Não colhe ninguém de surpresa as noticias de que quer o Novo Banco (ex BES) quer a PT (não a PT SGPS mas a PT Portugal) vão deixar de ser os grandes patrocinadores dos três grandes. O BES já há algum tempo que havia saído das camisolas, a PT, via MEO desaparecerá no final da época. A noticia, de que a imagem do post dá conta, saiu no Expresso este fim de semana, e é aqui agora aproveitada para lançar algumas questões que, mais tarde ou mais cedo, estarão na agenda do clube.
Quantos somos, até onde e a quem chegamos? A pergunta faz cada vez mais sentido quando, apesar de todas as promoções e descontos as bancadas do Estádio José Alvalade dificilmente ultrapassam os 40 mil espectadores e só em ocasiões muito especiais. Não serão estes números reveladores de uma dificuldade de alargamento do seu leque de adeptos? Não estarão, por isso, os sacrifícios constantemente exigidos a ser suportados permanentemente pelos mesmos, com os consequentes perigos de saturação/erosão da sua base de apoio?
Que importância tem de facto o Sporting na sociedade portuguesa, para lá dos míticos, mas pouco científicos, mais de três milhões? Que imagem projecta o clube de si mesmo e que importância essa imagem tem como veículo de promoção?
Que capacidade tem o clube de influenciar decisões, não apenas no âmbito desportivo mas, sobretudo no caso agora em apreço, as de ordem comercial, em directa concorrência com os seus rivais?
Conseguirá o Sporting manter patrocínios de valor equivalente ao FCP, como era o caso das camisolas (3,7 milhões ano)? Superar ou igualar as propostas para o naming das bancadas ligadas à PT?
Estas deviam ser as questões que devíamos saber nós, ou pelo menos os nossos dirigentes. Saberão com certeza os parceiros que se disporão a negociar na hora de propor cachet's e as respostas a estas perguntas chegarão de uma forma mais prática que qualquer discurso de ocasião. Com elas se decidirão muitas das condições que os três grandes disporão para concorrer entre si. Condições que serão determinantes para a a disputa dos pontos em disputa a cada jogo.
Até agora o que se tem visto é muito fogo de vista e uma guerra constante nas redes sociais contra os inimigos de estimação, quer internos, quer internos. Investidores zero, patrocinadores novos zero. A não ser que nos patrocinadores para as camisolas repitam a gracinha do TachoEasy. Lata para isso não lhes falta. O tempo ajudará a aclarar a diferença entre a verdade e a banha da cobra.
ResponderEliminarDepois de tantos anos com prejuizos acumulados por varias direcçoes, este agora é que é o vendedor da banha da cobra...
ResponderEliminarÉ triste ver como gentes tão finas e cultas, que dantes ficavam tão indignadas quando alguem criticava as direccoes despesistas e incompetentes que fomos tendo, fazem hoje em dia o mesmo só porque nao gostam do presidente que so ia aguentar 1 mes...
Claramente hoje em dia cada vitoria do Sporting é uma derrota para sportinguistas como o senhor pardo.
Que assim va continuando.
LdA,
ResponderEliminarPerguntas pertinentes. Respondendo genericamente diria que o futebol é, cada vez mais, espectáculo para ser consumido via TV... O SCP tem, continua a ter, mts seguidores espalhados pelo País, mas numero certo tb não sei. Sei e posso dar conta disso, é que na região em que resido somos mts mais que os portistas... Perdemos em n.º de adeptos para o slb, mas não me parece, antes pelo contrário, que os adeptos dos nossos rivais de Lx, sejam mais de visitar o estádio da luz que os sportinguistas de visitar Alvalade.
Ainda este fds, dos vários convites que fiz para me acompanharem a Alvalade tive ZERO respostas afirmativas. Umas justificáveis outras claramente a soarem a desculpa. O problema não está no preço dos bilhetes, o problema está nas deslocações (preço de combustíveis, portagens, bucha e bejecas, etc…). Ir de CB a Lx ver um jogo é, nestes tempos de crise grave, só para malucos ou abastados. Eu, sou só maluco e cada vez menos, confesso...
Resumindo, só mesmo jogos mt apelativos levam a lotação dos estádios dos gdes a esgotar ou a ficar próximo disso. Note-se que o Dragão e a Luz tb mt raramente esgotam ou superam os 40 mil, independentemente do momento de fcp e slb...
