terça-feira, 8 de julho de 2014

Mais uma vez Ryan Gauld

O Record pega hoje numa crónica que Gordon Strachan produziu ontem para o Daily Record sobre o que ele pensa sobre o jovem jogador que o Sporting contratou há uma semana e a sua partida para Lisboa. 

O Record sintetiza em poucas linhas

“Precisamos deixá-lo seguir em frente e não transformá-lo em algo que ele não é. Não vamos cometer o mesmo erro que o Brasil cometeu com Neymar”, argumenta o selecionador escocês, confessando-se “preocupado” com a alcunha que os antigos companheiros colocaram ao agora médio do Sporting: Mini-Messi. “Quem necessita desta pressão?

a versão integral do texto de Strachan, actual seleccionador escocês que aqui vos deixo:

I was surprised and delighted to hear about Ryan Gauld’s transfer to Sporting Lisbon last week.
He’ll be given a superb education in Portugal and it will be fascinating to see how he develops.
What we should do now is give him time to settle in and see how he gets on. He’s moving to a country with a different way of life and a different style of football.
With the weather and facilities over there he’ll train twice as much so it will be exciting to see how good he can get.
Scots will be looking at this move and wondering if this kid is going to be our attacking talisman in France in two years time.
But we should just back off and let’s see how he gets on. I already worry Ryan has too much expectancy on him just because of his nickname.
Whoever called him “Mini Messi” wants to have a good look at himself. Who needs that pressure?
I played against a boy at Under-15 I thought was the best player I’d ever seen. His name was Graeme Payne but it all went wrong which can happen with kids. You need a bit of luck.
However, Gauld is giving himself as good a chance as he can to become a top player because he’s prepared to work hard and to listen. I’m told he’s also good with people which helps.
We need to let him get on with it now and not build him up into something he is not. Let’s not make the same mistake Brazil has with Neymar."
Depois da leitura do veredicto de Strachan, (os sublinhados são meus) convido os leitores a lerem (ou relerem) o que eu escrevi a propósito do mesmo tema 

"Um conselho sobre Ryan Gauld, "o pequeno Messi"? Esqueçam-no!"

E digam-me lá se o Gordon Stracham, cujo texto bate mais ou menos os mesmos pontos principais do meu,  também merece alguns dos comentários aqui deixados na ocasião.

30 comentários:

  1. LdA,

    A conclusão é simples: o Gordon é croquete e anti-BdC, pah! É que está-se mesmo a ver. LOL...

    Acho que para quem sabe interpretar minimamente o que outros escrevem, a tua intenção ficou bem clara nesse post. Depois há umas pessoas que, coitadas, não têm culpa de sofrer de iliteracia e outras, pulhas, que gostam de envenenar. As primeiras têm solução (ler mais e pensar pela própria cabeça... se conseguirem) as outras não, pelo que não vale a pena perder mt tempo com gente dessa, chamemos-lhe, segunda categoria...

    Gde abç.

    ResponderEliminar
  2. Gauld, apesar de muito jovem ainda, já tem alguma “história” para contar. No entanto, deve seguir o seu percurso futebolístico com calma e sentido das realidades. Possivelmente é um craque precioso, um diamante ainda por lapidar, mas será péssimo se ficar prisioneiro de um qualquer epíteto. E logo do Messi, em versão mini ou gigante.
    Nós, adeptos que o seguiremos em cada disputa de bola ou movimentação no relvado, quando galgar metros e metros de relvado em corrida tenaz ou veloz se esgueirar pelos defesas adversários, estaremos perante Gauld e as suas competências próprias. Se o imaginarmos de outra forma, será frustração quase certa!

    ResponderEliminar
  3. Gauld, apesar de muito jovem ainda, já tem alguma “história” para contar. No entanto, deve seguir o seu percurso futebolístico com calma e sentido das realidades. Possivelmente é um craque precioso, um diamante ainda por lapidar, mas será péssimo se ficar prisioneiro de um qualquer epíteto. E logo do Messi, em versão mini ou gigante.
    Nós, adeptos que o seguiremos em cada disputa de bola ou movimentação no relvado, quando galgar metros e metros de relvado em corrida tenaz ou veloz se esgueirar pelos defesas adversários, estaremos perante Gauld e as suas competências próprias. Se o imaginarmos de outra forma, será frustração quase certa!

    ResponderEliminar
  4. Que me lembre as criticas foram feitas por considerar que a contratação de Ryan Guald tinha uma implicação directa e nefasta na nossa academia e por fazer comparações na minha opinião despropositadas entre o que ganham os jovens da B e o Ryan

    A contratação de Ryan é arriscada, sempre são 2,5M quando não nadamos em dinheiro, mas é uma aposta da direcção e mesmo sendo verdade que aufere 40.000€ mensais ou seja perto de 500m anuais, não me parece que seja mais do que foi oferecido por exemplo a Bruma e Ilori

    Para além disso é noticia que WIlliam e Mané vão ter os seus contratos revistos pelo bom desempenho da epoca passada e por se terem tornado jogadores com importancia no plantel principal - e isso já tendo um contrato de longa duração e com uma clausula alta.

