sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Do "pateta alegre" ao "orgulhosamente só", que comunicação e que estratégia para o Sporting?

Se havia matéria em que, de forma rara, as opiniões dos Sportinguistas tendiam a coincidir, eram as relativas aos comportamentos dos presidentes e demais representantes, em relação aos seus homólogos rivais. Sobretudo quando estavam em causa respostas ou reacções a acções daqueles, no contexto das quase sempre tortuosas relações entre os grandes. 

Na memória dos Sportinguistas estão, de forma genérica, a importância das acções do FCP, de Pinto da Costa, no sentido de menorizar o papel do Sporting, no que teve prestimosa colaboração interna, na inépcia de uma parte importante da nossa classe dirigente. Ou, de forma muito particular, em episódios como os da camisola de Rui Jorge, e referências insultuosas directas - "o cabelos brancos" a Bettencourt, ou "falou antes ou depois do almoço?" a Soares Franco - com os visados a ignorarem olimpicamente as ofensas, indo por vezes ainda mais longe, ao conviverem alegremente entre si, como se nada tivesse passado. A totalidade dos Sportinguistas que conheço indignavam-se e não se sentiam representados pelos seus eleitos, a quem muitas vezes acusavam de fazer a figura do "pateta alegre".

Com alguma razão os nosso vizinhos lisboetas iam-nos acusando de andarmos a reboque das estratégias de Pinto da Costa, acusação que se justifica pelo menos pela lassidão das reacções ou, por vezes, total  inacção perante os vexames a que éramos sujeitos, sem a devida resposta.

A entrada de Bruno de Carvalho para a presidência do clube equivaleu, logo nos seus primeiros instantes, a uma altercação com uma das figuras gradas do séquito de Pinto da Costa, Adelino Caldeira. Não sei se estamos a falar de um acto casual ou estratégico nas relações com os clubes. E dizer isto é também confessar que qualquer uma das hipóteses sugeridas poderia ter origem em qualquer um dos lados. O que é facto hoje por todos testemunhado é que não há relações institucionais entre os dois clubes e o episódio acima referido assumiu um carácter determinante. Pior do que isso são os relatos do que têm sido as trocas de mimos entre as diversas comitivas, cada vez que os clubes se encontram. 

Sobre esta matéria a minha opinião, como sócio e adepto do clube, é assumidamente ambivalente. Da minha vontade, o Sporting não daria nunca inicio a este tipo de confrontação, porque não me parece que tal honre o estatuto que detém ou o legado que recebeu dos que nos antecederam. Já no que às reacções diz respeito, não sou muito de dar a outra face muito menos a quem, de forma reiterada, não partilha dos mesmos critérios no que às regras de urbanidade, civismo e conduta desportiva diz respeito. E, no que concerne ao FCP, o histórico acumulado é tal, que nem sempre consigo manter a coerência relativamente aos princípios que me foram incutidos pela educação recebida e pelo que representa a responsabilidade de ser do Sporting.

Há no entanto excepções ou limites que convém manter, sob pena de perdermos a legitimidade. Por exemplo mencionar o "clube visitante" sem o nomear, não hastear a sua bandeira, não me parece correcto. O FCP é uma da maiores instituição desportivas nacionais que não deve ser confundida com a pequenez de quem a dirige. É assim que espero que o Sporting seja também sempre entendido e não confundido.

Ao nível do discurso do presidente referências pouco edificantes a "septuagenários" ou outras de estilo semelhante, merecem o meu total repúdio. E o acicatar de ânimos nas vésperas dos jogos deste teor, já de si com uma carga emocional normalmente elevada, é imprevidente. Ao contrário do que parece ser a preocupação do presidente, não é nos camarotes e balneários que ocorrem as situações de maior perigo para a integridade física das pessoas que frequentam os estádios. São os adeptos que muitas vezes tanto têm que fugir dos "ladrões" como dos policias. Certamente que BdC é já conhecedor de factos ocorridos recentemente na cidade do Porto, que pelo menos indiciam que o clássico pode, antes e depois do jogo, constituir um perigo para qualquer um que ostente o verde e branco, o que tornam as suas declarações pelo menos imprudentes.

