quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Onde estavas no dia 14 de Dezembro de 1986?

Passam hoje 25 anos sobre uma das maiores vitórias de sempre do Sporting, quando recebeu e desancou o seu maior rival de sempre. Lembro-me perfeitamente de estar a ouvir o relato e, com o progredir do resultado, perguntar-me incrédulo se o que me estava a ser descrito não se tratava de uma brincadeira de Carnaval ou a antecipação do dia 1 de Abril. Assim como também me recordo de aguardar impaciente pelo Domingo Desportivo (acho que era essa a designação à época) para confirmar pelos meus olhos que afinal tudo era verdade. Mesmo assim ainda me deitei a pensar se, de manhã, quando acordasse a realidade ainda validasse o que de facto aconteceu. E tu, onde estavas no dia 14 de Dezembro de 1986? A brandir a bandeira e o cachecol? A comemorar com os amigos, no café, no estádio, na rua? Ou no estádio a queimar a bandeira, a rasgar o cartão de sócio? Ups!...



Ficha do Sporting-Benfica, 7-1
Estádio de Alvalade (14 de Dezembro de 1986).

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: 1-0, Mário Jorge (15); 2-0, Manuel Fernandes (50), 2-1, Vando (59), 3-1, Meade (65), 4-1, Mário Jorge (68), 5-1, Manuel Fernandes (71), 6-1, Manuel Fernandes (83), 7-1, Manuel Fernandes (86).

Equipas
Sporting
Damas, Gabriel, Venâncio, Virgílio, Fernando Mendes (Duílio, 78), Oceano, Zinho, Litos (Silvinho, 78), Mário Jorge, Manuel Fernandes e Meade.
(Suplentes: Vital, Duílio, Negrete, Silvinho e Mc Donald).

Benfica
Silvino, Veloso, Dito, Oliveira, Álvaro, Shéu (Nunes, 58), Carlos Manuel, Diamantino (César Brito, 72), Vando, Chiquinho e Rui Águas.
(Suplentes: Neno, Samuel, Nunes, Zivkovic e César Brito).

Árbitro: Vítor Correia (Lisboa).

30 comentários:

  1. Lembro-me de estar a ver um jogo do Distrital de Coimbra (da equipa da minha terra-natal). E acima de tudo lembro-me de o mais famoso Sportinguista lá da terra estar a assistir ao mesmo jogo que eu enquanto ouvia o relato, a atirar o rádio ao ar durante a 2ª parte cada vez que entrava mais um golo e a perguntar a quem o rodeava se aquele relato não seria de um jogo de hóquei em patins. :D

    Depois ficou-me a imagem do final da reportagem, com os benfiquistas a queimar cachecóis e bandeiras do seu clube, e a rasgar cartões de sócio.

    ResponderEliminar
  2. Só foi pena o Benfica ter vencido o campeonato e a Taça de Portugal nessa época...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Estava no estádio Pina Manique a ver um jogo para os distritais de Lisboa entre o Casa Pia e outro clube qualquer.
    De repente, todo o estádio começa a burburar e ninguém liga mais ao jogo no relvado. Tudo de ouvido na rádio. Ninguém acreditava. Até no campo os jogadores estavam a informar-se e questionavam-se se era para os apanhados ou não.
    Foi fantástico, correr para casa para esperar pelo DD!!!

    ResponderEliminar
  5. Era previsivel que o serviço publico de televisão hoje não agradasse a todos! Não deixa por isso de ser serviço publico comemorar o massacre, a goleada! Inclusivé com as novas visitas que vieram hoje até à blogosfera leonina.

    Como diz o presidente é imperativo receber bem as galinhas! E como já não temos essa oportunidade na actual edição da taça de Portugal, fica aqui demonstrado o nosso fair play, através dos golos do Manel. O que não faltam são links. Desfrutem!

