domingo, 9 de outubro de 2011

De volta






Chove lá fora e não me apetece sair para ir passear numa cidade que me agrada cada vez mais. A cada visita, há algo que me encanta, algo que me passou despercebido na primeira visita e que descubro numa segunda ou algo que já conheço e que me apetece revisitar. Sendo assim e de maneira a aproveitar estas duas pausas - a do campeonato e a dos passeios - achei por bem falar sobre algo que me apaixona desde que me conheço: o SCP.

E o que tenho para dizer é que concordo cada vez mais com o slogan adoptado para esta época: O SCP está de volta. Acredito que estejamos mesmo!

Numa época onde a revolução foi enorme, tendo como objectivo encurtar as distâncias para os maiores rivais, será demasiado pedir o título já. Realisticamente será esse o nosso pensamento mas secretamente, desejamos conquistar o Campeonato já este ano. Como sempre aliás.
Porque ao SCP nunca chegará fazer apenas bons campeonatos; época em que não sejamos campeões será sempre uma época que nos deixará um amargo de boca. O SCP existe para ganhar e não para se satisfazer com 2s lugares!!

Duas épocas horríveis: nunca esquecer para que nunca mais as repitamos!

É impossível passar ao lado de algo que me parece uma das várias faltas de respeito para com o SCP: a eventual perda do estatuto de "grande" do futebol Português.
Aqui abro um parêntesis para falar directamente acerca dos nossos rivais, apenas e só para enquadrar a questão. Não irei perder muito tempo com eles pois o que me interessa é o Sporting Clube de Portugal e não qualquer outro Clube.

Voltando então à perda de d estatuto de "grande" do futebol Português: Nunca tal foi equacionado para qualquer um deles. Antes das últimas duas miseráveis e desgastantes épocas, o slb esteve 4 anos seguidos sem passar do 3º lugar; o fcp no virar do século, esteve 3 anos seguidos sem se sagrar campeão e nada foi dito.
No entanto com o SCP, tudo é colocado em causa. É preciso que a nossa Direcção reaja de forma veemente e nunca deixe que a miserável CS que existe no nosso País, tenha sucesso quando atenta contra o nosso bom nome, estatuto, dignidade e História.
É ridículo, e isto aplica-se a qualquer um dos três "grandes", que nas próximas décadas algum deles perca o estatuto de "grande".
Porque esse estatuto foi alcançado devido aos títulos conquistados e feitos alcançados ao longo dos anos e não serão 2 épocas, por muito más que sejam, que o alterarão. Seriam precisas muito mais épocas e gerações, para que tal aconteça.

Porque a História não se apaga e a nossa é riquíssima, a todos os níveis e não apenas no futebol.

Plantel

Parece-me inegável que houve um aumento notório de qualidade no plantel da equipa profissional de futebol, o grande motor do Clube. Temos neste momento mais opções no plantel e saudáveis dores de cabeça para a equipa técnica. Finalmente temos banco, algo que nos tem faltado.

As boas indicações deixadas na pré-época não tiveram sequência no jogo de apresentação, jogo esse que foi um verdadeiro balde de água fria. Era compreensível o clima de optimismo e expectativa em relação aos novos jogadores e entre alguns Sportinguistas, havia inclusivamente sinais de alguma euforia.
Eis que chega o jogo de apresentação que tratou de colocar um travão na euforia e deixar alguns de nós de pé atrás. Em abono da verdade, convém referir que não jogámos contra uma equipa qualquer. O Valência fez um excelente jogo, é uma equipa que já se conhece muito melhor que a nossa e conta com bons jogadores como Soldado ou Piatti.
Só que como tantas vezes acontece no futebol Português, não se valorizou nem se reconheceu a qualidade da equipa espanhola e sua superioridade nesse jogo, focando-se apenas os pontos negativos do SCP. Mas o SCP não joga sozinho...mais, se havia altura para perder desta forma, esta era a altura.

Em relação ao jogo de apresentação, se por um lado houve jogadores que me deixaram preocupado com a possibilidade de serem um flop, houve outros que me agradaram apesar do pouco que foi possível observar, como casos do Rinaudo, Schaars, Carrillo e Wolfswinkel.

