É-me muito difícil de perceber o que se pretende com a substituição de um treinador a 48 horas da realização de um jogo de futebol. Fosse qual fosse o jogo, mesmo que até a feijões. Mais ainda sendo um jogo como o de domingo, onde se jogam sempre muito mais do que os 3 pontos.
Quem toma decisões destas deixa-me muito pouco tranquilo, sabendo que serão os mesmos a quem caberá a tarefa de escolher o próximo treinador. Uma decisão incompreensível, reveladora de que não é apenas a Sá Pinto que faltava a clarividência.
Nota: Já depois de publicado o post tomei conhecimento das declarações de Godinho Lopes, revelando que Oceano assume o comando técnico apenas no jogo no estádio do dragão. Ora isto ainda reforça mais a ideia expressa anteriormente: o desnorte é total.
Como poderia um treinador , que todo o país sabia que ia ser despedido, impor respeito a um grupo de jogadores?
ResponderEliminarEntão o Sá Pinto ia comandar uma equipa com os jogadores a olharem para ele e dizerem ---"está bem amanhã já cá não estás".
O problema é que se deixou isto arrastar . Ele nem devia ter começado a época.
A solução foi interna e acabou por ser normalíssima. A direcção não podia fazer outra coisa. Bem também ao entender manter Sá Pinto na estrutura, revela antes demais reconhecimento.
ResponderEliminarSoluções muito dignas nesta altura e que estou certo a generalidade da massa adepta leonina saberá compreender e apoiar, que ainda é o mais importante nesta fase.
Pouco tranquilo deixam-me os comentários a todas as decisões do Sporting.
ResponderEliminarQualquer decisão no Sporting é escrutinada até à exaustão e sempre no sentido depreciativo.
Isto tem acontecido ao longo dos ultimos anos, qualquer que tenha sido o presidente, dirigente, treinador ou até jogadores.
Nada, nem ninguém presta no Sporting.
Tudo são más decisões.
Eu é que faria melhor! Mas depois a história mostra-nos nunca fez!
Ed
Também não compreendo como poderia Sá Pinto ficar mais um jogo no banco, sabendo ele e os jogadores que seria o último. É necessário um choque/ uma reacção para domingo.
ResponderEliminarÉ totalmente irrelevante se sai antes do jogo do Dragão ou depois do jogo do Dragão.
ResponderEliminarUma decisão incompreensível seria:
a) prescindir de Sá Pinto, junto de quem entende ser a pessoa certa para conduzir o Sporting.
b) não prescindir de Sá Pinto, junto de quem entende serem o mau futebol e os maus resultados da sua (Sá Pinto) responsabilidade (é o seu caso Leão de Alvalade, pelo que a decisão deverá deixá-lo satisfeito).
Consumar-se a saída 2 dias antes ou depois do jogo com o FCP não tem qualquer relevância.
Sobre a decisão, a estrutura do Sporting prova com isto andar primeiro a reboque dos adeptos, e depois a reboque de resultados. "O Sporting não pode perder mais pontos", declaração populista quando a mudança de treinador não é em si antídoto para a perda dos pontos e vinculando (mal) a perda de pontos ao treinador Ricardo Sá Pinto.
O presidente do Sporting é muito boa pessoa, tem muito boa vontade, faz o melhor possível e mostrou mais em 1 ano do que outros para trás em 2 ou 3, mas ao fim do dia o somatório dos contributos de cada uma das pessoas que integram aquela estrutura não passará disso mesmo: o melhor possível, melhor esse que à falta de sorte em 2 ou 3 decisões chave ficará aquém do necessário.
Não obstante, cumpriu-se a vontade da generalidade dos adeptos e associados. Por isso em frente, discutam opções, vejam quem deverá ser o novo treinador, dêem uso a todos os conhecimentos de futebol que sem dúvida possuem e ajudem os dirigentes do Sporting: o momento é delicado e eles estão a ler-vos.
este post não faz sentido LdA.
ResponderEliminarcomo podia um treinador fazer um jogo importante quando toda a gente sabia que ele tava virtualmente despedido? como o ouviriam os jogadores?
há aqui muito pa criticar a direcção mas manter um treinador "morto" depois de uma humilhação era pior ainda.
Penso que o sá pinto deveria ter ido ao dragão não sei como é que o oceano vai escalar um 11. Acredito na vitória!
ResponderEliminarFaz pouco sentido o Sá Pinto orientar a equipa no dragão sabendo-se que vai ser despedido na 2ª feira, mas já faz sentido ser o Oceano a fazê-lo, que nem conhece os jogadores e que se sabe que segunda-feira também não está lá? Está bem, pronto.
