segunda-feira, 7 de julho de 2014

Suspensão de sócios - Revolta na Academia - A informação e o custo de Gauld - O sorteio

Para o post de hoje elegi quatro temas que decorrem ainda do fim-de-semana, tempo que me  imponho de relativo afastamento das inúmeras plataformas digitais, de forma a produzir o necessário descanso e distanciamento. Apesar de já imensamente discutidas nos diversos fóruns, a sua menção aqui permite-me o registo dos temas, que me parecem importantes, e da minha opinião sobre os mesmos.

Suspensão de sócios
Não é muito comum a acção disciplinar sobre sócios, pelo que o caso teria sempre que suscitar algum impacto. Como todos sabem-se trata-se da conclusão de um processo disciplinar com origem nos acontecimentos ocorridos numa sessão de esclarecimento, aquando do processo que levou à queda da anterior direcção e consequentes eleições. A medida é grave como o foram os actos praticados. Tivessem os anteriores órgãos disciplinares actuado nas muitas vezes em que actos de gravidade semelhante ou até de maior grau ocorreram e certamente que aqueles não teriam tido lugar.

O caso ficaria encerrado se a Juve Leo, de cuja organização fazem parte os visados, não viesse agora reclamar do processo que levou à sentença proferida. A ser verdade o que é afirmado no comunicado da claque, isto é, que os sentenciados não foram ouvidos no decorrer do processo, qualquer pessoa, mesmo sem o curso de direito, percebe que o processo não foi bem conduzido. Se houver apelo, facto que não estou certo de estar previsto no regulamento disciplinar, a decisão será difícil de sustentar. Se os regulamentos não o previrem, restará aos visados recorrer aos tribunais civis, onde, se aqueles argumentos forem verdadeiros, a sentença será anulada. Facilmente se conclui que um acto impensado e reprovável não pode ser resolvido de forma ligeira, como parece ter sido o caso em presença e as ondas que agora novamente se levantam não indiciam nada de bom para o bom nome do clube. De tudo o que foi dito, isto parece-me o mais importante. Evitável.

Revolta na Academia
A noticia de um jornal sobre a uma pretensa revolta na Academia recebo-as em primeiro lugar com desconfiança. A forma como as noticias aparecem nos jornais estão longe de obedecer ao mero interesse jornalístico, correspondendo, bastas vezes a outras conveniências menos óbvias. No caso concreto não sei que credibilidade atribuir à noticia em causa. Ainda assim, porque o tema me é caro, aproveito para discorrer umas linhas sobre a matéria, com as declarações de Bruno de Carvalho como pano de fundo.
O presidente veio a este propósito dizer que "a formação está calmissíma", acrescentando que "não há uma via verde, pura e simplesmente, porque se é da formação." Ora é preciso que o contrário não seja verdade também. E, se é verdade que, como também disse BdC, os jovens jogadores têm de "evoluir e demonstrar que são melhores" não é menos verdade que os jogadores que chegam têm responsabilidades ainda mais acrescidas.

Creio que esta questão tem alguma premência pelo facto de, com excepção de Tanaka, os jogadores contratados até ao momento serem todos mais ou menos da mesma idade que os compõem a equipa B, acrescendo o facto de terem origem, Tanaka incluído, em campeonatos emergentes, de valor inferior ao nosso. Sem colocar em causa à priori o valor dos contratados, este será com certeza um factor que acrescerá na apreciação do acerto da sua contratação. Se, com as características acima descritas, muitos deles não conseguirem ser as mais valias pretendidas, não passando do banco ou da bancada, esta questão voltará com intensidade redobrada.

Uma nota final neste ponto. Muito se falou do valor de Gauld, quase todo ele baseado num único vídeo. E se o jogador que acabássemos de contratar fosse este?


A informação e o custo de Gauld
Bruno de Carvalho insurgiu-se também contra "os disparates que foram escritos" a propósito da contratação de Gauld. Obviamente que tudo isto não aconteceria se o Sporting divulgasse os valores da transferência. Uma informação que se tornará obrigatória no relatório e contas trimestral e que este adiamento, até prova do contrário, ao invés de favorecer o clube, permite a especulação que, como o próprio presidente dá a entender, é aproveitada por terceiros para prejudicar o clube. O mesmo se poderia dizer da falta de comunicação do despedimento (?) de Abel, da sua substituição por Barão, sendo os Sportinguistas confrontados com a noticia no Record.

Sorteio
Não fazem muito sentido as declarações de ocasião dando a entender que o calendário não importa, uma vez que todos têm que jogar com todos, etc, etc. Grande parte do destino do campeonato fica decidido no seu primeiro terço. Não tanto o campeão mas sim a performance competitiva das equipas, sendo muito raro, para os lugares que o Sporting disputa, assistir a recuperações depois de falhanços iniciais. Os últimos anos têm até acentuado a tendência que, nos lugares da frente, duas ou três jornadas consecutivas a perder pontos arredam uma equipa do título.