    PS: Em relação às criticas que são feitas ao blog, creio que por vezes são um pouco mais dirigidas a certos comentadores do que propriamente ao blog ou aos autores

    ResponderEliminar
  5. Virgílio

    Já se percebeu que por alguma razão você não se sente incluído no novo Sporting ou não se identifica com a direçao , porque não tendo este texto nada a ver com o BDC ou Godinhos e etc , voce pega nisso para fazer festa. De facto existe uma manada Brunista , e com muito apoio de maquinas de popularidade e de manipulação como é no record online , aquele o "meuSangueéverde" que manipula as votações e dá votos negativos para retirar as insígnias que permitem comentários automáticos a todos que contestem algo da direção, é verdade ,. mas a mim me parece que voces ao tentarem diferenciar-se da manada , entram em exageros e mesquinhices, e isto parece uma coisa de crianças , e tanto voces como os do outro lado não teem noção que é para fora que é preciso guerrear.


    LdA , a mim me parece que ele é comparado a Messi até pela dimensão fisica e até pelo drible curto , pelo que vi é um jogador semelhante a nível de jogo ao David Silva , e este Gauld que eu espero que venha a ser Gold é um número 10 puro , cada vez mais raro no futebol , pelo que leio no record , ele já se destaca nos treinos e dificilmente não será titular no Sporting.

    Já agora LdA se voce tem em posse alguma informação que me pode dar , que lhe faz ter essa visão negativa permanente da direção , eu gostava que se fosse possivel que partilhasse comigo , pois fui ver uns textos , e voce colocou um texto de alguém próximo da formação do SCP no "Carriço e Eric Dier" , e esse alguém falava em desconforto não só na academia como nos profisssionais. Portanto se tem alguma visão priveligiada que me possa dar acesso para eu "compreender" , esta guerra de bisnagas , eu agradecia ( se necessário dou email).

    ResponderEliminar
  6. LdA
    Bom post na sequência do anterior sobre a mesma temática.
    Gauld será "aquilo" que ele quiser, o que o Sporting fizer e o que os adeptos consguirem ter paciência.
    Toda esta época será pejada destes pequenos episódios tão alimentadores de quilómetros de papel e tinta dos jornaleiros cá do burgo.

    Virgilio:
    Já se percebeu que "água na fervura" não é coisa muito corrente. Á forma como escreveu o seu comentário (logo o primeiro deste post) podia muito bem classificá-lo como "incendiário". Não o faço na exacta medida que sei perceber que muitas vezes tb terá sido injustamente e tão frequentemente catalogado de "croquete" e de outros epítetos pouco abonatórios neste espaço. Deixe-me apenas referir também sei ler nos seus comentários uma análise muitas vezes despretensiosa e coerente com a realidade, mas foi como referi no inicio do meu post...o nosso sportinguismo às vezes tolda-nos a razão.

    Em suma, estou convencido que o Gauld vai-nos fazer vibrar e proporcionar muitas alegrias nesta época. Saibamos nós adeptos, o treinador e os colegas e ele próprio claro que o objectivo é sempre o mesmo, honrar a história e a camisola do Sporting Clube de Portugal.

    SL
    Nuno

    ResponderEliminar
  7. "já se percebeu que por alguma razão você não se sente incluído no novo Sporting"

    Caro m1950,

    Eu acho é que o senhor ainda não percebeu que, para mim, não existe "novo Sporting" nenhum... essa é que é a (gde) diferença para mts dos "neo-sportinguistas", respeitando o seu próprio conceito...

    Mas, por uma questão de respeito e uma vez que se dirigiu a mim, passo a explicar: na minha visão, existe um único SCP, com 108 anos completados há pcs dias. É esse o "meu lado". E daí eu gozar com os conceitos "croquetes" e "anti-Bruno" na primeira frase... got it?

    Qt ao resto das suas considerações, vai desculpar-me, mas nem vou dar-me ao trabalho de contestar. Afinal, quem são os "vocês"?

    Mt saúde, é o q lhe desejo.

    ResponderEliminar
  8. Estive a fazer o exercício de pensar no 11 base e alternativo que o actual plantel nos pode proporcionar e cheguei ao seguinte esquema:

    Onze Titular: Rui Patrício (GK), Jefferson, Rojo, Eric Dier, Cédric, William Carvalho, Adrien Silva, João Mário, Carlos Mané, Slimani, Carrillo.

