Corre desde ontem, por quase toda a blogosfera leonina, um texto com origem no Fórum Sporting que terá sido publicado por alguém que terá estado nos tristes acontecimentos ocorridos no Porto, que se estenderam do Solar do Norte, passando pelo hotel onde estagiou a equipa, até ao estádio do dragão, onde se disputou o jogo.
Sobre o que se passou no Solar do Norte dei aqui a minha opinião ontem.
A situação em que o Sporting vive hoje é motivo de sofrimento, indignação e até de revolta. Esse sentimento não é exclusivo de ninguém, todos o sentimos. O argumento, muitas vezes usado, dos sacrifícios feitos em prol do clube, também não colhe, só os faz quem quer.
Os Sportinguistas não podem ficar refém dos que têm mais força, falam mais alto ou têm maior predominância para poderem opinar, reunir e confraternizar. E isso depende de todos, dos que querem manifestar o seu descontentamento e da forma como o escolhem fazer, dos que todos os dias radicalizam cada vez mais o discurso, fomentando a violência, até aos que, de forma conivente ou fugindo às suas responsabilidades, fazem de conta que não se passa nada.
Sou um confesso apreciador do papel das claques - para mim é o melhor sitio para ver um jogo do Sporting. O que se passa entre claques não me cabe a mim julgar, porque desconheço o meio com a profundidade necessária para o fazer, há muitos dados que me escapam. A única coisa que
posso dizer relativamente ao assunto é que não me revejo em qualquer acto
de violência, muito menos entre Sportinguistas, venham eles de onde
vierem.
Mas, e não é de agora, há em tudo isto algo está profundamente errado quando, seja em Alvalade, seja nas deslocações que fazemos pelo país fora, além de termos que nos preocupar com as recepções dos adversários, ainda temos que andar a fugir uns do outros. Todos nós, mas acima de tudo o Sporting, merecemos muito mais do que isto.
e um post sobre todos os pormenores?? ando a ver se percebo o que se passa mas ainda nao percebi!!
ResponderEliminarA ser verdade o presidente compra proteção, gravissimo e não me pareçe impossivel. Tem uma frase nos ultimos dias em que se compara a Pinto da Costa, ridiculo. Não se pode levar uma frase a contestar quem nada faz pelo meu grande amor? Mas que sentido critico tão baixo, eu também sou daqueles que tive 18 anos à espera sempre com paixão mas quando os jogadores lutavam e ficávamos a 5 pontos ou por ai e mesmo nessa altura havia contestação. Não é andarmos a mais de meio da tabela e estes supostos sportinguistas andarem aqui a escrever que o sporting é apoiar e mais isto e aquilo. Eu até apoiaria o sporting na distrital mas não com directores a ganharem 20 e 30 mil euros mensais (duque) e eu nunca ouvi-los a defender treinador nenhum ou seja garantindo a manutenção dos seus poleiros. Esta linhagem continua a destruir o sporting a as divisões entre adeptos tambem é resposabilidade em parte dela logo o meu presidente não é este e não me venham dizer que então não sou do sporting, sou sim senhor mas não de presidentes que acabaram com as modalidades e agora só por caroliçe de alguns socios consegui-mos retomá-las e vitórias nas modalidades já nem em atletismo mas não critiquem porque assim é que são sportinguistas. Mais, PPC defendido até à ultima por alguns aqui mas só apareçeu no sporting depois de ser despedido agora os adeptos das claques sao sempre bandidos.
ResponderEliminarMas não é de agora que a Juve é a segurança da direcção, já vem de há muito, segundo consta, e não sou eu que digo, apenas ouvi que há elementos pagos na referida claque pelas direcções (notar que não é pela mas sim PELAS), algo que considero deplorável, isso não é ser Sportinguista...
ResponderEliminarAtenção que não estou a generalizar, também eu vejo os jogos junto de uma claque (Tor. Verde) e em todo lado há elementos bons e maus...
Isto é fantástico.