    SL

    ResponderEliminar
  6. BENFICA CAMPEÃO 86/8714 de dezembro de 2011 às 12:18

    Estava em Sesimbra. Depois do 3-1 deixei de ouvir mas custou no fim acreditar no 7-1.
    Bem custar não sei se custou pois no dia 15 de Dezembro de 86 o Benfica continuava 1º e o Sporting 4º. Em Junho o Benfica foi CAMPEÃO fazendo a festa na Luz com o... Sporting. 1 semana depois ganhou a Taça na final com o...Sporting. Essa grande equipa do Sporting ficou em 4º a 11 pontos do 1º (ainda com vitorias a 2 pontos) mas como se sabe ganhou o vosso mairo titulo. E que é ganhar campeonatos ou taças se ganha-se 7-1 ao Benfica? Esse sim é um titulo importante pois deu uma... não sei taça não foi então foi uma Manchete n´A Bola que é quase a mesma coisa.
    Parabens pelo vosso maior momento da vida do clube. Cada um tem as suas prioridades e glorias. A do Benfica foi ser BICAMPEÃO EUROPEU, a do Sporting foi ganhar 7-1 ao Benfica.

    P.S- Em 14 de Maio de 94 houve o 3-6, lembram-se? e esse sim decidiu o titulo nacional. O vencedor desse jogo foi CAMPEÃO nesse jogo. Já alguma vez viram alguma comemoração do Benfica por esse dia?

    ResponderEliminar
  7. Oh sr. campeão,

    Se está tão contente com o seu clube, porque vem para blogs alheios ao que gosta comentar acontecimentos que para si são menores?
    Problemas com as alegrias dos outros?

    PS: Imagine que é um blog dos seus e que se comemora o 6-3...imagine...perceba a coisa, ponha-se do seu lado e pare de vir com parvoíces histéricas para estes lados.

    ResponderEliminar
  8. Não se percebe bem a dificuldade de aceitar a comemoração de um facto histórico como outro qualquer, num país que comemora inclusivé outros massacres.

    Campeonatos há muitos, como o que se festejou nesse mesmo ano e que o Sporting ao vencer na Luz por 2-1 acabou por roubar ao Benfica. Não é nada disso que se comemora hoje!

    Mesmo não percebendo a dificuldade de entendimento por parte dos membros da colectividade que ainda agora foi empatar a Old Trafford, com o melhor United de sempre que nem a fase de grupos passou, votos que nada disto tenha qualquer repercussão, tanto na ida de manhã para o emprego, depois de uma olhadela ao trânsito na televisão, assim como logo à tarde quando se processar o regresso ao poleiro.

    Como se vê, não precisam de ninguém para serem o verdadeiro motivo da chacota nacional.

    ResponderEliminar
  9. O comentário do Anónimo evidencia dois grandes defeitos dos adeptos do Benfica:

    Hipocrisia - "Bem custar não sei se custou", quando custou, e muito.
    Arrogância misturada com invenção e mesquinhez, a tal realidade paralela que só existe nas suas cabeças - "Mas como se sabe ganhou o vosso maior título (...) parabéns pelo vosso maior momento na vida do clube", como se recordar - como deve ser recordado - os 7-1 signifique tratar-se do maior momento da vida do clube, seja ele qual for. Ou pior, inclusivamente, para o seu (Carnide).

    Tem contudo razão numa coisa, a maior conquista da vida do Carnide foram as 2 taças dos campeões Europeus.

    Já o Sporting, teve infinitos, onde fica difícil escolher algum acima de outros.

    São diferenças, e é por isso que no Sporting falamos hoje do Manuuel Fernandes e dos 7-1 mas amanhã falaremos do Carlos Lopes, ou do Livramento, Agostinho, Peyroteo, Yazalde, Naide Gomes, Mamede e centenas de outros ao passo que no Carnide tudo gira à volta do Eusébio e de 61 e 62.

    E no fim fala nos 6-3, como se os 6-3 fossem qualquer coisa sequer semelhante a um 7-1. Hipocrisia mais uma vez, desvalorização de feitos alheios, amor (finjamos que sim) que sentem pelo clube dependente da glorificação pacóvia sempre feita na comparação com outros.

    ResponderEliminar
  10. Eu estava lá, na bancada nova do velho estádio.

    Gritei, urrei, chorei e festejei durante muito tempo.

    Ainda hoje exibo um sentimento de orgulho por aquela noite, ampliado pelo facto de agora conhecer pessoalmente aquele que foi o grande herói nesse jogo.