Num contexto mais lato, apenas mais um ponto sobre a comunicação do presidente do clube: quantas vezes falou ou foi citado esta semana aos órgãos de comunicação social, sobre os mais diversos assuntos? Se, como julgo, o Sporting tem assessores de imprensa ou profissionais especializados em comunicação não será a altura de os ouvir?

Para finalizar uma breve reflexão sobre a estratégia de relacionamento que o clube adoptou, parecendo cada vez mais encaminhado para o "orgulhosamente só". Voltando ao passado recente, era também queixa comum entre nós verificar que o Sporting não lograva nem fazer-se ouvir nos órgãos de decisão nem deles fazer parte integrante. Os resultados e a factura que hoje ainda pagamos por isso são conhecidos de todos.

Esta senda de isolamento não vai conduzir, por um caminho diferente, ao mesmo destino? Caminho que, todos o sabemos, não é fácil, atendendo ao que é o futebol português. 

Mas, um clube como o Sporting tem mais a perder ou a ganhar isolado, a correr por fora, do que participando e fazendo-se ouvir não apenas nos jornais, mas também nos centros de decisão? Ou estamos à espera que nos venham buscar a Alvalade e dizer que temos toda a razão?

Se a maioria dos clubes tem uma visão diferente da nossa relativamente à Liga, por exemplo, e para citar o caso mais recente, seria melhor o Sporting afastar-se, como parece ter acontecido, ou permanecer e procurar influenciar positivamente os demais com a sua própria visão?

Que peso tem este isolamento para um clube formador que teria muito a ganhar se conseguisse colocar alguns dos seus talentos emergentes (Esgaio, Iuri, Chabi ou até mesmo Rúbio, Zezinho e Semedo, que se arrastam por campeonatos sem expressão) a competir num escalão de nível mais exigente do que aquele que é a II Liga?

E que reflexos tem ou terá um excessivo acantonamento face à abrangência e universalidade da imagem que o Sporting Clube de Portugal deve projectar de si mesmo junto de futuros adeptos e até mesmo de parceiros e patrocinadores?

18 comentários:

  1. "honre o estatuto que detém ou o legado que recebeu dos que nos antecederam" como?
    " inépcia de uma parte importante da nossa classe dirigente", então?
    Prefere alianças falsas, por interesse, para colocar jogadores, e depois estes não jogarem contra o clube formador, como faz o porto, o discurso de corrigir o que está errado, que tem feito o presidente, coadunasse com o copiar os maus comportamentos?, então?
    O presidente não disse que já sabe o que vai ser dito nestas reuniões e está contra a escolha de nomes em detrimento de ideias e depois os nomes?

    ResponderEliminar
  2. LdA

    O Sporting reuniu em Alvalade grande parte dos clubes para apresentar as suas ideias. Também já expôs as suas ideias a outras partes interessadas, tanto em Portugal como na Europa.

    A não comparência do presidente na reunião suponho que esteja relacionada com o facto dos clubes aí reunidos terem uma visão diferente da que tem o Sporting. Nesse caso, não nos resta outra opção que seja ficar de fora, apoiar os que partilham a mesma visão e ficar atento ao posicionamento dos restantes, procurando tirar vantagem quando surgirem as oportunidades. É a política.

    Este será um caminho difícil e muito longo, mas que só vale a pena percorrer se nos mantivermos convictos do que acreditamos. O que não pode faltar pelo meio é coerência, caso contrário nunca iremos conseguir convencer alguém.

    Abraço e SL
    Carlos

    ResponderEliminar
  3. já referi no comentário no post anterior que espero que nada aconteça no Dragão, face aos quase diários ataques do vosso presidente ao meu clube e ao meu presidente, onde faltando pouco mais de uma semana para a taça, ele arma-se em vítima e ao mesmo tempo deita mais achas para a fogueira, não querendo "sair morto de lá"...e ainda diz que preferia que o nosso presidente tivesse dado uma resposta qualquer...

    se acontecer alguma coisa ruim, quem primeiro vai pagar a fava são os adeptos, e o autor moral como o coitadinho da história, certamente vai emitir mais um comunicado no site oficial do clube a dizer "eu não disse?", livrando a cara de qualquer responsabilidade...

