sexta-feira, 4 de julho de 2014

Equipa B: Abel foi de carrinho!

A saída de Abel Ferreira é já um facto consumado e antes de me alargar em mais considerações fica o meu repúdio pelo acto e pela forma como os Sportinguistas tomaram conhecimento.

O acto
O Sporting está obrigado a fazer melhor do que comportamento que teve para com Abel ou com qualquer outro profissional. Deixá-lo orientar o primeiro treino e despedi-lo no segundo é reprovável. Isto depois de um interregno de praticamente dois meses para tomar decisões! Fazê-lo a um profissional com oito anos de casa é-o ainda mais.

A noticia
Saber a noticia pelo Record (sim, leram bem), sem que até ao momento haja qualquer nota oficial do clube no site ou por qualquer outro meio é, no mínimo, desagradável.

Morte anunciada
Há muito que Abel já tinha caído. Tinha-se percebido isso na recente entrevista de Litos, a dar conta do convite do Sporting e da respectiva nega. Isto com Abel sob contrato, o que torna este processo ainda menos edificante para o nome do Sporting.

O que se quer para e da equipa B?
(i) Com três treinadores em três anos
(ii) Com um corrupio constante de jogadores a entrar e a sair, 
(iii) Sem nenhum jogador a ser promovido directamente à equipa principal este ano, 
(iv) Com jogadores de curriculum, origem e trajectos inferiores a serem incorporados, sem que a sua acção em campo justifique a preferência, 
é caso para perguntar o que se pretende para a equipa B.

44 comentários:

  1. Como dizia o Abel, os cães ladram e a caravana passa!

    ResponderEliminar
  2. Caro autor, habitue-se e leve isto na "desportiva" pois a tendência vai ser para a degradação. O primeiro ano correu muito melhor do que se esperava, porque as expectativas eram muito baixas, mas agora que se começa a mexer mais na estrutura do Sporting é que se vai ver o que vale realmente a actual direcção. Isto está a começar "bem", a VÁRIOS níveis...

    Sobre outro assunto, vem hoje na imprensa generalista que o equipamento tornado público é definitivo, portanto, não vão haver calções pretos nada. Temos pois o mau gosto lado a lado com a descaracterização do equipamento do Sporting. Está visto que a Macron impôs isto porque lhes fica mais barato, e a malta do protesto, em mais um contorcionismo sem vergonha na cara, desvaloriza a questão e até goza com quem ficou agastado (e com razão!) com os novos equipamentos. Se fossem os "croquetes" a apresentar uma porcaria destas sem dúvida que iriam promover um boicote ao clube, mas como é o "Bruno", é uma picuinhice. Por isso, "Habituem-se!", como dizia o António Vitorino.

    ResponderEliminar
  3. Este anónimo das "4 de Julho de 2014 às 12:32" tem piada.

    Degradação ?!!!!
    Nunca o Sporting nos últimos tempos esteve tão vivo.
    E mesmo que tenhamos algumas infelicidades ou obstáculos durante esta época, a tendência será para melhorar. Que é algo que me parece que o senhor "anónimo" não quer.

    ResponderEliminar
  4. João Santos, não lhe vou dar motivo algum para se vitimizar. Vamos ver se a tendência será mesmo para melhorar. Como não sou uma pessoa mal formada, jamais desejarei mal ao Sporting. Quanto às vossas estórias, entram-me por um ouvido e saem pelo outro.

    ResponderEliminar
  5. Como sempre, o "A Norte de Alvadade" tem sempre algo a dizer no botabaixismo.

    ResponderEliminar
  6. A cultura actual é esta. Quem manda é o presidente e quem não agradar sai. Mas não sai de forma nobre e justa. Sai de forma vergonhosa, sendo colocado em posições de desconforto e confrontado com recados pela imprensa.
    Se não contavam com o Abel tinham-no informado no final da época. Mas não, vamos convidar primeiro outros para o cargo dele, vamos mandar recados pelos jornais, vamos desgastar para ver se ele sai e não temos de lhe pagar nada, ... deixa-o vir treinar no primeiro dia e depois despachamos o tipo! Lindo, digno de qualquer clubeco de merda.

    E com jogadores a cena é a mesma. Não querem renovar pelos valores que eu quero? Então encosta aí e vai vendo os outros a jogar à bola, e vai vendo outros da tua idade a chegarem por verbas que nem chegam a metade do que eu teria de te pagar pela tua contraproposta, faz birra que depois eu espalho pela imprensa que é o teu pai, empresário ou namorada que te quer levar para o benfas ou dragões... queres, tens de vir comer à minha mão, porque eu sou o presidente sem medo.

    Querem ver que é o tipo que escreveu o livro que também vai treinar a B?

    Pior, querem ver que é o próprio presidente!!!

    O Sporting é nosso! Melhor, o Sporting é dele.

    Até o desgraçado do adepto perdeu a sua gamebox.
    Até uma camisola da Macron custa 75€.
    Até comprámos uma gazela.
    Até temos um rectângulo colado na frente da camisola.
    Até temos calções verdes e (pior) amarelos.

    Mas pronto, passámos a ter o Boeing dos autocarros, com cozinha e tudo. Isso é que conta!

    ResponderEliminar
  7. do que li Abel vai substituir Leonel Pontes na Selecção. Se assim não havia muito a fazer. Não sei para quê tanta embirração.

    ResponderEliminar
  8. Relativamente ao famosos calções verdes (feios) não deixa de ser engraçado que já no passado os houve e penso que com bastante menos alarido.