    ResponderEliminar
  11. Saberão os incultos adeptos do Sporting que o o Estádio do Benfica não fica situado na freguesia de Carnide?

    ResponderEliminar
  12. Caros adeptos encarnados:

    Não se está a pedir quais de vós queimaram os cartões.

    Poucas efemérides contemplam a humanidade. Ou também acham que os espanhóis comemoram ou festejam Aljubarrota?

    Já visitas rudes é uma questão civilizacional.

    Dêem a coisa como um dado adquirido que é e parem de se embaraçar mais, começando por desopilar da blogosfera leonina hoje, só denotava bom senso, se é que é possivel entre a v/ "entourage".

    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  13. 3 anos de idade... Estava em casa à espera que o meu pai e o meu irmão regressassem do jogo :)

    ResponderEliminar
  14. Estive no estádio, na bancada nova onde tinha lugar. E depois do 4-1 nem queria acreditar no que estava a ver.

    ResponderEliminar
  15. Inesquecível! Parti uma perna na véspera e tive de passar o meu bilhete ao meu primo. Nunca perdoarei à minha perna, até porque tive de comemorar 7 vezes ao pé coxinho, lá em casa, ouvindo o relato pelo rádio ... Estava na hora de repetir ;)

    MTP

    ResponderEliminar
  16. Impossivel esquecer esse jogo ,14 dezembro 1986 fazia eu 15 anos ,, joje com 40 anos e umas jolas em cima .... inesquecivel

    Miguel dias

    ResponderEliminar
  17. Essa data é um marco na minha vida. Tinha 7 anos e foi quando percebi que era Sportinguista.
    Lembro-me perfeitamente o meu pai chegar a casa e eu perguntar-lhe quanto tinha ficado o jogo. E ele responder 7-1. O saltos que dei e o orgulho de meu clube ter ganho!
    No dia seguinte foi uma festa na escola!!!

    João Moreira
    (blogue.aiquemedoi.info)

    ResponderEliminar
  18. Em casa sozinho a ouvir pela rádio. Aos 3-1 fui buscar um badalo enorme que o meu pai arranjou algures na serra da estrela e comemorei os golos seguintes a badalar à janela. Aos 5-1 havia mais uns malucos à janela uns com lençóis verdes, outros com bandeiras, camisolas, panos quaisquer objectos verdes serviam para fazer a festa entre a rua "de cima" e a rua "de baixo".

    O mais giro disto tudo é que azia ainda não passou, nem cobertos de ouro e passados 25 anos!

    Enfiámos 7-1 ao dobradinhas, ahahahahah, incha! Qualquer dia levam 8 só para vos virar o estômago dois dias por ano até à eternidade!

    ResponderEliminar
  19. Estava numa festa da Casa Gaiato de Setúbal, recordo-me de entrar no carro do marido da minha madrinha e ouvi-lo dizer que tudo o que ouvia na rádio não podia ser verdade. Muito a custo disse-me : " Hoje o teu Sporting esmagou-me, ganhaste 7-1".Aos 11 anos foi a melhor prenda que poderia ter recebido naquele Natal, sendo que no dia, os meus pais ofereceram-me uma bola de cautchú verde e branca.
    O meu irmão guarda religiosamente o vídeo da transmissão do jogo que passou em diferido na RTP.

    ResponderEliminar
  20. Acreditem ou não, vi o jogo no Estádio de Alvalade, no meu lugar, mas com um amigo lampião ao lado, a quem tinha arranjado o cartão de um colega meu. Não pude comemorar tanto no estádio como gostava, por respeito ao meu amigo. Só quando cheguei a casa, pude dar azo ao que me ia por dentro.

    Se bem me lembro, o jogo deu mais tarde em diferido ao fim da tarde na RTP (é a ideia que tenho, mas já não tenho a certeza) e foi o delirio...

    O engraçado é que a primeira parte foi tremida e até ao 3-1 aquilo estava complicado, porque o nosso meio campo dava muito espaço para eles jogarem. Depois do 3-1, cada bola que lá ia era golo e se o jogo tem durado mais 10 minutos, chegavamos aos dez!