Por fim, existe outro problema para além do estritamente financeiro: a credibilidade (ou falta dela) do espectáculo futebol, em Portugal, já levou mts adeptos sportinguistas (conheço alguns) a fazer o manguito no que a jogos ao vivo (e a despesas extra) diz respeito... Tb neste aspecto, isto não dá sinais de estar a melhorar.
Não creio que hajam tantas promoções e descontos como isso em Alvalade. Creio até que provavelmente pagamos os bilhetes mais caros dos 3 grandes. Ou então temos menos borlas... Tirando os bilhetes anti crise (5€) que nunca esgotaram, os pacotes família e os bilhetes sénior e júnior, desconheço outras promoções.
ResponderEliminarConsultando os relatórios e contas de 2013/2014 até chegámos a números bem interessantes para quem anda arredado das vitórias há demasiado tempo (resultados de bilheteira, SCP não foi às competições europeias ao contrário dos outros):
SCP: 6.528 M€ (bilheteira + bilhetes de época)
FCP: 6.228 M€ (bilheteira+bilhetes de época+parte das quotizações) (parte das quotizações pagas pelos associados do FC Porto são proveito da sociedade desportiva. No SCP as quotas vão na totalidade para o Clube)
SLB: Ainda não saiu o relatório e contas 2013/2014 detalhado. No relatório relativo ao 3º trimestre de 2014, em 31-3-2014, eram de 7.304 M€ (bilheteira+cativos+bilhetes de época)
Como curiosidade as assistências médias para a primeira liga:
SCP: 33.703
SLB: 43.613
FCP: 28.685
Parece-me, comparando as receitas de bilheteira e os proveitos dos patrocínios, que o SCP é o que tem mais margem de crescimento, principalmente se recomeçarmos a ganhar títulos. Dito de outro modo, ou nós estamos muito sub-avaliados pelo mercado ou os outros, principalmente o FCP, estão bastante sobre-valorizados (mesmo que seja pelo domínio em títulos no passado, situação que vai acabar :) ). Muito curioso para ver a evolução destes números perante a nova conjuntura económica.
joão
Sou sportinguista, resido no Norte mas nos últimos anos trabalho na Covilhã. Não perco um jogo na TV, fora por motivos de força maior, contudo apenas visitei o Estádio de Alvalade duas vezes e em nenhuma ocasião foi em dia de jogo. Apenas vi o Sporting a jogar duas vezes, uma em Aveiro, empate com o Beira-Mar 2-2, creio que em 2004 ou 2005, e este ano no Bessa na apresentação do Boavista, vitória do Sporting B por 3-1.
ResponderEliminarNo ano passado no dia 2 de Novembro estava em Lisboa por ocasião do DocLisboa e pensei em ir ver o Sporting - Marítimo, mas o preço dos bilhetes (25 euros), aliados ao facto de não ser sócio fizeram-me optar por não ir. A verdade é que nunca tive uma cultura de assistir ao futebol ao vivo, e como o meu orçamento pessoal não dá azo a grandes despesas, deslocar-me a Alvalade ou a outro estádio qualquer para apoiar o meu clube, simplesmente está longe das minhas possibilidades. Uma viagem a Lisboa para assistir a um jogo, mesmo que este fosse a uma hora que me permitisse regressar no próprio dia, dificilmente ficaria por menos de 70 euros, já a contar com descontos da CP ou da Rede-Expresso, alimentação e bilhete.
Como eu são muitos os casos. Existem sportinguistas em todo o lado. O meu pai vivia nas Antas e era sócio do Porto apenas para ter desconto para ir ver o Sporting quando ele ia lá jogar. Infelizmente, a situação económica do país e a dispersão dos sócios e adeptos do Sporting, não permitem que o estádio esteja cheio todas as semanas, acabando essa responsabilidade por recair nas pessoas que habitam na Grande Lisboa e que, aí sim, não têm desculpa para serem sócios e para irem ao estádio. Vivesse eu em Lisboa, algo que na minha área profissional, muito provavelmente um dia irá acontecer, não só seria sócio como iria lá apoiar.
Esta é uma questão muito mais do país e do próprio ecletismo do clube do que de alguma política de comunicação, pois sejamos sinceros, a maioria dos adeptos não lê jornais ou blogues, apenas quer é ver os Leões a vencer em todos os jogos.
Sobre os patrocínios (antigos e novos):
ResponderEliminarA hora é de apertar cintos tb nas gds empresas, pelo que antevejo como mt difícil aparecerem novos patrocinadores com valores semelhantes aos que se estão a perder sucessivamente...
