Passam hoje 25 anos sobre uma das maiores vitórias de sempre do Sporting, quando recebeu e desancou o seu maior rival de sempre. Lembro-me perfeitamente de estar a ouvir o relato e, com o progredir do resultado, perguntar-me incrédulo se o que me estava a ser descrito não se tratava de uma brincadeira de Carnaval ou a antecipação do dia 1 de Abril. Assim como também me recordo de aguardar impaciente pelo Domingo Desportivo (acho que era essa a designação à época) para confirmar pelos meus olhos que afinal tudo era verdade. Mesmo assim ainda me deitei a pensar se, de manhã, quando acordasse a realidade ainda validasse o que de facto aconteceu. E tu, onde estavas no dia 14 de Dezembro de 1986? A brandir a bandeira e o cachecol? A comemorar com os amigos, no café, no estádio, na rua?
Ou no estádio a queimar a bandeira, a rasgar o cartão de sócio? Ups!...
Ficha do Sporting-Benfica, 7-1
Estádio de Alvalade (14 de Dezembro de 1986).
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Mário Jorge (15); 2-0, Manuel Fernandes (50), 2-1, Vando (59),
3-1, Meade (65), 4-1, Mário Jorge (68), 5-1, Manuel Fernandes (71), 6-1,
Manuel Fernandes (83), 7-1, Manuel Fernandes (86).
Equipas
Sporting
Damas,
Gabriel, Venâncio, Virgílio, Fernando Mendes (Duílio, 78), Oceano,
Zinho, Litos (Silvinho, 78), Mário Jorge, Manuel Fernandes e Meade.
(Suplentes: Vital, Duílio, Negrete, Silvinho e Mc Donald).
Benfica
Silvino,
Veloso, Dito, Oliveira, Álvaro, Shéu (Nunes, 58), Carlos Manuel,
Diamantino (César Brito, 72), Vando, Chiquinho e Rui Águas.
(Suplentes: Neno, Samuel, Nunes, Zivkovic e César Brito).
Árbitro: Vítor Correia (Lisboa).
Lembro-me de estar a ver um jogo do Distrital de Coimbra (da equipa da minha terra-natal). E acima de tudo lembro-me de o mais famoso Sportinguista lá da terra estar a assistir ao mesmo jogo que eu enquanto ouvia o relato, a atirar o rádio ao ar durante a 2ª parte cada vez que entrava mais um golo e a perguntar a quem o rodeava se aquele relato não seria de um jogo de hóquei em patins. :D
ResponderEliminarDepois ficou-me a imagem do final da reportagem, com os benfiquistas a queimar cachecóis e bandeiras do seu clube, e a rasgar cartões de sócio.
Só foi pena o Benfica ter vencido o campeonato e a Taça de Portugal nessa época...
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEstava no estádio Pina Manique a ver um jogo para os distritais de Lisboa entre o Casa Pia e outro clube qualquer.
ResponderEliminarDe repente, todo o estádio começa a burburar e ninguém liga mais ao jogo no relvado. Tudo de ouvido na rádio. Ninguém acreditava. Até no campo os jogadores estavam a informar-se e questionavam-se se era para os apanhados ou não.
Foi fantástico, correr para casa para esperar pelo DD!!!
Era previsivel que o serviço publico de televisão hoje não agradasse a todos! Não deixa por isso de ser serviço publico comemorar o massacre, a goleada! Inclusivé com as novas visitas que vieram hoje até à blogosfera leonina.
ResponderEliminarComo diz o presidente é imperativo receber bem as galinhas! E como já não temos essa oportunidade na actual edição da taça de Portugal, fica aqui demonstrado o nosso fair play, através dos golos do Manel. O que não faltam são links. Desfrutem!
SL
Estava em Sesimbra. Depois do 3-1 deixei de ouvir mas custou no fim acreditar no 7-1.
