Não precisei de ver as boas exibições com a camisola da Académica para ver qualidades em Adrien Silva, como se poderá
ler aqui, chamando à atenção para os comentários que se seguiram então. O jogador completou com distinção o estágio em Coimbra, terminando a época como o melhor jogador em campo na Taça de Portugal, parecendo quase natural o seu regresso ao plantel principal do Sporting. Plantel ao qual já havia pertencido, talvez cedo demais, mas onde evidenciou qualidades suficientes para evitar dispêndios mais ou menos inúteis com jogadores como Maniche e Zapater, por exemplo. E pode agora, estou em crer, desempenhar papel semelhante em importância que alguns dos que estamos habituados a ver a titulares, sendo mais barato.
O percurso que parecia natural está agora assombrado pela reacção de alguns à qualidade do seu desempenho como profissional na final da Taça, pelo regozijo natural da sua reacção à vitória, que ganharam mais relevo por causa da chamada de atenção de Sá Pinto na conferência de imprensa que antecedeu a final. Estas foram para mim um erro de Sá Pinto, uma precipitação causada pela vertigem de um vitória anunciada que não se concretizou.
Tenho sérias dúvidas que seja legitimo limitar as declarações de um jogador que, mesmo pertencendo-nos, representa outra camisola. Mas, concedendo de barato essa legitimidade que me parece estranha, também me parece inadequada a censura pública nas circunstâncias em que ocorreram. Isto porque me parece avisada a velha máxima "elogios públicos, criticas privadas", sabendo como sabemos que o mais pequeno caso depressa pode ser transformado num dramalhão de proporções épicas. Se Adrien desrespeitou códigos ou ordens expressas, se excedeu nas declarações, o assunto devia ter sido resolvido dentro de portas, estou certo que Sá Pinto e os demais elementos da SAD concordarão com o método.
Também me arrepio em ler declarações de um jogador que nos pertence e tem ainda por cima muitos anos de casa dizendo quer ganhar. Mas é possível esperar outra coisa? Ficaria bem pior imaginá-lo a facilitar-nos um jogo ou fazer o que achamos que muitos fazem quando defrontam a casa-mãe, lesionando-se subitamente. Mais estranho ainda é ler os lamentos dos Sportinguistas relativamente ao empenho dos nossos jogadores da final e ver que alguns não querem aquele que durante os 90 minutos foi o melhor exemplo do que deve ser a entrega de um profissional em campo.
Adrien no Sporting ou noutro lugar qualquer será um jogador de quem se falará no futuro, assim tenha a sorte indispensável. Com apenas mais um ano de contrato o assunto não devia ser outro que não o "renova Adrien" ao invés do "no Sporting nunca!"
Sobre as palavras de Paulinho relativamente a Domingos, compreendo o desabafo caso as coisas tenham ocorrido como ele as pôs, mas preferia que não tivessem ocorrido. Domingos tem respeitado o silêncio sobre o Sporting e creio que o Sporting deveria fazer o mesmo em relação ao ex-treinador. Como em qualquer divórcio o melhor é o silêncio sobre o passado, todos ganham. Neste caso concreto preocupa-me o Sporting obviamente, onde já há ruído em excesso.
eu no caso adrien, era chama-lo ao plantel e propor-lhe renovaçao, e dizia: "so quero que mantenhas a garra que tinhas em coimbra, agora ao serviço do sporting"
ResponderEliminaralias ainda bem que quer ele quer o cedric deram tudo pela academica( tal como o wilson fez em olhao) nos jogos contra o sporting. deram cacetada quando foi preciso, fizeram anti jogo quando necessario, quiseram ganhar e foram profissionais.
antes assim, do se constiparem de vespera, ou torcerem o dedo do pé e não poderem jogar, ou mesmo no proprio jogo terem medo de por o pé.
quanto a historia do Paulinho, no inicio da epoca saiu a historia que o domingos, tinha proibido as brincadeiras dos jogadores com ele no inicio dos treinos
Concordo mas não exageremos. Adrien só foi o melhor em campo devido à mediocridade geral dos jogadores do Sporting.
