Muito se tem especulado sobre o destino de Rui Patrício, sabendo-se como se sabe que o seu contrato expira em 2013 e que a titularidade da selecção o espera no campeonato da Europa que aí vem. Depois do jogo de sábado é natural que a especulação recrudesça, tendo em conta a volta ao relvado de Patrício, embora a saída certa seja apenas uma das interpretações possíveis, tal como poderá ser o agradecimento aos adeptos pelo apoio prestado durante a época.
Longe vai o tempo em que em Alvalade se ouvia um surdo burburinho cada vez que a bola se aproximava das imediações da nossa baliza. Ao ultrapassar com distinção todas as provações, sabendo superar de forma superior os seus erros e os alheios, Patrício revelou não apenas grandeza de espírito como um enorme carácter, próprio de um campeão. E o seu percurso servirá também para fazer reflectir muitos adeptos, cujos libelos acusatórios precipitados não só crucificam os atletas como prejudicam, em última análise, o clube. É que nem todos têm o arcaboiço do Rui, mesmo que não sejam desprovidos de talento.
Dizer hoje que Patrício é bom tem, para quem sempre lhe negou o futuro e o talento, tanto mérito como dizer que o sol nasce todos os dias. Se o seu exemplo servisse para proteger e aligeirar o peso da camisola dos demais as suas privações não teriam sido em vão.
Seja qual for o destino de Patrício fica a certeza que saberá procurar merecer a indispensável sorte para triunfar. Oxalá consiga um clube que esteja à altura do seu valor humano e profissional. Que a sua escolha não seja apenas feita em função de um salário mensal fora do alcance do Sporting, mas também por um projecto desportivo que lhe dê o destaque e proporcione sucessos. A possibilidade de continuar de leão ao peito, num plantel ambicioso e cheio de valor deveria continuar a ser uma hipótese em aberto. E convenhamos que, apesar de tudo, não há muitas clubes que coleccionem presenças assíduas nas competições europeias e lutem por títulos e que simultaneamente precisem de um guarda-redes.
E quando se começar a falar em valores de transferências não me parece crível, na actual conjuntura, que haja quem esteja disposto a pagar a cláusula de rescisão (20 milhões). Além de que esse valor é irrealista face ao valor de Patrício. Talvez seja a altura de lembrar que, tirando as loucas excepções de Buffon, Peruzi e mais recentemente de De Gea, as grandes transferências de atletas daquela posição raras vezes excedeu os 10 milhões de euros. Perceber isso é fundamental para não alimentar expectativas que estão irremediavelmente condenadas a serem defraudadas.
Eu continuo a achar que uma venda por €15M já era um grande negócio. Se ele fizer um bom Europeu somos capazes de o conseguir vender por esse valor.
ResponderEliminarNo entanto também não me incomoda mesmo nada se ele ficar, pois é menos uma posição com que temos de nos preocupar, pois teremos Boeck a suplente e o 3º GR será o títular da equipa B.
Concordo.
ResponderEliminar15 milhões era um grande negócio mas duvido que chegue ai.
Os mesmos que o assobiaram noutros tempos, são os mesmos que agora exigem que saia pela clausula de rescisão
ResponderEliminarForam tontinhos na altura e continuam a se-lo.
De todos os jogadores "titulares", o único que acho poder sair sem grandes problemas é mesmo o João Pereira.
ResponderEliminarQuanto ao Patrício, compreendo perfeitamente que queira sair ainda para mais tendo sido tantas vezes (ainda esta época) insultado pelos próprios adeptos, mas acho que a direcção deveria fazer um esforço para o mantermos cá mais um ano!
Agora que temos uma equipa que dá confiança seria uma pena ver sair o elemento que mais "equilibrou" a equipa ao longo desta época.
Quanto aos outros, eventualmente a saída de um dos elementos mais intermitentes desde que bem substituído, não faria grande mossa.
