segunda-feira, 14 de julho de 2014

Missão calções - De Rinaudo a Rei nada, com Viola no mesmo saco

Do primeiro jogo de preparação, realizado nos Açores, há poucas conclusões directas a retirar. O contrário é que seria de estranhar, atendendo às características do próprio jogo e adversário. Marco Silva priveligiou uma equipa inicial de jogadores da época passada para depois fazer entrar paulatinamente alguns dos novos jogadores. Fica a nota positiva para a generalidade - Rosell até teve honras de titularidade - o que, sem poder ser excessivamente valorizado, é sempre melhor do que o inverso.

Mas há ilações a tirar da primeira lista de convocados. Rinaudo, Viola, Salomão e Miguel Lopes dificilmente integrarão o plantel principal. O caso de Salomão só é assinalável pelo facto de o ano passado ter visto prolongado o seu contrato por cinco anos (até 2019) para agora, pelo menos aparentemente não contar. Miguel Lopes tem uma relação de custo/qualidade relativamente elevado e um contrato a meias com o FCP que está longe de beneficiá-lo e à relação com o clube. 

Já o caso de Rinaudo é diferente. De Rinaudo e mais 10 até à situação de dispensado foi um sopro. A ascensão improvável e meteórica de William retirou-lhe espaço, mas é precisamente a possibilidade deste sair que a sua permanência fazia sentido. Não estamos a falar de um jogador qualquer, pese a necessidade de ajustar alguma postura no seu jogo. O caso do compatriota Viola é algo semelhante. Não serão seguramente critérios estritamente técnicos a presidir à decisão de os afastar.

Um outro dado definitivo sobre o jogo dos Açores: o equipamento. Tinha reservado uma opinião definitiva para um melhor visionamento, que a apresentação na Gala não proporcionou. As imagens televisivas e as que os jornais difundiram ontem confirmaram o pior receio. O verde mudou para um tom mais claro o que, associado aos calções no mesmo tom torna difícil a identificação imediata de que "o Sporting está a jogar". Que o diga um pai aflito, que ontem, numa esplanada onde aterrei por acaso, tentava esgrimir argumentos que convencessem o seu petiz de que aquele jogador (provavelmente dos recém-chegados) com aquele equipamento eram do Sporting.

Por decoro e por comedimento não me voltarei a referir ao tema. A escolha foi infeliz e os calções pretos significariam um remediar da situação. Nem que para isso se tenha de constituir uma "Missão Calções" para a qual contribuirei de bom grado.

32 comentários:

  1. Sem dúvida o pior equipamento que o Sporting alguma vez teve.

    ResponderEliminar
  2. Já estou farto da novela dos calções verdes do novo equipamento do Sporting e acho ridículo que se perca tempo a discutir este "não assunto". Até já li na blogosfera muitos adeptos a dizerem que vão contra os estatutos do clube! Para esses apenas um conselho: leiam primeiro os estatutos antes de fazerem afirmações disparatadas.
    Ora, eu fui ler os estatutos e como só podia ser, esta opção de equipamento não viola nenhum estatuto, senão vejamos:

    Artigo 7º (Símbolos do clube): os símbolos tradicionais do Clube são as cores verde e branca e o leão, significando este a força, destreza e lealdade, que devem constituir apanágio de toda a actuação do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

    ....

    Artigo 10º (Equipamentos): o equipamento a adoptar pelos atletas deve adoptar, em princípio, as cores tradicionais do clube.

    Depois disto ainda existem dúvidas na cabeça de alguém ?!

    Gostar ou não gostar da estética dos equipamentos ou das suas cores e padrões está no direito de todos e são meramente gostos pessoais (há quem goste de um artigo e há quem deteste esse mesmo artigo) e por isso se costuma dizer, que gostos não se discutem! Agora, virem com estórias da carochinha sobre a violação dos estatutos já é mais grave, mentiroso e com segundas intenções!

    Força Sporting Clube de Portugal !!!

    ResponderEliminar
  3. Concordo

    Não será porventura possivel alterar o verde das camisolas, mas penso que faz sentido haver (pelo menos) também uns calções pretos

    Aliás sempre utilizamos calções de 2 cores e penso que agora isso não será diferente - o branco que podemos ver por exemplo em 2 fotos nos "artigos relacionados", tem sido utilizado varias vezes e esperemos que este ano também o seja, se não for o preto

    ResponderEliminar
  4. Realmente há logros muito piores que os calções, como a grande aposta na formação. Só se for nos que que alguém teve a preocupação de formar e pensar na desfaçatez de ainda tentar o aproveitamento do nome de Aurélio Pereira...