O sorteio deste ano foi algo semelhante ao do ano passado, as duas primeiras jornadas diferem apenas nos locais onde se disputam. Nesse sentido, não se pode dizer que tenha sido particularmente agreste para os nossos interesses. Os jogos mais difíceis não são seguidos, permitindo por exemplo, e em teoria, que um mau resultado não se some a outro.

Mas as candidaturas e favoritismos afirmam-se nas quatro linhas. Não me parece, ao contrário do que ontem afirmou Inácio, que o Sporting parta na pole-position. Esta afirmação não só não faz qualquer sentido, levando em linha de conta os meios e os plantéis dos adversários, como não me parece ser a melhor estratégia. Grande parte do bom desempenho da época passada nasceu da desobrigação de fazer tanto como os principais rivais.

29 comentários:

  1. Suspensão de sócios,

    Penso que os sócios em questão foram chamados a prestar declarações, mas simplesmente não apareceram. Como tal, prescindiram de fazer a sua própria defesa.


    Iuri,

    Se continuar a evoluir como tem evoluído será um otimo jogador. Penso que terá a pré-época para provar se merece estar na equipa principal.


    Gauld,

    Penso que não é tanto o valor da transferência que está em causa, mas os ordenados e prémios.

    ResponderEliminar
  2. Portanto, para ti, não houve coisas boas neste espaço de tempo no Sporting.

    Está apresentada a sua declaração de intenções.

    ResponderEliminar
  3. Mike,

    Isto não vai lá de "penso". Das duas uma: ou o comunicado da Juve Leo não diz a verdade, ou, sendo verdade, procedeu-se mal.

    Iuri e Chaby são provavelmente os jogadores com mais talento na equipa B. O Sporting só terá a ganhar se os conseguir fazer vingar.

    Quanto ao Gauld creio que são ambas as coisas e não apenas uma delas.

    ResponderEliminar
  4. Valdemar Iglésias,

    portanto para ti eu devo escrever sobre o que tua achas que é melhor e não o contrário. Estás apresentado.

    Os temas aqui abordados decorrem da actualidade do clube, o critério de selecção é um direito que me assiste, sem que com isso se declarem propósitos mais ou menos evidentes ou intenções subliminares.

    ResponderEliminar
  5. Pense no seguinte. Você assina um contrato de longa duração com o Sporting, com uma cláusula de rescisão altíssima, mas um salário base baixo. Esse contrato tem objectivos e portanto, sendo você um jovem ambicioso e tendo-lhe sido dito que o clube iria apostar na formação, você pensa que terá hipóteses de singrar. Agora veja a sua situação um ano depois, com estrangeiros da sua idade vindos não sei de onde, que vêm ganhar mais do que você e possivelmente tapar a sua progressão. Pois você não jogando, não evolui e ainda por cima ganha pouco. A SAD gozou literalmente com a sua cara e ainda tem de ouvir bocas de adeptos que acham que você não tem nada do que se queixar, porque até é um previligiado por ganhar milhares de euros por mês e estar no Sporting. Se não o insultarem no seu facebook considere-se com sorte.

    Agora deixe a pele dos outros. Admira-se de que haja revolta na Academia. A fonte CM é uma porcaria, mas a notícia não é implausível, ou é?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo,

    não acho nada improvável, bem antes pelo contrário. Por uma questão de coerência - se o CM não é digno de crédito... - e por ter abordado o tema no post sobre a chegada o do Guald não quis repisar o assunto.

    ResponderEliminar
  7. Suspensão dos sócios:
    - Estando marcadamente na Silly Season, nada como um belo de um episódio "Pythoniano". Oxalá se estanque este tipo de (mais) episódios, sob pena de a época de 2014/15 seja "fácil" para os fazedores de notícias na nossa praça. P.S.: Se os sócios em causa não foram ouvidos (não sei, não li em lado nenhum que o tenham sido ou não), de facto pressupõe uma suposta "prepotência". Não creio que tal tenha sido assim...;

    "Revolta" na Academia:
    Outro fait-diver de verão. Juntamente com os Cruzadex de Verão e os mapas das praias de Portugal que todos os anos os jornais nos brindam é mais um "atirar barro à parede" jornalistico.
    Concordo que qualquer jogador da Academia sinta legitimidade para ser do plantel do Sporting mas só isso não é condição "sine qua non" para um cativo. Se estas últimas "desistências" que temos visto para outra paragens mais a Norte só se justificam por questões monetárias então é de re-pensar o modelo da formação de carácter que estamos a promover. Claramente que já temos verdadeiros "mercenários "precoces.

    Iuri:
    Mea-culpa: vi poucas vezes o Sporting B jogar. Conheço do Iuri aquilo que fui lendo, aqui e ali, sobre este "produto" made in Sporting.
    Da minha percepção, não deverá "colidir" com Gauld. Ambos serão muito úteis na estratégia quer juntos quer complementando-se!

