domingo, 26 de janeiro de 2014

Futebol português: Os anjos, os demónios e o palhaço


4 minutos que o futebol não precisava
Confesso que prefiro falar do futebol que se joga nos relvados mas infelizmente acabo por ter que dividir as atenções também com o futebol de bastidores. Infelizmente os episódios do último sábado acabam por determinar mais uma descida aos subterrâneos do futebol português. Os tais quatro minutos de atraso que se registaram no jogo do Dragão e o penalty já nos minutos finais, que acabaram por ditar o apuramento do FCPorto, foram acontecimentos que reforçaram a descredibilização do futebol português e, por isso, eram totalmente dispensáveis.

O palhaço
É feio pontapear alguém que está no chão, como é caso de Paulo Fonseca. Não o faria não se tivesse ele metido com o Sporting. As suas afirmações foram tão ridículas como o nariz vermelho, os sapatos e fato sobre-dimensionados daqueles personagens que estamos habituados a ver no circo. Só que em vez de me fazer rir fizeram-me sentir pena. Pena pelo seu esforço inglório em se colar a uma forma de estar e falar "à Porto" quando o máximo que consegue é fazer os adeptos azuis ter saudades do mal-amado Vítor Pereira. Pena porque,tal como aos palhaços, já ninguém lhe dá muito crédito naquele lugar.

Depois de ter passado um mau bocado ante a reservas do Marítimo e sobretudo perante os apoiantes da sua equipa, apareceu impante ante as câmaras. Ao invés de explicar o que tinha corrido mal, preferiu atirar-se ao Sporting e a uma pretensa festa, que não teve lugar. Quando o repórter teve a ousadia (que lhe pode sair bem cara, como já sucedeu a outros colegas de profissão) de lhe perguntar como tinha visto do banco a festa do Sporting, alegou tratar-se de informações prestadas. 

Os informadores deviam mesmo estar atentos ao que se passava com o Sporting em Penafiel, pois ninguém o avisou que, com o golo de penalty, estava apurado para as meias-finais. Se o tivessem feito tinham evitado que Paulo Fonseca fizesse a figura de parvo de mandar a equipa rapidamente de volta para o seu campo, precisamente o contrário do que deviam fazer perante uma situação como aquela. Voltou a mentir de forma desajeitada na conferência de imprensa e foi infeliz com o "isto foi uma vitória à Porto!". Pela dupla interpretação da frase e por lembrar as dificuldades para bater em casa as reservas da equipa que sofre mais golos na Liga.

Demónios
Não vou perder tempo a discutir a legalidade do lance da grande penalidade. Não porque não tenha opinião sobre ele, mas porque a minha opinião é muito menos importante que todos os factos que envolveram o lance.

Jogavam-se os últimos minutos de um jogo cujo inicio foi deliberadamente adiado para terminar mais tarde. O penalty está longe de ser claro e é peremptoriamente marcado pelo mesmo árbitro que, semanas antes, esteve envolvido num lance decisivo que prejudicaria um concorrente directo.

Num outro país qualquer estes factos não passariam de coincidências. Em Portugal é preciso ter nascido ontem ou ser muito mais do ingénuo para não estabelecer entre eles uma relação de causa e efeito. Ninguém atrasa um jogo deliberadamente quatro minutos se dele não pretender tirar vantagem. 

Num jogo tão imponderável como é o futebol como é que alguém age desta forma se não está seguro de poder controlar não apenas esses imponderáveis como também de poder determinar o curso dos acontecimentos?

Falta a última das coincidências, talvez a mais importante de todas. O clube envolvido é mais uma vez o FCPorto. Os últimos 30 anos estão pejados de exemplos de batota, hoje conhecidos de todos, com contornos semelhantes aos do jogo do passado sábado, e tendo sempre como actor e beneficiado comum: o clube de Pinto da Costa. Porque é que ontem poderia ter sido diferente?

Pois até pode ter sido. Pode ter acontecido apenas futebol, mas esta é mais uma das muitas vitórias que o clube azul arquiva no seu palmarés com nódoas e cheiro a trapaça. Esse é o selo que o tempo de Pinto da Costa deixará na passagem pelo clube azul e que se vislumbrará como uma marca de água em cada troféu conquistado. Infelizmente essa suspeição contaminou há muito o futebol português também, tornando-se num dos seus maiores problemas.

