terça-feira, 16 de outubro de 2012

Quando o treinador é um Oceano de problemas

Não é fácil perceber que objectivos procurou atingir a SAD quando despediu Sá Pinto de forma tão apressada, para depois deixar a equipa principal a cargo de um interino, a ganhar contornos de definitivo a cada dia que passa. Se com isso pretendia dar a impressão de estar como o tolo no meio da ponte, que é a pior das imagens que um decisor pode projectar, o objectivo está plenamente alcançado.

Voltando um pouco atrás, continuo sem perceber a pressa de despedir Sá Pinto, e o jogo no Dragão serviu apenas para confirmar o que aqui fui antecipando: uma chicotada psicológica, naquelas circunstâncias, era mais provável de funcionar ao contrário do pretendido. A forma melancólica como a equipa esteve em campo confirmam-no. Não vou especular que com Sá Pinto o resultado podia ser outro, até porque pareceu que FCP tinha o resultado seguro à prova de qualquer risco. Mas correr apressadamente com Sá Pinto, como se ele tivesse uma doença contagiosa, para depois deixar no seu lugar Oceano, é uma estratégia (?) que está para lá da minha compreensão, e julgo que nisso devo ser acompanhado da maior parte dos Sportinguistas.

A questão da estratégia é fulcral nesta matéria. Ela pode ser a melhor mas, não sendo perceptíveis os objectivos que se perseguem, esse começa por ser logo como o primeiro factor a concorrer para a sua falha. Há rumores que dão a entender que o Sporting já terá feito a sua escolha, mas o treinador pretendido não está livre no momento, só podendo abraçar novo compromisso no inicio da próxima época. Mas há também muitos outros rumores, que vão desde a dissensões no núcleo duro (Godinho Lopes, Luís Duque, Carlos Freitas) às noticias de recusas mais ou menos humilhantes, mesmo que nem se tenham feito convites sequer.  E os rumores provocam desgaste, ansiedade e ruído que em nada ajudam neste momento muito particular.

Desses rumores não me surpreenderia que o do abandono de Carlos Freitas fosse verdade. Vem de um profissional e qualquer profissional sabe que a dúvida é pior dos caminhos na solução de uma crise. E sabe por isso as consequências que ela tem num grupo de trabalho, que ainda por cima leva a segunda época a ser castigado pelos resultados. O que pensam os jogadores quando recebem ordens de um treinador que não sabem se estará lá no dia seguinte?

Ao contrário dos muitos diagnósticos feitos pelos comentadores sempre à mão, parece-me que o Sporting tem começado a falhar pelos treinadores. Nisto dos comentários o Sporting não é um covil de leões, parece mais um ninho de josés eduardos de ocasião, cujo pensamento estratégico se resume nesta tirada: "o Sporting não tem um projecto, devia investir na formação" para, antes que o ponteiro dos segundos desse uma volta completa ao relógio, dizer que este ano "devia ter comprado mais 3 ou 4 jogadores". E claro, que Duque e Freitas se deviam demitir, como se de cada vez que despede um treinador fosse bom para uma organização não só perder o treinador mas toda a estrutura que o sustenta e recomeçar do zero.

Quando hoje atira com o sucesso de Domingos no Braga, por comparação com o fracasso em Alvalade, já ninguém se lembra que Salvador o deixou de mão estendida quando ele se ofereceu para renovar no meio da sua última época, num momento em que o Braga caia na classificação e já se sabia que Jardim, que saíra de forma precipitada de Aveiro, se sentaria na sua cadeira na época seguinte. Foi neste cenário, que está longe de corresponder a um modelo de apoio ao treinador, que Domingos renasceu e levou a equipa a uma final que havia de perder. Foi o apoio recebido ou foi o acerto das suas decisões que o levaram a Dublin? A final foi êxito para o SCBraga mas o mesmo desfecho não teria passado de mais uma tragédia no Sporting, mais ainda se acontecesse com o mesmo adversário.

