quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vamos lá (brincar) às eleições!

Esta fotografia tem pouco mais de um ano mas parece que vai haver 1 igual todos os anos
O Sporting é um clube triste
Quando digo que o Sporting é um clube triste refiro-me ao estado de espírito dos adeptos, com razões mais do que justificadas para se sentirem pesarosos pela forma como terminou uma época na qual foram depositadas grandes esperanças. Fica por precisar se algumas delas eram desmedidas face às dificuldades impostas pela realidade e não são elas as responsáveis pela desilusão. Mas bem sabemos que o futebol é alimentado pela paixão dos adeptos.

2011/12 época do quase nada
A época encerra com zero na parcela da contabilidade dos títulos conquistados e dos objectivos alcançados. Mas uma avaliação justa do que foi a época tem que registar que esta não foi igual às 2 que a antecederam, mesmo que parodoxalmente tenhamos ficado um lugar abaixo na classificação. Basta para isso lembrar que, mesmo sem registar conquista de troféus, a época que agora findou estendeu-se até ao seu final e não ficamos a ver os outros a jogar a partir de Outubro. Se o campeonato ficou pelo caminho após o empate com o FCP e a derrota seguida em Braga, a Taça esteve ao nosso alcance bem como uma participação honrosa e que podia ser mais feliz na Liga Europa. 

Se a dor é inevitável o sofrimento é opcional
É fácil dizer que um clube como o Sporting tem que ambicionar a mais do que isto, no que todos obviamente  concordamos. Mais difícil é perceber como podemos retirar deste desfecho negativo os alicerces para sermos melhores e mais competentes. A carreira da equipa nas diversas competições bem como o valor individual dos jogadores que a compõem permitem pensar numa evolução positiva. É desse quase nada que fica que é preciso partir, que é muito mais do que tínhamos há um ano, ou até mesmo há 2 épocas. Basta ver os jogadores que constam frequentemente das convocatórias dos seus países, ou do apetite que despertam ao mercado. Gostar do Sporting é também conseguir olhar de forma imparcial para o que fica de bom e não apenas em função do que é mais conveniente para a análise do momento, em função da agenda, da facção ou das simpatias/antipatias pessoais. É importante apurar as responsabilidades pela falta de resultados mas é dispensável o ajuste de contas.

Eleições ontem, já, ou daqui a um bocado
Julgo que seria com base em premissas de responsabilidade mas também de esperança que deveria estar o foco dos Sportinguistas neste momento. Mas não parece ser assim. Mesmo que entretanto negado mais vezes e com mais incómodo do que Pedro negou conhecer o Messias, esse é um cenário que foi colocado em cima da mesa pelas dissensões internas no CD do clube, despoletado pelo caso PPC. Ao que parece as feridas não só não sararam como infectaram e supuram.

A necessidade de legitimação da direcção como razão de fundo é uma falácia, mais ainda se atendermos que, em recente AG, e no assunto que prometia polémica e divisão, o CD viu a sua proposta acolhida com mais de 70% dos votos. Os senhores do CD não se suportam? Mas ninguém lhes pedem que sejam amigos, apenas sportinguistas responsáveis e que cumpram o mandato que pediram e que lhes foi confiado pelos sócios para, em 3 anos, devolverem o Sporting ao caminho de onde nunca devia ter saído.  Pedir eleições agora porque descobriram passado um ano que não são compatíveis é a admissão de incompetência na hora de escolher, razão para os Sportinguistas desconfiarem da possibilidade de se voltarem a enganar.

E destes papagaios nada a dizer?
Tal como aconteceu durante a época sempre que os resultados pioravam os candidatos a candidatos esticam-se para que os olhares se voltem para eles. 