    ResponderEliminar
  9. Quando é para mandar abaixo vale tudo. Qual é o mal de não haver gamebox adepto, quando isso é uma tentativa de ter mais sócios. Pensem.

    se somarem o valor das gamebox à quota especial de 6 euros (70 + 78, por exemplo, no caso de comprarem para a superior B), vão ter o mesmo valor que pagariam comprando um bilhete de época de adepto.

    ResponderEliminar
  10. Do que o bruno leu o PB veio salvar o bruno.

    ResponderEliminar
  11. Quem salva os jogadores?

    ResponderEliminar
  12. FCS,

    quando isso aconteceu não havia redes sociais e por isso os comentários ficavam contidos em conversas de café e no estádio. Mas esse equipamento de então (da Hummel) informava dos mesmos males. Lembro-me igualmente de um da Sailev também pro feiinho entre os que menos gostei.

    ResponderEliminar
  13. Este blog consegue ser bem pior que a Tasca...
    Ao menos os de lá assumem as "palas" que tem nos olhos!
    Aqui...nem é carne nem peixe!

    ResponderEliminar
  14. Quem tem oportunidade de ler este blog, só pode chegar a uma conclusão: Esta direção faz tudo mal, desde a cor dos calções à rescisão com o Abel, passando pelas aquisições que tapam os miúdos da academia, enfim...
    BdC e a sua estrutura são uns incompetentes e a boa prestação da época passada foi obra do acaso.
    Com a saída de Jesualdo Ferreira, logo no dia seguinte Leonardo Jardim era apresentado (coisa rara nas direções anteriores), foram contratados jogadores que nada poderiam acrescentar ao Sporting: Montero não prestava porque vinha da MLS, Maurício não prestava porque vinha da 2ª divisão brasileira, Slimani... Quem?, Jefferson, por amor de Deus, vem do Estoril...
    A aposta em William Carvalho foi pura sorte e nada teve a ver com a competência da estrutura do futebol (com as direções anteriores WC andava perdido, num qualquer Cercle desta vida).
    No fim da época LJ acertou a rescisão para ir ganhar muito mais no Mónaco e pasme-se... no dia seguinte foi apresentado o novo treinador.
    Foram já contratados alguns jogadores, mas nenhum presta porque vêm da MLS, dos distritais, do campeonato escocês, do campeonato búlgaro e só vêm tapar os miúdos da academia. Mas curioso é que ainda ninguém os viu jogar. Eu prefiro esperar para ver e criticar ou apreciar depois.
    Relembro o tempo de Godinho Lopes, homem polido, politicamente correto, que gastou milhões em contratações de jogadores, ordenados chorudos e comissões ainda mais chorudas e que de facto justificaram em campo as suas contratações (assim de repente lembro-me de Bojinov, Jeffren, Boulahrouz, Prajnic, Onyewu...) e claro, nenhum veio tirar o lugar aos miúdos da academia.
    Com GL contratou-se Domingos, dispensou-se Domingos e foi-se buscar Sá Pinto, despediu-se Sá Pinto e Oceano ficou a orientar a equipa. Oceano treinava já com Vercauteren contratado e a ver os jogos na bancada. Depois veio Jesualdo Ferreira como "treinador dos treinadores" e este acabou por ser treinador principal, quando Vercauteren foi despedido.
    Mas enfim estes é que eram bons, pois a equipa jogava com calções pretos...
    Na época passada a equipa B foi um desastre e não se aproveitou nenhum jogador para a equipa principal, nem nenhum jogador evoluiu.Respondam-me então de onde veio o Carlos Mané? e o João Mário? E o Rúben Semedo, O Esgaio e o Wallyson que treinavam regularmente com o plantel principal?
    Ser do Sporting é apoiar em todos os momentos nos fáceis e principalmente nos difíceis.
    E se querem saber desde que o Sporting ganhe, quero lá saber se os calções são pretos ou verdes.

    Saudações Leoninas

    Emanuel Silveira

    ResponderEliminar
  15. Falta de juízo , é o que há aqui , Leão de Alvalade , a mim parece-me que voce não entendeu onde quis chegar com a triste metafora da guerra da Guiné , e continua a bater no bico.

    O Abel apresentou-se no treino porque tem contrato , se ontem finalizaram o acordo para a rescisão então parece-me perfeitamente normal , e não entendo a razão de tanto alarido por uma mera questão contratual , Sporting provavelmente já estaria a negociar a rescisão com ele , mas isso não quer dizer que não tenha de ir trabalhar.

    O Abel desde os juniores do Sporting até este ano ...2 anos , perdeu 7 vantagens ao cair do pano , uma delas vi em Alvalade na primeira metade desta época . O Abel este ano conseguiu uns 5/6 conflitos com os jogadores , fez a aberração de a ganhar 3-0 ao FCP ,
    deixa-se empatar incrivelmente , violou totalmente aquilo que é a matriz de jogo da formação do SCP este ano , onde vimos miúdos a defender resultados de 1-0 desde os 50min de jogo.

    O Abel quando criticou publicamente , e pos em causa João Mário e Iuri Medeiros , aí esteve pessimamente e mostrou apenas que não é líder sequer para crianças.

    Agora vamos direto aos suas questões , se o Abel fez um trabalho horrivel na equipa B este ano a todos os níveis , como poderia ser possível alguém transitar da equipa B ??

    O corropio de jogadores a sair , tem a ver com os conflitos que o Abel fez com os jogadores , e também com a própria evolução desses mesmos jogadores . E devo lembrar que nem o Sporting A nem o Sporting B são escalões de formação , não existe nenhuma obrigação em transitarem jogadores dos juniores para ali , aquilo é um espaço de equipa profissional , onde o Sporting gere os seus interesses , não teem de la estar apenas miudos da academia.

