domingo, 7 de outubro de 2012

Para a transição, homens de barba rija

O Sporting que entrará hoje em campo para disputar os 3 pontos terá pela frente mais do que um adversário. Além do FCP, que fez uma bela exibição ante os milionários do PSG, o Sporting terá, como muitas vezes nos últimos anos, de lutar também contra si mesmo para lograr vencer ou pontuar. Vencer um momento traumático, com o acumular de maus resultados, acrescidos da saída do treinador que, ao que se conta, chegou a fazer correr lágrimas no balneário.

Será essa a melhor cartada de Oceano: o apelo emocional. Sem qualquer tempo para alterações substanciais, ganhará importância crucial saber invocar o brio profissional dos jogadores, lembrando a honra de vestir a camisola centenária, e a importância de representar a esperança de milhares de adeptos que não se rendem nem nos piores momentos.

Nesse sentido parece-me que a melhor estratégia a adoptar será chamar a campo os jogadores mais experientes, capazes por isso de melhor lidar com as muitas dificuldades que o jogo trará. Uma equipa claramente conservadora, capaz de ter a bola nos pés sem se precipitar,e também de sofrer quando for necessário lutar para a conquistar. Por isso jogaria com

                                                                     Patricio
                       Cedric,                         Boulharouz,                    Rojo,             Insua                  
                                                                     Rinaudo
                                    Elias,                                                      Schaars, 
                                                  Izmailov                                                        Pranjic
                                                                Wolfswinkel
Dúvidas apenas se não deveria trocar Rinaudo por Gélson ganhando com isso maior apoio para os centrais, mesmo perdendo algum dinamismo. A Izmailov caberia o papel de dar apoio mais próximo a Wolfwswinkel, que juntamente com Pranjic, teriam que pressionar a saída de jogo dos portistas o mais subido possível no terreno. E recomendaria a maior atenção quando sair a jogar desde trás, a avaliar pelo que vi o FCP fazer esta semana, teremos muita gente a pressionar logo à saída da área.

10 comentários:

  1. Não concordo.

    Sinceramente acho que o apelo deve ser Sá Pinto. Todos gostavam dele, o que o fez sair foram as suas insuficiências.

    Devemos apelar aos jogadores no sentido de dar uma prenda ao Sá Pinto. Um ultimo adeus ao ex.treinador.

    Quanto ao onze, devemos apostar no contra ataque. Para isso:

    Patricio

    Cedric / Boula / Rojo / Insua

    ...........Rinaudo

    .......Schaars/ Elias

    Izma.....................Capel

    ............Wolfs

    Izma na verdade seria o homem do meio. No entanto, também gostava de ver Wolfs e Viola, acho que também seria boa aposta.

    ResponderEliminar
  2. Apenas trocava Pranjic por um jogador mais capaz de marcar a diferença lá na frente.
    Carrillo, talvez Viola...

    ResponderEliminar
  3. Este é um dos dois ou três jogos em que o modelo do duplo pivot defensivo que Sá Pinto adoptou se justificaria. Assim fará todo o sentido colocar Gélson ao lado de Rinaudo como contrapartida de dois jogadores mais atacantes no quarteto do meio-campo. Um deles seria Pranjic capaz de colaborar com Ínsua na ocupação da faixa esquerda e combinar com o eixo do ataque. O outro seria Izmailov, o jogador de maior classe que poderá pisar o relvado do Dragão, que jogaria na posição dez. Na frente Cappel no lado direito para aproveitar o carácter ofensivo do brasileiro do Porto e Wolfs no meio.
    Atrás a defesa normal sem os delírios do Videoton.
    Dá para discutir o jogo e possibilita muitas alterações em função das ocorrências. Se ficarmos a perder podemos trocar Gélson por Elias e subir a equipa. Ficamos com Carrilho para apostar no tudo por tudo se podendo sair um dos médios, por exemplo Pranjic. Se começarmos a ganhar temos muitas e boas alternativas no banco para ir gerindo a equipa. Scharrs, Adrien, Carrilho, Elias, André Martins.
    Consta que o novo treinador será o Valverde. Duvido porque esse além de caro deve ser exigente com o sucesso desportivo e isso não faz o género dos que têm governado o clube.

    ResponderEliminar
  4. Um titulo fantástico, cheio de motivação

    "...Para a transição, homens de barba rija..."




    é estragado e não merece o seu interior

    "...Sporting terá, como muitas vezes nos últimos anos, de lutar também contra si mesmo para lograr vencer ou pontuar. Vencer um momento traumático,..."

    Lá estamos nós a autoflagelarmo-nos.

    VAMOS JOGAR PARA GANHAR. SEMPRE.

    ResponderEliminar
  5. É um bom 11,mas podiam-se incluir outros e seria bom também,prova do excelente plantel que temos.Jogo de alto risco.Pode ser muito bom ou péssimo.Esperemos que seja muitíssimo bom.
    Força Sporting.

    ResponderEliminar
  6. O meu 11: patricio,cedric,bouhlarouz ,rojo,insua,rinaudo,schaars,izmailov,capel,viola e wolfswinkel.
    Sporting 2 porto 0
    Ps: carrillo pode ser a "arma secreta" entrando depois dos 60 min pode aproveitar as lacunas e o cansaço de alex sandro

    ResponderEliminar
  7. Estou a trabalhar desde manhã e, apesar de me ter dito que não conseguia ver o jogo, lá liguei a TSF no computador para ouvir o relato.

    Só escrevo para deixar um comentário muito simples.
    Os "comentadores" da TSF (são 20.28, as equipas ainda estão a aquecer) já fizeram várias referências à substituição do treinador do SCP dizendo coisas como "o Sporting tem queimado muitas figuras de referência no clube", "pode queimar Oceano Cruz", "se vier a queimar Oceano Cruz vai ter ainda mais problemas"....?????

    Mas o que é isto? Esta gente não é suposto serem jornalistas? Darem notícias e fazerem comentários objectivos?

    O achincalho ao clube por TODA a comunicação social (dita desportiva ou outra, imprensa, televisões e rádios) é de tal ordem que me faltam as palavras para a adjectivar.

    Atrevo-me a dizer que se trata, na hierarquia de problemas com que nos defrontamos, do principal problema.

    Não há TV ou rádio em que se consiga ouvir um relato de um jogo do SCP minimamente isento e objectivo.

    E as primeiras páginas dos jornais parecem escritas por uma central de informação FCP / SLB.

    Como é que se chegou a isto?

    ResponderEliminar
  8. E a Sport TV hoje o parecia o Porto Canal, com o Freitas Lobo a fazer de "claque". Miserável.

    ResponderEliminar
  9. E antes da conversa branqueadora, que certamente se seguirá, o Sporting jogou pouco, e nem era expectável que jogasse bem, tendo em conta o momento do seu futebol. Isso não dá o direito dos outros o prejudicarem! Os sportinguistas têm de saber defender o seu clube. Não sejam abutres como o outro! Se fosse o beifica levar com dois penalties no Dragão, a lampionagem não se calava durante a semana toda, tivesse o beifica jogado mal ou bem. Mas como há canalhas a quem só interesse poder dizer mal, quanto pior melhor, por isso não faz mal que o Sporting seja prejudicado, quanto mais não seja para dizer que a direcção não impede o clube de ser prejudicado. Estão sempre pelos outros, nunca pelos nossos. Duplamente MISERÁVEL.

    ResponderEliminar
  10. Touché, Lionheart! Infelizmente, tens toda a razão.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (89) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (99) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (41) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)