    Sorteio:
    Vale o que vale. Sempre temos de jogar todos contra todos. Mas de facto "gostei" do espaçamento entre os jogos com Benfica, Braga e Porto.
    Nota interessante foi dada por outro blog "O Artista do Dia" (ver links aqui ao lado) que faz um interessante exercicio de como um sorteio, mesmo ultra-evoluído e com consultores de Universidades europeias, aparenta no fim interessantes "coincidências". É uma outra perspectiva da "coisa".

    Algo off-topic, Interessante, interessante era saber quando começa a SportingTV e se os amigáveis passarão lá! Acho que já estamos todos com fome de bola.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Leão de Alvalade:

    Em relação ao post, permita-me tecer algumas considerações:

    Suspensão de sócios:
    Totalmente de acordo consigo. Os atos praticados foram graves, logo exigem punições graves. Partindo do pressuposto que a Juve Leo, no seu comunicado, tem razão quando afirma que os visados não tiveram o direito de defesa, é óbvio que foram atropelados os princípios básicos da justiça, pois todos têm o direito de apresentar a sua defesa.
    Mas penso que a Juve Leo quando afirma que é “inadmissível identificar quatro elementos num universo de cinquenta”, deve então tomar diligências para identificar os culpados e o nome de quem deu a indicação para que fosse feita aquela vergonha.

    Revolta na Academia:
    Também não dou muita credibilidade a essa notícia.
    Considero que o Sporting na situação financeira em que se encontra e, também pela sua história de clube formador, tem que apostar na formação e também no scouting em mercados menos conhecidos e mais vantajosos financeiramente.
    O problema é que o Sporting forma bons jogadores, mas quantos deles dão o seu contributo efetivo no plantel principal durante 4/5 anos?
    Temos de continuar a formar bons jogadores, mas também é preciso formar homens. Aos miúdos da academia não se deve dar como exemplo o sucesso de Ronaldo, Figo ou Nani, deve-se dar o exemplo de Fábio Paím (jogador com uma qualidade técnica acima da média, que se destacou em todos os escalões de formação, mas que devido à sua fraca cabeça e às muitas ilusões e más influências perdeu-se completamente), de Agostinho Cá, Edgar Ié e João Carlos que movidos por uma ambição desmedida saíram cedo de mais do Sporting. E agora em que ponto estão as suas carreiras?
    Relembro Illori e Bruma, que fizeram seis meses como titulares na equipa principal e já se achavam grandes vedetas e faziam exigências financeiras incomportáveis.
    Acredito em alguns valores que estiveram na época passada na equipa B. Jogadores como Semedo, Tobias, Chaby, Wallyson, Esgaio e Iuri (também deposito grandes esperanças nele), deveriam ter a oportunidade de se mostrarem a Marco Silva na pré- época. Teriam depois de agarrar essa oportunidade para justificarem a presença no plantel principal e lutar por um lugar no onze. Caso isso não aconteça o empréstimo a clubes da I Liga, de forma a jogarem com regularidade e continuarem o seu processo de aprendizagem seria vantajoso, como aconteceu com Cédric, Adrien, William e João Mário.

    Quanto a Gauld é esperar para ver. Não gosto de apreciar jogadores através de vídeos. Se o investimento feito nele foi avultado espero que o justifique em campo, às vezes jogadores baratos saem caros e o contrário também se verifica.
    Não posso concordar que os jogadores contratados até ao momento: Slavchev, Rossel, Gauld e Tanaka, por virem de campeonatos menos competitivos, sejam rotulados à partida de más aquisições. Temos de esperar para os ver jogar e depois fazer a devida apreciação, mas é lógico que para poderem ganhar lugar no onze têm de provar ser melhores do que os que já cá estão. Se assim for, serão mais valias e isso é sempre benvindo.

    Sorteio:
    Os sorteios valem o que valem, temos de jogar com todos. Se começarmos bem (vencer os primeiros três jogos) podemos ganhar uma vantagem importante.
    Vejo o Sporting como um outsider na corrida pelo título, não tem os mesmos argumentos financeiros que porto e benfica (continuam a ser os principais favoritos), mas ambos perderam jogadores importantes: Garay, Siqueira e provavelmente Enzo, Gaitan, Markovich e Rodigo no benfica e Fernando e possivelmente Jackson e Mangala no porto. Se eles não conseguirem colmatar devidamente estas saídas e nós consigamos, tal como na época passada, fazer mais com menos… Quem sabe, se não será possível!

    Saudações Leoninas

    Emanuel Silveira (Nome real)

    ResponderEliminar



  9. Valdemar, ao invés de se queixar, pq é q ñ elenca, vc msm, as coisas boas que aconteceram durante o fds?... Agradecido.

    "suspensão dos sócios" algumas questões suplementares: pq uma decisão tão tardia?; qual a necessidade de divulgar / ampliar a noticia dos castigos fora do âmbito restrito do nosso clube? Qual a necessidade de identificar os nomes dos 4 sócios suspensos publicamente? Esta forma de proceder, pacifica e/ou estabiliza o universo SCP ou produz efeitos contrários?