    o post está muito bom, mas disse eduardo barroso que quem começou esta guerra fomos nós, quando na realidade quem lançou a "primeira pedra" foi o vosso presidente, no canadá, como mostra a foto abaixo

    http://www.supersporting.net/wp-content/uploads/2013/05/brunodecarvalho372605950.jpg

    a primeira indireta (ou provocação) foi esta, e depois disto, queria ele que algum dirigente do porto lhe apertasse a mão???só se não tivéssemos um pingo de vergonha na cara...

    como disse o post está excelente, é um post de adepto que gosta de futebol dentro das 4 linhas... e que ganhe o melhor...

    por isso tenho saudades dos mundiais, onde ao invés de escrevermos e comentarmos sobre polemicas entre dirigentes, passamos um mês , como no último mundial, a falarmos sobre as grandes jogadas de James, as grandes defesas de Neuer, as grandes prestações argelinas de Slimani, Brahimi e cia, as defesas impossíveis de Ochoa na baliza mexicana, das goleadas inacreditáveis que Espanha e Brasil sofreram, da máquina alemã que venceu a Argentina quando esta fez a sua melhor apresentação no torneio, enfim, passamos 30 dias falando sobre...futebol, mainada...

    Era bom se fosse assim, mas em portugal o que vende jornal é polemica e arbitragem...o que dá audiencia é polemica e arbitragem...o que move os adeptos é polemica e arbitragem...

    pá taça, que vença o melhor nas 4 linhas e que nada aconteça fora delas...

    ResponderEliminar
  4. Um incendiário e um caloteiro e para os dois primeiros moralistas, um aldrabão:

    Já Bruno de Carvalho explicou: "Como tinha prometido, estou aqui ao lado dos investidores. Apresento aqui o Fundo Imobiliário Fechado que pretendo criar, em que 60 por cento das ações são do Sporting e 40 por cento são dos investidores, mas será o Sporting que terá opção na venda dos jogadores".
    "O meu objetivo, como o dos parceiros russos, é fazer do Sporting já campeão para a próxima época, voltar a encher estádios e fazer aumentar receitas", acrescentou.
    "Nunca foi explicado, da maneira que eu fiz, o que é um processo de reestruturação. O problema são as medidas avulso, nunca se percebia qual era a intenção. Pela primeira vez ouviram o que é um processo de reestruturação. Temos assegurado o dinheiro para as necessidades. Tem de acabar a mania de virem para o Sporting mandar, pois não somos miúdos.", continuou o candidato acrescentando: "Quando apresentei os investidores, há dois anos, a nacionalidade passou para um adjetivo. Há parceiros interessados para a entrada de capital entre 15 e 20 milhões de euros no imediato."

    O presidente dos "leões" anunciou, logo de seguida, que irá canalizar nove milhões de euros do total da verba de 20 milhões referentes à transferência do argentino Marcos Rojo, para a construção do pavilhão. A SAD alega que tem direito a receber 13 milhões de euros, mas a Doyen Sports, que detinha 75% dos direitos económicos de Rojo, vai recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), após os leões terem avançado para a rescisão unilateral com o fundo.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo incendiário do copy-paste: esse fundo foi apresentado publicamente e explicados os moldes, na presença dos investidores. Quer mesmo comparar?

    ResponderEliminar
  6. Que incidentes foram esses na cidade do Porto ??

    Já agora já percebi que esteve em Alvalade no clássico ( Sporting 1 - Clube Visitante - 0).

    Quanto ao BdC , isto é obviamente uma estratégia de comunicação que via agregar os Sportinguistas , e já teve falhas graves como o insulto aos velhos , "as nadegas" , e agora o Manuel Fernandes. De resto tem vendido gameboxes , dado identificação ao clube com os jovens que parece que gostam muito disto.

    Enfim , nem sei o que dizer , acho que já ignoro quase tudo o que ele diz , visto que o discurso é sempre de ataque.

    Eu quero é ver trabalho no Sporting , tem feito algum e bom , mas fala que dói... É ignorar e estar atento ao que faz ou não.


    Já agora meu caro , lembra-se na nossa conversa sobre o William Carvalho e que tipo de rendimento ele iria ter este ano, mais a historia da cabeça dos miúdos da formação?