Anjos
O Sporting tomou uma posição publica sobre os acontecimentos através do seu presidente. Já foi vastamente mencionado por muitos comentadores de  que o clube poderia ter feito muito mais do que apenas queixar-se do atraso registado no jogo do Dragão. 

Concordo. Mais do que queixar-se o Sporting deve agir e tomar consciência que está envolvido numa guerra. Guerra que escolheu, e quanto a mim bem, ao afrontar a generalidades dos interesses instalados e directamente o FCPorto. Tendo no seu núcleo duro um elemento como Inácio, que conhece por dentro o modus operandi - fez parte do FCPorto como jogador, treinador-adjunto e principal no período em que este, lançando mão de todos os meios hoje conhecidos de todos, consolidou o seu poder - só por distracção, negligência ou ingenuidade poderia achar que os todos os "poderes" do Dragão não seriam usados.

Não creio que pudesse haver um resultado muito diferente, face aos acontecimentos. O Sporting não se devia ter alheado não apenas do inicio do jogo no Dragão - recordo que a equipa do Sporting entrou para o terreno de jogo, após o intervalo, ainda o Penafiel estava no balneário - mas sobretudo da marcha do marcador. Não foi assim. A dada altura, e até pelas substituições de Jardim, pareceu dar-se a tarefa por concluída. E teria bastado um simples golo, perfeitamente possível ante o Penafiel, para hoje os sorrisos serem nossos.

Que se tenha aprendido a lição. Ninguém nos vai oferecer nada, muito menos nos será entregue em badeja de prata em Alvalade. O que nos aconteceu na Taça da Liga é o que nos espera no que resta do(s) campeonato(s). Que, como bem sabemos, está "destinado" a ser divido apenas por dois... Temos que ser melhores dentro e também fora de campo.

26 comentários:


  1. A responsabilidade do «atraso» de quatro minutos é do delegado ao jogo indicado pela Liga (art. 39º do Regulamento de Competições).
    Aferir que essa responsabilidade compete ao FCP é ser desonesto (no mínimo)

    Antes de escrever convinha ler o dito documento, «penso eu de que».

    ResponderEliminar
  2. Uau. Exatamente o que eu sinto sobre o tema. Aliás penso mesmo que esta "partida" do sistema ao Sporting deve ser usada (e abusada) como símbolo do que tem de ser mudado. Usar o sentido de humor de forma institucional...deseja-se.

    ResponderEliminar
  3. sintam só o que é perder aos 92. gostaram? não? é a vida. desculpas e mais desculpas e mais desculpas. tentem lá ganhar na secretaria, já o ano passado nos tentaram fazer isso. continuem então a tentar. quanto aos palhaços não sei quem é mais, se o PF se o bruninho que todas as semanas tem que mandar o seu bitaite. quando não tiver nada que comentar ou criticar o que vai ele inventar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo eu até compreendo o que estás a tentar dizer até acho que já sabes que se o Benfica vai ter mais do mesmo que o Sporting espero que saibas não?

      Eliminar
  4. a vossa posição é, no mínimo, risível
    http://4.bp.blogspot.com/-n3H1TiLVVSI/UqzEz3y-_zI/AAAAAAAAOCg/h0Ct6Vjzt5A/s1600/blogger-image-1221742647.jpg

    ResponderEliminar
  5. Ajudem-me aqui com uma coisa.
    Ou eu estou maluco ou o Miguel Guedes Blind Zero do FCP na RTP mente com todos os dentes.

    Passou o programa a falar que sim senhor, 3 minutos de atraso é grave, mas que o delay na 2ª parte foi de 45 segundos.

    Está a mentir e como os outros representantes não souberam responder, ainda passou essa ideia.

    Ora ele diz que foi "corrigido" de 3 minutos para 45 segundos com o intervalo.
    Ora isso é falso.
    Amigos, confirmem-me por favor o que eu vi em casa:

    1- Começa o jogo em Penafiel.
    2- Quando começa no Porto, o jogo em Penafiel vai com 3 minutos.
    3- Começa a 2ª parte do jogo em Penafiel.
    4- Quando começa a 2ª parte no Porto, o jogo em Penafiel vai com 4 minutos.
    5- O jogo em Penafiel termina com 93 minutos e alguns segundos.
    6- Após terminar o jogo em Penafiel, o jogo no Porto está no minuto 89.

    Como pode ser essa história dos 45 segundos???

    7- Depois no Porto são dados 4 minutos, que acabam por ser uns 7 com o penalty.


    Por favor confirmem-me se vi bem.:)

    ResponderEliminar
  6. Uma vitória à porto ...E de mota!...Cada vez tenho mais orgulho em ser sportinguista!

