domingo, 14 de outubro de 2012

O regresso do râguebi e do basquetebol - Ecletismo sempre


Por coincidência no dia de ontem deu-se simultaneamente o regresso oficial do basquetebol e do râguebi ao Sporting, respectivamente 17 e 48 anos depois da suspensão das modalidades no Clube.

Embora o Sporting "viva" do futebol e para o futebol, ninguém pode ignorar a sua brilhante história nas modalidades ditas amadoras, e o seu lugar como primeira potência nacional do que ao ecletismo diz respeito.

Ultimamente essa diferença para os nossos principais rivais, tem vindo a ser reduzida, quer graças ao muito dinheiro empregue, quer, justiça seja feita, também a algum trabalho na formação e na prospecção de jovens talentos. Temos de acelerar de novo para repormos a diferença.

Brilhantemente o regresso deu-se com duas claras vitorias: 22-7 no râguebi e 73-37 no basquetebol. Saúde-se e felicite-se.

Mas não podemos nós, Sportinguistas, pensar que regressam mais duas modalidades e vão "arrasar". Os êxitos só se conseguem com muito trabalho, trabalho de base e trabalho consistente fazendo uma retaguarda forte para dar um bom apoio.

Temos de ser conscientes.  Há muitos clubes que nunca suspenderam as modalidades, que mesmo treinando râguebi em alcatrão não pararam, e logicamente têm uma estrutura muito mais consistente.

Felicidades para as gentes do râguebi e do basquetebol leonino, fazendo votos para que, sendo eles "organismos autónomos" sejam rapidamente cooptados, e integrados de corpo e alma dentro do Clube.

O que escrevi atrás relativamente à relação entre trabalho e êxitos, aplica-se perfeitamente ao resultado de ontem do hóquei em patins. Criticar negativamente, como já vi, quem tem feito um trabalho extraordinário, de tal modo extraordinário que antecipou em dois ou três anos o primeiro grande objectivo, só pode vir de pessoas que não têm a noção do que é trabalhar em desporto.

O hóquei do Sporting, sempre com apoios muito reduzidos do Clube (para não dizer sem apoios, ou em alguns casos, com "desapoios") vem fazendo um trabalho extraordinário. Vai ter de lutar com clubes já instalados, alguns com muito dinheiro para prometerem, e depois não pagarem, com casa própria  mas irá reagir a resultados menos bons, e os seus jogadores deixarão sempre o máximo do seu esforço na pista. Uma palavra de solidariedade e apoio para as gentes do hóquei do Sporting, personalizada na pessoa de Gilberto Dias Borges, o seu líder.

Não imaginam os Sportinguistas as dificuldades diárias que quem trabalha para estas modalidades tem. Só com muito esforço, muito Sportinguismo, muitos "sapos" engolidos, conseguem apresentar obra.

Portanto, Sportinguistas, temos de ser pacientes para com as modalidades renascidas, percebermos que estão a trabalhar no duro, e que os triunfos não aparecem com um estalar de dedos, mas vão aparecer, especialmente, como é o caso, se o trabalho continuar a ser bem executado.

Uma palavra final para o Presidente Godinho Lopes. Pode ter falhado muito em muitos aspectos da gestão do Clube, na gestão do futebol também, mas quando as modalidades autónomas, em casos extremos, lhe têm "batido à porta", tem respondido sempre presente e resolvido muitas dificuldades.

*Artigo de autoria de 8 (Carlos Sousa)  

9 comentários:

  1. Curioso o destaque pela imprensa desportiva dado à pesada derrota do Sporting no hóquei, e uma (quase) total omissão à derrota do Benfica em rugby, por cerca de 80 pontos (!!!!!) de difença.

    Diferença de tratamentos. Interessa a quem?

    ps: a saída de Gonçalo do hóquei foi um pesado contratempo. Mas convém destacar que o projecto contemplava que, esta época, ainda era para se estar na 2ª divisão.

    ResponderEliminar
  2. Isto é o Sporting! Ganha-se, perde-se, mas estamos em 37 modalidades! Parabéns a todos aqueles SPORTINGUISTAS que tornam possível a existência destas modalidades.
    É para isto (também) que eu e restante família pagamos quotas (com sacrifício, mas com um enorme gosto)! S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  3. O Sporting nunca foi, não é nem nunca será só futebol.

    Aliás destaco duas situações.

    Milhares de pessoas em Portugal só conheceram o Sporting e se tornaram adeptos, pelas vitórias do atletismo e do ciclismo, que passava junto das suas terras. Naquela altura televisão não existia ainda e rádio ou jornais era só para alguns.
    Muitos deles foram os nossos avós, pais ou parentes.