ResponderEliminarDe repente descobriu-se !!!! que a JL é uma cambada de facínoras e os DUXXi uns santinhos, os verdadeiros sportinguistas, sim, esses que entraram pelo Solar a dentro e ameaçaram tudo e todos os que lá estavam, que são pessoas como qualquer outras, homens mulheres e crianças. Pelos vistos só com esses é que são valentes também. Tudo farinha do mesmo saco.
JPM
Desde de o início da época que ao ler os posts e comentários da blogoesfera leonina só me lembra aquela frase popular...
ResponderEliminar"Em casa onde não há pão, todos berram e ninguém tem razão"
LdA, partilhamos um erro, achar que o Sporting não é isto. É, é isto e muito mais, é o conflito permanente entre Sportinguistas, transversal, do croquete ao sandes de pão com pão.
ResponderEliminarEstamos a atravessar um momento onde o Sporting se sente como peixe na água, vamos mudar tudo! Outra vez! Viva, viva!
Viva o Sporting!
Encontrei tambem este depoimento no blogue fonte segura, de todos os que li, este é sem duvida o mais chocante!!
ResponderEliminarde um tal de Antonio Lopes:
07/10/2012 – O dia em que, para mim, o Sporting morreu
Já se ouviram várias versões da recepção dos adeptos do Sporting ao seu presidente no Solar do Norte e da repressão que se fez sentir, por membros da Juve Leo, a Sportinguistas, durante o jogo contra o Porto.
Pois bem, chegou a vez de contar a minha história.
Quando o Godinho chegou ao Solar do Norte, logo comecei a vaiar e mostrar a minha indignação para com a personagem. Não é um direieto que tenho, como sócio? Acima de tudo, não é um DEVER, em prol de um Sporting melhor, indegnar-me com o que está mal? Pois bem, foi o que eu pensei…
Fui acompanhado da minha filha, de 7 anos. Enquanto cumpria o meu dever, um dos seguranças chegou-se ao pé de mim e falou baixinho: “Xiu, vou deixar um aviso e cale-se”. E eu, como nunca pensei que me fizessem mal, continuei a apupar o GLopes. Até que, o mesmo segurança, chegou-se ao pé de mim, empurra-me, “espeta-me” um dedo na barriga (em sinal de ameaça) e, com o joelho, aleija a minha filha. A rapariga aleijou-se ficou em choque, sem saber o que fazer. No meio de isso tudo, lembro-me de um olhar cúmplice entre o GLopes e o segurança, como que a agradecer-lhe/felicitá-lo pelo bom trabalho.
Como devem calcular, fiquei tão nervoso e perplexo que nem consegui reagir bem à situação.
A minha filha já nem quis ir ao jogo, sendo que continua com uma negra na zona da anca.
À noite estava disposto a tudo. A minha filha tinha ficado em casa, não tinha medo de ninguém. Ia dizer tudo a toda a gente!
Quando chego ao estádio, deparo-me com o idiota do Fernando Mendes, como que se de um polícia se tratasse, a ver quem estava por quem, a inquirir e a reprimir toda a gente. Mas não tive medo nenhum, durante a 1ª fiz-me ouvir. Alguns membros da Juve Leo chamaram-me todos os nomes possíveis e imaginários! No fim da 1a parte, decidi ir à casa de banho e comuniquei-o a um amigo que me acompanhava. Ele disse-me para ter cuidado, pois achava que um sujeito (de péssimo aspecto) da Juve Leo que estava atrás de nós, tinha ouvido. A verdade é que, mal o disse, ele saiu dali em direcção a outros membros da Juve Leo.
QUando entro na casa de banho, alguém tapa a porta do meu cubículo e começa a bater, várias vezes e com bastante força, na porta. Deram murros e pontapés. Eles eram para aí uns 5/6. Disseram que me iam matar quando saísse e que eu estava a brincar com o fogo. Para além disso, mandaram-me com tampas de torneira e maçanetas de porta (umas 3 ou 4). Eu mantive-me no cubículo, à espera que saíssem. Quando deixei de ouvir barulho, saio do meu cubículo e, de trás alguém me prega uma rasteira. Bati com a cabeça no chão e torci o pulso. Tive de ir para o hospital e nem consegui ver a 2a parte.