Bruno de Carvalho sempre esteve "no activo" e tem-se desdobrado em iniciativas e em actividades que o mantenham na linha objectivas. Por muito que me esforce não consigo perceber como é que quase chegou a presidente do Sporting. Ainda ontem, ao espreitar a iniciativa da Cortina Verde no Facebook, não só não me satisfizeram o conteúdo e substância das respostas dadas (embora perceba a dificuldade do meio) como a forma como o fez, especialmente com os que declaradamente a ele se opõem. Está ali muito do desrespeito pelos opositores que tanto se aponta ao "roquetismo" e a ainda não se sentou na cadeira. Estranho, ou talvez não, que o tom de critica usada para com o actual CD seja posto na gaveta quando se ouvem as propostas que apresenta, tendo em conta que algumas delas são muito idênticas às que Godinho Lopes tem apresentado. Ambos têm apontado para investidores que ninguém conhece e mais surpreendente é que não haja uma diferença de modelo substancial que justifique tanto antagonismo. 

Pedro Baltazar tem sido mais discreto e de discurso que  me entra mais facilmente nos ouvidos, manifestando-se disponível para uma solução mais abrangente, que a actual situação do Sporting justificaria. Mas noto-lhe a mesma inconstância que havia descortinado nas eleições, quando diz que "Estou muito incomodado com os fracos resultado desportivos e com a saída de Domingos, mesmo concordando com a escolha em Sá Pinto". Para depois dizer a outra fonte "Felizmente houve Sá Pinto, porque se o projecto Domingos tem continuado nem íamos à Liga Europa". Enfim...

Como muito bem me lembravam num comentário no blogue, hoje em dia o Sporting é visado a torto e a direito e por tudo e por nada pelas redes sociais fora, sem nos perguntarmos se muitos dos que aí intervêm não têm muito maior e mais frequente exposição mediática que os notáveis a quem chamamos papagaios. Quantas vezes nos perguntamos se não produzimos na vida e saúde do Sporting o mesmo efeito nefasto que aqueles que tanto criticamos? Qualquer um de nós, que escreve e fala diariamente no Sporting, quantas vezes nos perguntamos, fazendo também menção a outro comentário no blogue, se quando falamos ou escrevemos: 

- Eu preciso mesmo de falar?
- O momento é oportuno?
- O que eu tenho para dizer vai ser positivo para o meu clube?

Quantos não se promovem à conta do Sporting, medindo o sucesso e alcance pelas métricas das audiências e RT´s e desligados das repercussões para o Sporting?

Mas não é afinal o Sporting, esse grande clube que todos dizemos ser o nosso grande amor, o resultado das acções e omissões de todos nós, dirigentes adeptos e sócios?

Ok, vamos lá brincar às eleições, vamos lá brincar aos clubes, vamos lá brincar ao Sporting!

31 comentários:

  1. Post absolutamente escusado e com base num desconhecimento total.
    Por acaso bdc falou quando o Sporting perdeu??
    Que eu saiba ele sempre mostrou os seus pontos de vista nos bons e maus momentos e já agora ele quase chegou a presidente porque muitos Sportinguistas viram e veêm nele uma solução, apresentou tudo o que prometeu e acima de tudo tinha e tem um projecto, já o GL...

    ResponderEliminar
  2. Mai nada! É mesmo isto. Um dos poucos blogues que sabe o que escreve, porque pensa. Mas o melhor é calar-me porque parece que o bruno está a começar a sexta entrevista do dia, o Baltazar tem a senha 36 e o próprio Godinho Lopes já tem duas marcadas para a tarde. Clube neurótico.

    ResponderEliminar
  3. LdA:

    - Eu preciso mesmo de falar? Não.
    - O momento é oportuno? Não.
    - O que eu tenho para dizer vai ser positivo para o meu clube? Não sei.

    Até à próxima...

    Agora a sério: Gosto mt do 10A e concordo com mts dos seus comentários. Mas se cd vez q me preparasse para falar / comentar o fizesse apenas se às 3 perguntas obtivesse como resposta um inequívoco sim, tinha a certeza de que não falaria nunca. Até pq, para ser sincero, a maior parte das vezes a resposta mais frequente às duas ultimas questões é um 'não sei'. Já precisar de falar, nem que seja para desabafar, o impulso será sp demasiado forte... Serão as outras duas a definir a sua concretização e como está bom de ver, avanço msm com tendo umas respostas 'não sei'.