Há dias Jeffren trazia à liça um elemento que não tem sido abordado quando se fala na crise do Sporting: a questão psicológica. Muito apropriada diga-se, num jogador talentoso que tarda em confirmar com constância o que muito promete. Dizia ele que a equipa bloqueava em campo. Esse é um sintoma que identificaria no trajecto de Domingos e de Sá Pinto. O primeiro terá experimentado aquilo que todos sabemos: a camisola do Sporting é muito mais pesada que a do Braga. A Sá Pinto terá faltado, além da sorte - tudo o que podia correr mal, correu - o discernimento, o que se percebe: queria ganhar tanto como qualquer um de nós, acrescido do facto de se querer afirmar como profissional. 

Godinho Lopes disse no passado fim-de-semana que não queria que o Sporting se transformasse num cemitério de treinadores. Mas, a prosseguir por este caminho, é bem capaz de estar a cavar a sepultura do seu atribulado mandato. No futebol o futuro é hoje, o amanhã pode nunca chegar. Faz por isso pouco sentido pensar num treinador para amanhã quando o dia de hoje é um oceano de dúvidas e problemas por resolver.

36 comentários:

  1. Dizer que Sá Pinto foi despedido de forma apressada... depois da história da corda...

    ResponderEliminar
  2. Eu discordo.

    Nada havia a fazer quanto a Sá Pinto.

    Estranho sim a ausência de decisão quanto ao treinador. E acredito que demorará apenas porque algo se prepara para a estrutura de futebol.

    ResponderEliminar
  3. Excelente post que resume o que acho que anda pela cabeça de muitos sportinguistas.

    ResponderEliminar
  4. Também não percebo que garantias se pode ter que estávamos melhor com Sá Pinto do que com Oceano. Se estivesse preocupado com os resultados da equipa B... acho que vai ser muito útil daqui a um ano ou dois. Vi claras melhorias no Dragão em relação aos últimos jogos. O resto ainda não se percebeu...

    ResponderEliminar
  5. Em Alvalade, uma troca de treinador, quase nunca é uma simples troca de nomes.Envolve quase sempre outras mudanças.

    Como se as certezas de um projecto inicial, perante uns problemas iniciais, rapidamente se tornassem em dúvidas e problemas.
    Já há tanto tempo que é assim...

    ResponderEliminar
  6. Aqui está a dinastia da vergonha:

    http://expresso.sapo.pt/os-15-anos-da-sad-do-sporting=f760267

    ResponderEliminar
  7. Penso que Sá Pinto saiu porque estava a dar sinais de não aguentar a pressão.
    A mudança radical do sistema táctico e modelo de jogo,as mudanças "malucas" com o Videoton,etc,são fatais com o comboio em andamento.
    Provavelmente tinha muito boas razões para isso mas aí voltamos à questão do post:Domingos,sem grandes apoios foi à final da LE.
    A inexperiência foi um factor no caso de SP.
    A troca por Oceano foi um salto em frente à espera que corresse bem e parece revelar má gestão(não conheço exactamente a situação interna).
    O treinador virá se Oceano falhar(espero estar profuuuundamente enganado).
    Apesar de tudo acho que a direção deve terminar o seu mandato.
    Não podemos estar a mudar de direção a cada ano e meio.No final julgaremos.
    No entanto,como as coisas vão, precisamos de muita sorte para as coisas correrem bem no futebol.
    Estamos a repetir o que se passou com SP.

    ResponderEliminar
  8. Não pude deixar de seguir o link do anónimo das 16:31.
    Além do tom de gozação que deveria ser ofensivo para qualquer Sportinguista queria referir o seguinte:
    1.Passivos das SAD(relatórios anuais,em nºs redondos):

    Sporting:220ME
    Benfica:426ME
    Porto:212ME(note-se:do relatório trimestral,não conheço o relatório anual).

    Como se vê o problema é geral.Note-se,em particular o passivo do benfica,enorme, e o do porto que é semelhante ao nosso.

    Da famosa auditoria do Sporting conclui-se que o passivo consolidado era de 376ME(nºs redondos).
    Dado que o passivo do slb(clube) é superior a 100 ME,o passivo consolidado do benfica tem que ser bem superior a 500ME.Não conheço as contas consolidadas do porto.