    No período 1982/2000, em que não ganhámos nenhum campeonato de futebol, foram as modalidades amadoras que alimentaram o nosso sportinguismo. Fomos várias vezes campeões europes de atletismo, Carlos Lopes era campeão olimpico, Fernando Mamede recordista mundial, etc., em hoquei ganhámos tudo (Taça campeões, Taça das Taças, Taça CERS), éramos campeões em basquetebol (Rui Pinheiro, Baganha, Albuquerque, Israel e Lisboa), etc...

    O SPORTING É NA REALIDADE MUITO GRANDE.

    Ed

    ResponderEliminar
  4. Já se sabe e voces sportinguistas já deviam saber disto há séculos que, quando qualquer coisa má acontece ao 5L Barbies, a imprensa benfiquista tenta por todos os meios e maneiras omitir ou branquear.

    Não lembram dos 5 x 0 no Dragão, onde ao invés de darem todos os méritos ao Porto pelo massacre, colocaram todos os holofotes nos erros táticos do "mestre da tática", colocando todas as culpas da humilhação histórica nos erros do "ex-terminador"???

    Branquearam uma falta claríssima no empurrão de Luisão em Ricardo em 2004/2005, que deu o 1 x 0 aos lampiões, entre outras coisas.

    É assim a imprensa desportiva portuguesa, vermelha não de vergonha, mas de coração.

    O Sporting venceu por 80 pontos de diferença aos vermelhóides e não foi destaque ou cantinho de página, certo?Nada que nos surpreenda a nós portistas.Na 3ª feira, véspera da final da Champions entre Porto e Monaco, ao invés de estar na capa o nosso clube, estava o orelhas que invadiu o estúdio da sic...

    ResponderEliminar
  5. O meu aplauso para o renascimento no Sporting, do basquetebol e do râguebi! O meu forte incentivo para todos aqueles que estão e tentar reeguer o hóquei. Neste momento os resultados serão a vertente menos importante. Consolidar estruturas e conhecimentos, formar e lançar atletas e dignificar as gloriosas camisolas verde e brancas, serão as tarefas prioritárias, ainda que seja preciso lutar contra uma corrente de sportingistas menos avisados e conscientes, que não o compreendem.
    Finalmente o meu entusiasmado aplauso para as palavras de "8": «Felicidades para as gentes do râguebi e do basquetebol leonino, fazendo votos para que, sendo eles "organismos autónomos" sejam rapidamente cooptados, e integrados de corpo e alma dentro do Clube».

    Forte abraço e SL


    ResponderEliminar
  6. O Sporting é um clube ecletico, mas a minha preocupação de momentoé o futebol.

    Com o alvoroço que vai na direcção, este blog (que considero um dos melhores do universo leonino) não tem palavra a dizer:

    Relembro só algumas noticias do FDS:

    Duque sai ou não ?
    CF sai ou não ?
    Oceano como treinador até fim da epoca ?

    Como socio e adepto preocupam-memt estas noticias de desnorte da direcção e não me parece ser invençao da CS

    ResponderEliminar
  7. É de saudar o regresso das modalidades e o ecletismo do sporting mas os responsaveis por este regresso são alguns socios e o seu empenho. Só para saberem ficámos em 2º nos ultimos dois anos em atlestismo senior masculinos (eu diria que é vergonhoso, agora nem o atletismo ganhamos), vejam quem ganhou as supertaças deste ano nas modalidades colectivas e reparem na epoca que ai vem em termos de modalidades (talvez se safe o futsal). Infelizmente já nem disso podemos falar e já agora uma questão que é pouco pertinente mas que eu gostaria de obter a vossa resposta, onde está o novo treinador do futebol senior do sporting? Areia para os olhos já chega a direcção.

    ResponderEliminar
  8. "iorda9 disse...
    O Sporting é um clube ecletico, mas a minha preocupação de momentoé o futebol.

    Com o alvoroço que vai na direcção, este blog (que considero um dos melhores do universo leonino) não tem palavra a dizer:

    Relembro só algumas noticias do FDS:

    Duque sai ou não ?
    CF sai ou não ?
    Oceano como treinador até fim da epoca ?

    Como socio e adepto preocupam-memt estas noticias de desnorte da direcção e não me parece ser invençao da CS"

    Para não alimentar os pasquins, não se devia comentar a merda que eles publicam, mas sim esperar-se e comentar em seguida, as decisões da direcção.

    Como ainda não as há, espera-se e comenta-se depois.

    Não apoiem os jornaleiros que vos lêem. Deixem-nos escrevinhar, que o que eles escrevinham hoje é desmentido amanhã por eles mesmo.

    Não se deixem contaminar pelo frenesim dos pasquins, que "morrem" por noticias do Sporting, que não têm.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo da 10:36

    É vergonhoso ganhar 14 (catorze campeonatos no Atletismo) seguidos e perder os dois últimos por 5 e um ponto? Você é sportinguista? É sócio, ajuda o Clube ou é mais um que exige, critica mas nem com uma quota ajuda o Sporting a ser maior? Ou é mais um do salvador da pátria...SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)