    Quanto ao modelo , eu acho que o Sporting não pode formar treinadores e jogadores ao mesmo tempo , existem vários técnicos na segunda liga , muito competentes , e tendo o Sporting agora Televisão , estão sob muita atenção mediática e o cargo é muito apetecível , acho que é preciso mais qualidade nível técnico.

    Já agora , já sei que será o tema dos próximos dias , o abandonar da politica de formação no SCP , se for possível gostava que você abrisse o tópico para debatermos essa situação , um abraço para si e não se esqueça do que eu disse. Nós somos todos Sportinguistas , mas é preciso ter cuidado , o clube está em perigo e não tem robustez para estar sempre debaixo de criticas algumas completamente inúteis se me permite a indelicadeza.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  16. Excelente Emanuel Silva, o teu coment. é dos poucos que se aproveitam aqui neste blugg, estes aziados se for preciso até criticam a cor dos sapatos do nosso Presidente, ou o dedo mindinho do Inácio, e aínda se acham intelectualoides "spordinguistas". Os cães ladram e a caravana passa, por muito que lhes custe,AZIADOS!

    ResponderEliminar
  17. Espero e acredito sinceramente que voce não me vá cortar o comentário , agradecia que deixasse passar , mesmo que ignorasse seria importante outros Sportinguistas lerem tambem.

    ResponderEliminar
  18. Muito bem srº. Emanuel Silveira.

    ResponderEliminar
  19. "E devo lembrar que nem o Sporting A nem o Sporting B são escalões de formação , não existe nenhuma obrigação em transitarem jogadores dos juniores para ali , aquilo é um espaço de equipa profissional , onde o Sporting gere os seus interesses , não teem de la estar apenas miudos da academia." Digno de Vaslui.

    ResponderEliminar
  20. Leão,

    O seu combate é quase inútil. É uma pena, porque o faz de borla e devia ajudar a instruir muita gente e levá-los a ser construtivos, activos e não acríticos e acólitos dogmáticos.

    Até me apetece dizer: "não vale a pena..."

    Há aqui gente que, um dia, confrontados com um equipamento oficial em vermelho, uma águia ou dragão como símbolo e uma equipa sem portugueses e formação, vão achar normal e sinal de progresso.

    "O Tempo é o descobridor de todas as coisas".

    ResponderEliminar
  21. Emanuel Silveira,

    agradeço-lhe o facto de se identificar, mesmo que não seja o seu nome real permite pelo menos estabelecer a diferença com a legião de comentadores que se acoitam no anonimato para produzirem os maiores dislates.

    No resto tem a mesma honestidade intelectual, não surpreendendo por isso que lhe tributem tantos elogios.

    O que é o seu comentário? Serve-se de um post cujo alcance não compreende ou pior, compreende e resolve ignorar para despejar uma série de considerações a que de forma desonesta me pretende ligar.

    Do que aqui afirmei o que contesta? Nada. Porque qualquer pessoa cujo julgamento seja descomprometido está de acordo com o essencial: com quase dois meses para tomar decisões como é possível que, nesse tempo se tenha convidado um treinador para um lugar que estava ocupado, que se tivesse mantido esse lugar e, depois do primeiro treino, depois de o treinador estar presente na gala, se despeça o treinador?

    Podemos até desconsiderar aspectos importantes desta decisão, como a necessidade de estabilidade, do valor do planeamento dos treinos de pré-época. Mas o mais importante é o exemplo que é dado e a figura feita, demonstrando total desprezo pelo que são os valores elementares na relação empregador/empregado.

    Quando o Sporting estiver a negociar com os seus jogadores será legítimo exigir-lhes comportamentos que não usa?

    Quanto à cor dos calções ou se quiser do logotipo da TV não são questões de menor importância. Para mim e estou certo para grande parte dos Sportingistas,como se percebe. Estas são matérias em que não contava ver esta direcção falhar a um nível tão mimético como os comportamentos que tanto criticou a direcções no passado, muitas vezes com razão. São questões de identidade demasiado fáceis de compreender para qualquer Sportinguista para se poder falhar.

    Questões de identidade são sempre importantes quer quando se ganha quer quando se perde. Porque o Sporting pode perder jogos e campeonatos mas não perder a sua essência.

    ResponderEliminar
  22. m1950,

    Estamos de acordo em 2 coisas: a sua metáfora guineense era triste (até mais do que isso, como oportunamente um leitor lhe lembrou) e é indelicado em algumas das suas observações, sem descair, é certo, na boçalidade de grande parte dos "corajosos" anónimos.

    Estamos quase de acordo relativamente ao trabalho de Abel e estamos certamente de acordo com a legitimidade da direcção em escolher o que entende ser melhor para o Sporting, foi para isso que foi eleita e ninguém duvida, eu pelo menos não, que o que tem pela frente é uma tarefa que ninguém inveja. Onde podemos estar em desacordo é na atribuição da generalidade das culpas ao treinador.

    Porém não é nada disso que aqui se fala. Remete-o para o que digo no comentário acima para não o maçar.

    Quanto ao receio de não publicar o seu comentário, estamos em desacordo porque não lhe reconheço especial interesse para os Sportinguistas, mas cada um faz o seu juízo. Mas o seu receio é infundado porque geralmente os comentários com o mínimo de decoro não são censurados. E aqui mínimo aproxima-se muito do cano de esgoto de onde muitos dos seus autores gostam de chafurdar.

    ResponderEliminar
  23. Cantinho,

    Como certamente sabes, até porque somos parceiros destas lides, que não se escreve para ensinar nada a ninguém nem eu tenho essa pretensão. Claro que as acusações e comentários depreciativos não são agradáveis mas devemos dar-lhes o valor que merecem, não deixando que acabem por nos perturbar.