Com Rinaudo passámos finalmente a jogar com um trinco e não com alguém que pode fazer o lugar, algo que já não tínhamos há algum tempo. É fácil perceber porque é que Rinaudo já conquistou tantos de nós: além da sua qualidade, é um jogador que deixa tudo em campo.
Aproveito este aspecto para dizer que uma das coisas que mais me tem agradado nos jogos do SCP este ano, é a atitude demonstrada pela equipa.
Vejo uma equipa onde todos querem vencer, deixando tudo em campo e nunca baixando os braços, além de uma grande diferença: quando sofremos golo e/ou ficamos reduzidos a 10, não abanamos, não baixamos os braços; arreganhamos os dentes e partimos para a luta. Até ao momento, tem sido assim e espero que o consigamos fazer durante todo o campeonato.

Schaars tem um pé esquerdo fantástico, uma qualidade de passe e visão de jogo excelente. Além disso é um bom marcador de bolas paradas e está a revelar uma veia goleadora que aposto que até o próprio estará algo surpreendido.

Carrillo é fantasia. Fiquei com a sensação que teria uma qualidade técnica acima da média e apesar de ter sido remetido ao banco no início do campeonato, tem sido agradável constatar que pode vir a ser um caso sério nesta equipa, aproveitando a ausência de Jeffrén para marcar pontos na luta pelo lugar.
Tem ainda que crescer mas que diferença é jogar com a) extremos e b) extremos que saibam o que fazer à bola e que a saibam dominar e controlar em progressão e endossar a colegas com conta, peso e medida.

Apesar de não ter sido a 1ª opção de Domingos, algo estranho tendo em conta o investimento feito e o aproveitamento ridículo que Postiga teve em todas as épocas que passou no SCP, Wolfswinkel tem sido letal nos últimos jogos e verdadeiro homem-golo. Obrigado por teres saído, Postiga!
Não sou nenhum adivinho nem olheiro profissional mas do pouco que conhecia, parecia-me que o que poderíamos esperar dele seria eficácia e não grandes floreados. Mas também ninguém esperava grandes dribles do Jardel, não era?
Aposto que neste momento, com maiores ou menores dificuldades em dizer o seu nome, todos nós temos vibrado com os golos do Van Basten de Alvalade ;)


Capel e Elias são jogadores de grande qualidade que fizeram a diferença mal chegaram. O Futre espanhol estreeou-se a marcar em Guimarães e é neste momento o rei das assistências em Alvalade. Elias é um jogador de elevada qualidade técnica e só tenho pena que não o possamos utilizar na Liga Europa. Por outro lado, abre espaço à rotatividade no plantel.

O que me parece comum a todos eles é que desta vez, o SCP privilegiou a qualidade ao invés da bagatela. Investiu-se tendo em conta o médio prazo e de maneira a obtermos resultados desportivos e por conseguinte, financeiros com a possível venda dos passes. Algo tão elogiado noutros lados.
O mesmo aconteceu no que à equipa técnica diz respeito. É óbvio que qualquer escolha seria sempre uma melhoria em relação à anterior - o forcado não deixa saudades nenhumas - mas Domingos tem mostrado trabalho e pode ser, não o é já?, um dos nossos melhores reforços. Não teria sido a minha escolha mas estou contente com o seu desempenho e postura, até ao momento.

Portugueses

Outro aspecto que tem sido abordado insistentemente esta época, é o número de Portugueses com que o SCP alinha. O que para mim é uma falsa questão por dois motivos:

O primeiro prende-se com a qualidade dos jogadores. O principal, é que o SCP alinhe com 11 jogadores que possuam qualidade para envergar a nossa camisola.
Há uns tempos, um amigo de um amigo dizia que tinha saudades do tempo em que o SCP alinhava com uma maioria de jogadores Portugueses. Saudades?! Ainda o ano passado o fazíamos e eu não tenho saudades nenhumas dessa época ou da anterior. A qualidade não tem nacionalidade e não me parece, nem quero, que o SCP adopte uma postura semelhante à do Athletic Bilbao .
Se alinhamos com 11 portugueses, OK. Se são 10 portugueses + o melhor jogador chinês da actualidade, OK. Se forem 11 espanhóis, tudo bem!

O que eu quero, e o que acho que deveria ser o objectivo do SCP, é ter jogadores que quando chamados à equipa principal do SCP, tenham a qualidade exigida a um Clube com a nossa dimensão e que nos permitam, no fim da época, celebrar a conquista do título nacional.