    Onze Alternativo: Boeck (GK), Mika Pinto (na ausência de um lateral esquerdo que substitua Jefferson), Paulo Oliveira, Maurício, André Geraldes, Oriol Russel, Slavchec, André Martins, Heldon, Montero, Wilson Eduardo.

    Ambos os onzes dão-nos, em teoria alternativas e capacidade para lutar de igual para igual com qualquer equipa da I Liga, e com os nosso rivais, além de que nestes vinte e dois, ignorando o Mika Pinto, encontram-se 9 jogadores da formação, e ainda mais dois portugueses seleccionáveis. Parece-me que todas as questões levantadas até agora relativas aos reforços, à qualidade da equipa na próxima época e à formação, passam a ser apenas alimento de silly season. Sugiro que façam este exercício.

    P.S.: Sim, admito que alguns dos jogadores, no caso de Slavchev e Rossel, são perfeitos desconhecidos, e embora pareçam ter bastante qualidade ainda a vão ter que provar em campo. Quanto a Geraldes e Paulo Oliveira, só quem não segue o campeonato português sem filtros clubísticos é que seria capaz de duvidar da sua qualidade.

    ResponderEliminar
  9. Não existem dois jogadores iguais cada jogador tem a sua própria maneira de jogar. No futebol já existiram muitos minis Messis, Maradona, ou minis Peles e depois foi o que se viu. Como não conheço o Ryan Gauld não posso falar muito sobre ele mas... pelo que tenho lido sobre ele vale a pena o "risco" na sua contratação. Agora o Sporting deve de estar atento à pressão que vai ser feita sobre o jogador ao mínimo erro todos lhe vão "cair em cima".

    ResponderEliminar
  10. Caro Nuno;

    Já fui catalogado de mt coisa... de modo que vamos fazer o seguinte: não se preocupe com isso que eu há mt que o deixei de fazer, ok?

    Sobre a primeira frase esclareço o seguinte: foi exclusivamente dirigida ao LdA. Uma espécie de rforço da solidariedade. Essa piada (bem como o restante comentário) é consequência da tal injustiça, no caso, feita para com o LdA no post referido. O “incêndio”, a que se refere, começou aí. Admito que não fiz nada para o pagar, antes o contrário, mas, às tantas, terão que ser outros a fazê-lo e a reparar a tal injustiça / apagar o incêndio que provocaram, não lhe parece? É que não fui eu o autor de tamanha injustiça. De qlq forma, fico curioso para notar qts o farão e quem vai surgir a dar a “mão à palmatória”…

    Sobre o Gauld, repito o que afirmei desde o início: não conheço o puto escocês, nc o vi jogar, espero que seja um sucesso estrondoso do SCP. E que lhe dêem o tempo que não deram a outros jovens jogadores que constituíram fortes investimentos por parte do SCP. Reforço as três letrinhas: SCP. É o conjunto dessas 3 letras que reflectem a minha paixão e não outras... como BdC, GL, EB, FSF, ADC, etc, etc. E desculpe insistir nisto, mas mts vezes parece-me que há mt gente que trocou as prioridades.

    Espero ter-me feito entender.

    SL!

    ResponderEliminar
  11. Ó (se me permite o vocativo) Vírgilio , eu já o vi aqui a fazer ataques à personalidade de Carvalho , não queira esconder o seu mau estar perante o Presidente , pois foram uma leitura absolutamente clara que retirei.

    Os vocês são obviamente os que não se revêem na direção, e claro estão no seu próprio direito, o meu apelo é a união , não à volta do BDC mas sim do Sporting que por ventura é liderado por BDC , e é aqui que vocês falham , não que eu tenha uma ideia fatalista de que quem está contra BDC está contra o Sporting , mas voces excedem-se , e a cabeça do líder é a cabeça do clube , da outra vez tentei explicar isto com a infeliz metafora guineense , onde você preferiu ir ao conteúdo do que ao objetivo, e pelos vistos parece que não percebeu.

    Lanço-lhe o mesmo repto que ao LdA , e estou a falar ser rodeios , se tem alguma informação que o faça desconfiar de BDC ou de que quer que seja da nova cara do Sporting , porque apesar de voce negar , o Sporting obviamente tem uma nova cara , disponbilize-me se for possível.

    Pois eu não sou acéfalo , nem um "Brunista" , eu sou leão , e para haver aqui estes julgamentos todos , é caso para dizer onde há fumo há fogo. Não faz sentido a procura da critica constante sem haver um pré conceito, e eu quero saber de onde parte.

    Obrigado e retribuo o seu desejo.