    E depois, com franqueza, não estamos a falar de nada que não conheçamos em anos anteriores, provavelmente protagonizados pelos mesmo autores. A defesa encarniçada de pessoas por cima do interesse real do clube já vimos durante muitos anos e sabemos a que isso nos conduziu.

    Há duas coisas que me dão ânimo:o meu gosto de escrever sobre o Sporting e pelo clube em geral que mesmo nos piores dias acaba por se sobrepor sobre a voracidade dos trols. Os poucos que não se calam perante a parvoíce (porque não está aqui em causa o facto de se discordar, mas sim como se discorda) e falta de elevação também contam e muito.

    ResponderEliminar
  24. Infelizmente ainda há muito ressabiamento pela perda de eleições, por um lado e por outro a ilusão de que tudo o que é agora feito é bem feito. E é uma pena ver (alguns) os sportinguistas dividirem-se por tão pouco. Quando é que acaba esta divisão? O principal é o presidente ser A ou B ou a união dos sportinguistas? penso o seguinte sobre vários temas: 1) Se Abel foi despedido da forma que é referido no post, penso que não é uma forma digna de tratar alguém com 8 anos de casa 2) concordo que não haja Gamebox de adepto. Penso que há quotas a 4 € (!!!), quem não pode pagar uma quota deste valor, provavelmente não pode comprar uma Gamebox 3) Não gosto do dos calções verdes e penso que deveria ser feito um esforço (da direcção) junto da Macron para se alterar para preto (não sei se a diligência foi feita ou não) 4) Acho que a direcção em geral tem feito um bom trabalho. 5) Naturalmente, nenhuma direcção de nenhum clube do Mundo faz tudo bem, como tal as criticas construtivas são bem vindas. Aliás acho até uma obrigação de todo o sócio. 6) Sou é contra todo o botabaixismo e criticar por criticar, isso é guerrilha, e isso não é próprio de um verdadeiro sportinguista.

    ResponderEliminar
  25. É engraçado como perante as críticas de que as contratações de estrangeiros estão a tapar os jogadores da formação, e de que por detrás disso estão comissões, os "talking heads" do Bruno de Carvalho nem sequer o desmentem. Respondem sempre que no tempo GL se fazia o mesmo, etc, etc, como se tudo o que de mau aconteceu com a anterior direcção desculpasse esta. Depois do "Paulo Bento forever" teríamos o "cheque em branco para o Bruno forever".

    O ano passado repetia-se à exaustão o chavão da "aposta na formação", porque não havia dinheiro nenhum. Este ano, como já há um bocadinho mais de "pasta", a formação vai para a gaveta e arranja-se outra estória qualquer para fingir que se tem uma "estratégia". E claro descredibiliza-se os jornais quando dizem alguma coisa incómoda. O problema é que mesmo os jornais mais duvidosos também trazem notícias verdadeiras, nem que seja de vez em quando, por isso de pouco vale enfiar a cabeça na areia. Vamos a ver se os putos estrangeiros são melhores do que os nossos e onde é que isso nos leva. Há sempre a possibilidade de a sem-vergonhice do costume justificar que as comissões agora são mais baratas do que antes, e por isso ficar mais "barato" ao Sporting. Nunca se sabe o que pode sair daquelas cabecinhas.

    ResponderEliminar
  26. Os maiores guerrilheiros já chegaram à direcção e nem é nada disso que está agora em causa.

    ResponderEliminar
  27. Eu vou escrever aqui sobre a formação pois parece-me que as pessoas não estão a entender , o ponto , os miudos do Sporting pensam que o Sporting é refem da formação , os miudos do Sporting são de um vedetismo inacreditável , aliás até os pais há são vedetas , os filhos são os novos Ronaldos e os pais os novos Jorge Mendes , abram o olho e deixem de dizer disparates.
    Estes pequenos rapazes aproveitam-se e muito da cultura Sportinguista de aposta e apoio à formação , e até se sentem acima dos miudos de SLB e FCP , e o Sporting tem perdido sempre nesta questão da aposta da formação , ganham mais os formandos do que os formadores , os miudos do SCP não podem achar que teem direito adquirido de ir para a equipa A como se aquilo fosse um escalão de formação.

    Outro problema e vou ser direto , é a melhor frase que eu poderia arranjar , " O Sporting aposta na formação , mas a formação não aposta no Sporting"

    O Sporting aposta nos miúdos , mas aqueles que se destacam , logo na primeira epoca querem ir embora para outros clubes , não apostam no Sporting para crescerem como jogadores , ou saiem cedo e vão para clube onde atingem uma massa salarial que depois impede que o SCP os recupere e acabam em SLB ou FCP , ou então ficam e ficam descontentes e vão perdendo rendimento até sair por pura bagatela.

    Isto acontece porque o marketing do Sporting é fortissimo no que diz respeito a formação , fora do país , e logo qualquer um que faça uns 6 bons jogos , vem logo o United e etc ver jogar , e os miudos já sentem isso. E o Sporting não pode ser um clube para os miudos usarem apenas para dar o salto , eles entram na equipa A do Sporting com essa ambição , não a de ajudar e servir o clube que apostou neles.

    Vou ter de dar um severo exemplo , o William Carvalho questionado por um jornalista após um jogo penso que com o Braga na flash interview acerca do interesse de grandes equipas europeias como o United e etc, responde " Não é só o United , também já ouvi o Real" , depois é questionado se já estaria pronto para dar o salto , eis que responde " O meu rendimento não oscilado , mas o que eu quero é ajudar o Sporting a atingir os SEUS objetivos e no final da epoca logo se ve".-

    Aquilo foi uma resposta ao Leonardo Jardim , que numa conferencia de imprensa havia dito que "os jovens quando estão sobre a pressão destas noticias , teem de manter o rendimento e nao oscilar , pois só assim provam que estão prontos para dar o salto".