    Acho esta peça jornalística um lixo que visa como sempre abater o Sporting e branquear a situação dos nossos rivais,atacando a "dinastia" Roquette,um tema tão caro a muitos Sportinguistas.
    Lembram-se de Jorge Gonçalves?
    Não estávamos falidos tecnicamente,estávamos mesmo falidos,chegámos a ter 6-7 meses de salários em atraso(Fernando Mendes,entre outros,rescindiram os contratos e havia muitos outros casos eminentes,entre eles Luís Figo e Peixe).

    Veio então Sousa Cintra que ajudou a reequilibrar o clube.
    E tivemos outros períodos de aflição na nossa história(ex:Amado de Freitas).
    Era bom que pensássemos menos na "dinastia" e talvez mais no Sporting.

    PS:já fiz aqui um comentário crítico desse período,por isso estou à vontade.

    ResponderEliminar

  9. O timing mais certo será depois deste jogo com o Moreirense. Caso o novo treinador viesse agora e perdesse, por mais competente que fosse e excelente curriculum que trouxesse, ficava logo marcado negativamente.

    Finalmente estamos a ver os dirigentes do Sporting com uma atitude de competência e prudência.

    ResponderEliminar
  10. Finalmente estamos a ver os dirigentes do Sporting com uma atitude de competência e prudência.

    Haja alguem que me faça rir...

    Eu apenas vejo incompetencia e incapacidade...

    SL

    ResponderEliminar
  11. Com o mal dos outros posso eu bem. Se o benfica ou o porto têm passivos superiores é-me indiferente. Aliás esses dois clubes conseguem gerir melhor esse passivo porque têm mais receitas do que o Sporting, vão sistematicamente à champions e vendem melhor os jogadores.

    Que eu saiba o Jorge Gonçalves não derreteu o património do Sporting como fizeram estes senhores doutores da alta finança nos últimos 17 anos. Sim tínhamos problemas de tesouraria mas não estávamos na falência. Longe disso!

    Já agora custa-me a acreditar que o Figo e o Peixe tivessem salários em atraso. No mandato do bigodes 88/89 esses dois ainda andavam pelos juniores e deviam receber migalhas.

    Quanto à dinastia da vergonha foi o próprio João Rocha que em entrevista há uns anos caracterizou muito bem a acção desses senhores doutores da alta finança referindo, entre outras coisas, o desmantelamento patrimonial a que o Sporting foi sujeito.

    Infelizmente ainda há sportinguistas que se recusam a abrir os olhos.

    ResponderEliminar
  12. Com adeptos destes, sempre os mesmos prontos a mandar a primeira pedra e armados em jornaleiros, o Sporting estará sempre uma espiral de desespero.

    São eles (NÓS) os principais culpados pela crise do Sporting!

    Não culpemos os dirigentes, eram adeptos como todos nós. Qualquer dia um de nós poderá mt bem ser dirigente do Sporting.

    Colocamos tanta pressão nos dirigentes, treinadores e jogadores que não há projecto que resista.

    Basta ver os comentários que por aqui proliferam. Amanhã muda o presidente, treinador e jogadores, ao fim de meia duzia de jornadas não ganhamos no futebol, não temos paciência e vai de pedir a cabeça de todos.

    SEMPRE FOI ASSIM E SEMPRE ASSIM SERÁ. A CULPA É NOSSA!

    BASTA! TEMOS QUE TODOS PROTEGER O NOSSO CLUBE.

    ResponderEliminar
  13. COMO ADEPTOS SOMOS AMADORES. É SÓ CAGANÇA.

    ResponderEliminar
  14. "Basta ver os comentários que por aqui proliferam. Amanhã muda o presidente, treinador e jogadores, ao fim de meia duzia de jornadas não ganhamos no futebol, não temos paciência e vai de pedir a cabeça de todos."

    Mas julgas que enganas quem? Não são meia dúzia de jornadas que estão na origem das críticas. Há 17 anos, vê bem 17, o Sporting era um clube com um vasto património e apenas 30 milhões de passivo. Portanto, era um clube sustentável!

    Hoje o Sporting é um clube falido e sem património com mais de 400 milhões de passivo. O estádio e a academia estão na SAD. Quando o Sporting perder a maioria da SAD, tudo isso vai à vida também. Com a história das VMOCs, mais uma engenharia financeira concebida por estes senhores doutores da alta finança, o Sporting pode perder a maioria da SAD sem que tal seja sancionado pelos sócios.