    Relativamente à 'tristeza', diria que é normal após mais uma época frustrante. Nem td a gente leva o msm tempo a superar as desilusões. Mas por alguma razão a esperança é verde. Concordo que o futebol apresentado ao longo da época que findou e as condições (plantel) são outras qd comparados com as duas anteriores (uma miséria em tds os sentidos). Isso permite sustentar tal esperança, mas depois olhamos para um CD completamente dividido e às turras e... lá surgem tds as dúvidas outra vez.

    Qt aos papagaios, nomeadamente os ex (futuros?) candidatos a presidentes BdC e PB. O primeiro bastava que a campanha eelitoras durasse mais uma semana para mal baratar o apoio que conseguiu no inicio. BdC era pc conhecido e só com um discurso alinhado com os ouvidos de gde maioria de sportinguistas na altura, um primeiro debate que lhe correu bem e um fraco adversário principal(mantenho que o desempenho de GL durante a campanha foi mt fraco) é que lhe permitiu atingir os expressivos votos que obteve. Já Pedro Baltazar não me convenceu na altura e das pcs intervenções que lhe vou conhecendo continua sem me convencer.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto.

    Levantar a questão da legitimidade da direcção é absurda. Especialmente num clube onde as coaptações chegaram a ser uma tradição. Esta direcção foi eleita e tem um mandato. Cumpram-no com ou sem VP.

    ResponderEliminar
  5. realmente eu tambem fui ao cortina verde ler a sessao de esclarecimento e aquilo foi por um lado uma sessao de aclamaçao e por outro demonstrou alguma "arrogancia" em algumas respostas

    ResponderEliminar
  6. LdA e Virgilio,
    Nao levem a mal, mas onde estou nao tenho acentos :)
    A questao e interessante. Quando eu me referi aquelas questoes referia-me principalmente aos associados menos anonimos que nao podem ver um microfone a frente que lhes da uma vontde incontrolavel de mandar bitaites.
    A questao coloca-se agora na perspectiva do blogger, ou do anonimo comentador da net e qual a sua importancia enquanto opinion maker. Ate porque como e sabido os jornais extrapolam muitas vezes o que leem na net como se essa fosse a vontade popular dos socios e adeptos.
    Como o Virgilio realcou quantas vezes comentamos porque queremos desabafar com uma perdida de A ou de B, ou porque queremos simplesmente "conversar" com quem vive o clube tanto ou mais do que nos. A primeira vista nao nos devemos coibir de falar ou de pensar alto sobre o clube, quem comenta a vida do clube - sem que nele exerca qualquer responsabilidade - deve apenas como em tudo na vida pensar antes de falar, mas nao se auto-censurar. Um exemplo pratico,quando estamos danados com um jogo quantas vezes nao preferimos arrefecer antes de escrever?
    Abc

    ResponderEliminar
  7. Papagaios, estes sim, os verdadeiros. os que estão sempre a falar de eleições para dizer que "não deve haver" os que falam dos opositores para dizer que não concordam, os que gostam de falar da união mas que promovem ódios e rivalidades de toda a ordem...

    ResponderEliminar
  8. Como é obvio estou a falar do LdA e de outros blogueiros que pululam pela net. Os amigos da Paz podre e da União fajuta...