ResponderEliminarBem custar não sei se custou pois no dia 15 de Dezembro de 86 o Benfica continuava 1º e o Sporting 4º. Em Junho o Benfica foi CAMPEÃO fazendo a festa na Luz com o... Sporting. 1 semana depois ganhou a Taça na final com o...Sporting. Essa grande equipa do Sporting ficou em 4º a 11 pontos do 1º (ainda com vitorias a 2 pontos) mas como se sabe ganhou o vosso mairo titulo. E que é ganhar campeonatos ou taças se ganha-se 7-1 ao Benfica? Esse sim é um titulo importante pois deu uma... não sei taça não foi então foi uma Manchete n´A Bola que é quase a mesma coisa.
Parabens pelo vosso maior momento da vida do clube. Cada um tem as suas prioridades e glorias. A do Benfica foi ser BICAMPEÃO EUROPEU, a do Sporting foi ganhar 7-1 ao Benfica.
P.S- Em 14 de Maio de 94 houve o 3-6, lembram-se? e esse sim decidiu o titulo nacional. O vencedor desse jogo foi CAMPEÃO nesse jogo. Já alguma vez viram alguma comemoração do Benfica por esse dia?
Oh sr. campeão,
ResponderEliminarSe está tão contente com o seu clube, porque vem para blogs alheios ao que gosta comentar acontecimentos que para si são menores?
Problemas com as alegrias dos outros?
PS: Imagine que é um blog dos seus e que se comemora o 6-3...imagine...perceba a coisa, ponha-se do seu lado e pare de vir com parvoíces histéricas para estes lados.
Não se percebe bem a dificuldade de aceitar a comemoração de um facto histórico como outro qualquer, num país que comemora inclusivé outros massacres.
ResponderEliminarCampeonatos há muitos, como o que se festejou nesse mesmo ano e que o Sporting ao vencer na Luz por 2-1 acabou por roubar ao Benfica. Não é nada disso que se comemora hoje!
Mesmo não percebendo a dificuldade de entendimento por parte dos membros da colectividade que ainda agora foi empatar a Old Trafford, com o melhor United de sempre que nem a fase de grupos passou, votos que nada disto tenha qualquer repercussão, tanto na ida de manhã para o emprego, depois de uma olhadela ao trânsito na televisão, assim como logo à tarde quando se processar o regresso ao poleiro.
Como se vê, não precisam de ninguém para serem o verdadeiro motivo da chacota nacional.
O comentário do Anónimo evidencia dois grandes defeitos dos adeptos do Benfica:
ResponderEliminarHipocrisia - "Bem custar não sei se custou", quando custou, e muito.
Arrogância misturada com invenção e mesquinhez, a tal realidade paralela que só existe nas suas cabeças - "Mas como se sabe ganhou o vosso maior título (...) parabéns pelo vosso maior momento na vida do clube", como se recordar - como deve ser recordado - os 7-1 signifique tratar-se do maior momento da vida do clube, seja ele qual for. Ou pior, inclusivamente, para o seu (Carnide).
Tem contudo razão numa coisa, a maior conquista da vida do Carnide foram as 2 taças dos campeões Europeus.
Já o Sporting, teve infinitos, onde fica difícil escolher algum acima de outros.
São diferenças, e é por isso que no Sporting falamos hoje do Manuuel Fernandes e dos 7-1 mas amanhã falaremos do Carlos Lopes, ou do Livramento, Agostinho, Peyroteo, Yazalde, Naide Gomes, Mamede e centenas de outros ao passo que no Carnide tudo gira à volta do Eusébio e de 61 e 62.
E no fim fala nos 6-3, como se os 6-3 fossem qualquer coisa sequer semelhante a um 7-1. Hipocrisia mais uma vez, desvalorização de feitos alheios, amor (finjamos que sim) que sentem pelo clube dependente da glorificação pacóvia sempre feita na comparação com outros.
Eu estava lá, na bancada nova do velho estádio.
ResponderEliminarGritei, urrei, chorei e festejei durante muito tempo.
Ainda hoje exibo um sentimento de orgulho por aquela noite, ampliado pelo facto de agora conhecer pessoalmente aquele que foi o grande herói nesse jogo.