    "Academia": Não sei se há ou não revolução. O que é inegável é que existe muita indefinição e instabilidade, com td o que de negativo isso acarreta. Tb acho que a contratação de Gauld poderá afectar mais a evolução de Chaby, p.e., que a de Iuri que é extremo puro, ao contrário do escocês que, segundo li, é mais um "10"...


    “Gauld” será Gould merecedor de tamanho investimento? Será ele melhor que Iuri Medeiros ou Filipe Chaby? Veremos. A não divulgação dos salários do escocês apenas aumentam a desconfiança… Sinceramente, alguém acredita que ele assinasse um contrato válido por 6 anos com salários “baixos”, ao nível do Iuri ou do Chaby??. Como disse anteriormente, o puto escocês não tem culpa de tudo isto, mas, ou começa a justificar a sua contratação a breve trecho, ou podemos ter aqui mais um foco de instabilidade. Ng ganha com isto e qt mais depressa se matar esta questão, melhor. Uma coisa é certa: nesta pré-época a aposta tem sido na formação, sim, mas extra Academia Alcochete...

    “Sorteio”: oh páh… Vão mazé dar banho ó cão… A propósito, aconselho leitura deste post:

    http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/07/sorteio-da-liga-de-certeza-que.html

    SL

    ResponderEliminar
  10. Por partes: estou de acordo com a expulsão dos sócios. Pouco me interessa se tiveram ou não hipótese de se "defenderem", porque nunca deveriam ter ido fazer o que fizeram. Mais, se não foram estes que os verdadeiros se cheguem à frente. Chegou o momento de a Juve perceber que não está nem ao lado, e muito a menos acima, de nenhum outro adepto.

    Ao Sporting, e à sua academia mais especificamente, compete apenas formar jogadores. Quando nem a família os molda, sendo que a maioria das vezes até os deforma, como raio é que um clube poderá formar seja quem for. Estou 100% de acordo que o clube não entre em loucuras de pagar balúrdios a menores de idade, sobretudo quando se percebe que é para os familiares não fazerem Nestum!! Por isso, se há quem dê que vão!!

    Finalmente o negócio Gauld. Não há nada a dizer porque ninguém sabe os valores envolvidos. Nem de transferência nem de salários ou prémios. Quando se souber pode-se especular. Em relação ao Iuri e baseado apenas no que ouço, o que os pode distinguir é a cabecinha que um diz-se que não tem (Iuri) e que o outro demonstrou pela maneira como explicou a sua transferência.

    ResponderEliminar
  11. "Mas penso que a Juve Leo quando afirma que é “inadmissível identificar quatro elementos num universo de cinquenta”, deve então tomar diligências para identificar os culpados e o nome de quem deu a indicação para que fosse feita aquela vergonha."

    Em completo desacordo com esta afirmação do Sr. Emanuel. A JL não tem que dedar ninguém!!! Não compete à JL acusar ninguém. É isto que se pretende: colocar sócios a denunciar outros sócios??? è assim que se almeja a Paz no seio do Sporting?

    Por isso é que eu digo que a forma como se castigaram estes 4 sócios apenas dão azo a mais guerrilha dentro do SCP. Mais uma vez os actuais OS, no caso o CFD, agiu com pouca inteligencia... Uma sanção com discrição não seria muita mais sensato e produtivo?

    Se realmente for verdade o que a JL diz... identificar 4 indivíduos em 50, castigando apenas 4, juntam-se mais achas a esta fogueira... Os restantes mal comportados tb eram (ou não) sócios? Se sim, pq castigar apenas estes 4? Siga a dança...

    ResponderEliminar
  12. Leão de Alvalade,

    Começo por dizer que és dos melhores "bloguistas leoninos". Opinião formada e construtiva sem sofismas e clareza de argumentos. Tivesse eu tempo e saber para fazer o que tão bem tens feito neste espaço.

    Como os temas que referes me são importantes, aproveito para opinar:

    1) Li pela blogosfera que os visados se recusaram a aparecer. Acho que a transparência que "espelha" esta direção, através de comunicados e comunicados deveria ter sido mais cautelosa neste caso. Não me parece que a identificação dos sócios em causa beneficie qualquer uma das partes. No caso de o caso reverter contra o Sporting, este aspeto pode até ser ainda mais prejudicial, se os sócios pretenderem acusar o clube por difamação pública. Quanto à Juvel Leo e outras claques têm comportamentes criminosos há anos e anos. O meu desejo é que sejam sempre punidos quando situações destas ocorrerem.