    ResponderEliminar
  12. Gauld é “aposta da Direcção” fez a referida Direcção constar nos jornais! E vemos essa determinação repetida um pouco por todo o lado. Aqui, o Jorge Alemão, repete a bondade. Leio e pasmo. “Gauld é aposta da Direcção”. Muito bem. Mas, e os outros? Recentes e antigos no clube. Os da Academia e os que foram contratados são apostas de quem? E o treinador como é que se vai posicionar perante a “aposta da Direcção”? Vai fazer orelhas moucas? E se as coisas correrem mal para a equipa continua a fazer orelhas moucas? E de quem é a culpa se falhar a “aposta da Direcção”? Da Direcção, não é de certeza. Do jovem que é aposta, possivelmente não será. Resta a equipa técnica. O “novo Sporting” que o Nuno refere num comentário inaugurou um novo paradigma contratual: há os que são filhos e os que são enteados!
    A conclusão é óbvia: o jovem Gauld vem designado como o “mini Messi”, mas a Direcção achou pouco. Vai daí, fez constar que o atleta, um entre tantos, é especial, tem outro estatuto, é uma aposta dos directores do Clube, onde todos os dias tem de progredir e lutar de igual para igual com os colegas.

    ResponderEliminar
  13. Caro Zargo

    Fiquei na dúvida se não percebeu ou não quis perceber

    Guald é uma aposta da direcção como são todos os outros jogadores contratados e como são os que já estavam no clube e têm oportunidade de renovar com o clube

    Se calhar deveria ter dito que Guald é uma aposta mais forte ou mais alta da formação porque representa um maior esforço financeiro, mas só por isso

    Se as coisas correrem mal - a culpa é SEMPRE da direcção - desta e doutras que por lá já passaram e passarão.

    BC para mim é apenas mais um presidente do Sporting, tem a importancia que tem, mas nada mais - será "julgado" pelos resultado desportivos e financeiros que conseguir enquanto estiver à frente do Sporting tal como todos os outros

    ResponderEliminar
  14. Caro m1950,

    Eu querer esconder que não aprecio BdC? Gostei da piada...é que nc o escondi em lado nenhum. Efectivamente não aprecio a figura, ou, se preferir, o tipo de pessoa que BdC é, nem, consequentemente, o estilo de liderança que exerce. Mas isso é o que menos importa. Isso é um problema exclusivamente meu. Agora o facto de não apreciar o estilo, não me impede de tentar ser o mais justo possível nas minhas avaliações ao que diz e faz enquanto presidente do SCP. Se é verdade que maioritariamente a minha opinião não é favorável, a realidade é que, ao contrário do que dá a entender, já elogiei vários dos seus actos de gestão. Estão, aliás, documentados em vários posts do A Norte de Alvalade.

    Duma vez por todas: deixe-se lá os “vocês”. A minha opinião é singular. O que digo reflecte apenas e só a minha convicção. Não queira colar-me a nenhuma corrente de pensamento, pq isso pura e simplesmente não existe. Eu represento-me apenas a mim próprio e a mais nada, nem ninguém.

    O caro m1950 tem uma diferença absoluta com a minha relativamente à visão e à forma como os sócios e adeptos leoninos se devem relacionar com o clube. O que apelida de “união”, não passa de aceitar tudo o que a direcção faz. Ora isso jamais fiz, e jamais irei fazer. Prescindir do meu espírito crítico? Para defender uma suposta união? Isso na minha terra não se chama união, chama-se de paz podre… e não vi onde tal prática tenha dado frutos positivos.


    Por fim, que fique claro: nc o afirmei nem o considero de acéfalo. Pode ter a certeza que se tivesse essa ideia de si, não estava agora a “dialogar” comigo.

    Ai a Guiné, a Guiné… Uma sugestão: esqueça essa conversa. Foi um péssimo exemplo…

    Continuação de boa saúde.

    ResponderEliminar
  15. Adriano Cerqueira

    Ambos os onzes dão-nos, em teoria alternativas e capacidade para lutar de igual para igual com qualquer equipa da I Liga

    Só se os nossos rivais forem o Penafiel e o Moreirense.

    Dão-se ao trabalho de escalar 11 apenas para dizer que tem formação , esquecem-se é de er o futebol como ele é , os 3 médios que voce tem aí , são lentos e nenhuma deles tem capacidade de desiquilibrio apenas passe , nenhum deles tem capacidade para fazer mudanças de velocidade sequer. O seu lateral direito não sabe defender , e tendo em conta que voce tem um treinador que foi lateral direito , ele só ficará a titular se MS olhar pelo estatuto , porque o Geraldes dá-lhe 10-0.

