sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Notas de Roma (por quem esteve no estádio) a caminho de Varsóvia


Ver um jogo do Sporting no estrangeiro vale sempre a pena. A maior parte desses jogos revela uma face diferente do universo verde-e-branco, que acrescenta dimensão e abrangência à imagem que temos do mundo Sporting. É nestes jogos que se vê muito do sacrifício que os adeptos fazem para estar presentes, e é também aqui que a escala verdadeiramente europeia da nossa família leonina se revela.

A partida de quarta-feira passada, em Roma, não fugiu à regra. Apesar da quase irrelevância desportiva do jogo com a Lázio, estiveram no Olímpico de Roma cerca de 400 adeptos sportinguistas. A maioria viajou de diversos pontos de Portugal, mas muitos outros viajaram de vários países europeus. Suíça, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, e Itália, entre outros, foram locais de partida de romaria à capital italiana. Os cerca de 400 sportinguistas ficaram colocados na mítica Curva Sul, onde, desde os anos ’60, os ultras da AS Roma ergueram uma das mais respeitadas e admiradas curvas de Itália, que ainda hoje impressiona. Como se sabe, o Olímpico é partilhado pela Lázio e pela Roma, sendo que os adeptos da Lázio ficam na Curva Norte e os da Roma na Curva Sul. Os adeptos visitantes, portanto, alternam de localização consoante o adversário que visitam.

A excelente carreira que a Lázio tem feito no campeonato italiano tem feito cair a atenção dos laziali na Liga Europa, e por isso as bancadas do Olímpico estavam pouco preenchidas. A Curva Nord concentrou a quase totalidade dos adeptos italianos mas não apresentou o vigor que se esperava. Por variadíssimas vezes as vozes leoninas fizeram-se ouvir, sobretudo na segunda parte, onde se assistiu a um verdadeiro festival verde-e-branco. Verde-e-branco – e violeta.

Como muitos saberão, desde meados dos anos ’90 existe uma amizade entre os grupos do Sporting e os da Fiorentina. Aquilo que começou como uma iniciativa individual de alguns destacados adeptos leoninos cresceu de forma sustentada e, hoje, tornou-se numa realidade impressionante. Estou há um mês em Florença e constato isso permanentemente. Cachecóis e camisolas do Sporting na sede dos vários grupos, bandeiras do Sporting na Curva Fiesole, uma amizade genuína que é verdadeiramente impressionante. No Olímpico de Roma, isso ficou bem patente, com a presença de 30 adeptos da Fiorentina, de vários grupos, que viajaram os 200 km que separam as duas cidades para se juntar aos seus amigos sportinguistas. O resultado foi uma festa memorável durante a partida e, sobretudo, durante os longos 45 minutos que separaram o apito final do momento em que os adeptos sportinguistas foram encaminhados pela polícia para os autocarros que nos levaram para a estação de Termini.

As duas notas finais vão para episódios isolados que ficam na retina. No final do jogo, quando os nossos jogadores vieram junto aos adeptos agradecer o nosso apoio, uma das camisolas atiradas veio para junto de mim. Felizmente não a apanhei, porque um senhor acima de mim voou duas filas para a apanhar, caiu estatelado mais abaixo mas teve a alegria da vida dele. Nunca me vou esquecer das lágrimas que vi na sua cara ao ver que era camisola do Bojinov e que a ia dar de presente ao seu filho. A outra nota vai para o facto de um adepto ter perdido a carteira no caminho para o estádio, ele que tinha chegado de Portugal umas horas antes. Lá tinha bilhete e a identificação, sem a qual não se pode entrar. Ficou à porta enquanto os outros entraram. Um dirigente do Sporting foi avisado da situação e, após falar com a equipa de segurança, foi ele próprio à entrada buscá-lo. E ele viu a segunda parte connosco. Todos juntos. A nossa família é sagrada.

Texto de autoria de Bruno Martins 

Nota: Sporting tem como adversário o Légia de Varsóvia e na eliminatória seguinte o vencedor do FCPorto - ManCity!

13 comentários:

  1. Excelente texto. E posso confirmar que Florença é verde e branca. Sempre que lá fui usei o nosso jersey e fui reconhecido como sendo do Sporting de Lissabona (sim, eu sei, também não gosto), e uma das vezes um senhor, na casa dos 40, disse-me mesmo ser o seu clube preferido fora de Itália, isto numa bomba de gasolina a poucos quilómetros de Florença. O Sporting não é grande, é enorme :)

    ResponderEliminar
  2. Sporting - Légia de Varsóvia

    Bom sorteio!!!!

    ResponderEliminar
  3. E nos oitavos...

    Jogamos contra o vencedor do fcp-Man. City

    Venham eles!

    ResponderEliminar
  4. Uma grande vénia ao dirigente do Sporting que meteu o adepto dentro do estádio, e um grande aplauso ao Bruno Martins pelo relato trazido.

    Péssimo sorteio: Manchester City nos oitavos, 1 das 2 equipas que não interessava nada.

    ResponderEliminar
  5. Prognóstico para os oitavos da LE:

    Salzburgo - Rubin Kazan
    Sporting - Manchester City
    Steaua - Schalke
    Standard - Hannover
    Valencia -PSV
    AZ - Udinese
    Atletico - Braga

    ResponderEliminar
  6. Bruno, que inveja! E podes crer que ouvisse bem a presença dos nosso tiffosi!

    ResponderEliminar
  7. mike

    julgo estar a faltar o ajax ou o man utd nessa lista

    ResponderEliminar
  8. Boas, será possivel adicionarem o meu blog ao vosso blogroll?
    O vosso será adiiconado á minha lista.

    leaorei.blogspot.com

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  9. Ups, esqueci-me:

    Manchester United - Atletico Bilbau

    ResponderEliminar
  10. MM o Porto e City já jogaram?

    Marques

    ResponderEliminar
  11. Marques, não jogaram, mas perspectivei o mais realista dos cenários: dificilmente o FCP passará por eles. Mas oxalá que sim, claro, porque é mais interessante ao Sporting jogar convosco nos 8'os.

    Sorteio bastante mau: recordo há umas semanas ter dito que pessoalmente não quereria deslocações à Turquia, Rússia e Inglaterra. Quase tudo o mais seria bem vindo. Tinha o Besiktas e Lokomotiv em mente. Inglaterra por motivos óbvios: MC e MU.

    ResponderEliminar
  12. Leio, com a emoção própria de uma mãe, «qualquer» relato feito com emoção e com o coração e mesmo não sendo do Sporting Clube de Portugal e sofrendo muito pelas vitórias do meu querido PORTO, não posso ficar indiferente às palavras sentidas do meu querido filho e por isso, VIVA o SPORTING
    Manuela Martins

    ResponderEliminar
  13. SPORTING & LECHIA - Familia Verde e Branca !!!
    Greetings from Gdansk.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)