    Mais, vivemos há largos anos com uma equipa pouco competitiva, "liderada" por treinadores que mais não são do que verdadeiros aprendizes. E temos tido também de há vários anos a esta parte uma má gestão dos activos desportivos. Vendemos mal e as vendas que deram algum retorno foram praticamente todas de jogadores vindos da academia que é o único sector de excelência do futebol do Sporting. Todo o caruncho comprado, muito dele por esse "génio" Carlos Freitas, que não aterrou cá na última época mas já cá tinha estado bem antes disso, abriu um buraco financeiro brutal.

    Esta críticas não são baseadas em semanas mas sim ANOS!

    "BASTA! TEMOS QUE TODOS PROTEGER O NOSSO CLUBE."

    Proteger o clube, ou o que resta dele, é correr com o bando de incompetentes que constituem actualmente a direcção do clube e da SAD!

    ResponderEliminar
  15. Esta direcção é uma M..., precisamos de um treinador para ontem e não de esperar uma reestruturação que a acontecer já teria acontecido.
    Esta direcção ou se demite, ou contrata um treinador com experiência e qualidade para treinar o Sporting e não um merdas qualquer como os últimos que para cá vieram, e depois é só dar possibilidade de este treinador fazer a limpeza necessária para nos tornarmos um clube vencedor e parece-me que isso passa por dispensar uma grande quantidade de jogadores da equipa principal.

    ResponderEliminar
  16. P.O.,

    Por curiosidade, quais seriam os jogadores a dispensar?

    ResponderEliminar
  17. Será normal ou razoavel que toda esta indefinição num Clube que se diz Grande?

    Estamos à espera do quê? Que o Sr. Scolari arranje agenda para falar com o seu empresário?

    ResponderEliminar
  18. Estamos à espera que termine a quezília entre o Godinho e a dupla maravilha Duque/Freitas. Se calhar perderam a credibilidade que Godinho se cansou de apregoar durante a campanha. Até lá o Sporting pode esperar... afinal o objectivo este ano já não é o campeonato mas apenas a champions... para o ano é que é...

    ResponderEliminar
  19. Figo e Peixe estavam de saída e não eram jogadores quaisquer,eram campeões do mundo:

    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Sousa_Cintra

    Parece haver quem defenda Jorge Gonçalves,o homem que mais perto esteve de destruir o Sporting.

    Afinal as empresas com meses de salário em atraso estão de plena saúde.Se não fossemos o Sporting,tínhamos fechado as portas e o património era para pagar aos credores(jogadores,bancos e outros).

    Para quem não se lembra:

    http://www.sporting.footballhome.net/index.php?option=com_seyret&Itemid=29&task=videodirectlink&id=1551http://

    Para memória futura:

    http://www.sporting.footballhome.net/index.php?option=com_seyret&Itemid=29&task=videodirectlink&id=1470

    ResponderEliminar
  20. Figo e Peixe campeões do mundo em 89? Não me parece. Só o foram em 91. Se estavam de saída ou não, não seria por terem salários em atraso porque nessa altura nem contrato de profissionais deveriam ter. Se temiam pelo seu futuro talvez, mas de qualquer maneira este ponto é completamente irrelevante para a discussão em causa e que não passa por defender o bigodes.

    Trata-se de estabelecer uma comparação entre dois momentos distintos da vida do clube. O bigodes esteve um ano à frente do clube e os sócios rapidamente se aperceberam que o clube estava a ser mal gerido. Não houve tempo para o bigodes deitar mão ao património.

    Já estes doutores persistem em servir-se do clube vai para 17 anos e os sócios assistem sem nada fazer.

    São dois momentos diferentes com reacções diferentes dos sócios.

    ResponderEliminar
  21. O que este longo hiato entre o despedimento de Sá Pinto e a situação actual mostra é que na direcção do Sporting ninguém faz a mínima ideia de quem irá ser o novo treinador. Como infelizmente, apesar de algumas melhorias, o Sporting perdeu no Dragão, a continuidade de Oceano apenas contribui para prolongar esta agonia. Agonia que abre espaço para um conjunto de intrigas que se alimentam da indefenição. Um clube à deriva mas que, nas sábias palavras - um momento de humor, permitam-me - do seu Presidente aspira a qualificar-se para a Liga dos campeões. Ou ser campeão e vencer a Liga Europa etc,etc.