    João Mário não é um numero 10 , é um médio centro , mas como é lento e não está sequer para correr (mora ao pé de mim o miúdo , tal como o Zézinho , são todos daqui da minha zona) coloca-se sempre ele como 10 , porque não tem velocidade nem nervo em campo m, jogou na equipa B há 2 anos , à frente de um duplo pivot de Kikas e Zézinho , para poderem sustentar a sua preguiça , mas uma equipa que vai ser bastante ofensiva não pode ter como médio mais avançado o João Mário , ele é um jogador semelhante ao Xavi do Barcelona , só num futebol desses que possa fazer poupanças fisicas naquela posição , é que ele poderia encaixar , mas realmente dos médios portugueses a nivel de tecnica é o melhor da nação.

    Carlos Mané é jogador de corredor interior , colocaram-no na ala em alguns jogos da formação porque não tem presença , mas ele é mais segundo avançado do que ala sequer , Carrillo joga bem quando chove , e é assim que voce diz que se pode bater com todos na liga , eu a ver o que as equipas que lutam pela Europa preparam , eu digo-lhe esse 11 , não entra no top5 da liga sequer.

    Voce quer exercitar escalonar um 11 , e depois fica com ele na cabeça , a ser diferente do que por ventura ( certeza absoluta na minha opiniao) o mister escolher , pronto é o mister que não sabe nada. Já agora Mika Pinto não é sequer jogador de futebol , não tem nem qualidade para jogar na primeira liga quanto mais no Sporting.

    Já agora ou o Eric Dier sai do Sporting , ou eu mesmo em sede propria vou questionar a direção , porque um clube como o Sporting Clube de portugal , com a sua grandeza , aceitar ultimatos de miúdos de 20 anos , é humilhação , que eu não reconheço capacidade nem qualidade nem nada ao Eric Dier para dizer que só renova se jogar. Isto é inadmissível até no seio do grupo , e se o Sporting cede a uma chantagem destas vai criar mau ambiente no grupo e abre um precedente gravíssimo , um miúdo de 20 anos , acha que não pode ser 3º central do Sporting , (isto apesar de ser o melhor , não é a direção que fazia o 11 de Jardim) , Jardim já deixou varias vezes enter linhas a razao pela qual ele não jogava... tem a ver com o facto da agressividade competitiva do Dier ser muito inferior ao Maurício e ao Rojo , apesar de na minha opinião ser tecnicamente superior aos 2.

    Apartir do momento em que mete um ultimato tem de sair , e não espero nada que senão a sua saida do SCP , e não compreendo sequer porque continua a treinar integrado.

    ResponderEliminar
  16. É impressionante como um post acerca de uma crónica do selecionador escocês sobre a evolução de Ryan Gauld, veio despolotar nos comentários uma troca de palavras sobre BdC, croquetes, brunistas, anti-bruno, etc.
    Sobre Gauld, apenas vi o vídeo que, possivelmente muitos sportinguistas também viram, não gostando de fazer apreciações acerca da qualidade dos jogadores baseado na visualização de vídeos, vou aguardar para ver o miúdo a jogar com a verde e branca.
    Claro que o investimento foi avultado, se considerarmos que se trata de um miúdo de apenas 18 anos, mas sinceramente espero que justifique esse investimento em campo, seria bom para o Sporting.
    Devemos deixar o jogador trabalhar, amadurecer futebolisticamente, sem lhe colocar rótulos. Se tiver valor, vai com certeza demonstrá-lo e agarrar um lugar no onze como Ryan Gauld e não como mini Messi.
    Também não considero que esta contratação venha tapar os miúdos da formação. Esses também têm de evoluir, amadurecer e provar o seu valor. Se assim for também encontrarão o seu espaço no plantel e no onze.
    Em relação a BdC, já aqui o referi, votei nele nas duas eleições por considerar em consciência que era e continua a ser a pessoa certa para estar à frente dos destinos do Sporting. Não votei em BdC à espera do messias que vinha salvar o Sporting, até porque não acredito em messias. Não vejo BdC como uma figura endeusada, vejo um homem com virtudes e defeitos como qualquer um de nós.
    BdC faz tudo bem? Toma sempre as decisões certas? Claro que não, mas até ao momento faço um balanço extremamente positivo do seu trabalho e ainda não me arrependi de lhe ter dado o meu voto.
    Posso me enganar? Claro que posso. E se assim for, serei o primeiro a admiti-lo, mas será que aqueles que criticam BdC por tudo e por nada, caso estejam enganados, terão coragem de admiti-lo aqui neste espaço?
    Acima de BdC, ou de qualquer outra pessoa, está o Sporting Clube de Portugal, o nosso clube, e o Sporting deve ser apoiado incondicionalmente.
    BdC não é o nosso adversário. Os nossos adversários são benfica, porto e o poder instituído no futebol português (FPF, Liga, APAF, Cons. arbitragem, de justiça e de disciplina...). É para eles que devemos apontar as nossas "baterias".
    Espero que as vitórias surjam no futebol (atenção que o Sporting não é só futebol) a curto prazo, pois vitórias são a verdadeira identidade do Sporting Clube de Portugal.
    Saudações Leoninas

    Emanuel Silveira

    ResponderEliminar
  17. "A partir do momento em que mete um ultimato tem de sair , e não espero nada que senão a sua saida do SCP , e não compreendo sequer porque continua a treinar integrado."