    Para melhor perceber o logro vão antes ver que agência de comunicação é que também andou a apresentar a Solução para o futebol do Sporting e sobretudo a parte que dizia que a formação afinal era em língua portuguesa, mais barata...

    P.S. Depois do “gozo” que deu comentar a quebra da aliança com o Benfica e as eleições na Liga, os lampiões acabam de admitir o incansável PMAG do Figueiredo…

    ResponderEliminar
  5. Do que eu já estou é de ver os paus mandados a desvalorizar os equipamentos para livrar a caro ao "Bruno". Têm cá uma lata! Fizeram ASNEIRA! E é asneira GRAVE, porque lesa a imagem do Sporting e com certeza terá impacto nas receitas. Em vez de pedir desculpas aos sócios e tentar remediar, ainda tentam calar os outros. Algum dia têm uma surpresa dos sócios.

    ResponderEliminar
  6. "O caso de Salomão só é assinalável pelo facto de o ano passado ter visto prolongado o seu contrato por cinco anos (até 2019) para agora, pelo menos aparentemente não contar."

    É só transparência... no reinado de BdC. Tenho a certeza que este acto de gestão foi plena e metodicamente explicado... e eu é que não me apercebi.

    Uns fartam-se que se fale nos calções, ou mesmo do resto do equipamento... Pudera! Mas, no fundo, interessa alguma coisa a identidade do SCP? Como dizia o outro"isso são pentelhices"... Agora temos outras versões: é um "não assunto" ou "estórias da carochinha". De modo que se na(s) época(s) seguinte(s) aparecer um verde azulado, ou um verde fluorescente nas listas do equipamento principal, não importa nada, desde que seja verde (e tenha um leão ao peito), está td bem... A descaracterização está lançada. A partir daqui é inovar à vontade do freguês.

    Plantel... Curiosamente no treino aberto aos sócios, um dos jogadores mais elogiados pelo empenho e prestação foi Valentin Viola. Mas o que é que interessa mostrar empenho e qualidade? Se o seu rendimento destes proscritos não conta para rigorosamente nada? Se assim é, questiono: o que estão a fazer junto com o restante plantel? Talvez para ensinar, integrar e servir de "exemplo" os jogadores novos que chegam, será?…

    ResponderEliminar
  7. "Missão calções"? LOL..

    Se correr tão bem qt a "missão pavilhão"... estamos conversados.

    ResponderEliminar
  8. O equipamento é vergonhoso, mas como foi uma opção desta direção os Brunistas acham-no lindo de morrer e insusceptível de críticas.
    As contratações "cirurgicas" já vão em 6 e com tendencia para aumentar, mas todos com "qualidade" para serem titulares.
    A aposta na formação continua a ver-se, agora até o capitão dos juvenis e único titulr da seleção nacional nesse escalão que representava o SCP, trocou o SCP pelo "grande" Guimarães!

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente com a questão dos calções.
    Já no que se refere a Rinaudo, Viola ou Salomão, acho que aqui ainda são desconhecidas as razões do seu afastamento e o seu futuro, assim que...

    SL

    ResponderEliminar
  10. Críticas aos calções e críticas à prorrogação do contrato do Salomão (ao preço de um mindinho do Labiad). Duas vergonhas intoleráveis, sem dúvida.

    Se é o melhor que a cruzada anti-brunista (que não desarma um minuto) consegue fazer, então o Sporting está mesmo no bom caminho.

    Quanto aos casos do Viola do Rinaudo, parece-me relativamente evidente que se trata de um problema de custos: bons jogadores que ganham acima do que o Sporting pode pagar.

    ResponderEliminar
  11. Eu tb não estou de acordo com algumas das decisões de BdC e questiono também outras coisas no clube. Mas ainda assim, tenho q admitir que o Balanço tem sido claramente positivo.

    Agora o que acho inadmissivel é que se começe só a juntar as coisas más desta direcção, por tudo no mesmo saco e começar a criticar tudo e todos a torto e a direito.
    Sinceramente não consigo perceber isso.

