sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ainda sobre o Borshch russo na Veltins Arena: o que quer o Sporting com o protesto?

Imagem MaisFutebol
Não podia estar mais de acordo com o protesto junto da UEFA, na sequência da arbitragem levada a cabo por um quarteto russo. Na verdade teve mais de cozinhado do que de arbitragem, mais parecendo uma borshch (sopa típica russa). Mas, se o acordo é total quanto ao acto, já assim não é quanto ao conteúdo e, de certa modo, também quanto à forma, especialmente quanto à forma como comunicou.

Comunicado sem conteúdo
O Sporting teve o cuidado de elaborar um comunicado informando os seus adeptos e associados da vontade de realizar o protesto, mas não mencionou os termos em que o faria. Negligenciou o facto de, além do clube, haver mais duas partes intervenientes no processo, a UEFA e o Schalke 04. As pretensões do Sporting acabaram por ser tornadas públicas pelo clube alemão o que, não sendo grave, é desagradável. Devo dizer que esperei que o Sporting reagisse à noticia, o que não aconteceu. O silêncio acaba por ter que ser interpretado como assentimento. Não me parece que o Sporting não reagisse caso os termos invocados pelos alemães não fossem verdadeiros e é nesse pressuposto que escrevo o presente post. Preferia que não fosse verdade e sendo, ter sido informado pelo clube e não por terceiros.

O quer mesmo o Sporting?
Segundo o que o Schalke tornou público, o Sporting elaborou o seu protesto exigindo uma de duas reparações: ou a repetição do jogo, ou o pagamento do valor correspondente ao empate que teria ocorrido, não fora a actuação da arbitragem. Confesso que não percebo o que pensa o clube ganhar com isso, a menos que o principal objectivo seja apenas receber o prémio do empate. A UEFA gosta de decisões salomónicas, (basta ver a que hoje foi tornada pública sobre o encontro Sérvia - Albânia) porque não gosta de se aborrecer com coisas miúdas. E os interesses do Sporting são-o, o mesmo não o serão os próprios e o do seu patrocinador, a GazProm.

Juris & prudência
O titulo deste parágrafo não é um erro, nem pretende ser um neologismo. É sim uma decomposição arbitrária da palavra que todos conhecem: jurisprudência  que é o termo jurídico que designa o conjunto das decisões sobre interpretações das leis feitas pelos tribunais de uma determinada jurisdição. Isto é, e de forma simplista, as decisões aplicadas anteriormente em casos semelhantes. E aqui, no caso presente, o Sporting não esteve com meias medidas e carregou com todo o stock de tintas: pediu duas decisões que julgo serem inéditas: a repetição de um jogo por erro do árbitro ou a reparação do erro com um prémio que teria normalmente recebido. 

Não se trata de reconhecer ou não razão ao Sporting, que é evidente. Mas parece-me pouco prudente e, devo dizer também, um protesto mal orientado. A diferença está no "ou". "Ou" a repetição "ou" o dinheiro. Não desconsiderando a importância do dinheiro, parece-me de duvidosa ética aceitar uma reparação monetária, fechando os olhos ao que mais importante se disputa num jogo: o resultado. Sendo o mais provável que não receba nada, a mim incomodar-me-ia que o Sporting se desse satisfeito pelo dinheiro.

Uma oportunidade perdida, na melhor das hipóteses, do mal, o mal
Se assim acontecer, e as probabilidades são muitas, o Sporting terá perdido uma boa oportunidade. Quando li o o comunicado do clube, especialmente a parte em que refere o recurso às novas tecnologias, pensei que seria o momento ideal para lembrar as propostas feitas pelo clube nesse sentido, quer a nível nacional, quer internacional. 

O sucedido em Gelsenkirchen constitui um exemplo perfeito para demonstrar o anacronismo das decisões do International Board. Em trinta segundos, e com o recurso ao visionamento do lance, que ficaria esclarecido à primeira tentativa, evitar-se-ia uma injustiça que, agora, dificilmente terá reparação. Ao invés, prefere manter um individuo na linha de fundo que, intervindo de forma descontinuada, também fica mais exposto ao erro.