    PS- Apelo a todos os sportinguistas para estarem presentes em Alvalade no Domingo às 18:15, (jogo contra a Académica) para apoiarmos a equipa, pois eles merecem são equipa de raça, de querer de luta contra tudo e contra todos como demonstrou em Arouca e Penafiel. Não os podemos deixar sozinhos nesta luta.Vamos encher Alvalade.

    ResponderEliminar
  7. Ver portistas a invocar regulamentos é de rir...melhor só mesmo o Rei Bufas a pedir a legalidade referindo-se às contas consolidadas dos Clubes :).

    Tasqueiro vocês são os maiores conseguiram a proeza de ganhar ao Maritimo B com um penalti aos 92 minutos ... notável ... como diria o vosso Palhaço "foi uma vitória à Porto".



    ResponderEliminar
  8. Fala-se de um atraso como se isso tivesse tido alguma influência nas contas para a qualificação. Desde a 1ª parte que o Porto estava em desvantagem nas contas. Ao intervalo precisava de marcar para passar e precisava de ganhar para não correr qualquer risco. Aos 68 minutos em Penafiel e aos 65 minutos no Porto, precisava mesmo de ganhar para passar. Nada se alterou dos 68/65 minutos até ao final... e esteve bem próximo de sofrer o 3º.

    Se o Sporting se queria queixar, que se tivesse queixado do facto do jogo da 2ª jornada não ser à mesma hora. Isso sim teve um peso decisivo nas contas porque quando o Porto entrou em campo contra o Penafiel sabia que tinha de ganhar por mais de 3-0 para assegurar vantagem. No campeonato, e o campeonato tem 30 jornadas, as 2 últimas jornadas são disputadas ao mesmo tempo entre os clubes que têm alguma coisa em disputa...

    Do que já não se pode queixar é de um penalty indiscutível, bem mais do que o favoreceu em Penafiel, ou da estratégia do adversário para o jogo. O que fica para a história mais um momento ordinário do presidente do Sporting em que acusou o Marítimo de considerar o jogo um treino. Há quem tenha bem mais dignididade do que ele...

    ResponderEliminar
  9. Relamente vires aqui critiar o Bruno de Carvalho pel facto de o Marítimo ter ido para o Dragão jogar com grande parte da sua equipa com jogadores da equipa B e vocês só se terem qualificado no minuto 93 com um penalty que é uma falta iniciada fora da grande área (sim, se existe falta dentro da área é do Ghilas que pontapeia o jogador do Marítimo que se antecipa no movimento ao Ghilas. Ah, teve vantagem por ter puxado o Ghilas? Falta fora da área!!!).
    Realmente, chorar vale mesmo a pena. depois da vergonhosa actuação do Paulo Fonseca no Estoril depois de um penalty que supostamente era fora da área e de toda a choradeira, agora diz que foi uma vitória à Porto.

    Estão num bom caminho vocês!!!

    ResponderEliminar
  10. Mais uma carvalhada de respeito: dizer que o Marítimo foi ao Dragão jogar com grande parte da sua equipa com jogadores da equipa B.
    O 11 do Marítimo em Alvalade, para a Taça da Liga, era composto pelos seguintes jogadores: Wellington, João Diogo, Igor Rossi, Gegé, Briguel, Danilo Pereira, Theo Weeks, Nuno Rocha, Danilo Dias, Heldon e Derley. Entraram no decurso do jogo, Ruben Brígido, Artur e Fidélis.
    O 11 do Marítimo no Dragão era composto pelos seguintes jogadores: Wellington, João Diogo, Igor Rossi, Bauer, Ruben Ferreira, Sérgio Marakis, Theo Weeks, Nuno Rocha, Artur, Danilo Dias e Fidélis. Entraram no decurso do jogo o Ruben Brígido, o João Luiz e o Edivândio.
    6 dos 11 jogadores que entraram de início eram os mesmos. Os outros 5 eram da equipa B?
    Bauer (6 jogos pela equipa A, sendo o 3º jogador mais utilizado pelo Marítimo na Taça da Liga, 18 jogos pela equipa B, portanto é da equipa B)
    Ruben Ferreira (1 jogo pela equipa B, 14 jogos pela equipa A, portanto é da equipa A)
    Sérgio Marakis (1 jogo pela Equipa B, 6 jogos pela equipa A, portanto é da equipa A)
    Artur (0 jogos pela equipa B, 20 jogos pela equipa A, portanto é da equipa A)
    Fidélis (0 jogos pela equipa B, 15 jogos pela equipa A, portanto é da equipa A).
    Dos 5 jogadores que não jogaram em Alvalade, 4 são inequivocamente da equipa principal do Marítimo (a soma de jogos pela equipa B do Marakis, Ruben Ferreira, Artur e Fidélis é igual a 2). Acresce que o Artur (6º jogador mais utilizado) e o Ruben Ferreira (3º jogador mais utilizado), não utilizados em Alvalade, são habitualmente titulares e, em sentido oposto, o Fidélis e o Marakis são habitualmente suplentes do Danilo Pereira e do Derley.
    É o que se costuma chamar de uma maioria de carvalho.
    Mas contra essa maioria não se insurgiu de carvalho no jogo de Alvalade...