    ResponderEliminar
  9. Não falo sem conhecimento de causa e por isso vou emitir este tipo de opinião.
    Não é fácil escrever todos os dias sobre um mesmo assunto; mesmo que este seja um clube de futebol, onde todos os dias há novidades. E mais difícil se torna se um blogue quiser ser sério e credível e não embarcar em posts especulativos e fáceis decalcando notícias dos jornais ou até amplificando rumores. Por isso a blogosfera leonina; com ínfimas excepções, tornou-se um caixote do lixo ou então um muro de lamentações. A outra ínfima minoria, na qual incluo este blogue, tenta ser credível e promover o debate com base na reflexão seria e honesta. O que não quer dizer que sempre o consiga, porque muitas vezes tendemos a opinar sobre o que não dominamos ou então temos a noção que sabemos, mas não na sua totalidade. Isto pode muitas vezes ser nefasto para o clube, porque provoca ainda mais desinformação e enviesamento dos vários assuntos.
    Não devemos contudo confundir um blogue e os seus escribas, com ex-candidatos a Presidentes do SCP. Temos de ter noção das realidades e do tempo e modo de antena, que são inqualificavelmente diferentes. Contudo; como bem sabemos, muitos boatos partem da blogosfera ou são plantados na blogosfera por encomenda e por vezes até são amplificados por jornais, não inocentemente.
    Muitas vezes levo ás mãos á cabeça, ao ler determinados coisas e até penso se será possível que sportinguistas tenham a ousadia de escrever semelhantes coisas.
    Alguns pensam que causam alguma mossa ao proferir determinados escritos, mas não percebem que têm uma vozinha muito limitada. Enquanto a voz de outros é incomparavelmente estridente e por vezes até incomodativa e colocada sempre no momento menos adequado.
    Foi uma época em tudo semelhante ás anteriores, com uma nuance que me dá enormes esperanças. Esta equipa tem potencial para muito mais, sobretudo alicerçada em jogadores de muito boa qualidade e finalmente o Sporting tem um treinador ao meu gosto. Um treinador que ainda é muito precoce e que pode vir a ter um grande futuro, mas tem muitas qualidades dentre as quais destaco a capacidade de união e motivação para colocar um plantel a correr e dar tudo dentro de campo.


    Assinado: ViscondeAlvalade

    ResponderEliminar
  10. Cont.

    Começo a ficar saturado desta coisa de eleições quase todos os anos. Que se saiba as direcções não são eleitas para mandatos de 1 ano. Pior ainda são os candidatos sombra que só aparecem em determinados momentos, sobretudo nos mais inoportunos.
    Pior que isso só ter de continuar a ouvir falar das eleições que já foram há mais de 1 ano e continuar a ouvir as mesmas conversas de uma coisa que devia estar mais que resolvida. Os psicólogos e os analistas clínicos precisam de gente para ocupar os seus divãs.
    Ainda pior que isso é continuar a ouvir a mesma lengalenga que o Presidente eleito não tinha Projecto e de onde vieram os 100M e que nunca houve 100M.
    Para esses remeto a excelente entrevista que GL concedeu ao Jornal " A Bola", por sinal a melhor entrevista que já li dele. Isto só me faz perceber que GL, talvez não seja dos melhores oradores, mas que sabe muito bem qual o caminho que trilha e por onde quer ir.
    Faz-me perceber que o clube tem um rumo, o que outrora não acontecia. Podemos não concordar com tudo a 100%, mas pelo menos existem directrizes para se tentar alcançar algo.

    Projectos todos podemos delinear e conceber; mais ou menos mirabolantes, com mais ou menos risco, mais ou menos páginas. Outra coisa bem diferente é chegar ao junto do "toiro" e perceber que afinal o bicho é muito maior que visto de fora e que o trabalho para o "pegar" vai ser hercúleo.
    Por vezes temos de recuar, para depois tornar a avançar e muitas vezes temos de perceber que precisamos de alguma ajuda externa para concretizar a "pega". O que não precisamos é de "moscas varejeiras" que andem de roda da nossa cara, quando não temos as mãos disponíveis para a enxotar.
    O que não precisamos é de espectadores de bancada que não percebem literalmente nada de "pegas" a assobiar constantemente, quando nem sabem analisar se o touro é bravo ou manso. O que não precisamos é de críticos mais ou menos "encartados á pressa" e que se refugiam sempre nas trincheiras quando o animal investe e que fizeram um curso intensivo para poderem mandar umas "bocarras".
    O que não precisamos é de peões de brega que não sabem ajudar a colocar o "touro" no seu devido lugar para ser bem pegado.
    No fundo o que não muda nunca são as tais "varejeiras" sempre incomodativas e que aparecem sempre que o "calor aperta.