ResponderEliminarE foi o melhor em empenho não haja dúvidas.
Mas há algo que não me sai da cabeça e hei-de confirmar no futuro.
Tivesse ele vestido de verde e branco e decerto que o empenho demonstrado na entrada sobre o Polga tinha sido coroada de falta e colorida de cartolina vermelha.
O empenho dos jogadores do Sporting é um mimo para os arbitros. Que o diga o Rinaudo.
Edu Mart
No caso do Paulinho mais um erro de quem o deixou falar. Presidente para presidir, treinador para treinar e roupeiro para arrumar, com todo o respeito quanto a condiçao do Paulinho se calhar deve ter outras funçoes no Sporting visto que ja extravassa as simples funçoes que lhe foram atribuidas, por exemplo, se o presidente da Galp quisesse despedir um gasolineiro era feito no mesmo dia sem lamentaçoes e se pensarmos que a piramide no sporting esta invertida de tal forma que um roupeiro pode vir a publico falar da sua situaçao contratual, qualquer coisa vai mal no Sporting
ResponderEliminarComo é hábito um brilhante texto e cheio de oportunidade.
ResponderEliminarAdrein é de caras um jogador que "cabe" no Sporting. Urge renovar rapidamente o seu contrato e acabar com esta novela.
Umas belas fotos dele com os dirigentes e treinador no anuncio de renovação faria mais do que qq outra declaração sobre o assunto.
Paulinho é um símbolo do Sporting. Não cabe na cabeça de ninguém que isso pudesse algum dia ser feito. Domingos, que conhece bem o futebol português, não iria cometer esse erro, afrontando o carinho e simpatia que todos nutrimos pelo Paulinho. Se o fez, errou.
Eu preferiria que nada disso fosse agora falado, até pq Domingos é passado e tem tido um comportamento fora do Sporting (há semelhança do que teve dentro) muito digno e respeitador.
Mas enquanto não começar o Europeu, tb já sabemos que qq "peidinho" em Alvalade vai ser alvo de todo o escrutínio da comunicação social.
SL
saint
Ainda custa destilar a tristeza e agonia do jogo. Ninguém me tira da cabeça que com Carriço e André Martins titulares a história tinha sido bem diferente, desde Bilbao que lhes sinto a falta no 11.
ResponderEliminarA Direcção terá de se esforçar por conter os danos, a capa d'ABola é um bom princípio, enalteçam-se os jogadores, aponte-se baterias para a nova época! É uma questão de dias -- não tarda começa o Euro para absorver todas as capas. E trabalho, muito, de porta fechada.
Post muito certeiro Lda! Tive no Jamor e claro que a quente não gostei de algumas atitudes que tiveram mas, mais a frio, reconheço que é importante que este "caso" seja ultrapassado.
ResponderEliminarTemos é ter o Adrien e Cedric do nosso lado! Já chega os mafiosos do Norte roubarem-nos os jogadores que queremos comprar.
Adrien é nosso e deve renovar!
PM
O Sporting pouco aprende com os erros que comete, a 2 anos quis resgatar o André Santos em Janeiro e não consegui, porque não tinha essa opção, e pelos vistos este ano também não tinha essa opção sobre os jogadores emprestados. Assim consegui queimar dois jogadores injustamente, um foi o Renato Neto que devia ter ficado a jogar e evoluir, aonde estava e outro foi o Adrien, que devia ter vindo em Janeiro para jogar, porque tinha lugar no Sporting, e em vez disso esta-se a criar uma onda ( injusta )na maioria dos blogs leoninos contra o rapaz.Depois admiram-se se não renovar o contrato, como tem acontecido com muitos.