    ResponderEliminar

  11. @ Sérgio

    «Ver portistas a invocar regulamentos é de rir...melhor só mesmo o Rei Bufas a pedir a legalidade referindo-se às contas consolidadas dos Clubes»

    eu, se fosse a ti, começava era a chorar. espera pela publicação dos resultados operacionais da SAD do teu clube, referentes ao período do 2º Trimestre de 2013/2014. até vais "bater mal"...

    ResponderEliminar
  12. Sim, sim Lima, tu até já sabes os resultados operacionais do SCP...
    É com cada cromo...
    Preocupa-te com o entreposto de lavagem de dinheiro sad-puerco que só pertence 40% aos sócios e é gerido pela casta corrupta e proxeneta que vocês elegem há 30 anos. Quando saírem de lá vamos ver quem vai bater mal!

    ResponderEliminar
  13. @lima
    eles sabem lá o que são resultados operacionais !

    eles até ficavam todos contentes por ter o presidente do Cfiscal que também era managing partner da empresa que fazia a auditoria.

    ResponderEliminar
  14. Peyroteo,
    No Camarote Leonino dizem que as segundas partes começaram em simultaneo porque o Sporting esteve a atrasar a sua reentrada em campo

    ResponderEliminar

  15. @ sar

    eu não fui insultuoso com ninguém, sequer com o vosso clube.
    o mínimo que peço é o mesmo nível de respeito.

    queres discutir futebol, fá-lo de forma civilizada, ok?, que não sabes com quem "falas", não me conheces de lado nenhum, nem eu to permito.

    ps:
    é que se eu quisesse ser mauzinho, perguntava-te se já enviaste o recibo dos dois mil euros que um ex-dirigente do teu clube depositou na ilha da Madeira, para constar no próximo Relatório & Contas...

    ResponderEliminar
  16. Isso não é possivel.
    É grande treta.
    quando começa no Porto estava 4 minutos em Penafiel que eu vi.
    Ao acabar aos 93 + uns segundos no Porto estava no minuto 89.
    Como pode ser.
    manobra de intoxicação iniciada pelo Miguel Guedes?
    Acertado? como é?

    ResponderEliminar
  17. Encontrei isto:
    http://1.bp.blogspot.com/-OtaxavlAqKM/UuZSxBip-II/AAAAAAAACR4/GCFlsEHgJgs/s1600/A+causa+que+nos+une.JPG

    ResponderEliminar
  18. Ver aqui adeptos do clube corrupto a comentar é quase como ver uma conferencia de imprensa do treinador do mesmo clube. Um circo sem fim.

    ResponderEliminar
  19. É muito curioso ver o Camarote "Leonino" a alinhar com a "vox pop" portista. Porque será? Para esses comentadores o Sporting só era prejudicado no tempo do GL. O Bruno de Carvalho nunca tem razão de queixa. Cada qual sabe na "cama" em que se deita...

    ResponderEliminar
  20. As mentiras ditas muitas vezes ..-.
    A critica ao Maritimo tem a ver com as declarações do seu treinador que diz dado o jogo não ter interesse vai aproveitar para observar jogadores, onde está a dignidade que alguém mais acima fala ...
    O atraso do jogo quase 4 minutos na segunda parte, apenas impediu que em campo Leonardo Jardim tivesse quase 10 minutos para responder ao segundo golo nas antas, talvez a substituição tivesse sido outra. Mas é esta a verdade desportiva e são estas as vitorias à porto que temos, e temos iluminados a dizer que 3 ou 4 minutos não fazem diferença, neste caso pode ter feito e muita ...