    Ainda não me respondeu à questão , o William se depois do Mundial tivesse de se apresentar em Old Trafford , iria apresentar-se naquela forma vergonhosa ?
    Não quero acertar a fatidica previsão de que , quando os miudos da nossa se destacam querem logo sair e quando não saem ou ficam contrariados ou desaprendem por desleixo.

    (Já agora , sei que ele vai melhorar , ele sabe que é obrigatório melhorar , está com 4 amarelos se levar o 5º vai para o banco , e Rosell pode pegar de estaca).

    Já não comentava aqui faz algum tempo , um abraço para si meu caro.

    ResponderEliminar
  7. https://www.youtube.com/watch?v=hjsG2QkZ9Ko

    Isto nem para presidente do Ornelas

    ResponderEliminar
  8. Na primeira vez pediu para ser mal recebido e diz ele agora que conseguiu.

    ResponderEliminar
  9. Os corruptos e os seus lacaios até se espumam com o presidente do Sporting Clube de Portugal!
    O que eu gosto de ver os adelinos caldeiras e o resto da camorra a espumarem-se como cães raivosos!

    https://www.youtube.com/watch?v=FhWIn5ODgP0
    Elegem isto há 30 anos com maiorias norte coreanas.

    ResponderEliminar
  10. "10 de Outubro de 2014 às 21:10


    "King_lion disse...
    Anónimo incendiário do copy-paste: esse fundo foi apresentado publicamente e explicados os moldes, na presença dos investidores. Quer mesmo comparar?"

    Explica lá o sitio e o dia, onde foi apresentado, porque a mim e certamente a outros, passou ao lado!

    Fico à espera.

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente os mafiosos russos do palácio de gelo já não precisavam de ser apresentados.

    ResponderEliminar
  12. "Com alguma razão os nosso vizinhos lisboetas iam-nos acusando de andarmos a reboque das estratégias de Pinto da Costa, acusação que se justifica pelo menos pela lassidão das reacções ou, por vezes, total inacção perante os vexames a que éramos sujeitos, sem a devida resposta."

    Os mesmo que sempre defendeste?

    Este blogue mete nojo nos constantes ataques ao presidente do clube.

    ResponderEliminar
  13. O Bruno já conseguiu marcar de forma absolutamente emblemática mais um grande evento do SCP, a corrida. Ao burlar mais uma vez muitos leões que se disponibilizaram inclusive para correr à chuva, tudo em nome do SCP. Com o esquema piramidal que costumamos ver anunciado no estádio a saltar para as camisolas da corrida no lugar do emblema do SCP. Com o pormenor factual de ter sido anunciada outra camisola a fazer lembrar o MO da operação pavilhão Doyen, na forma como foi concebido e apresentado aos sócios, no imediato substituído por outro expediente. Nos dois casos à ultima hora. Promessas como os investidores que a Champions vai camuflando. De esquemas percebe a equipa do Bruninho! É o que se costuma chamar de patrocínio emblemático, muito à frente dos fundos.

    ResponderEliminar
  14. O problema é que dantes não havia nenhuma estratégia e agora claramente há, nem que seja burlar os sócios. Vão ser dois pavilhões ou mais, um por cada direcção que não quis. O mais importante é continuar a impulsionar os piques de contribuição.

    Quanto ao que a Champions vai camuflando, pela maior parte das amostras, já se percebeu há muito tempo o risco que é esperar pacientemente por um um onze da Troika Bruninho/Inácio/ Virgilio. E com a paz que ninguém teve de borla.

    ResponderEliminar
  15. Esta do Tacho é igual à do Centenário. Esperar o quê?

    ResponderEliminar
  16. O vosso presidente passa a vida a insultar e atacar o Porto e o seu presidente, e agora lança mais um dos inúmeros comunicados a dizer que o Porto não foi cavalheiro e cordial sobre devolução de ingressos...o que queria o vosso presidente, está gagá igual ao pai, já lhe falha a memóriae não lembra do que diz?

    ResponderEliminar
  17. Ó anónimo incendiário, isso foi amplamente noticiado na altura. Se calhar, um bocadinho de pesquisa não lhe fazia mal, antes de vir dizer parvoíces para blogs de outro clube.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (7) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)