|
Duque é um aristocrata do futebol e dos tribunais |
A chegada de Luís Duque ao cargo de presidente da Liga marcará o regresso de um Sportinguista a um alto cargo no futebol português. Se a minha memória não me falha, Luís Duque sucederá a a Silva Resende como presidente da FPF - cujo consulado correspondeu à consolidação da infecção de que hoje enferma o futebol português - e de Hermínio Loureiro como presidente do mesmo organismo que, pelos vistos, presidirá. A estes nomes juntaria Vítor Pereira e até mesmo o recentemente desaparecido António Garrido que, depois de pendurar o apito, sempre preferiu a sombra dos corredores, mas nem por isso deixou de ter um papel preponderante, como hoje se sabe.
Infelizmente não espero muito melhor de Luís Duque do que dos supracitados e esta afirmação é proferida com uma enorme vontade que o futuro próximo a desminta. Mas a esperança é diminuta, uma vez que a importância do cargo se encontra esvaziada com a transferência de poder para a FPF. É sabendo isso que a "Santa Aliança" - que muitos julgam ser um mito mas que existe, e os resultados práticos estão na partilha de cargos e benesses - não faz agora mais do que propor a Luís Duque que se torne num verbo de encher, não deixando de repetir, desta vez com sucesso, a provocação já anteriormente tentada com o convite a Godinho Lopes. É pois com profunda vergonha que vejo um Sportinguista aprestar-se a mais este triste papel, ignorando de forma olímpica a afronta que se pretende com esta nomeação que, ao que parece, é unânime.
Como já aqui havia dito anteriormente, não acredito nos frutos do auto-isolamento que direcção do clube parece preferir. Para mudar alguma coisa é preciso estratégia, massa critica e isso implica planear a médio/longo prazo, o que é bem mais difícil do que simplesmente dizer não. Mas esta súbita unanimidade em torno de Luís Duque só por muita ingenuidade não pode ser entendida como uma afronta deliberada ao Sporting. Ora, como não se atiram pedras a árvores que não dão frutos isto revela que o Sporting está a incomodar e, mais uma vez, os interesses aparentemente antagónicos são capazes de ter na oposição ao clube um interesse comum. Um bom sinal, ao fim e ao cabo. Muito mais entusiasmante e revelador do que as palavras de circunstância a dar conta da necessidade, para o bem do futebol português, de um Sporting forte.
Com Luís Duque na presidência da Liga o Sporting não chega ao poder, é o poder que pretende atingir o Sporting.
Perfeito!
ResponderEliminarobrigado :)
meu caro, a santa aliança não existe. existirá uma confluência de interesses, quando muito. mas o problema é ainda maior. nem são os 2 clubes citados nos jornais os verdadeiros mandantes do nome de duque. o mandante como sempre chama-se quim oliveira. duque sempre foi dos seus círculos. e hoje em dia a liga só tem um assunto importante: transmissões televisivas. o outro ponto da agenda de duque é alterar a forma de eleição do presidente da liga, de modo ao quinzinho nunca mais ser apanhado distraído como no caso de mário figueiredo...
ResponderEliminarnote-se - uma coisa é afirmar que o sporting não pactua com isto, e aí BC esteve bem. outra é demitir-se de dar seja que opinião for ou apontar alternativas. e aqui perdeu-se oportunidade de marcar mesmo posição. senão, ficamos num discursos pescadinha de rabo na boca, orgulhosamente sós mas sem voz.
Felizmente, Luís Duque vê-se ao longe e anda devagar. Arrasta-se, carregado com processos por fraude fiscal, burla, corrupção e, agora, gestão danosa, mesmo que, graças à incompetência e/ou venalidade da nossa justiça se vá (por ora) esquivando. É, por isso, a escolha ideal desta Liga de Clubes para a representar. Representa-a, de facto. Ajusta-se como uma luva aos Bufas e aos Khaddafis e aos accionistas minoritários das Doyens que lhe vão pagar o serviço. Se é perfeito para a Liga, para nós, Sportinguistas, ainda é melhor. Depois desta sublime escolha, não há desculpas para alguém que se diz do Sporting (e que tenha dois neurónios) deixar de perceber. Temos inimigos com cartão de sócio, temos inimigos que elegemos, anos a fio, para nos dirigir, temos inimigos que se dizem do Sporting mas apenas para se manterem à tona, depois dos paquetes encalharem, das comportas quebrarem, dos submarinos meterem água, e dos bancos se afundarem. Estão-se nas tintas para o Sporting e riem-se dos patos que pagam quotas e lugares e camisolas. Dizia o nosso Vitor Correia que, depois de ver um porco a andar de bicicleta, já nada o espantava. Depois de hoje, e não vou explicar porquê, também já nada me espanta. SL! JPT
ResponderEliminarO sporting deve se por do lado desta direcção para assim ter um pe e uma mao nos poucos poderes de decisão que ainda detem. Em contrapartida conseguimos ter o Duque na mão com a auditoria de gestão e a expulsao de sócio.