ResponderEliminarApesar de que foi neste tipo de jogos onde o Sá Pinto mais brilhou, não acredito que fosse fazer melhor no Dragão que o Oceano pois nos últimos jogos o desnorte já era total.
ResponderEliminarOs próprios jogadores deviam estar desorientados e com falta de confiança na pessoa que os liderava, as exibições estavam numa espiral descendente e os resultados não eram menos dramáticos...
O quê que a direcção podia fazer? Manter o treinador e sujeitar nos a mais humilhações? Acabar com o crédito que o SP ainda goza junto dos adeptos?
Esta decisão só peca por tardia...
Não sou inocente ao ponto de achar que o Oceano, ou outro treinador qualquer, seja capaz de dar a volta completa ao rumo que o futebol do SCP seguia num espaço de tempo tão curto como aquele que nos separa do clássico de Domingo mas pelo menos penso que será capaz de trazer outro ânimo a um grupo descrente em si próprio.
Oceano, um técnico da estrutura não conhece os jogadores? Vai ler aos registos.
ResponderEliminarMM,
ResponderEliminarObviamente que o treinador tem responsabilidades nas exibições e nos resultados.
Como disse ainda esta semana, após o jogo com o Estoril, tem faltado muito Sá Pinto este ano, ele que o ano passado tinha tido um percurso que permitia as melhores esperanças.
Daí a dar-me por satisfeito com a saída dele vai uma longa distância, mas não fico nada surpreendido que me queira colar a essa ideia.
Não concordo.
ResponderEliminarQual o desnorte em colocar o Oceano um jogo? Não vejo desnorte nisso.
Só veria desnorte se a intenção fosse manter o sá e ver o que dá no dragão
Ele á cada post, mas então o sá conheçe o plantel, como??, pois tem se visto que sim. Gelson a defesa direito, pranjic a defesa esquerdo, 442, ou 433, coerencia?
ResponderEliminarO oceano faz todo o sentido, até porque deverá ser o adjunto do treinador que vier, se vier, quem sabe se não poderá ser o proprio oceano.
Se há blog que sigo com alguma atenção e concordado, em algumas ocasiões, com o relativo bom senso que expressa, é este ANA. Contudo hoje não posso concordar minímamente com este post.Na verdade não vejo que outro caminho podia ser tomado pela direcção, quando mesmo aqui li ( leia-se subentendi) por mais q uma vez q o futebol do Sporting não tomava rumo.
ResponderEliminarConcordo plenamente com os primeiros comentários que referem a oportunidade da decisão, independentemente de ser véspera de um clássico.E mais, também corroboro a ideia de q parece q tudo o que se faz é mal feito. Será que o homem ainda não acertou em nada desde que entrou no clube? Tenham paciência, já chateia tanta certeza absoluta. SL
PORRA...tá tudo parvo.Como é possível o SPORTING ser grande,se eu só leio comentários com desculpas "disto e daquilo",chega...EXIGÊNCIA(claro que isto é só para quem quer ser grande).
ResponderEliminarUm post compreensível.
ResponderEliminarAfinal os amigos são para as ocasiões.
Quantos aqui não defenderam o ano passado quando Domindos saiu, o Marcelo Bielsa.
ResponderEliminarO Athletic Bilbao têm 5 pontos em 6 jogos na Liga Espanhola e 1 ponto em 2 jogos na Liga Europa. Fosse o Argentino treinador do Sporting, também seria despedido?
Penso que sim, E o seu valor é inquestionável.
Então qual é o nosso problema? Falta de paciência, união e discernimento.
Ed
Para alguns lambuças disfraçados de "paineleiros", a direcção do Godinho não tem culpa de nada: se contrata (mal), despede (mal) ou nada faz (mal), não lhe podem ser assacadas responsabilidades. Então para que raio foram (mal) eleitos?
ResponderEliminarLeão de Alvalade, não quero colá-lo a nada, mas se quiser desenvolver a ideia sinta-se por favor à vontade. Escolhi meramente o melhor dos cenários: seria estranho achar que os maus resultados e exibições aparecem em resultado de opções do Sá Pinto e não desejar a sua substituição. Sei que nunca a exprimiu abertamente, talvez por timidez.
ResponderEliminarLógico, persigo o timbre das evidentes culpas, falhas e nalguns casos (imagine-se) "erros de palmatória" aqui apontados ao treinador do Sporting em mais de 3 e 4 vezes ocasiões que ditaram outros tantos resultados negativos.
Estar convencido que Sá Pinto é o responsável e ao mesmo tempo desejar que fique é simplesmente parvo, ou não será?
Já cá faltavam os ressabiados dos "brunetes".Tratem-se e fundem um clube para vocês. Desapareçam
ResponderEliminarMas que alternativa havia, o Sá no Dragão levamos uns seis. O oceano é temporario, espero que venha um estrangeiro, eu gostava de pekermen..