Tal como vos disse, para mim o Sporting acabou! O sistema que está montado no Sporting está muito mais enraizado do que nós pensamos!
O mais incrível é que continuo a ver quem apoie estes vigaristas, por isso acredito que isto seja para durar.
RIP SPORTING"
JPM, tudo farinha do mesmo saco menos os presidentes que tu escolhes.
ResponderEliminarLMGM, quem quis mudar antes ou seja a maioria continua agora ainda com mais força a querer.
Quem dividiu os adeptos foram estas direcções ou seja se não patrocinassem alguns não haveria isto e se fizessem um trabalho ao serviço do sporting e não deles proprios tambem haveria menos divisões. Em todos os clubes há grupos não percebo porque são tão desrespeitados em portugal isto é não têm de lhes dar apoio dentro do que é razoável, um casinha onde possam conviver e pouco mais. Quanto ao resto não se esqueçam que milhares de pessoas que hoje se sentam noutras bancadas do estadio começaram ali a sua paixão pelo clube ou seja fazem um papel importante de fidelização e estas divisões vêm de uma má gestão do clube e dos seus socios pois se não dessem mais que o que deviam as claques nunca se tinham separado, abram os olhos, é do interesse da direcção esta divisão para melhor os controlar.
Olha lá ó caramelo, por acaso sabes que presidentes é que eu escolhi?
ResponderEliminarJPM
O Fórum Sporting e o Fórum SCP são um antro de lixo. Tudo o que dali sai, vale merda atrás de merda. "Democrático" era terem podido dar porrada no Godinho Lopes, na "lógica" dessa tralha. Era a sorte grande e a aproximação que o Sporting morresse para eles.
ResponderEliminarSe o Sporting NÃO é isto, vocês acham que vale a pena dar importância a essa estória de claques? Acham que quem foi lá para insultar a comitiva do Sporting merece algum crédito? Se foram apertados pela JL, AINDA BEM!
ResponderEliminarLamentável,tudo o que está para trás.
ResponderEliminarSó se lê um lado,não há como comprovar a veracidade do que é dito.
O documento de que todos falam é lamentável.Esse sim é um documento escrito.Nenhuma destas pessoas tem nada a ver com todos aqueles que apoiam o Sporting ao longo de muitos anos a ganhar muito pouco.Depois como é que pessoas que dizem que querem mudar o clube para melhor dizem RIP Sporting.
O que relatam é um caso de polícia.Façam as respectivas queixas.Testemunhas não devem faltar.Mas isso não fazem,é só conversa.
Uma última pergunta:
Estas pessoas são do Sporting?Ou já vale tudo para os lados do porto?
VSP(Vivo Para Sempre) Sporting
SL
Que miséria...
ResponderEliminarQuando o tema não é futebol mas politica dentro do clube e guerra entre claques, estranhamente os comentários são em larga maioria de anónimos. Porque será?
ResponderEliminarImpossível. Aquilo eram NN vestidos de verde. O Sporting é um clube diferente. Um clube Superior.
ResponderEliminarEstou parva e de boca aberta com o que leio este Sporting não é o meu necm pode ser de ninguem que se diga Sportinguista...
ResponderEliminarpara onde vais Sporting???
Fico desoladada com os meus 44 anos a ver estas "atrocidades" :(
ResponderEliminarSL
*desolada (peço desculpa)
ResponderEliminarSL
Volto aqui novamente a dar os Parabéns a este blogue, e a ti em particular Leão de Alvalade por conseguirem ainda manter na blogosfera uma postura SPORTINGUISTA, da forma com que fui educada a amar este clube.
ResponderEliminarSL
Cambada de tontos...