    Assinado: ViscondeAlvalade

    ResponderEliminar
  11. Grandes esperanças quando a ideia era começar a constituir uma equipa e diminuir o fosso para os rivais? Razão tinha o Domingos! Ao menos não misturem a bebida!

    ResponderEliminar
  12. 10A:

    Não temas, percebi a tua ideia. Para simplificar, a questão que coloco é a seguinte:

    Mesmo imaginando que tds os sportinguistas (notáveis, mediáticos ou nem uma coisa nem outra) que comentam a vida do clube nos seus mais múltiplos aspectos e nos diversos meiro que temos à disposição seguissem a tua recomendação a garantia de que não sairia asneira é ínfima. E pq? Pq nada nos garante que msmo q as respostas às 3 questões fossem afirmativas não saia burrada da grossa. Isto qd não se tem um pingo de bom senso e/ou inteligência suficiente(já nem acrescento outras qualidades como contenção, humildade ou desapego à vaidade), não há nada a fazer... e infelizmente o bom senso é coisa que cd vez rareia mais. Principalmente nas cxs de comentários da blogosfera...

    Gde abraço

    SL

    ResponderEliminar
  13. Virgilio, 10A,

    Entendo a recomendação no sentido mais lato não tendo a ver com meros desabafos. Só quem tem sangue de barata é que de vez em quando não "desabafa". Isso é muito muito diferente e inócuo, comparado com a forma sistemática que alguns encontraram para se promover à conta do Sporting.

    Nuno Ferreira,
    Eu não digo que não devem haver eleições, é até o cenário mais provável tendo em conta aquilo que contam sobre o CD.

    O que eu acho é que é uma irresponsabilidade ter eleições todos os anos porque (i) os eleitos não se entendem, (ii) os resultados desportivos não foram os desejados, (iii) porque alguns não aceitam a vontade expressa nas urnas, etc, etc.

    Quanto aos comentários pessoais fica para outra vez...

    ResponderEliminar
  14. Nuno Ferreira

    as acusações que faz ao LdA são no mínimo injustas. Basta acompanhar o blog com regularidade.

    nao sou advogado de ninguém mas foi impossível para mim nao responder ao que escreveu

    abraço

    já agora pelo menos o post serviu para mostrar que o Sporting está bem vivo. A diversidade de opiniões é óptima.

    ResponderEliminar
  15. perfeito. ainda ontem coloquei ao BdC essas questões. a CS é ávida de guerras. e agora muito mais se viram para as redes sociais e blog's como espelho do clube. e por vezes damos a sensação nem sempre correcta de sermos um clube descomposto. e a forma como damos crédito a notícias desestabilizadoras é preocupante. a mudança no clube não pode dar-se com o risco do próprio clube. por muito que se queira essa mudança. como é normal, ontem não obtive resposta. é que BdC sabe muito bem que a maioria desses blog's que alinham na critica barata "trabalham" em seu nome. e isso é muito triste... mais triste do que o 1º ponto.



    excelente post!

    ResponderEliminar
  16. Caro Leão de Alvalade,
    Acompanho o seu pensar desde há muito e desde já lhe cominico que temos formas muito semelhantes de viver e sentir o Sporting.

    Hoje interrompo o silêncio só para lhe enviar um abraço pelo excelente post.

