sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Outra vez a relva e outras notas pré-Natal


A relva
Era já visível no último jogo em casa que o estado da relva se havia deteriorado. Ontem foi possível confirmar que, infelizmente, algumas das atenções que se deveriam direccionar para o relvado, mas apenas no que diz respeito ao futebol jogado, vão ter que ser divididas com o péssimo estado do que devia ser um tapete. Talvez seja bom recordar aqui novamente a entrevista feita há quase um ano ao responsável da RED, empresa que faz a manutenção dos relvados do Dragão (o melhor relvado nacional, ao que me parece, embora seja evidente que quer estádio quer o clima também ajudem ) e da Luz. 

Sei que o Sporting tem feito um esforço desmedido para resolver os problemas com o relvado, desde a aquisição de equipamento de ventilação, iluminação para potenciar a fotossíntese até à abertura de espaços que facilitem o arejamento. Ao que parece, e apesar de todas as mudanças, os problemas subsistem. Parece-me que mais tarde ou mais cedo o Sporting vai ter que questionar a competência da empresa que faz a manutenção da relva, que foi a única coisa que não mudou neste espaço de tempo.

Pedro Martins
O treinador do Marítimo desatou num “choro” quase compulsivo desde que o jogo terminou, desde a flash-interviu até à conferência de imprensa final. Sem qualquer respeito pelo que aconteceu no relvado, tentou criar uma versão de autor para desculpar a derrota clara e justa que sofreu. Sendo este o 3º  jogo com os grandes e o terceiro em que viu jogadores seus serem expulsos o treinador insular guardou toda a veemência para o jogo de ontem. Não lhe fazia mal nenhum mais respeito pelo Sporting, clube que lhe concedeu a honra de servir. Mas como estamos na época natalícia, desculpo-lhe e compreendo as saudades que deve ter sentido de Pedro Proença, o árbitro que o ajudou a levar 3 pontos para a Madeira no jogo do campeonato. Mas não esqueço e não desculpo o silêncio de então.

Alvalade é um lugar especial
Alvalade é um lugar especial para nós sportinguistas, mas também o é para muitos dos intervenientes no fenómeno futebolístico. Já tínhamos visto um elemento de uma equipa de arbitragem a tentar agredir um profissional ao serviço do clube em pleno relvado. Ontem presenciamos um novo episódio twilight em estádios dos grandes, que foi o árbitro ir contra a indicação  do assistente melhor colocado e, não satisfeito, ainda presenteou AMartins com um amarelo. A decisão de não marcar penalty até é correcta, mas o que faria Soares Dias filho (ai os genes…) se estivesse na Luz ou no Dragão?

Daqui não se vê o Jamor
Não partilho da euforia que acompanham a generalidade dos títulos que dão o Sporting certo no Jamor. Temos apenas 2 certezas: que, tal como SLB e FCP, poderemos ver a final nas bancadas e que ainda temos 2 jogos (as meias-finais disputam-se a 2 mãos) para disputar. Ninguém calça os sapatos antes das meias…

O Sporting está de volta
A escolha feliz do slogan desta campanha faz cada vez mais sentido, dos pormaiores (como Domingos lembrava muito bem ontem, estamos em todas as frentes das competições) aos pormenores. Ontem, no final do jogo, quando me perguntaram o resultado do jogo, respondi com um lacónico 3-0. Ao instalar-se um silêncio que não consegui interpretar brinquei: “3-0, perdeu o Sporting”. Seguiu-se um imediato, peremptório e esclarecedor “impossível”. É evidente que impossível não era, mas é um sinal indiscutível que o Sporting voltou a ser o Sporting.

7 comentários:

  1. Bom post, focando os pontos mais interessantes de ontem. Se me permites, seguirei os teus tópicos, ao dar a minha opinião.

    Relva: já com o Nacional e Zurique se verificava o seu mau estado. E ainda não choveu a sério... É dos pontos que mais me entristece, não se ter (nunca) um relvado digno do clube que somos.