    2) A revolta da Academia especulada pelo grupo Cofina não sendo de fonte credível, é plausível? Não creio. Não digo que no futuro não venha a ser, mas, neste momento, os planteis estão longe de estarem fechados. Há jogadores a mais na equipa A (Capel, Rinaudo, Wilson, Heldon,...) e equipa B (Hugo Sousa, Sambinha, Enoh,...). Estas 3 primeiras semanas são importantes para Tobias, Esgaio, Iuri e Chaby, por exemplo, mostrarem o seu valor a Marco Silva. Duvido muito que o nosso treinador olhe a nomes na hora de escolher os melhores. No jogo de apresentação poderemos opinar melhor sobre este tema.

    3) Gauld - é um jogador com um talento enorme. A sua idade foi um motivo manhoso encontrado para colocar em causa a gestão do futebol do nosso clube. Para ajudar à festa lembraram-se que o miudo escocês ia ser muito melhor pago que outros jogadores da sua idade.

    Primeiro, não é a idade que determina o salário. É o talento e, principalmente, o rendimento. A análise deverá ser feita a esse nível.

    Segundo, o presidente indicou que o orçamento será ao nível (ou mesmo inferior) que o do ano passado. Uma vez que ele até tem cumprido, não me parece, por agora, que ele ande a pagar salários milionários a qualquer jogador que tenha sido recentemente contratado. Por último, Gauld e Iuri não são imcompatíveis. Podem jogar em posições comuns, mas dois talentos como estes, no futebol moderno e em equipas como as estruturadas pelo Marco Silva, podem jogar juntos.

    4) As palavras de Inácio são ambiciosas e poderiam ter sido evitadas. Não vejo qualquer vantagem em estarmos a apontar-nos candidatos. Já chegou toda a celeuma decorrente da candidatura ao título do presidente.

    No entanto, cada um interpretará as palavras de Inácio à sua maneira e a minha é a seguinte:

    FCP e SLB já viram alguns dos seus principais jogadores remarem para outro lado. Inácio sabe que essas saídas não ficarão por aqui. Inácio prevê que o plantel do Sporting se encontrará mais estabilizado, desde as primeiras semanas de trabalho e que nos mais diretos concorrentes isso não sucederá.

    A minha leitura é a mesma de Inácio, mas esta leitura está incompleta. É preciso analisar quem que jogadores sairão do nosso plantel.

    Parece-me ser inevitável que sairá um ou dois jogadores entre Rojo, William e Slimani. São jogadores com caraterísticas ímpares e de difícil substituição.

    Deste lote, Slimani seria o primeiro a vender. É o mais velho. Está sobrevalorizado no mercado em função do excelente mundial. Apesar de não ser fácil a sua substituição, perspetivo uma mudança do nosso modelo de jogo para um de maior caudal ofensivo, tendo como base um futebol em posse e de constantes apoios. Esse modelo de jogo dificilmente será o mais indicado para o Slimani, comparando, por exemplo, com o que Montero sabe fazer.

    Mantendo-se William e Rojo (este último parece-me muito pouco provável que permaneça), sendo as saídas a acontecer apenas os excedentários (que referi acima) e Slimani, olho com grande esperança para a época que agora começa. Muito talento, juventude e vontade de ganhar.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Leão de Alvalade: excelente post.

    João: excelente comentário, do qual discordo em tudo. Fossem todos assim e o Sporting seria um clube feliz.

    ResponderEliminar
  14. Suspensão de sócios e a Juveleo , eu acho que estes senhores acham que estão acima da lei , porque no seu aniversário rebentaram a volta de uns 15 petardos , e isto aqui passa sempre em branco e vai para o bolso do Sporting pagar , portanto estes rapaz a falarem de direito , isto diz tudo sobre o excesso democracia que existe no Sporting , aliás que é reflexo do país (mas eu não me vou alongar). Cometeram o delito num local publico , espaço do Sporting no Auditório A.Agostinho , que tem recurso a vídeo obviamente , e foram identificados , e quando é assim não há necessidade de haver sequer interrogatório , são notificados com a respetiva sanção e pronto. O facto de querem fazer defesa de membros integrantes apenas mostram que querem dar nas vistas , pois a suspensão , sendo eles das claques podiam facilmente contornar a situação.

    Revolta na Academia , isto para mim é absolutamente risivel , e mais acredito até que seja verdade , e isto só é possível graças a atenção desmedida que certos Sportinguistas dão a estes miúdos , isto não é possível no SLB ou FCP , infelizmente linhas de comunicação levam os Sportinguistas a esconderem-se da falta de titulos com a formação a fazer de escudo , e tratam o sucesso dos miudos da formação como se fossem titulos para o clube, inclusive a propria direção faz isso , vimos a colagem ao Ronaldo. O objetivo do Sporting Clube de Portugal não é ter a equipa principal como um escalão de formação , e estes miúdos deixaram de ver aquilo como um sonho duro de alcançar mas sim como um direito adquirido, eles ouvem tantas vezes "O Sporting tem de apostar na formação" , que ficaram a garimpa muito levantada , e o Sporting parece quase que é refem de miudos , e assim se ve nas suas atitudes, como agora vemos o Eric Dier a ter.