    Bem, pelos vistos, não é só ao nível dirigente que a nossa opinião diverge. A forma como o m1950 defende a gestão duma equipa profissional de futebol está, tb ela, mt longe da minha maneira de pensar...

    Se isso que afirma fosse feito, seria tão fácil a qlq jogador (mesmo que pontualmente) descontente sair do SCP... Então agora os profissionais não podem negociar as suas condições aquando da renovação de contratos? Espanto...

    ResponderEliminar
  18. M1950

    Tenho apreciado muito os seus comentarios, mas em relação a Eric Dier, permita-lhe dizer que nem tudo o que sai na CS corresponde como sabe à verdade e não temos certeza nenhuma que tenha ele ou o pai proferido esse ultimato

    Já agora por quanto Eric Dier aceitaria renovar ? será que aceitaria os 40.000 que dizem que Guald recebe ?

    ResponderEliminar
  19. Virgilio,

    "Então agora os profissionais não podem negociar as suas condições aquando da renovação de contratos?"

    Penso que o que o m1950 estava a querer dizer é que uma coisa é negociar contrato outra é EXIGIR jogar. Ninguém está acima do SCP.

    Já todos reconhecemos que o Eric poderá ser o melhor central da equipa, mas se só renova perante certas circunstâncias e elas não podem ser garantidas, então é um problema insoluvel. Prefiro que o transfiram a ele estar descontente no SCP. Tanto para ele como para qualquer jogador.

    ResponderEliminar
  20. Mike,

    Não especulo sobre o que o Eric disse ou deixou de dizer... Essa do EXIGIR jogar, não passa de (má) propaganda. E é mt mau sinal...

    Um abç.

    ResponderEliminar
  21. Emanuel Silveira , as nossa opiniões quase que coincidem , eu tento aqui escrever quase como senador da paz , porque não quero Sportinguistas segregados , e como não sou o dono da razão , quero entender a razão pela qual existem Sportinguistas que se sentem excluídos ou afastados.


    "BdC não é o nosso adversário. Os nossos adversários são benfica, porto e o poder instituído no futebol português (FPF, Liga, APAF, Cons. arbitragem, de justiça e de disciplina...). É para eles que devemos apontar as nossas "baterias"."

    Isto para mim diz tudo , troquei o nível das metáforas , e insisto nesta , parecemos Nero a tocar Harpa com Roma a incendiar-se. A discutir por coisas pequenas , quanto estamos numa situação critica em que há interesses em acabar com o Sporting , enquanto clube grande que todos conhecemos.

    Virgílio , o pai do Eric Dier , anunciou isto pelos jornais... deu entrevista ao ojogo para dizer isto , e se quer que eu lhe diga , o Eric Dier é um miúdo que me parece humilde , e também é das gerações que eu acompanhei , e considero-o bastante promissor e não concordo com a ideia de Jardim , pois acho que este jogador bastava-lhe apenas ritmo competitivo para ser o melhor central do SCP , resumindo teria de jogar , e ele é como o algodão não engana , iria ser um jogador bastante sólido, não tenho a menor duvida que BDC e Inácio pensam o mesmo , daí ele ainda não ter sido afastado depois do que o seu pai (representante idem) fez.

    E não sei se já me leu a falar da formação , o Dier é dos poucos miúdos que quer ser sólido no Sporting e dar títulos ao Sporting , ou seja daqueles que eu acho que seriam o ideal do jogador formando da academia.

    Dier teve uma lesão na zona lombar no jogo da capelada na luz , durante a pre epoca , logo no inicio , teve uma recaida , e Mauricio encaixou muito bem com Rojo , e aquela dupla mereceu a confiança de Jardim. Dier fez um pre epoca muito dificiente e entrou muito mal na epoca , entrou sem ritmo no derby em Alvalade , depois jogou contra o Rio Ave em casa , e ficou ligado aos 2 golos sofridos nesses 2 empates consecutivos caseiros , e aí Jardim perdeu a confiança nele.

    Resumindo , Dier teve um grande azar , eu não tolero é o que o seu pai disse , isso para mim é inadmissivel e envergonha o clube , e é desrespeito até para com os seus colegas.

    ResponderEliminar
  22. Virgilio,

    Propaganda sim, mas o que eu queria dizer é que SE de facto ele fez isso então as consequências terão que ser outras. Mas é um grande "SE", de facto.