ResponderEliminarAgora o candidato derrotado é uma melga, faz lembrar o Louçã no parlamento fala fala mas toda a gente sabe que não é uma alternativa credivel.
Que tal S.C.C sporting clube de carvalho..!!!
ResponderEliminarA claque oficial "ultra brunettes"
ResponderEliminarGosto mais Klu Klux Karvalho é menos abichanado..
ResponderEliminarIndependentemente de se estar de acordo com a saída ou não do Sá Pinto, importante é analisar o que se estava a passar esta época.
ResponderEliminarPorque a equipa não apresentou só maus resultados, a equipa não apresentou futebol.
Volto a dizer que ninguém acredite que vai aparecer um técnico estrangeiro com currículo e que tudo vai mudar da noite para o dia, currículo só por si não ganha jogos.
Eu ponho muito em causa a qualidade dos jogadores do Sporting, mas acima de tudo a sua motivação e brio profissional.
A meu ver Oceano entra em ação para não se queimar um possível futuro treinador do Sporting.
Alguém acredita que o Sporting vai ganhar no Dragão, onde não ganha desde de 2007 com Paulo Bento ao comando?
O SCP está morto? ná está fortissimo..
ResponderEliminarLdA
ResponderEliminarConsidero que RSP não tinha o mínimo de condições psicológicas para orientar a equipa nos treinos de hoje e de amanhã, nem no jogo de domingo. Depois do desastre de ontem, acompanhado por uma imagem de desorientação, quer nos sistemas de jogo praticados, quer na utilização dos jogadores, por muitos discursos honestos e bonitos dos jogadores a dar-lhe solidariedade, no seu intimo os jogadores já não acreditam em Sá Pinto.
Tornou-se preferível, para um jogo 48 horas depois, um Oceano, mais calmo, que mais importante que pôr a equipa a jogar melhor futebol, consiga transmitir uma serenidade e um discurso que traga alguma tranquilidade e confiança aos jogadores.
Para mim decisão incompreensível é o convite para Sá Pinto se manter na estrutura. Que pensará o treinador que no dia a dia do seu trabalho tem nas redondezas o seu antecessor? Na segunda derrota qual será a primeira ideia que vem à cabeça de dirigentes e adeptos? A presença de RSP será sempre desestabilizadora, por mais sincera, honesta e desinteressada que seja.
Augusto Inácio a treinador, o único português que sabe ser campeão no Sporting
ResponderEliminarO inacio esteve hoje num programa dos corruptos no porto canal.
ResponderEliminarNão deve ter tempo para nos treinar.
MM,
ResponderEliminarparvo parece-me querer adivinhar porque faço ou não faço isto ou aquilo e mais parvo ainda é apontar a "timidez" como razão.
Quanto aos erros de palmatória eles são evidentes.
O mesmo em relação à responsabilidade, tendo em conta que as decisões são dele.
Relativamente ao que seria melhor para o Sporting - ficar ou sair - não tenho ainda uma opinião formada, mesmo reconhecendo que, para as bancadas, o tempo dele tinha chegado ao fim.
8
Percebo mas as minhas dúvidas estão precisamente aí: se Sá Pinto ainda tinha crédito junto do plantel, como parecem indiciar as declarações dos jogadores, a chicotada pode ter o efeito inverso ao pretendido.
Depois há outras questões: não há qualquer vinculo emocional do plantel com Oceano, era mais plausivel ver os jogadores darem tudo por um treinador que esteve com eles do que alguém que está de passagem.
Oceano não conhece os jogadores como treinador e não é em 48h que isso vai acontecer.
Acresce o facto de não ter observado o FCP, não ter por isso preparado o jogo e não creio que tenha tempo para tudo. É um grande tiro no escuro, oxalá dê certo. Mas a base é muito frágil.
Eu nem quero acreditar que ainda há quem ache que o Sá Pinto merecia continuar e , pasme-se, que o problema foi falta de paciência dos adeptos. Por favor , basta 2 dedos de testa para ver que o culpado do despedimento de Sá pinto é exactamente o próprio Sá Pinto.
ResponderEliminarEm 7 meses de treinador principal do Sporting o futebol apresentado variou entre o paupérrimo e o mau ( salvaguardo a 1ª parte em Manchester). Nos ultimos jogos o desnorte era total e mais que evidente. Desde o inicio da época que estava a queimar os jogadores mais influentes e melhores.