Ao vir pedir a repetição do jogo ou o dinheiro o Sporting dá também o flanco: parece estar mais preocupado com o seu umbigo do que com o bem geral da modalidade, como apregoa, o que o deixa muito próximo dos demais que tanto critica.

21 comentários:

  1. Espero ansiosamente pelas próximas eleições para que te possas candidatar. É que, quem te leia, fica com a certeza absoluta que farias estratosfericamente melhor do que o que lá está.

    ResponderEliminar
  2. Esta interpretação, parecendo inteligente e comedida, consegue ser a coisa mais estupidamente ridícula que tenho lido. I mean, o Sporting foi espoliado deliberadamente por uma cambada de ladrões encomendados e, por pedir o dinheiro que legitimamente lhe pertencia, está a olhar para o seu umbigo. Não percebeste ainda que a lógica é dupla? Transparência, sim, mas first and foremost, os interesses do clube. Sobre-interpretação é o que se desprende do teu comentário, que mais não é uma tentativa de apoucar a Direcção, as usual.

    ResponderEliminar
  3. "...não mencionou os termos em que o faria." Algo me diz que esta parece uma posição acertada quando estamos a falar da Uefa ;)

    "As pretensões do Sporting acabaram por ser tornadas públicas pelo clube alemão o que, não sendo grave, é desagradável" ... e não sabe se tornou público tudo pois não ;)

    "O silêncio acaba por ter que ser interpretado como assentimento. " Não é verdade e sabe-o bem. Mas prefere acreditar no que os alemães dizem. Pelo menos na parte que eles dizem que o Sporting disse.

    "é nesse pressuposto que escrevo o presente post"

    e não seria mais fácil, e mais útil numa perspectiva Sportinguista, esperar pela posição oficial da UEFA em resposta ao protesto do clube, para não definir todo um post opinativo com base num pressuposto? E se o pressuposto estiver errado? Pede desculpa?

    É porque depois, todas as ideias que desenvolve, vêm carregadas de "se...", "parece que ..." pelo que o parágrafo final torna-se pura invenção. Não havia necessidade nenhuma de ir por este caminho. Podia ter usado um outro pressuposto qualquer. Escolheu este que lhe pemite acabar assim. É pena.

    "Ao vir pedir a repetição do jogo ou o dinheiro o Sporting dá também o flanco: parece estar mais preocupado com o seu umbigo do que com o bem geral da modalidade, como apregoa, o que o deixa muito próximo dos demais que tanto critica. "

    paulo

    ResponderEliminar
  4. Revejo-me completamente no post, ainda bem que ainda vai havendo quem se esforce um bocadinho mais para pensar o clube do que só abanar a cabeça e bater palminhas.E ainda por cima ter que aturar comentários como o anterior. É que é mesmo isso, é possível fazer muito melhor do que o foi feito neste caso.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Não sei se ele faria melhor do que quem lá está, mas que ele está a ver a coisa com lucidez, lá isso está. E eu estou francamente satisfeito com o trabalho do Bruno de Carvalho! agora que ele (BdC) se espalha de vez em quando, também é verdade. Este é um dos assuntos em que se pode "fazer melhor" como o próprio Bruno advoga. Está a ganhar experiência.

    ResponderEliminar
  6. Viva. Bom texto! Apesar de não estar a 100% de acordo (nunca o estou aqui), gosto do vosso blog e leio as vossas publicações com frequência.
    Um bem-haja da minha parte,
    MCM

    ResponderEliminar
  7. I mean

    first and foremost

    o uso de estrageirismos deve ser para alardear uma pretensa superioridade as usual

    ResponderEliminar
  8. LdA...concordo contigo. Aliás como quase sempre. Não acredito que qualquer das pretensões do Sporting sejam atendidas já que isso iria abrir um precedente que depressa se transformaria numa bola de neve impossível de parar.
    Tinha compreendido melhor o protesto sem as exigências, apenas para vincar o desagrado pela péssima arbitragem.

    (Continuo a vir aqui ler o que escreves embora tu não dês por isso! :) )

    ResponderEliminar
  9. Para que qualquer coisa aconteça uma primeira vez, tem de haver sempre alguem que de o primeiro passo quando todos os outros lhe dizem para nao o fazer.