    Podem ter a certeza que este rapaz há muito que não tem a cabeça em Alvalade , e o Sporting apostou nele para ?? Sim , vai fazer dinheiro , mas será que não podreia ser jogador 5 /6 anos no clube e com boa vontade , como por exemplo o Fernando no FCP , eu não tenho a minima duvida que para o ano , o William vai quebrar de rendimento,.

    Podemos todos lembrar-nos de um Nani vindo do Real Massama 2 anos antes , e que depois andava a dizer que se sentia pobre no Sporting e que queria sair e etc , lembramo-nos dos"castigados" Veloso e Yannick , lembramo-nos que João Moutinho todos os anos queria sair até culminar no que aconteceu . O que se passou foi simples , os miudos tinham entendido que o Sporting estava refem da formação , e o vedetismo respirava-se alto , pois a saida de CR7 estava fresca ainda. A aposta na formação foi massiva , foram uns quantos de uma vez , lembramo-nos também de um Carlos Martins que custou 1 titulo ao Sporting , por entrar no campo e levar 2 amarelos em 2 minutos no Restelo.

    A melhor frase para descrever essa epoca foi do Bento: " Acho que na academia , devia-se começar a aprender ingles , para os miudos estarem adaptados , visto que vão todos para o Man united"

    Essa geração era muito mais talentosa que a de agora , e digo mais, o problema está em eles não reconhecerem a grandeza ao Sporting , e quando fazem boas epocas , a camisola ficava-lhes pequenas , lembrem-se todos disto , antes de começarem a chorar de forma acefala pela formação.

    ResponderEliminar
  28. Dou o exemplo do Eric Dier , que é tecnicamente o melhor central do Sporting , ele não joga porque não tem a agressividade de Mauricio ou Rojo.

    Apartir do momento em que da ultimato ao clube , só renova se jogar , ele tem de sair do clube , imediatamente, porque isto é o SPORTING CP , isto não é o Arrentela , um miúdo de 20 anos acha-se demais para ser 3º central do SCP ??

    O pior Benfica dos ultimos anos entrou em Alvalade a palpitar , no jogo anterior , o sérvio Markovic e o brasileiro Lima resolveram aos 90min , o jogo com o Gil Vicente na Luz , que provavelmente teria sido o fim de Jesus (teria 2 derrotas em 2 jogo , com o jogo seguinte em Alvalade).

    No jogo seguinte , na segunda parte , entra o sérvio Markovic , um dos poucos jogadores com confiança naquela equipa , outros 3 nesse jogo tinham tido lesões musculares ( estavam em baixo psicologicamente) , Markovic faz o Slalom , onde passa por William , Eric Dier , e Patricio defende com uma boa mancha , numa primeira vez. Tendo em conta a passividade e a moleza da defesa do SCP , o sérvio volta a repetir a graça , e passa por um William que controlou a bola com os olhos , e um Eric que fica pregado ao chão , e mete a bola por debaixo das pernas do Patricio ( o sérvio e 3 da formação , repetiu a mesma jogada , e isto é inadmissvel em alta competição).

    Sporting tivesse ganho este jogo , era o fim de JJ no Benfica , o JJ a principal peça do levantamento do clube rival desde 2009 , e poderia até por em causa o LFV , resumindo esse jogo era chave para empurrar um clube rival para uma crise , e afasta-los do campeonato.

    Patricio que é um dos redes mais bem pagos da Europa , leva 144 mil euros limpos para casa por mes , pois fez a chantagem que ia para o FCP ao Godinho Lopes e este foi obrigado a ceder. Patricio esqueceu-se que nos seus primeiros 2 anos , custou 2 campeonatos ao Sporting com os seus 4/5 frangos em cada epoca.

    Eric Dier esqueceu-se que para crescer teve de errar , e o Sporting aceitou o erro.

    Até o Adrien ganha principescamente com a ameaça de ir para o FCP

    O William esqueceu-se que para ser quem tambem errou e custou ao Sporting.

    Eles não teem na cabeça dar rendimento e titulos ao Sporting , querem apenas ser projetados e ir embora , repito o Sporting aposta na formação mas a formação não aposta no Sporting .

    Enquanto estes miudos entenderem que os Sportinguistas falam demasiado da formação dão uma importancia que enfim , os adeptos de SLB e FCP nem sequer conhecem os miudos da formação , isto vai continuar , vai imperar o vedestismo , e vamos ter miudos de 18 / 19 /20 anos que apos uma boa epoca , são Ronaldos e estão acima do Sporting , que já será pequeno para eles.

    Sporting para mim tem de ir a refundação , e como disse o Leão de Alvalade , eu digo ao contrario , o clube tem de ser reformar até a nivel de mentalidade , e descurar dessa essencia antes que seja tarde demais , os Sportinguistas são quase inimigos do clube , devido a certas questoes que nos todos sabemos , e para mim o clube tem de ir mesmo para Assembleia geral , num pavilhao atlantico que possa lá ter a maioria dos sócios pagantes , porque isto é sério , o Sporting por causa da mentalidade dos adeptos , e naºo só no caso da formação , está-se a destruir , há muito que reformar.

    ResponderEliminar
  29. E vou continuar , na gala da entrega da bola de ouro , vimos o CR7 enfim , numa das maiores encenações e trabalhos de marketing e lavagem de imagem que eu já vi , a referir as pessoas importantes para ele : Nelson Mandela e Eusébio , esqueceu-se totalmente de Alex Fergunson e Aurélio Pereira. No entanto vemos o Sporting a tentar fazer colagens a CR7 , Figo bem... todos se lembram quando assinou pelo inter nos juniores do SCP , depois pelo Benfica , depois a forma como saiu , tambem dos seus festejos no jogo inter SCP , ou então no SCP - Real Madrid , o seu total desinteresse pelo clube que é bastante sabido.