Porque a falta de qualidade não tem nacionalidade, chamem-se eles Grimi, Koke ou Djaló.

O segundo motivo, é que não vejo por parte da CS - que se encontra muito preocupada com o SCP este ano - a mesma postura sobre este assunto, no que aos nossos rivais diz respeito.
Porquê? Onde é que está escrito que o SCP tem que alinhar com uma maioria de jogadores Portugueses e/ou fornecer 75, 80% dos jogadores convocados pelos Seleccionadores Nacionais? Tem por acaso o SCP, a responsabilidade exclusiva de formar jogadores para a Selecção Nacional? É que da última vez que vi, o nosso lema não era "Esforço, Dedicação, Devoção e Formar para a Selecção Nacional".
É um orgulho ter jogadores chamados à Selecção Nacional mas também gosto de ter jogadores chamados a Selecções como à da Holanda, Argentina ou Brasil.

Mas esta é uma problemática que não só não cabe apenas ao SCP resolver, uma vez que é uma questão que diz respeito a todos os Clubes, como não é o objectivo do post.

Balanço

Sendo assim, e para concluir que já vai longo, digo que o balanço é francamente positivo. Temos equipas, no campo e no banco, temos qualidade não só para formar o 11 como opções válidas no banco, temos jogadores que mostram vontade em ajudar o SCP e que consideram que o SCP foi um passo em frente na sua carreira e não o vêem como trampolim para outros vôos e estamos num bom momento de forma.
Apesra do calendário nos ser favorável, iniciámos o campeonato aos tropeções, por culpa própria mas também com "ajuda" externa - a nós não nos oferecem penalties em lances dúbios - sendo que o jogo em Paços marcou o início da reviravolta.
Encetámos uma recuperação notável e estamos apenas a 3 pontos da liderança, com vitórias importantes contra a Lazio e Guimarães, jogos onde acabámos reduzidos a 10.

Podemos não ser campeões mas ao contrário de épocas recentes, temos uma equipa que nos permite sonhar e que nos pode deixar orgulhosos. Deixei de ver o jogo quase como uma obrigação para voltar a apreciá-lo e a ansiar pelo próximo.



É... O SCP ESTÁ DE VOLTA!!!

7 comentários:

  1. Bem-vindo de volta, franciú do catano... :P

    JVL:

    Fomos, somos e seremos grandes porque a base social de apoio do SCP é vasta e apaixonada pelo seu clube. Bem podem os vendidos da CS lamber cus de tripas e lamps, que nc, jamais, conseguirão desaparecer com tantos e tão bons adeptos(os melhores, de longe): os sportinguistas. Lutamos contra tudo e contra todos, dentro e fora dos relvados, e foi por isso, por lutarmos tanto, que ficamos muita mais apaixonados e fieis ao SCP. E é tb por nutrirmos tanto orgulho pelo SCP (com vastíssimo e rico palmarés) que o SCP é enorme. Imcomparável.

    O SCP é das organizações mais 'entranhadas' na sociedade portuguesa. Se não fosse assim, com as tais 'ajudas' vindas dos confins do mundo podre e corrupto que prospera no futebol (e na sociedade) tuga, já nos tinham feito o enterro. Mas as APAF's, as FPF's, as LPFP's, as COFINA's, as TVI's, os paineleitotes dos programas de debate futebolísticos vão ter que levar connosco eternamente!...

    Este post será mais um testemunho de como se ama o SCP. Qt mais longe, mais o sentimento se adensa. Falo com conhecimento de causa.

    Quanto a balanços, ainda é cedo... Mas, como tu, a sensação que trago comigo é a de vamos no bom caminho...

    Gde abraço e que tudo continue a correr pelo melhor. Ao SCP por cá e a ti por lá.

    Hasta! Au revoir. :)

    ResponderEliminar
  2. Apesar de tudo, de todas as campanhas de descrédito, o Leão vai-se reerguendo e já começa a assustar...

    Contudo não observo por parte da "nossa" tristonha comunicação social o mesmo 'acinte' relativamente aos outros dois clubes grandes...

    Senão vejamos, quando se iniciou esta temporada a campanha era para "questionar o valor dos contratados"; "vinham lesionados", etc etc... Resultado após 2 meses... É regular serem os jogadores do SCP a fazerem as capas dos diários desportivos...