    ResponderEliminar
  22. O anónimo das 14:12 fez uma observação correcta. Figo e Peixe não eram campeões do mundo em 89,mas eram dois dos mais prometedores jovens do Sporting e Figo estreou-se na equipa principal em 90/91: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Figo.
    Pensar que estavam no Sporting por carolice é ingénuo.
    O anónimo não é versado em economia e finanças(simplificando).
    Se fosse saberia sabia que são estas dificuldades de tesouraria que levam as empresas à falência.
    Se tivesse várias propriedades(o seu património),mas que é ilíquido, e uma fonte de liquidez(juros dividendos,salário...) e esta desaparecesse e não tivesse como pagar as suas dívidas,teria que responder com o seu património até onde fosse possível.
    Não chegando,ficaria sem nada.
    Felizmente surgiu um dos homens mais ricos de Portugal da época,que por paixão ao Sporting,encontrou formas de dar garantias que evitaram o pior.Mas isto só sucede em clubes de futebol e em particular nos maiores.
    E reitero que esta conversa dos 17 anos e dos messias que nos vão salvar só nos prejudicam.
    Jorge Gonçalves era um deles.
    Mas também Sousa Cintra não vinha dos círculos tradicionais do clube e foi um bom presidente.
    Não há fórmulas mágicas.
    E já agora,para mim,o melhor presidente de muitos anos foi João Rocha.
    E dou por encerrada esta polémica.

    ResponderEliminar
  23. E agora para boas notícias:
    Prá semana vamos ter NextGen em Alvalade!

    http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Form/notfutform_futnextgen_171012_100325.asp

    "A equipa de juniores do Sporting vai disputar na próxima quarta-feira (24 de Outubro) a quarta jornada da NextGen.
    Os comandados de Abel vão realizar o primeiro jogo em casa, recebendo o PSV Eindhoven. A partida realiza-se às 19h30, no Estádio José Alvalade.

    A equipa «verde e branca» comanda a tabela classificativa em igualdade pontual com próximo adversário, somando seis pontos, com cinco golos marcados e três sofridos.

    A.A.
    "

    ResponderEliminar
  24. Artur Teixeira Pedroso17 de outubro de 2012 às 22:59

    Estou inteiramente de acordo com o autor do artigo supra. Certamente que ninguém duvida do Sportinguismo de Sá Pinto para ser "desviado" da maneira como foi! Isto não fica bem à Instituição SPORTING! Eu gosto de afirmar com verdade que nós somos diferentes! E qual é a credibilidade e como encaixam atitudes destas? Com franqueza, não me sinto nada bem comigo próprio com atitudes desta natureza! Tenham juízo que já são grandes, porque homens destes ao leme da Instituição SPORTING e de outros que já foram que encheram a boca de "maçãs podres", também vão, mas a INSTITUIÇÃO fica!

    ResponderEliminar
  25. MF

    Quando Sousa Cintra e a sua direcção tomaram posse tinham perante si o caos. Paulatinamente arrumaram sa casa e construíram uma bela equipa. Também eu tenho Sousa Cintra como um bom presidente. Não tivesse ele dado ouvidos a gente cancerígena que ainda anda em Alvalade e pasme-se tinham acompanhado Jorge Gonçalves no mandato anterior e talvez SC tivesse tido algum sucesso. Quanto a Figo e Peixe, eram juvenis nessa altura e foi Abílio Fernandes que resgatou Luis Figo que já tinha contrato assinado com os nossos rivais de circular.

    Por ultimo e sobre Jorge Gonçalves. O seu grande erro foi ter sido ingénuo e ter acreditado em (supostos grandes) sportinguistas. Sportinguistas esses que prejudicaram e penalizaram o clube em seu proveito e que incorporaram direcções seguintes.....

    SL

    ResponderEliminar
  26. Miguel Damas

    Concordo genericamente com o que escreve.Há aspectos em que não concordo consigo,mas naturalmente respeito a sua opinião.