    Pedro Martins: já disseste tudo. Eu não gostava que me marcassem um penalty como o 1º, mas, a haver falta, não se discute o vermelho. Desculpar esta derrota com a arbitragem não lembra a ninguém. Já vimos este filme, mais a Norte, em Paços de Ferreira. O fim também já sabemos.

    Alvalade e árbitros: o pior da decisão do eventual penalty sobre o André Martins é mesmo o cartão amarelo. Mas esta gente nunca jogou à bola? Será preciso levar uma cacetada para caír? Mesmo não sendo penalty, o Martins não se mandou para o chão. A jogada, o contacto e equilibrio (ou falta dele) leva-o ao chão. O amarelo é uma afronta. Quem sai aos seus...

    Jamor: agora virá a Académica ou Nacional. Todos eles acreditam no Jamor e isso dá-lhes (ainda) mais força. Não falta muito, mas falta o pior, os jogos que faltam disputar.

    Sporting está de volta:
    Alvalade começa a ser uma fortaleza e isso é muito bom para nós e impõe respeito aos adversários (a táctica e abordagem do Marítimo é um exemplo). Começam a ficar para trás os tempos de que qualquer equipa, para se reabilitar, bastava ir a Alvalade. Mérito de Domingos, direcção, jogadores e, obviamente, nosso.

    Uma vénia especial para Patrício, André Santos e Wolfswinkel. Grande qualidade, vontade, confiança e dedicação à equipa.
    Por fim, um nota para Elias que já podia estar no Brasil a comer picanha, mas que quis ficar para estar com os colegas a preparar este importante jogo.

    Por tudo isto, há um Sporting diferente. Muito melhor e mais próximo da nossa História.

    Boas Festas e um grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Cantinho do Morais, não só permito como agradeço. E aproveito para retribuir os votos de Boas Festas.

    ResponderEliminar
  3. Vou também juntar os meus destaques, a saúde da equipa, aquelas imagens da recepção que os jogadores suplentes fizeram ao Carrillo é sintomática, a alegria de Bojinov em ver o seu colega feliz é fantástico, ele que já me parecia embirrado por as suas oportunidades serem sempre quando a equipa está muito desfalcada.

    O discurso de Domingos, tem todas as razões para ficar emproado como um pavão, em vez disso fala de trabalho, de dificuldades, da necessidade da equipa crescer mais, mais e mais. Não está satisfeito e ainda bem até à vitória final tem de continuar a exigir mais e mais aos seus pupilos.

    Como essa exigência é feita em prol deles, com base na confiança que ele tem no trabalho do seu grupo não tenho duvidas que vamos colher frutos.

    ResponderEliminar
  4. LdA:

    Efectivamente o relvado não está famoso, mas já esteve bem pior... Talvez o facto de atravessarmos um Inverno menos rigoroso explique o facto de não estar tão mau, qd comparado com a mesma altura de anos anteriores.

    Soares Dias: e o segundo penalty que assinalou, foi, nitidamente por indicação do outro auxiliar...

    Aproveiro para desejar a toda a família nortenha, redactores e leitores, umas excelente Festas! Feliz Natal e própero 2012!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Apesar de nunca comentar (acho que o fiz 2 ou 3 vezes apenas), a minha vinda ao “Norte” é quase diária. Desejo aos editores e a todos os “habituées” deste sítio de Leões (excluindo galinhas e porcos histéricas) um grande Natal e um 2012 pleno de tudo de bom.

    Joey

    ResponderEliminar
  6. Por acaso em relação à relva como vejo todos os jogos muito perto da relva não tinha percebido que estava assim tão mal. Só reparei mesmo nestes últimos jogos na televisão quando vi as repetições ... Tem razão está mesmo mal. Quanto ao Pedro Martins enfim ... Um Santo Natal para si.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)