    Quanto ao Iuri , foi adaptado pelo Abel devido a sua qualidade a jogar no meio pois era extremo , tem um excelente remate fora de area , e já no ano passado merecia ser chamado à equipa A , tem realizado boas prestações a jogar naquela posição embora mostre ainda muito por evoluir , nomeadamente na entrega ao jogo na concentração e no ultimo passe , Iuri é ainda um jogador de inspiração. Penso que começara tal como os numeros 10 de hoje , quando são novos começam ainda a jogar apartir da ala. Quanto a comparação de Iuri e Gauld , um não inviabiliza o outro , Gauld é um jogador mais novo mas é mais evoluido. Eu acredito que Iuri será o melhor jogador portugues depois de CR7 , e certamente vai estar na equipa A do SCP pois no ano passado na taça da honra contra o Estoril de Marco Silva , fez um jogo tremendo. Tem alguns problemas a nivel de atitude , mas duvido que na equipa A não mude. Já agora esse vídeo não aparecem os seus melhores momentos , alguns eu vi ao vivo em Alvalade na primeira metade da epoca , onde marcou um golo ao Chaves a 30 metros da baliza , ao FCP B marcou tambem um golo fora de area incrivel , contra a Oliveirense a mesma coisa , é um jogador que temos de ter atenção sem duvida pois este vale a pena.

    Agora tal como disse o Emanuel Silveira , eles não ficam 4/5 anos no clube a ter bom rendimento , fazem a primeira , ou saem ou amuam , eu acrescento a minha frase , o Sporting aposta na formação mas a formação não aposta no Sporting , pois a intenção deles nunca é fazer carreira no SCP , é fazer a boa epoca , e o United vir-lhes buscar , e a equipa do SCP A quando é assim , fica apenas usada como um tubo de ensaio completamente arredados dos titulos , porque o sonho destes miudos não é ter glória no Sporting , e sabem porque não é ?? Voces falam muito neles e dão-lhes demasiada importancia , para eles ir para a equipa A do SCP , é quase um direito. Tem de haver um trabalho importante a este nível na mentalização destes miudos para verem o SCP como um sonho , para podermos verdadeiramente tirar proveito da formação.

    ResponderEliminar
  15. Vi o José Eduardo , alguem ligado a esta direção a garantir que o William Carvalho só sai pela clásula de rescisão , e ele supõe que ninguém dará 45M pro um médio defensivo , seria o mais caro da historia , depois de Javier Martinez do Bayern Munchen. Portanto o que eu estou curioso para ver , é o William para o ano , goradas as suas expetativas de sair , ele que se diz Sportinguista e que gosta muito do clube , quero ver-lhe os próximos 2 anos de leão ao peito a dar tudo , para dar titulos ao clube.

    ResponderEliminar
  16. António,

    Não sei foi ironia, ou lapso. Considera o meu comentário excelente, mas discorda dele. Ambas as condições não são contraditórias, mas é raro as duas combinarem.

    SL

    ResponderEliminar
  17. "Cometeram o delito num local publico , espaço do Sporting no Auditório A.Agostinho , que tem recurso a vídeo obviamente , e foram identificados , e quando é assim não há necessidade de haver sequer interrogatório , são notificados com a respetiva sanção e pronto."

    Hoje deu-lhe para ser um jurista que não sabe que o video quanto muito pode despoletar uma investigação num estado de direito. Também vão castigar os da claque do bruninho ou esses podem fazer tudo?

    ResponderEliminar
  18. Caro João, pelo contrário. O que é normal é as duas condições combinarem, que as pessoas sejam capazes de discutir, aceitar a perspectiva dos outros, discordar e contrapor a sua, contribuir para a discussão e manter o que é o mais importante, seja uma relação com a outra pessoa, seja uma relação com o clube.

    O que me parece raro, na vida de todos os dias, é que uma opinião dissonante origine um insulto, um libelo ou a um processo de intenções ao interlocutor, referir-se a conspirações avulsas ou tecer um conjunto de considerações laterais (certas ou erradas) que nada têm a ver com o tópico em causa. Isso infelizmente tornou-se comum por estas bandas, e foi por isso que deixei o comenário que deixei. É pena que não haja mais assim.

    ResponderEliminar
  19. António,

    pensei que a adjetivação "excelente" estivesse relacionada com a substância do comentário e não com a sua forma educada.

    Para tornar mais rica a discussão, no que não concorda já percebi (tudo) e porquê?

    SL

    ResponderEliminar
  20. Obriagado João e António Silva.

    Venha mais gente assim, a dignificar o SCP.

    ResponderEliminar
  21. João,

    Telegraficamente e não discordo de tudo, apenas dos 25% mais importantes.
    1. É importante saber se foram notificados, como foram notificados, o que fundamenta a sanção (por oposiçáo, por exemplo, à expulsáo que também me pareceria justificada nestas circunstâncias) e qual a necessidade de dar publicidade a este processo - que não dignifica ninguém, muito menos o Sporting. Ignóbil é ouvir apelos à delação, para a realização de julgamentos sumários. Isso colide com os valores do Sporting. Nessa medida discordo que o problema esteja na identificação das pessoas em causa, mas concordo com o resto.