    ResponderEliminar
  12. De facto estive no treino , e vi já gente com o equipamento na bancada , tanto o principal como o alternativo amarelo são muito pouco atrativos para a compra , e certamente esse adereço vai perder muita visibilidade no mercado , ganharemos a receita do patrocínio mas é liquido que perderemos merchandising. Não sei que contas fez a direção , mas acho que isto poderia ter sido disfarçado com calções pretos , ou mesmo os brancos. Este verde mais claro , não é o verde alface do Sporting , mas afasta-se do verde escuro e azulado da marca anterior. Em todo o caso , devo dizer que estranhamente não me causou muito desgosto , embora entenda que a outros tenha causado.

    Os melhores elementos do treino , foram Viola , João Mário , Tanaka e Shikabala , este pelo menos a nivel de espetaculo e interação com o público.

    Não compreendo a razão pela qual Viola foi afastado , não acredito que seja um decisão de foro especificamente desportivo tendo em conta que é um jogador - se contarmos com ele como ala - superior a pelo menos 3 dos imensos extremos que o Sporting tem.

    Já no caso de Rinaudo , é um jogador sem qualquer qualidade , e não fazia sentido nenhum ficar no plantel a encher espaço , de facto Rinaudo é um jogador banal , que a sua raça iludiu os Sportinguistas , tal como acontece com Diego Capel , são 2 jogadores que não teem o menor nível para representar quem tem ambições de ganhar títulos.

    Quanto ao plantel do Sporting , tem de reestruturar o setor dos extremos. Capel , Wilson , Heldon não jogadores para quem quer ganhar o campeonato , o Carrillo , é aquilo que se sabe , é impossível querer ser campeão a contar com jogadores que jogam bem de vez em quando , para mim este é o problema do Sporting e estou a ver procurarem um extremo emprestado pelo Twente ao 9º classificado na eredivise e nem aí foi titular , não marca 1 golo há 2 anos , e acho que a direção do Sporting ainda não entendeu que isto é o setor fulcral para a equipa subir de nível.

    No ano passado , Jardim na luz , deu a titularidade ao Heldon com 1 treino apenas , vindo do Maritimo , e sentou os outros 4 extremos , mas pelos vistos não entenderam este sinal , onde ele diz simplesmente que não confia nos extremos que tem , e não é por acaso que nenhum se conseguiu afirmar como titular durante toda a epoca. Se isto passar ao lado podem ter a certeza que a luta pelo titulo , é uma ilusão.

    ResponderEliminar
  13. Caros,
    Até me pareceu interessante a ideia do equipamento, quando este apareceu nos manequins.
    Mas ao ver o resumo do jogo aquilo parecia que era o Moreirense a jogar. De facto, quebra por completo a identificação imediata.
    A mim, que até sou benfiquista, fez-me uma certa confusão. O descaracterizar das tradições dos nossos emblemas a troco de merchandising é lamentável. E eu que sou um apaixonado do equipamento Stromp, que tão pouco tem sido visto.
    Mas quando a bola rolar, com maior ou menor esforço, todos esquecemos isso.
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  14. Pelo que li no Jogo, Viola, Rinaudo e M.Lopes têm salários que não encaixam neste Sporting....

    ResponderEliminar
  15. Devíamos contratar outro tradutor, pode ser que apareça outro Mourinho.

    ResponderEliminar
  16. ah! estou esclarecido... Portanto o SCP encosta os jogadores "caros" (ou desvia-os para a B) e deixar de pagar...

    ResponderEliminar
  17. "Portanto o SCP encosta os jogadores "caros" (ou desvia-os para a B) e deixar de pagar..."

    Nem uma coisa, nem outra. Despacha-os para fora do clube como fez o ano passado e não suporta os custos.

    Simples (menos para os adeptos da crítica fácil)



    ResponderEliminar
  18. Bons tempos estes, em que a histeria dos Sportinguistas se centra nos calçoes do equipamento e na exclusão de jogadores banais da equipa principal e não na solvencia do clube e nos recordes negativos da sua performance desportiva.

    ResponderEliminar
  19. O virgilio está equivocado quem não pagava salários era a anterior direção...

    Se os jogadores não contam para a equipa principal faz todo o sentido que trabalhem junto da B até se arranjar colocação, são 4 jogadores que acabaram a época emprestados ou seja o mais provável é continuarem na mesma situação.