    Este blog, à semelhança do Bancada Nova, são do melhor, pessoalmente, que se encontra na blogosfera no que respeita ao Nosso Grande Amor.
    (infelizmente existe uma carrada de blogs cheios de papagaios e abutres entre os adeptos leoninos, que prejudicam bem mais o Clube que a CS ou as distrações dos clubes rivais)
    O problema/cancro do Sporting é infelizmente, desde há muito interno, seja por ego ou interesse.~

    Fique bem.
    Outside
    Fique bem

    ResponderEliminar
  17. Caro Visconde de Alvalade,

    Percebo o ponto de vista, sinceramente. Mas a verdade é que se achas que falar do cenário de eleições é algo que parte de alguém mal informado, quem está mal informado és tu...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Caro Leão de Alvalade,

    Começando por elogiar o presente post (como é timbre), e mesmo correndo o risco de ser confundido com "papagaios", não resisto a comentar este tema numa fase em que o silêncio pode ser confundido com anuência. Assim, trago-lhe à memória a recente troca de impressões sobre a eficácia da comunicação do Sporting nestas matérias. Eu dizia com desânimo que, por mais comunicados, entrevistas ou conferências de imprensa que o Presidente ou outros responsáveis dêem, a opinião pública só entende aquilo que quer entender. Da comunicação social nem se fala.

    Nesse mesmo dia, se se recorda, dizia-se que o plenário dos órgãos sociais serviria para convocar eleições antecipadas. Nesse mesmo dia, o Presidente assinava um comunicado (antes da reunião) garantindo que não estava nos seus planos haver eleições antecipadas. Nesse mesmo dia havia jornais que garantiam que "...apesar do comunicado, sabemos de fonte segura que depois da final da taça serão convocadas eleições.". Nesse mesmo dia a maioria dos blogs prosseguiram freneticamente a discussão sobre este tema, que ainda não terminou, fazendo tábua raza das declarações oficiais.

    É isto o Sporting.

    Pois bem, posso adiantar-lhe sem cometer nenhuma inconfidência, que nessa reunião de órgãos sociais comentamos este frenesim sobre a possibilidade de eleições antecipadas. Todos fomos unânimes em considerar que este rumor só serve um tipo de interesse: aquele que pretende destabilizar o Sporting, nesta fase em que a sua atractividade é um factor crítico de sucesso.

    Todos fomos unânimes na determinação de assegurar que só haveriam eleições no final do mandato. Estes órgãos sociais têm toda a legitimidade estatutária para se manterem em funções até ao final do triénio. E não será seguramente um desaire desportivo que lhes retirará tal legitimidade, ou que travará a ambição que está em curso em devolver o Sporting ao trilho das vitórias sustentadas e sustentáveis.

    Assim, e mesmo sabendo-se que não há garantias absolutas nesta vida sobre o futuro, estou em condições de assegurar que, face à determinação do Presidente Godinho Lopes e restantes membros dos órgãos sociais, só haverá eleições antecipadas em uma de duas circunstâncias:

    a) se ocorrerem motivos de força maior que façam com que o respectivo órgão perca quórum e esse não possa, pelas vias estatutárias, ser reposto;

    b) se for convocada uma Assembleia-geral extraordinária para demitir os presentes órgãos sociais, e essa moção tiver o acordo da maioria dos sócios, mecanismo este que como todos sabem, está previsto em estatutos.

    Tudo o resto, por mais conveniente e desejável que esta ideia seja para Pedro Baltazar e Bruno Carvalho, não passarão de rumores e de desejos secretos alimentados pelos sonhos dos próprios, mas andarão muito longe da realidade.

    Pena é que a blogosfera Sportinguista e a opinião pública em geral não perceba que este estado permanente de histeria e divisão interna em que toda a legitimidade formal é permanentemente contestada, só servem o interesse dos nossos inimigos.

    E deixem-me dar-vos a todos uma novidade, caso ainda não tenham reparado: os nossos inimigos estão (por causa desta divisão) a levar a melhor.

    João Pedro Silva

    ResponderEliminar
  19. Malta, vejam isto. tá muito bom

    http://abancadanascente.blogspot.pt/2012/05/problemas-financeiros.html

    ResponderEliminar
  20. É uma pena o BC estar rodeado de sócios que ofendem os outros que não gostam dele..Eu sou suspeito pois sempre gostei do BC mas com estas ofensas dos seus apoiantes aos outros que não gostam dele , vou pensar em quem vou votar..A diferênça é esta ..Enquanto o GL faz tudo para unir todos os sócios , os apoiantes do BC ofendem todos que não são a favor do BC

    ResponderEliminar
  21. Uma frase só do imenso texto vazio para classificar o que penso...