Os que considero indispensáveis:
Patrício
Insúa
Schaars
Elias
Capel
Wolfswinkel
Carriço (ainda para mais se for impossível manter o Patrício)
Matias ou Ismailov (um deles pelo menos tem que ficar, são o maior garante de surpresa no meio campo, o outro terá que ser muito bem substituído - e não pode ser só o André Martins, pois ele ainda precisa de continuar a crescer)
Frederico,
ResponderEliminarMais depresso dispenso o Matias do que o Izmailov. O Matias é muito inconstante para a idade que tem e não tem intensidade nenhuma de jogo.
na minha opiniao continua a ser o pior guarda redes da historia do futebol do sporting.
ResponderEliminar0 titulos
mais golos sofridos do k jogos ou kuase deve haver ai alguem k tem os numeros certos,
mas ja sei k muita gente tem opiniao diferente,esta e a minha,nao kero dizer com isto ke deixo de apoiar o nosso sporting, so kero deixar a minha opiniao e sei ke tb nao sou o unico.
s.l
s.s
LdA,
ResponderEliminarSobre o Patrício, penso que deveria ter renovado contrato mais cedo. O ruído que se fez à volta dele não deveria ter impedido isso.
Ainda assim, agora isso é Passado e, quanto a isso, já não há nada a fazer.
Espero que a evolução do Patrício seja uma lição para todos. Sócios e adeptos, e dirigentes. Só prova que, tantas vezes, acreditar e apostar vale a pena.
Frederico,
O Sporting pode e deve vender um médio. Há Rinaudo, Elias, Schaars, André Martins, Matías Fernandez, Labyad e Adrien Silva para a posição.
Estamos a falar de 7 (!) jogadores com qualidade de titulares, para 3 posições (uns mais que outros, é certo).
E até retiro deste lote o André Santos, que considero não ser de todo um médio sem qualidades.
Parece-me que ou sairá Elias ou Matías. Explico porque o acho.
Elias - É um jogador que vai actualmente à Selecção Brasileira e que tem valor de mercado (pelo menos ainda). Além de que é dos que mais ganha no plantel.
Matías - Falta um ano para terminar o contrato. Está entre os que ganham mais, e para renovar deve querer ser aumentado, para fazer o contrato da sua carreira. A juntar à intermitência física...
Eu preferia ficar com o Matías, apesar das indisponibilidades físicas. Mas percebo se for ele a sair. Está regularmente com problemas físicos e acaba contrato no final do próximo ano... se ganhar entre 1 milhão a 1 milhão e meio por ano, quanto quererá para renovar (salário, prémio de renovação, comissão ao agente...)?
O grande erro no "caso" Patricio é ainda não ter renovado, aliás se o objectivo da SAD é vender ainda é mais urgente renovar (seja lá qual for o valor, não é para pagar...) para retirar essa vantagem negocial a eventuais interessados.
ResponderEliminarO outro "erro" foi falhar a Champions, acredito que nessa condição tentariamos manter Patricio a tudo o custo, assim, nestas condições é realizar o máximo de mais-valias sem perder o equilibrio do grupo.
A sair Patricio, fica Boeck, Golas e o puto da B.
se Roberto vale 8,6M há coisa de 1 ano atrás...
ResponderEliminar"mais golos sofridos do k jogos ou kuase deve haver ai alguem k tem os numeros certos"
ResponderEliminarSim, se o Zerozero.pt tem os números certos e eu nao me enganei a fazer as contas, o Patrício tem 196 golos sofridos em 206 jogos oficiais ao longo de 6 épocas, o que lhe dá uma média ligeiramente superior ao Schmeichel, até (que tem 63 sofridos em 65 jogos em 2 épocas).
Se calhar os números por si só nao sao grande argumento para dizer que é o melhor ou o pior "de sempre do Sporting" ou lá o que seja.
saudaçoes leoninas,
tiago
Por mim, espero que renovem o contrato com ele, antes de tudo e, que possa ficar pelo menos mais uma época. E, ao mesmo tempo, espero que os criticos de Paulo Bento e, grandes apoiantes de Stoikovic, (onde é que ele anda?), engulam uns sapos bem gordos.