ResponderEliminarOs dirigentes do Sporting envolvidos na pior gestao de sempre do clube, ainda nem a muito tempo deixaram o lugar, e ja sao as primeiras escolhas do "inimigo" para guardar o pote. O que é preciso dizer mais?
ResponderEliminarMas alguém duvida que a 'santa aliança' que promoveu a podridão que infecta este futebol manhoso em Portugal se deitou a dormir assim como por artes mágicas? No way! Basta observar as miseráveis exibições da apaf (com a sua ala burmelha mais activa este ano....). O Nani, p.e., deve ser dos jogadores mais violentos da nossa Liga, não há jogo que consiga escapar a um amarelinho...
ResponderEliminarNojo deste futebolzinho e desta gente que tanto gosta de chafurdar nos bastidores... E ainda há ex-dirigentes sportinguistas que se prestam a estes papeis e não só se misturam como fazem o jogo dessa escumalha... Tb do duque nada de bom seria de esperar... a não ser cenas tristes, como esta...
Um comentário rápido, a Doyen trabalha bem. É uma infelicidade ver os nossos rivais reduzidos a isto, meras agências de transações a proteger o ouro que os faz (sobre)viver, cada vez lhes desejo mais... Vão-se Fundir, só se estraga uma casa.
ResponderEliminarÉ mais uma ficha no verdadeiro all-in que o FCP está a fazer esta época. A parada está cada vez mais alta e difícil. Talvez aquilo impluda de vez se aguentarmos. Força Sporting
ResponderEliminarLdA,
ResponderEliminarClaro que esta proposta de Luís Duque para a presidência da Liga é uma afronta ao Sporting, não nos podemos esquecer que Duque é um dos ex dirigentes, que o Sporting tenciona processar por gestão danosa.
Claro que a aliança porto/benfica, só vem provar que o Sporting está a incomodar muita gente.
Durante anos o Sporting teve à frente dos seus destinos (com exceção de Dias da Cunha, que pôs o dedo na ferida), personalidades politicamente corretas, com um estilo polido, educado e subserviente ao poder que dominava o futebol português, poder esse, encabeçado por Pinto da Costa.
Hoje temos um presidente que defende os interesses o Sporting. Muitos podem não gostar do seu estilo, mas a verdade é que não há muito tempo atrás, BdC alertou para a existência de uma parceria porto/benfica para a bipolarização do futebol português. O tom do seu discurso foi duramente criticado por muitos sportinguistas, inclusive aqui neste espaço. Mas todos nós assistimos agara que, as duas nádegas permitiram que, pelo ânus saísse um Duque. Agora cabe-nos a nós, mais do que nunca, puxar o autoclismo.
Espero que BdC tenha uma estratégia para dar resposta para aquela que é a maior afronta ao nosso clube em anos. Nesta reunião não estiveram a maioria dos clubes, ao contrário do que quiseram fazer transparecer para o exterior. Estiveram presentes 19 clubes e faltaram o Sporting e mais 22 clubes. Os que faltaram são a maioria, BdC devia apresentar um rosto de mudança, pois sem um rosto não existe estratégia de mudança, e tentar reunir o número máximo de espingardas, para enfrentar mais esta luta pela verdade no futebol português.
Mesmo correndo o risco de ser acusado, por alguns, de ser um seguidista acéfalo (o que também não me importa muito, pois é para o lado que durmo melhor), vou escrever novamente o que já escrevi noutros comentários:
BdC não é o nosso adversário, esses são porto, benfica e o poder instituído no futebol português (Liga, FPF, conselhos de arbitragem, disciplina e justiça). É para aqui que devemos apontar as nossas baterias.
Temos, de uma vez por todas, deixar de lado essas palermices de croquetes e brunetes e mentalizarmo-nos que somos todos sportinguistas, cerrar fileiras e apoiar incondicionalmente o nosso clube: o Sporting Clube de Portugal.
SL
Na mouche! Não diria melhor!