    2. A "revolta" dos jogadores da formação não é apenas plausível, é provável. Qual é a probabilidade do Slavchev, do Gauld, do Paulo Oliveira, do Tanaka, do Rosell ou do Geraldes serem dispensados para dar lugar aos jogadores do Sporting que poderiam ter sido a "aposta" para os seus lugares (Wallyson, Chaby ou Iuri, Tobias ou Semedo, Betinho, Fokobo ou Palhinha)? Isso é que é pouco plausível.

    O problema para os jogadores da formação não está na contratação do Gauld, mas na contratação de cerca de 2 dezenas de jogadores. Pode haver uma oportunidade para um ou outro, dependendo das circunstâncias, mas para todos é certo que não haverá. E isso, para quem assinou contratos de longa duração e de baixo valor, é mais do que suficiente para gerar revolta. Se acontecesse comigo, provavelmente começaria a enviar currículos para outras empresas. Mas os jogadores não podem fazer isso. E isso será ainda pior caso lhes tenham sido feito promessas quando renovaram.

    3. Objetivamente será difícil compatibilizar o Iuri, o Chaby e o Gauld numa mesma equipa. Por muito que se goste do Santi Cazorla, jogadores com uma morfologia parecida precisam de bastante tempo para cimentar as suas carreiras. Vários numa equipa coloca problemas a um treinador, especialmente em Portugal, que não são fáceis de resolver. Há sempre lugar para bons jogadores mas os plantéis são feitos de opções (e nem todas as opções são compatíveis).

    4. As palavras do Inácio são ambiciosas e se há crítica que o Leão de Alvalade aqui faz, é em protecção e justificação de um discurso mais comedido. Isso protegeria a posição dos responsáveis e da equipa. E o Sporting, que parte muitos pontos atrás dos seus adversários mais diretos, não precisa dessa pressão adicional.

    ResponderEliminar
  22. "Hoje deu-lhe para ser um jurista que não sabe que o video quanto muito pode despoletar uma investigação num estado de direito. Também vão castigar os da claque do bruninho ou esses podem fazer tudo?"

    Amigo eu sou Sportinguista , eu não sou Brunista , ou A ou B ou C , quem comete delito tem de ser castigado , e as leis são manhosas e permitem sempre aos infractores esconderem-se , por exemplo as escutas não serviram para por o FCP nas distritais e prender o seu Presidente , isso é justiça ? Eu por mim , o Sporting coloca câmaras no topo sul , para identificar quem rebenta os petardos todos os inúteis que passam os jogos rebentar petardos para o Sporting depois ter de pagar. Hoje em dia tudo serve para defender malandros , é neste mundo de leviandade pura que vivemos.

    E quanto a voce e a quem dirige o blog , não acredito que a vossa intenção é ser anti-Bruno ou etc , sabe eu acho que tem sempre de haver gente atenta para nunca haver abusos, eu só acho que o Sporting não tem robustez para tanta critica , e o problema é que há infiltração dos adversários , nesta democracia do Sporting que não existe nos seus clubes , e infiltrados que conhecem as nossas opiniões e a ideia é dividir e fragilizar o clube , e vocês ajudam com a critica mesquinha e discursos de fratura , aliás parece que estão a espera sempre de oportunidade para criticar.

    Cada um assume a postura que tem , mas a mim parece-me que temos todos responsabilidades em levantar o Sporting , e há gente que anda a brincar com calções , logótipos , meninos mimados da formação , e delinquentes suspensos , enquanto há gente que quer acabar com o nosso clube , eu não me esqueço no ano passado de terem espalhado uma linha de comunicação em que o Sporting já não era grande, entre outras humilhações a que o clube foi sujeito.Reclamam por tudo , tudo coisas demasiado pequenas para a dimensão da crise do clube , faz-me sempre lembrar Nero a tocar harpa com Roma a incendiar-se.

    Eu também sou atento , mas nunca tiro da cabeça , alguém que disse: " Se souberes o que custa mandar vais gostar de obedecer para sempre" , não ando aqui , a procura de detalhes para criticar , espero e quero que a direção leve o Sporting para os títulos e para glória.