Saberão os incultos adeptos do Sporting que o o Estádio do Benfica não fica situado na freguesia de Carnide?
ResponderEliminarCaros adeptos encarnados:
ResponderEliminarNão se está a pedir quais de vós queimaram os cartões.
Poucas efemérides contemplam a humanidade. Ou também acham que os espanhóis comemoram ou festejam Aljubarrota?
Já visitas rudes é uma questão civilizacional.
Dêem a coisa como um dado adquirido que é e parem de se embaraçar mais, começando por desopilar da blogosfera leonina hoje, só denotava bom senso, se é que é possivel entre a v/ "entourage".
Saudações desportivas
3 anos de idade... Estava em casa à espera que o meu pai e o meu irmão regressassem do jogo :)
ResponderEliminarEstive no estádio, na bancada nova onde tinha lugar. E depois do 4-1 nem queria acreditar no que estava a ver.
ResponderEliminarInesquecível! Parti uma perna na véspera e tive de passar o meu bilhete ao meu primo. Nunca perdoarei à minha perna, até porque tive de comemorar 7 vezes ao pé coxinho, lá em casa, ouvindo o relato pelo rádio ... Estava na hora de repetir ;)
ResponderEliminarMTP
Impossivel esquecer esse jogo ,14 dezembro 1986 fazia eu 15 anos ,, joje com 40 anos e umas jolas em cima .... inesquecivel
ResponderEliminarMiguel dias
Essa data é um marco na minha vida. Tinha 7 anos e foi quando percebi que era Sportinguista.
ResponderEliminarLembro-me perfeitamente o meu pai chegar a casa e eu perguntar-lhe quanto tinha ficado o jogo. E ele responder 7-1. O saltos que dei e o orgulho de meu clube ter ganho!
No dia seguinte foi uma festa na escola!!!
João Moreira
(blogue.aiquemedoi.info)
Em casa sozinho a ouvir pela rádio. Aos 3-1 fui buscar um badalo enorme que o meu pai arranjou algures na serra da estrela e comemorei os golos seguintes a badalar à janela. Aos 5-1 havia mais uns malucos à janela uns com lençóis verdes, outros com bandeiras, camisolas, panos quaisquer objectos verdes serviam para fazer a festa entre a rua "de cima" e a rua "de baixo".
ResponderEliminarO mais giro disto tudo é que azia ainda não passou, nem cobertos de ouro e passados 25 anos!
Enfiámos 7-1 ao dobradinhas, ahahahahah, incha! Qualquer dia levam 8 só para vos virar o estômago dois dias por ano até à eternidade!
Estava numa festa da Casa Gaiato de Setúbal, recordo-me de entrar no carro do marido da minha madrinha e ouvi-lo dizer que tudo o que ouvia na rádio não podia ser verdade. Muito a custo disse-me : " Hoje o teu Sporting esmagou-me, ganhaste 7-1".Aos 11 anos foi a melhor prenda que poderia ter recebido naquele Natal, sendo que no dia, os meus pais ofereceram-me uma bola de cautchú verde e branca.
ResponderEliminarO meu irmão guarda religiosamente o vídeo da transmissão do jogo que passou em diferido na RTP.
Acreditem ou não, vi o jogo no Estádio de Alvalade, no meu lugar, mas com um amigo lampião ao lado, a quem tinha arranjado o cartão de um colega meu. Não pude comemorar tanto no estádio como gostava, por respeito ao meu amigo. Só quando cheguei a casa, pude dar azo ao que me ia por dentro.
ResponderEliminarSe bem me lembro, o jogo deu mais tarde em diferido ao fim da tarde na RTP (é a ideia que tenho, mas já não tenho a certeza) e foi o delirio...
O engraçado é que a primeira parte foi tremida e até ao 3-1 aquilo estava complicado, porque o nosso meio campo dava muito espaço para eles jogarem. Depois do 3-1, cada bola que lá ia era golo e se o jogo tem durado mais 10 minutos, chegavamos aos dez!
