terça-feira, 30 de outubro de 2012

O que eu espero de Vercauteren

Quando será que voltaremos a ver Vercauteren com razões para sorrir
O Sporting inicia hoje um novo ciclo com a chegada de Vercauteren ao cargo de treinador principal. Este é um processo que já conhecemos de cor e, para evitar os dissabores, desilusões e amarguras também velhas conhecidas,é necessário e útil perceber-se quais serão os objectivos possíveis de alcançar. 

Neste momento, tendo em conta que, do ponto de vista colectivo, a equipa do Sporting não existe, e que, estando tudo por fazer - e que, por isso, o técnico belga tem uma pré-época para realizar, (mas com o campeonato em pleno andamento)  - não me parece realista fazer-lhe mais do que 3 exigências: 

1- Introduzir uma ideia de jogo de uma equipa que tem de jogar para ganhar grande parte dos jogos, que são disputados com adversário de menor valia. Começar por reconstruir a equipa de trás para a frente, reequilibrando-a.

2- Recuperar para a equipa jogadores-chave de quem é legitimo esperar muito mais do que estão a dar, como Cedric, Boulharouz, Rojo, Insua, Schaars, Izmailov, Adrien, Jeffren, Elias, André Martins, Wolfswinkel, Capel e Carrillo. Mantendo o nível de Patrício, Pranjic, Rinaudo, recuperar Labyad e prosseguir na adaptação de Viola, Vercauteren será de certeza bem sucedido.

(Neste ponto é essencial ao treinador perceber o grau de compromisso individual que os jogadores mantêm com a o grupo e q com o clube que lhes paga. O Sporting precisa de muito empenho e convicção e quem estiver com a cabeça  noutro lugar mais vale que leve também o corpo).

3- Colocar como meta a chegada ao 4º lugar até ao final da 1º volta, mantendo "contacto visual"com o 3º posto. Isso significa recuperar 4 pontos ao Guimarães, actual detentor da posição. 

Alguns dirão que estes objectivos são pouco ambiciosos, a mim parecem-me realistas, tendo em conta o actual estado da equipa. Será que Vecauteren é capaz?

Nunca como hoje o Sporting precisa tanto de um treinador maduro, seguro de si e com boas ideias. Continuo a pensar que mais do que eleições o Sporting precisa de acertar na escolha do treinador e que sem o fazer corre o risco de ser um clube permanentemente à deriva, porque nunca conseguirá os resultados que precisa para se afirmar. 

Por ignorância (não me lembro de ver jogar o Genk ou Anderlecht) e por preconceito (a escola belga está longe de ser uma referência actual no universo dos treinadores) sou levado a desconfiar desta solução, e como eu a maior parte dos Sportinguistas. 

Nesse sentido há 2 exigências pessoais que, como adepto que deseja sempre o triunfo do seu clube e o sucesso dos nossos profissionais, me sinto obrigado (e que deixo à consideração dos adeptos):

1- Perceber a dificuldade da missão do treinador, face ao terrível momento, e com isso entender que precisa de tempo para implementar e consolidar as suas ideias mestras ou, se  quisermos, levar a cabo as 2 tarefas descritas nos 2 pontos descritos acima. 

2- Continuar a acreditar na qualidade do actual plantel. Quer nos jogadores recém-chegados, quer nos que transitam da época passada, há muito valor à espera de uma boa ideia de jogo que lhes proporcione a afirmação e o progresso que buscavam para as suas carreiras ao vir para o Sporting. 

Sem prejuízo de manter sempre bem alto o nível de exigência a todos os que vestem a camisola do Sporting, perceber que os jogadores são, a par dos adeptos, os mais afectados pelo actual momento. Não me parece justo não ter isso em linha de conta nas análises que se fazem, além de que o futuro próximo do Sporting passa muito também por aqui: sem possibilitar a afirmação dos seus profissionais o Sporting não perde apenas muito dinheiro, torna-se um clube de quem os profissionais desconfiam e, por isso, evitarão no futuro.

19 comentários:

  1. Anónimo,
    Num momento em que o País vive a situação que vive arranjar desculpas tão esfarrapadas como essa para o que não se joga até uma ofensa para os adeptos que fazem sacrifícios para não deixarem de pagar as quotas ou de seguir a equipa.

    Depois o diagnóstico não me parece correcto, os jogadores não deixaram de correr ou de se esforçar, não o fazem é de forma orientada, como equipa.

    E, até prova do contrário, isso é apenas mais um rumor dos muitos que circulam por aí. O que não quer dizer que me surpreendesse se fosse verdade.