    ResponderEliminar
  23. António,

    Sinceramente parece que "concordamos" em tudo. Vou tentar destacar onde nos distinguimos e onde concordamos:

    a) Concordamos em tudo nomeadamente na importância em perceber como foi realizado o processo e se seguiu os trâmites que a "lei" e o "bom senso" obrigam. Discordamos da questão da identificação;

    b) Relativamente à "revolta" especulada, entre outros aspetos, eu referi o seguinte "Não digo que no futuro não venha a ser (plausível)", "Duvido muito que o nosso treinador olhe a nomes na hora de escolher os melhores. No jogo de apresentação poderemos opinar melhor sobre este tema.". Em linhas gerais, considero que existirá apreensão por parte dos jogadores, mas não revolta, pelas seguintes razões: Primeiro, revolta, implica um movimento efetivo generalizado que julgo não ter existido; Segundo, ainda estamos com uma semana de trabalho (e dois jogadores, Esgaio e Tobias já foram promovidos à equipa A). Terceiro, tenho dúvidas que os jogadores da cantera possam sentir-se injustiçados, na medida que ainda desconhecem o real valor dos jogadores contratados; Quarto, e por último, ainda vão haver muitas alterações (e espero que os excedentários que referi no meu comentário anterior sejam essas alterações).

    Posto isto, julgo que concordamos com o essencial. Eu defino a "revolta" como "apreensão" de miúdos que querem vingar naquilo mais gostam de fazer na vida.

    3) Aqui discordamos claramente. Eu acredito que jogadores com a capacidade técnica e inteligência dos 3 que referiste são compatíveis. Da mesma forma que os brilhantes jogadores da La Roja ganharam dois europeus e um mundial, ou os craques do Barcelona coabitavam com um alto rendimento. Isto não invalida que, momentaneamente, estes jogadores tenham de competir entre eles por um lugar no plantel A ou no 11. O que eu espero é que os melhores sejam os escolhidos, e que não haja imposições "empresariais" nessas escolhas;

    4. Concordamos no essencial. São palavras ambiciosas e que deveriam ter sido comedidas. No entanto, tentei contextualizar o discurso que, a meu ver, não será tão descabido, uma vez que os rivais estão a passar por uma mudança significativa nos seus plantéis.

    SL e Obrigado por esta troca de ideias.

    ResponderEliminar
  24. Espero bem que a suspensão inédita não tenha nada a ver com o arremesso de meia-dúzia de ovos senão o que o Barroso anda a fazer ao SCP na televisão desde que levou um pontapé no rabo da Tribuna para fora, ainda no tempo do Bettencourt, justificava no mínimo a expulsão.

    ResponderEliminar
  25. Sobre outro assunto, é verdade que a Loja Verde a partir de agora só vai ter produtos da Macron, porque isso ficou definido contratualmente? Causou estranheza a pouca variedade de produtos na loja depois da nova reinauguração, pois apesar de o espaço ser maior, a loja agora parece mais vazia.

    Eu não quero acreditar em mais esta palhaçada! Ou seja, se antes a situação já não era famosa, o "merchandising" do Sporting ficar reduzido a esta marca medíocre (que fez uns equipamentos de fraca qualidade e ainda impôs o monocromático para reduzir os seus custos na produção dos equipamentos do Sporting), ao ficar com o exclusivo da loja (terá sido a contrapartida por pagarem as obras?) seria mau de mais!!!

    ResponderEliminar
  26. João,

    só a falta de tempo me impediu de lhe agradecer antes as suas palavras. Mais do que assinalar as diferenças ente as nossas posições assinalo a forma com as fez, facto já muito bem assinalado pelo António Silva, a quem também agradeço os comentários, pela assertividade. É esse o espirito, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  27. Algumas notas.

    Não compreendo, porque não há sustentação factual.. aliás, tal é desmentido por factos, criticas à falta de transparência do Sporting nas compras e vendas de jogadores. Através de um dos seus canais oficiais, o clube tem informado de todos os negócios, valores e comissões envolvidas. Fê-lo no ano passado no fim do mercado de Verão, fê-lo após o fecho do mercado de Inverno.

    E irá fazê-lo novamente, no tempo que considera apropriado ( presumo que nas primeiras semanas de Setembro, se considerarmos o histórico ).

    Quanto ao resto, nada como o tempo para aquilatarmos da assertividade do comentário inicial. Em termos de composição do plantel e depois do rendimento dos jogadores ( novos incluidos ).

    PS

    O que ouvi é que os senhores da JL recusaram comparecer para serem ouvidos. O que lamento, é ter-se ficado por aqui.

    ResponderEliminar
  28. Lion 73, por curiosidade, pagam-lhe alguma coisa? É que só pode, porque você não faz mais nada na vida, pelos vistos. Isto de ter de manter o pessoal do fórum SCP na linha, ir atentar a cabeça ao Rui Gomes no Camarote Leonino e ainda dar uma perna noutros blogues, como neste, ocupa muito tempo.

    Essas "personas" que vocês usam nos vos dão mais credibilidade do que aos anónimos como eu. Apenas permite perceber que a vossa participação é tudo menos espontânea, porque nenhuma pessoa normal, que tenha um emprego, pode estar em tanto lado na net.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo das 10:39

    Ou então o "emprego" é muito bom. :)

    Fico satisfeito pelos meus comentários terem tanto impacto na sua mente, que me parece que os multiplica em número de forma exponencial.

    Quanto ao post propriamente dito e o seu conteúdo. O que tem a dizer?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)