    O Sporting e os Sportinguistas , andam-se a esconder da falta de titulos com as vitorias na formação de jogadores , e estão cada vez mais a pequeninizar o clube sem dar por isso, o objetivo do Sporting é ganhar , não é formar jogadores para que tenham grandes carreiras , é essa a imagem que está na cabeça dos miudos da formação , GRAÇAS A TODOS NÓS.

    Depois de tudo , devo só dizer que sou um Sportinguista muito aflito com o rumo em que o clube está , a tremenda confusão entre os Sportinguista , isto não me sossega , o clube está em guerra , e nós andamos aqui a criticar calções e logotipos de TV , com a nossa existencia em risco , eu temo muito pelo que será o futuro do SCP , no Sporting há democracia a mais , toda a gente fala muito , e com opinioes fraturantes quando o clube está completamente a soro , isto é de uma irresponsabilidade total , TENHAM JUIZO POR AMOR DE DEUS.

    ResponderEliminar
  30. Apartir do momento em que Jardim é RETIRADO do SCP , e o diretor do Monaco ( mais um clube lavandaria com ligações a Jorge Mendes ) descreve Jardim como treinador de futebol ofensivo com visão de espetaculo do jogo( isto indica que nem sequer o conhecem , e que alguem indicou mesmo para tiraram Jardim ao SCP ). Jardim era considerado pelos adversários como peça fundamental no levantamento do Sporting , clube com o qual eles querem acabar.

    Ora aqui vamos , os calendarios de seniores , juniores , juvenis , iniciados acabaram todos em FCP - SLB , em todos , mas todos os escalões , o que indica que o calendario é manipulado , nos ultimos anos temos assistido a tentativa de expulsão do SCP da rota da grandeza , vemos várias linhas de comunicação principalmente na media do Oliveira , "Porto e Benfica" , e até a promoção dessa rivalidade que exclui o SCP , isto é não só um indicativo de manipulação , mas também um imperativo aos arbitros de perceberem que o jogo tem de se a decidir.

    Na logica dos calendarios manipulados , reparem que o Sporting até a 8ª jornada , jogou contra os 3 grandes de Jorge Mendes , e se formos mais detalhadamente , jogou com os 4 sócios na liga do Jorge Mendes ( SLB , FCP , SCB , RFC) , os 4 sócios que tiveram calendarios manipulados de forma a chegar as meias finais das taças de Portugal e da Liga.
    Numa lógica normal do trajeto ruinoso do SCP , e vindo de levantamento , nunca o Sporting ganharia nenhuma desses jogos , o Sporting à 8ª jornada já estaria a lutar pela manutenção . VOCES ABRAM O OLHO...

    Mais , num grupo a decidir entre SCP e FCP... após o jogo da taça da liga em Alvalade , o classico das riscas que havia terminado empatado , reparem quem foram 2 arbitros nomeados para o Dragão para os jogos do FCP em casa .

    DUARTES GOMES E MANUEL MOTA!! ( tudo apos os escandalos com o Sporting)

    Duarte Gomes , este não apitava um jogo do FCP há 2 anos... e que melhor escolha para o regresso aos jogos do FCP do que esse para a taça da liga.

    Manuel Mota apos os escandalos com o SCP vai apitar o jogo a decidir entre FCP e SCP.

    Isto não são coincidencias, eu podia estar aqui a alongar-me , eu quero chegar apenas a conclusão que a combater pela sobrivivencia como está o nosso clube , a lutar contra tudo e todos , e esta é a direção que o está a fazer , está a lutar contra esta ofensiva que QUER ACABAR COM O CLUBE QUE TODOS AQUI AMAMOS.

    Não há tempo aqui , para nos estamos a criticar uns aos outros porque a direção fez A ou B , não há há tempo para mesquinhices , o assunto é sério , é a vida do Sporting que está em causa , é est a direção que está a combater para nos tirar desta camisa de forças , este caminho tenebroso para onde querem empurrar o Sporting , eu vi no ano passado atentarem até a grandeza do nome do Sporting , a com a ajuda da media do Joaquim Oliveira , os comentadores , chamavam já historico ao Sporting , será que voces quando estão aqui a escrever MERDA , lembram-se disto ?? Estamos a brincar com coisas pequenas , quando estão a querer acabar com o nosso clube ?? VOCES TENHAM JUÍZO

    ResponderEliminar
  31. Leão,

    Claramente. Mas o que eu me referia era às respostas aos comentários.
    Os posts (assim se mantenha o "o gosto de escrever sobre o Sporting e pelo clube em geral
    ") têm de continuar a aparecer. Pois abrem discussões, questiona e apresenta pontos de vista fortes e sustentados. Cá estaremos para não se deixar vencer.

    Anónimo das 22.13,
    Adoro este seu ponto:

    "3) Não gosto do dos calções verdes e penso que deveria ser feito um esforço (da direcção) junto da Macron para se alterar para preto (não sei se a diligência foi feita ou não)".
    Então mas agora é que a direcção devia fazer um esforço junto da Macron? Não me diga que acha que a direcção foi apanhada desprevenida nesta questão do equipamento? Foi a Macron que fez tudo sozinho e só apresentou o trabalho final na Gala, quando já tem 30 camiões com stock preparados para ser comercializados? Acha que a Macron não apresentou as suas ideias a alguém da direcção? Ou não terá sido mesmo a direcção a lançar a ideia de calções verdes e os outros elementos maus do equipamento?
    A direcção viu como ia ficar e concordou. Até deve gostar.
    Isto tudo é amadorismo, é certo, mas acho que não é tanto ao ponto de deixar à Macron todo o "livre transito" para fazer o que quer os símbolo do clube

    Não vamos ser ingénuos.