    ResponderEliminar
  23. Bruno de Carvalho adoptou, desde o primeiro momento, uma estratégia de criar contínuas “cortinas de fumo” com a finalidade de canalizar a atenção, a energia e a emoção dos sportinguistas para determinado assunto de acordo com o momento.
    Assim, abrange várias dimensões temporais, desde a gestão de Godinho Lopes à Auditoria, dos empresários do futebol ao corte de relações com o FCPorto, dos poderes institucionais no futebol português à gestão do plantel da equipa A… e assim sucessivamente.
    Um dos aspectos emblemáticos dessa estratégia consiste na colocação de notícias nos jornais e de intervenções públicas do próprio Bruno de Carvalho. Já há algum tempo que Eric Dier é badalado de diversas maneiras, passando, num ápice, de atleta de referência da Academia a reles chantagista. Provavelmente, um dia destes vai ser “vendido”. Aí, a Direcção embolsa os escassos milhões enquanto passa o odioso da questão para o jogador.

    Caro Jorge Alemão
    Ambos conhecemos o valor das palavras. De todos os atletas do Sporting, só um foi considerado "aposta da Direcção". Uma saudação leonina!

    ResponderEliminar
  24. Jorge Alemão: Ryan Gauld vem ganhar 175 mil anuais, com prémios de "produtividade" semelhantes aos oferecidos a alguns outros jogadores, casos de Mané e William. Lamento não me recordar onde li, porque parece ser uma "versão oficial" e gostaria de deixar aqui o link. Paciência, poderá acontecer que o encontre mais tarde.

    Ao Virgílio, sobre o que terá dito Eric. Fica aqui o acontecido hoje, com o GR grego Kapino: o jogador esteve em Lisboa para ultimar o contrato, parece que quis a garantia de que iria jogar e...voltou para trás, não houve acordo quanto a essa cláusula.

    ResponderEliminar
  25. M1950:

    Tenho lido com atenção os seus comentários e quando afirma que "o Sporting aposta na formação, mas a formação não aposta no Sporting", em grande parte tem razão.
    Quantas épocas fizeram Ronaldo, Nani, Quaresma e Simão na equipa principal do Sporting? Uma ou duas. Depois foram seduzidos pelos milhões do Man. United e do Barcelona, e alguns deles (Simão e Quaresma) acabaram nos rivais.
    O caso de Figo, fez três épocas de grande nível no Sporting e depois foi toda aquela confusão dos dois contratos assinados com a Juventus e o Parma, acabando por sair para o Barcelona por valores irrisórios.
    Alguns jogadores da formação fazem meia dúzia de meses a titulares na equipa principal, e acham-se logo grandes vedetas e exigem condições financeiras incomportáveis para renovarem os seus contratos (ex. Bruma e Illori).
    Outro caso paradigmático da formação leonina é Yannick Djaló. Eu sou da Covilhã, trabalho na escola que Yannick frequentou, assisti a muitos jogos de Yannik ao serviço da ADE - Associação Desportiva da Estação. Tinha um potencial brutal para um miúdo da sua idade. Foi para o Sporting, chegou à equipa principal, fez excelentes jogos, fez golos importantes, lembro-me do golo que dá o 4-3, no célebre SCP 5 - slb 3, para a Taça de Portugal.
    Mas começou a perder-se quando a sua cabeça deixou de estar focada no futebol e passou a ter outras prioridades na vida.
    Os sócios e adeptos do Sporting, também não ajudaram muito, porque cada vez que o rapaz tocava na bola era vaiado como se fosse um jogador adversário. Quem defende a bandeira da formação a todo o custo não pode crucificar os miúdos da formação. Lembram-se de como Rui Patrício era tratado quando assumiu a baliza do Sporting?
    Atualmente existem jogadores com qualidade na formação: Semedo, Tobias, Chaby, Walysson, Esgaio e principalmente Iuri. Que saibam ter calma para gerir as suas carreiras e que tenham cabecinha para se focarem na sua profissão, para evoluírem e que não vejam o Sporting como um simples trampolim para os Man Utd, RM, FCB, Man City...

    Saudações leoninas

    Emanuel Silveira

    ResponderEliminar
  26. Para os jogadores da formação ficarem mais tempo numa liga vendedora por excelência tem que haver uma aposta na formação muito mais séria do que passar a vida a farejar em ligas ainda mais periféricas. Lá voltamos nós às contratações cirúrgicas... para a equipa B.

    ResponderEliminar

  27. "Ninguém percebe porque é que o Sporting nos últimos anos, com algumas pessoas de algumas candidaturas, tem tanta dificuldade de ter os atletas com uma vontade suprema de vestir a camisola do Sporting. Não é culpa deles, é culpa de quem não está a acompanhar devidamente a formação".