    Depois veio a questiúncula com os árbitros, de inicio não deu a Comunicação social grande eco das palavras leoninas de indignação face aos 'roubos' sistemáticos, enquanto os outros dois continuavam o seu passeio, e a serem favorecidos jornada após jornada... Resultado, depois de se ter provado inequivocamente que o SCP detém toda a razão lá vem a Comunicação social, timidamente, dar razão ao Leão...

    Entretanto, os jogadores do SCP vão-se entrosando mais e além das vitórias começamos a ter períodos crescentes, de jogo para jogo, de um futebol como há muito tempo não viamos para as bandas de Alvalade... Resultado, a comunicação social lá vem aos poucos, como que contrariada, dar mérito aos jogadores e treinador leoninos...

    Agora, com a pausa para as selecções e para a Taça de Portugal, a nota dominante é... tentar destabilizar a cabeça dos Leões que começam a despontar... Como? Ele é notícias que o Van Wolfswinkel num dia tem o Man Utd a tentar a sua contratação, hoje já é o Liverpool... O Rinaudo afinal já é bom (gosto das respostas deste grandissimo e humilde jogador)... Hoje também se enfatiza que o Onyewu falhou um golo de baliza aberta... E por aí fora (a história do Luiz Aguiar)...

    Por contraponto, veja-se o 'tom ligeiro' com que são dadas as notícias que podem destabilizar os outros dois clubes:

    - Se por um lado o 'desnorte' do clube dos corruptos foi sempre abordado de forma calma, tranquila, caso da vedeta Kelvin, Iturbe, o fucile, agora foi o Defour, etc... Já o mau ambiente que graça no balneário das 'galinhas de carnide' nem é posto em causa... Já foi o Luisão, o Cardozo, o Capedvilla, agora é o Enzo Perez...

    Meus caro(a)s Sportinguistas, temos que perceber que este Sporting não fazia parte dos planos da corja que gere o 'futebol à portoguesa'... Por isso estamos a ser atacados de todos os lados... Mas todos juntos, e sempre a denunciar o que estes malfeitores andam a fazer, vamos ser cada vez mais fortes.

    Viva o SPORTING!!!

    ResponderEliminar
  3. Parece-me muito cedo para balanços positivos, mas é verdade que agora temos outra atitude e mais qualidade/alternativas no plantel.
    No entanto, e sem querer ser pessimista, ainda vamos a tempo de fazer uma má época pois nem todos os males (internos e externos) estão sanados.


    João

    ResponderEliminar
  4. "Antes das últimas duas miseráveis e desgastantes épocas, o slb esteve 4 anos seguidos sem passar do 3º lugar; o fcp no virar do século, esteve 3 anos seguidos sem se sagrar campeão e nada foi dito."
    Subscrevo. E acrescento, o Sporting nunca ficou em 6º e foi sempre às competições europeias. Mas como a memória é curta para alguns (CS), enfim...

    Quanto à qualidade da equipa, só quem for doente ou tiver palas nos olhos é que não admite que temos um plantel tão capaz ou mais que os outros.

    Em relação a sermos o abono da selecção, concordo que seja bom sermos fornecedores, mas assim como diz o JVL, também é muito bom termos jogadores internacionais do Brasil, Argentina, Espanha ou Holanda.
    Uma coisa é certa, cabe a todos os sportinguistas mostrar a força que o nosso clube tem. Indo aos estádios, apoiando a equipa sempre nas vitórias e nas derrotas. No nosso estádio já se estão a tomar medidas para torná-lo mais difícil de ser visitado. Espero pelo momento em que o fosso acabe, para que tanto adversários jogadores como adversários apitadores se sintam mais pressionados.

    O Sporting está mesmo de volta.

    Abraço,

    José Monteiro.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado antes de mais.

    Quanto ao balanço, achei ser da mais elementar justiça uma vez que também o tinha feito após 100 dias de terror, perdão, desgoverno do JEB, apesar de não me lembrar se na forma de post ou comentário.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Vamos a ver se é desta feita que vemos essas garras ameaçadoras, que nos temam e que nos respeitem... já está bem de tanto agachar a orelha!

    Abraços desde Valência, no Mediterraneo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)