ResponderEliminarEd
Primeiro só sócios é que podem criticar um Presidente, dirigente, funcionário ou atleta do clube, os demais são simpatizantes, sem direito a decidir seja o que for, e quem é sócio não ofende nem ameaça sócios, sejam eles dirigentes ou não, está nos Estatutos, dever de lealdade, solidariedade e respeito para com os seus consócios. O que os amigos do Solar do Norte não dizem foi o que fizeram antes do jogo, onde agrediram, ofenderam e ameaçaram vários sportinguistas, sócios e não sócios, dirigentes, atletas e funcionários, homens, mulheres, crianças e agora vêm para as redes sociais fazer barulho e vitimizarem-se, mais que isso, ameaçam vinganças e acertos de contas, pobrezinhos do crl, pensam que a Juve é só os que lá andam, piores que os Ultras é a tropa que está por trás, que não são ultras e que são matadores com as mãos, pés e não só, apareçam na Casinha, nada que uma meia dúzia de viúvas negras e incendiárias não resolvam.
ResponderEliminarDiscordo. Gajos que vão importunar a equipa a horas de um jogo e atirar garrafas ao presidente merecem levar na tromba porque sportinguistas nao sao mesmo que pensem que sim. Contestar é uma coisa outra é isto. Como alguém disse acima democracia é chamar filho da puta e arremessar objectos? Vou ali e já venho. Se comeram comeram bem.
ResponderEliminarDirectivosempre (mas nao o do norte pelos vistos)
Os brutunetes são a maior merda que existe no sporting..eles minam e destroiem o clube..mas se ele ganhar o Sporting vai acabar e vai haver uma guerra tremenda..Nem imaginam a guerra que vai haver se esse brutunete ganhar..
ResponderEliminarTodos os que falam em nome de SC brunetes, SC godinhos, SC santanistas, SC ferreiristas ou o que quer que seja deviam calar-se duma vez por todos.
ResponderEliminarO SPORTING É CLUBE DE PORTUGAL.
Por outro lado proliferam por aqui anónimos que devm ser de outros clubes e que laçam confusão.
VAMOS PROTEGER O NOSSO CLUBE. TODOS.
Ed
Este sempre foi um dos grandes problemas do SCP, basta falar com ex jogadores.
ResponderEliminarOs jogadores são apresentados com cachecol da claque, vão agradecer à dita, dão a camisola à dita.
O Sporting não precisa destes senhores ao contrário do que eles pensam.
São inúmeros os casos de Sportinguistas agredidos por esses senhores.
Se acham que representam o n/ clube, digam quem são,curriculum e cadastro.
Ainda hoje li uma entrevista do presidente do clube argentino Indepiendentes que dizia que a primeira coisa que fez foi cancelar todas as mordomias das claques do clube, uma delas funcionava como braço armado da anterior direcção, o homem hoje tem de andar com segurança 24 horas, pois todos os dias recebem ameaças de morte.
ResponderEliminarHavia dirigentes a ganhar 40.000 dolares por mes do clube. Acabou a mamata começou os problemas.
Lembrou-me estes dias no clube. Ou alguem acha que não há braço armado no clube?
E respondendo a pregunta:
O Sporting é isto, e ainda vai ser bem pior.
Os arbitros que tão mal tratam o clube passeiam-se a seu belo prazer, enquanto os nossos batem nos nossos. Ha alguma logica nisto.
Se o Godinho mandasse arrear nos arbitros durante a semana e depois de uma robalheira qualquer, podem ter a certeza que não era contestado, porque ate as vitorias eram em maior numero.
Mas como gostamos de ser diferentes batemos nos proprios sportinguistas.
Logico, não é?
É feio abordar temáticas que não se dominam. Mesmo quando não valem nada. Com o itinerário errado os adeptos perdem o percurso da coisa na Mealhada. Ou não aconteceu nada na Mealhada?
ResponderEliminarRua com a escumalha do Sporting, as claques não interessam a ninguém.
ResponderEliminarEnquanto não forem corridos não passamos da merda.