    ResponderEliminar
  21. Lima, o dirigente que (alegadamente) fez isso foi posto a andar na hora. Nem foi preciso esperar que os tribunais e a justiça desportiva (não) funcionasse. A grande maioria dos adeptos e sócios do SCP repudia esses esquemas e certamente que é uma mancha no bom nome do SCP que nos envergonha a todos.

    Já vocês, elegem há 30 anos uma cambada de corruptos e proxenetas comprovados que elevaram a dinastia. Esse episódio que referes é uma história de crianças comparado ao que a máfia do teu clube faz há 3 décadas.

    Agora adianta e explica lá os resultados operacionais do 2º trimestre de 2013/2014 da SAD do SCP. E põe aí os do teu clube para comparar.

    ResponderEliminar
  22. A TVi adiantou o relógio do jogo ?

    ResponderEliminar
  23. o jardim tem razão:jogos à mesma hora tem que terminar à mesma hora, sem descontos, independente se houveram paragens por lesão, ou expulsão, ou mesmo por substituições.

    mas o burrinho de carvalho sabia que:
    o porto ia marcar aos 20',
    o marítimo ia empatar aos 21',
    ia virar aos 35',
    o porto ia empatar aos 86 minutos
    e ia marcar aos 93 de penalty, porque o sitema não dorme.

    também sabia o burrinho de carvalho que:
    o mota ia transformar um penalty aos 57 minutos em bola ao chão,
    que na conclusão do lance o atendimento ao guarda-redes do marítimo ia levar 5 minutos
    que os suplentes do marítimo iam fazer um jogão na 1ª parte,
    que os suplentes do marítimo iam fazer puro antijogo na 2ª parte,
    que os suplentes do marítimo iriam cair no chão por tudo e por nada na 2ª parte,
    e até sabia quem ia fazer o penalty em ghillas.

    o que o burrinho de carvalho devia saber era que:
    após o 3 x 1 em penafiel, o seu clube não devia ter passado os últimos 10 ou 13 minutos do jogo a tocar a bola para passar o tempo ao invés de tentar marcar mais um ou mais golos, não tendo como dado adquirido que aos 85 minutos, o marítimo iria garantir a vitória ou mesmo um empatezito.

    não se conta com o ovo no cu da galinha

    ResponderEliminar
  24. Miguel Lima,

    Eu apostava que os resultados operacionais do 2ª Trimestre da época 2013/2014 (Outubro a Dezembro) mesmo que possam ser negativos serão consideravelmente inferiores aos da SAD do FCP porque como deves saber as vendas do Maça Podre e do James foram em Julho ... assim como o SCP teve as mesmas receitas extraordinárias com as vendas do Ilori e do Bruma ... não é preciso ser bruxo para se apontar para resultados operacionais negativos nesses periodos, julgo até ser raro ter resultados positivos nesse periodo.

    Já agora uma aproveitava e perguntava ao Miguel se o FCP continua a fazer como no passado, a "marosca" de transferir custos de pessoal (jogadores ou dirigentes bem remunerados já que a transferência era de milhões) para uma empresa de serviços partilhados que colobora(va)!? com as empresas do universo FCP, cujas contas não eram auditadas nem faziam parte do consolidado do universo do FCP (eu infelizmente não tenho tido oportunidade de ver os R&C do FCP mas quando o fiz juntamento com amigos meus portistas demos conta desse PORMAIOR na época de 2011/2012 salvo erro).

    SL

    ResponderEliminar
  25. A busca incessante, por parte dos adeptos do Porto e seu treinador, para contrariar as posições tomadas pela Direcção do Sporting e sua massa adepta relativamente ao que se passou no jogo com o Marítimo, é bastante reveladora da consciência que detêm pelo óbvio incumprimento deliberado das leis.

    Se tivessem tranquilos, olhavam de alto e sorriam. Mas não, aí estão eles a bufar (até nisso seguem o "Querido líder".

    Os tempos que se seguem serão de muita luta e adversidade. As "classes" dominantes vão dar uma resposta imediata a estas afrontas leoninas. A Académica será o 1º teste.


    ps: é tão triste um treinador estar numa conferência de imprensa e não querer falar da sua actividade profissional. Até parece que pode estar envergonhado pela forma como a tem praticado ou será um sinal que não a sabe exercer? Fonseca foge das perguntas sobre a forma como a sua equipa (não) joga (e os jornalistas, obdientes, aceitam). Em contraponto, nas arábias, o Vitor Pereira só quer falar de futebol...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)