    ResponderEliminar
  2. "Alguns dirão que estes objectivos são pouco ambiciosos, a mim parecem-me realistas, tendo em conta o actual estado da equipa."

    Eu acho o contrário. São objectivos muito ambiciosos e irrealistas, "tendo em com conta o actual estado da equipa".

    Eu peço mais 30 pontos para o Campeonato.
    E peço, também, que ouça pouco o Oceano, acerca de jogadores (ainda lhe diz que o André Martins não joga nada, visto não jogou com ele), tácticas e adversários.

    Peço-lhe que assuma as suas ideias, defende-as, e tenha, sempre, vontade e disposição para melhorar, assumindo erros e limitações.

    ResponderEliminar
  3. Eu prefiro colocar todos os objectivos com 1 limite temporal e sendo assim:

    1º Até final de Novembro para ver a equipa organizada a nível defensivo;

    2º Até final de Dezembro para ver evolução na organização atacante;

    3º Até final de Janeiro para ver jogadores como Carrillo, Jeffren e Viola a mostrarem verdadeiramente do que são capazes;

    4º Até ao fim da 1ª volta, que é daqui a mais 8 jornadas (8x3=24 pontos) fazer pelo menos 18 pontos;

    5º Até ao fim do campeonato, ficar no mínimo em 3º lugar COM A EQUIPA A APRESENTAR UM BOM FUTEBOL;

    ResponderEliminar
  4. como já li algures, o primeiro objectivo é chegar ao 4º lugar até ao fim da primeira volta e isso implica recuperar 4 pontos ao guimarares

    ResponderEliminar
  5. É criminoso ver esta equipa a jogar e não serem convocados André Martins e Carrillo.

    Eu só peço que seja um treinador de futebol. É que já não temos um há 3 anos.

    João Couto

    ResponderEliminar
  6. Para já e a confirmar-se que vem sozinho, começa mal.

    O que lhe peço? O que sempre pedi - Ver Futebol.

    A partir daí os resultados aparecem.

    Mas temo que por muito boas ideias que tenha dificilmente elas vão germinar.

    O ar que se respira esta envenenado, tanto fora como interiormente.

    Vejam a frase do Elias e a foto do jeffrem que por aí circulam.

    ResponderEliminar
  7. FCS,

    Não vi o que disse o Elias mas já vi a foto do Jeffren. Não me surpreende nada, há semanas que o Jeffren estava debaixo de fogo. Tu acreditas que ele estivesse a dormir? Eu não.

    ResponderEliminar
  8. FCS,
    se puderes partilhar o que disse o Elias agradeço.

    ResponderEliminar
  9. Elias:

    "Bom dia você que convive com gente falsa! Retribuir falsidade no meio das cobras não te faz uma delas, torna-te apenas um sobrevivente, "né"?"


    ResponderEliminar
  10. Como, se ele disse isso, está explicado.

    ResponderEliminar
  11. FCS,

    a frase não foi dita pelo Elias, ele limitou-se a fazer RT do autor, que está do lado de lá do Atlântico...

    ResponderEliminar
  12. Twitter

    Link não faço ideia, vi a citação algures no facebook.

    ResponderEliminar
  13. Realisticamente e em condições normais o SCP não devia pensar em destronar o actual campeão nacional antes de primeiro consolidar a receita da Champions, porque é mesmo necessário o que deveria ser uma folga orçamental via receita extraordinária para disputar com o FCP actual o titulo a sério. Ora já não há condições normais há muito tempo em Alvalade, o máximo que podia ser feito acabou de ser tentado e não deu resultado. Todos os adeptos gostam de ouvir coisas da boca dos dirigentes, até de candidatos a dirigentes, vide Rangel que acabou de prometer o titulo em campanha, depois de dizer que já não estamos no tempo de se prometerem craques ou cromos de outras cadernetas da bola.

    Conforme a semana passada foi dito o que devia ter sido pensado e dito no inicio do actual mandato, pedir o acesso à Champions ao treinador, agora muito conscientemente devíamos começar já a preparar a próxima época, mesmo com a Champions que é sempre uma questão de vida ou de morte ainda ao alcance. O que não é possível mais uma vez e é assim que as coisas têm tendência para começar a correr mal. Já não chegava a massa adepta e com que jogadores, com o mercado pelo meio? Para no meio do caos se tentar aproveitar alguma coisa e ainda se retirar alguma vantagem e começar a preparar já a próxima época convinha ser só com os jogadores que é possível programar que vão começar a próxima época, sem os que está mais ou menos programado que saem e com os que está mais ou menos programado que entrem, porque certezas só quando chegar o mercado. O que é impossível de todo, por razões distintas. Uns ocupados com outras equipas e outras competições e outros que há que promover. E é assim que o futebol que parece uma coisa sempre simples para alguns, de preferência os que não andam lá, se torna sempre uma coisa mais complicada para os que estão verdadeiramente lá. Sem dinheiro ainda é tudo muito mais complicado.