    ResponderEliminar
  32. Leão de Alvalade:

    Em primeiro lugar deixe-me dizer-lhe que eu, ao contrário de si, comento sempre com o meu nome real, e que o senhor não tem qualquer motivo para pôr isso em dúvida.
    Em segundo lugar permita-lhe que lhe diga que percebi perfeitamente o alcance do seu post, como percebi o alcance de outros que li e nem me dei sequer ao trabalho de comentar.
    Não pretendi ligá-lo a nenhuma das considerações que fiz no meu comentário, aliás nem sequer seria preciso, basta ler o seu blog. Portanto acusar-me de desonestinade intelectual, não passa de uma acusação leviana da sua parte, a qual só posso pura e simplesmente ignorar.
    Manifestei a minha opinião, um direito que me assiste. Se não gostou ou concordou, o problema é seu.
    Votei BdC nas eleições da afinação e votei de novo BdC nas eleições que venceu legitimamente, porque em consciência acreditei e continuo a acreditar, ser a pessoa certa para estar à frente dos destinos do Sporting. Se me enganar, serei o promeiro a admiti-lo, pois não me considero, ao contrário de outros, dono da razão.
    Até ao momento penso que BdC está a fazer um bom trabalho, obviamente não pode agradar a todos, isso faz parte da vida.
    Mas criticar sempre de forma destrutiva, penso não ser um bom serviço que se presta ao Sporting.
    Deixe-me recordá-lo que BdC ainda não explicou as razões que o levaram a rescindir com Abel. Esperemos por essas explicações e depois sim, analise-se e critique-se, se for caso disso.
    O Sporting Clube de Portugal precisa acima de tudo de união e apoio incondicional, é dessa forma que eu há muitos anos vejo o meu sportinguismo.

    Saudações Leoninas.

    Emanuel Silveira (O meu nome real)

    ResponderEliminar
  33. m 1950
    Parabéns pelos excelentes comentários. Está lá tudo. O sportinguistas em geral deveriam ser obrigados a lê-los pelo menos 2 vezes, para não dizerem tanta baboseira e abrirem a pestana (os que quiserem e estiverem de boa fé), porque também os há que sabem o que se passa, mas mesmo assim preferem a guerrilha, o criticar por criticar! Estes não estão interessados no Sporting , aliás é o que menos lhes interessa...SL

    ResponderEliminar
  34. Ml1950

    As suas concepcoes sobre o os jogadores de futebol, os jovens e formação estão desajustadas à realidade desde as décadas finais do século paspassado.

    As teorias da conspiração não conhecem melhor saúde. O empresário responsável pela transferência de Jardim para o Mónaco é nada mais nada menos que o empresário que mais negócios tem feito com o Sporting desde que a atual direção tomou posse, sendo frequentemente associado como sendo amigo do Inácio desde os seus tempos de treinador.

    ResponderEliminar
  35. De facto. Assinar como Leão de Alvalade e verberar os anónimos...
    Só se fôr Leão da parte da mãe e Alvalade da parte do pai...

    Pedro Miguel Svenson

    ResponderEliminar
  36. Pedro,
    quando comecei a escrever em blogues sportinguistas, muito antes de sequer sonhar constituir este blogue, era costume a existência destes nicks.
    Por conveniência minha (não precisava de constituir novo perfil) e para que me reconhecessem com o que havia feito, mantive o Nick. Se estivesse mais atento poderia verificar que o perfil está preenchido com o meu nome é outras informações de carácter pessoal muito mais alargadas do que o necessário.
    De qualquer forma há uma diferença entre não se identificar e assinar mesmo que com um nickname.
    Não o conheço, provavelmente nunca o irei conhecer mas, se cá voltar, saberei quem é, isto do ponto de vista do histórico dos seus comentários.
    Quem não assina pode hoje dizer imã coisa e a amanhã outra é ainda ter a lata de me exigir coerência ou apontar erros.

    ResponderEliminar
  37. Parece-me que o Leão de Alvalade prefere ignorar o que eu escrevi , e referir apenas que são teorias da conspiração , o agente de Jardim nem é o Jorge Mendes , mas quem é o consultor do Monaco , é o Luis Campos amigo de Jorge Mendes , naturalmente basta acenarem com uma proposta para Jardim ganhar 10x mais , para o tirarem do SCP , de resto voce não consegue quebrar nada do que escrevi com nenhum argumento , para lhe poder chamar teorias da conspiração , eu fiz aqui um aviso sério , pois parece-me que voces andam com a cabeça no ar , e o clube em perigo e nós aqui aos tiros uns com os outros.

    Voce acha por exemplo , eu eu concordo que o BDC , fale como fala do "velhos" ?? Ou acha que eu gosto da conversa de nadegas e isso ?? Obviamente não , muitos dos que estão aqui a defender também não concordam... mas entendem o momento do clube.

    Voce diz que a minha concepção é desajustada , eu não compreendo , eu coloco o interesse do SCP acima de tudo , voce defende o interesse de miúdos mimados que não são ninguém , vão para o Sporting custam titulos , e quando estão no ponto rebuçado , ou querem sair ou amuam , ou baixam de rendimento , nenhum deles aposta no Sporting para fazer carreira , pois desde cedo andam os pais a dizer que eles serão os novos Ronaldos , e os babados Sportinguistas , que fazem de jogadores da formação titulos. Esses miudos não são ninguém , e ou volta a disciplina , a dureza de chegar ao topo , pois hoje chegam com bom empresario e algumas cunhas e simpatias , ou então nunca terão intuito de servir o clube , portanto tem de haver MÃO PESADA na formação do SCP IMEDIATAMENTE.