ResponderEliminarcomo ha alguem q ainda anda a comparar o valor de um jogador co outro de antigamente..Patricio dos piores?fdx..os tempos sao outros, nao se pode comparar e acrescido a isso o fato de Patricio ter jogado no Sporting senior desde os 20 aninhos..zero titulos? O Izma é craque e tem quantos titulos? o Insua eh dos melhores do mundo na sua posiçao, sem espinhas..e tem zero titulos..nao vás por aí..se queres ir aos GR, outros tempos em q o Sporting podia vencer campeonatos ah vontade..hoje em dia, isso eh quase impossivel pq alguem no norte nao nos deixa
ResponderEliminarso um pequeno exemplo: Porto tinha o campeonato, ultimo jogo nem aquecia nem arrefecia, fizeram das melhores exibiçoes da temporada segundo alguns comentadores..e com ajuda preciosa dum arbitro q mtos os ajudou..razao? o portoB tinha q ir ah champions..ou melhor, o Sporting nao podia ir ah champions!!
....Matias xau..izma xau..joao pereira xau..elias xau..evaldo xau..andre santos xau..pereirinha xau..bojinov xau..jeffren xau!!...é so fiascos!!..precisamos de jogadores com garra e de renovar sangue!!...o matias ja n tem pica para jogar no sco e o izma tb,precisam de novos desafios!!...sendo assim vendam-os!!e n os ofereçam como costumam!....Patricio aguenta os cavalos mais um ano ou entao que paguem a clausula,que n andamos nos a formar jogadores para os vendermos por tuta e meia!!!......bahhh
ResponderEliminarSe o nosso RP nos deixar só lhe desejo o melhor. Que seja mt feliz pq se há gajo que merece é ele.
ResponderEliminarDito isto, continua a ñ perceber o pq de PB ter tirado do Stoy depois do FDP (filho dum proença) qualquer ter, ele sim, feito m*rd* da grossa...
Naquela altura foi injusto e esse episódio acabou por tb prejudicar o Rui. Pq mts outros não aceitaram tamanho castigo ao sérvio que, dizem, era maluco... Cá para mim, que ng nos lê, maluco devia ser o outro... O tal que convoca para a seleção um GD que fez 1 (UM) jogo na Liga, um avançado (promissor como mts outros...) que fez meia dúzia, um Micael que faz carreira aqui ao lado em detrimento de jogadores que mereciam mt mais ser convocados: Quim e Hugo Viana, p.e.... Mas pronto, devo ser eu que sou...maluco.
FORÇA RP1!
Virgílio,
ResponderEliminarA distância não nos permite a perspectiva, mas o Stojkovic não entrou na equipa logo a seguir a esse jogo no Porto. Esse jogo foi a 26.08.2007 e o último da sequência de jogos do Stojkovic foi 04.11.2007, com uma única excepção em que jogou o Tiago e, depois dessa data, jogou 2 vezes o Tiago e a seguir foi o Rui Patrício que tomou a baliza.
Menos do que a clausula de rescisão (20 milhões de euros) não deve sair! Quem bater 20 milhões, nada a fazer, se não fica para ser campeão em Alvalade.S.Leoninas.
ResponderEliminarO SCP tem de fazer tudo para renovar, se o fizer so tem a ganhar desportiva e financeiramente. Hoje vale 12M na melhor das hipoteses, em mais 2 epocas, com a grande possibilidade de sermos campeoões, com o desempenho deste europeu e depois do mundial, Patrico valerá os 20M na boa. A sair deveria ser daqui a 2 anos.
ResponderEliminarVota no melhor cântico do Sporting! Até agora "O Mundo sabe que" é o mais votado.
ResponderEliminarhttps://www.facebook.com/questions/227823640661935/
Despachem lá o tipo.
ResponderEliminarEU não mudo de opinião, mesmo com as evidentes melhorias, tem falhas gritantes a nivel das saidas a cruzamentos e não é GR para um clube que se quer grande. Aliás, é tão bom , tão bom que ninguem lhe pega...