Curiosamente mais do que o dia do jogo, cujo relato ouvi na rádio, como não podia deixar de ser, foi o day-after que não me esquece... Que paródia e forrobodó no Liceu... Nunca uma segunda-feira soube tão beeeeeeeeeemmmmmm!... :)
ResponderEliminarUm dos meus amigos, tinha assistido ao jogo ao vivo e a malta sportinguista da escola em peso de volta do gajo para ele relatar os acontecimentos uma e outra vez... Perdi o rasto a esse tal amigo, o Natário, e dei com o gajo, mais de vinte anos depois, a anunciar a mudança dos estatutos do SCP... em pleno 2011.
Durante anos a fio, mesmo com toda a bazófia característica dos lamps, bastava dizer dois números seguidos para lhes dissipar a boa disposição. Pelos vistos, ainda se mantém.
VIVA Mao... tse tung! Já podia novamente ressuscitar e assistir a novo derby em Alvalade. Pode ser já em 2012... que eu não me importo.
Estava a nascer!nasci nesta noite ;)
ResponderEliminarVirgilio, fizeste-me lembrar outra do "dia seguinte", o Sporting tinha perdido recentemente (julgo que para a Taça da Associação de Futebol de Lisboa) por 5-0 na Luz. O meu capitão de equipa, benfiquista doente, desde esse dia que me cumprimentava com a mão bem aberta e a dizer "5, toma lá 5."
ResponderEliminarNesse dia, cheguei ao pé dele e disse "Empresta-me lá dois dedos que eu só com cinco não te consigo cumprimentar."
LMGM:
ResponderEliminarLOL!!!! 'Ganda' boca...
Esse foi o tal jogo em que o Sporting ganhou o campeonato, não foi? Ups, acho que o goleado ganhou a dobradinha esse ano! LOL
ResponderEliminarFiquem lá a vossa vitória, que nós gostamos é mesmo de títulos! :-)
Como o amigo JPS lá estava eu no meu lugar cativo na "Bancada Nova". Valha a verdade - o Manuel José o disse - a equipa não era grande "espingarda". Perderamos o Jaime Pacheco e o Sousa, o Manuel Fernandes dava o "canto do cisne", o Jordão eclipsara-se (ou já fora mesmo embora par Setúbal). Não jogámos para "aquilo", simplesmente após o 3-1 o Carnide esfumou-se. A partir daí foi do tipo "cada tiro cada melro".
ResponderEliminarOlhei muitas vezes para trás a pensar: por que carga d'água os jogos de bola não têm 100 minutos de duração? Teria sido o suficiente para chegar aos 10(-1). Desde então que acalento a expectativa de nos ver enfiar dez redondinhas as Benfas.
Eu estive lá :)
ResponderEliminarDe férias em Portugal, primeira vez que fui ao estádio de alvalade.
Que prenda.
Tinha 6 anos. Estava em casa e tinha alguma família lá em casa. Liguei um rádio e recebi a notícia. A imagem que tenho é de ir contar ao meu pai (sportinguista de SEMPRE e para SEMPRE), que não ouviu o relato nesse dia. Que alegria!!!
ResponderEliminarRelembro de dar o jogo em diferido, comentado pelo Rui Tovar e lembro-me da capa da ABOLA, onde se esta uma caricatura de um leão, com a cara do Manuel José, a depenar uma águia com a cara do Mortimore.
Essa cassete de vídeo foi muitas vezes vista por mim (filho único e, ao fim de semana, acordava sempre muito cedo...) Está na galeria das "mais vistas" ao lado do Milan vs Real Madrid (5-0) para a Taça dos Campeões.
Entre muitos lampiões
deve haver algum
que ao falar dos 6 a 3
lembre-se logo dos 7 a 1.
Olá,
ResponderEliminarIsto no foi no ano em o Benfica fez (mais uma) dobradinha?
Eu estava incrédulo no final do jogo....
ResponderEliminarEnfim, mas como disseram aqui no final da época lá o Benfica levou campeonato e taça, ops...
Para a história ficou um resultado histórico mas sem consequências ao decidir um campeão.
Já o tal jogo dos 6 a 3....