    ResponderEliminar
  20. Lion73, a ver vamos, como diz o cego. A ver vamos como vão estar as coisas daqui a uns tempos. Depois veremos se "só" nos preocupamos com os equipamentos. Se até nisto dão barraca, faço ideia como estará o resto...

    ResponderEliminar
  21. Tenho uma franca "desilusão" que ainda não tenha aparecido ninguém com a cassete de que já "entranhou" os novos equipamentos, ou que depois de os ver "ao vivo" afinal são mesmo bons. Então? Estão a falhar.

    Mas o que era de escangalhar a rir era os sócios saberem o valor real do que a Macron paga ao Sporting, a tal que oferecia a melhor proposta, de acordo com a nossa grandeza e tal. O que vale é que agora só há "competência".

    ResponderEliminar
  22. O Sporting recebe mais de 1 milhão de € por ano da Macron.

    Com a Puma recebia menos de 1 milhão de € por ano, pelos equipamentos. E esse valor só aumentava para valores próximos de 1 milhão de € devido ao naming da Academia.

    ResponderEliminar
  23. Acho um piadão aos números do sr João Santos...

    Suponhamos:

    + de 1M€ = 1,1M€
    - de 1M€ = 950m€

    Diferença = 150m€

    Antes tínhamos um equipamento decente. Agora temos um equipamento comprado na feira aos ciganos... E td isto para ganhar 150 mil euros por ano???

    ResponderEliminar
  24. "O Sporting recebe mais de 1 milhão de € por ano da Macron.

    Com a Puma recebia menos de 1 milhão de € por ano, pelos equipamentos."

    Ui, que "diferença"! Agora compara a qualidade e o design da Puma nas últimas três épocas com o que Macron fez para o Sporting, além de que antes o Sporting ainda podia ter outros produtos à venda na Loja Verde. Eu não aceitava aquela porcaria por dinheiro nenhum, mas se ainda dizem que foi só por mais de 1 milhão por ano, pior. PÉSSIMO negócio. É a "competência" do "novo" Sporting.

    ResponderEliminar
  25. Já foram 6M, depois 3M e agora 1M. Que novidade, uma marca mais pequena pagar ainda menos porque até equipamentos vamos comprar à Macron. Onde é que já se viu isto? Com a TV o mesmo embuste, anunciam menos de 2M de orçamento mas nem com o dobro fazem o que propõem. Sem dinheiro e ninguém percebe a aposta na formação que devia ser mais que óbvia para todos e o mesmo em relação à estratégia nos órgãos de decisão do futebol português, etc. Só tangas, confusão e agências de comunicação a tentar enganar ainda mais os sócios, próprio de quem nunca conseguiu reunir o mínimo de condições ou sequer fez a mínima ideia ao que vinha.

    Ao certo já se pode dizer hoje que nunca ninguém viu o clube assim porque nunca ninguém chegou à direcção da mesma forma e não era muito difícil de prever depois de 2 anos a boicotar o próprio clube em várias - para não dizer todas – plataformas. Quem semeia ventos colhe tempestades e a bola ainda nem começou a rolar.

    E como também é mais que óbvio quem perde mais com tanta divisão e tanta confusão é o SCP!

    ResponderEliminar
  26. Conta comigo para a Missão calções. Este equipamento é um perfeito pesadelo!

    ResponderEliminar
  27. Que se lixem os estatutos.... Não gosto deste verde. O verde do Sporting é mais escuro... isto parece a Naval 1º de Maio. E os calções são pretos, como sempre foram em mais de 100 anos de história. Mas pelo menos mudem este verde....

    ResponderEliminar
  28. A estratégia nos órgãos de decisão do futebol português é andar atrás do Orelhas e está bem à vista de todos. Depois eles agradecem como é hábito. E porquê? Porque bem lá no fundo o que muitos sportinguistas sempre desejaram foi um presidente à Pinto da Costa e saiu-nos a todos um aprendiz de feiticeiro. Quem tanto desdenha quer comprar!

    ResponderEliminar
  29. É óbvio que um clube de futebol não vive só de títulos.

    Vive também dos seus adeptos, da sua história e, naturalmente, dos seus símbolos.

    São os símbolos que criam a sensação de pertença a uma instituição.

    Nesse aspecto, o equipamento (enquanto um dos principais símbolos do clube, a par, por exemplo, do hino, do escudo ou do lema) tem um papel importante.