    ResponderEliminar
  28. Antes saía um e caía o Carmo e a Trindade, agora saem todos. Chama-se demagogia, com dinheiro ainda contratava outra vez o Elias.

    ResponderEliminar
  29. Senhor Emanuel Silveira

    O Ruben Semedo não tem qualidade , tem boas características físicas para ser um bom jogador mas não é , e já por 2 vezes desrespeitou o Sporting , quando atirou a camisola ao chão no 3-3 contra o FCP em Alcochete ... por mim era proibido de entrar na academia outra vez , era rescisão imediata de contrato.
    Umas das coisas que me levaram a simpatizar com o BDC - mesmo não tendo votado nele , porque na minha idade os sócios do Sporting temiam um revolucionário , e eu inclui-me nesse grupo infelizmente - foi o regime de disciplina , e fiquei sinceramente desconfiado por Semedo não ter sofrido um duro castigo. Tambem lamentei o facto do Mauricio ter sido perdoado no jogo em Vila do Conde( onde marcou autogolo) , quando outros antes haviam infringido foram rapidamente castigado... teve 2 pesos e 2 medidas e fiquei desiludido.

    Não fugindo ao tema , concordo com o que disse , e muito disto acontece em relação à formação , devido a falta de educação que existe hoje em Portugal , onde os miudos parece que teem a cabeça na lua e fazem tudo o que lhes apetece. Tomara eu na minha juventude ser jogador do Sporting , para mim era algo do outro mundo , para estes o Sporting é um trampolim , usam o clube , fazem chantagens , etc e etc.

    E sim a aposta na formação na era de Bento , correu mal , primeiro porque o Sporting tentou foram treinador e jogador ao mesmo tempo , e se atendermos à qualidade demonstrada por aquela geração , com outro treinador mais batido teríamos ganho mais do que 4 títulos , e teríamos ganho um campeonato pelo menos. Isso aconteceu quando fizemos aquele acordo com United onde tinham prioridade sobre os jogadores do Sporting , e nós seriamos prioritarios na politica de emprestimos deles. Então toda a equipa ficou com a ilusão do United na cabeça , e o Sporting ficou pequeno para eles , em muitos jogos queimaram-nos por causa das suas atitudes.

    Por isso é que a formação não pode ser lançada logo ao monte... tinha de ser um de cada vez , para terem respeito , e não olharem para a equipa como algo banal , mas sim algo muito grandioso , na idade deles é normal a ilusão , agora a falta de respeito para com o clube é que era demais.

    O Yannick entrou muito bem , logo no torneio do Guadiana , onde demos 3 secos ao Benfica ,marcou 2 golos e começou logo a ser chamado de novo Ronaldo.

    Depois da ilusão obviamente vem a desilusão , assim que começou a render abaixo ,. foi severamente castigado pelos adeptos , mas lembremo-nos dos "castigados" , e as más atitudes dele e o parceiro "bunda grande" . Também Carlos Martins no jogo que nos queimou o campeonato , entrou no restelo , a vir do banco , leva 2 amarelos em 5 minutos...

    A aposta na formação não pode ser isto , mercenarios mais vale importar estrangeiros , temos de apostar na formação , e esses mesmos jogadores teem de querer fazer carreira no Sporting , o Barcelona no topo do seu brilho dos ultimos anos , manteve os melhores , Xavi , Iniesta , Messi , Dani Alves , Pique . Isto sim é construir equipa , nó não temos a capacidade financeira nem os prestigio , mas temos de ser respeitados , e os miudos teem de ter a ambição de levar o Sporting a glória. Apostar neles , para no final da epoca pedirem para sair , e se ficarem ficam mal , ou então ficam e ficam loucos para que acabe a epoca , isso é algo que tem de ser mudado.

    Vejo gente a dizer que o Sporting não forma homens... eu digo o Sporting ou a Academia não são catequeses , a educação vem de casa e da cultura onde estão inseridos.

    Será possível termos uma geração de ouro ?? Teem de ter a ambição de crescer no clube , dou este exemplo pro acredito que seja o proximo , alguem acredita que o William , o mias emblematico jogador do SCP de momento , acham que ele se evoluir esta epoca que vem ( se é que fica se é que evolui) vai querer ficar no SCP ?? Pois

    ResponderEliminar
  30. A formação do Barcelona se ganhasse o que a do Sporting ganha e com os grandes a acenar durava o mesmo tempo no Barcelona. Ainda assim dizer que o Sporting foi mal sucedido com Paulo Bento? Pensava que sabíamos todos porque é que não ganhámos ao menos um campeonato. E mais importante para quando um ciclo de 4 épocas melhores?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)