    E chegamos ao novo treinador e quanto tempo lhe vai ser concedido e com que resultados. Parece logo à priori que não tem tarefa fácil, mesmo que na melhor das hipóteses tenha vindo para acabar a época. O sucesso de Vercauteren em Lisboa vai sempre passar muito pelo tempo que os adeptos estejam dispostos. Se fossem inteligentes nem pensavam nisso, iam ao estádio e tentavam desfrutar daquilo que ele fosse conseguindo. Que nunca será pouco da forma como vem encontrar a equipa.

    ResponderEliminar
  14. Concordo. E já agora a equipa e sobretudo o clube, a primeira é fruto do que foi possível no segundo.

    ResponderEliminar
  15. A equipa do Sporting não está jogar nada.

    "Neste momento, tendo em conta que, do ponto de vista colectivo, a equipa do Sporting não existe, e que, estando tudo por fazer - e que, por isso, o técnico belga tem uma pré-época para realizar, (mas com o campeonato em pleno andamento)"

    Totalmente de acordo.
    O que é que andaram afazer Sá Pinto e Oceano(Este menos culpado).Mas no ano passado, SP fez melhor que Oceano em circunstância tão ou mais difíceis.
    Dado o desastre que foi este último jogo seria um milagre haver uma mudança profunda para o próximo.Por isso temos que apoiar,ter paciência
    e ser realistas.
    A redefinição de objectivos desportivos é fundamental,mas não devemos desistir da LC.

    É incontornável falar de Godinho Lopes.
    Sem a devida retaguarda nenhum treinador tem êxito.
    É fundamental blindar a SAD,só assim haverá tranquilidade no grupo de trabalho.
    É também necessária a presença de pessoas conhecedoras do futebol ou trabalhando em proximidade do presidente(Manuel Fernandes tinha essa função antes de ir para a B e julgo que Pedro Mil-Homens continuou no Sporting a trabalhar com o presidente) ou ocupando um cargo como director desportivo(ou equivalente).
    E têm que apoiar o treinador e não minar-lhe o caminho como fizeram com SP.
    Sem uma reformulação certeira e rápida da SAD nenhum treinador terá êxito,nem GL sobreviverá como presidente do SCP.

    ResponderEliminar
  16. O que eu espero dos dirigentes?
    - Capacidade de Liderança, tanto internamente como externamente (sobretudo perante os nossos rivais, perante a arbitragem, perante a Liga)

    O que eu espero dos adeptos?
    - Discernimento nas noticias "intoxicantes" da comnicação social e união no apoio pelo Sporting
    - Na blogosfera, que se crie uma onda de apoio sem limites ao nosso clube

    O que eu espero dos comentadores "pro-Sporting" nas TV's?
    - Defesa acérrima do Sporting, dos seus interesses e da marca.
    - Contraditório, sem limites, perante as provocações dos comentadores dos outros clubes

    O que espero do treinador e jogadores?
    - Apenas que dêm o máximo de que confiem nas suas potencialidades (Esforço, dedicação e devoção) e terão decerto a glória.

    nunca esquecendo as culpas próprias, está em marcha a minimização do nosso clube.

    NÃO HESITAREI NUNCA EM DEFENDER O SPORTING, SEJA ONDE FOR.

    NINGUÉM EM PORTUGAL TEM UM PASSADO DE TÍTULOS COMO NÓS.

    O PRESENTE ESTÁ DENTRO DA NOSSA ÁREA DE INFLUÊNCIA.

    FUTURO SERÁO O QUE NÓS QUISERMOS.


    Ed

    ResponderEliminar
  17. "Noventa a 95% das decisões serão tomadas com base nas informações de Oceano Cruz" - Franky Vercauteren

    Já estou preocupado. Lá vai o André Martins continuar nas suas férias prolongadas (entre outras coisas que Oceano fez).

    ResponderEliminar
  18. Este vem de fora e também começou logo por pedir tempo, outra vez aquilo que os adeptos têm mais dificuldade em perceber e ainda menos disposição para aceder. Não se pode tentar outro de outra galáxia? Ou também não haverá galáxias em que façam as coisas mais rápidas?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)