    "Pedro Baltazar tem sido mais discreto e de discurso que me entra mais facilmente nos ouvidos, "

    Compreendo esta frase perfeitamente, pois um é gago a falar e o Norte de Alvalade é lento a perceber, encaixa na perfeição

    ResponderEliminar
  22. Gostei da parte dos papagaios, o Chico e o Louro, as maiores comédias do sportinguismo, o primeiro então, tem alguma doença do foro mental, só pode!

    ResponderEliminar
  23. O Pedro Baltazar ao menos tem empresas de sucesso, é milionário e cria emprego e riqueza para o país, ao contrário de um kalimero que conheço e que está falido e encharcado em dívidas

    ResponderEliminar
  24. Agora com acentos e focando o ponto fundamental do post.

    Concordo com o Visconde. Já me irrita a conversa das eleições. Para quem ainda não percebeu as eleições foram há um ano, goste-se mais ou menos, quem ganhou foi GL. A democracia não os obriga a estar calados, mas devia ensiná-los a respeitar os resultados e a não minar o dia-a-dia do clube. O caminho é simples, vão às AG, preparem um projecto, façam pré-campanha dois ou três meses antes das eleições e depois candidatem-se.

    Outra coisa que me irrita é a intolerância dos "correnteiros" das facções e a lógica "se não estão connosco estão contra nós", todos levam um rótulo: burros, lentos, corja, brunetes e outras coisas mais. Esta divisão artificial entre bons e maus, heróis e vilões é absurda. O clube não precisa de unanimismo (lembram-se do JEB?), mas precisa de respeito democrático e de paz. Andar em constante "guerra civil" só nos diminui e como bem apontou o JPS (a propósito, obrigado pelo esclarecimento e, pelo menos eu, não acho que seja um papagaio :) quem ganha são os nossos adversários.

    Finalmente, alguém já parou para pensar porque é que alguns papagaios insistem em estar sempre a aparecer? "Quantos não se promovem à conta do Sporting, medindo o sucesso e alcance pelas métricas das audiências e RT´s e desligados das repercussões para o Sporting?" Na "mouche".

    Alexandre Marques,
    Pode gostar pouco de PB, mas gozar com uma limitação física é simplesmente lamentável. De resto, percebe-se que é mais um "correnteiro".

    ResponderEliminar
  25. O que me parece é que seria tempo de haver união em torno do clube para poder sair do ciclo nefasto em que estamos. Com esta direcção inverteu-se o rumo e finalmente investiu-se e tem-s e criado as condições para ter sucesso no futuro. Seria bom que houvesse mais união e esforços conjuntos para tornar o clube mais forte e respeitado e menos falatório, muitas vezes com críticas sem fundamento que visao deitar abaixo as pessoas e o clube.
    Lascp

    ResponderEliminar
  26. Os mandatos são para cumprir até ao fim e ainda faltam quase 2 anos para este terminar. E sobre isso na minha opinião não há qualquer discussão.

    Irrita-me um pouco que por fazer um qualquer comentário mais critico a alguma decisão da direcção, seja logo apelidado de Brunnete ou seja lá o que for.

    Os blogs e Fb servem precisamente para isso - para trocarmos opiniões sobre o que está bem e o que está mal no nosso clube.

    Quanto ás "aparições" dos ex-candidatos acho normal, são pessoas ambiciosas e sem duvida que querem chegar ao poder. Tal como qualquer um de nós se tivesse oportunidade, mas não considero que tenha sido por aí que o Sporting perdeu esta epoca.

    Mais importante que apontar o dedo aos ex-candidatos é olhar para dentro e perceber se estão todos a remar para o mesmo lado.
    Quando o proprio presidente diz que se tivesse no lugar de PPC, se tinha demitido - está à vista que existe uma clara cisão entre os dois.