Mas, realmente, se é para associar o SCP a Tachoseasy desta vida, mais vale ficar quietinho... Até pq dúvido que o dinheiro envolvido seja sequer significativo. Não vai ser nada fácil, substituir a MEO... Vai-nos valendo, por enquanto a gde associação /consumo dos adeptos de futebol com a cerveja... Se isso tb acabar, então é que a sede vai ser enorme... :-o
O futebol é um desporto de massas que move multidões , mas essas multidões neste mundo mais financeiro , passam a ser chamado e tratados como massa crítica.
ResponderEliminarO que é a massa critica de um clube (pergunta retórica , sei que sabe) ??
Os adeptos que consomem a marca do clube , com quotização , merchandising , fanatismo , bilhetes de época , e interesse profundo nos assuntos do clube. Esta massa crítica é movida pelo sucesso do clube , ou não. O Sporting tem uma variável de 50 mil sócios pagantes e "30 mil frequentadores do estádio" fixos , mesmo apesar da erosão do prestígio do clube.
O que quero dizer , é que isto é muito bom para a nossa realidade de quem nada ganha , a massa crítica do Sporting , é digna de um clube inglês , isto nas devidas proporções.
Também mostra que o Sporting tem um potencial de massa crítica muito grande... mas muito grande mesmo , porque em comparação com o clube que mais tem ganho , conseguimos estar a par deles com eles a ganhar tudo e nós nada.
A questão dos patrocínios , vai ser difícil para o Sporting , visto que estamos muito por baixo dos adversários , que tentam Fly Emirates e Azerbeijan Airlines.
E eu nada ouvi ainda acerca do Sporting , e de facto causa-me alguma apreensão , pois a pt entregou por igual as receitas de patrocínio entre os 3 grandes , o Sporting vai ter de se segurar aqui para não se distanciar mais ainda dos proveitos financeiros dos seus adversários, agora que terá de ter um patrocinador estrangeiro.
Quanto à massa critica , como é obvio é mais fácil ela cair do que subir , o trabalho e os resultados vão-se mostrar de forma progressiva , mas é preciso melhorar muitos aspetos e entender que faixa etária queremos ter como alvo , e uma politica de comunicação adequada.
Já agora tanto o estádio da luz como o de Alvalade para terem enchentes , e isso está provado , implica sempre que venham autocarros do norte , núcleos e casas e etc.
Olhe o Benfica , está a mandar a cara do LFV nos correios a pedir sócios , a 0 zeros de inscrição com umas quantas quotas pagas... porque vão actualizar o número de sócios pela primeira vez em muitos muitos anos , aliás eu nem tenho memoria do Benfica acualizar o número de sócios , e como falsificam (e de que maneira) a sua massa critica , teem de pedinchar sócios para não vermos as trousses sujas.
Desde que os três grandes partilham os mesmos patrocinadores que esta avaliação é complicada, mesmo no caso da Super Bock que se diferenciou pela qualidade relativamente à sua concorrente.
ResponderEliminarO importante para as marcas "tradicionais" que apoiavam o futebol o mais importante era estar presente nesse mercado e não deixar entrar concorrentes. Com a atual diminuição de mercado haverá novas formulas a explorar, mas dificilmente com valores similares.
Por estranho que pareça ninguém precisa actualmente tanto de marketing e visibilidade como o "Novo Banco", a sua imagem está tão degradada que o facto de vir a apoiar os principais clubes nacionais pode servir de sustento, até à sua venda.
O Sporting tem um comportamento excepcional no mercado nacional, com enorme presença dos seus adeptos no seu estádio, nos estádios dos seus adversários, em audiências televisivas e número directo de sócios. Para capitalizar em receita estes números até pode ser producente esta separação e demonstrar a nossa valia em termos de retorno para o patrocinador.
Para já o meu servidor de TV por cabo está prestes a receber uma carta de rescisão por não ter Sporting TV na sua oferta de canais, convém é avisar o fornecedor das razões quer da aquisição quer da rescisão.
Salta à vista que o Sporting, excluíndo "doações" da Holdimo e afins, não tem a mínima hipótese de igualar o patrocínio do Porto, e neste momento nem se sabe se o Porto vai igualar ou superar o que recebe da PT. Isto não quer dizer que o Sporting tenha menos adeptos, simplesmente a "marca" Porto é globalmente muito mais forte (neste momento).
ResponderEliminarDito isto, as empresas de apostas têm muito dinheiro para gastar, isto partindo do príncipio que já podem patrocinar os clubes em 2015.
Uma coisa parece certa: quando um clube se sente obrigado a aliar-se a empresas como a "TachoEasy" é sinal que se está a raspar o fundo do... tacho.