Se gostam do Sporting tenham vergonha.
sportinguistas,
ResponderEliminarfico estupefato com td o que estou a ler, em primeiro lugar com td a vossa preocupação que são as claques e em segundo lugar a luta do poder.
como adepto e sócio envergonha-me td isto saber que a preocupação de todos é o protagonismo em vez de nos unirmos.
não sei se reparam que quem se ri com td isto não é o GL, nem a JL, nem os Diretivo, nem o BC Etc, são os filhos da puta dos lampiões e dos tripeiros.
acordem para a vida e deixem o scp em paz, pq se estamos nesta situação a culpa e nossa, de todos nós.
saudações leoninas
Surreal esta caixa de comentários. Vergonhoso. É retirar todos os benefícios e acabou! Ah, mas não se pode fazer isso, porque ainda se leva um enxerto de porrada. É caso para dizer que estamos reféns da bicharada! Meu querido clube... Quando o presidente de um clube tem de ter protecção contra os próprios adeptos... quando um clube se divide em facções que resolvem os seus problemas à chapada... facções essas compostas por marmanjos, com idade para terem juízo.
ResponderEliminarGosto de claques pelo que é suposto representarem: apoio aos atletas em competição. Isto não são claques, são autênticos gangues. Que me perdoem os elementos que lá estão por bem...
um dos blogues que sigo( o cacifo do paulinho) nos ultimos posts tem colocado la cenas de apreço pelos apertoes ao presidente e ontem colocou um post onde condenava uma das claques que era acusada de ser vendida e segurança privada do presidente e congratulava outra por ter apertado pelo presidente.
ResponderEliminareu escrevi um comentario onde disse que tinha verginha destas cenas eleitoralistas de tomar o poder pela força como alguns que se intitulam de "verdadeiros sportinguistas" pretendem, e que independentemente de quem fosse a direcçao, o treinador e os jogadores, estes eeriam sempre apoiados por mim e se queriam ter explicaçoes da direçao ou responsabiliza-la os locais eram as ags e as eleiçoes e nao os nucleos e as portas de hoteis.
logo foi ofendido de tudo( lambuças, drogado, fascista, fdp,etc pelso pessoal que apoia este tipo de coisas.
enfim este é o clube que temos.
Blogue de presunçosos, têm a mania que voçês é que são importantes e que mais ninguem faz falta ao clube nem pessoas que já viram mais de 500 jogos ao vivo entre eles alguns 40 no estrangeiro. E esse da solidariedade por quem nos rouba é lindo, deves andar a jantar com o JEB. Ser do sporting não é ser menino do couro isso foi o que eles quiseram fazer de nós. Não defendo a violencia mas defendo a responsabilização, quem é responsável são sem duvidas as sucessivas direcções de mal feitores que só se interessaram consigo proprios e não os adeptos que sofrem e que por vezes até admito que podem ter atitudes erradas. o Roquete alguma vez mais o viram em alvalade? Que grande amor esse, e outros podia falar. Ser um blogue correcto não ser um blogue de anginhos que no fundo faz o mesmo que os que voçês chamam bandidos, andam para aqui a ofender sportinguistas a torto e a direito. E nem sequer percebem que ter 20 anos não é o mesmo que ter 40 evidentemente que o descernimento é menor. hipocritas do caralho, vou vaiar o Godinho sempre que me apeteçer e todos os dessa linhagem que estragaram isto tudo, esta divisão é culpa deles e só deles e se andam a ofereçer viagens em troca de proteção e voçês disso não falam e anda com capangas e compara-se a pinto da costa e perde jogos e veio com o Domingos para ganhar eleições mas só lhe paga o ordenado e foi o do estadio sem pavilhão e desse não digam nada, ataquem os adeptos que choram que riem etc. Bando de palhaços, adorava o blog mas já percebi que com esta exigencia deviam era ir para o belem e deixem de atacar sportinguistas sejam eles de que grupo, sector ou orientação forem.
ResponderEliminarAnónimo 13.04, antes vai aprender a escrever, "imbeçil".
ResponderEliminarObrigado Ana pelo único comentário lúcido.
ResponderEliminarps:Riga,é uma versão engraçada a que conta.
Mas estão lá os seus posts para serem lidos.