ResponderEliminarSL
Emanuel Silveira,
ResponderEliminarAinda o BdC era um perfeito desconhecido dos sportinguistas e já por aqui (e noutros espaços blogosféricos leoninos, mts deles entretanto encerrados) se alertava para os perigos da bipolarização burmelha azulada... Essa suspeita / prática de bastidores já tem barbas! Desde que chegaram os milhõ€s da CL ao futebol, que o sistema visa não só afastar o SCP dos títulos como daquela competição...
O mesmo se passa com a cena da COFINA... Agora td a gente malha nos pasquins daquele grupo, qd há anos vinha alertando para a mais que evidente agenda persecutória (ou, no mínimo, má vontade frequente) daquele grupo de CS para com o SCP (com principal incidência no cm). Pregava praticamente sozinho, tipo D. Quixote... Mas, naquela altura, outros valores se levantavam...
Olha, pesquisa e... confirma.
SL!
Emanuel,
ResponderEliminarSobre o apelo de união: concordo, mas o primeiro a segui-lo terá que ser... BdC... Que como é bom de ver, não tem sido propriamente um agregador... Manuel Fernandes, só para citar o exemplo mais flagrante, que o diga...
Virgílio:
ResponderEliminarEu tenho perfeita noção que já há muito tempo se cheira no ar essa bipolarização porto/benfica, não preciso sequer de pesquisar para o confirmar.
Mas essa aliança nunca foi tão evidente como é agora. Porquê? Porque com BdC, o Sporting começou a incomodar, a denunciar e a fazer frente a essa bipolarização.
Diz-me, excetuando Dias da Cunha que tentou encetar uma luta contra o “sistema”, qual foi o presidente do Sporting que nos últimos anos denunciou e se opôs vivamente e sem qualquer tipo de subserviência a este tipo de situação?
Em relação à união e mais concretamente ao caso BdC vs MF, achei que BdC poderia e devia, tendo em atenção o passado de MF, moderar um pouco e a polémica teve tanto de desagradável como de escusada.
Gosto do MF, jogador do Sporting, foi um dos meus ídolos de infância quando comecei a descobrir o amor pelo Sporting, mas não gosto deste MF, comentador ou paineleiro, o que lhe queiram chamar, que se deixa manipular com facilidade, quer pelo moderador do programa, quer pelos seus “colegas” de painel.
BdC exagerou, penso eu, ao dizer que MF se quer vingar do clube, mas nunca afirmou que MF tinha sido o pior funcionário do Sporting. Ele afirmou que “dizer que o Maribor é a pior equipa da Champions, é o mesmo que dizer que MF foi o pior funcionário da história do Sporting. É uma imbecilidade”.
Já MF criticou de forma injusta, na minha opinião, a equipa do Sporting após o empate na Eslovénia, afirmando que o Sporting não tinha conseguido ganhar à pior equipa da Champions. Curiosamente não o ouvi criticar o Schalke 04, que na jornada seguinte, empatou em casa com a pior equipa da Champions.
MF pode ter ficado triste, magoado com as declarações de BdC, compreendo isso, mas nesse programa da SIC Notícias contribuiu, ao deixar-se ir na conversa do Rudolfo, do Simões e do Garcia para que o programa fosse um autêntico “tiro ao Bruno”.
Portanto, meu caro, ambos (BdC e MF) ficaram mal na fotografia.
Saudações Leoninas e que daqui a um par de horas estejamos todos em uníssono a gritar bem alto: SPORTING!
Emanuel,
ResponderEliminar"Diz-me, excetuando Dias da Cunha que tentou encetar uma luta contra o “sistema”, qual foi o presidente do Sporting que nos últimos anos denunciou e se opôs vivamente e sem qualquer tipo de subserviência a este tipo de situação? "
Nenhum... td uma cambada de bananas! ;)
Mas o sistema ataca sp e principalmente qd a equipa principal do SCP está bem e recomenda-se independentemente do presidente colocar o dedo na ferida (DC e BdC) ou não (FSF,JEB e GL). BdC faz mt barulho, mas só isso, não chega!
Não vou alimentar mais o conflito MF vs BdC,. Qd referi MF no meu anterior comentário foi apenas para exemplificar que considero errada a politica de hostilização de BdC para com os críticos... Não é apenas desejável é estritamente necessário que exista critica e é isso que BdC parece não querer entender e que eu condeno.
"Saudações Leoninas e que daqui a um par de horas estejamos todos em uníssono a gritar bem alto: SPORTING!"
FORÇA SCP! 'BORA LÁ MATAR MAIS UM BORREGO...NA ALEMANHA!
SL!