ResponderEliminarQuanto ao Paulinho, meteu o pé na poça, mas isto é um problema do Sporting, toda a gente ( entenda-se direcção e funcionários ) fala e emite opinião, quando deviam lemitar-se a cumprir com as suas funções.
Assim, não vamos longe, depois de um ano aonde as assistências no estadio aumentaram, os maus exemplos continuam a vir de dentro.
G. Leão
Ser do Sporting passa por neste momento olhar para o Adrien com orgulho.
ResponderEliminarEu estou orgulhoso do Adrien ter feito uma grande exibição (como as outras 2 que fez esta época contra o Sporting).
Se ele fosse jogador do porto ou do benfica, teria apanhado um virus estranho na vespera do jogo que o impediria de alinhar.
Mas eu sou do Sporting e orgulho-me que o Sporting não tenha tido uma atitude à porto ou à benfica. Custou-nos a Taça de Portugal? Provavelmente. Mas no fim ganhou o Sportinguismo.
Quanto ao Paulinho, sendo verdade o que ele disse (e não quero acreditar que se instrumentalize o Paulinho para diabolizar o ex-treinador do Sporting), o Domingos devia era ter sido despedido no segundo a seguir a ter sugerido a saída do Paulinho.
O dia em que uma direcção do Sporting decida tirar o Paulinho da equipa, será o dia em que me vou passar de vez e rasgo o cartão de sócio. Porque o Paulinho é o Sporting.
Mas será que o pessoal ainda não reparou que o Adrien quer-se é pôr a milhas de Alvalade?Já deve ter alguma oferta e está a fazer tudo para ser odiado em Alvalade para sair.
ResponderEliminarGrande, grande post. Sem tirar nem pôr, em cheio. Parabéns. Quer-se dizer, então o homem passa uma época com mais vinte e tal pessoas, a sofrer, a jogar, a ser feliz e miserável, a compartilhar tudo o que é jogo e emoção com os colegas, e de repente querem que ele faça de conta que isso não existe porque joga contra nós? Das duas uma: ou punham uma cláusula que o impedisse de jogar contra nós, ou então calam-se. E o Sá Pinto aí falhou à grande. Também concordo sobre o Domingos. Tem respeitado completamente o Sporting (é e sempre foi um senhor, até prova em contrário) e nesse sentido também deveriam agir todos os elementos do clube. Parabéns pelo post. Razoável, equilibrado, ponderado. Como deve ser o grande adepto.
ResponderEliminarLeiam esta reflexão. vale a pena
ResponderEliminarhttp://abancadanascente.blogspot.pt/2012/05/ainda-o-caso-adrien-e-os.html
Só quem não tem a mínima noção do que é jogar futebol (atenção que nem sequer afirmo que quem acusa Adrien não percebe o que é uma equipa de futebol profissional, daquelas assim a modos que mesmo à séria e tal...), é que pode acusar o Adrien...
ResponderEliminarEu que até joguei futebol federado alguns anos não vou recorrer a esse exemplo. Apenas me recordo das peladinhas na rua ou na escola contra os amigos, colegas e vizinhos e em como dava tudo o que podia para vencer a equipa adversária... Que numa hora eram uns e na seguinte já eram outros, que ainda no jogo anterior tinham sido 'colegas' de equipa...
Acusar o Adrien por ter dado td o que tinha no sentido de conquistar um título é apensa e só... ESTÚPIDO.
É estúpido, mas acreditem que nem sequer é muito surpreendente. Afirmava no final do jogo que, depois da exibição que o Adrien acabara de protagonizar, qd e se regressasse ao SCP teria a sua vida complicada perante uns certos adeptos do SCP que no que concerne a usar a cabeça em prol do SCP apenas o fazem para usar bonés alusivos ao clube...
Pois "meu dito, meu feito"... e nem sequer for preciso confirmar o regresso deles entre nós...
Mais uma vez um excelente post, amigo LdA!
A desilusão é gde, mas para o ano sp que dispuser de disponibilidade, saúde e dinheiro, lá estarei a apoiar o SCP!