    ResponderEliminar
  21. Curiosamente mais do que o dia do jogo, cujo relato ouvi na rádio, como não podia deixar de ser, foi o day-after que não me esquece... Que paródia e forrobodó no Liceu... Nunca uma segunda-feira soube tão beeeeeeeeeemmmmmm!... :)

    Um dos meus amigos, tinha assistido ao jogo ao vivo e a malta sportinguista da escola em peso de volta do gajo para ele relatar os acontecimentos uma e outra vez... Perdi o rasto a esse tal amigo, o Natário, e dei com o gajo, mais de vinte anos depois, a anunciar a mudança dos estatutos do SCP... em pleno 2011.

    Durante anos a fio, mesmo com toda a bazófia característica dos lamps, bastava dizer dois números seguidos para lhes dissipar a boa disposição. Pelos vistos, ainda se mantém.

    VIVA Mao... tse tung! Já podia novamente ressuscitar e assistir a novo derby em Alvalade. Pode ser já em 2012... que eu não me importo.

    ResponderEliminar
  22. Estava a nascer!nasci nesta noite ;)

    ResponderEliminar
  23. Virgilio, fizeste-me lembrar outra do "dia seguinte", o Sporting tinha perdido recentemente (julgo que para a Taça da Associação de Futebol de Lisboa) por 5-0 na Luz. O meu capitão de equipa, benfiquista doente, desde esse dia que me cumprimentava com a mão bem aberta e a dizer "5, toma lá 5."

    Nesse dia, cheguei ao pé dele e disse "Empresta-me lá dois dedos que eu só com cinco não te consigo cumprimentar."

    ResponderEliminar
  24. Esse foi o tal jogo em que o Sporting ganhou o campeonato, não foi? Ups, acho que o goleado ganhou a dobradinha esse ano! LOL

    Fiquem lá a vossa vitória, que nós gostamos é mesmo de títulos! :-)

    ResponderEliminar
  25. Como o amigo JPS lá estava eu no meu lugar cativo na "Bancada Nova". Valha a verdade - o Manuel José o disse - a equipa não era grande "espingarda". Perderamos o Jaime Pacheco e o Sousa, o Manuel Fernandes dava o "canto do cisne", o Jordão eclipsara-se (ou já fora mesmo embora par Setúbal). Não jogámos para "aquilo", simplesmente após o 3-1 o Carnide esfumou-se. A partir daí foi do tipo "cada tiro cada melro".

    Olhei muitas vezes para trás a pensar: por que carga d'água os jogos de bola não têm 100 minutos de duração? Teria sido o suficiente para chegar aos 10(-1). Desde então que acalento a expectativa de nos ver enfiar dez redondinhas as Benfas.

    ResponderEliminar
  26. Eu estive lá :)
    De férias em Portugal, primeira vez que fui ao estádio de alvalade.
    Que prenda.

    ResponderEliminar
  27. Tinha 6 anos. Estava em casa e tinha alguma família lá em casa. Liguei um rádio e recebi a notícia. A imagem que tenho é de ir contar ao meu pai (sportinguista de SEMPRE e para SEMPRE), que não ouviu o relato nesse dia. Que alegria!!!

    Relembro de dar o jogo em diferido, comentado pelo Rui Tovar e lembro-me da capa da ABOLA, onde se esta uma caricatura de um leão, com a cara do Manuel José, a depenar uma águia com a cara do Mortimore.

    Essa cassete de vídeo foi muitas vezes vista por mim (filho único e, ao fim de semana, acordava sempre muito cedo...) Está na galeria das "mais vistas" ao lado do Milan vs Real Madrid (5-0) para a Taça dos Campeões.

    Entre muitos lampiões
    deve haver algum
    que ao falar dos 6 a 3
    lembre-se logo dos 7 a 1.

    ResponderEliminar
  28. Olá,

    Isto no foi no ano em o Benfica fez (mais uma) dobradinha?

    ResponderEliminar
  29. Eu estava incrédulo no final do jogo....
    Enfim, mas como disseram aqui no final da época lá o Benfica levou campeonato e taça, ops...
    Para a história ficou um resultado histórico mas sem consequências ao decidir um campeão.
    Já o tal jogo dos 6 a 3....

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)