Se virmos os jogos do ano passado como por exemplo, Setúbal , Gil Vicente , paços , beira-mar , Leiria, Feirense e Académica chegamos facilmente a conclusão de que o que se estava a passar agora já tinha sido anunciado. Recordo o jogo de Manchester em que após uma excelente 1ª parte , o Sá Pinto resolve fazer uma das suas duplas substituicões , e rapidamente passámos de uma posição confortavél no jogo para um jogo muito sofrido. Como sempre Sá Pinto mexe e a coisa piora.
Meu caro, metendo-me um pouco na discusão com o "8" parece-me que a a sua lealdade ao SP (admiravel e evidente) está a toldar-lhe a visâo.
ResponderEliminarEm primeiro lugar, se os jogadores estavam com ele, havia a ligação emocional que fala e era o que se via se calhar é melhor meter lá alguem que eles não conheçam.Se não têm ligação ao Oceano, têm que ter ao clube e aos adeptos que estão muito acima de Oceanos, Sa Pintos, etc.
E certamente também terão um orgulho e uma imagem deles proprios a defender.
E essa do Oceano não conhecer os jogadores e não ter observado o Porto...Quem é que não conhece os jogadores que temos ou não sabe como é que o Porto joga? Esse argumento seria valido se tivessem lá metido um estrangeiro a 48 horas do jogo, assim não. Que ele não os conheça como treinador, até lhe dou de barato, agora a necessidade de observação do Porto, não lembra a ninguem. Todos nós sabemos como o Porto joga...
A base será sempre fragil nestas circunstâncias, mas quem sabe o Oceans' 11 não rouba o casino no proximo domingo? :)
"Quanto aos erros de palmatória eles são evidentes".
ResponderEliminarGuarda por acaso algum conhecimento (inato, vivido, apreendido) relevante do jogo que permita-lhe imputar erros de palmatória a quem nunca fez mais nada na vida do que jogar futebol (e muito bem), ser comandado por treinadores de futebol (e muito bem) e ser o próprio nos últimos 3 anos treinador de futebol (e muito bem)?, falemos de Sá Pinto ou qualquer outro?
E não, a responsabilidade não é sua (Sá Pinto) por ser quem toma as decisões. Só é responsável porque foi demitido, tornaram-no responsável, porque de resto ou antes disso nenhum dos dirigentes do Sporting que o demitiram sabe se as decisões e o trabalho de Sá Pinto foram as causas para os maus resultados e jogo que a equipa produzia.
Sobre a demissão e já que garante não ser timidez, volto então atrás: é estranho ou então não sabe bem o que pensa já que é garantidamente parvo achar que Sá Pinto era a causa dos problemas mas por algum motivo entender que deveria manter-se como treinador.
Seja lá qual for o treinador, a partir do momento em que estiver (eu) convencido ser (ele) a causa de más prestações e maus resultados não desejarei que se mantenha em funções mais um minuto que seja.
Encontra sentido nisto LdA?
Ou será que não tem a certeza sobre se (Sá Pinto) deveria ficar ou sair porque no fundo você não tem a certeza de nada?, e os 3 ou 4 posts que publicou na sequência de 3 ou 4 derrotas onde imputa a Sá Pinto opções responsáveis por essas mesmas derrotas apareceram porque é preciso no fim de cada jogo do Sporting vir dizer qualquer coisa?
Elucide-me Leão de Alvalade, se quiser evidentemente: como é possível perceber em mais do que um momento Sá Pinto como responsável pelos maus resultados e não entender a decisão que o verá substituído como boa?
Ajorge73,
ResponderEliminarcomungo da ideia que a lealdade deveria estar acima de tudo ao clube e deveria prevalecer também o brio profissional.
Do que conheço da minha própria experiência e da experiência relatada por quem viveu situações semelhantes a saída de um líder vista como injusta pelo grupo de trabalho tem normalmente consequências inversas às pretendidas com a chicotada psicológica.
MM,
Não preciso de ter conhecimentos semelhantes aos de Sá Pinto para lhe imputar erros. Por isso é mais fácil comentar do que treinar.
Não posso, no momento, comentar ou responder-lhe mas tenciono escrever sobre o Sá Pinto e a sua saída na próxima semana.
Como sabe sou leitor do seu blogue e por isso lhe digo que em relação a esta matéria devemos ter posições muito mais próximas do que supõe.
O bielsa não é o treinador do bilbau, que aliás perdeu o javy para o bayer.
ResponderEliminarFrancamente, acho que esta medida pode dar para os dois lados. Assim como o manterem até depois do jogo do dragão. Acho que o resultado de domingo só vai depender dos jogadores. O Oceano pode não terinar a equipa, mas sabe perfeitamente do valor de cada um e respectiva função em campo. De resto, acho de muito mau gosto referires-te à aposta no Oceano como "um tiro no escuro"... lamentável! :P
ResponderEliminar