    Mas desde quando um miúdo se pode sobrepor a um emblema como é do Sporting ??? Eles teem de rezar todos os dias para agradecer jogar no Sporting , era só o que faltava.

    Depois digo-lhe , espero que desmonte os meus argumentos , sem fugir para "as teorias da conspiração" ou o atraso no tempo , isso são verdades que um Sportinguista tem de estar atento.

    A mim o que me interessa no equipamento , é que o Sporting pode não subir o seu merchandising mas vai certamente subir a receita de patrocinio da camisola.

    A mim o que me interessa na TV , é que ela vai promover o Sportinguismo , vai dar a "conhecer" e reconhecer os outros desportos de pavilhao , e atrair mais espetadores , mais praticantes , mais receitas mais desporto , e melhor de tudo será autosustentavel...

    Eu só quero leia o que eu escrevi e ponha mão na consciencia , porque eu talvez ao contrario de alguns que estão de serviço ou querem condicionar a sua opiniao , eu estou preocupadissimo com o Sporting , e o seu rumo , e esta confusão entre os adeptos , e para mim temos de ir para AG e traçar planos até para reformar certas coisas na matriz do clube.

    ResponderEliminar
  38. Está explicado o maior ataque à formação que há memória, a formação não aposta no SCP.

    ResponderEliminar
  39. Cantinho do Morais

    O anónimo das 22:13, faz um mea culpa e concorda consigo no que toca aos equipamentos em geral e aos calções em particular. Mas é curioso que entre os meus familiares TODOS queriam as cadeiras do Estádio de verde, e eu nunca concordei pois acho que a policromia favorece o Estádio, permite motivação extra aos jogadores, pois o Estádio pode estar a 20% da lotação que parece estar a 40% e isto motiva quem joga. Acrescentando que todos os novos jogadores que têm chegado época após época referirem a beleza do Estádio. Ainda lhes digo se escrevem a verde ( já houve grandes sportinguistas de mérito, que por opção no seu tempo só escreviam a verde) se só vestem verde, se têm carro verde...Já disse aos meus familiares que agora devem estar felizes. Eu não! SL

    ResponderEliminar
  40. "...a formação não aposta no SCP."

    Qual é a admiração? Esta é a peta da circunstância, entre tantas. Mas com a formação brinca-se com coisas sérias, porque se o Sporting perde competitividade aqui, e estando financeiramente condicionado durante tantos anos, torna-se um clube banal no futebol. Se os miúdos deixarem de ver o Sporting como um clube onde podem ter uma boa carreira, deixarão de escolher Alcochete e optam logo à partida por clubes onde lhes pagam mais à cabeça.

    Não me parece que seja através de mensagens deixadas no facebook dos jogadores da formação a insultá-los para eles aceitarem as propostas da direcção para renovarem que estes se sentirão melhor em Alvalade e muito menos quererão prolongar o vínculo ao clube. Estes desmiolados, só fazem com que os putos se queiram pisgar mais depressa do Sporting.

    ResponderEliminar
  41. Mais explicito do que eu escrevi , sinceramente não consigo mais , se passaram por cima de tudo isso para concluirem como concluiram , então é porque já levam outra ideia atrás , essa é a minha própria conclusão, agora se vem de bem ou vem de mal , não é a mim que me compete julgar.

    Quis escrever um abrir dos olhos , mas é complicado entenderem se já estão condicionados a partida por uma opinião contrária.


















    .

    ResponderEliminar
  42. Este m1950 é um prato...

    Mas quem é vc para impor a sua visão das coiasa? E o senhor não tem já uma visão pre-establecida qd entrou na discussão? Pq é q essa visão é que é a correct e tds t^dem da seguir? O senhor m1950 é detentor da vdd? E quem não o segue é preconceituoso? É isso?

    ResponderEliminar
  43. Nem mais, com estes tipos basta estar atento aos piques nas redes sociais para se ter uma noção melhor e atempada da dimensão da golpada e com tanto tráfego nem há tempo para explicar a saída do Abel ou a entrada de tanto milhão. Com a grande auditoria a decorrer foram levantar outra vez a venda do património não desportivo e tudo. Sem dúvida, prós!

    ResponderEliminar
  44. Eu não sou nenhum profissional de agencia de comunicação , e se tiverem dados em posse que me possam revelar qualquer coisa , eu quero ver , e se necessario contestar contesto sem qualquer problema. Eu sou apenas contra a critica mesquinha , porque o clube está em perigo e o sinal que tem de sair para fora é de união , quanto ao tema da formação , eu penso tal e qual como disse.
    Hoje comprei o record , e vejo o Beto Acosta a dizer que é impossível segurar o William , pois é um grande jogador , e eu pergunto porque ? Será grande demais para o Sporting ?? Nós temos sempre aquela conversa , apostar na formação para daqui a 2 ou 3 anos lutar por titulos , o problema é que estamos sempre com essa conversa todos os anos . E o que dificulta é que os miúdos que se destacam querem logo sair , e se ficam ficam descontentes , não finjam que não perceberam o que disse , nem tentem colar-me com agências de comunicação.

    O tema todo sobre o Sporting , formação , e até cultura do clube para mim teem de ir para AG para serem discutidos , só podemos ter sucesso na formação , se os miudos virem o Sporting como o clube onde querem fazer carreira , entregarem-se a nós como se entregariam a um Man United desta vida , ou a mesma entrega que os adeptos fanaticos da formação teem com eles , essa retribuição é que eu não vejo e o problema é este.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)