes em ver-se livre de PPC (o que não me parece muito real) desejo que o encontro seja no mínimo clarificador e se encerre de vez o assunto, tendo em conta, acima dos egos e interesses pessoais, os interesses do Sporting.

Amanhã, ou talvez ainda hoje, quando a reunião terminar, as noticias na comunicação social revelarão a consistência dos órgãos sociais e "sentido de estado" dos intervenientes: se o relato da reunião aparecer escarrapachado ao público, como em vezes anteriores, será um sinal pouco tranquilizador sobre o futuro mais próximo.

Sobre a hipótese de eleições já aqui deixei a minha opinião no post anterior. Como é óbvio elas serão preferíveis a um estado de ingovernabilidade, mas não deixarão incólumes todos os que concorreram para que tal acontecesse. Julgo interpretar correctamente o sentimento da maioria de todos nós ao achar esta possibilidade um absurdo de que estaríamos longe de imaginar poder suceder, pelo menos pelas razões de que se fala (caso PPC). Se tal ocorrer, mais uma vez os adeptos sportinguistas estarão privados de viver um momento importante da vida do clube (a final da Taça) em plenitude, sem olhar para trás e para os lados, com receio do que aí pode estar para chegar.

Para terminar, e ainda neste âmbito, não estranho que indivíduos como Rui Oliveira e Costa - que semanalmente se abotoam a chorudas verbas à custa dos dislates que proferem, e ainda por cima envergonhando-nos das mais variadas formas (na postura, no forma e no conteúdo) sob a pretensão de representar a opinião Sportinguistas -  seja favorável à provocação de eleições "já na terça-feira".

P.S.- Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação diz que a sorte de Cardinal foi ter ido ver o saldo da sua conta ao multibanco. Suponho que logo a seguir ao tal alegado depósito de 2.000 euros. Merece o prémio "morde aqui a ver se eu deixo" e Cardinal o prémio do sentido de oportunidade. Decididamente esta história ainda tem muito que contar...

8 comentários:

  1. epah o homem lembrou-se de ir ver o saldo exactamente naquele dia, sao coicidencias

    ResponderEliminar
  2. A reunião não tem nada de estranho e muito de oportunidade! Apesar das obrigações legais de primazia a que a SAD está obrigada, achou-se de bom tom reunir os orgãos sociais. Fazer eco disso é totalmente inviável, arrasta outro tipo de consequências!

    ResponderEliminar
  3. Eu não gosto do ROC, mas o homem tem o direito à opinião dele e ele não defende que representa a opinião geral dos sportinguistas.

    Quanto ao caso cardinal é mais do mesmo. Palha para entreter.

    ResponderEliminar
  4. O plenário dos órgãos sociais de hoje está marcado há semanas, faz parte de um plano regular de reuniões e a sua agenda está perfeitamente enquadrada e adequada aquilo que são os assuntos prioritários do Clube.

    Toda esta estranha voracidade sobre o que se passa no Sporting, alimentada de forma febril pela comunicação e infelizmente suportada pelos próprios Sportinguistas dar-me-ia vontade rir, não se tratasse do Sporting e sua Causa Maior.

    Para quem está por dentro do que se passa digo-vos, os níveis de histeria que se vivem neste Clube são verdadeiramente, inacreditáveis, insuportáveis e temo, letais para o Clube ou, no mínimo, para a sanidade de quem tem a responsabilidade de dirigir.

    Amanhã, como hoje, as notícias sobre o que se passará na reunião, ricas em detalhes como os instantes exactos em que determinados elementos se levantarão da mesa e sairão da sala para aliviar necessidades fisiológicas, não passarão de mais um capítulo desta verdadeira balbúrdia que é a vida pública deste Clube.

    Amanhã, como hoje, uma percentagem pequeníssima dessa informação corresponderá de facto à verdade, mas será infelizmente assimilada por todos com a mais pura da realidade e sobre ela assentará a vida de todos nas próximas semanas, até ao próximo capítulo seja ele qual for.

    Siga o circo.

    João Pedro Silva

    ResponderEliminar
  5. JPS,

    É pena que o que agora nos disse não tenha sido comunicado, com a simplicidade que o fez, pelo próprio Sporting.

    Infelizmente, para o bem ou (sobretudo) para o mal, o Sporting tem tido o seu quinhão de eventos surreais, pelo que se torna destrinçar o que é verdade do que é mentira nas notícias relacionadas com o Sporting. Uma comunicação directa (e adequada) do Sporting sobre os temas - ainda que totalmente fabricados - que têm sido lançados para a comunicação social não apenas marcaria a agenda na imprensa, ofereceria o contraditório que me (nos?) parece necessário para que não vivemos constantemente à beira de um AVC.

    Sem ataques à impensa, sem recriminações, apenas tentando fazer passar a mensagem - qualquer seja o meio utilizado - de que o Sporting vive com normalidade.

    Isso poderia ser agregador, porque os sportinguistas já sabem o que esperar da imprensa nacional, mas seria no mínimo informativo.

    Obrigado e SL.

    ResponderEliminar
  6. PLF:

    Como é evidente, não há forma de contestar o que acabou de referir. A minha interpretação é que não há comunicado, entrevista ou conferência de imprensa que não seja submergida pela demagogia, histeria ou voracidade autofágica que caracteriza este sofrido Clube.

    Salvam-se poucas visões lúcidas da realidade, como felizmente é a que encontro aqui no A Norte. Não me passaria pela cabeça deixar este desabafo noutro sítio qualquer "mais a Sul".

    Abraços e que domingo seja dia de alegria. Valha-nos ao menos isso.

    ResponderEliminar
  7. JPS,

    O PLF fez o favor de dizer praticamente tudo.

    Certamente que o Sporting não pode estar constantemente a desmentir a CS mas em situações como esta e outras deveria ser muito mais proactivo e para isso nem precisa de inventar a roda, basta ver os que, a esse nível, trabalham bem.

    SL

    ResponderEliminar
  8. o circo à volta do caso cardinal não deve toldar de dúvidas o universo verde e branco. as contradições existem mas do outro lado. ainda ontem na entrevista a um pasquim diário vitor pereira falava na forma como o cardinal teve sorte em ver o saldo naquele dia e por isso ter doado o dinheiro a uma instituição... então porque é que não foi à polícia? ou porque é que não falou ao banco a perguntar de onde seria o dinheiro?? porque é que terá ele pensado logo em suborno? muito estranho...e ainda só estamos no início porque dava para continuar...

    sobre a reunião, "a ocasião faz o ladrão" e a oportunidade faz a comunicação social. surgiu, mesmo já estando agendada à muito" numa altura muito propícia para relançar novos boatos e fantasmas antigos...

    SL

    p.s.: volto a fazer o pedido ao PLF para me permitir como visita no seu blog. gosto muito de o ler e sempre que entro na discussão faço-o para fomentar ideias e não para as criticar..

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)