    O facto de os equipamentos da próxima época serem reconhecidamente feios e pouco identificadores da ideia que temos do clube pode e deve ser um tema.

    O que não pode é, obviamente, servir de pretexto para trazer ao de cima o descontentamento recalcado de alguns adeptos com rumo recente do clube.

    Seja como for, e porque acho que os sócios devem estar sempre em primeiro lugar, sou favorável à tal missão calções, que subscreverei com todo o gosto.


    ResponderEliminar
  30. Anónimo , eu concordo com algumas criticas , não concordo é com a critica geral , porque hoje o clube está muito melhor do que antes. Não ver isso parece-me ... enfim nem preciso de dizer , a Puma pagava 600 mil euros ao Sporting , a macr9n vai pagar de 1,5M de base e podem chegar aos 3M , receita que vai ser acrescida com a publicidade da TV à Macr9n (segundo me chegou aos ouvidos , mas aguardemos para ver). Penso que o clube deve calcular o potencial do merchandising e aí perceber se deve ou não ignorar a receita , porque nós sabemos que os Sportinguistas pouco contribuem para o clube , daí este "ignore" no nosso gosto em relação aos equipamentos , estou desconfiado que é assim que pensaram , Sporting está a desvalorizar o merchandising , pois a receita é residual.

    Quanto a estrategia para os orgaos de decisão , se Mário figueiredo se mantiver , o Sporting terá posição priveligiada , pois tenho visto Mário figueiredo para cima e para baixo com BdC.Vamos como será para a FPF.

    Quanto ao calções , acho que devemos continuar a criticar até serem retirados , como já aconteceu antes com outras marcas.

    A TV custa menos de 2M , sendo que certamente deve ter custos adicionais como algumas emissões ao vivo que o Sporting vai fazer , o Sporting só com o dinheiro das 2 maiores plataforma paga isto , o seu lucro será a Vodafone , a cabovisão (quando forem forçadas a aderir) e a publicidade (será em canal aberto e vai dominar o desporto no cabo obviamente , daí a aposta no hoquei patins novamente).

    Eu critiquei ali em cima , mas eu não tenho ideia em ser devastador , e dizer que está tudo mal , e eu entendo a sua opinião e não acredito em anjinhos , mas acho que voce tem de se acalmar.

    Quanto à formação gostava que o LdL abrisse um tópico sobre isso para discutirmos, para mim deve chegar cá acima , aqueles que teem mentalidade em fazer o Sporting crescer , como li o filho do Geraldes , o Francisco Geraldes que vai agora para a equipa B , diz que o sonho é fazer carreira no Sporting , e isto a mim deixa-me agradado , agora os outros que pensam que o Sporting é um escalão de formação , enfim haja paciência para esses. É preciso fazer algo em relação à formação , porque o Sporting não pode apostar na formação e a formação não apostar no Sporting.

    ResponderEliminar
  31. Caro Green Lion, calma, os estatutos de 1929 a 1996 referiam claramente os calções pretos e acho que não há Sportinguista que não identifique essa cor de calções como os seus. A alteração do texto dos estatutos conforme o que reproduz tinha como principal objectivo a criação de modelos de equipamento alternativo diferentes do tradicional camisola branca e calção preto.

    Pessoalmente e por razões tão estupidas como a superstição nem de calções brancos gosto e este "modelo" é para mim esteticamente horrível. O Sporting, não é horrível, o Presidente, não é horrível, a Direcção, não é horrível, os técnicos e jogadores, não são horríveis, a camisola, não é horrível. Ñem os calções são horríveis, apenas a sua cor.

    Dito isto, se o futebol praticado pela equipa for magnifico, os calções até podem ser amarelos às pintinhas cor de rosa, mas não inventem a roda já há um equipamento alternativo para brincarem criativamente á vontade.

    ResponderEliminar
  32. Eu apenas disse que a Macron vai pagar mais de 1 Milhão ao Sporting, nunca disse que era apenas 1 Milhão.

    Mais que 1 Milhão, significa apenas isso e só isso... Mais que 1... podem ser 1,5 ou 2 ou 2,5 ou 3, etc.

    E apenas usei essa base de comparação porque o patrocínio da Puma, para os equipamentos, não chegava sequer a 1 Milhão de euros.

    Não entendo porque é que coloquei "tantos" anónimos em modo de ataque e fúria, mas gostava de perceber.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)