    É pouco provavel que venha o jogo a ser repetido, ou que o dinheiro caia na conta, mas sempre é melhor exigir qualquer coisa, do que ficar calado e comer. E nesta situaçao nao ha ninguem que nao compreenda a posiçao do Sporting. Ate mesmo o shalke.

    O gamanço foi demasiado descarado.

    Com estas exigencias, podemos nao ganhar nada directamente, mas ao menos o assunto nao sera tao facilmente esquecido.

    ResponderEliminar
  10. Penso que haverá vários prismas para analisar a questão central abordada no texto. De concreto e real, saber-se-ão duas coisas: o Sporting apresentou um protesto e a UEFA recebeu-o e informou que o analisará na 3ª feira.

    Ninguém sabe se o protesto apresentado pelo Sporting foi um "protesto formal", com base regulamentar, ou se foi um protesto informal, uma reclamação, uma queixa, uma exposição, ou qualquer outra designação que possa definir o propósito de alertar a UEFA para o acontecido.

    Quase toda a CS e muitos sportinguistas, como o autor do texto, dão crédito seguro às considerações do clube alemão, baseadas apenas num conhecimento e convocatória que terá recebido da UEFA, quando não existe a mais pequena garantia de que a interpretação do Schalke seja compattível com a exposição do Sporting, pelo facto de que não será plausível que a UEFA tenha remetido para a Alemanha o texto integral da reclamação do Sporting. Mais razoável seria admitir especulação dos alemães.Que a nossa CS tenha dado o tratamento sensacionalista a que há muito nos habituou, nomeadamente quando está em causa o Sporting, não admira. Que seja um sportinguista a ser ainda "mais papista que o papa" é que já me parece decepcionante...

    ResponderEliminar
  11. Sempre que o sporting se sinta prejudicado deve protestar, não se deve ficar quietos como noutros tempos a espera que algo caia o céu.

    Se vamos recuperar os 500 mil euros, provavelmente não e muito menos repetição do jogo, mas fica registado o inconformismo do sporting e do roubo que foi feito.

    ResponderEliminar
  12. Dina

    eu tb amo o LdA!

    e tb amo o Grande Spooooooooooooooorting!

    ResponderEliminar
  13. Nunca vi tantas virgens ofendidas em Portugal por causa de um penalti mal assinalado...até parece que o Sporting perdeu a final da champions, ou do mundial de clubes, quando foi apenas um jogo da fase de grupos e que terá volta em Alvalade...

    O próprio pessoal do Schalke reconheceu que o árbitro errou, mas ...e se fosse ao contrário, se o penalti fosse marcado a favor do Sporting, estariam tantas virgens ofendidas a reclamarem da arbitragem russa, da gasprom, da máfia russa???

    Não meus senhores, voces estariam sim era comemorando, e de que maneira, uma vitória por 4-3 sobre o Schalke, sem sequer ficarem indignados, revoltados, e furiosos se o penalti foi fantasma!!!

    Se fosse ao contrário, ninguém do Sporting admitia que ganharam com um penalti inexistente, como reconheceu o treinador e um diretor dos alemães...estavam a esta hora falando em super equipa, super leão, super super super....e não havia capas da bosta ou do rascord a dizer ROUBO, mas sim HERÓIS DE GELSENKIRCHEN, SUPER LEÕES...e ninguém mencionava o tal penalti fantasma!!!

    Essa seria a realidade...mas por que será que NINGUÉM mencionou um penalti CLARO que Nani cometeu sobre um jogador da equipa alemã???

    Deve ser a tal verdade desportiva, que não mencionou 1 penalti sobre Herrera, um offside mal tirado a Adrian Lopez e outro penalti cometido por Paulo Oliveira no jogo pá taça...mas não cansa de falar no penalti a favor do Schalke...

    ResponderEliminar
  14. Normalmente discordo como quase sempre, e aliás esta é mais uma. Nem escrevo grandes argumentos, porque de pouco valeria a pena. Concordo com os dois 1.ºs anónimos. Mais importado com o umbigo do que com a modalidade??,, esta é de rir, então e o arbitro de baliza defendeu a modalidade? A UEFA, ao dar razão, mesmo que isso não tenha efeitos, ao sporting, não está a defender a justiça. e logo a modalidade?, enfim.