    Mas vamos confiar no trabalho de CFreitas na redefinição do plantel - não só a comprar, mas também a vender, porque não somos a Santa Casa e temos um conjunto de jogadores dispensáveis mas com os quais deviamos realizar dinheiro, como Valdez, Salomão, Andre´Santos, Bojinov, Rodriguez, pongolle. Devia chegar pelo menos para comprar o tal avançado e ponta de lança.

    ResponderEliminar
  27. Mas sou só eu que reparou que quem mais fala de eleições é o GL e os seus apoiantes?

    Se não querem e nem pretendem eleições calem-se com isso.

    Se não pretendem que se fale nas dificuldades financeiras não estejam sempre a falar nisso.

    ResponderEliminar
  28. Caros,

    Brincar às eleições foi o que fizemos em Março de 2011. Não fiquem duvidas sobre isso. A paz podre só serve aos nossos adversários. Eleições como se viu nada resolvem no nosso clube pois que "tem" que as vencer, acaba por consegui-lo. Tenho pena que não utilizem a mesma táctica com os nossos adversários externos.

    O nosso clube não precisa de eleições, precisa sim de uma vassoura.

    Z

    ResponderEliminar
  29. Eleições???? brincamos??? temos 1 direcção eleita, q esta a fazer 1 bom trabalho, mt positivo no global (e n votei em GL). Temos 1 rumo e uma equipa como ha mts anso n se via no clube. Este caminho é aquele q pode dar o sucesso ao clube, por isso a hora é de unir esforços e menos falatório. No final do mandato julgaremos os resultados e a actuação. Já chega de dar tiros nos pés e dar mais vantagens aos adversários!! Deixem.se as vaidades e os interesses pessoais de lado e ajudem o clube a ser mais forte e unido!!!
    Sporting!!!!
    Lascp

    ResponderEliminar
  30. LdA, sem discordar do post, acho que estás a fazer o broadcast das ideias desta gente que acha que todos os anos devia haver eleições.
    O "A norte" não é um blogue qualquer de sportinguistas e, mesmo que o assunto seja a preocupação sobre umas eleições antecipadas em 2 anos, é importante ver onde ela tem origem e, isso sim, preocuparmo-nos para onde nos quer levar.
    As últimas eleições foram uma lição de que a internet ainda não faz vencedores, da mesma forma que, até sábado, não se criam movimentos assim só porque sim.
    Há muita informação a correr nos corredores de Alvalade e só por isso, lamentavelmente, vamo-nos, outra vez, ver envolvidos entre guerras de comadres.
    Já era tempo de termos uma direcção solidária a pensar só no Sporting.

    ResponderEliminar
  31. Que post completamente desprovido de conhecimento sobre a actualidade do Sporting e de quem o rodeia.
    Isso queria você, que só tivessemos como "verdades" as palavras que saem da boca do Godinho e Companhia, LDA.
    Ainda bem que existem pessoas que dão a cara pelo clube e apontam o que está mal (neste caso quase tudo está mal).
    O Dr. Bruno de Carvalho, e podia facilmente ter confirmado isto não caindo no papel de ignorante que possui um computador, através do seu Facebook Pessoal e do Facebook Por um Sporting Sem Complexos, semana após semana felicita as conquistas de TODAS as modalidades, congratula os jogadores e técnicos, e mais, nas alturas negativas, nas derrotas e empates, vemos SEMPRE palavras de incentivo e confiança em relação a jogadores e tecnicos.
    Não é como o Sr. Presidente empossado, que no dia a seguir a entrevista de treinador, vem colocar o seu comando em causa, contrariando a opinião do treinador.
    Caro Leão de Alvalade, Perdeu uns minutos largos do seu dia a escrever este post, e tanto trabalho para apenas revelar que não sabe metade do que fala. Para a proxima investigue e comente imparcialmente.
    A não ser que pertença á SAD, aí não há muitas ilações a tirar. É obvio até para uma criança.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)