    SL

    ResponderEliminar
  27. E cuidado com a formação, pareçe que não pagam a treinadores, observadores com mais de um ano por receber logo estão parados e ainda não houve observações este ano. é a nossa bandeira a formação e estes meninos andam a brincar com a nossa galinha dos ovos de ouro, pareçe que já andamos a perder miudos valiosos para o nosso rival.

    ResponderEliminar
  28. vejam a quantidade de treinadores que entraram na estrutura após sá pinto, Pedrosa, Dominguez, Profirio, Dani e alguns menos mediáticos todos amigos de Sá Pinto (não temos um departamento que escolhe os nossos treinadores e coordenadores?). E sá pinto sai do sporting e continua a receber, esse belo sportinguista.

    ResponderEliminar
  29. Sei que muitos ficam furiosos com o que vou dizer... Mas...
    O problema maior não foi despedir SP, foi tê-lo colocado nos seniores...um disparate sem nome, elogiado por milhares e por dezenas e dezenas de blogues.. Então a do " Guardiola " , meu Deus!!!
    Vamos pensar que genero de treinador o SCP precisa??? Este Blogue, que é muito referido entre adeptos, não poderia fazer uma verdadeira abordagem ao tema??

    P.Baylina _ VNGAIA

    ResponderEliminar
  30. Caro PLF,
    jogadores a dispensar seriam todos os que o treinador achar que o rendimento ou a qualidade não é suficiente para representar o SCP, e neste principio de epoca se formos a analisar no que diz respeito ao rendimento, do plantel principal contam-se pelos dedos de uma mão os que ficariam.
    A defesa não defende, o meio campo nem defende nem ataca, o ataque falha, basta analisar o que tem sido o scp nesta epoca.
    O problema não pode ser só treinador e direcção ou pode?

    ResponderEliminar
  31. Caro P.O.,

    Sou dos que acham que ao Sporting, no futebol, faltavam apenas (sublinho o apenas) três ou quatro coisas: melhorar as coberturas ofensivas, melhorar a transição defensiva e melhorar o ataque à profundidade (um exemplo: os movimentos do Ricardo Esgaio que já lhe valeram alguns golos e muitas mais oportunidades, que não existiam na equipa principal).

    Sou da opinião que este é o melhor plantel de que há memória no Sporting (e a minha memória já me permite muitos plantéis).

    Mas enfim... tenho muito pouca legitimidade para falar, porque também acreditava que o Sá Pinto não iria ter as insuficiências que referi acima.

    ResponderEliminar
  32. Pode ser o melhor plantel, mas não se jogarem apenas isto rapidamente passarão a dispensaveis, basta ver os erros da defesa, de envergonhar o pior Polga, basta ver a falta de classe demonstrada pelo meio campo onde tirando Izma ninguem rende nada, basta vermos que só temos um ponta de lança, com qualidade sim mas que nao pode falhar as poucas bolas que a ele chegam por falta de rendimento dos jogadores que lhe devem dár jogo.
    Pode haver ali erros taticos, não ponho isso em causa, agora estes nomes que o scp apresenta no plantel têm de mostrar muito mais para merecerem vestir aquela camisola.

    ResponderEliminar
  33. Os treinadores já têm as suas contas em dia. Os observadores não sabia. Vou tentar descobrir. Se é um facto que estão parados, é gravíssimo. E é determinante que comecem já este fds a sua actividade, que é precisamente o 1o fds de competição para as camadas mais jovens, onde incide sobretudo o recrutamento.

    Semanas de atraso significarão muitos miúdos perdidos para o Benfica, e nc se sabe qd uma coisa destas impossibilita 15 anos mais tarde um encaixe de mts mts mts milhões...

    ResponderEliminar
  34. É muito perigoso quando um clube contrata os seus profissionais por questões de amizade e não pela sua capacidade profissional.
    Mais cedo ou mais tarde vamos pagar estes erros muito caro.
    Não haver uma estratégia definida para o futebol é muito perigoso.
    3 treinadores em tão pouco tempo é sinal que não há plano nenhum para o futebol do Sporting e isso é muito grave.

    ResponderEliminar
  35. e mais um bocadinho de ridículo...

    ResponderEliminar
  36. Calma... foi só mais um capitulo. Hoje foi azar e o arbitro e tal, fora isso a equipa bateu-se bem.

    Vamos apoiar!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)