    ResponderEliminar
  15. acho que os tripeiros ainda não encaixaram o 1-3 :(

    ResponderEliminar
  16. Anónimo das 20h32, vá para os blogs do seu clube, pode pensar, pelos comentários que este não é do Sporting, mas eu acho que ainda é. Gostava de saber porque aprovam estes comentários. Totalmente de acordo com o josé.

    ResponderEliminar
  17. The Cure, tu viste em qualquer lado, até este momento, qualquer integrante do Futebol Clube do Porto vir chorar sobre a arbitragem da taça???

    Não, não viste, ninguém viu e nem vai ver, porque a começar pelo nosso treinador, assumimos as culpas sem sequer mencionar os 3 lances acima!!!

    Podíamos ter chorado, com razão, afinal com 0 x 0, foram "apenas" um penalty claro aos 24' em Herrera ( tipo luisão em Liédson no galinheiro tempos atrás, lembra??Não???) e um offside mal tirado aos 27' com Adrian Lopez isolado na cara do GR...se Patricio defendia estes dois lances é outra história, mas que aconteceram, aconteceram, mas como sempre a imprensa branqueou...

    Como no jogo do shalke, se fossem estes lances ao contrário e o Sporting tivesse sido eliminado da taça, voces ATÉ AGORA estavam chorando baba e ranho por causa destes dois lances. só falavam nisso o tempo todo, e as capas dos pasquins de lisboa eram iguais às de 4ª feira!!!

    Sem contar o penalty de Paulo Oliveira, que se fosse do outro lado, ninguém calava o Eduardo Barroso!!!

    Eu sou adepto, posso reclamar, mas até este preciso momento, nem tu nem ninguém viram, ouviram ou leram qualquer integrante do clube, do presidente ao tratador da relva, reclamarem da arbitragem da taça...mas podiam ter reclamado...voces o fariam logo após o término do jogo, a começar pelo presidente, certeza absoluta

    ResponderEliminar
  18. quando se souber a natureza do "protesto, exposição, recurso, indignação, grito de alerta..." e, principalmente, saber o que a UEFA tem a dizer sobre a pirataria russa, vou voltar aqui para ler o articulista.
    sócio do SCP

    ResponderEliminar
  19. 25 de Outubro de 2014 às 13:12
    Anónimo,

    então o arbitro oferece um penalty para o 2-2 precedido de um fora de jogo e ainda iriam protestar no fim?

    acho que seria errado também.

    ResponderEliminar
  20. Leão,

    Grande reflexão. O protesto era mais que obrigatório. O alerta, para quem não viu, do que ali se passou tinha de ser feito. Esta competição, na 1ª fase, tem os vencedores traçados. Podem existir uma ou outra surpresa (ex: Benfica ser eliminado por Celtic ou Olympiakos), mas no geral é para "passar" quem é rico.

    Agora a forma como o protesto é feito, a maneira humilhante como o Schalke informa do protesto, aliada à pequenez de se exigir "dinheiro" pode deitar tudo a perder e contraria aquilo que, verdadeiramente, queremos ser, MAIORES.

    A retaliação virá. Para já, William deverá ser castigado e veremos como se comportará este Schalke da Gazprom quando for ao Maribor (com quem lutamos pelo 3º lugar). Outra consequência será a pressão acrescida junto dos nossos jogadores, de terem de ganhar ao Schalke, em Alvalade, a qualquer custo, para justificar, ainda mais a nossa posição. Se der lugar a derrota, não haverá quem questione/goze: "também querem repetir este? Repetiremos até conseguirem ganhar, pode ser?"

    A forma como fomos derrotados na Alemanha deveria servir de motivação e não de pressão.

    ResponderEliminar
  21. O autor parece desconhecer que € 500.000 era o valor que SCP auferia pela obtenção do empate, que lhe foi negado. E pelos vistos o SCP devia ter apresentado o protesto e solicitar:
    1)- A repetição do jogo e o valor do prémio pelo empate (de que foi esbulhado). Ideia brilhante:
    se ganhasse no 2º jogo ia buscar o prémio de vitória (€ 1.000.000) e o do empate (€ 500.000), que estava garantido antes do penalti fantasma. Seria 2 em 1 !!! E mais ético do que o pedido que fez no protesto !!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)