Morreu Manolo Vidal...
ResponderEliminarAgora a angustia por termos perdido a Taça de Portugal cresce...
O Manolo resistiu td este tempo, quase me atrevo a dizer que resistiu até poder partir mais descansado e feliz: com o seu Sporting campeão da Taça de Portugal. Infelizmente não foi assim...
Dias mt tristes os que vamos vivendo.
Obrigado Manolo. Por tudo. Até sempre.
Ainda em relação ao Adrien a questão não é o profissionalismo, que é bom que o tenha, mas sim a forma como expressou o que pensava. E para os que não sabem, a Académica também estava em black-out, o que torna ainda mais incomprensível as declarações do Adrien. só faltava o Cedric também ter falado.
ResponderEliminarSó não vê quem quer, o porquê do Adrien se ter posto em bicos de pés
Subscrevo esta análise (mais uma) brilhante do Lda. Receio que o costume venha a acontecer. Adrien ir parar ao FCP ou ao SLB. Muitas vezes temos o que merecemos. Os farnerudes e os pongolles é que são bons!
ResponderEliminarCom um velho leão como foi Manolo Vidal nos corredores de Alvalade, estas e outras coisas más não teriam sucedido ao Sporting. Ele sempre soube defender e afirmar os nossos valores. Paz à sua Alma.
Quando o Adrien começou a despontar nos juniores e depois na equipa principal, achei que ele tinha qualidades para assumir o lugar do Moutinho quando este fosse para o estrangeiro.
ResponderEliminarCom o filme que alguns sportinguistas estão a arranjar, temo que vai acontecer isso mesmo...
Sempre axei Adrien um jogador de qualidade, com garra e ambição. Axo lamentável q se critique um jogador por querer ganhar, mesmo tando do outro lado da barricada. Tomara a nós q tds os nossos jogadores mostrassem a mesma ambição e o mesmo empenho!!!! Tragam-no de volta ao nosso plantel e renovem!!! É deste tipo de jogadores q precisamos, ainda por cima formado por nós!!!
ResponderEliminarExcelente post. O Adrien tem apenas um ano de contrato o que fragiliza a posição do Sporting. Eis um exemplo claro daquilo que tem sido a péssima gestão dos activos do clube. O Adrien foi sucessivamente dispensado para rodar e completar o seu período de crescimento. Quando esse período se aproxima do fim e o jogador está próximo da regresso, até em função do seu inegável crescimento desportivo, constata-se que a relação com o clube está a concluir-se.(Nesta altura não é necessário estar muito bem informado para perceber que outros olhos gulosos apontam para Adrien com um indisfarçável apetite) Isto para não referir que a sua saída -como muito bem referido para viabilizar os Maniches e Zapateros deste mundo - já deixou muito a desejar enquanto puro acto de gestão desportiva.
ResponderEliminarA polémica sobre as declarações do Adrien são apenas estúpidas. Feitas por gente sem cabeça ou, no caso de Sá Pinto, num momento de menor acerto.As referências negativas ao seu elevado desempenho apenas imbecilidade pura. Temo no entanto um clima no clube pouco propício ao jogador. Ainda ontem na Antena Um o comentador que representa o Sporting se referia às perdas de tempo protagonizadas pelo Adrien durante a partida enquanto expressão de um comportamento anti-desportivo e apelava a uma "cultura do Sporting" que, ao que se entendia, Adrien não parecia estar preparado para representar.
Quanto às declarações do Paulinho, lamento-as. Domingos - um bom treinador que nos proporcionou bons momentos esta época - tem tido um comportamento inatacável, preservando o Sporting e mostrando um respeito enorme pela instituição. Gente com responsabilidade deveria preservar o treinador, independentemente dos detalhes sobre as questões de relacionamento que se passaram durante a sua passagem pelo clube. Mas, importa relativizar as coisas e não colcoar tudo no mesmo plano, confundindo alhos com bugalhos.